sábado, 28 de março de 2015

Exemplos positivos >> Em PE, agricultores economizam até 50% de água com irrigação localizada


Irrigação localizada gasta menos água e é mais eficiente

Do UOL, em Petrolina (PE) 


Plantação de uva é irrigada por gotejamento na zona rural de Petrolina (a 714 km do Recife). A técnica consiste no uso de mangueiras com pequenos furos, que liberam aos poucos gotas de água que molham apenas o solo, atingindo as raízes das plantas. Esse tipo de irrigação gasta 40% menos de água em relação a modos tradicionais, como a aspersão Beto Macário/UOL
Em uma das regiões mais secas de Pernambuco, o verde é a cor que predomina, seja nos períodos chuvosos ou nos de estiagem. Para manter suas terras produtivas durante todo o ano, os agricultores de Petrolina (a 714 km do Recife) aprenderam que não é preciso muita água para irrigar suas plantações, bastando usá-la com sabedoria.

A reportagem do UOL percorreu mais de mil quilômetros entre os Estados do Ceará, do Piauí e de Pernambuco em busca de exemplos de como é possível driblar a escassez de água. As experiências podem servir de lição para a região Sudeste, que enfrenta uma grave crise de falta de água desde o começo de 2014.

Em 2014, choveu apenas 480,7 milímetros ao longo de todo o ano em Petrolina, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Na falta da água do céu, os produtores recorrem à do rio São Francisco.

Mas custa caro levar essa água até as propriedades rurais. Por isso os agricultores têm buscado formas de usar cada vez menos água, sem comprometer a produtividade.

O agricultor Paulo Ramos cultiva uva há mais de 20 anos. Ele conta que no início a irrigação era feita por aspersão, que consiste no lançamento de jatos de água no ar.

Atualmente, no entanto, ele utiliza a técnica de gotejamento. Em sua plantação, mangueiras com pequenos furos liberam aos poucos gotas de água que molham apenas o solo, atingindo as raízes das videiras.

"Pelas contas [de água] que eu pagava antes e pago hoje, reduziu pela metade, seguramente", comemora Ramos. E ele pretende reduzir ainda mais o consumo. "É possível economizar ainda mais, melhorando a eficiência para que possa usar menos água", garante.

Ramos tem dois lotes de terra no perímetro Senador Nilo Coelho --projeto de irrigação administrado pelo poder público--, na zona rural do município. No perímetro, mais de 80% das unidades produtivas usam a irrigação localizada: 21% por gotejamento e 60% por microaspersão. Essa última usa 40% a menos de água que a irrigação por tradicional por aspersão.

O perímetro tem 23 mil hectares de área irrigada e 2.523 propriedades, entre lotes familiares, de pequenas, médias e grandes empresas.

Novas tecnologias

O engenheiro agrônomo José Adauto Valença afirma que existem tecnologias que alcançam uma economia de água até maior, de até 70%. "Há um sistema que você pode colocar sonda diretamente no sistema radicular, e a planta é que condiciona a liberação de água. À proporção que ela vai exigindo água, ela pode acionar um sensor, que libera a água", explica.

Ainda de acordo com ele, esse é um dos sistemas mais econômicos existentes no mundo e é usado atualmente em países como Espanha, Israel e Estados Unidos.

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), o setor da agricultura é o que mais consome água, sendo responsável pela utilização de 70% da água potável disponível no mundo. A indústria e o consumo doméstico são responsáveis por 20% e 10%, respectivamente. 

Fonte: Facebook de Silvanete Silva - Doutoranda em Irrigação e Drenagem na empresa UFCG

Educação do RN promove curso de formação continuada do Proler 2015


A Secretaria da Educação do RN, através da Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar (Codese), realizou o módulo I curso de formação continuada do Proler/RN 2015. O módulo I aconteceu nesta quarta-feira (25), das 7h30 às 12h30, no Auditório Angélica Moura da Secretaria da Educação, no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Natal.

Na abertura do curso, o secretário Francisco das Chagas, destacou a importância de ações em prol da leitura: "Precisamos ser sempre ousados nessas ações, pois é necessário incentivarmos nossos alunos a criarem o hábito da leitura".

O tema do módulo I é “Literatura e Leitura: foco de interesse de todos” e Gestão do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) nas escolas jurisdicionadas à 1ª Direc (Diretoria Regional da Educação e da Cultura). 

A programação começou com acolhimento feito pela Fanfarra da Escola Estadual Jean Mermoz, seguida de Momento Cultural com estudantes da Escola Estadual Josefa Sampaio. Na sequência, aconteceu momento de Contação de Histórias; palestra sobre “Leituras de Mídia” feita por João Victor Costa (UFRN), exposição sobre o projeto “Casa das Palavras” feita por Rilder Medeiros; e fala sobre o “Gerenciamento técnico e pedagógico do PNLD no RN – definindo soluções” com as professoras Délia Barbosa e Rokatia Kleania, da Codese. 

O curso de formação continuada do Proler/RN 2015 tem como tema principal “Biblioteca Escolar: espaço de ação pedagógica” e é dirigido a agentes de Leitura, regentes de Biblioteca, professores, articuladores pedagógicos e gestores escolares. O curso tem 40 horas semanais e é dividido em 08 módulos e 05 horas aula, no período de 25 de março a 25 de novembro. 

O comitê do Proler/RN é coordenado pela professora Erileide Maria Rocha. A equipe técnica é formada pelas professoras Délia Maria Barbosa Bezerra, Iris Maria Pinto Diniz de Souza, Maria Geruza Soares Câmara, Rokátia Kleânia Lopes Marinho Pinto e Salizete Freire Soares. 

O Proler RN, no âmbito da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, faz parte da Codese, que tem na coordenação o professor Alessandro Augusto de Azevedo.

Carta aberta dos professores de São Paulo a Eli Kamel: “para a Globo, greve não existe”

sexta-feira, 27 de março de 2015

Secretária de Agricultura e Meio Ambiente realiza explanação na Câmara Municipal de Lajes


Na noite desta quinta-feira, 26 de março, esteve presente na Câmara Municipal de Lajes/RN, a Secretária Jane Carla Felipe, que participou de uma Audiência Pública atendendo à convocação do Vereador Felipe Menezes, para realizar uma explanação sobre as ações da SEMAGMA - Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, no tocante as ao consumo consciente, o abastecimento e a distribuição d'água em nosso município. 

Na oportunidade também estiveram presentes o professor Fernando Viana, profundo conhecedor das questões relacionadas ao sertão e consultor e também o técnico Josemar, do Projeto Sertão Empreendedor (SENAR/SEBRAE) que estará atuando em nosso município até o ano de 2017.

Foi um momento bastante rico, na medida em que foram abordadas várias questões relacionadas ao tema e que estiveram presentes além dos vereadores, diversas autoridades como: prefeito municipal, secretários, coordenadores, alguns produtores rurais, professores e também pessoas da comunidade.

Escola Estadual Pedro II juntamente com o Grêmio Estudantil realizarão Simulado para o ENEM 2015


Visando uma melhor preparação, tanto para os alunos e também para ex alunos, a atual gestão em parceria com Grêmio Estudantil, estará realizando mais uma importante ação visando a preparação de nossos jovens para o ingresso na vida acadêmica.

Queremos aqui registrar o sucesso dessa iniciativa, que até o presente momento já contamos com mais de 200 inscritos para esse simulado geral ENEM 2015.1. Lembramos que essa é a quarta edição que nossa escola realiza esse simulado.

Aproveite e realize sua inscrição nesse link: http://simuladosenem2015.wix.com/lajes

Boa notícia >> Volume da barragem Armando Ribeiro aumentou em mais de 12 milhões de metros cúbicos

Em um período de cinco dias, da manhã de sexta-feira (20) da semana passada até a manhã desta quarta-feira (25), o volume da barragem Armando Ribeiro Gonçalves aumentou em 12,6 milhões de metros cúbicos. 
O monitoramento do DNOC's realizado hoje aponta que o reservatório está na cota 41,83 m, com 708,7 milhões de metros cúbicos e 29,5% de sua capacidade máxima.
Fonte: Rabiscos do Samuel Junior

quinta-feira, 26 de março de 2015

Comprovação >> Banco Mundial admite que Cuba possui o melhor sistema educacional da América Latina

O Banco Mundial acaba de publicar um informe revelador sobre a problemática da educação na América Latina e o Caribe. Excelentes professores. Como melhorar a aprendizagem na América Latina e o Caribe, o estudo analisa os sistemas educativos públicos dos países do continente e os principais desafios a serem enfrentados.

Segundo o Banco Mundial, “nenhum sistema escolar latino-americano, com a possível exceção do de Cuba”, possui parâmetros mundiais.
Na América Latina, os professores de educação básica (pré-escolar, primário e secundário) constituem um capital humano de 7 milhões de pessoas, ou seja 4% da população ativa da região, mais de 20% dos trabalhadores técnicos e profissionais. Seus salários absorvem 4% do PIB do continente e suas condições de trabalho variam de uma região para outra, inclusive dentro das fronteiras nacionais. Os professores, mal remunerados, são em sua maioria mulheres – uma média de 75% - e pertencem às camadas sociais mais baixas. Além disso, o corpo docente supera os 40 anos de idade e é considerado “envelhecido”.
O Banco Mundial recorda que todos os governos do planeta examinam com atenção “a qualidade e o desempenho dos professores” objetivando que os sistemas educativos se adaptem às novas realidades. Agora, o eixo é colocado na aquisição de competências e não apenas na simples acumulação de conhecimentos.
As conclusões do informe são implacáveis. O Banco Mundial enfatiza “a baixa qualidade na média de professores da América Latina e do Caribe”, o que constitui o principal obstáculo para o avanço da educação no continente. Os conteúdos acadêmicos são inadequados e as práticas ineficientes.
Pouco e mal formados, os professores consagram apenas 65% do tempo de aula à instrução, “o que equivale a perder um dia completo de aula por semana”. Por outro lado, o material didático continua sendo pouco utilizado, particularmente as novas tecnologias de informação e comunicação. Além disso, os professores não conseguem impor sua autoridade, manter a atenção dos alunos e suscitar a participação.
Segundo a instituição financeira internacional, “nenhum corpo docente da região pode ser considerado de alta qualidade em comparação aos parâmetros mundiais”, com a notável exceção de Cuba.
O Banco Mundial assinala que “atualmente, nenhum sistema escolar latino-americano, com a possível exceção do de Cuba, está próximo de mostrar os parâmetros elevados, o forte talento acadêmico, as remunerações altas ou ao menos adequadas e a elevada autonomia profissional que caracterizam os sistemas educativos mais eficazes do mundo, com os da Finlândia, Cingapura, Xangai (China), República da Coreia, Suíça, Países Baixos e Canadá”.
Com efeito, apenas Cuba, onde a educação é a principal prioridade desde 1959, dispõe de um sistema educacional eficiente e de professores de alto nível. O país antilhano não tem porque invejar as nações mais desenvolvidas. A ilha do Caribe é, também, a nação do mundo que mais investe em educação, com 13% do orçamento nacional.
Não é a primeira vez que o Banco Mundial elogia o sistema educacional de Cuba. Em um informe anterior, a organização recordava a excelência do sistema social da Ilha:
“Cuba é internacionalmente reconhecida por seus êxitos nos campos da educação e da saúde, com um serviço social que supera o da maior parte dos países em vias de desenvolvimento e, em certos setores, se compara ao dos países desenvolvidos. Desde a Revolução Cubana em 1959 e do subsequente estabelecimento de um Governo comunista com um partido único, o país criou um sistema de serviços sociais que garante o acesso universal à educação e à saúde, proporcionado pelo Estado.
Este modelo permitiu Cuba alcançar a alfabetização universal, erradicar certas enfermidades, acesso geral à água potável e salubridade pública de base, uma das taxas de mortalidade infantil mais baixa da região e uma das maiores em expectativa de vida. Uma revisão dos indicadores sociais de Cuba revela uma melhora quase contínua de 1960 até 1980.
Vários indicadores principais, como a expectativa de vida e taxa de mortalidade infantil, continuam melhorando durante a crise econômica do país nos anos 90 […]. Hoje, a assistência social de Cuba é uma das melhores do mundo em vias de desenvolvimento, como documentam numerosas fontes internacionais, incluídas a Organização Mundial de Saúde, o Programa das Nações Unidas pelo desenvolvimento e outras agências da ONU, e o Banco Mundial. (…)”.
Cuba supera amplamente a América Latina e o Caribe, assim como outros países com renda intermediária nos principais indicadores: educação, saúde e saneamento básico.
O Banco Mundial recorda que a elaboração de bons sistemas educacionais é vital para o porvir da América Latina e do Caribe. Destaca também o exemplo de Cuba, que alcançou a excelência neste campo e é o único país do continente que dispõe de um corpo docente de alta qualidade. Estes resultados se explicam pela vontade política da direção do país caribenho de situar a juventude no centro do projeto de sociedade, dedicando os recursos necessários à aquisição de saberes e competências.
Apesar dos recursos limitados de uma nação do Terceiro Mundo e do estado de sítio econômico imposto pelos Estados Unidos há mais de meio século, Cuba, baseando-se no ditado de José Martí, seu Apóstolo e Herói Nacional, “ser culto para ser livre”, demonstra que uma educação de qualidade está ao alcance de todas as nações.
Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2015/03/04/banco-mundial-admite-que-cuba-tiene-el-mejor-sistema-educativo-de-america-latina/

Futebol Potiguar >> Hoje é dia de DECISÃO na Copa no Nordeste: América x Vitória-BA, às 21h30, na Arena das Dunas. ‬

potiguar >>;

FORMAÇÃO >> Iniciado o III Seminário Internacional Diálogos com Paulo Freire

Começou nesta quarta-feira (25), o III Seminário Internacional Diálogos com Paulo Freire, promovido pelo SINTE/RN em parceria com o IFRN, UFRN e a UFERSA Angicos.
A programação da manhã iniciou com cerimônia de abertura e seguiu com a “Mesa de Diálogos I: A História como Possibilidade. História, política e educação: desenvolvimento do conhecimento (individual e coletivo) no século XXI.” 
O tema foi ministrado por Rosa Madeira, de Portugal; Marcos Raúl Mejía, da Colombia e Afonso Celso Scocuglia, da Paraíba. A coordenação ficou a cargo de Ricardo Spindola Mariz, da Universidade Católica de Brasília/DF. Confira mais fotos AQUI.
Fonte: Site do SINTE/RN

Operação Sinal Fechado >> Fátima registra abertura de inquérito contra Agripino

"Fátima registra abertura de inquérito contra Agripino

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) destacou, em Plenário, nesta quarta-feira (25), a abertura de inquérito para investigar o presidente do Democratas, senador José Agripino (RN). A pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a abertura de inquérito para investigar se o senador praticou o crime de corrupção. 

A senadora fez questão de deixar claro que, ao registrar o fato, não tinha a intenção de condenar antecipadamente ninguém. “Ao contrário do que fez o nobre colega, por diversas vezes, julgando e condenando seus adversários a partir apenas de denúncias ou indícios, principalmente quando essas denúncias envolviam pessoas ligadas ao meu partido, eu não vou me antecipar”, destacou Fátima.

A senadora informou que o pedido de inquérito por parte do procurador-geral foi feito com base na delação premiada do empresário potiguar George Olímpio, preso durante a Operação Sinal Fechado, deflagrada pelo Ministério Público daquele Estado. Em depoimento gravado, veiculado pela imprensa, George Olímpio diz que o senador pelo DEM cobrou R$ 1 milhão para permitir um esquema de corrupção no serviço de inspeção veicular no RN, que na época era governado pelo DEM.

Fátima fez questão de lembrar que o senador, que agora é investigado por corrupção, participou das últimas manifestações de rua, justamente contra esse tipo de crime, quando chegou a pedir o impeachment da presidenta Dilma, sem nenhuma base jurídica. Mas acrescentou que o senador não tem que temer que o Partido dos Trabalhadores aja com ele da mesma forma.

“Graças à presidenta Dilma e a muitos outros que tombaram na luta contra o arbítrio da ditadura militar e em favor da redemocratização do país, hoje vivemos em um Estado Democrático de Direito, com instituições democráticas sólidas, que garantem, ao senador Agripino e a quem quer que seja acusado de algum crime, o devido processo legal, resguardado seu direito de ampla defesa, o que ele fará em juízo”. 

Fonte: Ascom Fátima Bezerra | Foto: Geraldo Magela (Agência Senado)"
A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) destacou, em Plenário, nesta quarta-feira (25), a abertura de inquérito para investigar o presidente do Democratas, senador José Agripino (RN). A pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a abertura de inquérito para investigar se o senador praticou o crime de corrupção.

A senadora fez questão de deixar claro que, ao registrar o fato, não tinha a intenção de condenar antecipadamente ninguém. “Ao contrário do que fez o nobre colega, por diversas vezes, julgando e condenando seus adversários a partir apenas de denúncias ou indícios, principalmente quando essas denúncias envolviam pessoas ligadas ao meu partido, eu não vou me antecipar”, destacou Fátima.

A senadora informou que o pedido de inquérito por parte do procurador-geral foi feito com base na delação premiada do empresário potiguar George Olímpio, preso durante a Operação Sinal Fechado, deflagrada pelo Ministério Público daquele Estado. Em depoimento gravado, veiculado pela imprensa, George Olímpio diz que o senador pelo DEM cobrou R$ 1 milhão para permitir um esquema de corrupção no serviço de inspeção veicular no RN, que na época era governado pelo DEM.

Fátima fez questão de lembrar que o senador, que agora é investigado por corrupção, participou das últimas manifestações de rua, justamente contra esse tipo de crime, quando chegou a pedir o impeachment da presidenta Dilma, sem nenhuma base jurídica. Mas acrescentou que o senador não tem que temer que o Partido dos Trabalhadores aja com ele da mesma forma.

“Graças à presidenta Dilma e a muitos outros que tombaram na luta contra o arbítrio da ditadura militar e em favor da redemocratização do país, hoje vivemos em um Estado Democrático de Direito, com instituições democráticas sólidas, que garantem, ao senador Agripino e a quem quer que seja acusado de algum crime, o devido processo legal, resguardado seu direito de ampla defesa, o que ele fará em juízo”.

Fonte: Ascom Fátima Bezerra | Foto: Geraldo Magela (Agência Senado)

Agora só carregamos água da cisterna para casa, comemora agricultor


Resultado de imagem para SERTANEJOS TÊM ÁGUA PARA BEBER, PLANTAR E CRIAR ANIMAISA reportagem do UOL percorreu mais de mil quilômetros entre os Estados do Ceará, do Piauí e de Pernambuco em busca de exemplos de como é possível driblar a escassez de água. As experiências podem servir de lição para a região Sudeste, que enfrenta uma grave crise de falta de água desde o começo de 2014.

A cisterna é um reservatório coberto feito de placas de cimento ou de plástico, ligado à calha do telhado da casa por meio de tubos. São vistas ao lado ou na frente de quase toda residência na zona rural das cidades nordestinas.   

Nos últimos 12 anos, foram instalados mais de 1,1 milhão desses recipientes na região do semiárido, que engloba AlagoasBahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do NorteSergipe, além do norte de Minas Gerais, segundo o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome). A meta inicial do governo era distribuir essa quantidade de cisternas até 2008, mas ela só foi alcançada este ano.

Essas cisternas têm capacidade para acumular 16 mil litros de água, suficiente para atender à necessidade básica de uma família de cinco pessoas durante oito meses, de acordo com o ministério.

Cisterna calçadão

Desde que construiu uma cisterna, o agricultor Geraldo João de Macedo, 57, sua mulher e seus dois filhos não precisam mais andar até quatro quilômetros para conseguir água. A família mora na zona rural de Padre Marcos (a 384 km de Teresina).

"De oito em oito dias a gente ia buscar [água] para beber, mas para cozinhar tinha de ser todo dia. Todo dia tinha que pegar o animal e ir buscar no olho d'água", lembra a agricultora Lídia Maria Carvalho, 55. "Agora a gente só anda para buscar [água] da cisterna para dentro de casa", comemora Geraldo.
Recentemente, eles foram beneficiados com uma cisterna calçadão, construída com verba federal pela entidade Cáritas Piauí com o apoio da ASA Brasil (Articulação no Semiárido Brasileiro).

"A contrapartida da família é os ajudantes. Nós entramos com o material, com os pedreiros, e eles entram com os ajudantes", explica Antônio Walisson de Souza, animador social da Cáritas Piauí.
Com capacidade para 52 mil litros de água, essa cisterna armazena a água que cai em um calçadão de cimento de 200 m² feito na parte mais baixa do terreno.

Com essa água, eles têm conseguido cultivar frutas e verduras, além de criar animais. Atualmente, a família mantém um rebanho de 300 caprinos e ovinos.

Entre 2003 e fevereiro deste ano, quase 116 mil tecnologias de captação de água da chuva para cultivo de alimentos e criação de animais foram entregues a famílias do semiárido, de acordo com o MDS.

Fonte: MDS  - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

quarta-feira, 25 de março de 2015

O que temos no Congresso >> Ruralistas são 63% dos deputados que serão investigados na Lava Jato

inforgrafico_1.jpg

Entre os 22 deputados citados na lista, 14 são ruralistas; Maior parte dos defensores do agronegócio mencionados são do PP. 

Do Brasil de Fato
Mais da metade dos deputados da lista da Operação Lava Jato – que investiga denúncias de desvios de recursos da Petrobras - fazem parte da bancada ruralista. Levando-se em conta todos os enumerados no rol da Procuradoria Geral da República (PGR), os defensores dos interesses do agronegócio são cerca de um terço. Os dados foram obtidos por meio de um cruzamento com o levantamento “Radiografia do novo Congresso: Legislatura 2015-2019”, do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).
Dos 12 senadores mencionados pela Procuradoria, um faz parte da bancada: Benedito de Lira (PP – AL). Entre os 22 deputados, 14 são ruralistas. Isso equivale a 63% dos membros da Câmara que serão investigados. Um político sem mandato, Vilson Covatti (PP – RS), também foi citado. Membros da bancada representam cerca de um terço (29%) da lista completa, que tem 54 nomes.
De acordo com o documento, um congressista pode ser considerado ruralista quando, “mesmo não sendo proprietário rural ou atuando na área de agronegócio, assume sem constrangimento a defesa dos pleitos da bancada, não apenas em plenários e nas comissões, mas em entrevistas à imprensa e em outras manifestações públicas”. De forma geral, tais interesses são a contraposição à reforma agrária, questões ambientais e direitos dos indígenas.

Os outros deputados ruralistas na lista da Lava Jato são Aníbal Gomes, do PMDB do Ceará e Vander Loubet, do PT do Mato Grosso do Sul. De acordo com o levantamento do site Atlas Político – plataforma que agrega dados sobre todos os congressistas brasileiros – dos 16 ruralistas que constam na lista, seis já respondem a processos na Justiça: Gomes, Lira, Sperafico, Balestra, Britto e Loubet.

As acusações variam em cada caso, e incluem, por exemplo, crimes eleitorais, lavagem de dinheiro e irregularidades em licitações.Tal como na listagem geral, a maior parte dos ruralistas citados são filiados ao PP. Além dos dois políticos já citados, os 14 deputados representantes dos interesses dos grandes proprietários de terra membros do partido são: Afonso Hamm (RS), Arthur Lira (AL), Dilceu Sperafico (PR), Jerônimo Goergen (RS), Lázaro Botelho (TO), Luís Carlos Heinze (RS), Luiz Fernando Faria (MG), Nelson Muerer (PR), Renato Molling (RS), Roberto Balestra (GO), Roberto Britto (BA) e Waldir Maranhão (MA). Goergen e Heinze são, respectivamente, coordenador institucional e ex-presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), espécie de associação formal da bancada ruralista no Congresso Nacional.
Hoje, a bancada do agronegócio é composta por 126 congressistas segundo o Diap. Os partidos com mais representantes do setor são PMDB (25), PP (19) e PSDB (16).
Na agenda do setor, estão questões importantes a partir de 2015: a PEC 215, que passa ao Legislativo o poder demarcar terras indígenas (dificultando o processo); o projeto de decreto legislativo 2351/06, que contém normas de saúde e segurança do trabalhador rural e a regulamentação da emenda constitucional 81/13, a qual permite a expropriação de terras nas quais for encontrado trabalho escravo.
A lista
Na última sexta-feira (6), o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki, relator dos processos relativos à operação Lava Jato, que investiga um suposto esquema de corrupção na Petrobras, autorizou que políticos de seis partidos – PP, PMDB, PT, PSDB, PTB e Solidariedade – passassem a ser investigados. O magistrado também suspendeu o caráter sigiloso dos pedidos de abertura de inquérito.

Entre os investigados, estão o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB – AL) e da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB – RJ). A lista indica os políticos que teriam se beneficiado do desvio de recursos da empresa estatal vindos de empreiteiras.

Dica de Reciclagem e geração de renda

"Um litro de óleo de cozinha descartado no esgoto pode contaminar até um milhão de litros de água. Faça a sua parte: armazene o óleo usado em uma garrafa e entregue em um posto de coleta. Óleo de cozinha usado e reciclado gera produtos como: sabão, glicerina, detergente, tintas, ração para animais e biodiesel. É fonte de renda para diversas famílias e protege rios e lagos.

#DicaSustentável #ICMBio #Recicle"
Um litro de óleo de cozinha descartado no esgoto pode contaminar até um milhão de litros de água. 
Faça a sua parte: armazene o óleo usado em uma garrafa e entregue em um posto de coleta. 
Óleo de cozinha usado e reciclado gera produtos como: sabão, glicerina, detergente, tintas, ração para animais e biodiesel. 
É fonte de renda para diversas famílias e protege rios e lagos.

terça-feira, 24 de março de 2015

Clima >> As chuvas têm chegado e trazido alegria e esperança para o povo do sertão!

Chuva no sertão sinônimo de alegria e esperança
Estamos vivenciando momentos de boas chuvas tanto na capital, como também no interior de nosso e Estado e isso é algo tão esperado, não apenas pelos agricultores, mas por todos nós, em virtude de termos passados esses últimos anos por um período bem crítico, em virtude da estiagem ocorrida.

Porém, com isso, faz-se necessário também que tomemos algumas medidas necessárias para podermos aproveitar melhor as chuvas que têm caído em nossa região e uma delas é o cuidado com com o descarte de materiais nos rios, riachos nas ruas e nas valas ou mesmo galerias, o acaba por provocar vários entupimentos e consequentemente alagamentos em vários locais.

Exemplos do que não deve se fazer

Brasil avançando >> Enquanto os eleitores do Aécio gritam “impitima”, Bill Gates elogia gestão de Lula e Dilma no combate a fome

Imagem1

Bolsa Família e a surpreendente redução da miséria no Brasil chamam atenção de Bill Gates
Via Muda Mais
A impactante redução da miséria, causada pela distribuição de renda no Brasil, chamou a atenção de um dos homens mais ricos do mundo: Bill Gates. O Bolsa Família é um dos programas de transferência de renda mais divulgados e estudados internacionalmente devido ao marcante sucesso e resultados positivos. Baseado no conceito de transferência de renda, ele está eliminando a miséria e, por consequência, a fome no Brasil, emancipa a mulher dando a ela prioridade no cadastro do programa e garante o acesso à educação básica, já que um dos requisitos para ganhar o benefício é a matrícula dos filhos nas escolas.
Na sua página de relacionamento social no facebook, Bill Gates faz uma pergunta: o programa de transferência de renda no Brasil ajudou a reduzir a pobreza? E compartilha a matéria do professor de Economia da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, Berk Özler, que destaca o Bolsa Família como importante instrumento de redução da miséria.
Até o momento que fechamos esta matéria, a postagem do magnata Bill Gates já tinha quase 14 mil curtidas e mais de 1.900 compartilhamentos. Nos mais de 600 comentários, pessoas que acharam o gráfico interessante, pessoas que observaram que o Brasil conseguiu cortar pela metade a população que vivia na extrema pobreza com a implantação do programa de transferência de renda, desejos de que governos de diversas partes do mundo implantem programas similares, observações de que o Bolsa Família contribuiu para incrementar o consumo no país, o que ajudou a lidar com a crise financeira mundial iniciada em 2007, entre outros apontamentos de benefícios do programa. A pergunda de Bill Gates está respondida, não só nos comentários mas em diversos estudos e matérias produzidos nos últimos anos: o programa de transferência de renda ajudou sim a reduzir a pobreza.

Mulher e Cidadania >> 15 ativistas negras que todos deveriam conhecer

elle-baker-230x300

Fonte: Instituto GELEDES.ORG.BR

O For Harriet publicou uma lista bem interessante que achei legal dar uma traduzida e publicar por aqui. A publicação original lista 27 ativistas, mas acabei resumindo para 15 por conta do meu pouco tempo para fazer a tradução e afins (infelizmente não vivo só de fazer este bloguinho).

No Brasil o Blogueiras Negras sempre faz uma lista de mulheres influentes na web, a revista Raça Brasil também já fez uma lista de mulheres negras importantes no Brasil em diversas frentes de atuação. Confira abaixo:

As contribuições das mulheres negras para moldar e mudar o mundo para melhor, são muitas vezes minimizados. Em cada momento da história, as mulheres negras têm trabalhado ao lado dos seus mais famosos companheiros homens. Nós montamos uma lista de apenas algumas das mulheres as quais devemos ser gratos.


Sojourner Truth
Sojourner_truth_c1870-215x300

Ex-escrava, abolicionista e defensora do direitos das mulheres Sojourner Truth, nasceu Isabella, passou os últimos 26 anos de sua vida em Michigan. Verdade foi comprada e vendida quatro vezes e passou os primeiros 29 anos de sua vida como escrava, em Nova York, condição que exigia realização de trabalho físico.

Truth se juntou aos reavivamentos religiosos que ocorreram no Estado de Nova York, no início do século 19 e tornou-se uma poderosa e carismática oradora . Em 1843, ela teve um avanço espiritual e declarou que o Espírito convidou-a para pregar a verdade e deu-lhe um novo nome, Sojourner Truth. Truth nunca aprendeu a ler ou escrever, com a ajuda de um amigo, ela publicou sua vida e crenças, em 1850, na Narrativa do Sojourner Truth, que trouxe para ela o reconhecimento nacional.

Em 1851, Truth foi em uma turnê de palestras em todo o país. Ela deu o seu mais famoso discurso: “E eu não sou eu uma mulher?”, Na conferência de direitos da mulher, em Akron, Ohio, em 1851, onde todos os outros oradores eram homens.

Quando a guerra civil começou Truth percorreu vários estados em apoio da União e incentivou muitos jovens a aderir à causa da União. Após o fim da guerra, Truth se reuniu com Abraham Lincoln para agradecê-lo para ajudar a acabar com a escravidão. Enquanto em Washington, DC, Truth fez pressão contra as leis de segregação, desempenhando papel fundamental na dessegregação dos bondes. Enquanto em DC, ela ajudou os escravos recém-libertados a se estabelecer em uma nova vida. Ela também trabalhou na Virgínia por um tempo, ajudando escravos libertos encontrar emprego. Ela aconselhou-os a usar sua liberdade de forma responsável e provar o seu valor para a sociedade através do trabalho trabalhador.

Harriet Tubman
harriet-tubman-200x300

Como uma das figuras mais proeminentes da história americana, Harriet Tubman foi responsável por resgatar cerca de 300 ex-escravos do Sul e escoltá-los para a liberdade através das ferrovias subterrâneas que levaram a Maryland. Em um ponto, uma recompensa $ 40,000 foi oferecida pela sua detenção. Tubman também era uma espiã durante a sua vida. Ela morreu em Nova York em 1913.

Ella Baker
elle-baker-230x300

Ella Baker começou seu envolvimento com a NAACP (sigla em inglês para Associação Nacional para o Avanço dos Negros) em 1940. Ela trabalhou como secretária de campo e, em seguida, atuou como diretora de regionais de 1943 até 1946.

Em 1957, Baker se mudou para Atlanta para ajudar a organizar a nova organização de Martin Luther King, a SCLC(sigla em inglês para Conferência de Liderança Cristã do Sul). Ela também fez uma campanha de recenseamento eleitoral chamado a Cruzada para a Cidadania.

Em 1º de fevereiro de 1960, um grupo de estudantes universitários negros da North Carolina A & T University recusou a deixar o balcão de almoço de um Woolworth em Greensboro, Carolina do Norte, onde eles tinham negado a lhes atender.

Baker deixou o SCLC após a série de “sentaços” em Greensboro . Ela queria ajudar os novos estudantes ativistas, porque ela viu jovens, ativistas como um recurso e um trunfo para o movimento emergente. Senhorita Baker organizou uma reunião na Universidade de Shaw para os líderes estudantis dos “sentaços” em abril de 1960. A partir dessa reunião, o SNCC(sigla em inglês para Comitê de Coordenação de Estudantes Não-Violentos) nasceu.

Josephine Baker
josephine-213x300

Josephine Baker não foi apenas uma artista amada que chegou à fama nos palcos de Paris porque o racismo deteve nos EUA, mas ela visitou o país nos anos 50 e 60 para ajudar a combater a segregação. Ela chegou a adotar crianças de diferentes etnias e religiões para criar uma família multicultural ela chamou de “A tribo do arco-íris”.

Daysi Bates
Daisy_Lee_Gatson_Bates-193x300

Daisy Bates nasceu em 11 de novembro de 1914, em Huttig, Arkansas. Ela se casou com o jornalista Christopher Bates e eles operavam um jornal Africano-Americano semanal, o Arkansas State Press. Bates tornou-se presidente da regional Arkansas da NAACP e desempenhou um papel crucial na luta contra a segregação. Em 1952, dirigiu a regional Arkansas da NAACP e ajudou na desagregação das escolas em Little Rock. Ela documentou esse processo em seu livro “The Long Shadow of Little Rock: A Memoir“. Ela morreu em 1999.