sábado, 27 de julho de 2019

A JUSTIÇA , O HACKER E O GOVERNO DO COISO >> Uma boa dica para resolvermos algumas situações bastante necessárias!

MAIS UMA DESSE QUE SE DIZIA CONTRA CONTRA A CORRUPÇÃO >> MPF confirma denúncia contra ex-senador por manter funcionário fantasma

Resultado de imagem para MPF confirma denúncia contra ex-senador por manter funcionário fantasma
José Agripino nomeou suposto assessor, que era gerente de farmácia em Natal, e poderá responder por peculato e associação criminosa

O Ministério Público Federal (MPF) ratificou a denúncia contra o ex-senador José Agripino Maia, e outras duas pessoas, por associação criminosa e peculato. A ação penal original havia sido apresentada pela Procuradoria-Geral da República ao Supremo Tribunal Federal (STF), no final de 2018 quando ele ainda exercia o mandato no Senado. Agora, que não é mais parlamentar, o processo tramitará na Justiça Federal de primeira instância no Rio Grande do Norte.

José Agripino é acusado de nomear e manter como secretário de seu gabinete em Brasília – entre março de 2009 e março de 2016 - o “funcionário fantasma” Victor Neves Wanderley (conhecido como Victor Souza), que era gerente de farmácia em Natal e desde 2017 é presidente da Câmara de Vereadores do Município de Campo Redondo. Ele não prestava serviços e repassava a remuneração recebida do Senado a Raimundo Alves Maia Júnior (conhecido como Júnior Maia, primo de Agripino e que declarou ser sogro de Victor).

O esquema ilegal foi montado já que Júnior Maia, que prestava os serviços em Brasília, era servidor da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e, assim, não poderia assumir oficialmente a função no Congresso. O ex-senador promoveu então a nomeação fictícia de Victor Souza e, durante os sete anos, a irregularidade custou quase R$ 600 mil aos cofres públicos.

A denúncia do MPF - ratificada agora em primeira instância pelo procurador da República Fernando Rocha -, além de pedir o ressarcimento do valor com correção e juros, requer indenização por danos morais coletivos em quantia equivalente ao dobro da desviada, bem como a perda do “cargo ou emprego público ou mandato eletivo” que eventualmente os envolvidos estejam ocupando. O processo tramitará na Justiça Federal do Rio Grande do Norte sob o número 0807805-48.2019.4.05.8400.

Gerente - A ação penal destaca que o ex-parlamentar mantinha forte vínculo de amizade e parentesco com Júnior Maia. Entre 2012 e 2014, foram identificadas 905 ligações telefônicas entre os dois. A informação é resultado de quebra de sigilo telefônico autorizada pelo STF. No mesmo período, não foi identificado nenhum contato entre o então senador e Victor Souza, embora ele ocupasse formalmente o cargo de secretário parlamentar.

As investigações revelaram que o funcionário fantasma era, na época, gerente de uma farmácia localizada em Natal e que não costumava ir a Brasília, onde fica o gabinete do senador. As companhias aéreas questionadas durante a investigação não encontraram registros de viagens em nome de Victor, cujo endereço residencial também é na capital potiguar. A análise da frequência nas folhas de ponto revelou simulação no preenchimento, o que reforçou a certeza de que ele não cumpria o expediente de 40 horas semanais no Congresso.

Na ação original, a PGR ressaltou a informação de que Victor Souza confessou ter recebido durante três anos remuneração estadual mensal de mais de R$ 2 mil sem nunca ter trabalhado na Assembleia Legislativa. Os indícios referentes a essa ilegalidade ainda deverão ser encaminhados ao Ministério Público do Estado (MP/RN). Outros fatos relacionados ao esquema, e que possam vir a resultar em novas denúncias, serão avaliados pelo MPF no Rio Grande do Norte.



JURÍDICO >> Trabalhadores recebem alvarás e SINTE acredita que haverá mais beneficiários em breve

A última sexta-feira de julho foi de comemoração para muitos trabalhadores e trabalhadoras em educação oriundos de Natal e de pontos distantes da capital do RN, como Umarizal e Assú. Isto porque, neste dia 26, mais de uma centena de profissionais, entre professores e funcionários da Rede Estadual, receberam alvarás liberados pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). Os alvarás são referentes à duas ações coletivas movidas e conquistadas pelo SINTE/RN contra o Estado e sua entrega aconteceu no auditório do Sindicato.
Esta foi a sétima vez consecutiva no ano que o SINTE reuniu a categoria para entregar alvarás e a expectativa é que ocasiões assim continuem ocorrendo com frequência. Acerca disso, ainda na data de hoje, o assessor jurídico do Sindicato, Odilon Garcia, se dirigiu ao TJRN e provavelmente nas próximas semanas mais profissionais serão beneficiados.
A diretora de Assuntos Jurídicos e Defesa do Trabalhador em Educação do SINTE, Eliene Bandeira, enfatiza que os momentos de entrega de alvarás são sempre muito aguardados e decorrem do trabalho permanente realizado pelo Sindicato em prol da garantia dos direitos dos trabalhadores em educação. Eliene explica também que a ação coletiva movida pelo SINTE contempla a totalidade da categoria e por essa razão, sócios e não sócios têm sido contemplados, embora a porcentagem dos honorários advocatícios seja maior para aqueles que pertencem ao último grupo. Ademais, a diretora de Assuntos Jurídicos atenta que é a contribuição do associado que mantém as assessorias jurídica e contábil, cujo trabalho, por sua vez, possibilita vitórias na justiça.
Sobre as ações cujos alvarás foram entregues
As duas ações foram impetradas pela assessoria jurídica do SINTE/RN e contemplam trabalhadores em educação da Rede Estadual, entre professores e funcionários. Trata-se da Ação Ordinária nº 0802381-93.2012.8.20.0001 e da Ação Coletiva nº 0004628-22.2008.8.20.0001, em tramitação na 2ª, 5ª ou 6ª Varas da Fazenda Pública.
Uma das ações diz respeito ao Plano de carreira dos funcionários da educação, especificamente da diferença salarial em virtude da aplicação da lei complementar nº 432, de 01/07/2010. Essa ação foi iniciada no ano de 2012 e perpassa dois períodos (2010-2012 e 2012-2014). Até o momento, os alvarás que têm sido entregues correspondem ao segundo período.
Enquanto isso, a outra ação é voltada aos professores do Estado e teve início em 2008. Ela abrange a defesa do valor correto da pecuniária e da gratificação por título, sendo retroativa ao ano de 2003, compreendendo um intervalo de tempo que vai de 2003 a 2016.
Ambas ações beneficiam mais de 20 mil trabalhadores em educação do RN, contemplando ativos, aposentados, pensionistas e herdeiros. Não obstante, a Justiça está liberando os alvarás de forma gradativa e por grupos. Desse modo, os contemplados nesta sexta-feira fazem parte do 7º grupo de beneficiários e muito mais alvarás deverão ser distribuídos entre 2019 e de 2020.
Frisa-se que o valor devido a cada beneficiário é variável, uma vez que os cálculos contábeis levam em consideração determinados fatores, como a ficha financeira.
Entrega dos Alvarás
À medida que os alvarás são expedidos pela Justiça, o Sindicato é comunicado e com isso entra em contato com os beneficiários. No dia do recebimento dos alvarás, os convocados devem apresentar documento de identificação com foto e CPF.
Assessor jurídico do SINTE, Odilon Garcia esclarece que os alvarás entregues hoje devem ser apresentados em uma agência do Banco do Brasil situada em Natal para que o valor aferido seja depositado em conta corrente do beneficiário. Odilon recomenda que os contemplados busquem a agência do Brasil do Brasil localizada no Centro Administrativo (agência Câmara cascudo).
Tenho direito? Estou incluído em uma dessas ações?
Os trabalhadores em educação filiados ao SINTE podem obter essa informação efetuando uma pesquisa no site: sintern.org.br. Se funcionário/a, pode consultar aqui. Se professor/a, deve verificar aqui.
Entrega de documentos
Alguns professores e funcionários da Rede Estadual que têm direito a uma dessas ações precisam entregar documentos que serão apresentados ao juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública de Natal – vara em que parte das ações está tramitando. (Saiba mais sobre quem precisa entregar essa documentação aqui)
Retrospectiva
Em março de 2019 a Justiça do RN começou a entregar os alvarás relativos às ações da Pecuniária e Título (relativa aos professores) e do PCCR (concernente aos funcionários). Desde então, as entregas têm ocorrido com regularidade.

SUBSTITUIÇÃO >> Academia de Letras do RN abre edital para vaga deixada por Lenine Pinto

post image


A Academia Norte-rio-grandense de Letras lançou edital para preencher vaga deixada pelo saudoso escritor e pesquisador Lenine Pinto, falecido no último 23 de junho.
Lenine ocupava a cadeira nº 34 da ANL, cujo patrono é o político angicano José da Penha, e o primeiro sucessor, o juiz Alvamar Furtado.
O edital foi publicado ontem e está válido por 60 dias. Candidatos devem fazer seus requerimentos de inscrição apresentando currículo e exemplares de suas obras publicadas em forma de livro individual. O material será remetido à Comissão de Inscrição e Ética da ANL.
Neste post AQUI, que escrevi em dezembro de 2017, sugeri 40 nomes para substituir o poeta Sanderson Negreiros, expondo minha preferência pelo pesquisador, escritor e músico Cláudio Galvão.
Passados quase dois anos, mantenho minha opinião. Cláudio Galvão merece tapete vermelho em qualquer instituição cultural ou acadêmica deste Estado.
Mas soube depois que houve uma rusga entre ele e o atual presidente da ANL, Diógenes da Cunha Lima. Coisa besta ocorrida lá pelos anos 60, que já deveria ter sido evaporada pela madureza do tempo e sabedoria da idade.
Gostaria de poder indicar uma mulher diante da enorme prevalência de homens na ANL, embora tenha demonstrado nos últimos anos uma abertura moderna aos nomes femininos. Mas Cláudio já conta idade avançada e merece esse reconhecimento para ontem.
Ruben G Nunes seria outro potencial nome, sendo o maior vencedor de concursos literários na história deste Estado, um intelectual de conhecimento filosófico raro, com livros de romances, crônicas, contos e poesias publicados.
De qualquer forma, replico aqui mais uma leva de nomes aptos, ao meu ver, para a vaga. Uma Academia paralela de Letras, com o mesmo número de “imortais”:

Academia Alternativa de Letras do RN

Ada Lima
Adriano de Souza
Alex Medeiros
Ana Santana
Anchieta Fernandes
Antônio Francisco
Carlão de Souza
Carmem Vasconcelos
Claudio Galvão
Clotilde Tavares
Constância Lima
Crispiniano Neto
Dacio Galvão
Demétrio Diniz
François Silvestre
Franklin Jorge
Iara Carvalho
Iracema Macedo
Jeanne Araújo
João Batista Morais
Kydelmir Dantas
Lisbeth Lima
Luiz Assunção
Luís Carlos Freire
Marcius Cortez
Marcos Silva
Maria Maria Gomes
Mário Ivo
Muyrakitan Macêdo
Nei Leandro
Osair Vasconcelos
Pablo Capistrano
Padre Pedro Pereira
Racine Santos
Rizolete Fernandes
Rostand Medeiros
Ruben G Nunes
Tarcísio Gurgel
Thiago Gonzaga
Wescley J. Gama

sexta-feira, 26 de julho de 2019

DIVANEIDE BASÍLIO >> Um mandato sempre voltado para as questões sociais

image.png

O mandato da vereadora Divaneide Basílio PT/Natal esteve em João Câmara participando de audiência pública para discutir incentivos e projetos aos produtores rurais na cidade e outros municípios da região do Mato Grande, que contempla mais de doze municípios do RN. 

No dia em que se celebra as trabalhadoras e trabalhadores da agricultura familiar, é urgente pensar estratégias para um modelo de produção agrícola que respeite o meio ambiente e os pequenos produtores. Pudemos compartilhar nossa experiência do projeto de lei da agricultura urbana e periurbana apresentado na Câmara Municipal de Natal e a iniciativa de proposição de uma frente parlamentar em defesa da soberania alimentar. 


CULTURA >> Seminário nacional de cultura e resistência em Natal terá presença do ex-ministro Juca Ferreira



O ex-ministro da Cultura Juca Ferreira é presença confirmada no seminário nacional de Cultura e Resistência promovido pelo PT em Natal (RN). O evento acontece dia 2 de agosto, a partir das 9h, na capital potiguar. Além de Ferreira, ex-ministro dos governos Lula e Dilma Rousseff, o seminário também terá a participação da ex-ministra e atual deputada federal Benedita da Silva, da presidenta nacional do PT Gleise Hoffmann e de outras lideranças e artistas nacionais ligados à sigla, como a atriz Tuca Moraes.
A programação terá início às 9h, na tenda do Festival Elas por Elas Cultura, Comunicação e Trabalho, instalada na Praça da Árvore (Praça de Mirassol) e é aberto à população. As inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo e-mail seminariocultura2019@gmail.com ou, pessoalmente, no dia do evento.
O Seminário Nacional Cultura e Resistência  marcará o início oficial das aulas do curso de formação “Cultura” realizado em parceria entre a Fundação Perseu Abramo e a Secretaria Nacional de Cultura do PT.
A governadora Fátima Bezerra estará na mesa de abertura. O seminário terá mesas redondas que vão debater o legado petista na cultura do país; os desafios de pautas identitárias, políticas públicas, além de sistemas e fomentos
Esses temas incorporam, também, o debate proposto pelo Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas – NAPP/Cultura, iniciativa do PT e da Fundação Perseu Abramo.

UM GOVERNO DE RECONSTRUÇÃO >> Governadora Fátima Bezerra não tem medido esforços na busca de ações positivas para o RN

A imagem pode conter: céu, ponte, oceano, nuvem, atividades ao ar livre, água e natureza
A segurança da ponte Newton Navarro, em Natal, será reforçada com um investimento de R$ 2,7 milhões. 

A verba requisitada pelo Governo do RN, com apoio da bancada potiguar no Congresso Nacional, será liberada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional atendendo a um pleito da gestão da Governadora Fátima Bezerra. 

quinta-feira, 25 de julho de 2019

PARABÉNS A ESSES VALENTES >> Quem verdadeiramente é responsável por colocar o alimento em nossas mesas

ESTÍMULO AO ABSURDO >> Mas nesse governo do coiso, o que reina é a irregularidade. As milícias agradecem!


IFRN Campus Avançado Lajes >> Divulgada lista de aprovação para mais uma edição do Programa Mulheres Mil

Resultado de imagem para programa mulheres mil
Divulgada a data de início das matrículas das selecionadas para o Curso FIC “Auxiliar em Administração” – Modalidade Mulheres Mil
A coordenação do Curso FIC na Modalidade Mulheres Mil divulgou, nesta quarta-feira, a data de matrícula do curso FIC “Auxiliar em Administração”, regido pelo Edital 15/2018 – PROEX/IFRN.
As candidatas selecionadas poderão se matricular na secretaria acadêmica do campus avançado Lajes a partir do dia 30 de julho, das 09:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 16 horas até o dia 01 de agosto de 2019.
As candidatas que estão na lista de espera deverão aguardar o período final das matrículas. Caso alguma candidata que tenha sido selecionada não compareça no período de matrícula, as suplentes serão convocadas, de acordo com a ordem de classificação, nos dias 02 e 03 de agosto de 2019, na Secretaria Acadêmica (SEAC) do Campus.
A aula inaugural será divulgada em breve no site institucional.
O resultado final foi divulgado no dia 22 de julho de 2019, após análise dos recursos. 

Veja no link abaixo o resultado final:

Por IFRN Campus Avançado Lajes

IGARN EM AÇÃO >> Através de Consulta Pública, o IGARN realiza mais uma importante ação no toante a gestão dos recursos hídiricos no RN

A imagem pode conter: texto
Nenhuma descrição de foto disponível.

No último dia 23 de julho, aconteceu a Consulta Pública sobre a revisão e atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos do RN, em que estiveram presentes: o Presidente do IGARN, Caramurú Paiva; os Presidentes dos Comitês dos Rios Piancó-Piranhas-Açu e Apodi-Mossoró, Paulo Varela e Rodrigo Guimarães; técnicos da Semarh, Igarn; Caern; Secretários Municipais; Sociedade Civil e Usuários de Água.

A importância dos ODS para os governos, empresas e sociedade

Por que os ODS são importantes para as empresas?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fazem parte agenda global para 2030 e visam nortear as ações de governos, empresas e sociedade como um todo para o desenvolvimento sustentável. São objetivos e metas bem claros capazes de pavimentar atividades e soluções, em via de regra, para um mundo melhor, com menos pobreza, mais dignidade e oportunidade para todos.
Mesmo se foram acordados por governos, os ODS dependem diretamente de uma atuação comprometida, especialmente por parte das empresas. Mas arregaçar as mangas corporativamente para enfrentar desafios mundiais pode trazer benefícios e oportunidades indiscutíveis para quem levar a sério os ODS em suas estratégias. Vamos conhecer alguns deles:

Benefícios de adotar os ODS na sua empresa

1. Reputação sustentável

As empresas que forem líderes na adoção dos ODSs em suas estratégias podem sair na frente como líderes de mercado ao demonstrar para uma sociedade contemporânea essencialmente focada em valores, que a empresa está comprometida em minimizar impactos ao meio ambiente e maximizar impactos positivos na vida em sociedade.

2. Oportunidades de negócios

Os ODSs estão redirecionando os investimentos públicos e privados em nível global. Vide o investimento em energias renováveis. Isso abre novos mercados para empresas também comprometidas com os ODSs que podem maximizar lucros ao entregar soluções inovadoras e transformadoras para esses mercados em ascensão.

3. Sustentabilidade Corporativa

Adotar os ODS pode auxiliar as empresas em tomadas de decisão mais sustentáveis e, por vezes, mais econômicas e eficientes em seus processos de produção. Reduzir deslocamentos e reaproveitar resíduos, por exemplo.

4. Compromisso mais forte com os interessados

Ao integrar os ODS à sua estratégia, as empresas têm grandes chances de ver o compromisso de seus funcionários, fornecedores e agentes públicos crescer, por estarem menos expostas à riscos de ilegalidade e reputação.
O que são os ODS
Do site do Pacto Global:
Em 2015, a ONU propôs aos seus países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos, a Agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Esse é um esforço conjunto, de países, empresas, instituições e sociedade civil. Os ODS buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos. O setor privado tem um papel essencial nesse processo como grande detentor do poder econômico, propulsor de inovações e tecnologias influenciador e engajador dos mais diversos públicos – governos, fornecedores, colaboradores e consumidores.
Os princípios da Agenda 2030 e dos ODS são: Universalidade (são relevantes para todas as pessoas), Integração (equilibra as dimensões ambiental, social e econômica,lida com contradições e maximiza sinergias), e Não Deixar Ninguém pra Trás (os ODS beneficiam todas as pessoas em todos os lugares).

quarta-feira, 24 de julho de 2019

INCOMPETÊNCIA E CENSURA >> Por discordar dos dados negativos de seu governo, Bolsonaro ataca órgãos que tem reconhecimento internacional


EM NATAL >> Literatura, arte e cultura no Beco da Lama

IRRESPONSABILIDADE >> Com o apoio do governo Bolsonaro ao agronegócio o “alarmante” uso de agrotóxicos no Brasil atinge 70% dos alimentos




Resultado de imagem para agrotóxicosMais da metade das substâncias usadas aqui é proibida em países da UE e nos EUA
Imagine tomar um galão de cinco litros de veneno a cada ano. É o que os brasileiros consomem de agrotóxico anualmente, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). "Os dados sobre o consumo dessas substâncias no Brasil são alarmantes", disse Karen Friedrich, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Desde 2008, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de consumo de agrotóxicos. Enquanto nos últimos dez anos o mercado mundial desse setor cresceu 93%, no Brasil, esse crescimento foi de 190%, de acordo com dados divulgados pela Anvisa. Segundo o Dossiê Abrasco - um alerta sobre o impacto dos agrotóxicos na saúde, publicado nesta terça-feira no Rio de Janeiro, 70% dos alimentos in natura consumidos no país estão contaminados por agrotóxicos. Desses, segundo a Anvisa, 28% contêm substâncias não autorizadas. "Isso sem contar os alimentos processados, que são feitos a partir de grãos geneticamente modificados e cheios dessas substâncias químicas", diz Friederich. De acordo com ela, mais da metade dos agrotóxicos usados no Brasil hoje são banidos em países da União Europeia e nos Estados Unidos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre os países em desenvolvimento, os agrotóxicos causam, anualmente, 70.000 intoxicações agudas e crônicas.
O uso dessas substâncias está altamente associado à incidência de doenças como o câncer e outras genéticas. Por causa da gravidade do problema, na semana passada, o Ministério Público Federal enviou um documento à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendando que seja concluída com urgência a reavaliação toxicológica de uma substância chamada glifosato e que a agência determine o banimento desse herbicida no mercado nacional. Essa mesma substância acaba de ser associada ao surgimento de câncer, segundo um estudo publicado em março deste ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS) juntamente com o Inca e a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC). Ao mesmo tempo, o glifosato foi o ingrediente mais vendido em 2013 segundo os dados mais recentes do Ibama.
Em resposta ao pedido do Ministério Público, a Anvisa diz que em 2008 já havia determinado a reavaliação do uso do glifosato e outras substâncias, impulsionada pelas pesquisas que as associam à incidência de doenças na população. Em nota, a Agência diz que naquele ano firmou um contrato com a Fiocruz para elaborar as notas técnicas para cada um dos ingredientes - 14, no total. A partir dessas notas, foi estabelecida uma ordem de análise dos ingredientes "de acordo com os indícios de toxicidade apontados pela Fiocruz e conforme a capacidade técnica da Agência".
Enquanto isso, essas substâncias são vendidas e usadas livremente no Brasil. O 24D, por exemplo, é um dos ingredientes do chamado 'agente laranja', que foi pulverizado pelos Estados Unidos durante a Guerra do Vietnã, e que deixou sequelas em uma geração de crianças que, ainda hoje, nascem deformadas, sem braços e pernas. Essa substância tem seu uso permitido no Brasil e está sendo reavaliada pela Anvisa desde 2006. Ou seja, faz quase dez anos que ela está em análise inconclusa.
O que a Justiça pede é que os ingredientes que estejam sendo revistos tenham o seu uso e comércio suspensos até que os estudos sejam concluídos. Mas, embora comprovadamente perigosos, existe uma barreira forte que protege a suspensão do uso dessas substâncias no Brasil. "O apelo econômico no Brasil é muito grande", diz Friedrich. "Há uma pressão muito forte da bancada ruralista e da indústria do agrotóxico também". Fontes no Ministério Público disseram ao EL PAÍS que, ainda que a Justiça determine a suspensão desses ingredientes, eles só saem de circulação depois que os fabricantes esgotam os estoques.
Bittencourt vende seus alimentos ao lado de outras três barracas no Largo da Batata, zona oeste da cidade, às quartas-feiras. Para participar desse tipo de feira, é preciso se inscrever junto à Prefeitura e apresentar todas as documentações necessárias que comprovem a origem do produto. Segundo Bittencourt, há uma fiscalização, que esporadicamente aparece nas feiras para se certificar que os produtos de fato são orgânicos.O consumo de alimentos orgânicos, que não levam nenhum tipo de agrotóxico em seu cultivo, é uma alternativa para se proteger dos agrotóxicos. Porém, ela ainda é pouco acessível à maioria da população. Em média 30% mais caros, esses alimentos não estão disponíveis em todos os lugares. O produtor Rodrigo Valdetaro Bittencourt explica que o maior obstáculo para o cultivo desses alimentos livres de agrotóxicos é encontrar mão de obra. "Não é preciso nenhum maquinário ou acessórios caros, mas é preciso ter gente para mexer na terra", diz. Ele cultiva verduras e legumes em seu sítio em Juquitiba, na Grande São Paulo, com o irmão e a mãe. Segundo ele, vale a pena gastar um pouco mais para comprar esses alimentos, principalmente pelos ganhos em saúde. "O que você gasta a mais com os orgânicos, você vai economizar na farmácia em remédios", diz. Para ele, porém, a popularização desses alimentos e a acessibilidade ainda levarão uns 20 anos de briga para se equiparar aos produtos produzidos hoje com agrotóxico. 
No mês passado, o prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) sancionou uma lei que obriga o uso de produtos orgânicos ou de base agroecológica nas merendas das escolas municipais. A nova norma, porém, não tem prazo para ser implementada e nem determina o percentual que esses alimentos devem obedecer.
Segundo um levantamento da Anvisa, o pimentão é a hortaliça mais contaminada por agrotóxicos (segundo a Agência, 92% pimentões estudados estavam contaminados), seguido do morango (63%), pepino (57%), alface (54%), cenoura (49%), abacaxi (32%), beterraba (32%) e mamão (30%). Há diversos estudos que apontam que alguma substâncias estão presentes, inclusive, no leite materno.
Em nota, a Anvisa afirmou que aguarda a publicação oficial do estudo realizado pela OMS, Inca e IARC para "determinar a ordem prioritária de análise dos agrotóxicos que demandarem a reavaliação".
OS ALIMENTOS MAIS CONTAMINADOS PELOS AGROTÓXICOS
Em 2010, o mercado brasileiro de agrotóxicos movimentou 7,3 bilhões de dólares e representou 19% do mercado global. Soja, milho, algodão e cana-de-açúcar representam 80% do total de vendas nesse setor. Segundo a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), essa é a lista da agricultura que mais consome agrotóxicos:
Soja (40%)
Milho (15%)
Cana-de-açúcar e algodão (10% cada)
Cítricos (7%)
Café, trigo e arroz (3 cada%)
Feijão (2%)
Batata (1%)
Tomate (1%)
Maçã (0,5%)
Banana (0,2%)
As demais culturas consumiram 3,3% do total de 852,8 milhões de litros de agrotóxicos pulverizados nas lavouras brasileiras em 2011.