sábado, 14 de agosto de 2021

LAJES RECEBENDO RECURSOS DO GOVERNO DO RN >> Mais uma vez o município contou com investimentos para os pequenos empreendedores

Torna-se importante ressaltar que essa é mais uma ação do Governo do Estado que chega a nosso município, dessa vez através da AGN (Agência de Fomento do RN), cabendo ao município apenas mobilizar (usar o carro de som para convidar a população) e designar um servidor(a) para atuar no preenchimento dos cadastros e acompanhamento dos empreendedores. 

Tal esclarecimento faz-se necessário para que "alguém" não queira vender a ideia de que essa ação é de inciativa local, como temos visto em várias outras situações... 

Quero aqui agradecer aos vários empreendedores com quem conversei após o evento e que os mesmos mostram-se  reconhecedores  do empenho da Governadora Fátima Bezerra (PT) nas ações voltadas para Lajes e também para todo RN. 

Segue abaixo também uma matéria postada no site da AGN:

A semana foi de muito trabalho para a equipe do programa Microcrédito do Empreendedor Potiguar. A iniciativa do Governo do Estado, executada pela Agência de Fomento do RN (AGN-RN), garantiu em apenas cinco dias a injeção de R$ 797,1 mil na economia do estado através de crédito voltado para empreendedores e seus negócios instalados em solo potiguar.

De segunda até esta sexta-feira, 266 proprietários de pequenos empreendimentos em atividade nas cidades de Santo Antônio, Monte Alegre, Montanhas, Arês, Touros, São Miguel do Gostoso, Lajes, Pedro Avelino, Rui Barbosa, São Tomé e São José do Campestre assinaram assinaram seus contratos de financiamento e tiveram acesso aos recursos disponibilizados pela AGN.

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

REGIÃO CENTRAL >> Deputado Francisco do PT solicita pela recuperação da RN 129

Sempre empenhado em contribuir com o desenvolvimento dos municípios do RN, o  Deputado Estadual Francisco do PT, apresentou requerimento solicitando do Governo do Estado a recuperação da RN 129, especificamente no trecho que liga os municípios de Lajes a Pedra Preta. Essa que é uma das principais demandas relacionadas a infraestrutura da região.  

Desde já  esse é um pleito que com certeza beneficiará a região e que também é bastante aguardado pela população desses municípios. 



quinta-feira, 12 de agosto de 2021

EM LAJES BANDA MARCIAL SOFRE SEM APOIO >> A Banda Marcial Juraci Soares vem a público lamentar a falta de apoio da atual gestão a esse segmento cultural

 

Desde ontem, 11/08 tem circulado nas diversas redes sociais em Lajes/RN essa postagem divulgada pelos integrantes da Banda Marcial Profª Juraci Soares, que lamenta e exige do poder público municipal o mínimo apoio para a realização de suas atividades culturais e educacionais. Abaixo reproduz a referida postagem:

"É uma vergonha, a falta de zelo quando diversos jovens estão a meses nessa busca de diálogo pelo retorno dos ensaios. 

Justamente essas atividades de lazer que tem a função de retirar os jovens dos riscos a vulnerabilidade social, ainda mais nesse período que estamos convivendo diariamente com casos de adolescentes envolvidos a ansiedade, depressão e etc... 

Justamente por estarem distantes de atividade de entretenimento, a Banda tem uma função social muito importante!!!!"
Pelos jovens da Banda Marcial Juraci Soares

VOTO IMPRESSO DERRUBADO! >> Veja como votaram os deputados do RN Dos oito parlamentares que compõem a bancada potiguar

A maioria dos deputados que representam o Rio Grande do Norte na Câmara votou contra a proposta que tornava obrigatório o voto impresso nas eleições. Dos oito parlamentares que compõem a bancada potiguar, 5 votaram contra a PEC e 3 votaram a favor.

Confira abaixo como foi a votação:

  • Benes Leocádio (Republicanos): Sim
  • Beto Rosado (PP): Não
  • Carla Dickson (Pros): Sim
  • General Girão (PSL): Sim
  • João Maia (PL): Não
  • Natália Bonavides (PT): Não
  • Rafael Motta (PSB): Não
  • Walter Alves (MDB): Não

No plenário, a proposta teve maioria: 229 votos favoráveis e 218 contrários, mas por se tratar de uma PEC, eram necessários 308 votos para aprovação.

Com isso, a Câmara dos Deputados decidiu nesta terça-feira (10) rejeitar e arquivar a proposta de emenda à Constituição (PEC) que propunha o voto impresso em eleições, plebiscitos e referendos. O resultado representa uma derrota para o presidente Jair Bolsonaro, defensor da ideia.

“Eu queria, mais uma vez, agradecer ao plenário desta Casa pelo comportamento democrático de um problema que é tratado por muitos com muita particularidade e com muita segurança. A democracia do plenário desta Casa deu uma resposta a esse assunto e, na Câmara, eu espero que esse assunto esteja definitivamente enterrado”, disse o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

O projeto propunha a inclusão de um parágrafo na Constituição para definir a obrigatoriedade da expedição de cédulas físicas conferidas pelo eleitor nos processos de votação das eleições, dos plebiscitos e referendos.

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

11 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE ! >> O presente do Governo Bolsonaro para os jovens que sonham em cursar uma universidade

Ontem o ministro da Educação em alto e claro tom que disse que: "Educação Superior deve ser para poucos..."  deixando evidenciado o projeto de exclusão social das minorias o qual é o principal objetivo desse desgoverno! 

E você que é estudante, jovem e pobre e posiciona-se contrário às políticas políticas públicas educacionais de inclusão implantadas em nosso país a partir de 2003, reflita e admita que foi nesse período (2003 a 2014) que tivemos as maiores oportunidades de acesso da classe pobre ao direito a educação pública, gratuita e de qualidade. Abaixo relembro algumas dessas importantes políticas públicas:

👉Expansão e criação de Universidades Federais, tendo a nossa região sendo beneficiada com a UFERSA em Angicos; Expansão dos Institutos Federais de Educação, inclusive nosso município sendo beneficiado com uma dessas unidades, FIES, Caminho da Escola, Programa Ciências Sem Fronteiras; Lei de Cotas (raciais e sociais), PROUNI, SISU, FUNDEB, dentre vários outros.

Aproveito o texto abaixo (extraído da internet, que tem como de autor de Luan) e que traz uma linha do tempo mostrando a atuação dos vários governos com relação ao acesso a educação pública para os pobres em nosso país! Leia, reflita e veja em qual das classes sociais você faz parte!

1837 - Primeira lei de educação: negros não podem ir à escola

1850 - Lei das terras: negros não podem ser proprietários

1871 - Lei do Ventre Livre - quem nascia livre?

1885 - Lei do Sexagenário - quem sobrevivia para ficar livre?

1888 - Abolição (atentem, foram 388 anos de escravidão)

1890 - Lei dos vadios e capoeiras - os que perambulavam pelas ruas, sem trabalho ou residência comprovada, iriam pra cadeia. Eram mesmo "livres"? Dá para imaginar qual era a cor da população carcerária daquela época? Vc sabe a cor predominante nos presídios hoje?

1968 - Lei do Boi: 1a lei de cotas! Não, não foi pra negros, foi para filhos de donos de terras, que conseguiram vaga nas escolas técnicas e nas universidades (volte e releia sobre a lei de 1850!!!)

1988 - Nasce nossa ATUAL CONSTITUIÇÃO. Foram necessários 488 anos para ter uma constituição que dissesse que racismo é crime! Na maioria das ocorrências se minimiza o racismo enquanto injúria racial e nada acontece.

2001 - Conferência de Durban, o Estado reconhece que terá que fazer políticas de reparação e ações afirmativas. Mas, não foi porque acordaram bonzinhos! Não foi sem luta. Foram décadas de lutas para que houvesse esse reconhecimento! E olha que até hoje tem gente que ignora, hein!

2003 - Lei 10639 - estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Que convenhamos não é cumprida, né?

2009 - 1a. Política de Saúde da População Negra. Que prossegue sendo negligenciada e violentada (quem são as maiores vítimas da violência obstétrica?) no sistema de saúde.

2010 - Lei 12288 - Estatuto da Igualdade Racial. Em um país que se nega a reconhecer a existência do racismo.

2012 - Lei 12711 - Cotas nas universidades. A revolta da casa grande sob um falso pretexto meritocrata.

Nossa sociedade é racista e ainda escravocrata e essa linha do tempo tá aí pra evidenciar.

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

ELEIÇÕES MUNICIPAIS EM LAJES >> Uma verdadeira sinuca de bico ....

O anúncio feito recentemente pelo deputado federal Benes Leocádio (Republicanos) que poderá vir a ser candidato a governador em oposição à atual Governadora Fátima Bezerra (PT) nas eleições do próximo ano acabou criando mais uma situação embaraçosa para o prefeito de Lajes. Afirmo isso por visualizar nesse tabuleiro político, algumas situações que, caso essa candidatura de Benes venha a se confirmar, deverão acontecer:

1°) Irá o prefeito Felipe Menezes, agora se aliar de vez a Benes Leocádio, a quem na última campanha municipal, ele (Felipe Menezes), considerava Benes como um político que carregava de tudo o que há de mais ruim em uma figura pública? Porém, também comenta-se nos bastidores que a base política do prefeito na Câmara Municipal já  afirma que pretende apoiar o nome de Benes para o governo. Outro aspecto que deve ser levar em conta é a base política que tem dado suporte a gestão de Felipe Menezes (todos integrantes do governo Bolsonaro: Rogério Marinho, Beto Rosado, Gustavo Carvalho) que, com certeza deverão pressioná-lo para apoiar o nome de Benes.

2°) Ou caso contrário, rá o prefeito Felipe Menezes ter que rastejar e declarar agora apoio a Governadora Fátima Bezerra, a quem ele e uma grande parte de seu eleitorado mais conservador tanto demonizam, criminalizam Lula e o PT? Existem alguns murmuros de que o prefeito está desesperado tentando uma "agenda" com a Governadora buscando uma "conciliação" e assim engolir suas convicções "puritanas". E se por acaso isso for verdade, deverá ele também fazer campanha para Lula Presidente, ou permanecerá apoiando os Bolsonaro e seus candidatos? 

Eis a real situação: Se ficar o bicho pega, se correr o bicho come! 👀😱😱😱

Por Canindé Rocha

COMO ATUAM OS GOVERNOS CONSERVADORES >> Lei sancionada ameaça territórios indígenas

Em maio, a Lei Complementar 1.089/21 foi sancionada pelo Governo de Rondônia, e desde então as ameaças e invasões aos seus territórios têm se intensificado cada vez mais.

A Lei em questão extinguiu 202 mil hectares de áreas protegidas no estado, retirando a proteção de porções significativas da Reserva Extrativista Jaci-Paraná - que perdeu quase 90% de seu território - e do Parque Estadual de Guajará-Mirim, que perdeu 55 mil hectares da sua área total. 

Assim, em meio a ataques e aumento da vulnerabilidade dos territórios, lideranças indígenas de Rondônia, do noroeste do Mato Grosso e do Sul do Amazonas divulgaram recentemente uma carta que alerta maior pressão de invasões dentro dos territórios indígenas, dos custos ambientais que a lei traz e da situação de povos isolados da região, que estão com a sua área de circulação reduzida, deixando menos recursos para sua sobrevivência física e cultural.

As lideranças entregaram cópias do documento para órgãos como o Ministério Público Federal (MPF) e para representantes da Embaixada da Alemanha que recentemente visitaram os povos indígenas de Rondônia, a fim de repercutir o conteúdo da carta. Leia mais sobre a LC 1.089 e como ela faz parte de uma ofensiva maior contra os direitos indígenas e como a população indígena está agindo em sua defesa aqui

Ainda que a LC 1.089 esteja sendo questionada pelo Ministério Público Estadual (MPE) de Rondônia e pelo MPF, a situação dos povos indígenas está cada vez mais grave. 

Assine a petição Basta de Violência Contra os Povos Indígenas e exija proteção imediata aos povos originários já! 

Fonte: Greenpeace Brasil