sábado, 7 de setembro de 2013

Desfiles pelo país marcam o dia da Independência do Brasil

Além de festividades, entidades e grupos organizam manifestações para a data cívica


Milhares se reunirão na manhã deste sábado em todo o Brasil para os festejos do Dia da Independência.

Em Porto Alegre, o desfile ocorrerá a partir das 10h na Avenida Loureiro da Silva, onde são esperadas 4,7 mil pessoas, entre civis e militares. Estão previstos o sobrevoo de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e a participação dos novos blindados Guarani e Gepard, adquiridos este ano pelo Exército.

Em Santa Maria, a comissão organizadora do desfile se reuniu à tarde para definir se ele seria mantido. Em função da morte da vereadora Maria de Lourdes Castro (PMDB), haveria a possibilidade de a prefeitura não participar do evento. Já, pelo Exército, a programação está mantida. Se ocorrer, o desfile será realizado na Avenida Medianeira, a partir das 8h30min.
Na Serra, em Caxias do Sul, os festejos cívicos serão na Rua Sinimbu, a partir das 9h.
 
Em Brasília, Marinha, Exército, Aeronáutica e organizações de segurança pública levarão 1.850 militares e civis para a Esplanada dos Ministérios. As Forças Armadas desfilarão com 105 viaturas.

A tradicional Esquadrilha da Fumaça não estará nos festejos por causa do processo de substituição dos aviões T-27 (Tucano) pelos A-29 (Super Tucano). Os pilotos do grupamento estão em treinamento e somente em 2014 poderão voltar a participar do evento. O desfile deve começar às 9h10min e durar uma hora e 10 minutos.

Arena das Dunas tem quase 90% de suas obras finalizadas



A Arena das Dunas já está bem perto de ser concluída. Com quase 90% de suas obras finalizadas, o espaço esportivo recebeu a visita da governadora Rosalba Ciarlini e do ministro do Esporte Aldo Rebelo, nesta sexta (06). 

Acompanhados do secretário especial da Copa, Demétrio Torres e do diretor-presidente da Arena das Dunas, Charles Maia, eles conferiram o andamento das obras e observaram o trabalho de acabamento, que está sendo feito, no momento, pelos 1.800 trabalhadores do local.

A comitiva também conheceu um dos camarotes vips do estádio, que já está pronto para receber torcedores. Com o serviço dentro do cronograma formulado pela FIFA, a Arena das Dunas tem previsão de ser inaugurada no mês de dezembro.

Depois de conhecer parte dos camarotes, arquibancadas e da estrutura interna do estádio, a governadora, o ministro e o secretário da Copa participaram de uma coletiva de imprensa. Antes disso, falaram sobre o andamento da construção. Para a chefe do Executivo Estadual, a Arena das Dunas “é uma vitória”, já que o estádio foi um dos últimos a iniciar as obras, mas não será o último a entregar o equipamento à população. “A gente se orgulha também em dizer que esta obra não passou por nenhum tipo de reajuste, ela foi orçada em R$ 400 milhões e essa mesma cifra continua até hoje”, afirmou Rosalba Ciarlini.

TRILHEIROS DA CAATINGA MOVIMENTANDO A ECONOMIA LAJENSE ATRAVES DO TURISMO

Por Cícero Lajes

Quando a ONG Baobá esteve em Lajes realizando o 1º Pedal Pico do Cabugi, vieram pedalando desde Natal. 
Pela manhã foram visitar o leito do rio que dá origem ao Rio Ceará Mirim, antes disso foram ao Mercado Público tomar um café da manhã com direito ao tradicional cuscuz e frutas ingeridas na própria banca; o almoço da turma foi na Churrascaria O Patuense, à tarde a galera foi ao Cabugi. 
Esteve conosco durante toda a manhã nosso amigo professor Canindé Rocha que foi que nos ajudou nos contatos com a turma. Foi aventura ao extremo!


 

Câmara de Lajes realizou sessão especial em homenagem aos blogueiros

A câmara Municipal de Lajes, realizou na noite de ontem, 06 uma Sessão Especial que teve como objetivo celebrar o dia do blogueiro em nosso município.  

Essa homenagem foi uma forma de reconhecer a importância que têm os blogs (diários on line) que hoje tornaram-se uma das mais importantes ferramentas de transmissão das notícias que chegam aos web leitores em todo as as partes do mundo de forma instantânea e que os blogueiros tornam-se fundamentais no processo de transmissão dessas informações.

Tivemos a presença de vários blogueiros de nossa cidade que agradeceram a homenagem e foram presentados com uma placa que faz referência a esse belo trabalho de comunicação que na grande maioria das vezes é realizado de forma voluntária.

 Na oportunidade fizeram uso da tribuna da Câmara representando todos os blogueiros de nossa cidade: o Prof° Canindé Rocha (Blog Lajes do Cabugi) Leandro Souza (Trilheiros da Caatinga), Junior Guilherme (Lajes News), Cícero Eleutério (Cícero Lajes) e Canindé Cruz do Blog foco Sertanejo).



Presidente da Câmara Clóvis Vale em seu pronunciamento, reconhecendo a importância dos blogs para a sociedade. 

Professor Canindé Rocha recebendo a homenagem das mãos da Vereadora Rosa Costa 
 
Foto oficial: blogueiros lajenses e parlamentares.
Com imagens do Blog foco Sertanejo

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Campanha alertará para desaparecimento de abelhas no semiárido

Colmeias estão mais raras no sertão, alerta Ufersa (Moraes Neto/Sebrae)Colmeias estão mais raras no sertão, alerta Ufersa (Moraes Neto/Sebrae)A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) lançará campanha e manifesto de proteção às abelhas, quinta-feira (12), às 14h, no auditório do Campus Leste da Ufersa Mossoró. A campanha tem abrangência internacional e tema “Bee or not to be?” – Sem abelhas, sem alimento. Esta é a questão.

A iniciativa é do Centro Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura do Rio Grande do norte – (Cetapis), da Ufersa, e alertará para o desaparecimento das abelhas, decorrente do uso indevido de agrotóxicos na agricultura.

No lançamento, o coordenador do Cetapis, professor Lionel Gonçalves, fará explanação para imprensa sobre o problema e apresentará propostas de solução.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Nota do PT sobre os atos de espionagem praticados pelos EUA

pt rn
Já sabíamos, pela experiência histórica e também com base nas informações divulgadas pelo ex-agente Edward Snowden, que os Estados Unidos mantêm um esquema de espionagem massiva, capaz de monitorar correios eletrônicos, redes sociais, mensagens de texto e ligações telefônicas de pessoas por todo o mundo.

Agora está confirmado que a presidenta da República e seus assessores diretos foram alvo desta espionagem. Além de invasão de privacidade, desrespeito aos direitos humanos e as liberdades individuais, trata-se de uma agressão direta ao Brasil.

Como é óbvio, a espionagem contra a presidenta do Brasil não visa combater o terrorismo, mas sim obter informações que sejam úteis aos Estados Unidos em batalhas políticas e comerciais. 

Contra um Estado que age como hacker, é fundamental invocar a força da lei internacional e nacional. Além da ação movida pelo Brasil na ONU, apoiamos as iniciativas anunciadas para proteger o Brasil, seus cidadãos e cidadãs, da invasão cibernética.

A Independência do Brasil, cuja comemoração oficial se fará no próximo 7 de setembro, é defendida e reforçada assim, por um governo capaz de proteger nossa soberania, segurança, democracia e nossa opção pela justiça social.

Rui Falcão Presidente Nacional
Iriny Lopes Secretária de Relações Internacionais
Valter Pomar
Secretário Executivo do Foro de São Paulo Membro da Direção Nacional do PT

Pe. Zezinho comemora mais um aniversário junto com féis e amigos

 
A comunidade católica lajense festejou nesta quinta-feira (05) o aniversário natalício do Pe. Zezinho. Em uma celebração em Ação de Graças pela vida do sacerdote os fiéis católicos renderam graças pela vida desta pessoa tão simples e querida. Muitas homenagens foram feitas por todas as pastorais e movimentos.
 
Para encerrar com chave de ouro, foi servido um jantar para todos que ali estavam. A animação ficou por conta de Geraldo Morais e participações especiais de Ceicinha Moreira, Leal Sucesso e o aniversariante do dia, o Pe. Zezinho.
 
Todos reunidos no Centro Pastoral para cantar parabéns e jantar com o Pe. Zezinho. (Foto: Rohnhalyssom Mariano)
Vejam mais fotos curtindo a página da Paróquia de Lajes no Facebook.
 
Fonte: Blog da Paróquia de Lajes

Consórcio Público de Saneamento do Vale do Açu tem seu estatuto aprovado



Em uma reunião ocorrida na tarde desta quinta-feira 05 de setembro, na Câmara Municipal da cidade de Pendências, os membros do Consórcio Público Regional de Saneamento Básico do Vale do Açu aprovaram o estatuto de entidade.  11 munícipios de um total de 23 estiveram presentes.
 
A aprovação do estatuto é mais um passo importante para a continuidade dos trabalhos do consórcio, que também já está registrado no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ.
 
Presente ao evento, o prefeito Ivan Júnior destacou a importância do consórcio: “num futuro próximo acabaremos com os lixões da região, e, com a destinação correta dos resíduos sólidos, evitaremos a contaminação do solo e dos lençóis freáticos”.
 
O Consórcio Público Regional de Saneamento Básico do Vale do Açu é presidido pelo Prefeito de Pendências Ivan Padilha, ele foi criado com o objetivo de cumprir a lei N°12.305 de 02 de agosto de 2010, que determina que estados e municípios tem até o final de 2014 para eliminar os lixões, e dar o tratamento adequado ao lixo de acordo com Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Os 23 municípios integrantes são: Assú, Baraúna, Tibau, Grossos, Areia Branca, Serra do Mel, Porto do Mangue, Carnaubais, Pendências, Macau, Guamaré, Alto do Rodrigues, Afonso Bezerra, Pedro Avelino, Pedra Preta, Lajes, Ipanguaçu, Itajá, Angicos, Fernando Pedroza, São Rafael, Santana do Matos, Paraú e Upanema.
 
Esta reunião contou também com a participação do engenheiro sanitarista Sérgio Pinheiro e representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) que ministraram palestra e fizeram a apresentação do estatuto aprovado. Na próxima reunião, em data a ser definida, serão recebidas e debatidas propostas sobre a forma de destino final do lixo, se aterro sanitário ou usina de beneficiamento.

Fonte: Jornal de Fato