sábado, 12 de março de 2022

RUMO A PRESIDÊNCIA >> Nova pesquisa mostra a preferência da população brasileira por Lula!

Nova pesquisa Ipespe para as eleições presidenciais de 2022 traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente da disputa, com 43% das intenções de voto, sendo seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, com 28%. Em seguida, aparecem os candidatos Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos), com 8% das menções cada e, portanto, numericamente empatados, conforme a CNN Brasil. O estudo foi encomendado pela XP Investimentos e divulgado nesta sexta-feira 11.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), figura com 3% das intenções de voto. Já Simone Tebet (MDB) registrou 1%, mesmo percentual de Eduardo Leite (PSDB) e André Janones (Avante). Felipe d’Avila (Novo) foi citado, mas não chegou a 1% das menções, enquanto Alessandro Vieira (Cidadania) foi testado, mas não mencionado por nenhum respondente.

Além disso, 7% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco/nulo, não escolheriam nenhum dos citados ou não votariam. Outros 2% não sabem ou não quiseram responder.

Esta edição da pesquisa Ipespe não trouxe o nome do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), que desistiu de sua pré-candidatura, conforme anunciado por ele próprio na última quarta-feira 9. O nome de Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, apareceu pela segunda vez, já que ele ainda conversa sobre a possibilidade de sair do PSDB e ser o novo pré-candidato do PSD.

SEGUNDO TURNO. A pesquisa Ipespe também fez simulações de cenários para o segundo turno. Lula sai vencedor em todos os casos em que é citado. Contra Bolsonaro, o petista teria 53% dos votos contra 33% do adversário, uma diferença de 20 pontos percentuais.

Em relação à simulação divulgada há 15 dias, Lula oscilou um ponto para baixo (tinha 54%) e Bolsonaro oscilou um ponto para cima (tinha 32%). Já num eventual segundo turno, Bolsonaro perderia para Ciro e empataria numericamente com Moro e tecnicamente com Doria e Leite, conforme a sondagem.

METODOLOGIA. Esta edição da pesquisa Ipespe foi realizada por telefone com mil entrevistados entre os dias 7 e 9 de março de 2022, com pessoas de 16 anos ou mais de todas as regiões do país.

A margem de erro máxima estipulada é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. Ou seja, se cem pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-03573/2022.

sexta-feira, 11 de março de 2022

CORRIDA PRESIDENCIAL >> Lula deverá anunciar candidatura em grande evento em São Paulo no dia 9 de abril

Fontes ouvidas pelo Brasil de Fato confirmaram nesta quinta (10) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende anunciar sua candidatura à Presidência em um grande evento em São Paulo (SP) no sábado, 9 de abril. 

Um dirigente do Partido dos Trabalhadores (PT) de São Paulo confirmou que o evento será em abril, mas preferiu não cravar o dia. Outra fonte confirmou que será dia 9 de abril, data próxima à da prisão de Lula, em 2018, para marcar o aniversário de quatro anos. A intenção é que seja um grande evento. Entre os possíveis locais, a praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, ou a Praça da Sé, marco zero de São Paulo e local histórico de manifestações, incluindo a das Diretas Já, de 1984. 

A praça Charles Miller foi o local onde, em dezembro de 1989, Lula encerrou sua campanha às eleições presidenciais, na qual ficou na segunda colocação. Naquele dia, ele recebeu o apoio de adversários políticos, como o tucano Bruno Covas e Miguel Arraes (PMDB).

O acordo teria sido firmado em reunião nesta quinta-feira (11), com a presença de Luiz Marinho, ex-presidente do PT. Os detalhes do evento devem ser definidos nos próximos dias por uma comissão do partido. 

Histórico 

O ex-mandatário foi preso no dia 7 de abril de 2018, após ter a prisão decretada, pelo então juiz Sergio Moro, responsável por julgar os casos da Lava Jato.

A ordem de detenção foi expedida após esgotamento dos recursos na segunda instância e, valendo-se do entendimento do STF - revertido posteriormente - que garantia a possibilidade de prisão de condenados em segunda instância.

Antes de se apresentar às autoridades de Curitiba, o ex-presidente fez um discurso emocionado à militância petista e de movimentos populares de esquerda que cercou o local onde estava, o sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista.

Lula prometeu resistir à injusta prisão e seguir lutando para provar sua inocência. 

"Não adianta tentarem evitar que eu ande por esse país, porque já existem milhões de Lulas, de Manuelas, de Boulos. Não adianta tentar acabar com as minhas ideias, elas já estão pairando no ar e não têm como prendê-las. Não adianta parar o meu sonho, porque quando isso acontecer, eu sonharei pela cabeça de vocês", discursou.

Fonte: https://www.brasildefato.com.br/2022/03/10/lula-vai-anunciar-candidatura-em-grande-evento-em-sp-no-aniversario-de-sua-prisao-9-de-abril

quinta-feira, 10 de março de 2022

DESTAQUE NACIONAL >> Pesquisa aponta Senador Jean como um dos parlamentares mais influentes do país

Um levantamento do Instituto FSB Pesquisa colocou o Senador Jean (PT-RN) como um dos 10 parlamentares mais influentes do país nas redes sociais. A atuação do Senador do Rio Grande do Norte na CPI da Covid, bem como na articulação, relatoria e autoria de projetos de destaque no Senado Federal colocaram em evidência o nome de Jean em todo o Brasil.

Jean está concluindo os relatórios dos projetos que tem por objetivo controlar a alta de preços dos combustíveis, e ainda propor ferramentar para reduzir os valores do diesel, da gasolina e do gás de cozinha.

“Debatemos exaustivamente o projeto com os principais envolvidos e também nos esforçamos para explicar a proposta à população, principal beneficiada, em dezenas de entrevistas na imprensa. Desta maneira, chegamos à melhor solução para resolver o problema da alta de combustíveis”, complementou o Líder da Minoria.

O parlamentar do Rio Grande do Norte também foi o responsável por relatar o novo Marco das Ferrovias. O projeto foi aprovado à unanimidade e sancionado pela Presidência da República após movimentos de articulação e construção da proposta pelo Senador Jean.

“Trabalhamos para sempre entregar o melhor para o Brasil e para o Rio Grande do Norte. O Marco das Ferrovias agora possibilitará a retomada do uso das linhas férreas hoje esquecidas no nosso país, algumas no nosso estado potiguar, inclusive”, afirmou o senador.

 Energia no mar
 
Ainda no que diz respeito à atuação de Jean no Senado Federal, ele é o autor do projeto de lei que vai regular toda a exploração de energia no mar. “Projeto essencial para o nosso país e para o Rio Grande do Norte, em específico. O PL abre a possibilidade da exploração de energia eólica offshore, no mar, ampliando a capacidade de produção do nosso estado, que já é líder na exploração desse tipo de energia em terra”, adiantou o Senador Jean.
 
“Nós atuamos na construção de um Brasil e de um Rio Grande do Norte melhores pra nossa gente, que é o mesmo projeto que o Partido dos Trabalhadores tem para o nosso país e o nosso estado. Estou ao lado de Lula, do PT, da governadora Fátima Bezerra nesse plano que entregará uma vida melhor ao povo brasileiro e potiguar”, finalizou Jean.

POLÍTICA ESTADUAL >> A verdade sobre o Governo Fátima Bezerra!

quarta-feira, 9 de março de 2022

TRANSPOSIÇÃO DO VELHO CHICO NO RN >> De que forma a Região Central do estado pode vir a ser ainda mais beneficiada com isso

DO BLOG: Publico abaixo um artigo escrito pelo amigo Jan Pierre, biólogo e membro do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Ceará -Mirim que levanta alguns questionamentos de como a nossa região poderá vir a ser mais beneficiada com a transposição do Rio São Francisco.

Bacia Hidrográfica do Rio Ceará-Mirim. Fonte: CBH Rio Ceará-Mirim

BARRAGEM DO ALÍVIO - Não é mais inteligente erguermos paredes em tempos de incerteza hídrica. Já temos a transposição do Rio São Francisco, basta sabermos usá-la.

Por Jan Pierre Martins de Araújo - Biólogo e membro do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Ceará-Mirim.

Primeiramente, quero deixar claro que minha fala não é contra a construção da Barragem do Alívio, sonho que atravessa gerações no Sertão Central Cabugi. Esse artigo, na verdade, é um chamamento à racionalidade quanto a viabilidade do método de barramento numa bacia hidrográfica tão castigada e com anos de invernos tão incertos, como é o caso do Rio Ceará-Mirim. Para contextualizar, Alívio é o nome de uma região entre os municípios de Lajes e Pedra Preta no Rio Grande do Norte, e é em Lajes que nasce o Rio Ceará-Mirim que integra mais 13 municípios (Pedro Avelino, Angicos, Fernando Pedrosa, Pedra Petra, Jardim de Angicos, Riachuelo, Caiçara do Rio dos Ventos, João Câmara, Bento Fernandes, Poço Branco, Taipu, Ceara-Mirim e Extremoz) até sua foz no Atlântico leste.

Em junho de 2021 o Ministério do Desenvolvimento Regional destinou 1,3 milhão para contratação de empresa especializada em projetos executivos e estudos ambientais. É estimado que quase 27 mil famílias sejam beneficiadas diretamente, mas esse número na verdade é bem maior se pensarmos na integração dessa Barragem com a de Poço Branco que fica a jusante e é ela responsável por tornar o baixo Ceará-Mirim perene.

Perenização, essa é a palavra chave que chamo à coletividade para pensar. Basta dirigirmos nosso olhar para oeste e observarmos a oportunidade que temos com o Piranhas-Açu, hoje integrado com o São Francisco. Em vez de barrarmos o Rio e ficarmos esperando a bondade divina descer em forma de chuva, acho mais inteligente lutarmos pela integração do Rio Ceará-Mirim com à Armando Ribeiro. Falo de um canal que traga as águas do Piranhas, a partir da “Barragem de Açu” para o Açude Caraúbas em Lajes, perenizando o Rio desde sua nascente até a foz. Me atento a falar do Ceará-Mirim porque é a nossa realidade local, mas porque não defender também a integração com a bacia do Potengi? Por isto escrevo, mais como uma tentativa de despertar o povo do Sertão Central quanto à necessidade de lutarmos por esse projeto. Essas águas trariam a emancipação econômica e hídrica desses municípios, livrando o agricultor da dependência das chuvas que hoje estão cada vez mais escassas. E aí sim, após o Rio perenizado, seria o caso de construir um novo reservatório como hoje defendido na região de Alívio.  

terça-feira, 8 de março de 2022

NOTA DE FALECIMENTO >> Lajense Antônio Felipe de Paula Júnior, mais conhecido por Trombinha faleceu em Caicó

É com tristeza que comunicamos o falecimento do amigo lajense, Antônio Felipe de Paula Júnior, popularmente conhecido por "Trombinha". 

Seu falecimento ocorreu em Caicó, onde ele morava e lecionava na UFRN.a causa da morte foi resultado de uma parada cardíaca. 

O sepultamento acontecerá logo mais aqui em Lajes, às 16 h. 

A família informa ainda que, em virtude do tempo em que o mesmo faleceu, não haverá condições de realizar-se o velório, o corpo virá de Natal e passará direto para o cemitério local. 

8 DE MARÇO >> Importantes considerações sobre essa data e sua representatividade!

Por Samanda Alves

Em 2022, 50 anos após a morte da mossoroense Celina Guimarães – a primeira mulher a ter direito a voto no Brasil -, ou 45 anos da Lei que estabeleceu o Direito ao Divórcio no Brasil – em plena ditadura militar -, não deveríamos ainda estar falando de violências e feminicídios como os ocorridos a Manuela Josina, na Zona Norte de Natal, ou a Ingrid Caroline Soares dos Santos, no distrito rural de Campo Grande.

Este texto não era para isso. Mas é difícil escrever sobre a importância da mulher na sociedade sem desviar o assunto para o contexto tenebroso de que ainda lutamos pela vida e pela liberdade de existir como bem somos. A violência que sofremos resulta justamente na nossa invisibilidade.

Ainda somos o país em que 72% das denúncias de mulheres vítimas de agressão são referentes à esfera doméstica e/ou provenientes de membros da própria família. É uma questão que precisa urgentemente ganhar contornos de sublevação.

A matéria “Vidas femininas importam: a luta das mulheres na pandemia”, publicada no Nexo Jornal, mostra mais um dado absurdo. A violência doméstica e o estupro são a sexta causa de morte entre mulheres de 15 a 44 anos. São nossas mães e filhas que são violentadas dentro de nossas próprias casas!

Outro ponto importante a ser refletido é o que a socióloga potiguar e líder feminista Analba Texeira constatou ao analisar o Atlas da Violência de 2021. De 2009 a 2019 foram mais de 50 mil mulheres brasileiras assassinadas, sendo que 67% das vítimas eram negras. O que evidencia que aquele verso imortalizado por Elza Soares persiste estapeando a cara da sociedade: “A carne mais barata do mercado é (ainda) a carne negra”.

Mas muito temos também a reconhecer. Em pleno 2022, o Rio Grande do Norte – sempre pioneiro nas lutas e conquistas femininas -, é o único estado governado por uma mulher, a professora Fátima Bezerra. Porém, dentre as oito vagas a que o estado tem direito na Câmara Federal, temos apenas uma única Deputada, a advogada Natália Bonavides, que tem dignificado a representação feminina para as mulheres no parlamento federal.

O protagonismo de mulheres potiguares como Nísia Floresta, Celina Guimarães, Alzira Soriano, Vilma de Farias e Fátima Bezerra precisa ser celebrado e reconhecido. Principalmente a história desta última, lapidada na luta de professoras e professores, trabalhadoras e trabalhadores, de origem popular. Ela é agredida diariamente por preconceitos a sua origem, a sua classe, a sua raça e a questões pessoais que não deveriam ser motivo de ataques.

É hora das mulheres ocuparem os espaços, a liderança, o protagonismo, direcionarem os valores e reconfigurarem os termos da ação na esfera pública. É um conhecimento que só nós temos, e só nós mulheres podemos ofertar. Este texto é sobre isso, sobre a importância do que as mulheres trazem de história e ancestralidade, de representação e de valores.

Na política tradicional brasileira, as mulheres sempre foram alijadas e desmotivadas a participar da esfera pública. Na esquerda não foi muito diferente. O discurso da esquerda tradicional sempre colocou que as questões de representatividade, identidade, seriam “perfumarias”. E assim se firmou as questões do espaço público como sendo da esfera masculina, sobre o que representa o homem, fálico, viril, agressivo, dos conflitos. A história da luta dos homens forneceu, a eles, esta identidade. Mas agora precisamos desfazer essa concepção.

O tempo da selvageria, da truculência, do uso da força, da guerra, é coisa do passado. O que vem por aí é o tempo da política, a política como diálogo, como construção na diversidade de visões, na soma, na disposição e operacionalização das demandas sociais legítimas. E isso é uma cosmovisão da mulher. E nós, mulheres, reivindicaremos esta capacidade que tem faltado aos homens na História.

O tempo nos impôs o duro papel do silenciamento no espaço público, mas também nos forjou com os melhores valores para ocupar e direcionar o novo momento da sociedade. Onde o diálogo, o acolhimento, o gerenciamento das múltiplas demandas e atividades, somente com a paciência revolucionária daquelas talhadas na história, conseguirá a partir de agora trazer luz à esfera pública.

Nós, mulheres, somos o agente das mudanças que o mundo necessita. Nossa capacidade de escuta, nossa capacidade de empatia, nossa capacidade de ação é o que nos distingue para o novo tempo. Nossa devoção às causas mais sublimes nos credencia. É ato de fé no propósito de construir um mundo melhor para todas as mulheres e homens justos. É a convicção que isso só se fará próxima e entrelaçada aos valores das mulheres.

A democracia é um valor e instrumento que tem servido aos historicamente alijados do processo. Devemos defendê-la. A representatividade tem sido importante ferramenta para levar uma história que veio antes de nós e ainda violenta no espaço público, mas também na esfera privada.

A esquerda rejuvenescida e a democracia como valor universal é feminina.

Repito, mais do que nunca, a hora é das mulheres!

Meu nome é Samanda, mulher, amiga, interiorana, estradeira, e, desde sempre, disposta a ir à luta por mais mulheres na política. Construo o sonho e já vejo o arco-íris que virá. Contem comigo.

segunda-feira, 7 de março de 2022

RESPEITO ÀS MULHERES >> Como os fascistas se reportam a figura feminina!

Com mais um 8 de março chegando, publico essa matéria por observar que ela justifica muito bem a necessidade de cada vez mais refletirmos sobre a situação feminina perante o comportamento machista, discriminatório e violento, com relação a figura da mulher como objeto de exploração sexual, pois a posição desse deputado do MLB não é algo isolado, pois é necessário que também relembremos aqui várias "falas" misóginas do próprio presidente Bolsonaro quando se refere as mulheres... Infelizmente tais absurdos devem servem para que reflitamos e nos posicionemos sobre essa posição ideológica atrasada, criminosa e destrutiva, que insiste em perdurar e que ao mesmo tempo reforça a necessidade de intensificarmos a luta para que venhamos a construir um mundo com valores baseados na LIBERDADE, RESPEITO E IGUAlDADE DE GÊNERO.

Segue abaixo uma das inúmeras opiniões contrárias que foram postadas nas redes sociais como forma de combater esse mal e seus representantes:  https://www.instagram.com/manueladavila/  👇

"Ao longo da história, a violência sexual é uma das armas de guerra mais recorrentes para desmoralizar uma sociedade. Ela não tem religião, nem raça. Ela destrói. Demonstra o poder sobre o destino não apenas das vidas, mas também dos corpos e almas." Quando o deputado do MBL diz em áudio que as mulheres ucranianas são "fáceis, por serem pobres", ele reforça essa violência que não surge com a guerra, mas nela se aprofunda. E não existem justificativas. Não pode ele dizer que acabou largando essa sem querer porque acabou "relaxando". Essa fala expõe a misoginia e a desumanidade que sempre sustentaram essa turma!

ATENÇÃO >> Saiba como evitar erros na declaração do Imposto de Renda

Seja por falta de atenção, por erro ou por falta de documentos, uma das obrigações mais tradicionais do brasileiro pode acabar em dor de cabeça. Em vez de receber restituição, o contribuinte pode ser obrigado a refazer a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física e a prestar contas adicionais ao Fisco. Nos piores casos, a Receita Federal pode cobrar uma multa de até 75% do imposto devido.ebcebc

Com o prazo de entrega, que começa nesta segunda-feira (7) e vai até 29 de abril, a Declaração do Imposto de Renda exige cuidados. No ano passado, 869,3 mil contribuintes caíram na malha fina, de um universo de 36,8 milhões de declarações enviadas. O principal motivo foi a omissão de rendimentos, com 41,4% das ocorrências, seguido por falta de comprovação de dedução, responsáveis por 30,9% das declarações retidas em 2021.

Como prevenir contratempos? Segundo o advogado Edemir Marques de Oliveira, especializado em direito tributário, a antecipação na hora de juntar documentos e a transparência na prestação de informações são os principais cuidados que o contribuinte deve ter. “A primeira coisa é tentar ser o mais honesto possível com a Receita. E nessa transparência, o contribuinte deve juntar toda a documentação que puder em termos de deduções e dos rendimentos”, explica.

Entre os rendimentos mais propenso a dar problemas, diz o advogado, estão as receitas de aluguéis e os ganhos de capital na venda de imóveis. “O contribuinte deve ser organizado não apenas no momento de declarar o Imposto de Renda, mas durante todo o ano”, diz Oliveira.

Em relação às deduções, o advogado aconselha que o contribuinte exija nota fiscal e guarde todos os recibos dos gastos que podem ser deduzidos, como educação e saúde.

Dicas

Para Oliveira, a grande novidade de 2022 que pode resultar na diminuição de erros e de omissões é a declaração pré-preenchida da Receita. Nesse modelo, o contribuinte recebe um formulário com dados de declarações enviadas por empresas, instituições financeiras, imobiliárias e médicos, cabendo apenas conferir os dados. Todo o processo é feito no Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC).

Até agora disponível apenas para contribuintes com certificação digital (tipo de assinatura eletrônica vendida no mercado), a declaração pré-preenchida foi ampliada neste ano. A ferramenta poderá ser usada por quem tem conta tipo prata ou ouro no Portal Gov.br. O advogado, no entanto, recomenda atenção a quem opta por esse recurso.

“O declarante deve comparar as informações com os documentos antes de confirmar os dados. Caso encontre alguma divergência, deve ajustar as informações e guardar o documento ou o recibo para eventuais esclarecimentos ao Fisco”, orienta Oliveira.

Por fim, o advogado aconselha o contribuinte a acompanhar o processamento da declaração, informado por meio do e-CAC. Caso haja problemas, deve-se enviar, o mais rápido possível, uma declaração retificadora. “A Receita oferece a oportunidade para que o contribuinte faça a autorretificação e evite ser intimado”, justifica.

Confira as principais orientações para evitar erros e omissões e cair na malha fina.

Organizar documentos ao longo do ano ou pelo menos algumas semanas antes de enviar a declaração

Ser transparente com a Receita Federal e informar todos os rendimentos recebidos no ano anterior, assim como comprovar todos os gastos que geram dedução

Revisar a declaração antes do envio para evitar erros de preenchimento

Identificar operações que não ocorrem com frequência, para evitar omissão de dados. Entre essas operações, estão compra e venda de bens acima de R$ 5 mil, que podem gerar ganhos de capital

Evitar a inclusão de dependentes em duas declarações

Incluir os rendimentos próprios dos dependentes, como filho que recebe pensão de ex-cônjuge

Evitar inclusão de despesas médicas indedutíveis ou sem comprovação

Acompanhar o processamento da declaração após a entrega e retificar dados inconsistentes ou omitidos o mais rápido possível

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/saiba-como-evitar-erros-na-declaracao-do-imposto-de-renda/

domingo, 6 de março de 2022

AGENDA ANTIAMBIENTAL >> Convocada por Caetano, mobilização nacional contra retrocessos ambientais ganha apoio do MST

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) reforçou a convocação do Ato pela Terra, mobilização contra a agenda de retrocessos ambientais que pode ser colocada em prática ainda neste ano. A manifestação, que tem adesão de artistas, organizações e movimentos, será em 9 de março, às 15h, em frente ao Congresso Nacional, em Brasília. 

Entre as propostas que motivaram a convocatória, estão medidas que prejudicam o licenciamento ambiental, facilitam a grilagem de terras, autorizam mineração em terras indígenas, flexibilizam regras de aprovação de agrotóxicos e instituem o "marco temporal" sobre terras indígenas, tese jurídica que permite contestar a demarcação de áreas ocupadas por povos originários. 

:: Caetano engrossa convocação de ato contra retrocessos ambientais: "Hora de botar a cara na rua" ::

Protagonista da luta pela reforma agrária no país e defensor da soberania popular no campo, o MST afirma que o protesto deve ser direcionado, principalmente, aos parlamentares e ao governo federal, que promovem o desmonte das políticas públicas de forma agressiva contra o meio ambiente e as populações nos territórios.

"Estamos sendo governados por um bando que tem como base o agronegócio, o latifúndio, os garimpeiros, as milícias e as elites, que dão sustentação a esse governo em manutenção e aumentos dos seus lucros, independentemente da crise social do desemprego e dos crimes cometido pelo governo na pandemia", afirmou Alexandre Conceição, da direção nacional do MST.

Caetano Veloso engrossa convocação 

O cantor e compositor Caetano Veloso é um dos membros da classe artística que faz a convocação. "Eu acho que está na hora de a gente se manifestar na rua, botar a cara na rua. Então eu vou estar em Brasília, na frente do Congresso, às 15h, no dia 9 de março. E colegas meus também estarão lá, para o meu orgulho e minha honra", declarou ao Brasil de Fato

Para o MST, uma das reivindicações mais importantes é o fim das ameaças de despejos em territórios ocupados por famílias sem terra. Segundo o Movimento, cerca de 200 áreas estão sob risco de ter as famílias expulsas.

:: Armas, marco temporal e agrotóxicos: leia as prioridades legislativas de Bolsonaro para 2022 ::

Outros pontos relevantes são a aprovação pela Câmara do Pacote do Veneno, que facilita o uso de agrotóxicos; o aumento de casos de ataques aéreos com agrotóxicos contra pequenos produtores; e o direito à alimentação em meio ao crescimento da fome no país. 

"Os chamados para o ato estão na linha das lutas que o MST e a sociedade precisam travar para proteger a vida, os direitos humanos e o meio ambiente. Ainda mais agora com as falas de Bolsonaro de que é preciso atacar as terras indígenas para resolver problemas dos fertilizantes que deveriam vir da Rússia", acrescenta o dirigente do movimento.

Legalização de crimes ambientais 

Além de Veloso, outro artistas que encabeçam o protesto são Maria Gadú, Seu Jorge, Nando Reis, Bela Gil, Cristiane Torloni, Letícia Sabatella, Bruno Gagliasso e Lázaro Ramos. Entre os movimentos e as organizações estão a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Greenpeace Brasil, Observatório do Clima, ClimaInfo e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

“Se esse pacote de leis for aprovado, crimes ambientais serão legalizados e o Brasil se tornará um dos maiores párias climáticos do mundo. Além disso, qualquer tentativa de controlar o desmatamento num novo governo estará fadada ao fracasso”, afirma o manifesto assinado por artistas e organizações.

Fonte: https://www.brasildefato.com.br/2022/03/04/convocada-por-caetano-mobilizacao-nacional-contra-retrocessos-ambientais-ganha-apoio-do-mst