sábado, 19 de novembro de 2011

Mandato em Ação

Dentre as várias ações realizadas por nosso Mandato, temos também buscado qualificar ainda mais o debate naquele Casa  Legislativa, acerca de temas de interesse cultural, social e econômico. Mediante isso, ainda no primeiro semestre desse ano, apresentei um requerimento que foi aprovado por unanimidade, para que a Câmara Municipal realizasse uma Audiência Pública para se discutir de forma mais aprofundada a chegada da energia eólica em nosso município, em virtude dessa questão envolver vários segmentos. Na semana passada recebi um e mail de um proprietário buscando mais informações sobre como está a questão da energia eólica na região, a quem prontamente, tratei de informá-lo sobre a nossa atuação nesse sentido. 

Segue abaixo o referido e mail:

Edmilson Nóbrega de Souza edynobrega2009@hotmail.com para mim
mostrar detalhes 12 nov  7 dias atrás)
Meu caro, Canindé
 

Temos propriedade no município de Lajes do Cabugi, por nome Sítio Bôa Vista, na serra do Feiticeiro. Fala-se, na implementação da Energia Eólica, naquela região. Participamos de uma reunião, para tratarmos desse assunto. De, lá prá cá, não tivemos mais notícias. Aqui, em Parnamirim, onde moro, acompanho as notícias de Lajes do Cabugi, pelos blogs. Ficaria, muitíssimo satisfeito, se o amigo, aí de Lajes do Cabugi, enviasse informações a respeito de Energia Eólica. Estou sempre antenado no seu Blog.
Qualquer dia, deste, estaremos comendo um bode, tomando uma cervejinha, aí no mercado de Lajes.Como  Estatístico,  fico também, fazendo as minhas projeções sobre política.  

Abraços, Edmilson.


Ontem, 18 de novembro após enviar resposta, recebi outro e mail do Sr. Edmilsom  agradecendo o empenho do nosso mandato em buscar agilizar essa questão:


Edmilson Nóbrega de Souza edynobrega2009@hotmail.com para mim
mostrar detalhes 11:54 (22 horas atrás)



Meu caro, Canindé...


Agradeço, pelo seu email, parabenizando-o pela iniciada em promover o Debato Público sobre Energia Eólica, na sua cidade.
Fará com que a comunidade tome conhecimento da grandeza desse empreendimento para a região e sua população. Estarei, por aqui, antenado, nos acontecimentos. Quando, for ocorrer o Debate Público, avise-me, estarei presente. Parabéns, pela brilhante ideia desse evento.


Abraços, Edmilson

Educação: Concurso para professor do Estado será realizado neste domingo

Votos de Boa Sorte, a todos os nossos amigos(as) que irão fazer este concurso.

O início da prova está marcado para as 9h, horário local, e o candidato deve estar munido de documento oficial de identificação com foto.

Foto: Márlio Forte / Seec
A aplicação das provas objetivas e de Redação, do concurso público para provimento de vagas no quadro efetivo de pessoal da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) no cargo de professor e especialista em suporte pedagógico, está marcada para este domingo (20). 


De acordo com o cronograma de eventos básicos, anexo ao edital, a divulgação dos resultados das provas objetivas e da nota da Redação está prevista para o dia 20 de dezembro. 


A convocação para a Avaliação de Títulos está marcada para o dia 10/01/2012, a entrega de Títulos para os dias seguintes (11 e 12/01/2012) e os Resultados Finais, após todas as avaliações, para o dia 28/02/2012.


O concurso visa preencher as vagas atualmente existentes e das que vierem a surgir ou forem criadas durante o prazo de validade do Concurso Público. Os cargos são para Professor (a) nos componentes curriculares de: Arte, Biologia e Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia, Pedagogia para os anos iniciais do Ensino Fundamental e no cargo de Especialista – Suporte Pedagógico.

Acidentes: Jovens são metade das vítimas fatais no trânsito

De todas as mortes ocorridas nas estradas do Brasil, em 2009, 45,6 por cento correspondem a pessoas entre 20 e 39 anos
Diário de Natal - por Roberto Lucena - repórter

Amanhã é o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito. A data, estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é momento de autoridades e sociedade em geral refletir sobre os números de mortos nas estradas de todo o mundo. No Brasil, os índices são preocupantes, especialmente quando observamos a população jovem. Ontem, o Ministério da Saúde (MS) divulgou o levantamento feito em 2009 e constatou que os jovens estão morrendo mais no trânsito. De todas as mortes ocorridas naquele ano, 45,6% correspondem a pessoas entre 20 e 39 anos. No Rio Grande do Norte, os números não são muito diferentes. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), 26,76% dos acidentes nas BRs do Estado, entre janeiro e julho desse ano, envolvem jovens com idade de 18 a 25 anos. No Hospital Walfredo Gurgel (HWG), somente em junho desse ano, quase metade das vítimas de acidentes com politraumatismo eram jovens com idade entre 14 e 29 anos.


Segundo o MS, o percentual de mortes se eleva quando somados àqueles que têm entre 15 e 19. O número de mortes sobe para 53,4%. Os números fazem parte da publicação Saúde Brasil 2010, produzida pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde. De acordo com o diretor de Análise de Situação da Saúde do Ministério da Saúde e coordenador do Saúde Brasil, Otaliba Libânio, em 2009, as agressões foram responsáveis por 36,8% das mortes por causas externas entre os brasileiros, sendo a primeira causa entre pessoas com 15 a 39 anos. "Os acidentes de transporte terrestre respondem por 26,5% dos óbitos do grupo. As mortes desse tipo representam a primeira causa de óbitos na população de dez a 14 anos e de 40 a 59 anos, e ocupa a segunda posição de mortes por causas externas nas demais faixas etárias", afirma.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Está chegando o fim de semana, aproveite as dicas de nossa Agenda Cultural

LEAL PROMOÇÕES APRESENTA:

Neste sábado dia 19 de novembro, na União Caixeiral de Lajes, a partir das 22:00 horas, só sucesso!!!



E para quem está em Natal também temos algumas dicas de lazer. É só conferir:

Uma boa oportunidade para que o nosso querido leitor siga a dica dada anteriormente é a “Caminhada Histórica do Natal” que chega a sua 5ª edição. Além de fazer atividade física, com um percurso que segue da Cidade Alta até a Ribeira, você pode “realmente” conhecer um pouco mais sobre a história da capital potiguar. Os participantes do evento vão receber a Revista Histórica, ela conta com explicações dos 25 monumentos visitados. E encerrará com shows dos artistas potiguares Romildo Soares e Sâmya Rafaela.
O quê? Caminhada Histórica do Natal
Onde? Partindo da Praça André de Albuquerque
Quando? Dia 19 de novembro às 15h
Quanto? 2kg de alimento trocados pela camisa na sede da Viva Promoções no Shopping Cidade Jardim ou no Extra do Midway Mall. Alimentos doados a duas instituições.

  •  FliPipa
O FliPipa — Festival Literário da Pipa — tem a peculiaridade de unir as duas pontas da prática literária: o pensamento crítico/acadêmico e a formação através de um programa educativo. Trazendo assim, uma mescla de atividades culturais voltadas ao exercício da Literatura. Do despertar da escrita ao debate de ideias, tendo como referência a obra e o pensamento de vários autores brasileiros e de língua portuguesa. Reunindo nomes de grande relevância na literatura brasileira contemporânea.
O quê? Festival Literário da Pipa
Onde? Alto de uma falésia, na entrada da rua principal do município de Tibau do Sul.
Quando? Dias 17, 18, 19 de novembro
Quanto? Inscrições encerradas.
Programação Completa:  www.flipipa.org/p/programacao_29.html
Fonte: Sítio do FliPipa ( www.flipipa.org )

Educação: UFRN e UFERSA no grupo das melhores

O Ministério da Educação divulgou na tarde de ontem a relação do Índice Geral de Cursos (IGC) que avalia com conceito de 1 a 5 as instituições de ensino superior do país. Das 2.176 universidades e faculdades avaliadas, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido obtiveram IGC 4, e estão entre as 158 melhores do país. Das 683 instituições com conceito 1 e 2, considerado insatisfatório pelo MEC, oito são do RN.
"Observamos que a UFRN melhorou de uma maneira geral dentro da avaliação do IGC de 2010 para esse ano, que foi divulgado ontem. O nosso IGC permaneceu 4,  mas foi observado que no contínuo passamos de 341 para 349 pontos", destacou o Pró-reitor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Adelardo Medeiros. O IGC engloba notas de 0 a 500, e os 349 pontos da UFRN remetem a nota 4 no IGC, segundo explicações de Adelardo Medeiros.
De acordo com a assessoria de comunicação do Ministério da Educação, o Índice Geral de Cursos (IGC) é uma das medidas usadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) para avaliar as instituições de educação superior, públicas e privadas. O IGC é um indicador expresso em conceitos, com pontuação variável de um a cinco pontos. Uma instituição que obtenha de três a cinco pontos atende de forma satisfatória; abaixo de dois a atuação é insatisfatória. O IGC de uma instituição é resultado da média ponderada do Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de avaliação de cursos de graduação, e obedece a um ciclo de três anos, em combinação com o resultado do Enade, que mede o desempenho dos estudantes.
Segundo o Pró-reitor adjunto da UFRN todos os cursos da área da saúde que foram avaliados obtiveram notas excelentes no provão do Enade.   "Dos 13 cursos avaliados, cinco tiveram nota 5 no  provão. Foram eles Biomedicina, Farmácia, Medicina, Odontologia e Enfermagem do Campus Natal. Além disso,  o curso de Biomedicina obteve nota 5 no Enade e 5 no Conceito Preliminar de Cursos (CPC)", observou o professor Adelardo Medeiros. Para  conquistar nota 5 no CPC o curso de Biomedicina foi bem avaliado em quesitos como instalações e infraestrutura, projeto pedagógico e o corpo docente.
Segundo o pró-reitor adjunto da UFRN fazer com que a instituição faça parte do grupo das melhores instituições do país requer muita dedicação dos administradores. Segundo ele toda a educação do Rio Grande do Norte depende de uma certa forma da UFRN. "Sempre que se inicia um ano letivo, buscamos identificar as áreas que precisarão de um ajuste ou melhoria para que a universidade mantenha o padrão de qualidade ou possa ultrapassá-lo", explicou.
Segundo ele, a UFRN é responsável pela educação de todo o Estado, já que de lá saem os Mestres e Doutores que ensinarão nas demais instituições do RN, por esse motivo a meta é chegar ao IGC 5 nos próximos anos. As universidades do país que tiveram nota máxima no IGC apresentado pelo MEC são dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Santa Catarina, entre elas estão a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual de Campinas, ambas com IGC 5. As Universidades Federais do Ceará (UFCE) e de Pernambuco (UFPE) também foram avaliadas com IGC 4.
AVALIAÇÃO

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Estados não cumprem lei do piso nacional para professor





Aprovada há mais de três anos, a lei nacional do piso do magistério não é cumprida em pelo menos 17 das 27 unidades da Federação.
A legislação prevê salário mínimo de R$ 1.187 a professores da educação básica pública, em jornada semanal de 40 horas, excluindo as gratificações, e assegura que os docentes passem ao menos 33% desse tempo fora das aulas.
A ideia é que os professores tenham melhores condições de trabalho com aumento salarial e período remunerado para atender aos alunos, preparar as aulas e estudar.
O levantamento da Folha com as secretarias estaduais de Educação mostra que a jornada extraclasse é o ponto mais desrespeitado da lei: 15 Estados a descumprem, incluindo São Paulo, onde 17% da carga é fora da classe.
Desse grupo, quatro (MG, RS, PA e BA) também não pagam o mínimo salarial, ou seja, estão totalmente fora da legislação nacional. Outros dois desrespeitam só o salário.
Para aumentar o período dos docentes fora da sala de aula é preciso contratar mais profissionais ou elevar a carga dos que já estão na rede -ambas opções são custosas.
A lei pode ajudar professores como Diliana Márcia de Barros Lisboa, 43, que leciona história e geografia a adolescentes em duas escolas estaduais de Minas Gerais. Seu salário base é R$ 712.

Pipa // Feira literária tem início nesta quinta

O requinte linguístico e a literatura presente na obra do sertanista Oswaldo Lamartine abre hoje a programação do 3º Festival Literário da Pipa, que tem como grande estrela da noite a poesia linguística do cantor e compositor Arnaldo Antunes. Também será discutida a nova literatura portuguesa sob o olhar do romancismo histórico. O Flipipa tem início às 17h, com lançamento da BiblioSesc (Biblioteca itinerante do Sesc) e a chegada dos Cavaleiros da Cultura.

Em seguida começam os debates literários tendo a participação de escritores de expressão regional e internacional, como Miguel Sousa Tavares, Arnaldo Antunes, Jarbas Martins, Humberto Hermenegildo, Paulo Bezerra, Woden Madruga, Paulo de Tarso Correia de Melo. O evento acontece numa falésia localizada na av. Baía dos Golfinhos. A entrada é franca. A curadoria é de Dácio Galvão, com produção executiva de Candinha Bezerra. 
 
Fonte: Diário de Natal

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

IFRN Cidade Alta // Cursos grátis para a comunidade

O unidade do IFRN na Cidade Alta está oferecendo diversas vagas para os cursos gratuitos de Violão Popular, Reaproveitamento de Alimentos e Construção de Instrumentos Musicais. Para se inscrever, o interessado deve apresentar as cópias do RG, CPF e comprovante de residência e uma foto 3 x 4, na sala de Extensão do campus Cidade Alta. Os cursos de extensão são gratuitos e abertos à comunidade.

Fonte: Jornal Diário de Natal

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Sob título de 'Dilma Dinamite', presidente é capa da 'Newsweek'

Fonte: Blog do Saraiva

“A presidente Dilma Rousseff é capa da edição desta semana da revista "Newsweek", com o título "Dilma Dinamite - Onde as Mulheres Estão Vencendo", informa a coluna de Mônica Bergamo, publicada na Folha desta segunda-feira (a íntegra da coluna está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
A editora-chefe da publicação, Tina Brown, falou à coluna sobre a brasileira. 
"Depois de nove meses, ela imprimiu seu estilo sem exageros em um espaço que pertencia a Lula, seu antecessor enormemente popular. Dilma, não Lula, é hoje o político alfa do Brasil", disse Tina à coluna.


Para a editora, a presidente brasileira tem um dos empregos mais difíceis do mundo e uma das mais fortes histórias de vida. 

FORBES
 
A presidente Dilma Rousseff é a terceira mulher mais poderosa do mundo, segundo ranking da
revista "Forbes" divulgado nesta quarta-feira. No topo da lista está a chanceler alemã, Angela Merkel. 

Além de Dilma, há mais uma brasileira no ranking: a modelo Gisele Bündchen, que ficou com a 60ª posição. 

Segundo a revista, Dilma fez história como a primeira mulher a liderar a maior potência econômica da América Latina, enquanto Merkel foi citada como a única mulher chefe de uma economia global real da Europa. Hillary foi elogiada por ter lidado com as revoluções no Oriente Médio e revelações do WikiLeaks em seu segundo ano no cargo.”

Denuncismo Midiático

Do site Carta Potiguar

Estou inaugurando a minha primeira postagem como colunista associado da Carta Potiguar, depois de já ter publicado três textos anteriores sobre variados assuntos. Agradeço muito por este espaço e espero trazer muitas reflexões e contribuições para tod@s.

Para estrear meu espaço aqui, trago uma questão: uma pequena reflexão sobre a explosão de denuncias de corrupção dentro do governo que ocorre a algum tempo. O “denuncismo” midiático da corrupção sempre existiu, mas aumentou largamente no governo Lula, muito pelo fato da grande mídia brasileira se colocar como oposição a esse governo (especialmente com a fraqueza de oposição dos partidos que deveriam fazer esse papel).

Para quem não sabe, a mídia não é e tampouco foi imparcial, porém não é essa a discussão. A Mídia age como oposição, movida por interesses pessoais. Por um lado, isso é bom, pois aumenta a investigação em cima dos nossos representantes. Por outro lado é ruim, pois escolhe o que veiculará e desta maneira, aumenta muito o seu discurso contra aqueles que não lhe agradam. Na época de FHC, as acusações de corrupção eram menores… Isso se deve ao fato de não haver corrupção, ou de não interessar a mídia denunciá-la a população? Pense sobre isso… E lembre-se de Geraldo Brindeiro, que ganhou o carinhoso apelido de “Engavetador Geral da República” quando estava no cargo de Procurador Geral da República no governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, pois engavetou nada mais que 242 denúncias, arquivando outras 217. Somente 60 denúncias foram aceitas.

Achar que não existe nem que nunca existiu corrupção dentro do Estado é ingenuidade das mais pueris, e pautar o discurso apenas em cima disso é um vazio político enorme, mas tratarei disso em outra oportunidade, pois acredito que o “honestismo” não pode pautar nossa discussão política, a política em si é mais importante (acredite em mim, mesmo se a corrupção fosse zero, nem todos os nossos problemas seriam sanados). O que quero tratar agora é a onda de denúncia atrás de denúncia sobre os ministros do Governo de Dilma Roussef.

É engraçado como cada denúncia aparece quando a  anterior saiu de pauta. E quando o ministro é retirado ou pede afastamento, a denúncia parece sumir dos meios midiáticos, deixando de ser tema central como o era, para poder surgir uma nova denuncia. Afinal, a quantas anda a investigação em cima de Orlando Silva? E Wagner Rossi? Alguém sabe me dizer sobre o Pedro Novais? E Alfredo Nascimento, por onde anda?

Carteira de estudante será gratuita em 2012

 
A prefeita Micarla de Sousa assinou, na tarde de ontem, o decreto da Lei de número 9.310/11 que estabelece a gratuidade da identidade estudantil eletrônica na rede pública e privada de ensino da capital. De acordo com a Prefeitura, a medida vai beneficiar 328 mil estudantes natalenses secundaristas e universitários e passa a valer a partir do próximo ano.

O benefício é o mesmo que foi implantando esse ano para os estudantes da rede pública. Com a nova lei, estudantes da rede privada passam a ter direito de fixar um selo nos cartões utilizados para comprar a passagem - o cartão do NatalCard. "Não haverá custos para o estudante. Ele pega o cartão NatalCard e fixa o selo e pode usar em qualquer local", disse Augusto Maranhão, diretor de Comunicação do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Natal (Seturn).

De acordo com o secretário municipal de Comunicação, Jean Valério, a nova norma não onera o Município. "Não haverá custos para a Prefeitura", disse.

A assinatura do decreto foi feita durante solenidade realizada no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). Micarla de Sousa disse que estava vivendo um momento histórico. "Hoje é um dia que não vou esquecer jamais. A cidade está dizendo, sim, aos estudantes e aos jovens das escolas públicas e privadas. Muitos não tinham condições de pagar a carteira de estudante. A Prefeitura está fazendo justiça a vocês ao estabelecer a gratuidade da carteira", afirmou.

Representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES), entre outras instituições, estiveram no local.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

domingo, 13 de novembro de 2011

Existe literatura potiguar?

Com inserção tímida nas escolas e livrarias da cidade, livros de autores locais têm prestígio restrito a eventos da área

Sérgio Vilar // Diário de Natal

À primeira vista, a pergunta parece simples. Publicações semanais de autores potiguares, três eventos literários realizados nas últimas semanas e às portas de um festival em Pipa responsável pelo período de maior ocupação na praia... Os fatos denotam produção e consumo pungentes. Mas a realidade é quase oposta, e indiscutivelmente difícil: pouco incentivo e consumo de livros de autores locais, pouco espaço reservado a esses escritores e seus produtos nas livrarias, e nenhum edital para a área literária. E entre esses opostos está a pergunta: existe mesmo literatura potiguar?

Como se vê, a resposta é complicada. E recai ainda em outros fatores. Quem consome os livros potiguares? Será que o seleto nicho de intelectuais e pseudo-intelectuais são representativos do abrangente conceito de consumidores? Câmara Cascudo é considerado o maior escritor potiguar. Será que ele ou sua obra é conhecido na comunidade escolar? E se não há leitores e literatos conhecidos, há literatura local? Quantos são e quem são os críticos literários? Sem crítica literária consistente, há literatura consistente? A literatura potiguar possui identidade? Possui ou precisa de alcance nacional para existir?

Pesquisa revela que jovens estão trocando consumo de bebidas alcoólicas pelo crack

crackA facilidade de acesso e o baixo custo do crack estão fazendo com que a droga se alastre pelo país assustadoramente. Pesquisa divulgada semana passada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o crack está substituindo o álcool nos municípios de pequeno porte e áreas rurais. Nos grandes centros, uma pedra de crack custa menos de R$ 5,00.
Pesquisa foi realizada em mais de quatro mil municípios brasileiros, onde 89,4% das pessoas entrevistadas indicaram que enfrentam problemas com a circulação de drogas em seu território e 93,9% com o consumo.

A pesquisa vai mais além e revela que o uso de crack é comum em 90,7% dos municípios, tendo o entorpecente se alastrado por todas as camadas da sociedade. A princípio o crack era consumido apenas por pessoas de baixa renda e ultimamente atingiu todas as classes sociais, a ponto dos jovens trocarem o uso de bebida alcoólica pelo consumo da droga.
Em Mossoró e cidades da região Oeste, a polícia tem identificado inúmeras ocorrências criminosas, ocasionadas pelo consumo do crack. Em recente entrevista ao O Mossoroense, o psicólogo João Valério explicou que a proliferação do crack vem acontecendo de maneira preocupante devido à facilidade que os jovens e adolescentes têm de adquirir o entorpecente, além do preço acessível da pedra.