terça-feira, 13 de julho de 2010

Não a privatização dos serviços de saneamento ambiental!

O Mandato do Deputado Fernando Mineiro, o SINDÁGUA, o Movimento Sindical e o Movimento Popular, convida-os a se fazerem presentes ao ato de protesto e de denúncia, contra a tentativa da Prefeitura de Natal de retirar, da CAERN, a concessão para prestação dos serviços de Abastecimento de água e esgotamento sanitário da Zona Norte. Todo o movimento da Prefeitura do Natal é para conceder esses serviços à iniciativa privada. Diante dessa tentativa, o Movimento Sindical e Popular, os Mandatos do Deputado Mineiro e do Vereador George Câmara, organiza um Ato de protesto, defronte ao Escritório Central da CAERN (Av. Hermes da Fonseca, ao lado do HWG), às 8h do dia 15/07. Após o Ato de protesto, os trabalhadores e parlamentares se deslocarão à Câmara Municipal do Natal para entregar um manifesto aos Vereadores. Pois, o Legislativo Municipal é quem deverá autorizar uma mudança de concessão de serviços públicos.


Emanoel Alcoforado
Assessoria do Deputado Fernando Mineiro

segunda-feira, 12 de julho de 2010

A passagem da democracia política à social

por Emir Sader

O Brasil entrou, provavelmente de forma irreversível, em um processo de democratização social, que tanta falta faz ao país mais desigual do continente mais desigual do mundo. Tivemos a democratização política, sem democratização das estruturas de poder que se consolidaram justamente durante a ditadura – o monopólio do sistema financeiro, o monopólio da terra, o monopólio dos meios de comunicação, entre outros.

Os programas sociais que estão, pela primeira vez, alterando a desigualdade estrutural que o Brasil arrasta ao longo dos séculos, permitem o acesso a bens elementares à imensa massa pobre do país, elevando seu nível de renda e seu nível de vida. A maioria da população já não está situada nos dois grupos mais baixos na distribuição de renda, mas no grupo intermediário. Não significa que passamos a ser um país de classe, majoritariamente de setores médios, embora o poder aquisitivo da população de menor renda tenha melhorado significativamente. Mas arrastamos tanta miséria, que as condições de moradia, de saneamento básico, de transporte, de educação e saúde pública, ainda são muito precárias.

Fatores estruturais que produzem essas condições sociais têm que ser transformados para que seja possível dar continuidade, aprofundar o início das mudanças sociais do governo atual e gerar as condições estruturais de uma sociedade justa e solidária. Monopólios como os do dinheiro – coma hegemonia do capital financeiro -, da terra – como o predomínio dos agronegócios no campo -, da palavra – com a falta de democracia na construção da opinião pública.

As transformações sociais foram possíveis porque o modelo econômico atual está imbricado com a distribuição de renda e com a extensão acelerada do mercado interno de consumo popular. A continuidade e aprofundamento dessa política coloca, além dessas questões, a de promover a cidadania política desses milhões de brasileiros que conquistam seus direitos econômicos e sociais.

O governo faz sua parte, a de formular, colocar em prática e gerar as condições de continuidade dessas políticas econômicas e sociais. Cabe ao movimento popular, às organizações sociais, culturais, às forças políticas, apoiar a essa nova maioria social, para que se organiza e se torne a nova maioria política do Brasil. Assim teremos transitado de uma democracia política a uma democracia social.

Emir Sader: filósofo, cientista político e professor aposentado da USP (Universidade de São Paulo)

Vereador Canindé Rocha - PT participa das atividades na Casa de Cultura Popular

O Mandato Popular do Vereador Canindé Rocha vem agradecer a Coordenação da Casa de Cultura Popular de Lajes, Fundação José Augusto, Quadrilha 100% Ferroviário, ADLIS, Prefeitura Municipal de Lajes e a todos demais órgãos os envolvidos, pela participação do nosso mandato como parceiro, e sobretudo pelo sucesso conseguido na realização das atividades alusivas ao 5º aniversário da Casa de Cultura Popular de Lajes, no período de 08 a 10 de julho, em que nossa cidade foi palco de belíssimas atrações culturais, tanto dos grupos locais, como também de Natal e de toda a nossa Região Central.

Meus Parabéns e a certeza de sempre poder contar com a nossa parceria no desenvolvimento da cultura popular em nossa cidade.

Atenciosamente,

Francisco Canindé Rocha Vereador pelo PT em Lajes RN.

domingo, 11 de julho de 2010

PELC agora estará presente em nove municípios do RN

PREFEITOS ASSINARAM CONVÊNIO COM IFRN

Reitor em Exercício José Yvan, deputada Fátima Bezerra, coordenação do programa e representantes de nove municípios beneficiados com o PELC.

O Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), projeto da Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e Lazer (SNDEL), ligada ao Ministério dos Esportes e implementado no Rio Grande do Norte pelo IFRN, estará presente em nove municípios do Estado. Os prefeitos e representantes de Lajes, Baía Formosa, Santa Cruz, Pendências, Alto do Rodrigues, Rafael Fernandes, Marcelino Vieira e Florânia assinaram um convênio com o Reitor em Exercício do IFRN, José Yvan Pereira Leite.

As oito cidades se somam a Natal, que já tem dois polos de funcionamento do PELC (Parque das Dunas e Pirangi), para desenvolver ações como atividades esportivas, de recreação, jogos, brincadeiras e incentivo ao lazer e à qualidade de vida. "Nosso objetivo é oferecer oportunidades de combate ao sedentarismo. A meta é atender 400 pessoas em cada polo", planeja a coordenadora do PELC, Lucyana Kelly.

O projeto foi implementado no Estado por causa de uma emenda constitucional da deputada Fátima Bezerra, que esteve presente na assinatura do convênio. "O PELC é mais uma forma que o IFRN consegue para atingir e beneficiar o maior número de pessoas na capital e no interior do Rio Grande do Norte", destacou, ao receber uma comenda do PELC pelo incentivo dado ao programa.

Fonte:IFRN.Gov.br