sábado, 14 de dezembro de 2013

Será amanhã dia 15, após a missa, vamos participar!!!!!

Grupo Espírita de Lajes promove atividades neste fim de semana, confira:

 BAZAR DA SOLIDARIEDADE

Atenção Pessoal de Lajes e Região. Acontecerá nesta sexta a tarde e sábado pela manhã, o Bazar da Solidariedade. O local será na Casa da Cultura de Lajes. Preços bem baixos e produtos de qualidade. Tem roupas (novas e usadas), brinquedos, bijouterias, utilidades domésticas e muito mais. APROVEITE!

 ENCONTRO DE ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA


Rede Estadual de Educação >> Secretaria foi notificada oficialmente de indicativo de greve

Após realização de uma assembleia realizada no último dia 10 de dezembro, a direção do Sinte-RN enviou ofício à Secretaria Estadual de Educação informando sobre a decisão de indicativo de greve para o dia 22 de janeiro.

No documento, o Sindicato lista 9 itens do acordo de final de greve que não foram cumpridos pelo Governo. Caso continuem sendo descumpridos, a greve já é dada como certa. O que o governo prometeu e não cumpriu:
 
Foto: O Sinte-RN enviou Ofício à Secretaria Estadual de Educação informando sobre a decisão de indicativo de greve para o dia 22 de janeiro de 2014. No documento, o Sindicato lista 9 itens do acordo de final de greve que não foram cumpridos pelo Governo. Caso continuem sendo descumpridos, a greve já é dada como certa. Veja Ofício na íntegra em: http://www.sintern.org.br/noticias/visualizar/2611

Fonte: site do SINTE/RN

Uma excelente imagem de nossa capital >> O encontro do rio com o mar, visto do alto

O encontro do Rio Potengi com o Mar e o Forte dos Reis Magos. by  @[100000122222667:2048:Iang Chaves] Agradeço a todos os 5.214 (digo: 15.858) compartilhamentos (até agora) e aos muitos que virão daqui para frente. Espero que essa foto "rode" o mundo todo, fazendo chegar aos olhos de pessoas perto ou muito longe daqui de Natal.
O encontro do Rio Potengi com o Mar e o Forte dos Reis Magos. by Iang Chaves Agradeço a todos os 5.214 (digo: 15.858) compartilhamentos (até agora) e aos muitos que virão daqui para frente.  
Espero que essa foto "rode" o mundo todo, fazendo chegar aos olhos de pessoas perto ou muito longe daqui de Natal.
Fonte: Facebook

Economia >> Conta de luz pode ficar 45% mais barata com nova tarifa

Custo da energia elétrica terá valores diferenciados de acordo com horário de consumo

Rio - Mudar hábitos de consumo poderá resultar em economia de até 45% na conta de luz. Em março começa a ser implantada no país a chamada tarifa branca, que consiste em três diferentes tipos de cobrança para o serviço, de acordo com o uso da energia por horário. A classificação é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).


Segundo o órgão regulador, o consumidor não terá a obrigação de trocar o medidor de energia para reduzir os gastos. Em nota, a Aneel informou que a distribuidora deverá fazer a troca, acrescentando que a proposta que repassa a obrigação às permissionárias tramita no Congresso e determina que o custo dos relógios também seja das concessionárias.

Com relação às três modalidades de tarifa, a agência explicou que de segunda a sexta-feira será empregada uma cobrança mais barata na maioria das horas do dia; outra mais cara, no horário em que o consumo de energia atinge o pico, no início da noite; e a terceira, intermediária (a partir das 21h), será entre esses dois horários. O horário de pico vai das 18h às 21h. Aos finais de semana e feriados, a tarifa mais barata será empregada para todas as horas do dia. As concessionárias devem estar prontas para atender ao novo modelo também em março.

TARIFA CONVENCIONAL
A Aneel ressaltou que a proposta visa estimular o consumo em horários em que a tarifa é mais barata, diminuindo o valor da fatura no fim do mês. A tarifa branca será opcional. Se o cliente não quiser modificar seus hábitos de consumo, a tarifa convencional continuará disponível, ressaltou o órgão.

ADESÃO VANTAJOSA
Diretor-presidente da Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica (ABCE), Alexei Macorin confirma que a economia no consumo poderá chegar a 45%. “A adesão parece bastante vantajosa ao consumidor, contanto que ele reveja os horários de consumo”, disse.

Defesa Civil Estadual distribuirá mais de 100 mil filtros até fevereiro

A Coordenadoria Estadual de Defesa (CEDEC), órgão da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania - Sejuc participou de uma reunião na manhã desta quinta-feira (12) onde foi debatida a distribuição de filtros para os beneficiários da Operação Carro Pipa do Governo do Estado. 150 municípios norte-riograndenses serão beneficiados.

Esta ação é uma parceria da Sejuc/Cedec com a Secretaria de Estado da Agricultura da Pecuária e da Pesca - SAPE, as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater. Foi destinado um recurso de cinco milhões de reais para compra de 113.636 filtros. Cada equipamento, confeccionado em polipropileno maleável, com capacidade de dez litros de água filtrada. Sendo cinco litros filtrados e cinco a filtrar.

A empresa F.J.W. da Cunha Filho Alimentos LTDA ME. É responsável pelo material e estima que todo repasse será finalizado até o próximo dia 15 de fevereiro. “Vamos entregar 42.856 filtros antes do dia 20 de dezembro. Depois disso a empresa fornecedora vai entrar em recesso de fim de ano e só retoma as atividades no dia 13 de janeiro. Quando devemos normalizar as entregas.”, explicou Afonso Lambert, Representante Legal da firma.

No caminho certo >> Avaliação positiva do governo Dilma aumenta 6 pontos percentuais

Dados faz parte da pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), encomendada ao Ibope, e divulgada ontem (13)





O percentual da população que avalia como ótimo ou bom o desempenho do governo da presidente Dilma Rousseff aumentou de 37% para 43%. A aprovação da maneira como ela governa oscilou de 54% para 56%, enquanto a parcela da população que confia na presidenta se manteve estável em 52%. Os dados fazem parte da pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), encomendada ao Ibope, e divulgada hoje (13).

Segundo o gerente Executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, um dos pontos que mais influenciaram o crescimento da aprovação do governo foi o fato de isso ocorrer após uma forte queda do índice, em decorrência das manifestações de julho. Em março, o governo Dilma bateu recorde de aprovação, com 63% da população considerando-o ótimo ou bom. Em julho, com as manifestações, o percentaul chegou a 31%.

“As pessoas tiveram reações muito fortes em função das manifestações. Mas depois reavaliaram. Vale ressaltar que a recente pesquisa mostra melhora na avaliação do governo, mas não da presidenta Dilma Rousseff. Até porque a aprovação da maneira como ela governa apresentou uma oscilação dentro da margem de erro da pesquisa, de 2 pontos percentuais; e a parcela da população que confia nela ficou estável [em 52%]”, disse Fonseca.

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas, entre os dias 23 de novembro e 2 de dezembro, em 727 municípios. O levantamento tem margem de erro de 2 pontos percentuais.

Revisão biométrica >> Termina hoje o prazo para o eleitor de Natal fazer revisão

Quem deixou para fazer o recadastramento biométrico na última hora só  tem hoje (14) para comparecer ao Fórum Eleitoral de Natal, das 8h às 18h, e realizar o procedimento. O fórum fica localizado à rua Rui Barbosa, no Tirol, por trás do IFRN,e irá estender atendimento de plantão até as 21h, mas os portões serão fechados às 18h.

Diariamente, até 5.200 pessoas estão sendo atendidas em 115 guichês montados pelo TRE
                      Diariamente, até 5.200 pessoas estão sendo atendidas em 115 guichês montados pelo TRE
De acordo com a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 115 guichês trabalham para atender até 5.200 pessoas por dia. O último levantamento, da quarta-feira (10), aponta que 430 mil eleitores já fizeram a revisão biométrica.  O TRE avalia que a adesão das pessoas ao recadastramento biométrico foi muito positivo, já tendo alcançado a meta de 80% necessária para que a biometria prossiga sendo aplicada na capital nas eleições do próximo ano.

O eleitor deve lembrar que o TRE está privilegiando o atendimento aos eleitores de Natal, por isso, hoje não há possibilidade de atender pedidos dos eleitores que querem se alistar pela primeira vez e nem mesmo os que precisam de transferência eleitoral para a capital. Para estas situações, o prazo de atendimento só termina em 7 de maio de 2014, ou seja, 151 dias antes das Eleições Gerais do próximo ano. Esse é o prazo estabelecido pela legislação para que o cadastro eleitoral seja fechado antes das Eleições.
O eleitor que deixar de comparecer ao TRE para atualizar seus dados dentro do prazo, terá seu título cancelado e, com isso, terá limitações para tirar passaporte, participar de concursos públicos, pedir empréstimos em bancos oficiais, matricular-se em instituição de ensino superior e restringe pagamentos federais.

Um novo prazo de cadastramento, sob aplicação de multa, somente deverá ser aberto no próximo ano, de acordo com  cronograma a ser divulgado pelas Zonas Eleitorais de Natal.

BALANÇO
430 mil eleitores já fizeram a revisão biométrica, o que bate a meta de 80% necessária estabelecida pelo TSE para que a biometria seja aplicada na capital nas eleições do próximo ano.
Fonte: Tribuna do Norte

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Atenção população lajense >> O Banco do Brasil voltou a funcionar !!!!

Depois de vários dias fechado em virtude de um roubo ocorrido na agência  local, tendo causado muitos transtornos a população de Lajes e região, o Banco do Brasil de nossa cidade, voltou a funcionar na manhã dessa sexta-feira, dia 13. 

Seminário “Feminismo e Organização das Mulheres Petistas”

 CONVITE JORNADA DE FORMACAOA Secretaria Nacional de Mulheres do PT em parceria com Fundação Perseu Abramo vai realizar no RN um curso de “O Feminismo e a Organização das Mulheres Petistas”. 

O encontro está marcado para os dias 13, 14 e 15 de dezembro, no Hotel Imirá.  

Serão 50 vagas destinadas a todas as regiões do estado. Este curso está sendo realizado em todo Brasil.


 Publicado por
.

Mais uma vez nossa cidade é destaque >> Alunos de Lajes são premiados na OBMEP

Duas alunas da nossa cidade foram premiadas com Menção Honrosa na 9ª Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas.

A aluna Dara Rochele Félix do Nascimento que estuda na Escola Estadual Francisco de Oliveira Cabral e Fabiane Torquato dos Santos da Escola Municipal Dr. Eloy de Souza são as felizardas que se destacaram nesta edição da olimpíada desse ano.

Nossos parabéns as duas alunas, a essas escolas e a seus professores. 

Postado por

Caern lança edital de novo Concurso Público com provas em 2014


 


As inscrições serão feitas entre os dias 2 e 22 de janeiro e as provas serão aplicadas no dia 9 de fevereiro, nas cidades de Natal e Mossoró.

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) publicou o edital para realização do novo concurso público, para provimento de cargos de Níveis Médio e Superior e formação de cadastro reserva. As inscrições serão feitas entre os dias 2 e 22 de janeiro e as provas serão aplicadas no dia 9 de fevereiro, nas cidades de Natal e Mossoró.

O concurso vai selecionar candidatos de nível médio para os cargos de agente administrativo (uma vaga para a cidade do Natal e uma vaga para a cidade de Mossoró), com remuneração mensal de R$ 1.588,00. O valor da inscrição é de R$ 80.  Entre os candidatos de nível superior estão sendo ofertadas vagas para os cargos de economista, engenheiro mecânico, engenheiro civil e engenheiro eletricista, com remuneração mensal de R$ R$ 4.666,22, e inscrição no valor de R$100,00. No total, estão sendo oferecidas seis vagas.

O certame está sendo organizado pela Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern) e as inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site www.funcern.br, onde o edital foi publicado.

Além da remuneração mensal, a Caern oferece benefícios definidos anualmente em Acordo Coletivo de Trabalho, como vale-alimentação, assistência médica, participação nos resultados e promoção por mérito e tempo de serviço. No último concurso público realizado pela Caern, em maio deste ano, foram 1.771 aprovados para diversos cargos.

Fonte: site Nominuto.com

Virada Cultural de Natal

Foto

No Circuito Cultural Ribeira especial - Virada @[208293502537403:274:Circuito Cultural Ribeira] sob os tons do preto, branco e cinza Ribeira do Cais é um olhar fotográfico realizado no Cais Tavares de Lira, na margem direita do rio Potengi, em Natal , localizado no histórico e boêmio bairro da ribeira, erguido entre o rio e o mar. Hoje é um local ocupado por pescadores, empresas pesqueiras e pequenos comerciantes que clamam por melhores condições de trabalho e salubridade. 
 
Exposição Fotográfica na ZooN Galeria Móvel 14 e 15 dezembro 2013 - Rua Tavares de Lira - Ribeira sábado 16h - abertura com a comunidade da Ribeira domingo 16h - bate papo com o fotógrafo Marcelo Buainain, mediado por Gustavo Wanderley (Casa da Ribeira) website do fotógrafo: www.buainain.com www.zoon.org.br | zoon@zoon.org.br | Fone (084) 3211 2921 - 8868 3380 - com Gilva Rodrigues.

Cosern premiará os destaques do projeto de eficiência energética “Educação com Energia”

 A solenidade de encerramento do projeto “Educação com Energia” que integra o Programa de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia, regulado pela Aneel, e utiliza a metodologia desenvolvida pela Fundação Roberto Marinho, chamada “Energia que Transforma”.

Na ocasião, serão expostos os melhores trabalhos e premiadas as escolas vencedoras e os três professores e alunos de Natal, Mossoró e Parnamirim, onde o projeto foi realizado, que tiveram a melhor avaliação da comissão que participou das feiras ocorridas em novembro e dezembro.
 
No Rio Grande do Norte, o “Educação com Energia” foi desenvolvido em parceria com as secretarias municipais de Educação dos três municípios, onde foram capacitados 112 educadores e 1.720 estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e médio da rede pública de ensino. Os docentes participantes foram treinados durante 20 horas nos municípios onde trabalham, aprenderam a utilizar o material desenvolvido exclusivamente para o projeto e atuaram nas escolas como dinamizadores das práticas de eficiência energética.

SOBRE O PROGRAMA
A metodologia do Energia que Transforma foi desenvolvida pela Fundação Roberto Marinho no âmbito do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), em parceria com a Eletrobras.
 
A ação tem como objetivos mobilizar a população para uma mudança de atitude frente ao desperdício e promover o uso eficiente de energia, conforme previsto no Plano Nacional de Energia (PNE) e no Plano Nacional de Eficiência Energética (PNEf), ambos do governo federal.
 
O Energia que Transforma aposta na união entre comunicação e educação ao reunir em seus kits pedagógicos duas séries – uma para a TV, chamada Vida de República, exibida pelo Canal Futura, e outra para a rádio, intitulada Alô, João! – e cadernos didáticos, além de um jogo educativo. A metodologia engloba oficina de formação e ações de acompanhamento para formação continuada, ações de mobilização e de comunicação, além do monitoramento das atividades realizadas.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Política >> Deputado Fernando Mineiro fala em novo pedido de impeachment para Rosalba

fernando_mineiro_370

Além da cassação sofrida no Tribunal Regional Eleitoral, a governadora Rosalba Ciarlini se depara com outra ameaça ao mandato que exerce: o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) declarou ontem (11) que vai retomar a discussão  sobre o impeachment da chefe do Executivo no âmbito da Assembleia Legislativa.

O raciocínio de Mineiro é o seguinte: “Se a governadora ficou inelegível é porque cometeu improbidade administrativa. Se ela vier a ser condenada por improbidade, então a Assembleia tem que se posicionar. Improbidade é crime. A AL vai ter que discutir. E vamos analisar o pedido de impechment”.

Se Fernando Mineiro levar a cabo a empreitada, Rosalba vai enfrentar seu segundo pedido de impeachment. Há poucos dias, os deputados estaduais rejeitaram uma proposta para "impedir" a governadora com base em atos administrativos que poderiam caracterizar improbidade administrativa e negligência do atual governo. O pedido era fraco por ser genérico e sem foco em denúncia de corrupção.

Agora pode ser mais complicado. A decisão do TRE que condenou Rosalba por abuso do poder econômico na eleição de Mossoró põe lenha na fogueira e reforça novo pedido de impeachment, um julgamento político.

Ontem, o dia foi de espera para o governo e para o grupo do vice-governador Robinson Faria, que já discute auxiliares para um eventual governo - muita gente está curiosa para saber se o primeiro ato de Robinson será a exoneração de Carlos Augusto Rosado, marido da governadora.

Três dias para debater novos caminhos dos Pontos de Cultura

Artistas do ponto de cultura Mãos de Arte mantêm atividades regulares no galpão

Representantes dos 53 Pontos de Cultura em atividade no RN se encontram em Natal, entre os dias 13 e 15 de dezembro, para a segunda edição da Teia Potiguar e do fórum estadual. Toda a programação é gratuita, aberta ao público e se concentra no IFRN-Cidade Alta. O evento visa fortalecer a atuação em rede dos ‘ponteiros’, e despertar na população o interesse pelo debate e participação das discussões acerca das políticas culturais. Outro objetivo destacado diz respeito às articulações locais para realização da 5ª Teia Nacional, que acontece em Natal no início de maio do próximo ano – encontro que deverá reunir cerca de 5 mil artistas vindos de todas as parte do país na capital potiguar.

Durante a Teia Potiguar estão agendados momento de discussões políticas, mostra artística, palestras, mesas redondas, oficinas e relatos de experiências. “É uma preparação para o encontro nacional”, reforçou o ator Rodrigo Bico, do Ponto de Cultura Rebuliço, que funciona em Natal na sede do grupo de teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias no Conjunto Pirangi. “Também vamos aproveitar a a presença do MinC, gestores municipais e do Estado, mais os ‘ponteiros’do RN, para iniciar a construção de uma rede local de Pontos de Cultura”, comentou Bico, um dos coordenadores da Teia Potiguar.

Vistos como uma das principais conquistas em termos de políticas públicas estruturantes, os Pontos de Cultura foram implantados durante a gestão de Gilberto Gil no Ministério da Cultura em 2008. Na época, o MinC planejava capilarizar sua atuação e uma das maneiras encontradas foi justamente investir e apoiar grupos, coletivos e associações que já desenvolviam algum tipo de projeto.

Porém, pelo pioneirismo da iniciativa e o excesso de burocracia a que os ‘ponteiros’ foram submetidos, alguns tropeços nos trâmites acabaram atrapalhando a ampliação acelerada da rede. A estadualização e/ou municipalização quanto a responsabilidade dos repasses de verbas, e o devido controle da prestação de contas, também prejudicaram os Pontos. Por isso a importância das Teias, para ampliar e manter as redes funcionando.

Serviço
Teia Potiguar – II Fórum Potiguar dos Pontos de Cultura. De 13 a 15 de dezembro no IFRN-Cidade Alta (Av. Rio Branco, 743). Abertura sexta (13) às 16h. Informações: 9906-8193 e 8835-9242 ou pontosdeculturadorn.blogspot.com

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Grupo Espírita de Lajes promove atividades neste fim de semana, confira:

 BAZAR DA SOLIDARIEDADE

Atenção Pessoal de Lajes e Região. Acontecerá nesta sexta a tarde e sábado pela manhã, o Bazar da Solidariedade. O local será na Casa da Cultura de Lajes. Preços bem baixos e produtos de qualidade. Tem roupas (novas e usadas), brinquedos, bijouterias, utilidades domésticas e muito mais. APROVEITE!

 ENCONTRO DE ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA



Fonte: Facebook do Profº Francisco Costa