sábado, 3 de maio de 2014

Atenção torcida potiguar >> Que esse seja verdadeiramente um clássico da PAZ !!!

Programa Mais Médicos tem reconhecimento positivo das pessoas em várias partes do mundo

O programa Mais Médicos não é sucesso só no Brasil. Nos Estados Unidos, por exemplo, 35% dos médicos não são formados no país. Na Inglaterra, esse número chega a 20%.
 
Aqui no Brasil os números são cada vez melhores. Com a chegada de mais 3.544 médicos no início do mês de abril, o governo federal cumpriu a meta de enviar 13.325 médicos aos municípios, principalmente os localizados em regiões vulneráveis.  Hoje, são mais de 4.040 municípios atendidos pelo programa.
 
O atendimento oferecido por estes profissionais também é um sucesso de avaliação: 70% dos pacientes atendidos pelo Mais Médicos consideram o serviço ótimo ou bom. 
 
Já são mais de 48 milhões de brasileiros beneficiados. Pessoas que antes precisavam esperar meses por uma simples consulta de rotina, hoje têm atendimento médico de qualidade perto de suas casas.
 
O sucesso do programa é inquestionável. Enquanto os números positivos do programa só crescem, os números que caem são os de doentes e desconfiados.
 
Mais médicos. Só dói em gente que, ou não tem informação,
ou não tem coração mesmo.O programa Mais Médicos não é sucesso só no Brasil. Nos Estados Unidos, por exemplo, 35% dos médicos não são formados no país. Na Inglaterra, esse número chega a 20%.

Aqui no Brasil os números são cada vez melhores. Com a chegada de mais 3.544 médicos no início do mês de abril, o governo federal cumpriu a meta de enviar 13.325 médicos aos municípios, principalmente os localizados em regiões vulneráveis. Hoje, são mais de 4.040 municípios atendidos pelo programa.

O atendimento oferecido por estes profissionais também é um sucesso de avaliação: 70% dos pacientes atendidos pelo Mais Médicos consideram o serviço ótimo ou bom.

Já são mais de 48 milhões de brasileiros beneficiados. Pessoas que antes precisavam esperar meses por uma simples consulta de rotina, hoje têm atendimento médico de qualidade perto de suas casas.

O sucesso do programa é inquestionável. Enquanto os números positivos do programa só crescem, os números que caem são os de doentes e desconfiados.

Mais médicos. Só dói em gente que, ou não tem informação, ou não tem coração mesmo.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Dia 03 de maio - Feriado Municipal em Lajes/RN - Dia da Divina Santa Cruz



O dia 03 de maio data em que muitos fiéis tanto de Lajes, como de toda região, desde muito tempo realizam uma romaria a Serra do Feiticeiro para visitar, rezar e pagar promessas na capela da Divina Santa Cruz.




Em virtude disso, esse dia passou a ser feriado em nossa cidade, instituído através da Lei Municipal nº 517/10, de autoria do então vereador Canindé Rocha, por reconhecer a importância dessa data, por seu contexto religioso e também como forma de incentivar o desenvolvimento do potencial turístico que aquele lugar oferece, além de uma bela paisagem natural, servindo como fonte de estudos e pesquisas sobre a caatinga  e toda sua diversidade de fauna e flora. 


A luta
Pensando na preservação da Serra do Feiticeiro foi também apresentado pelo então vereador Canindé Rocha, a transformação da área da Serra do Feiticeiro em uma APA (Área de Proteção Ambiental), proposta essa que não foi aceita por alguns vereadores que argumentaram que isso dificultaria outras atividades econômicas ali desenvolvidas. 

Com relação a isso foi apresentado por Canindé Rocha e aprovado pela câmara municipal em 2012 um requerimento solicitando a realização de uma audiência pública para que isso viesse a ser discutido juntamente com os vários órgãos ligados ao tema e também com toda a população lajense.

 

As parcerias
Outro fator bastante positivo relacionado a essa beleza natural que nossa cidade tem, é a escalada a Serra do Feiticeiro no dia (03de maio) é a parceria entre a Escola Estadual Pedro II e a Secretaria Municipal de Educação que leva alunos e professores o que tem movimentado bastante aquele local com várias atividades culturais.  

A associação lajense Trilheiros da Caatinga  que sempre tem realizado excursões a  Serra do Feiticeiro nesta e outras datas sempre tem sido uma grande parceira nesse trabalho de divulgação turística e preservação ambiental. 

A prefeitura municipal ajuda na infraestrutura com o serviço melhoramento das estradas e também através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente que sempre se faz presente com distribuição de mudas e apoio para os visitantes e ainda com a presença de carros de apoio e ambulância para qualquer eventualidade.

Com imagens do  Blog de Cícero Lajes e dos Trilheiros da Caatinga

Movimento Mundial da Educação >> Ajude a melhorar a educação e mapear a cultura no Brasil



Rede_Catraca_CatracaLivre11

As 12 cidades sede da Copa recebem encontros que estimulam o público a fazer dos espaços públicos uma oportunidade de aprendizagem

O Mundial da Educação é um movimento aberto para estimular questões importantes sobre a educação e a cultura no Brasil a partir da apropriação dos espaço públicos das cidades sedes da Copa da Mundo.

A partir do cadastro na Rede Catraca, que é a parte de conteúdo colaborativo do site, o usuário será estimulado a cadastrar eventos culturais e experiência educativas na sua cidade para fortalecer o Mundial da Educação.

Entre abril e maio, as 12 cidades sede da Copa do Mundo recebem encontros com organizadores do evento que irão ministrar oficinas para ensinar o público a utilizar a plataforma. Os interessados podem cadastre-se nesse link: http://bit.ly/1cnT8R8.

Se você já quiser começar a colaborar não precisa esperar os encontros.  Para facilitar sua postagem nesse link, colocamos dicas e vídeos tutoriais. Confira no infográfico o passo a passo de como publicar na Rede Catraca. E nesse link você encontra ídeos tutorias de como postar na prática na Rede Catraca.

Confira as datas e horários dos encontros:
- 5/5:  Manaus
- 6/5:  São Paulo
- 12/5: Fortaleza  e Porto Alegre
- 13/5 - Curitiba e Natal
- 19/5 – Brasília
- 20/5 – Cuiabá 

Fonte: Rede Catraca

Dois pesos e duas medidas... As classes média e alta querem tudo pra si

COXINHAS, EGOÍSTAS ATÉ O FUNDO DA ALMA
A presidenta Dilma anunciou em seu pronunciamento pelo Dia Internacional do Trabalho, que iria reajustar o Bolsa Família, continuar a política de valorização do Salário Mínimo e fazer a correção da Tabela do Imposto de Renda. Como autênticos indignados seletivos, agora os coxinhas estão reclamando do reajuste do Bolsa Famíllia, mas não reclamam da correção da Tabela do Imposto de Renda. Deixam claro que para eles, benefícios do governo (isto é, dinheiro de todos) só servem se for para eles.
O Pedala Direita mostra que ser coxinhas é quase um pleonasmo para a palavra hipócrita.
A presidenta Dilma anunciou em seu pronunciamento pelo Dia Internacional do Trabalho, que iria reajustar o Bolsa Família, continuar a política de valorização do Salário Mínimo e fazer a correção da Tabela do Imposto de Renda. 

Como autênticos indignados seletivos, agora os coxinhas estão reclamando do reajuste do Bolsa Família, mas não reclamam da correção da Tabela do Imposto de Renda. 

Deixam claro que para eles, benefícios do governo (isto é, dinheiro de todos) só servem se for para eles.
 
O Pedala Direita mostra que ser coxinhas é quase um pleonasmo para a palavra hipócrita.

Paróquia de Nossa Senhora da Conceição realiza Vigília do Trabalhador

Faixa e bandeira da paróquia e das entidades participantes

A  Vigília do Trabalhador do 5º Zonal aconteceu nesta quarta-feira (30) virando a noite para o dia 1º de maio, dia de São José Operário e Dia do Trabalho. 

A concentração aconteceu na Churrascaria Chimarrão, às margens da BR 304, onde saíram todos em caminhada para a Igreja Matriz. Centenas de pessoas enfrentaram estes quilômetros, os pingos de chuva, louvaram e agradeceram a Deus pela oportunidade com a animação do Ministério de música Betel.
Na chegada à Matriz foi celebrada a Santa Missa presidida pelo Coordenador do Zonal, Pe. Josino Raimundo, pároco de Santana do Matos e concelebrada pelos padres Severino da Paróquia de São José dos Angicos, Manoel Alaíde, de Pedro Avelino e pelo padre José Roberto da Rocha, anfitrião da Paróquia de Lajes. A animação ficou por conta do Ministério Ruah.

Após a celebração, Wellington Santos, presidente da ALLAMCOM (Associação dos Produtores Rurais de Alagoinha, Morada Nova, Mulungu) fez uma rápida explanação sobre o projeto da construção da Barragem do Alívio e o lançamento do abaixo-assinado para levar às autoridades responsáveis. O vereador Mael Querino também fez uso da palavra. Os padres presentes no momento assinaram o documento dando um ponta pé inicial para esta causa que beneficiará cerca de 30 mil pessoas.
Pe. Zezinho assinado o abaixo-assinado pela construção da Barragem do alívio
O evento contou com a presença de jovens de Lajes, Pedra Preta, Santana do Matos, Angicos, Pedro Avelino e Fernando Pedroza. Quem também marcou presença foi o grupo de escoteiros Alzira Soriano que apoiou o evento em todo o percurso.
Vejam as fotos curtindo Paróquia de Lajes no Facebook.

Força Sindical fez do 1º de Maio palco para os patrões, critica presidente da CUT


Ministro do Trabalho também classificou declaração de deputado Paulo Pereira sobre Dilma como ato desesperad

Vagner (ao centro, durante coletiva) afirmou que, comparadas as trajetórias, Paulinho está mais próximo da Papuda do que Dilma  (Foto: Roberto Parizotti)
Durante a celebração do 1º de Maio em São Paulo, os presidentes da CUT, da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) responderam ao deputado federal e presidente licenciado da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva (SSD-SP), que recomendou cadeia à presidenta Dilma Rousseff.

A declaração do parlamentar ocorreu na festa da Força e foi uma resposta ao anúncio de Dilma de correção de 4,5% na tabela do Imposto de Renda e a manutenção da política de valorização do salário mínimo.

No momento da intervenção, Paulinho estava sobre o palco ao lado do pré-candidato à presidência pelo PSDB, Aécio Neves, que defendeu a flexibilização dos direitos trabalhistas e recebeu críticas até mesmo de lideranças da Força.

Após ressaltar o respeito aos trabalhadores e dirigentes da Força Sindical, o presidente da CUT, Vagner Freitas, afirmou que aqueles sem compromisso com a classe trabalhadora não tinham motivos para gostar do pronunciamento da presidenta.

“Ela atendeu duas reivindicações dos trabalhadores que injetarão mais recursos no país e alavancarão o desenvolvimento.”

Vagner voltou a ressaltar, como fez pela manhã, que CUT, CSB e CTB – além da União Geral dos Trabalhadores (UGT), que participará do ato político – tentaram construir um 1º de Maio unificado, barrado pela Força.

“Nós não tivemos condições de construir esta data unificada porque uma das centrais sindicais importantes que temos, lamentavelmente, resolveu fazer uma celebração com palanque eleitoral para candidatos do patrão, vinculados ao empresariado e apoiados por partidos dos empresários. Esperamos que isso tenha acontecido somente porque é ano eleitoral e que no próximo ano façamos um 1º de maio unificado”, ironizou.

O dirigente confirmou, ainda, que os presidentes das centrais entraram em contato com Dilma para parabeniza-la pelo pronunciamento. Ele afirmou ainda que a presidenta confirmou presença na plenária nacional da CUT, marcada para 28 de julho.

De acordo com o presidente da Central, o próximo passo das organizações sindicais é pressionar o Congresso para que votem a redução da jornada para 40 horas semanais sem redução de salário e o fim do fator previdenciário, outros dois pontos prioritários para a classe trabalhadora.

Em reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB-RN), no último dia 29, ficou definido que uma audiência na Comissão Geral do Trabalho da Casa irá discutir os projetos de interessa dos trabalhadores parados na Casa.

Oposição desesperada – Ao chegar no 1º de maio unificado no Anhangabaú, o ministro do Trabalho, Manoel Dias, classificou a atitude de Paulinho da Força como desesperada. Ele lembrou também os 20 milhões de postos formais de trabalho criados nos governos Lula e Dilma, entre 2003 e 2014 e, ainda, ressaltou que entre janeiro de 2011 e março de 2014, foram gerados 4,8 milhões de postos de trabalhado. O governo, segundo ele, alcançará em breve a marca dos 5 milhões. “As centrais não são partidos, elas são plurais e podem divergir só que exageraram. Isso demonstra um pouco o desespero”, afirmou.

Segundo o ministro, as críticas feitas à presidenta não tem relação com a realidade. “Falaram tudo ao contrário da realidade porque o Brasil vive em pleno emprego e é bom lembrar antes de tudo isso de que o mundo está em crise, desemprega 70 milhões de trabalhadores e até 2016 deve desempregar outros 450 milhões”.

Interesse eleitoral – Para o presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil, Adilson Araújo, a intervenção de Paulinho tem viés eleitoreiro.

“Ele tem interesse em desgastar um projeto democrático e eleitoral. O respeito é o melhor remédio para construir o diálogo”, disse.

Presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros, Antônio Neto, ressaltou que a prática do deputado é um artifício bastante utilizado por ele para chamar atenção.

“O intuito foi montar factoide como sempre faz. Mas dessa vez passou da conta ao ofender a maior autoridade do país. Temos que construir a luta no terreno das ideias”, alertou. 
 

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Trilheiros da Caatinga em Ação - 03 de maio escalada a Serra do Feiticeiro

Dilma promete manter valorização do mínimo e critica defensores do arrocho salarial

 Em mensagem aos trabalhadores, presidente garante que vai proteger direitos trabalhistas, 

do R7, em Brasília

A presidente Dilma Rousseff aproveitou seu pronunciamento em homenagem ao Dia do Trabalhador, nesta quarta-feira (30), para reafirmar seu compromisso com a política de valorização do salário-mínimo e criticar os adversários que são contra a medida.

Durante a mensagem, Dilma afirmou que o reajuste do salário mínimo é o que possibilita a redução da desigualdade no País e que não se abala com as críticas de quem defende o arrocho salarial.

— Assumo o compromisso de continuar a política de valorização do salário-mínimo. Algumas pessoas reclamam que o nosso salário-mínimo tem crescido mais do que devia. Dizem que a valorização do salário-mínimo é um erro do governo e, por isso, defendem a adoção de medidas duras, sempre contra os trabalhadores. Nosso governo nunca será o governo do arrocho salarial.

No pronunciamento, Dilma aproveitou para lembrar que, mesmo com um cenário internacional problemático do ponto de vista da economia, o Brasil conseguiu manter os níveis de emprego. Para a presidente, manter um salário-mínimo reajustado de acordo com os índices de inflação e não sofrer com o desemprego demonstra que o País tem estabilidade suficiente para vencer quaisquer desafios.

Nesse sentido, ela promete intensificar os esforços para atender as reivindicações por maior transparência no governo e por mais qualidade nos serviços públicos.

Homenagem do SINTE/RN a todos os trabalhadores e trabalhadoras em educação do RN.


Análise eleitoral >> Wilma Maia está sendo fritada pelos neo-amigos?

Fonte: site Carta Potiguar 


imagesVilma está vendo seu nome ser abjudicado pela terceira vez. Em 2010, foi a única oriunda de mandato de governadora que não conseguiu se eleger ao senado em todo o Brasil, travessia corriqueira e vista como natural para qualquer político detentor da cadeira do governo do estado, principalmente quando o pleito possibilitava duas vagas – diferente de agora, que só tem uma vaga, e o pário é duro, pois terá de enfrentar a candidata de Dilma e Lula, dos IFRN’s, da educação… 

Vilma não só não se elegeu, como viu seu filho também não se eleger deputado estadual. Quase perdeu o poder sobre seu partido, o PSB, para o grupo de Larissa Rosado.

Reelegeu a filha, mas para quem não se lembra, na Assembléia Legislativa, sua família tinha duas vagas: Lavosier Maia e Márcia Maia. Como o primeiro preferiu, ou a idade impossibilitou, não se candidatar, era uma questão de busca de transferência dos votos para o filho. Frustrada, viu o filho preso e sem conseguir mandato, o que possibilitaria foro privilegiado.

Sobre seu governo vários esquemas de corrupção vieram à tona: Foliaduto, Sinal Fechado, Operação Hygia, Operação Pecado Capital, Assepsia (só?). Além de ter sido um governo que não conseguiu apresentar uma única marca, salvo a ponte, que também foi denunciada por superfaturamento, e hoje é motivo de reclamação por impedir determinadas embarcações de acessar o porto de Natal.

Para a eleição de 2010, ademais estas questões administrativas, não conseguiu conduzir politicamente seu grupo político, e o viu se esfacelar. Rogério Marinho rompe já em 2008, querendo alçar vôos solos na capital e debandando com parte significativa do PSB municipal. Já Robinson Faria romperia logo depois, quando se viu preterido por Iberê Ferreira de Souza como candidato ao governo, levando para o palanque oposicionista parte significativa de deputados estaduais e prefeitos.

Somado a tudo isso, ainda teve de enfrentar uma aliança entre Garibaldi Alves e José Agripino, temperado com a motivação de devolverem a surra de saia que ela se regozijara de ter dado, na eleição anterior, de 2006, em Garibaldi Alves. Então, desta vez, diante das circunstâncias, Vilma viu o povo escantear seu nome. Depois de 14 anos consecutivos no executivo, Vilma ficava sem mandato.


Do isolacionismo, Vilma foi alçada a senadora pela família Alves. A tática do PMDB, comandado por Henrique Alves, era clara: ganhar a eleição por WO. Tirar da disputa para o governo a primeira das pesquisas. Muito embora tenha sido rejeitada nas últimas eleições. Estava sendo ali formatado o “verdadeiro” Acordão. Com quase todos os partidos, e com os 7 últimos governadores eleitos. Um palanque “pesado”.

Uma boa reflexão >> Racismo à brasileira ou #SomosTodosMacacos


Como todos a essa altura já devem saber, o brasileiro Daniel Alves do Barcelona foi vítima de racismo por parte de um torcedor do Villareal, que jogou uma banana em sua direção durante uma partida do campeonato espanhol.

A partir de então, diversas celebridades apareceram pra mostrar sua indignação, posando com fotos comendo banana e usando a tag #SomosTodosMacacos - uma ideia que partiu da agência de publicidade de Neymar.

É muito bacana ver nossas celebridades mobilizadas na luta contra o racismo, não é mesmo? Nada como uma agência de publicidade para suavizar e escamotear a dura realidade dos fatos. Com o bom humor característico dos publicitários, todos viramos macacos, e a atitude do espanhol já nem parece mais tão grave assim. O objetivo não é combater o preconceito frontalmente, mas tratá-lo lateralmente, com um beijinho no ombro, como se racismo fosse apenas uma inveja das inimigas.

Luciano Huck Brasileiro, por exemplo, foi um dos primeiros a fortalecer essa corrente do bem. Mais que isso, o apresentador aliou essa boa ação com uma excelente ação de marketing. Em menos de 24 horas após o ocorrido, uma loja do apresentador, a"Use Huck", lançou essa camiseta do bem:


Uma grande sacada! Por apenas R$69,00 você poderá vestir essa camiseta descolada e, de quebra, desfilar aquela consciência social pra causar aquele impacto na sua galera.

O brasileiro realmente é muito solidário. Quando vemos nossas estrelas sofrendo racismo nos campos europeus, uma indignação patriótica parece tomar conta de nós. É natural. Mas não costumamos ser tão combativos com o racismo nosso de cada dia.

Quando atiraram bananas no carro de um desconhecido árbitro de futebol e o chamaram de "imundo", "macaco" e "escória", não houve essa onda de indignação e as pessoas de bem não se apresentaram.
Quando Danilo Gentili ofereceu bananas para Thiago Ribeiro, não houve comoção, revolta ou hashtags bem intencionadas. Nenhuma celebridade sequer repreendeu o colega.

O curioso é que três dias antes do incidente com Daniel Alves e a febre do #SomosTodosMacacos, o juiz Marcelo Matias Pereira absolveu Danilo Gentili por ter oferecido bananas para um internauta negro. Numa sentença tão sensível quanto Ali Kamel, o juiz afirmou:
"a abordagem [de Gentili] com seus seguidores, ainda que agressiva, tinha a intenção de fazer rir. (...) "
Assim como o nobre jurista, várias das nossas celebridades também entendem que, no humor, diferentemente do futebol, vale oferecer banana a um negro se a intenção for fazer a plateia gargalhar. Claro, é tudo uma grande brincadeira.

Esse é o famoso jeitinho brasileiro aplicado ao racismo. Recriminamos o espanhol racista contra o compatriota que joga na seleção, mas absolvemos o humorista da casa, que faz a plateia rir se apoiando no deboche preconceituoso contra um desconhecido. O país do #NãoSomosRacistas adorou a tag #SomosTodosMacacos, mas, quase na mesma semana, comemorou a absolvição de quem oferece bananas pra negros com #ChupaLaSombra.
Beijinho no ombro pra coerência!

PS: Após o bafafá nas redes sociais, a empresa Use Huck anunciou que 100% dos lucros serão revertidos para o projeto social de Neymar. Será mais uma ideia da agência de publicidade do craque?

1º de Maio da CUT >> Dia do Trabalhador tem atos e mobilizações por todo o País


"Fortalecer a Democracia e Ampliar Conquistas". Edição 2014 ressalta Democratização da Comunicação, Reforma Política, Direitos, Memória, Verdade e Justiça

Escrito por: CUT Nacional

A CUT ocupará as ruas e praças do Brasil neste 1º de maio em busca da conquista de pautas dos trabalhadores. Mais do que um dia de comemoração pelos direitos conquistados, é também um dia de luta.
O eixo central da mobilização deste ano é: “Fortalecer a Democracia e Ampliar Conquistas”. CUT nas ruas por Direitos dos Trabalhadores e trabalhadoras; Reforma Política; Democratização da Comunicação; Memória, Verdade e Justiça!

Entre as bandeiras levantadas pela CUT estão a redução da jornada de trabalho para 40 horas, sem redução de salário; fim do fator previdenciário e valorização das aposentadorias; defesa da política de valorização do salário mínimo; reforma agrária e política agrícola; reforma política; 10% do PIB para a Educação Pública e Aplicação da lei do Piso salarial Nacional do Magistério;Fim do Assédio Moral;10% do Orçamento da União para a Saúde; combate ao projeto de Lei 4330 – Terceirização; democratização dos meios de comunicação; Igualdade de oportunidades entre mulheres e homens; fortalecimento do Setor Elétrico e do Petróleo; valorização dos Serviços Públicos e apoio aos servidores públicos estaduais.