sábado, 31 de dezembro de 2016

CRENÇA, PRECONCEITO E MODISMO >> A virada do ano é um momento em que muitas pessoas realizam alguns rituais. Uma reflexão sobre isso...

2017 está chegando e com ele a renovação de nossos desejos de Paz, Saúde e Felicidades para todos!!


Resultado de imagem para mensagem de ano novoA chegada de um novo ano pode nos trazer uma grande diversidade de sentimentos. Aos que tiveram um bom ano, o otimismo pode ganhar mais força, com a expectativa de que o próximo continue no mesmo caminho. 

Já os que atravessaram muitas dificuldades, recebem uma nova chance de deixar os problemas no passado e renovar a esperança para um futuro mais agradável.


Passar por um ano difícil não é exclusividade de poucas famílias. Seja qual for o motivo, as adversidades acompanham a vida de muita gente, e não é uma tarefa muito fácil abraçar a positividade quando estamos passando por tantas adversidades.



Mas talvez se pensarmos como é bom viver livre de problemas, nossas forças aumentem e o otimismo faça parte de uma porção maior do nosso tempo. Vamos entrar no ano novo com a esperança renovada, com espaço livre para a felicidade, nos afastando cada vez mais de tudo que trouxer tristeza ou atrapalhar a nossa prosperidade!



Feliz Ano Novo!

RECONHECIMENTO >> Um pouco da importância dos governos Lula e Dilma para o Nordeste brasileiro

A imagem pode conter: montanha, atividades ao ar livre e natureza


Duas imagens que retratam um pouco da importância, principalmente para a população nordestina de termos tido os Governos Lula e Dilma. 

Para alguns talvez a imagem não expresse nada, porém, para quem sabe o que é viver numa região que temporariamente é castigada por estiagens que maltratam tanto as pessoas como os demais seres vivos que habitam essa região e que tem sensibilidade social consegue reconhecer muito bem a importância dessas obras estruturantes, a primeira (transposição do São Francisco) ainda sendo concluída, mas que será essencial para a toda região, e a segunda (Programa 1 milhão de cisternas no semi árido) que tem sido essencial para que o homem do campo possa ter um reservatório d'água em sua residência.

E foi preciso que um nordestino, fugido exatamente da seca, ter chegado a presidência para que políticas públicas voltadas para uma melhor convivência com a seca viessem a ser adotadas no intuito de diminuir a situação de vida do povo nordestino. 

E também por isso, MUITO OBRIGADO LULA, MUITO OBRIGADO DILMA!!!

GESTÃO AMBIENTAL >> Desperdicio de biogás suficiente para abastecer mais de 15 milhões de pessoas


Região deixa de gerar por ano 11,6 mil GWh de energia com o não aproveitamento dos resíduos urbanos, da pecuária e agroindústria, volume poderia suprir quase 16% de tudo que foi consumido em 2015 Foto: André Costa / Agência DiárioUm levantamento inédito feito pela Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás) mostra que o Nordeste desperdiça todos os anos 4,953 bilhões de metros cúbicos (m³) de biogás, volume suficiente para gerar anualmente 11,6 mil gigawatts-hora (GW/h) de energia.

Esse total equivale a 15,9% do que a região Nordeste consumiu no ano de 2015 ou 4,7 milhões de residências. Se levarmos em consideração o último o Censo Demográfico, cada lar brasileiro tem 3,3 moradores, o potencial de biogás disponível na região poderia abastecer até 15,5 milhões de pessoas com pegada de carbono negativa.

Em 2015, o consumo de energia elétrica no Nordeste totalizou 72,945 mil GWh, segundo a Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE). Desse total, 11,6 mil GW/h poderiam vir do biogás que deixou de ser aproveitado.

O Nordeste foi a região que mais sofreu com a estiagem e baixa nos reservatórios das hidrelétricas. Isso contribuiu para que a bandeira tarifaria de energia elétrica paga pelos consumidores estivesse vermelha em boa parte do ano de 2015, ou seja, com taxa extra por causa do ligamento das termelétricas de maior custo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o aumentou foi de 51% em média.

Se o biogás estivesse sendo usado na região, o custo da energia poderia ser menor. Entretanto, essa fonte de energia ainda aparece pouco na matriz elétrica brasileira. De acordo com os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) o insumo responde apenas por 0,572% de toda energia elétrica produzida no Brasil atualmente.

Outra equivalência energética é que o biometano extraído da purificação do biogás e substituto do gás natural (de origem fóssil) – poderia chegar a uma produção anual de 2,2 bilhões m³ no Nordeste.

Para se ter uma ideia do volume, de acordo com o anuário estatístico da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a região comercializou 9,6 milhões de m³ de óleo diesel (via distribuidoras). Se utilizado o biometano ( limpo e renovável) poderia substituir 23% da demanda por diesel da região.

Para o vice-presidente da ABiogás, Alessandro Gardermann, o setor já tem regulações tanto da Aneel, como da ANP que permitem o uso do biogás para geração elétrica e para uso combustível de veículos leves e pesados.

“O biogás tem todas as condições de ser utilizado em qualquer lugar do Brasil e atender a necessidade crescente de energia elétrica e de biocombustíveis, mesmo assim é desprezado”, afirma.

Geração distribuída
A Aneel estima que perdas técnicas de energia no Brasil chegam a 7,5% da energia gerada. Hoje, a maior parte da geração de energia elétrica no Nordeste está concentrada em hidrelétricas e termelétricas e parques eólicos, que ficam longe dos centros consumidores, por isso grandes blocos de energia precisam ser deslocados por linhas de transmissão, o que aumentam as perdas.

A  vantagem do biogás é  ser uma fonte renovável e não intermitente, pois não depende das chuvas, vento ou sol.

Soma-se que o insumo é uma forma de geração de energia descentralizada, ou seja, quase sempre se gera próximo de onde se consome. Esse tipo de energia vem de fontes distribuídas pelo Brasil, deixando a geração mais próxima da carga, o que reduz as perdas técnicas na transmissão.

O energético pode sair da agroindústria, de resíduos sólidos urbanosefluentes domésticos e industriaisdejetos de animais e até abatedouros. Gardermann lembra que Brasil é um dos maiores produtores de proteína animal e isso deve continuar crescendo, mas esse mesmo setor enfrenta três gargalos energéticos: não há gás, energia elétrica eficiente ou lenha para termelétricas. O biometano pode ocupar esse espaço e ganhar o mercado como um todo.
“O Nordeste é uma região produtora de alimentos e de etanol. Ambas atividades são produtoras de biomassa residual ou resíduos orgânicos que geram o biogás e o biometano, se esse potencial fosse aproveitado reduziria a pressão energética da região”, finaliza.

ABiogás
A Associação Brasileira de Biogás e Biometano  é uma organização fundada em 2013, com o objetivo de congregar os interesses dos vários agentes, tanto no Brasil quanto no exterior, que se dedicam ao desenvolvimento, produção e consumo do biogás e do biometano.

Tem ainda como objetivo promover a inserção definitiva do biogás e do biometano na matriz energética brasileira, através do desenvolvimento dos diversos segmentos envolvidos em sua produção, regulamentação e utilização.

EXEMPLO DE RESPEITO AS ORIGENS >> Índios pataxó se formam médicos, vestidos a caráter

Foto: Beto Novaes/EM/D.A Press.
Foto: Beto Novaes/EM/D.A Press
Amaynara Silva Souza e Vazigton Guedes Oliveira, ambos de 27 anos, foram receber os diplomas a caráter neste sábado, 24: rostos pintados, cocar com grandes penas e muitos adereços coloridos.
As pinturas nos rostos são comuns entre as tribos em datas festivas. E na colação de grau não poderia ser diferente:
“Esperei por esse dia minha vida toda”, diz Amaynara.
Ela veio das terras indígenas de Carmésia, no Vale do Rio de Doce mineiro, e ele de Cumuruxatiba, no Sul da Bahia, para se juntarem à turma com 130 alunos.
O desejo por um dos cursos mais concorridos nasceu da necessidade de melhorar a qualidade de vida das tribos.
A intenção dos novos médicos é se especializar em medicina de família e comunidade e retornar os conhecimentos obtidos na universidade para as aldeias indígenas.
Vazigton, mais conhecido como Zig na classe, afirma que os médicos que atendem nessas áreas costumam se deslocar de São Paulo e do Rio de Janeiro.
“Eles ficam muito pouco tempo. Tem um rodízio muito grande e, consequentemente, não há o acompanhamento do paciente. Quando você se acostuma, ele já vai sair”, conta Zig.
Para os colegas da faculdade a troca de experiências também foi muito importante.
“Assim como vamos levar o conhecimento para as nossas comunidades, nós trouxemos também informação sobre o nosso povo, que ainda é muito desconhecido, para as salas de aula. Acho que essa troca é muito enriquecedora para a universidade. Se você conhece uma cultura, você aprende a respeitá-la”, afirma Amaynara, exaltando o orgulho por sua origem.
Cotas
Amaynara e Vazigton entraram para o curso por meio de um programa da universidade federal que integra as ações afirmativas para indígenas, assim como as cotas e a formação de educadores indígenas, abrindo vagas adicionais a integrantes.

Artigo da senadora Fátima Bezerra (PT/RN) publicado no Novo Jornal neste dia 30/12/2016 *Amanhã há de ser outro dia*

Resultado de imagem para fatima bezerraEm crônica publicada no Correio da Manhã em 1966, Drummond homenageava a passagem da banda e a música de Chico Buarque constatando que “de amor andamos todos precisados, em dose tal que nos alegre, nos reumanize, nos corrija, nos dê paciência e esperança, força, capacidade de entender, perdoar, ir para a frente. Amor que seja navio, casa, coisa cintilante, que nos vacine contra o feio, o errado, o triste, o mau, o absurdo e o mais que estamos vivendo ou presenciando”.
A democracia havia sido interditada por um golpe civil-militar dois anos antes (1964) e o AI-5 seria editado dois anos depois (1968). A esperança, entretanto, continuou sendo cultivada na luta dos movimentos sociais, nos porões do DOPS, no exílio, na vida e na arte. O resultado foi a Constituição Cidadã e a conquista das eleições diretas.
Cinquenta anos depois de escritas, as palavras de Drummond parecem mais do que nunca atuais, pois novamente a democracia brasileira foi interditada, desta vez por um golpe parlamentar e midiático liderado por aqueles que, derrotados nas urnas, decidiram construir um atalho ao poder para executar a restauração neoliberal.
A entrega do pré-sal às multinacionais e o desmonte da indústria nacional derivada do petróleo; a PEC que congela os investimentos públicos durante duas décadas; a reforma autoritária e privatista do ensino médio; a reforma da previdência que fixa em 49 anos o tempo de contribuição para acesso à aposentadoria integral; e a anunciada reforma trabalhista, que amplia a jornada de trabalho e estabelece a prevalência do negociado sobre o legislado, representam o feio, o errado, o triste, o mau e o absurdo da crônica drummondiana.
O Congresso Nacional foi completamente sequestrado por uma maioria conservadora que não tem o mínimo pudor de anular o legado social inscrito na Constituição de 88, assim como não teve o mínimo pudor de interromper um mandato presidencial legitimado pelo voto popular sem a existência de crime de responsabilidade.
De amor continuamos precisados, mas numa dose ainda maior, pois muitos de nós considerávamos improvável que um golpe de Estado atravessasse novamente a nossa história. E é por isso que o término de 2016 tem sido ansiosamente aguardado. Ficará marcado para sempre como mais uma página infeliz de nossa história.
A virada do ano sempre nos faz pensar no futuro, avaliar o passado e planejar novos passos. Desejo a cada brasileiro e a cada brasileira, em especial aos norte-rio-grandenses, a dose de amor necessária para que tenhamos esperança para seguir adiante e força para semear um novo tempo.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

FORMA DE "GOVERNO" >> A mentalidade fascista que norteia esse governo golpista


Com usina fotovoltaica do Campus Lajes, IFRN bate meta de produção energética para 2016

Exibindo usina_fotovoltaica_campus_lajes_ifrn.jpeg
Na segunda-feria desta semana, dia 26 de dezembro, entrou em funcionamento a 12ª usina fotovoltaica do IFRN, a do Campus Lajes, após inspeção e autorização da Cosern. A expectativa é que o gerador forneça anualmente 85,2 MWh, cobrindo cerca de 40% do consumo anual atual da unidade de ensino. De acordo com o engenheiro eletricista do IFRN Franclin Róbias, isso representará uma economia de no mínimo R$ 28,9 mil na despesa bruta com o fornecimento de energia elétrica. "Além do benefício econômico, cerca de 11 T/ano de CO2 deixarão de ser lançados na atmosfera", completa.
Este é o 12º gerador fotovoltaico instalado no Instituto. "Assim a Instituição fecha 2016 batendo a meta com a expressiva marca de 1,2 MWp fotovoltaico distribuídos no estado, potência superior à da maior usina fotovoltaica em operação no RN, a Usina Fotovoltaica Alto do Rodrigues (UFVAR), com 1,1 MW, pertencente à Petrobras", comemora o engenheiro. 
Para o professor Alexandro Vladno, que já foi coordenador do curso Tecnólogo de Energias Renováveis do Campus João Câmara e hoje é diretor acadêmico do Campus Lajes, a experiência do IFRN com as usinas fotovoltaicas é um exemplo para todo o país. "Além de contribuirmos com a diversidade na produção de energia, ainda oferecemos um espaço de pesquisa para nossos estudantes e professores. Isso tem atraído a atenção de profissionais e outros pesquisadores da área, comentou.
USINAS FOTOVOLTAICAS NO IFRN
Em 2017, serão instalados minigeradores de 110 kWp nos campi Natal-Zona Norte e Santa Cruz. Mossoró também será contemplado com um gerador de 137,5 kWp. A expectativa da Diretoria de Engenharia do Instituto, focada na sustentabilidade, é conseguir contratar, ainda em 2017, usinas de energia solar para todas as outras unidades do IFRN. Hoje, além do Campus Lajes, há usinas na Reitoria e nos campi Caicó, Canguaretama; Ceará-Mirim; Currais Novos; João Câmara; Natal-Central; Parelhas;  Pau dos Ferros; São Gonçalo e São Paulo do Potengi. 
Com potência instalada de 50 kWp, o gerador do Campus Lajes seguiu o mesmo projeto do equipamento instalado no Campus Parelhas (em 2015), composto de 200 painéis solares policristalinos de 250 Wp (Watt pico), da Canadian Solar, ocupando área de 320m² sobre a cobertura do prédio principal. Dois inversores trifásicos de 27 kW, modelo Trio da ABB, realizam a conversão da energia gerada em corrente contínua para corrente alternada, utilizada pelas cargas elétricas da unidade.
O IFRN foi a primeira instituição pública do estado a aderir ao sistema de compensação de energia regulamentado pela Resolução Normativa 482/2012 da ANEEL. Conforme a REN 482/2012, um consumidor de energia elétrica que instale pequenos geradores em sua casa, condomínio ou empresa (como, por exemplo, painéis solares fotovoltaicos e pequenas turbinas eólicas) pode utilizar a energia gerada para abater o consumo de energia elétrica da unidade. Quando a geração for maior que o consumo, o saldo positivo de energia poderá ser creditado na fatura dos meses seguintes.​

Assessoria de Comunicação Social e Eventos
Reitoria | IFRN - (84) 4005-0757

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

COMO ESTÁ SENDO >> O antes e o depois do golpe!


GESTÃO >> Prefeito Benes Leocádio encerra mandato com a entrega de várias obras


PREVISÃO >> Chuvas vão cair no RN até a primeira semana de janeiro, diz Emparn

Segundo relatos de leitores do Portal Agora RN, houveram pancadas de chuvas em municípios como São Gonçalo do Amarante, Santa Cruz, Santa Rita, Boa Saúde, Nova Cruz e algumas outras cidades da região Agreste do Estado.
Em contato com a reportagem, o meteorogolista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), Gilmar Bistrot, disse que a previsão é de que haja pancadas de chuvas em todo o estado até a primeira semana de janeiro.
“As previsões estão boas. Deveremos ter chuvas em todas as regiões do estado. Não vai ser nada extraordinário, mas teremos essas pancadas até o começo de janeiro”, afirmou.
O RN tem registrado chuvas desde o início de janeiro, principalmente em cidades do interior do estado.

ATENÇÃO AO ENTRAR NA PRAIA >> Uma dica muito importante que pode salvar vidas


Tenham muito cuidado quando forem a praia, antes de entrar observem o mar. Se virem um espaço atravessado entre as ondas não entrem, é uma corrente de retorno (vala) e você será puxado para dentro. 

A imagem pode conter: texto

Informe ao seus familiares e amigos. Isto pode salvar vidas.

'EUA farão de tudo para que nosso continente volte a ser o quintal deles', diz Frei Betto

Imagem inline 1
“Os ianques farão de tudo para que o nosso continente volte a ser o quintal deles”, afirma Frei Betto. O escritor, uma das principais referências da história dos movimentos populares no Brasil, a ascensão conservadora no Brasil e em outros países da América Latina tem influência direta dos Estados Unidos. Ele acredita, porém, que os “governos progressistas” que chegaram ao poder no continente na última década precisam reconhecer seus erros, como o de “não cuidar da alfabetização política do povo”.
Ao longo dos seus 71 anos, o frade dominicano Carlos Alberto Libâno Christo participou da Ação Católica e enfrentou a repressão ao lado de Frei Tito e Carlos Marighella, líderes de esquerda mortos pela ditadura militar. Por seu engajamento, foi preso duas vezes entre as décadas de 1960 e 1970.
Com a ascensão de Lula à presidência, ele coordenou o programa Fome Zero, posteriormente substituído pelo Bolsa Família. Entretanto, após dois anos, saiu do governo por críticas às mudanças ideológicas do PT.
Ele, que é autor de mais de 60 livros, relaciona a tentativa de retirada da presidenta Dilma Rousseff aos processos que levaram à deposição dos presidentes Fernando Lugo (Paraguai) e Manuel Zelaya (Honduras). “Considero o impeachment um golpe branco”, declara, taxativamente.
Confira a íntegra da entrevista:
O Brasil está dividido. Qual a sua opinião em relação ao impeachment?
Considero o impeachment um golpe branco, à semelhança do que ocorreu em Honduras [em 2009] e no Paraguai [2012]. Entre as vozes das ruas e as das urnas, fico com a última. Se houver impeachment, o Brasil entrará em turbulência política permanente, pois qualquer oposição tenderá a recorrer a este recurso.

Quais as consequências de uma eventual derrubada da presidenta?
Os governos Lula e o primeiro de Dilma foram os melhores de nossa história republicana, mas cometeram erros graves: nenhuma reforma estrutural, falta de valorização dos movimentos sociais (sempre chamados na hora de apagar incêndios), estímulo ao consumismo, despolitização da nação, entre outros. Apesar disso, os mais pobres tiveram conquistas importantes: 45 milhões saíram da miséria, não houve criminalização dos movimentos sociais e a política externa foi independente. Se Dilma cair, o Brasil passará do Estado de Direito ao Estado da direita.
Independentemente do processo de impeachment, qual o futuro do PT? Existe possibilidade de uma guinada à esquerda?
Não creio na recuperação do PT, infelizmente. Ele jogou na lata de lixo da história os três capitais simbólicos que o caracterizavam na origem: ser o partido da ética; ser o partido da organização da classe trabalhadora; ser o partido do horizonte socialista para o Brasil, o que traria mudanças estruturais. O envolvimento de alguns de seus dirigentes na corrupção ficará como uma ferida incicatrizável. O PT tem que se reinventar de outro modo. Mas antes deveria fazer uma séria autocrítica.
O senhor viveu a violência da ditadura. Como enxerga o atual momento, no qual alguns setores reivindicam a volta do regime militar?
Isso é choro de derrotados e fracassados. Felizmente, os militares estão com as barbas de molho…
Vários “governos progressistas” têm sofrido derrotas na América Latina. Existe uma conexão entre os diversos movimentos dessa ascensão conversadora no continente?
Claro, pois os Estados Unidos não dormem em serviço. Quanto mais puderem desestabilizar os governos progressistas da América Latina, mais o farão. Porém, esses governos devem também reconhecer seus erros, como o de não cuidar da alfabetização política do povo, não valorizar o mercado interno e ficar demasiadamente na dependência do [capital] externo, além de não organizar as bases populares.
Interesses norte-americanos têm alguma influência na atual situação política do país?
Está dito acima. Os ianques farão de tudo para que o nosso continente volte a ser o quintal deles.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

EM LAJES >> Poderes Legislativo e Executivo convidam a população para prestigiar suas posses


MAIS PREJUÍZO PARA O CONSUMIDOR >> Temer autoriza lojas a cobrar mais caro no cartão de crédito

Imagem inline 1
O Diário Oficial da União da última terça-feira, 27, traz publicada a Medida Provisória 764, que autoriza a diferenciação de preços de bens e serviços oferecidos ao público em função do prazo ou do instrumento de pagamento utilizado. A medida torna nula cláusula contratual que proíba ou restrinja tal diferenciação de preços.
A permissão de preços diferentes para pagamento no cartão de crédito ou à vista, por exemplo, foi um dos pontos do pacote de medidas microeconômicas anunciado pelo governo no dia 15 de dezembro. Supostamente a medidas seria para ativar a economia, mas ao contrário disso servirá para os lojistas e empresários tirarem mais dinheiro dos consumidores. 
Com essa MP será autorizado cobrar mais caro no cartão de crédito. O cenário mais provável é que os preços atuais sirvam para o "à vista" e no cartão de crédito tudo seja inflacionado. Um presentão de Temer, para os empresários, é claro.
Com informações da Agência Estado

ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO >> Conheça o Livro Vermelho da Fauna Brasileira

Conheça o Livro Vermelho da Fauna Brasileira

Considerado o país mais biodiverso do mundo, o Brasil lançou no início de dezembro, durante a Conferência das Partes (COP 13) sobre Diversidade Biológica, realizada em Cancun, no México, a edição do Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. O levantamento de espécies ameaçadas, realizado entre 2010 e 2014, representa o maior esforço mundial sobre o tema já feito em um país, e agora foi consolidado no livro.
De acordo com o diretor de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial em Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Cláudio Maretti, a publicação do estudo completo é o primeiro passo para alcançar a extinção zero e funciona como uma das estratégias do país para o cumprimento de metas internacionais de combate à perda da biodiversidade. “A pesquisa avalia, pela primeira vez, o risco de extinção de todos os vertebrados que ocorrem no Brasil e de um grupo selecionado de invertebrados. Ela irá orientar a criação, ampliação e melhoria de unidades de conservação no Brasil”, ressaltou.
O diretor destaca que o levantamento auxiliará o país a alcançar a extinção zero das espécies nativas e cumprir a meta de Aichi número 12 (Em 2020, a extinção de espécies em extinção conhecidas deve estar prevenida e sua situação de conservação, particularmente para aquelas de maior declínio, melhorada e sustentada).
O livro
O estudo é fruto do trabalho de 1.270 cientistas coordenados pelo ICMBio, com treinamento e orientação da pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN, sigla em inglês) e colaboração de dezenas de outras organizações, com metodologia globalmente reconhecida pela UICN. O levantamento analisou o status de conservação de 12.254 espécies e o risco de extinção, incluindo peixes e invertebrados aquáticos. 

Na lista anterior, divulgada em 2003, haviam sido avaliadas 816 espécies. O livro aponta um incremento na quantidade de espécies ameaçadas. O total nessa situação é de 1.173, divididas em três categorias: Criticamente em Perigo (CR), Em Perigo (EN) e Vulnerável (VU). Maretti informa que, para alcançar extinção zero, outras medidas devem ser adotadas, como a criação e melhoria de unidades de conservação, planos de ação para redução das ameaças e listas de espécies ameaçadas para políticas públicas.
Unidades de Conservação
A proteção de habitats por meio de Unidades de Conservação (UCs) é o meio mais utilizado, no Brasil para reduzir o risco de extinção das espécies. São 2029 UCs, entre federais, estaduais, municipais e particulares, sendo que 326 são geridas pelo ICMBio. Mesmo assim, 180 espécies ainda estão fora das UCs.

Festival Ribeira 360° em 2017 celebrará 20 anos. Confira a programação completa

Imagem inline 1A música potiguar vai entrar 2017 com a potência máxima no Festival #Ribeira360º, que irá celebrar os 20 anos de revitalização da Rua Chile, no bairro histórico da Ribeira. O evento acontece dias 7 e 8 de janeiro e vai ocupar o Largo e principais casas noturnas do famoso logradouro, celeiro cultural desde os anos 1990 e até hoje palco para a música moderna produzida em Natal.
Idealizado pelo produtor cultural Marcílio Amorim, a primeira edição do festival conta com os patrocínios da Pratika Eventos e Locações, Natal Card, Refrigerantes Dore, Skol, Prefeitura do Natal/Natal em Natal, Ótica Oticalli e parcerias com os espaços DoSol, Galpão 29,  Ateliê Bar e Alchemist Bar.
O festival contará com cinco palcos abrangendo a área externa (Palco 360º) e bares adjacentes onde durante as duas últimas décadas, tornaram-se espaços de resistência da rua: Palco 'Blackout' – Galpão 29; Palco Alchemist – antigo Bar das Bandeiras; Palco Espaço DoSol e Lounge Ateliê Bar, ambos homenageando o Bimbos e o Casarão da Ribeira.
Os ingressos tem preços promocionais de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10 (estudante) e estão à venda na Ótica Oticalli, do Midway Mall (2º piso, tel.: 3213-2633). Para quem quiser adquirir o ingresso online, as vendas continuam no Bilheteria Digital [www.bilheteriadigital.com.

PALCOS E ARTISTAS
O Palco 360º, principal espaço do festival, terá uma estrutura de 8 x 8 metros e dará ampla visão de todos os lados da rua Chile. “Apesar de quadrado, o formato terá um efeito de treliça redonda para melhor visualização dos shows”, explicou o produtor. Neste palco, Se apresentam no primeiro dia (sábado, 7), a partir das 20h, as seguintes bandas e artistas: General Junkie, Camila Masiso e Banda, Khrystal e Banda, Camarones Orquestra Guitarrística, Plutão Já Foi Planeta, Talma & Gadelha, Mad Dogs e Luísa e Os Alquimistas.
No domingo (8), a programação tem início às 18h com os shows de Rastafeeling, MC Priguissa, Rosa de Pedra, DuSouto, Expose Your Hate e Deadly Fate. O largo da rua Chile contará com feirinha de artesanato e barraquinhas de alimentação, além dos espaços dos patrocinadores. Algumas participações especiais estão sendo cogitadas para celebrar os 20 anos da revitalização, mas a produção preferiu não adiantar.
O Palco Remuin, parceria com a Rede de Música Independente de Natal, irá ocupar o Espaço DoSol com shows das bandas Veiga, Seu Ninguém, Daniel Get Up, Skarimbó, todas no sábado, a partir das 20h. Já no dia 8 (domingo) se apresentam Joana Knobbe, Igapó de Almas, Talude e Joseph Little Drop.
De acordo com o produtor Marcílio Amorim, esse palco vai se desdobrar em uma ação de formação para o músico potiguar. O cachê será revertido para a Rede realizar um laboratório com duas oficinas, trazendo o músico convidado da Chico Correa Eletronic Band, da Paraíba.
O Palco Blackout/Galpão 29 irão abrigar dois ambientes: o backstage para bandas e a pista eletrônica do festival, com programação definida pela equipe do Galpão e festival #Ribeira360º, privilegiando a house music. “Esse espaço reserva outras surpresas”, informa o produtor.
Já o Palco Alchemist será uma espécie de “after”. No sábado, se apresenta a banda Koogu e no domingo a atração é banda Mahmed, ambas com trabalhos instrumentais e influências do rock psicodélico.  

Memória
Localizado na zona Leste de Natal, a Ribeira é o segundo bairro mais antigo da capital do Rio Grande do Norte e no início do século passado foi ponto de referência do comércio da cidade, abrigando até hoje um dos mais representativos conjuntos de edificações e casarios de grande valor histórico. Com a mudança do comércio para a Cidade Alta, o bairro ficou abandonado. Há vinte anos uma onda revitalizadora o fez ressurgir como opção cultural, na carona de um projeto arquitetônico que chamava o poder público para a revitalização daquela área, a partir da rua Chile.
Foi o tempo do famoso Blackout Bar, do Armazém do Cais, Itajubar, A Lata, Downtown, Bar das Bandeiras, que com suas agendas diversificadas abriram espaço para a música produzida em Natal. Essa efervescência espalhou-se por ruas adjacentes como Frei Miguelinho, Dr Barata, Duque de Caxias e Tavares de Lira e nelas surgiram mais casas noturnas com o mesmo perfil cultural como Bimbo’s, Casarão da Ribeira, Bronx, Anjo Azul entre outros que ajudaram a reforçar esse sentimento de amor pelo bairro.
Um cenário propício ao surgimento de festivais de música como o Mada (1998 a 2003) e o DoSol (2006 a 2016), e de centros culturais como a Casa da Ribeira (2001). Confira abaixo a programação completa: 

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

TECNOLOGIA A FAVOR DA INCLUSÃO >> App transforma voz em linguagem de sinais e promove inclusão social

App transforma voz em linguagem de sinais e promove inclusão socialUm aplicativo capaz de transformar a fala em linguagem de sinais e vice-versa tem um poder de inclusão social enorme. Por esses e outros benefícios que a ferramenta oferece, que o renomado Instituto de Tecnologia de Massachussetts, o MIT, escolheu o brasileiro Ronaldo Tenório, como uma das 35 pessoas com menos de 35 anos mais inovadoras do mundo.
O aplicativo desenvolvido por ele chama-se Hand Talk e funciona de maneira extremamente eficiente. Disponível para celulares e tablets, a plataforma consegue facilitar a comunicação entre deficientes auditivos e pessoas que não dominam Libras, a linguagem brasileira de sinais.
Apesar de ter uma lógica bastante complexa, o aplicativo funciona de maneira muito simples. Basta a pessoa falar uma frase, que Hugo, o personagem que dá vida à ferramenta, transforma o que foi dito em sinais. No caminho inverso, basta usar a câmera para reconhecer os sinais, que o app transforma a informação em uma mensagem de voz ou texto.
Ao receber a honra pelo MIT, uma das maiores referências em desenvolvimento tecnológico e pesquisa no mundo, Tenório e sua equipe foram elogiados pela eficiência e criatividade usados no aplicativo. O grande trunfo foi conseguir simplificar algo tão complexo: “Traduzir um áudio para gestos animados requer uma programação trabalhosa, porque tudo precisa estar correto, até mesmo as expressões faciais de Hugo, pois isso também faz parte da linguagem de sinais”.
O aplicativo está disponível gratuitamente para sistema Android e iOS. Clique aqui para baixar.

BLITZ NAS RODOVIAS >> Uma situação que é necessária para a nossa segurança

Geralmente nesse período de férias e  de veraneio, em que o fluxo de pessoas viajando aumenta bastante, as polícias rodoviária e militar realizam blitz nas rodovias de todo país, com o objetivo de coibir várias situações irregulares que estejam acontecendo.

Por outro lado, sabe-se algumas pessoas que simplesmente por não concordarem ou até mesmo por também agirem de forma irregular, vivem de plantão e fazem uso das redes sociais (Facebook e watssap) para "avisarem" a outros que porventura estejam viajando com alguma irregularidade, para que esses, possam "fugir" desse tipo de fiscalização.

O GOLPE NOS QUE SONHAVAM EM CURSAR UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA >> Universidades públicas serão extintas por todo o país; VEJA!


Resultado de imagem para Universidades públicas serão extintas por todo o país
CONFIRMADO PELO MEC - O governo do presidente Michel Temer irá reduzir o número de vagas em universidades públicas de todo o País. A Portaria Normativa nº 20, de 13 de outubro de 2016, foi publicada no Diário Oficial da União da sexta-feira, 14.

Segundo a portaria, assinada pelo ministro Mendonça Filho, as Instituições de Ensino Superior deverão informar a redução das vagas à Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior (Seres), que deverá garantir aos estudantes já matriculados, quando da redução de vagas, as condições de oferta previstas no ato de autorização, reconhecimento ou renovação de reconhecimento do curso.

No início da semana, Mendonça Filho já havia anunciado a redução de vagas na Universidade Aberta do Brasil, um dos principais programas federais de formação de professores. A redução foi de 78% neste e no próximo ano.


Apesar da reabertura das vagas autorizadas para o segundo semestre deste ano, as universidades ainda não sabem se conseguirão preencher todas elas por causa das restrições orçamentárias. A verba prevista pelo MEC para a UAB neste ano é de R$ 376,2 milhões, mas apenas R$ 247,2 milhões foram liberados até agora – o valor é 8% menor do que o orçamento previsto em 2015.

SEM RECONHECIMENTO >> Cuba não reconhece governo Temer e rejeita embaixador brasileiro


O presidente de Cuba, Raúl Castro, se nega a reconhecer o governo do presidente Michel Temer. O chefe de Estado rejeitou receber as credenciais do embaixador Frederico Duque Estrada, atual assessor-chefe de Comunicação do Itamaraty.

As informações são da coluna Esplanada, do jornal O Dia, desta segunda-feira (26). Ainda de acordo com a publicação, Castro afirmou que só irá retomar relações com o Brasil quando o presidente da República for eleito por voto direto.

Com a rejeição, o Senado brasileiro não tem como reconhecer a indicação. A mesma situação ocorre em relação ao governo da Venezuela. 

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

A CRISE NO BRASIL >> Algumas questões que deveriam está na pauta da discussão dos governos...



QUANDO AS COISAS NÃO SÃO O QUE PARECEM >> Sua roupa pode ter vindo do Sertão. Conheça quem suou (muito) por ela


Trabalhadora produz peças em oficina terceirizada no interior do Rio Grande do Norte (Foto: Lilo Clareto)
Trabalhadora produz peças em oficina terceirizada no interior do Rio Grande do Norte (Foto: Lilo Clareto)

São Paulo não é o único polo de produção de roupas no país e imigrantes bolivianos e paraguaios tampouco são os únicos que sofrem com situação precária de parte do setor de confecções, ao contrário do que as constantes e numerosas denúncias de superexploração do trabalho na capital paulista fazem crer.  Grandes empresas, como a Hering e Riachuelo, terceirizam parte de sua produção para região castigada pela seca no Nordeste, onde empregados trabalham em oficinas que pagam menos do que nas capitais, fazendo longas jornadas. Mesmo assim, o medo de ver empresas migrarem suas encomendas para outras regiões e até fora do país inibe denúncias de trabalho precário, num ''contínuo ruim com eles, pior sem''. A reportagem a seguir é de André Campos, que visitou a região do Seridó potiguar para contar essa história. A íntegra está no site da Repórter Brasil.
Hering e Riachuelo tercerizam parte da produção para oficinas do Sertão, por André Campos
Desde 2013, a região do Seridó, no semiárido do Rio Grande do Norte, vive um boom de pequenas oficinas de costura terceirizadas – as chamadas “facções”. Elas produzem peças antes costuradas por mão de obra contratada diretamente pela Guararapes Confecções, do grupo Riachuelo. A Hering é outra grande marca presente na região. Há cerca de dez anos, em menor escala, a companhia já havia iniciado a terceirização da costura para o Seridó.
Com a chegada em massa das oficinas, surgiram também episódios de graves violações trabalhistas como jornadas excessivas, trabalho sem carteira assinada e pagamentos abaixo do salário mínimo. Problemas sérios quando se considera o tamanho das marcas que são responsáveis pela produção. Mas que podem parecer pequenos aos olhos da população local, que luta contra a pobreza e a seca.
O semiárido é o novo destino de uma velha prática, já que, há anos, as grandes marcas da moda terceirizam sua produção para pequenas oficinas em outras regiões do país. Em São Paulo, por exemplo, as oficinas de bolivianos foram palco de diversos flagrantes de trabalho escravo. Algumas delas produziam roupas para grandes varejistas como Marisa, Pernambucanas, Renner e Zara.
Do mesmo modo como terceirizam sua produção para imigrantes nos grandes centros, o novo boom de oficinas se expande na região de onde costumavam sair os migrantes brasileiros. Muda a localização e o sotaque, mas as roupas continuam sendo costuradas por uma população vulnerável, mais propícia a aceitar condições precárias de trabalho – contando, para isso, com o apoio de políticas estaduais.
A Repórter Brasil visitou a região e ouviu relatos dos trabalhadores sobre as condições em que costuram as roupas. Os nomes foram trocados para proteger os funcionários. Procuradas, Hering e Riachuelo afirmaram que auditam as oficinas e que exigem delas o cumprimento das leis trabalhistas, adotando medidas corretivas quando necessário. Ressaltaram também que, somados, seus fornecedores contribuem para o desenvolvimento do interior do estado ao gerar mais de quatro mil empregos.
Projeto de governo
A criação de oficinas terceirizadas no semiárido potiguar conta com a benção e o incentivo do governo estadual. Através do programa “Pró Sertão”, ele capacita a mão de obra sertaneja para operar máquinas de costura e facilita o financiamento a microempresários interessados em montarem suas oficinas. “Sei da importância do emprego para as pessoas que vivem no interior. As pessoas terem o direito de nascer, estudar e trabalhar, sem precisar migrar para grandes centros”, declarou em junho o governador Robinson Faria (PSD), durante a apresentação das metas atualizadas do programa. Até 2018, a intenção é criar 210 oficinas e gerar mais de quatro mil empregos.
Além disso, o “Pró Sertão” também quer atrair outras marcas de roupa para o interior do estado. A RM Nor – confecção que produz peças da C&A e Renner, entre outras – já conta com algumas oficinas terceirizadas na região. A loja de artigos esportivos Decatlhon é outra que teria demonstrado interesse em aportar no Rio Grande do Norte.
Flávio Rocha, CEO da Riachuelo, diz que o programa tem um potencial revolucionário ao gerar empregos onde antes não existia nenhuma atividade produtiva. “Havia municípios de 20 mil habitantes que viviam do Fundo de Apoio ao Trabalhador Rural (Funrural), do Bolsa Família e com a elite pendurada na prefeitura”, argumenta.
Ele afirma, no entanto, que a insegurança jurídica prejudica a expansão do “Pró Sertão” – alvo, segundo ele, de fiscalizações intimidatórias do Ministério Público do Trabalho (MPT). “O céu era o limite. Eu tinha condições de criar 100 mil empregos (na região)”. Para Rocha, a melhora das condições de vida dos trabalhadores não é alcançada através da criação de normas trabalhistas, e sim pela demanda e competição por mão de obra.
A suposta geração de postos de trabalho por meio do “Pró Sertão” é contestada pelo presidente da Federação dos Trabalhadores na Indústria do Rio Grande do Norte, Joaquim Bezerra de Meneses. “Funcionários estão sendo demitidos nas maiores confecções enquanto são criadas estas facções terceirizadas no interior. Ou seja, estão trocando seis por meia dúzia”, acredita.

CUIDADOS QUE SE VER TER NO VERANEIO >> Pesquisa alerta para riscos de câncer de pele

Resultado de imagem para verãoAs altas temperaturas, típicas do verão brasileiro, exigem medidas e cuidados para combater e prevenir o câncer da pele, o de maior incidência no Brasil e nos demais países. Pesquisa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) aponta que 4,5 milhões de brasileiros já tiveram câncer da pele.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, no ano 2030, serão registrados 27 milhões de casos novos de câncer, 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com câncer. O maior efeito desse aumento incidirá em países em desenvolvimento. No Brasil, o câncer já é a segunda causa de morte por doenças, atrás apenas das doenças do aparelho circulatório.
A pesquisa aponta, ainda, que mais de 100 milhões de brasileiros se expõem ao sol de forma intencional nas atividades de lazer, 3% dos brasileiros não usam protetor solar no seu dia a dia e 6 milhões de brasileiros adultos não se protegem de forma alguma quando estão na praia, piscina, cachoeira, banho de rio ou lago.
O estudo indica, também, que - dos entrevistados que têm filhos até 15 anos - 20% dessas crianças e adolescentes não se protegem de forma alguma nas atividades de lazer. Se a análise incluir as classes D/E, o percentual sobe para 35%.
Erros comuns, que as pessoas cometem no cuidado com a pele, aumentam a incidência de câncer. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, não usar filtro solar diariamente, não reaplicar o filtro solar, achar que em dias nublados ou chuvosos não precisa do filtro e usar maquiagens, que contenham filtro e achar que só isso já é o suficiente para se proteger são os erros mais frequentes.
Outros erros apontados são usar filtro solar só no rosto e esquecer do corpo, se expor ao sol e querer se bronzear, fazer bronzeamento artificial e não ir ao dermatologista regularmente.
A recomendação é se proteger do sol, usar o filtro solar diariamente, fazer o autoexame da pele e ir ao dermatologista. Segundo a SBD, “o sol não é um vilão, mas a exposição solar indiscriminada, desprotegida e intermitente pode torná-lo um vilão por ele ser o principal fator de risco para o câncer da pele”.