sábado, 10 de abril de 2021

UM POUCO DA LUTA PELO DIREITO A LEITURA >> Sabem quem foi o primeiro comunista a lutar pela imunidade tributária sobre os livros no Brasil? 📚

A primeira vez que se discutiu a imunidade tributária sobre livros no país foi na Constituição Democrática de 1946, por meio de emenda constitucional apresentada pelo escritor, e então deputado constituinte, Jorge Amado. 

O texto, que garantiu o regime de isenção de impostos para o papel utilizado na impressão de livros, jornais e revistas no país, sofre agora uma ameaça com a reforma tributária de Paulo Guedes, que pretende retomar a tributação dos livros. 

Hoje, retomamos a luta do nosso camarada em defesa do livro! #defendaolivro

E hoje, nós professores(as) em pleno século XXI, que posicionamento temos perante os ataques desse desgovernos a literatura, as artes, a Educação...?

TAL PAI, TAL FILHO >> Mais uma vez um integrante da família bolsonaro mostra a "visão" preconceituosa de sociedade que os norteia!

Esse machista não atacou somente as deputadas. Atacou todas as mulheres brasileiras que votam em outras mulheres e defendem a participação feminina na política.

As mulheres exigem respeito, deputado Eduardo Bolsonaro! Cassação de mandato já para esse misógino!

sexta-feira, 9 de abril de 2021

O PREÇO DA DISCRIMINAÇÃO >> Receita diz que só rico lê no Brasil! Vamos demonstrar nossa indignação e defender o livro!

Olá, pessoal! A Receita Federal divulgou um documento defendendo o fim da isenção de impostos para livros com o argumento de que pobres não consomem livros no Brasil. Segundo a Receita, os livros seriam consumidos apenas pela faixa mais rica da população (acima de 10 salários mínimos).

Se a tributação dos livros acontecer, poderia aumentar em 25% o preço final de um livro para o consumidor. O que pioraria o acesso à educação e leitura no País, deixando os livros ainda mais caros e distantes para a população de baixa renda, inclusive os livros didáticos. 

O governo está usando uma estatística de uma maneira turva! Não podemos permitir esse absurdo! Os livros no Brasil já são muito caros, o que impede muitas pessoas de ter acesso. A tributação só vai piorar esse cenário. 

Por isso, precisamos pressionar a Receita Federal!!! Vamos postar no Twitter e no Instagram da Receita Federal e Defender O Livro juntas e juntos! Vamos unir nossas vozes CONTRA A TAXAÇÃO DO LIVRO!

Fonte: https://www.change.org/p/defenda-o-livro-diga-n%C3%A3o-%C3%A0-tributa%C3%A7%C3%A3o-de-livros/u/28843314?cs_tk=As_YHgvnnaQiBFU0c2AAAXicyyvNyQEABF8BvN5odKWaZHix1qrHLuNlGT4%3D&utm_




APOIO AO HOMEM DO CAMPO >> A presença do Governo do RN nas ações na zona rural do município de Lajes/RN

Você sabia? Que través de órgãos como:  EMPARN, EMATER, IDIARN e SEMARH, o Governo do RN tem atuado diariamente junto ao homem do campo, com programas e ações que buscam contribuir para uma melhor convivência como semiárido. Dentre essas ações, cito:

  •  Entrega de palmas forrageiras para os agricultores locais;
  •  Entrega de sementes para o plantio (milho, feijão e sorgo);
  • Programa de construção de cisternas na zona rural;
  • Perfuração e instalação de poços tubulares;
  • Instalação de dessalinizador, através do Programa Água Doce;
  • Campanhas de vacinação animal;
  • Fiscalização sanitária;
  • Dentre outras,
Emissão de DAP para acesso as políticas públicas; garantia safra; compra direta, PDHC-assistência técnica para 30 famílias e com o apoio do fomento; Programa Conservação e produção de forragem(Distribuição de palma forrageira, aquisição com preços subsídio de feno e produção de silagem). Sendo alguns desses programas em parceria com a prefeitura Municipal.

Por Canindé Rocha - Lajes/RN

quinta-feira, 8 de abril de 2021

CENTRAL DO CIDADÃO PARA A REGIÃO CENTRAL >> Deputado Francisco do PT solicita ao Governo do Estado a construção da Central do Cidadão para região


Na manhã de ontem, 07 de abril, fui comunicado pela Assessoria do Deputado Francisco do PT que uma das solicitações realizadas durante uma assembleia em que discutiu-se sobre o Marco Regulatório da Política Estadual de Desenvolvimento do RN, quando na oportunidade apresentei essa necessidade de termos uma Central do Cidadão em nossa região, já essa que é uma demanda buscada há bastante tempo e também por sermos ainda a única região do Estado que ainda não possui essa estrutura. 

Vale ressaltar que vários outros pontos importantes também foram apresentados e discutidos pelas pessoas e entidades presentes como sendo ações necessárias para o fortalecimento dessa Política Territorial, tais como: perfuração de poços na zona rural, necessidade de melhoria de nossas rodovias, a construção de uma policlínica,  mais apoio a Política de Fortalecimento da Agricultura Familiar, mais presença dos órgãos estaduais nas comunidades quilombolas dessa região, dentre outras.


Nesse evento tivemos representações da Secretaria de Governo (SEPLAN), Rede de Colegiados, EMATER, FETARN, membros do Território Sertão Central e Litoral Norte, professores, ativistas sociais, representante das Comunidades Quilombolas e contamos ainda com a participação do Deputado Estadual Francisco do PT que tem acompanhado de perto o andamento dessa politica territorial em nosso estado.

Esse foi mais um momento importante, que mostra o foco do Governo Estadual em reestruturar a política de desenvolvimento territorial como uma das ferramentas indutoras para o avanço econômico e social do RN.

Por Canindé Rocha - Profº da Rede Pública em Lajes/RN

quarta-feira, 7 de abril de 2021

A COVID-19 EM NOSSO PAÍS >> Infelizmente ultrapassamos o quantitativo de 4 mil mortes diárias. "Mas é só uma gripezinha..."

PREVISÃO PARA AS CHUVAS NO SERTÃO >> No RN choveu 34% do esperado no primeiro trimestre de 2021

Pelo terceiro mês consecutivo, as chuvas no Rio Grande do Norte ficaram abaixo do normal em todas as Mesorregiões do estado, chovendo 34% do esperado para o período. É o que aponta a análise pluviométrica feita pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN).

“Esse expressivo valor no desvio negativo observado nesses três meses, mostra que mesmo num ano com Fenômeno Lã Niña presente no Oceano Pacífico, as condições no Oceano Atlântico Sul, com águas mais frias do que o normal, impediram a atuação da Zona de Convergência Intertropical de atuar sobre a Região Nordeste do Brasil”, analisou o chefe da unidade instrumental de Meteorologia, Gilmar Bristot.

Só no mês de março, choveu 33,2% do volume esperado. Era esperado um volume médio de 159,7 milímetros de precipitações no estado, porém foi observado o acumulado médio de 106,6 mm. Bristot explicou que as poucas chuvas ocorridas neste mês decorrem da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema meteorológico indutor de chuvas no interior do Estado no período de fevereiro a maio. “Este ano, diferente dos últimos anos, as condições oceânicas, referentes ao comportamento termodinâmico, principalmente no Oceano Atlântico, não apresentaram condições favoráveis a ocorrência de chuvas sobre a região norte do Nordeste, resultando desta forma numa irregular distribuição temporal e espacial das chuvas, isto é, locais com mais chuvas e outros com menos chuvas tanto em intensidade como em eventos de ocorrência”, disse.

A análise destacou ainda que houve variação na distribuição das chuvas pelo estado. Na região do Alto Oeste foram registrados valores médios que superaram os 200mm, enquanto que no restante do Oeste, os índices acumulados variaram entre 50 mm a 150 mm. “Esse comportamento ocorreu em todas as regiões, na Mesorregião Central, as maiores chuvas ocorreram no Seridó Oriental. No Agreste, a região da Borborema apresentou os maiores índices acumulados e no Litoral Leste, as maiores chuvas concentraram-se na Região Metropolitana de Natal”, completou.

Previsão para os próximos três meses

Para o trimestre que se inicia- abril, maio e junho, as análises apontam irregularidade nas chuvas no interior do RN, variando de normal a abaixo do normal, com maior concentração nas regiões do Alto Oeste, Seridó e Vale do Açu. As médias previstas para o período são: Oeste 250 mm, Central 200 mm, Agreste 200 mm e Leste 500 mm.

Média de chuvas registradas em janeiro, fevereiro e março de 2021:

Oeste= 152,6 mm

Central=105,9mm

Agreste=94,8 mm

Leste=139,9mm

Estado=123,3 mm

Fonte: https://defato.com/estado/94986/no-rn-choveu-34-do-esperado-no-primeiro-trimestre-de-2021

terça-feira, 6 de abril de 2021

A "TRANSPARÊNCIA" EM LAJES >> Algumas questões que precisam ser respondidas!

Por que será que a Prefeitura de Lajes, ainda continua fechada para o atendimento à população, uma vez que o Governo do Estado já flexibilizou o funcionamento dos vários espaços públicos?

E por qual o motivo a gestão municipal NÃO DIVULGA os dados relacionados a quantidade de vacinas recebidas, a quantidade de pessoas vacinadas, em quais faixas-etárias e também o que ocorreu para a perda técnica (extravio) de 16 doses de vacinas do montante de recebido?

Mesmo com tantas locações de veículos, grande quantidade de contratações e nomeações, por que a Prefeitura de Lajes não atualiza os vencimentos de vários servidores públicos?

E com relação a transparência pública, por que a Prefeitura de Lajes não coloca no ar o Portal da Transparência, sabendo-se que essa DEVERIA SER uma das principais ferramentas de uma gestão transparente? 

Por Canindé Rocha - Profº da Rede Pública