sábado, 2 de novembro de 2019

Movimento e Barragem de Oiticica fizeram nova sessão do Acordo Extrajudicial












A 20ª sessão pública sobre o acordo extrajudicial firmado entre os governos federal e estadual e o Movimentos dos Atingidos e Atingidas pela construção do Complexo barragem de Oiticica, foi realizada na sexta-feira, dia 1º de novembro, às 10:00 horas, no plenário da Câmara municipal de Jucurutu. A sessão pública será mediada pelo Juiz Uedson Bezerra Costa Uchôa.
A pauta da sessão teve 3 pontos: análise da operacionalidade dos 6 encaminhamentos relativos aos pontos da décima nona sessão; análise da exequibilidade dos pontos constantes da carta de reivindicações do Movimento ao governo do estado; e informações da SEMARH sobre o aditivo de prazo e financeiro da KL Engenharia.
Participaram desta sessão pública os órgãos presentes na décima nona sessão, já intimados e outros órgãos, como o Ministério público federal; Seapac; Fetarn; DNOCS; Secretário da Semarh; Secretário da Sedraf; procuradoria Geral do Estado; CEHAB; Idema; IPHAN; Codepeme; Prefeitos; Sindicatos; KL Engenharia; consórcio Encalso\EI; e a comissão dos atingidos e atingidas pela construção do Complexo barragem.
Fonte: https://www.seapac.org.br/post/movimento-e-barragem-de-oiticica-fazem-nova-sess%C3%A3o-do-acordo-extrajudicial

O Fórum de Dialogo Inter-religioso do RN realizará o IV DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO na Aldeia Katú em Canguaretama.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, chapéu e texto

O Fórum de Dialogo Inter-religioso do RN realizará o IV DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO na Aldeia Katú em Canguaretama.

Café da manhã coletivo.
Colaboração para o almoço 10,00.
Onibus saindo da AGAÉ (prox ao Natal Shopping) as 7h da manhã do dia 24/11.
Sejam todos e todas bem vindas a ciranda do amor universal!
Mais informações: (84) 996032686 /988737628 (Reservas de vagas no transporte)

Fonte: FÓRUM Inter-Religioso do RN  

EM NATAL >> Jeanne Araújo lança romance no Mulherio das Letras neste sábado


image.png

Professora, poeta e escritora acariense, que reside em Ceará-Mirim, Jeanne Araújo vai lançar seu novo livro, a novela-romance “Cercas de pedras” neste sábado, dia 2 de novembro, das 14h40 às 16h, na programação oficial do evento Mulherio das Letras, na Cidade da Criança, em Natal.
“Escrever Cercas de Pedras foi desafiador pois eu queria falar das dores emocionais, aquelas dores que levamos dentro de nós depois de sofrermos violência. Algumas dessas dores são tão fortes que você termina ultrapassando uma linha e já não percebe o que é real e o que não é ao seu redor. Blanche, a protagonista, nos leva a refletir sobre isso ao escrever seu diário e através dessa escrita ela tenta se salvar dos seus fantasmas emocionais”, comentou a autora.
O livro sairá pela Editora Penalux. Jeanne já tem publicados os livros de poesia “Monte de Vênus” (edição da autora, 2011) e “Corpo vadio” (Penalux, 2016), além do romance “Combustão” (Penalux, 2018), escrito em parceria com o escritor e jornalista Cefas Carvalho.
A orelha do livro é da escritora maranhense Lindevânia Martins e o prefácio da escritora potiguar Ana Paula Trigueiro.
Jeanne é participante do coletivo de mulheres escritoras Mulherio das Letras, tendo participado das edições anteriores, em João Pessoa (PB) e Guarujá (SP).
Jeanne assinala “ser uma alegria lançar o livro juntamente com outras mulheres literatas de todo o país que também lançarão seus novos trabalhos”, disse.

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

DESMISTIFICANDO >> Para os que dizem que o Brasil gasta muito com o serviço público, os dados mostram exatamente o contrário


IMPOR A DITADURA: O DESEJO DA MILÍCIA BOLSONARO >> Oposição pede cassação de Eduardo Bolsonaro por fala sobre AI-5

Resultado de imagem para EDUARDO BOLSONARO"
Cinco partidos de oposição (PT, PSB, PCdoB, Psol e PDT) vão pedir a cassação do líder do PSL, deputado Eduardo Bolsonaro (SP), por sua fala sobre a possibilidade de o governo editar um novo Ato Institucional nº 5 (AI-5).

O AI-5 foi editado em 1968, no período mais duro da ditadura militar, e resultou no fechamento imediato e por tempo indeterminado do Congresso Nacional e das assembleias legislativas estaduais, além de suspender as garantias constitucionais.

Em entrevista a um canal de YouTube, publicada nesta quinta-feira (30), Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, disse que, caso haja uma radicalização da esquerda, a resposta pode ser "um novo AI-5 ".

Para o líder da oposição, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), a declaração de Bolsonaro fere o decoro parlamentar e, por isso, justifica a cassação. “Ele está usando a imunidade parlamentar para defender o fim da democracia e da Constituição que ele jurou defender”, disse. Segundo Molon, a representação será protocolada semana que vem.

Queixa no STF

O líder do Psol, deputado Ivan Valente (SP), afirmou que o partido apresentará, além do pedido de cassação do mandato, uma notícia-crime no Supremo Tribunal Federal. “Ele quer fechar o Congresso Nacional, ele quer violar o estado democrático de direito e está pregando uma ditadura”, disse.


Segundo Valente, ao defender um novo AI-5, Eduardo Bolsonaro fez apologia da ditadura militar, fez incitação e apologia a crime, com penas previstas no Código Penal (Decreto-lei 2.848/40).

O líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio, afirmou que a declaração é um “desatino” e não ajuda o País em um momento de discutir reformas estruturantes, a retomada da economia e o enfrentamento do desemprego. “É um comentário que afronta a democracia, agride o bom senso e que não ajuda em nada o País neste momento em que estabilidade política é essencial para avançarmos nas discussões importantes.”

Em nota, o líder do Cidadania, deputado Daniel Coelho (PE), afirmou que a fala de Eduardo Bolsonaro demonstra “desprezo, desconhecimento e ignorância” sobre o que é o Brasil do século 21. “Qualquer radicalização que, eventualmente, o País vier a sofrer, não haverá outro remédio que não o uso da Constituição para saná-la.”


Condicional

Já o deputado Bibo Nunes (RS), vice-líder do PSL, afirmou que a declaração de Eduardo Bolsonaro foi apenas na condicional e não incisiva. “Ele levantou a possibilidade se houvesse uma esquerda extremada. Nós somos contra qualquer tipo de extremismo, tanto de esquerda quanto de direita”, disse.


Nunes, porém, não vê ambiente de extremismo na esquerda. “Vamos preservar a democracia acima de tudo", contemporizou.

No entanto, entre os próprios integrantes do PSL há discordância sobre a fala do líder. Para o deputado Júnior Bozzella (PSL-SP), a fala de Eduardo Bolsonaro não representa a bancada. "A gente repudia de forma veemente. É uma declaração extremamente infeliz, que afronta a Constituição, a ordem e a segurança nacionais.”

Fonte: Agência Brasil

A LITERATURA E O EMPODERAMENTO FEMININO >> Encontro Nacional Mulherio das Letras em Natal

mulherio das letrasNatal irá sediar a 3ª edição do Encontro Nacional Mulherio das Letras. O evento tem o apoio do Governo do RN e irá reunir mulheres de todo o país entre escritoras, produtoras culturais, pesquisadoras em literatura e nas áreas de defesa da mulher e sua diversidade. O evento acontecerá na Cidade da Criança entre os dias 1 e 3 de novembro. O credenciamento para participar do evento é feito na hora.
Durante os três dias do evento haverá mostras e exposições paralelas. São elas: ‘Mostra da vida e obra de Nísia Floresta’; ‘Toque de Poesia’, da produtora cultural Carla Alves; exposição fotográfica de mulheres que tiveram câncer de mama, organizada pelo Grupo Viva; ‘Imagística’, uma encadernação artesanal produzida por Dani Rabelo. Além de feirinhas de artesanato e exposições de livros.
Encontro Nacional Mulherio das Letras – Programação

DIA: 01/11/2019 – SEXTA-FEIRA

8h: CREDENCIAMENTO
8h30 às 9h30: SESSÃO SOLENE DE ABERTURA – 9h30 às 10h00
MESA DE AUTORIDADES – PARCERIAS E APOIADORES:
GOVERNO DO ESTADO DO RN – Governadora Fátima Bezerra
Secretário de Educação: Getúlio Marques Ferreira
Secretária- adjunta: Márcia Gurgel Ribeiro.
Diretor Geral da Fundação José Augusto: Joaquim Crispiniano Neto
Sebrae – João Hélio Cavalcanti
Secretária de Turismo – Ana Maria da Costa
Secretaria de Mulheres, Cidadania e Direitos Humanos – Arméli Brennand
ABIH: Gabriela Duarte
Mandato Municipal: Vereadora Divaneide Basílio
Mandato Federal: Natália Bonavides
Mandato Municipal de Parnamirim: Ana Michele
MEDIADORA: COORDENADORA- GERAL DO ENCONTRO: Rejane de Souza

9h30: APRESENTAÇÃO CULTURAL: Vídeo documentário sobre Nísia Floresta baseado no roteiro de um filme. João Maria Gonçalves
LOCAL: Biblioteca da Cidade da Criança

10h às 10h30: Trilhas e veredas do Mulherio das Letras: avanços e desafios – Escritora Maria Valéria Rezende
10h30 às 11h30: MESA DE DIÁLOGOS: TEMA: NÍSIA FLORESTA: Uma mulher de múltiplas faces de resistência
PALESTRANTES: Constância Lima Duarte – Regina Simon (UFRN) – Rute Pinheiro – Laura Sanchez – Diva Cunha. MEDIADORA – Rizolete Fernandes

11h30: CONVERSAS SOBRE ZILA: Maria José Mamede Galvão – Marise Adriana Mamede Galvão
11h30 às 12h: ALMOÇO LIVRE – Haverá serviço de almoço no próprio local para os participantes a preço mais acessível.
14h: APRESENTAÇÃO CULTURAL:
PERFOMANCE POÉTICA: Cacau Nascimento

14h30: EXPOSIÇÃO DE ARTE “Mulherio das Letras”: Maria Valéria Rezende – Suzana Ventura – Conceição Evaristo – Nísia Floresta. Artista e Escritora Lionízia Goyá – Estado de Goiás.
ESPAÇO LIVRE: Intervenções dos Coletivos do Mulherio Nacional
15h às 17h: PROGRAMAÇÃO PARALELA – ESPAÇO PARA CRIANÇAS
A LITERATURA INFANTIL EM FOCO: rodas de conversas entre escritoras e performances dos livros de literatura infantojuvenil. (MEDIAÇÃO: Patrícia Vasconcellos/PE, Kátia Gilabarte/PE, Salizete Freire/RN, Eliete Marry, Eva Potiguar e outras contadoras de histórias).
RODA DE CONVERSA com contadoras de histórias sob a coordenação da Profª. da UnB Ângela Café. (MEDIADORA: Lucila do Carmo Garcez – DF e demais de outros Estados do Brasil).
Participação do Projeto RIO DE LEITURA – Organização: Angélica Vitalino e Gilvania Machado
LOCAL: Biblioteca da Cidade da Criança
Recitais e Cirandas e intervenções poéticas dos Coletivos.

NOITE LIVRE

DIA: 02/11/2019 – SÁBADO

8h às 9h: APRESENTAÇÃO CULTURAL
Apresentação do Mulherio das Letras do Ceará – Mediação Patrícia Cacau
LOCAL: Biblioteca da Cidade da Criança

9h às 10h: MESA DE DIÁLOGOS: “PRECISAMOS FALAR SOBRE FEMINICÍDIO” no contexto da obra Garotas Mortas, de Selva Almada.
PALESTRANTES: Promotoras de Justiça Dra: Danielle Fernandes e Dra: Emília Zumba – Drª Luciana Assunção – Drª Mariana de Sigueira – Prof. Esp. Megg Thurner
Mediadora: MSc Nouraide Fernandes Rocha de Queiroz – Coordenadora do Projeto Literatura e Direito.

10h às 12h: RODAS DE DIÁLOGOS SIMULTÂNEOS COM TEMÁTICAS PRÓPRIAS.
LOCAL: TENDAS TEMÀTICAS

“Literatura, negritudes e intelectualidade: saberes transgressores” – MEDIADORA: Kapitu Nascimento/ RJ.
“Poesia Marginal e Slams e o Protagonismo das Minorias” – MEDIADORA: Jeovânia Pinheiro.
“Os Coletivos de Mulheres e suas formas de resistir” – MEDIADORAS: Flauzineide Moura (Presidente da ALAMP) e Maíra Dal’maz (Leia Mulheres/Natal).
“As resistentes mulheres indígenas”. MEDIADORA – Tânia Lima (UFRN)
12h: ALMOÇO LIVRE
13h30 às 14h30: APRESENTAÇÃO CULTURAL
PEÇA TEATRAL: Ventre de Ostra – Atriz Luana Vencerlau – Empoderamento –
Visibilidade da Mulher no cenário da Dramaturgia – Produção e Autoria: Junior Dalberto. Mediação: Carla Alves

14h40 às 15h30 – LANÇAMENTOS DE LIVROS E COLETÂNEAS
Livros:
– 3ª Coletânea de Poesias e Prosas: Sou Mulher, Logo Existo!
Amor, Liberdade, Luta e Resistência – Organizadora: Vanessa Ratton – SP – III Encontro Nacional do Mulherio das Letras no RN. SELO: Mulherio das Letras.

– Emancipação Politica da Mulher Potiguar de Maria Bezerra – Selo: Amigos da Pinacoteca. COLETÂNEA POETRIX – Editora Aila Mag – CE
– NOVELA: Cercas de Pedra – Escritora Jeanne Araújo/ RN
– O LIVRO DAS MARIAS– Organizadora: escritora Jeovania Pinheiro – PB
– BIOGRAFIA MARIA QUEIROZ BAÍA – exemplo de superação e de luta contra o preconceito. Escritora: Lúcia Eneida – Editora Offset
– “A mulher e o livro”- Escritora e Editora Ester Alcântara (BA) – Editora Carpe Librum
– Livro de Contos – “Tempo de liberdade” –Escritora Maria Delboni – UFMG
14h às 15h: APRESENTAÇÃO CULTURAL
Cirandas – Mediação Dorinha Timóteo

15h às 17h: OFICINAS – PARALELAS
LOCAL: Salas fechadas – Cidade da Criança

– Oficina Criativa – Civone Medeiros -RN
– Poesia, Minimalismo e Poetrix– Escritora Aila Mag – CE
– Todo mundo faz Teatro em sete minutos! – Escritora e editora Vanessa Ratton – SP
– Fanzine Caleidoscópica – Escritora Gilvânia Machado -RN
– Oficina: Festa da Palavra – organização: Patrícia Vasconcelos e Gabriela Vasconcelos – Recife – PE

16h às 17h: LANÇAMENTO DA FOLHA POÉTICA DO MULHERIO – Curadoria Carla Alves

DIA- 03/11/2019 – DOMINGO

8h às 9h: Curta-metragem: ‘INDECIFRÁVEIS’ – Produção audiovisual de Nathalie Alves
10h às 11h: APRESENTAÇÃO CULTURAL
Espaço das cordelistas – MEDIADORA: Rosa Régis – Saraus
LOCAL: Biblioteca da Cidade da Criança.

11h às 12h: LANÇAMENTOS DE LIVROS E COLETÂNEAS
LOCAL: AUDITÓRIO I

– COLEÇÃO MULHERIO – Trata-se de 17 livros de bolso individuais, sem temática específica. Karine Silva Oliveira (Karine Bassi) – Belo Horizonte/MG – Organizadora.
– LIÇÕES DE MARIA: O livro faz referência às mulheres e ao seu acordar interior, ao seu despertar. Escritora Maria de Fátima de Araújo Telles – Fortaleza – CE
– DO CASULO À BORBOLETA– “A Poesia da Resiliência e da Autoformação Humana; Do Casulo à Borboleta” – Escritora e poeta Eva Potiguar. Selo Literarte.
– ENSAIOS SOBRE A OBRA DE MARIA TERESA HORTA: o sentido primeiro das coisas – Organização: Conceição Flores – Selo: Escribas
– SARAU DAS MINAS – Gessyka – POETAS E CORDELISTAS
11h30 às 12h30: RODAS DE DIÁLOGOS –
LOCAL: TENDAS TEMÀTICAS

– “Poesia, Menopausa e Sororidade: o desafio da maturidade” – MEDIADORA: Maria Teresa Moreira
– “A cultura do vídeo e novas formas de divulgação da escrita de mulheres” – MEDIADORA: Valesca Asfora (Moenda Arte e Cultura/PB)
– “A literatura potiguar feminina: vozes de resistência” – MEDIADORA – Eliete Marry/RN.
– “Mercado editorial/cultural e cadeia produtiva independente da produção literária feminina: avanços e desafios” – MEDIADORA: Anna Karine (Selo Editorial Aliás/CE).
12h30 às 14h – ALMOÇO
14h30 às 15h40: Avaliação do encontro e indicativo da plenária sobre o IV Encontro Nacional do Mulherio das Letras.
16h00: APRESENTAÇÃO CULTURAL
Cantoras Maira Soares e Rosa de Pedra:
LOCAL: Concha Acústica


EQUIPE DE ARTICULAÇÃO DO MULHERIO DAS LETRAS NO RN

REJANE DE SOUZA – Coordenadora do Mulherio Nísia Floresta/RN e coordenadora geral do III Encontro Nacional do Mulherio das Letras/RN – Membro da ALAMP e do Conselho Municipal do Livro e Leitura de Natal.
ANA MOURA – Membro da ALAMP
CANDICE AZEVEDO – IFRN – Unidade de São Gonçalo do Amarante/RN.
LÚCIA ENEIDA – Membro da ALAMP
JUCILEIDE SANTANA – SEEC/RN – Mulherio das Letras
GILVANIA MACHADO – Poetrix – Mulherio das Letras
ELIETE MARRY – ALAMP – Mulherio das Letras
MAÍRA DAL’MAZ – Leia Mulheres Natal
NOURAIDE FERNANDES QUEIRÓS – Assessora Técnica de Editoração do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN). Membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN)
CARLA ALVES – Quinta das Artes – Mulherio das Letras RN
NEIRIANE RODRIGUES – Prefeitura de Natal – Membro da ALAMP
CLAUDETE ROSENO – Diretora de Mulher da Petrobras – Mulherio das Letras
LÚCIA MARTINS – Secretária Municipal de Educação de São José de Mipibu- ALAMP

CORONEL AZEVEDO (PSL): O MACHISMO, A VIOLÊNCIA E A IGNORÂNCIA >> Deputada agredida cobra punição contra coronel Azevedo e recebe solidariedade de colegas

O deputado estadual coronel Azevedo (PSC) conseguiu piorar o que já era grave. Um dia depois de dizer durante a reunião da comissão de Constituição, Justiça e Redação que a deputada Isolda Dantas (PT) ficava “excitada” quando ele falava, o parlamentar se recusou a pedir desculpas e chamou de “factoide” a acusação, gravada pela TV Assembleia.

– Foi a deputada Isolda Dantas que me agrediu e é ela quem me deve desculpas”, disse o deputado bolsonarista.

A sessão desta quinta-feira (30) foi tomada pela repercussão do caso. Entidades e partidos do campo popular emitiram nota em solidariedade à petista, que cobrou uma punição contra o agressor. Ela protocolou junto à Mesa Diretora um pedido de censura ao parlamentar, penalidade prevista no Regimento Interno da Casa:

 – A todo momento, nós, mulheres, somos constrangidas no exercício das nossas funções, como se fossemos desequilibradas. Isso acontece quando faltam argumentos. Divergências políticas podem existir, mas desrespeito jamais”, disse.

A deputada do PT foi apoiada pelas deputadas Cristiane Dantas (SDD), Sandro Pimentel (PSOL), Francisco do PT e Eudiane Macedo.

Azevedo tentou partidarizar a agressão que cometeu e responsabilizou até a governadora Fátima Bezerra (PT) pela repercussão negativa do caso. Em seu pronunciamento, citou frases ligadas ao pensador Nicolau Maquiavél e passagens da Bíblia.

– O que está por trás disso é o desvio de foco de uma governadora que virou as costas para os servidores do Estado. Queremos a verdade acima de tudo, só a verdade vos libertará. Como disse Maquiavel “dê poder ao homem e o conhecerais”, afirmou o parlamentar que chamou de “vitimismo”, “coitadismo” as reações e críticas que recebeu.

Coube à deputada Eudiane Macêdo a crítica mais pesada da sessão ao coronel que louva Jair Bolsonaro. No momento em que a parlamentar começou a falar, no entanto, Azevedo deixou o plenário, segundo ele, para atender um prefeito do interior do Estado.

O desabafo de Eudiane, no entanto, se externou a toda a Casa legislativa. Ela afirmou que o machismo é generalizado na Assembleia Legislativa e que já presenciou várias atitudes que desabonam os colegas.

– Não preciso aqui ficar fazendo teatro nem bater com a mão fortemente na mesa, diferente de muitos homens que têm que gritar e bater na mesa para mostrar que é macho. Desde que cheguei nesta casa o machismo está impregnado. Não quero generalizar, mas aqui nesta Casa já aconteceram muitas situações de quererem de calar a voz das deputadas mulheres. Comigo já aconteceu várias vezes. Isso não é questão partidária”, criticou.

A deputada lembrou a disparidade na Casa onde dos 24 deputados estaduais, apenas três são mulheres. E destacou que a agressão de Azevedo não atingiu apenas Isolda Dantas, mas todas as mulheres da Assembleia Legislativa.

– Quero ser solidária à deputada Isolda e também as outras mulheres que se sentiram agredidas. O que ele deveria fazer nesse momento era pedir desculpas. Pedir desculpa às mulheres. Aqui nesta Casa já tentaram calar minha voz várias vezes, mas ninguém vai conseguir. Fiquei perplexa com o que ouvi ainda mais depois do coronel Azevedo falar tanta baboseira e não pedir desculpas”, afirmou.

Fonte: https://www.saibamais.jor.br/deputada-agredida-cobra-punicao-contra-coronel-azevedo-e-recebe-solidariedade-de-colegas/?fbclid=IwAR0f3K2CfR17ojkRoVJd43uPYW9qc85c2TmVmsk_RfhTY5YJfyTjd37aZ_M

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

OAB/RN >> Audiência Pública discutirá as consequenciais do surgimento de óleo em nosso litoral

EXEMPLOS DE SUSTENTABILIDADE >> Tijolo é produzido a partir de plásticos retirados dos oceanos

tijolo-ecologico-01

O plástico, por estar presente em diversos produtos que usamos em nosso dia a dia, pode ser considerado um dos grandes vilões quando falamos em descarte incorreto de materiais. Ao invés de ser encaminhado à reciclagemgrande parte do material é enviado a aterros sanitários, indo parar também nos oceanos, causando danos severos ao meio ambiente.
Com o decorrer dos anos, os pedaços de plástico se fragmentam nos oceanos e, ao serem confundidos com alimentos, prejudicam a vida de todos os tipos de animais, desde seres microscópios até grandes peixes e aves. Para se ter ideia da gravidade do problema, segundo informações divulgadas no Fórum Econômico Mundial de Davos, em janeiro deste ano, em 2050, é possível que os oceanos tenham mais resíduos de plásticos do que peixes.
plasticos-oceanos
Sabendo disto e pensando em uma forma de fazer a diferença, a start up ByFusion criou um tijolo ecológico desenvolvido a partir de todos os tipos de plásticos retirados dos oceanosUma máquina modular comprime os plásticos em blocos duráveis que, a princípio, foram configurados no formato de um bloco de cimento comum. Porém, segundo os fabricantes, o tijolo ecológico, que foi batizado de Replast, pode ser customizado em diferentes formas e densidades.

tijolo-ecologico
O Replast não precisa de colas ou adesivos, possui elevado isolamento térmico e acústico e, segundo a ByFusion, sua fabricação emite 95% menos gases de efeito estufa (GHG) em comparação com um bloco de concreto. A máquina que produz os tijolos pode ser transportada em contêineres para qualquer lugar do planeta, o que facilita sua distribuição.

O tijolo ecológico vem sendo usado na construção de muros e barreiras de estradas, mas a empresa já está trabalhando para que o Replast possa ser usado na construção de casas e edifícios. Confira abaixo um vídeo em inglês que mostra o funcionamento da máquina e a construção de um muro com o tijolo ecológico.

E então, o que acharam do tijolo ecológico? Será que, no futuro, ele será mais uma opção sustentável para a construção de moradias? Por enquanto, fica a reflexão sobre o consumo de plásticos em nosso dia a dia. Diminuir o consumo destes materiais é possível e uma dica bacana é reaproveitar de alguma forma o plástico que costumamos usar. Compartilhe com seus amigos e se você tem alguma dica de reutilização de plástico, conte pra gente nos comentários

LULA E O COMBATE A FOME >> “Por causa de Lula, milhões de crianças deixaram de passar fome”, diz Nobel da Paz

Kailash Satyarthi visitou o ex-presidente Lula na manhã desta quinta-feira (24), em Curitiba, e esteve na Vigília Lula Livre para comentar o encontro e levar mensagem
Na manhã desta quinta-feira (24), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu a visita de Kailash Satyarthi, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2014. Ativista pelos direitos das crianças, o indiano já se encontrou com Lula outras vezes quando o ex-presidente estava em liberdade. Satyarthi é o segundo Nobel da Paz a visitar Lula, que recebe frequentemente visitas de personalidades estrangeiras, demonstrando que a luta por sua liberdade já é internacionalizada e ganha força pelo mundo.
Após sair da sede da Polícia Federal em Curitiba, Satyarthi esteve na Vigília Lula Livre para comentar o encontro com o ex-presidente. “Nós estamos muito gratos pela mudança que ele fez para milhões de pessoas neste país maravilhoso. Nós sabemos que ele lançou programas para tirar milhões de pessoas da pobreza e da fome. E, devido a contribuição dele, milhões de crianças tiveram a oportunidade de não serem escravizadas e nem passarem fome.”
O Prêmio Nobel da Paz também afirmou que a esperança de Lula em provar sua inocência só aumenta. “Eu já o encontrei outras vezes e é o mesmo homem, mas mais forte do que nunca e com muita força no coração e na alma. Com a determinação de fazer um mundo melhor. Ele está muito preocupado com todas as pessoas deste país. Ele está preocupado com a política do mundo. Nós conversamos sobre a situação de vários países, principalmente da América Latina. Ele disse que está determinado a sair e viver até os 120 anos.”
Por fim, o indiano mandou um recado do presidente Lula para todos que o apoiam e lutam pela sua liberdade. “Ele tem esperança e um propósito, que é de servir a cada um de vocês aqui. Ele quer passar a mensagem: cada um de vocês que ama e respeita Lula, sabe que sentimos muito amor e gratidão.”

UFERSA >> Mestrado em Ambiente, tecnologia e Sociedade abre inscrições para 2020

image.png

O Mestrado Acadêmico em Ambiente, tecnologia e sociedade (PPGATS) abriu inscrições para o primeiro semestre de 2020. O programa oferece 3 vagas e as inscrições prosseguem até o próximo dia 11 de novembro. O Processo de Seleção será conduzido pelo Colegiado do Curso com Prova Específica (eliminatório), com nota máxima de 10,0 (dez) pontos, a prova constará de 20 (vinte) questões objetivas elaboradas pelo orientador(a) para o qual o candidato se escreveu. A prova de proficiência em língua inglesa (classificatória), acontecerá simultaneamente com a prova específica.
Os candidatos aprovados na Prova Específica deverão comparecer à Defesa do Pré-Projeto de Pesquisa, sendo que os candidatos que não comparecerem a defesa do pré-projeto serão eliminados, bem como projetos em desacordo com a linha de pesquisa do orientador.
A fase final se dará com a Defesa de cada Pré-Projeto de Pesquisa onde será atribuída o conceito aprovado ou reprovado; para os projetos será atribuída nota variando de 0,0 (zero) a 10,0 (dez). Para Candidatos aprovados na prova específica e na defesa do pré-projeto será realizada a análise do currículo (prova de títulos – caráter classificatório). Confira AQUI o Edital na íntegra.

terça-feira, 29 de outubro de 2019

DESTAQUE ARTÍSTICO >> Artesã Francinete Torres articula com Shopping da capital para expor seus produtos

A imagem pode conter: Francinetetorres Torres, sorrindo, em pé e área interna

No último dia 26/10 a nossa amiga e artesã Francinete Torres esteve no Shopping Cidade Jardim em Natal acertando uma parceria para a montagem de uma exposição com um de seus trabalhos favoritos: o artesanato!

Em breve poderão ser encontrados neste shopping, parte de sua bela produção artística. E ela nos afirma que está muito feliz por ter recebido esse convite e que isso foi mais um sonho que será realizado, poder mostrar seus trabalhos e dividir com uma amiga essa parceria. Aguardem!

Lembrando também que, Francinete Torres diariamente está na Casa de Cultura Alzira Soriano aqui em Lajes com sua lojinha de artesanatos e em breve expandindo essa arte para o Shopping Cidade Jardim em Natal.

A você Francinete, os nosso parabéns e o desejo de sucesso em mais essa grande conquista em sua vida!

Mais algumas imagens:

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, área interna

A imagem pode conter: área interna

A imagem pode conter: Francinetetorres Torres, sorrindo, sentado e área interna

Nenhuma descrição de foto disponível.

O BRASIL NA CONTRAMÃO >> Por que os chilenos lutam contra o modelo de previdência que Bolsonaro quer copiar










Implementado na década de 1980, sistema de capitalização entrega aposentadorias menores que salário mínimo no Chile

Desde 2015, chilenos tomam as ruas contra modelo privado de aposentadoria; na foto, manifestação em Santiago em março de 2017 / Martin Bernetti / AFP

Há três anos, o Chile vive um ciclo contínuo de manifestações que coloca milhões de pessoas nas ruas em torno de um tema: o modelo da previdência vigente no país. Quase 40 anos depois de implementada, a previdência chilena, que inspira o presidente de extrema direita Jair Bolsonaro (PSL) a propor um sistema semelhante no Brasil, enfrenta uma crise profunda.
Na década de 1980, período em que o país era conhecido como "laboratório neoliberal" por conta de uma série de políticas privatizantes em áreas como saúde e educação, o Chile instaurou um modelo de previdência baseado em contas individuais, com contribuição obrigatória. A mudança, nunca implementada em nenhum outro lugar do mundo, foi feita por meio de um decreto de lei imposto pelo ditador Augusto Pinochet em 1981.
Os fundos são administrados pelas AFPs [Administradoras de Fundos de Pensão] e investidos em aplicações financeiras. As primeiras gerações chilenas a se aposentar pelo sistema se depararam com o valor de aposentadoria abaixo do salário mínimo.
O cientista político Recaredo Gálvez, pesquisador da Fundación Sol, lembra que o sistema imposto em um ambiente antidemocrático não possibilitou a disseminação de informações corretas sobre o sistema e impediu o debate sobre as consequências que sua implementação traria para o país. 
“Não havia real participação para discutir sobre essa transformação de política no Chile. E isso significou que muito do que a ditadura informou a respeito da mudança de sistema foi algo que não estava baseado em nenhum fato”, pontua.
No Chile, apesar de o modelo ter sido implementado pelos militares, as forças armadas não têm o mesmo sistema de aposentadoria porque se opuseram às contas individuais.
Quatro décadas depois, efeitos nefastos
Nos modelos solidários de repartição, como o brasileiro, os trabalhadores que estão no mercado de trabalho financiam, com aporte dos empregadores e do Estado, quem está se aposentando. No sistema de capitalização, lançado pelo Chile, cada pessoa é responsável por sua aposentadoria por meio de uma conta individual.
Para o advogado da Defensoria Popular dos Trabalhadores, Javier Piñeda, o modelo privatizado representa um risco para os trabalhadores. “Esta lógica de capitalização individual significa que cada pessoa tem que se salvar sozinha. E com as altas taxas de desemprego e de informalidade, isso significa que as pessoas estão condenadas a receber uma aposentadoria de miséria”, argumenta.
“O risco que existe é que esses fundos vão parar nas grandes empresas que negociam no mercado de valores. Portanto, a crise impacta nos trabalhadores. A crise do subprime de 2008 [nos EUA], por exemplo, provocou perdas milionárias para os trabalhadores e levou, pelo menos, cinco anos para recuperar o fundo perdido neste período.”
A promessa da ditadura de Pinochet era que os aposentados receberiam um valor que poderia chegar a 80% do seu último salário antes de se aposentar. Mas o que acontece hoje é que os chilenos recebem apenas 30% disso, explica o advogado. 
“Ou seja, se um trabalhador tinha um salário de US$ 500, ele deveria receber uma aposentadoria de US$ 400. No entanto, a taxa de retorno está aproximadamente em 30%. Isso significa que esse trabalhador só está recebendo US$ 150”. 
Cerca de 90% dos aposentados chilenos recebem menos de 147 mil pesos (R$ 833), aproximadamente US$ 225. Esse valor equivale a quase metade do salário mínimo do país que, a partir de março, será fixado em 301 mil pesos chilenos (R$ 1,7 mil), cerca de US$ 450 dólares.
Recaredo Gálvez destaca que outro efeito da privatização foi o aumento da desigualdade e uma maior concentração de mercado controlado. Hoje as AFPs são compostas, basicamente, por seis empresas — cinco delas estrangeiras. 
Destas cinco empresas com capital internacional, três são controladas por empresas estadunidenses: Principal Financial GroupPrudential Financial e MetLife. Outra é controlada pela seguradora brasileira BTG Pactual, que coincidentemente foi co-fundada por Paulo Guedes.
“É um tipo de política que tem como motivação principal poder gerar uma fonte de absorção de capital através do esquema financeiro. E que acaba com o direito social aos trabalhadores e trabalhadoras”, diz o pesquisador.
Movimento "No + AFP"
Os movimentos populares do Chile estão preparando uma marcha em defesa da Seguridade Social no país para o dia 31 de março de 2019. “Esperamos que essa marcha também consiga colocar essa problemática em nível regional. Por isso é necessário falar da experiência chilena e o avanço que representa esse modelo no Brasil e em outros países da região”, explica Gálvez. 

Desde 2015, a população chilena ocupa as ruas para lutar pela Previdência. A ex-presidente Michelle Bachelet implementou, em 2008, o Pilar Solidário para auxiliar pessoas que não contribuíram com o sistema, mas não mudou a estrutura do sistema atual. Em resposta às mobilizações, o atual presidente, Sebastián Piñera, apresentou há dois meses, em dezembro de 2018, uma medida para injetar ainda mais recursos no setor privado.
A proposta de Piñera, consiste, em resumo, em aumentar progressivamente a taxa de contribuição de 10% para 14% para as administradoras.
O irmão do atual presidente, José Piñera, é o economista por trás da proposta do sistema de previdência privada do Chile que vigora hoje.
Ele era ministro do Trabalho e Segurança Social, e da Mineração, no regime ditatorial de Pinochet. Ele é um dos famosos “Chicago boys”, como ficaram conhecidos os economistas que adotaram a linha de pensamento neoliberal disseminada pela Universidade de Chicago — da qual o ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes, também faz parte.
Em 2016, no contexto das manifestações, foi formado o movimento No + AFP (Chega de AFP, em português). A entidade esboçou sua própria proposta de sistema de aposentadoria. “A tática do movimento é colocar esse projeto de lei como uma alternativa viável de construção de um novo sistema de previdência”, explica Javier Piñeda. O advogado participou da comissão que criou a iniciativa.
A principal reivindicação dos movimentos populares no Chile hoje é um sistema de repartição solidária entre trabalhadores, empresa e Estado — o mesmo que vigora no Brasil hoje. 
Olhando para as discussões no país vizinho, que quer copiar o modelo tão questionado em seu país, o advogado chileno aconselha os brasileiros: “Nesse contexto de privatizações, vocês têm que se opor de maneira contundente porque, uma vez implementado esse sistema, vai ser difícil voltar atrás. Não só pelo governo, mas pelas empresas do grande capital nacional e internacional que serão beneficiados com esses recursos.”