sábado, 24 de agosto de 2019

MOBILIZAÇÕES >> Várias cidades do Brasil se mobilizam pressionando bolsonaro a tomar uma atitude em defesa da Amazônia

MOSTRANDO AO COISO O QUE E COMO FAZER >> A floresta amazônica e mundo agradecem ao presidente Evo Morales!


NOITE MÁGICA NO SERTÃO >> A projeção do filme Bacurau movimentou o Sertão do Seridó


Ontem aconteceu a projeção de Bacurau no Sertão do Seridó - a mais importante para mim. Voltamos ao povoado da Barra, onde filmamos. 

Na plateia estavam reunidas pessoas de toda a redondeza que participaram do filme, com suas famílias, pessoas que se tornaram nossos amigos.

Foram muitos abraços apertados. Um momento mágico sob um céu estrelado.

Obrigada povoado da Barra por nos receber com tanto carinho e nos proporcionar essa alegria.
Levo hoje na estrada meu coração repleto de amor e carinho por todos vocês que lá estiveram.
Infelizmente não consegui tirar fotos com todos, como gostaria, mas voltarei e teremos a chance de nos vermos com calma.

Gostaria de agradecer a Rosangela Salustio e sua família, que me receberam com carinho e batata doce, em sua casa, que foi também a casa de Domingas, minha personagem. E Alcineide Azevedo, obrigada pelo seu texto belíssimo, pela verdade e paixão que você carrega. 

Agradeço a presença da Governadora Fátima Bezerra, que no seu discurso enfatizou o seu profundo apego e carinho à região e reafirmou seu compromisso com o povoado.

Foi uma noite mágica! com todo meu carinho ❤

LUTA, RESISTÊNCIA E SUCESSO >> Asa celebra 20 anos de convivência e resistência no Semiárido Mineiro


A partir de ações efetivas na construção de tecnologias sociais, promoção de espaços de formação e mobilização das comunidades do campo, a ASA reflete hoje a história de mais de 100 mil famílias, que a partir da organização da sociedade civil, teve a realidade transformada. “Nós não trazemos nada para ninguém, isso é conquista. É uma conquista de cada um e cada uma que se envolveu nas mobilizações, nas formações, nas reuniões da ASA, nas reuniões dos Fóruns, nos intercâmbios. Isso é conquista, isso é direito e direito a gente não negocia”, disse Valquíria Lima, da coordenação estadual e nacional da Articulação no Semiárido.

Valquíria relembrou a participação dos povos e comunidades do campo na trajetória da ASA na construção de cerca de 80 mil cisternas em Minas Gerais. Essa foi uma das falas que marcaram o Encontro Estadual da ASA Minas, que acontece entre os dias 21 e 23 de agosto, em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha. O evento celebra os 20 anos de construção de estratégias de convivência com o Semiárido e pauta importantes debates no campo da soberania e segurança alimentar, acesso à água, educação no campo, acesso ao mercado, garantia da agrobiodiversidade e respeito às comunidades tradicionais.
Para Élzio Alves Pereira, agricultor da Comunidade Caatinga, em Varzelândia, fazer parte dos 20 anos da ASA é gratificante. Ele afirma que o trabalho da Articulação é um exemplo: “A ASA tem feito muita coisa para servir de inspiração para os governos. Se construíssem uma caixa [cisterna de captação de água de chuva] em cada casa de brasileiro, era muita água armazenada”.
Agricultores e agricultoras mineiros(as) (Foto: Matheus Durães)
Além das organizações que fazem parte da rede e parceiros, ao todo o Encontro reúne mais de 100 agricultores e agricultoras do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. O sentimento de pertencimento também foi algo que transpareceu na fala dos participantes. “Eu sou fruto desse espaço da ASA. Hoje, estou em diversos espaços, mas tenho muita gratidão porque a ASA me torna uma pessoa melhor, uma militante melhor, uma sindicalista melhor”, conta Marilene Faustino, coordenadora da FETAEMG, de Capitão Enéas.

Fonte: www.asabrasil.org.br

NENHUM VOTO >> Os 3 senadores do RN são contra a indicação de Eduardo Bolsonaro para embaixador nos EUA


image.png
Os senadores potiguares Zenaide Maia(Pros), Jean Paul Prates (PT) e Styvenson Valentim (Podemos) são contra a indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos segundo apurou o BG.

Da bancada potiguar não vai sair nenhum voto para Eduardo virar embaixador

A CNBB urge o governo a tomar “medidas sérias para salvar uma região determinante no equilíbrio ecológico do planeta”

Depois da nota lançada pelo episcopado latino-americano, através do Conselho Episcopal Latino-americano – CELAM, na quinta-feira, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB acaba de emitir uma outra nota onde diante dos “absurdos incêndios e outras criminosas depredações”, vê a necessidade de “posicionamentos adequados e providências urgentes”.
Seguindo os princípios recolhidos pelo Papa Francisco na encíclica Laudato Si, a nota, assinada pela presidência do episcopado, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler, OFM, 1º Vice-Presidente da CNBB, Dom Mário Antônio da Silva, 2º Vice-Presidente da CNBB, e Dom Joel Portella Amado, Secretário-Geral da CNBB, diz que “o meio ambiente precisa ser tratado nos parâmetros da ecologia integral”.
A presidência da CNBB diz que a situação atual, determinada pela “gravidade da tragédia das queimadas, e outras situações irracionais e gananciosas, com impactos de grandes proporções, local e planetária, requerem que, construtivamente, sensibilizando e corrigindo rumos, se levante a voz”. Nesse sentido, os bispos deixam claro que se faz necessário uma voz profética, firme, que defenda um dos grandes princípios do Papa Francisco e do Sínodo para a Amazônia, o cuidado da casa comum, e dos povos que a habitam, secularmente vulnerados.
A nota faz uma advertência sobre a possibilidade de chegar em “perdas irreparáveis”, e para evitar isso urgem a “escolher agir com equilíbrio e responsabilidade”, em vista de assumir “a nobre missão de proteger a Amazônia, respeitando o meio ambiente, os povos tradicionais, os indígenas”, uma atitude que não está presente no atual governo brasileiro, com contínuos pronunciamentos contra a Amazônia e os povos que a habitam, especialmente os indígenas.
Por isso, os bispos fazem um chamado a que cada um “Levante a voz”, procurando “esclarecer, indicar e agir diferente, superar os descompassos vindos de uma prolongada e equivocada intervenção humana, em que predomina a “cultura do descarte” e a mentalidade extrativista”. Para combater isso, se “exige mudanças estruturais e pessoais de todos os seres humanos, Estados e da Igreja”. Os primeiros em dar uma resposta urgente têm que ser “os governos dos países amazônicos, especialmente o Brasil”, deixando de lado” desvarios e descalabros em juízos e falas”, atitude muito presente no atual governo, empenhado em declarações que mostram pouca vontade de preservar a Amazônia, bem pelo contrário, dá carta livre aos depredadores.

Nota da CNBB

O povo brasileiro, seus representantes e servidores têm a maior responsabilidade na defesa e preservação de toda a região amazônica. O Brasil possui significativa extensão desse precioso território, com o rico tesouro de sua fauna, flora e recursos hidrominerais. Os absurdos incêndios e outras criminosas depredações requerem, agora, posicionamentos adequados e providências urgentes. O meio ambiente precisa ser tratado nos parâmetros da ecologia integral, em sintonia com o ensinamento do Papa Francisco, na sua Carta Encíclica Laudato Si’, sobre o cuidado com a casa comum.
“Levante a voz pela Amazônia” é um movimento, agora, indispensável, em contraposição aos entendimentos e escolhas equivocados. A gravidade da tragédia das queimadas, e outras situações irracionais e gananciosas, com impactos de grandes proporções, local e planetária, requerem que, construtivamente, sensibilizando e corrigindo rumos, se levante a voz.
É hora de falar, escolher e agir com equilíbrio e responsabilidade, para que todos assumam a nobre missão de proteger a Amazônia, respeitando o meio ambiente, os povos tradicionais, os indígenas, de quem somos irmãos. Sem assumir esse compromisso, todos sofrerão com perdas irreparáveis.
O Sínodo dos bispos sobre a Amazônia, outubro próximo, em sintonia amorosa e profética com a convocação do Papa Francisco, no cumprimento da tarefa missionária e da evangelização, é sinal de esperança e fonte de indicações importantes no dever de preservar a vida, a partir do respeito ao meio ambiente.
“Levante a voz” para esclarecer, indicar e agir diferente, superar os descompassos vindos de uma prolongada e equivocada intervenção humana, em que predomina a “cultura do descarte” e a mentalidade extrativista. A Amazônia é uma região de rica biodiversidade, multiétnica, multicultural e multirreligiosa, espelho de toda a humanidade que, em defesa da vida, exige mudanças estruturais e pessoais de todos os seres humanos, Estados e da Igreja.
É urgente que os governos dos países amazônicos, especialmente o Brasil, adotem medidas sérias para salvar uma região determinante no equilíbrio ecológico do planeta – a Amazônia. Não é hora de desvarios e descalabros em juízos e falas. “Levante a voz” na voz profética do Papa Francisco ao pedir, a todos os que ocupam posições de responsabilidade no campo econômico, político e social: “Sejamos guardiões da criação”.
Vamos construir juntos uma nova ordem social e política, à luz dos valores do Evangelho de Jesus, para o bem da humanidade, da Panamazônia, da sociedade brasileira, particularmente dos pobres desta terra. É indispensável para promovermos e preservarmos a vida na Amazônia e em todos os outros lugares do Brasil. Em diálogos e entendimentos lúcidos, que se “levante a voz”!
Brasília-DF, 23 de agosto de 2019
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte – MG
Presidente da CNBB
Dom Jaime Spengler, OFM
Arcebispo de Porto Alegre – RS
1º Vice-Presidente da CNBB
Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima – RR
2º Vice-Presidente da CNBB
Dom Joel Portella Amado
Bispo Auxiliar de S. Sebastião do Rio de Janeiro – RJ
Secretário-Geral da CNBB

Por Luis Miguel Modino

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Hoje mais do que nunca, defender a Amazônia é defender o Brasil e o mundo!

A imagem pode conter: atividades ao ar livre e natureza

GESTÃO HÍDRICA >> RN sediou encontro dos Estados receptores de água da transposição do Rio São Francisco

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas, mesa e área interna

O Governo do Rio Grande do Norte sediou nesta quinta-feira (22) na Escola de Governo do RN, a reunião interestadual com as secretarias e órgãos gestores de recursos hídricos receptores do Projeto de Integração do Rio São Francisco - PISF e a Agência Nacional das Águas. 
Na ocasião, foram discutida o apoio aos Estados para com a gestão das águas, bem como a elaboração do Plano Operativo Anual, as ações de regulação, e a formulação de planos de desenvolvimento com a utilização da água. Os Estado ainda identificaram os desafios, como também as necessidades e o desenvolvimento com a transposição.
Estiveram presentes Caramurú Paiva (IGARN), Antônio Righetto (IGARN), João Maria (SEMARH-RN), Paulo Varela (SEMARH-RN), Carlos Nobre (SEMARH-RN), Simone Silva (SEINFRA-PE), Anna Soares (SEINFRA-PE), Suzana Montenegro (APAC-PE), Fernando Lobo ( COMPESA-PE), Virgiane Melo (SEIRUMA-PB), Porcírio (AESA-PB), Anna Senna (ANA), Osmar Silva (ANA), Favia Barro (ANA), Marcílio Caetano (COGERH-CE), Roberto Rebouças (COGERH-CE), José Teixeira (SRH-CE).
Por Caramurú Paiva - Diretor presidente do IGARN

ATENÇÃO CANDIDATOS INSCRITOS >> Encceja será no domingo; veja como consultar locais de prova

Mais de 1,5 milhão de pessoas farão o Encceja neste domingo em todo o país
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) elaborou um passo a passo para os candidatos inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) consultarem os locais de prova. A edição de 2019 ocorre neste domingo (25).
O Cartão de Confirmação de Inscrição traz endereço, data, local, número de inscrição, horário das provas, indicação das áreas de conhecimento e do nível de ensino, solicitação de atendimento especializado, nome social, se for o caso.
Para chegar ao cartão de confirmação o estudante deve acessar a página do Encceja e, no sistema, clicar em “página do participante”. A próxima etapa é preencher os campos de CPF, senha, selecionar a figura indicada, e clicar em “enviar”. A página será diretamente direcionada à imagem do Cartão de Confirmação de Inscrição na qual o participante encontrará o endereço do local onde fará a prova.
O Inep recomenda que todos os participantes estejam com o cartão impresso no dia da prova. Mas a apresentação não é obrigatória para a realização do exame.
Por Agência Brasil

EM FRENTE AO MIDWAY >> Indignada com incêndio, Gisele Bündchen convoca natalenses para protesto em defesa da Amazônia

Embaixadora da Boa Vontade da ONU, Gisele Bündchen se pronunciou nas redes sociais, na noite dessa quarta (21), sobre o trágico incêndio de grandes proporções que devastou boa parte do verde da Amazônia.
“A floresta tem um papel fundamental no equilíbrio do clima na Terra e, consequente, em nossas vidas. Não podemos fechar os olhos para o que está acontecendo na Amazônia. As queimadas crescentes vêm destruindo em dias o que a natureza leva anos, séculos para construir”, escreveu a top model.
“Eu já estive lá e pude ver de perto como tudo acontece, especialmente como os oportunistas se aproveitam da época das secas para botar a floresta abaixo. O desmatamento na Amazônia tem que parar!! Pela nossa saúde e pela saúde do nosso Planeta!”, finalizou.
Além disso, Gisele, que é sempre sensível às causas ambientais, fez um apelo e convocou os brasileiros para irem às ruas em um manifesto em defesa da Floresta Amazônica. Ela postou uma imagem nos stories do Instagram com as datas e locais das cidades onde ocorrerão os protestos.
Em Natal, um ato está marcado para acontecer neste sábado (24), a partir das 15h, em frente ao shopping Midway Mall.
Veja o print compartilhado por Gisele:

INIMIGO TAMBÉM DO MEIO AMBIENTE >> Incêndios na Amazônia: 118 ONGs assinam manifesto contra Bolsonaro


Resultado de imagem para O presidente acusou as ‘ONGs que perderam grana’ pelos incêndios na Amazônia
Após o presidente Jair Bolsonaro afirmar que os incêndios na Amazônia “podem ter sido potencializados por ONGs que perderam grana“, 118 Organizações Não Governamentais escreveram uma carta repudiando a fala do presidente e argumentado que o aumento das queimadas acontece por ações do próprio governo.
“O presidente deve agir com responsabilidade e provar o que diz, ao invés de fazer ilações irresponsáveis e inconsequentes, repetindo a tentativa de criminalizar as organizações, manipulando a opinião pública contra o trabalho realizado pela sociedade civil”, afirma a nota.
Bolsonaro fez a acusação nesta quarta-feira 21 sem utilizar provas que comprovam o argumento. Seu ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, também comentou sobre o assunto. Para o integrante do governo, as queimadas da Amazônia são ‘sensacionalismo ambiental’ e estão relacionadas a fake news.
“Enquanto o governo justifica a flexibilização das políticas ambientais como necessárias para a melhoria da economia, a realidade é que enquanto as emissões explodem, o aumento do PIB se aproxima do zero”, argumentam as ONGs.

Leia a nota na íntegra

Os focos de incêndio em todo o Brasil aumentaram 82% desde o início deste ano, para um total de 71.497 registros feitos pelo Inpe, dos quais 54% ocorreram na Amazônia. Diante da escandalosa situação, Bolsonaro disse que o seu “sentimento” é de que “ONGs estão por trás” do alastramento do fogo para “enviar mensagens ao exterior”.
O aumento das queimadas não é um fato isolado. No seu curto período de governo, também cresceram o desmatamento, a invasão de parques e terras indígenas, a exploração ilegal e predatória de recursos naturais e o assassinato de lideranças de comunidades tradicionais, indígenas e ambientalistas. Ao mesmo tempo, Bolsonaro desmontou e desmoralizou a fiscalização ambiental, deu inúmeras declarações de incentivo à ocupação predatória da Amazônia e de criminalização dos que defendem a sua conservação.
O aumento do desmatamento e das queimadas representa, também, o aumento das emissões brasileiras de gases do efeito estufa, distanciando o país do cumprimento das metas assumidas no Acordo de Paris. Enquanto o governo justifica a flexibilização das políticas ambientais como necessárias para a melhoria da economia, a realidade é que enquanto as emissões explodem, o aumento do PIB se aproxima do zero.
O presidente deve agir com responsabilidade e provar o que diz, ao invés de fazer ilações irresponsáveis e inconsequentes, repetindo a tentativa de criminalizar as organizações, manipulando a opinião pública contra o trabalho realizado pela sociedade civil.
Bolsonaro não precisa das ONGs para queimar a imagem do Brasil no mundo inteiro
Assinam o documento: 
Ação Educativa; Angá; Articulação Antinuclear Brasileira; Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB); Assembleia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente (APEDEMA); Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia (AGENDHA); Associação Agroecológica Tijupá; Associação Alternativa Terrazul; Associação Ambientalista Copaíba; Associação Ambientalista Floresta em Pé (AAFEP); Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA); Associação Arara do Igarapé Humaitá (AAIH); Associação Brasileira de ONGs (ABONG); Associação Civil Alternativa Terrazul; Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS); Associação de Preservação da Natureza do Vale do Gravataí; Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (APREMAVI); Associação Defensores da Terra; Associação do Movimento dos Agentes Agroflorestais Indígenas do Acre (AMAAIAC); Associação em Defesa do rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar (APOENA); Associação Flora Brasil; Associação MarBrasil; Associação Mico-Leão-Dourado; Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA); Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA / FLD); Centro de Assessoria Multiprofissional (CAMP); Centro de Estudos Ambientais (CEA); Centro de Trabalho Indigenista (CTI); Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro Brasileiro; Cidade Escola Aprendiz; Coletivo BANQUETAÇO; Coletivo Delibera Brasil; Coletivo do Fórum Social das Resistências de Porto Alegre; Coletivo Socioambiental de Marilia; Comissão Pró-Índio do Acre (CPI-Acre); Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN / FLD); Conselho Indigenista Missionário (CIMI); Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB); Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE); Ecossistemas Costeiros (APREC); Elo Ligação e Organização; Espaço de Formação, Assessoria e Documentação; FADS – Frente Ampla Democrática Socioambiental; FEACT Brasil (representando 23 organizações nacionais baseadas na fé); Federação de Órgãos para Assistencial Social e Educacional (FASE); Fórum Baiano de Economia Solidária; Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS); Fórum da Amazônia Oriental (FAOR); Fórum de Direitos Humanos e da Terra; Fórum de ONGs Ambientalistas do Distrito Federal; Fórum de ONGs/Aids do Estado de São Paulo (FOAESP); Fórum Ecumênico ACT Brasil; Fórum Social da Panamazônia; Fundação Avina; Fundação Luterana de Diaconia (FLD); Fundação Vitória Amazônica (FVA); GEEP – Açungui; Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero; Grupo Ambientalista da Bahia (GAMBA); Grupo Carta de Belém; Grupo de Estudos Espeleológicos do Paraná; Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para Agenda 2030; Grupo Ecológico Rio de Contas (GERC); Habitat para humanidade Brasil; Iniciativa Verde; Instituto AUÁ; Instituto Augusto Carneiro; Instituto Bem Ambiental (IBAM); Instituto Centro Vida (ICV); Instituto de Estudos Ambientais – Mater Natura; Instituto de Estudos Jurídicos de Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (IDhES); Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc); Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé); Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ); Instituto Ecoar; Instituto EQUIT – Gênero, Economia e Cidadania Global; Instituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental; Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB); Instituto MIRA-SERRA; Instituto Socioambiental (ISA); Instituto Universidade Popular (UNIPOP); Iser Assessoria; Movimento de Defesa de Porto Seguro (MDPS); Movimento dos Trabalhadores/as Rurais sem Terra (MST); Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas de São Paulo; Movimento Paulo Jackson – Ética, Justiça e Cidadania; Movimento Roessler; Movimento SOS Natureza de Luiz Correia; Núcleo de Pesquisa em Participação, Movimentos Sociais e Ação Coletiva (NEPAC UNICAMP); Observatório do Clima; OekoBr; Operação Amazônia Nativa (OPAN); Organização dos Professores Indígenas do Acre (OPIAC); Pacto Organizações Regenerativas; Plataforma DHESCA Brasil; ProAnima – Associação Protetora dos Animais do Distrito Federal; Processo de Articulação e Diálogo (PAD); Projeto Saúde e Alegria; Rede Brasileira De Justiça Ambiental; Rede Conhecimento Social; Rede de Cooperação Amazônia (RCA); Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA); Rede de ONGs da Mata Atlântica; Rede Feminista de Juristas (deFEMde); Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS (RNP+BRASIL); Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS do Estado de São Paulo (RNP+SP); Sempreviva Organização Feminista (SOF); SOS Mata Atlântica; Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS); Terra de Direitos; TERRA VIVA – Centro de Desenvolvimento Agroecológico do Extremo Sul da Bahia; União Protetora do Ambiente Natural (UPAN) e Vida Brasil.

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

EDUCAÇÃO LAJENSE DE PARABÉNS >> Escola Municipal Monsenhor Vicente de Paula, comemora 25 de anos de contribuição educacional

O BRASIL ASSISTE PASSIVAMENTE AO DESMONTE DO SETOR ESTATAL >> Eletrobras, Correios, EBC, Casa da Moeda: Saiba quais as estatais que serão privatizadas por Bolsonaro

image.png
Paulo Guedes, ministro da Economia de Jair Bolsonaro, anunciaram nesta quarta-feira (21) mais uma etapa do desmonte do Estado brasileiro com uma lista de 17 empresas estatais que serão privatizadas pelo governo.
“Nós vamos acelerar as privatizações. Amanhã saem as 17 empresas, e ano que vem tem mais. E nós achamos que vamos surpreender. Tem gente grande aí que acha que não vai ser privatizado, mas vai entrar na faca”, disse Guedes em evento com economistas nesta terça-feira (20) em São Paulo.
Entre as estatais que serão privatizadas estão a Eletrobras, os Correios e a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). Confira a lista que será anunciada nesta quarta-feira (21) por Guedes.
– EBC (Empresa Brasil de Comunicação)
– Casa da Moeda
– Telebras
– Correios
– Eletrobras
– Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo)
– Emgea (Empresa Gestora de Ativos)
– ABGF (Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias)
– Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados)
– Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social)
– Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo)
– Ceasaminas (Centrais de Abastecimento de Minas Gerais)
– CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos)
– Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.)
– Codesa (Companhia Docas do Espírito Santo)
– Ceitec (Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada)
– Lotex (Loteria Instantânea Exclusiva)

MUNDO >> A triste situação das queimadas na Amazônia ganham repercussão na imprensa internacional



A hashtag #PrayforAmazonas ocupa o primeiro lugar nos trending topics mundiais

Um dos assuntos mais comentados no Twitter nesta quarta-feira 21 é a Amazônia. A região que concentra a maior floresta tropical do mundo está passando por uma crise decorrente das diversas queimadas que estão destruindo a mata. A hashtag #PrayforAmazonas ocupa o primeiro lugar nos trending topics mundiais
Seria comum a intensificação das queimadas nesta época do ano? A resposta é não. De janeiro a agosto, as queimadas na Amazônia brasileira dobraram em relação ao mesmo período do ano passado.
Em 2019, mais de 53 mil focos foram registrados no Norte do País e em parte do Maranhão. Em 2018, esse número foi de 26,5 mil. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Além disso, as queimadas na região seguem tão intensas que as cinzas chegaram até a cidade de São Paulo e encobriram o céu da capital na segunda-feira 19. Por volta das 15 horas, já era noite na maior metrópole brasileira. Meteorologistas confirmaram que uma frente fria em união a um corredor de fumaça, causado pelas queimadas que estão ocorrendo na região amazônica, no Paraguai e na Bolívia, foram os causadores do fenômeno.
Tanto o presidente Jair Bolsonaro quanto o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales, relativizaram a gravidade do fato. Bolsonaro culpou as ONGs que perderam investimento federal de estarem colocando fogo propositalmente para prejudicar o governo, e o ministro afirmou que tudo não passa de fake news e que as matérias sobre as queimadas são sensacionalistas.
Tanto as queimadas quanto as diretrizes tomadas sobre o assunto ganharam as manchetes dos principais portais de notícia do mundo. “Amazônia queima de forma recorde” noticia a CNN espanhola.
O jornal americano The Washigton Post noticiou o que aconteceu na cidade de São Paulo e ligou o fato aos incêndios da Amazônia. “Fumaça mergulha São Paulo na escuridão repentina, frustrando a maior cidade do hemisfério ocidental“, escreveu o jornal. 
“Incêndios florestais estão queimando ao redor do mundo. O mais alarmante é na floresta amazônica“, escreveu o portal de notícias americano Vox. O site traz dados que mostram o aumento das queimadas neste ano e cita o descaso de Bolsonaro com o assunto. “Este desmatamento tem importantes consequências regionais”, escreve o Vox.
Na Alemanha, diversos jornais noticiaram o que está acontecendo com a floresta amazônica. A Deutsche Welle fez um levantamento com toda a repercussão do caso no país comandando por Angela Merkel, que recentemente decidiu suspender o repasse de recursos para o Fundo Amazônia por ser contra as políticas adotadas por Jair Bolsonaro.

Greenpeace protesta contra Bolsonaro

Além da repercussão da imprensa internacional, as queimadas repercutiram entre os órgãos ambientais. A entidade ambiental Greenpeace pede que os deputados europeus vetem o acordo comercial entre a União Europeia e os países do Mercosul.
A operação dos ambientalistas reforça a onda de contestação que afeta o tratado, desde que foi concluído em junho, e diante da proliferação de críticas de Jair Bolsonaro aos governos europeus por temas climáticos.

BOA AÇÃO >> Hospital Veterinário da Ufersa prepara ação social direcionada a cães

No próximo dia 06 de setembro, o Hospital Veterinário da Ufersa, o Hovet, realiza a sua primeira Ação Social direcionada aos cães da comunidade. O evento marca a passagem pelo Dia do Médico Veterinário, comemorado em 09 de setembro. Na Ação, prevista para começar a partir das 7h, serão realizados procedimentos de vermifugação, aplicação de vacinas anti-rábica, orientações de médicos veterinários, entre outras atividades.
Segundo o diretor do Hospital, Klívio Tomaz, esta primeira ação é direcionada apenas para os cães. Em outro momento, a ideia é contemplar os gatos e ate mesmo animais de grande porte. A entrada será gratuita, mas é preciso fazer uma inscrição de participação como forma de controle. Para isso, os donos de animais interessados precisam se dirigir até o Hospital Veterinário, que fica localizado no Lado Oeste da Ufersa em Mossoró, das 7h às 11h e das 13h às 17h, deixar o nome e pegar uma senha que dará acesso ao sorteio dos brindes. A organização também pede que no ato da inscrição também seja doado um quilo de ração para cães. Toda a ração será direcionada para uma instituição de proteção animal da cidade.
Entre os brindes, serão sorteadas coleiras repelentes, produtos contra carrapatos e também será sorteada a primeira dose da vacina Leishtec. Além disso, também será realizado um desfile de moda canina com a eleição do Cachorro Hovet.
Na Ação Social ainda terá espaço para entidades e organizações que lutam pela causa animal na cidade como é o caso do grupo Mossoró 9 mil que estará presente recolhendo assinaturas com o objetivo de cobrar as autoridades locais a construção de um hospital veterinário público para o município. Na programação, também está confirmada a presença de estudantes da Escola Estadual Abel Freire Coelho que farão a entrega do PET Solidário com insumos para o Hospital Veterinário da Universidade. O poeta cordelista Antonio Francisco também estará presente fazendo versos e rimas para o público.
A I Ação Social do Hovet é uma realização do Hospital Veterinário da Ufersa com o apoio da Simparic, Orlando Brindes, Vetnil, Dog Excellence, Ceva, Massas Jucurutu, Leite do Sertão, Ouro Fino e Nossa Fruta.

REVITALIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO >> Antiga loja “A Samaritana” na Ribeira pode virar “Museu da Água”

image.png

Há mais de 30 anos abandonado, o edifício esteve interditado pela Defesa Civil por vários anos, e atualmente tem suas estruturas danificadas  

Construído em 1916, a edificação serviu para o funcionamento da loja de tecidos “A Samaritana”  

O bairro da Ribeira, mais antigo da cidade do Natal, passa por um momento de esquecimento de órgãos públicos e privados. Se tornou rotineiro empreendimentos do local fecharem as portas em busca de outro destino, tornando cada vez mais abandonado, o que já foi anteriormente o reduto do comércio natalense.
Em busca de dar vida a um dos prédios do bairro, o presidente do Sindicato da Indústria de Reciclagem e Descartáveis do RN (Sindrecicla) e diretor da empresa de águas Santa Maria, Roberto Serquiz, resolveu investir na revitalização do edifício da antiga loja de tecidos “A Samaritana”, prédio que está há mais de 30 anos inativo, e era pertencente ao seu avô.
De acordo com Roberto Serquiz, o investimento no local não é voltado apenas para o lado financeiro. Para ele, o foco principal da obra é reanimar e preservar o ambiente histórico, como uma forma de dar mais vida ao ambiente do bairro.
“Meu foco principal é preservar. Era um prédio do meu avô, meu falecido pai estava tomando conta e eu resolvi assumir. Quero revitalizar para reviver o ambiente”, contou.
Segundo Roberto, o projeto ainda está em fase “embrionária” e ele ainda não pode dar uma previsão do que realmente será no local. Há, todavia, a possibilidade de que ele passe a funcionar como um Museu da Água Santa Maria, além de ser utilizado como um ambiente de convivência e de espaço para trabalhadores com passado histórico no bairro.
“Tudo depende de como a estrutura estará após as avaliações técnicas. Temos um engenheiro, uma arquiteta e um advogado acompanhado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que estão avaliando. Temos diversas ideias e uma delas é o museu na parte da frente, além de um espaço para convivência e para comerciantes locais poderem ter um ambiente melhor de trabalho, mas tudo ainda é uma ideia”, explicou.
Construído em 1916, na Rua Doutor Barata, a edificação serviu para o funcionamento da loja de tecidos “A Samaritana”. O prédio chegou a funcionar de outras formas como uma unidade das Lojas Paulistas e também como o Café Teatro Frenesi. Há mais de 30 anos abandonado, o edifício esteve interditado pela Defesa Civil por vários anos, e atualmente tem suas estruturas danificadas, com, até mesmo, o surgimento de árvores em seu teto e em seu interior.