sábado, 21 de dezembro de 2013

Evento Político >> Tomou posse o novo Diretorio Estadual do PT/RN


Aconteceu na manhã desse sábado 21 de dezembro, no Hotel Maine em Natal, a posse do Diretório Estadual do PT/RN. O vereador Eraldo Paiva, foi reeleito presidente, tendo o novo Diretório Estadual ficado composto por 50% dos seus componentes pertencentes a cada uma das chapas que concorreram no último PED (Processo de Eleições Diretas), ocorrido no último dia 10 de novembro. Estiveram presentes a esse momento, as lideranças do PT em nosso estado, filiados e simpatizantes.


A direção empossada deverá dar continuidade às ações políticas voltadas para o desenvolvimento de nosso estado e também intensificar as atividades relacionadas a processo de debates sobre as eleições 2014, em que teremos disputas eleitorais no âmbito estadual e nacional.

Com Imagens do Facebook de Jucyana Myrna

Descoberto >> PF estoura caixa 2 do DEM. Gurgel engavetou


247 - A chegada da edição de Natal da revista Istoé às bancas não traz notícias boas para o DEM, principalmente para a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, e ao presidente do partido, Agripino Maia. Ambos estão sendo investigados pelo Ministério Público Federal por caixa 2 durante a campanha eleitoral de 2006. Em umas das escutas telefônicas, Maia surge questionando a um interlocutor se a parcela de R$ 20 mil – em um total de R$ 60 mil prometidos a determinado aliado – foi repassada. A sequência das ligações revela que não era uma transição convencional. Segundo a investigação do MP, contas pessoais de assessores da campanha eram utilizadas para receber e transferir depósitos não declarados de doadores. A reportagem da revista Istoé é assinada pelo jornalista Josie Jeronimo.

A denúncia foi encaminhada à Procuradoria-Geral da República em 2009, durante a gestão de Roberto Gurgel, mas só agora, sob a batuta do procurador-geral Rodrigo Janot será investigada. O caso entra no alvo do MPF num momento complicado para a governadora Rosalba Ciarlini, que já teve seu mandato suspenso pelo TRE, por uso da estrutura governamental em 2012 para beneficiar uma aliada que era candidata a prefeita. Rosalba permanece no cargo por força de uma liminar.

Confira matéria na íntegra:

Caixa 2 democrata
Ministério Público Federal investiga esquema envolvendo a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, e o presidente do DEM, Agripino Maia. Escutas telefônicas revelam transações financeiras ilegais durante campanha

Josie Jeronimo

Pequenino em área territorial, o Rio Grande do Norte empata em arrecadação tributária com o Maranhão, Estado seis vezes maior. Mas, apesar da abundância de receitas vindas do turismo e da indústria, a administração do governo potiguar está em posição de xeque. Sem dinheiro para pagar nem mesmo os salários do funcionalismo, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) responde processo de impeachment e permanece no cargo por força de liminar. Sua situação pode se deteriorar ainda mais nos próximos dias.

O Ministério Público Federal desarquivou investigação iniciada no Rio Grande do Norte que envolve a cúpula do DEM na denúncia de um intrincado esquema de caixa 2. Todo o modus operandi das transações financeiras à margem da prestação de contas eleitorais foi registrado em escutas telefônicas feitas durante a campanha de 2006, às quais ISTOÉ teve acesso. A partir do monitoramento das conversas de Francisco Galbi Saldanha, contador da legenda, figurões da política nacional como o presidente do DEM, senador José Agripino, e Rosalba foram flagrados.

Neste sábado 21, logo após o Jornal Hoje, a Inter TV exibirá um show como forma homenagem esse ídolo da música brasileira.

Homenagem de Carlos Latuff ao cantor e compositor pernambucano, que morreu nesta sexta-feira vítima de câncer de pulmão

 

Emparn prevê chuvas até o dia 25 em todo o Estado

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

O serviço de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) prevê a continuidade das chuvas em todas as regiões do estado até o dia 25, inclusive em Natal, devido à influência de um vórtice ciclônico de ar superior que está atuando no Oceano Atlântico.

Permanece chovendo nesta sexta-feira em alguns municípios do semiárido potiguar. A Emparn registrou chuvas em 37 municípios entre a manhã de ontem e as 7h desta sexta-feira (20). Boa parte dos municípios com incidência de chuvas está na região Oeste potiguar, onde também ocorreram as maiores precipitações.

As maiores chuvas registradas foram em São Francisco do Oeste (136mm), Frutuoso Gomes (110mm), Serrinha dos Pintos (85mm) e Portalegre (72,5mm), todos na mesorregião Oeste. Na região Central, os maiores registros foram em Florânia e em Fernando Pedroza, onde choveu 69mm e 68 mm respectivamente.

As chuvas das últimas horas não têm relação com a estação chuvosa para o semiárido, de acordo com o serviço de meteorologia da Emparn. Em reunião dos meteorologistas realizada ontem (19) em Capina Grande, na Paraíba, os especialistas fizeram a primeira discussão conjunta dos dados disponíveis, de uma série de outras reuniões até o primeiro bimestre de 2014, e antecipam que há indicadores favoráveis à uma boa estação chuvosa no semiárido nordestino em 2014.
O consenso é preliminar, mas já é visto com boa expectativa pelos técnicos. O chefe do serviço de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, afirma que ainda há muitas dúvidas, mas já é possível observar que os próximos três meses terão condições próximas à normalidade.

Bristot pondera que só haverá uma reposta exata quando forem fechados e analisados os dados de referência de dezembro. “Observo que 2014 será diferente de 2012 e 2013. A situação será melhor. O grupo de pesquisadores ficou bastante animado com relação à temperatura dos oceanos, bem melhor do que em 2012 e 2013. O vento do sudeste está mais fraco e é fator fundamental para boas chuvas”, analisou Gilmar Bristot, em entrevista nessa quinta-feira.

Mesmo diante das boas expectativas, o serviço de meteorologia avalia como necessária mais uma prorrogação no estado de emergência em função da seca, por parte do Governo do Estado.

“Se puder, a prorrogação deve ser feita, porque as chuvas não vão resolver o problema da falta de água e alimentação para o gado de uma hora para outra. Não é indicado parar a situação de emergência”, enfatiza o meteorologista. Especialmente porque o quadro atual indica um cenário otimista, mas ainda não dá para saber se será um ano de chuvas. As próximas reuniões estão previstas para janeiro, em Fortaleza e fevereiro, em Natal.

MESORREGIÃO CENTRAL POTIGUAR
Florânia (Inemet) - 69
Fernando Pedroza (Emater) - 68,0
Angicos (Prefeitura) - 42,0
Santana Do Matos (Emater) - 28,0
Caicó (Emater) - 23,0
Caicó (Açude Mundo Novo-Emparn) - 20,0
Caicó (Açude Itans) - 20,0
São José Do Seridó (Associação Usuários Água) - 20,0
Santana Do Seridó (Emater) - 14,5
São José Do Seridó (Fz Caatinga Grande) - 11,7
Florânia (Sitio Jucuri) - 11,0
Parelhas (Emater) - 10,2
Acari (Particular) - 10,0
Caiçara Do Rio Dos Ventos (Particular) - 1,8

Desenvolvimento >> Queda de 73% em mortalidade infantil no Brasil é destaque de relatório da Unicef


Uma queda de 73% na taxa de mortalidade infantil do Brasil em apenas duas décadas foi um dos destaques de um relatório da Unicef divulgado. Segundo o estudo, a taxa brasileira caiu de 58 para 16 por mil nascidos vivos entre 1990 e 2011. Em 2000, o índice era de 36 por mil nascidos vivos - o que faz com que a queda tenha sido de 56% desde então.

Ainda com essa redução drástica, 40 mil crianças morreram antes de completar cinco anos no Brasil no ano passado (contra 205 mil em 1990).

"No Brasil, programas comunitários e estratégias de saúde para a família foram implementados desde a década de 1990 para oferecer cuidados de saúde primários (à população)", explica o relatório. "Isso ajudou a expandir o acesso aos serviços de saúde, reduzir as desigualdades na cobertura e cortar as taxas de mortalidade infantil."

Segundo a Unicef, outros fatores que ajudaram a reduzir as mortes de crianças no Brasil incluem "melhorias nos serviços de saneamento básico, nos níveis educacionais das mães e nos índices de aleitamento materno e vacinação, além do crescimento na renda das famílias".

A queda no Brasil foi acompanhada de uma redução menos acentuada nos índices globais no mesmo período. Em 2011, 6,9 milhões de crianças morreram antes de completar cinco anos - um total de 19 mil por dia. Em 1990, foram 12 milhões de mortes.

Natal >> garante festejos na virada do ano em Ponta Negra, Centro Histórico e Redinha, além do show pirotécnico na ponte Newton Navarro

Diferente do ano passado, quando as dificuldades administrativas na gestão Micarla de Sousa deixaram o natalense sem o tradicional réveillon a que estava acostumado, este ano a prefeitura está garantindo a festa. A previsão é realizar shows musicais com queima de fogos em três polos: Ponta Negra, Centro Histórico e Redinha, além do show pirotécnico na ponte Newton Navarro. Porém, o detalhamento da festa só será anunciado próxima segunda-feira, 23.

De acordo com o presidente da Fundação Capitania das Artes (Funcarte), Dácio Galvão, já estão ocorrendo reuniões de planejamento, mas ainda é preciso analisar com o prefeito Carlos Eduardo a questão orçamentária. “Teremos a festa no Centro da Cidade, Redinha e Ponta Negra. Isto já é garantido, com a queima de fogos e shows com artistas locais, mas ainda precisamos discutir a questão financeira para saber como, de fato, realizaremos tudo isso”, conta Galvão.

Cogita-se, por exemplo, shows de cantoras como Khrystal, que se tornaram conhecidas nacionalmente com o Programa The Voice Brasil, da Rede Globo, mas nada está confirmado. “São nomes que se cogita, mas é preciso ver a agenda delas, os custos entre outros detalhes como a estrutura que montaremos”, explica o presidente da Funcarte.

A equipe da Fundação continua debruçada sobre a programação do Natal em Natal, que continua até amanhã com shows de artistas locais e nacionais, além de espetáculos natalinos na Zona Sul (Árvore de Mirassol) e na Zona Norte (Ginásio Nélio Dias). Da parte do governo do Estado, nada está previsto para o réveillon, ficando a responsabilidade para o município, mas a Fundação José Augusto também preparou uma programação natalina que termina neste fim de semana.

A preocupação em definir o réveillon da capital é para que não se repita o que ocorreu em 2012, quando, faltando dez dias para a passagem do ano, a falta de recursos públicos provocou o cancelamento dos tradicionais shows pirotécnicos e eventos culturais nas praias. Os recursos da Prefeitura foram utilizados para o pagamento dos salários dos servidores. Em 201,1 a prefeitura havia investido cerca de R$ 400 mil para o natalense saudar a chegada de 2012, sendo R$ 272 mil gastos apenas com fogos.

A governadora Rosalba Ciarlini decidiu que o Estado realizaria o show pirotécnico no réveillon de Natal com estruturas na praia de Ponta Negra e na Ponte Newton Navarro, contemplando as festas nas praias do Meio, dos Artistas, Areia Preta, Redinha e Santa Rita, num investimento de R$ 300 mil.
 
Porém, a festa em Ponta Negra foi cancelada e transferida para a Praia do Meio para garantir a segurança da população, visto que a promotora de Meio Ambiente Gilka da Mata havia recomendado o isolamento total do calçadão de Ponta Negra, que já estava parcialmente destruído devido o avanço das marés. Cerca de 200 mil pessoas foram à Praia do Meio para saudar a chegada de 2013, segundo estimatiba dos organizadores. 

 DO NOVO JORNAL

Aprovação >> Turistas estão satisfeitos e indicam Natal aos amigos

Praia de Ponta Negra: apesar de dificuldades na cidade, o turista vai embora satisfeito com a viagem, aponta pesquisa da Consult

Mais de 97% dos turistas que visitam Natal ficam satisfeitos com a viagem e a maioria pretende retornar à cidade em outra ocasião. Além de aprovar a cidade, o visitante indica o destino aos amigos e familiares que pretendem viajar. Os dados são de uma pesquisa contratada pela Associação Brasileira de Indústria de Hotéis no Rio Grande do Norte (ABIH-RN) divulgada ontem.

Para o presidente da associação, Habib Chalita, os números revelam que, “apesar de infraestrutura inadequada e divulgação do destino precária”, os turistas começam a perceber mudanças na cidade. “Os dados mostram o turista deslumbrando com uma cidade que retoma o cuidado com a limpeza, iluminação, mas que ainda necessita de equipamentos e alternativas para alavancar ainda mais o setor do turismo”, explicou.

A pesquisa foi realizada entre 20 e 25 de novembro e foram ouvidos 300 turistas em diferentes pontos da cidade. Apenas visitantes que estavam há pelo menos três dias em Natal foram entrevistados. De acordo com o diretor da Consul Pesquisa – órgão responsável pela coleta de dados –, Paulo de Tarso, o filtro foi usado para que os dados mostrassem o que pensa o turista que foi a restaurantes e fez outros passeios. “Com três ou quatro dias, o turista já foi a algum restaurante, já passeou de bugue. Queríamos saber como esse turista avaliava nossas atrações”, explicou.

Tarso ressaltou que a pesquisa foi aplicada num momento de grandes dificuldades administrativas tanto no âmbito municipal como estadual. “A atual administração ainda não conseguiu melhorar a situação da cidade deixada pela administração passada. A administração estadual também tem problemas. Tudo isso reflete no desenvolvimento da cidade, principalmente no que diz respeito à infraestrutura e falta de apoio ao turismo”, citou.

Satisfação

Apesar das dificuldades e a aparente falta de condições urbanas para receber o turista – toma-se como exemplo o calçadão de Ponta Negra –, o turista que aqui chega vai embora satisfeito com a viagem. A pesquisa mostra que 97,67% dos entrevistados afirma que acertou ao escolher Natal como destino. Apenas 2% diz que deveria ter escolhido outra cidade e 0,33% não sabe responder.
Além disso, 90,67% querem voltar à cidade em outra oportunidade. Apenas 3,67% dizem não querer retornar, 4,33% têm dúvidas e 1,33% não sabem responder.

A pesquisa questionou ao turista quanto à responsabilidade de transformar Natal em uma cidade mais agradável e melhor. A maioria (38,7%) afirma que todos (a sociedade) são responsáveis. Para 23,3%, a responsabilidade é da Prefeitura. 21,3% apontam os empresários do setor turístico como responsáveis e o Governo do Estado foi apontado por 14,3% dos entrevistados.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Música brasileira de luto >> Morre o Rei do Brega Reginaldo Rossi


da8dc9726b83dded7bfd2a7159409347.jpg
Reginaldo Rossi morre depois de um mês internado
Marília Banholzer Do NE10

Aos 70 anos "O Quente" se foi, porém o Rei do Brega nunca perderá sua majestade. A Música Popular Brasileira ficou mais triste com a morte do cantor e compositor pernambucano Reginaldo Rossi. O ídolo de uma enorme massa bregueira se foi nesta sexta-feira (20), após quase um mês de uma luta inglória contra um recém descoberto câncer de pulmão. Agora, os bailinhos promovidos pelo rei e seus súditos serão lembrados com muita saudade, deixando em pedaços os corações daqueles que acompanhavam uma carreira de sucesso que começou em 1964. Ele deixa esposa, com quem era casado há cerca de 30 anos, e dois filhos.

Rossi tinha uma vida desregrada. Bebia e fumava muito - doces pecados. Amigos e familiares alertavam, mas ele vivia como se estivesse em plena lua de mel com seus fãs. Porém o rei foi traído pela idade, que lhe trouxe graves problemas de saúde.

Dica >> Como se "vingar"de quem te rouba o celular...

Quando te roubam um celular, sabemos que recuperá-lo é impossível. Os ladrões os vendem rapidamente. A experiência é muito desagradável, mas as companhias operadoras substituem rapidamente o chip e pouco se importam com quem está o celular. O que a operadora quer é consumo. 
Porém, existe algo muito interessante que é preciso conhecer. Todos os celulares GSM (ou seja que tem chip) têm um registro de série único que em nenhum telefone a nível mundial se repete e que se chama : Código IMEI. 

As operadoras, como é lógico, não o tem registrado para te ajudar. Só os donos do aparelho podem ter acesso ao código. Para obtê-lo digitem : *#06# Só isso e NÃO PRESSIONE "SEND". Na tela aparecerá o código IMEI. Anote-o e guarde-o em lugar seguro. Se te roubarem o celular, chame a operadora e indique o código. O celular será bloqueado completamente e mesmo que o ladrão mude de cartão ou chip, não poderá ligá-lo. 

Provavelmente não recuperes teu celular mas pelo menos vc terá a certeza de quem o tiver roubado não poderá utilizá-lo nunca. Se todos nós soubéssemos disto, o roubo de celulares diminuiria porque não tería sentido roubar um aparelho sem serventia. Envia esta dica a todos teus amigos e conhecidos e vamos acabar com os roubos de celulares. 
  
Fonte: Facebook

MEC prorroga prazo para inscrições no Inglês sem Fronteiras


 

Estão disponíveis 14.760 vagas em cursos presenciais gratuitos de inglês para alunos do ensino superior. As inscrições podem ser feitas no site do programa.

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para 3 de janeiro o fim do período de inscrições para o Programa Inglês sem Fronteiras, e também o início das aulas, que será em 20 de janeiro. Estão disponíveis 14.760 vagas em cursos presenciais gratuitos de inglês para alunos do ensino superior. As inscrições podem ser feitas no site do programa.

Os cursos abordam o desenvolvimento de habilidades linguísticas e a preparação para exames internacionais de certificação de fluência em língua inglesa. A carga horária prevê quatro aulas semanais de 60 minutos, distribuídas em pelo menos dois encontros ao longo da semana, em locais e horários definidos pela própria universidade. A duração varia de 30 a 120 dias.

Podem concorrer às vagas estudantes de graduação, de mestrado ou de doutorado, com matrículas ativas nas universidades federais credenciadas como núcleos de línguas. Também podem participar estudantes ativos no Curso My English, online, níveis 2, 3, 4 ou 5 e estudantes que tenham concluído até 90% do total de créditos da carga horária de seu curso.

Participam dessa iniciativa 43 universidades federais de 26 unidades da Federação, sendo que em Minas Gerais o curso está disponível em nove instituições, e no Rio Grande do Sul, em cinco. Apenas a Universidade Federal do Amazonas não oferece o curso. O número mínimo de vagas informadas pelas universidades é 135; e o máximo, 900.
O Inglês sem Fronteiras foi anunciado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em dezembro do ano passado, com o objetivo de melhorar o nível de inglês dos estudantes e aumentar a participação no Programa Ciência sem Fronteiras. 
 Fonte: Agência Brasil

Taxa de desemprego cai e fecha novembro em 4,6%



A taxa de desemprego no país fechou o mês de novembro em 4,6%. O dado foi divulgado ontem (19) na Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa é a menor taxa desde dezembro de 2012, que também foi 4,6%. O índice é também inferior ao registrado em novembro de 2012 (4,9%). Em outubro deste ano, a taxa havia sido de 5,2%.

O contingente de pessoas desempregadas (1,1 milhão) caiu 10,9% em relação a outubro, mas manteve-se estável na comparação com novembro de 2012. Já o contingente de empregados (23,3 milhões de pessoas) manteve-se estável em ambas comparações.

O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado (11,8 milhões) ficou estável em relação a outubro deste ano, mas cresceu 3,1% na comparação com novembro do ano passado.

Entre as categorias profissionais, todas mantiveram praticamente o mesmo número de postos de trabalho de outubro. Na comparação com novembro do ano passado, o comportamento foi semelhante para a maioria das categorias, com exceção da indústria, que teve queda de 3,9% (menos 145 mil postos de trabalho), e dos serviços domésticos, com redução de 12,2% (menos 186 mil postos).

Com informações da Agência Brasil.

Violência >> Moradores de Macaíba vão às ruas para cobrar paz

Moradores de Macaíba pintaram os rostos cobrando paz na cidade
Moradores de Macaíba pintaram os rostos cobrando paz na cidade
A onda crescente de homicídios e a recente morte de um menino de 10 anos foram o estopim para uma manifestação da população de Macaíba. Na manhã de hoje (19), os macaibenses se vestiram de branco para pedir paz na cidade.

Durante manifestação pacífica, o grupo percorreu as ruas da cidade entre a sede da Prefeitura e a Praça Augusto Severo, também conhecida como "Praça do M", onde ocorreram discursos de políticos e da população local. Aproximadamente 100 pessoas participaram da mobilização, entre elas o prefeito Fernando Cunha, que garantiu ao Governo do Estado que o município iria arcar com despesas de combustível, aluguel de prédio e alimentação dos policiais.
 
“Macaíba não pode continuar enfrentando a enorme insegurança que hoje é uma triste realidade na cidade. Precisamos unir forças para o combate à criminalidade", disse o prefeito Fernando Cunha.
 
Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Desenvolvimento >> Ufersa obtém R$ 40 milhões para obras em quatro municípios

Assinatura dos contratos, hoje, reuniu comunidade acadêmicaAssinatura dos contratos, hoje, reuniu comunidade acadêmicaA Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) garante R$ 40 milhões em obras no campus de Mossoró e nas unidades de Caraúbas, Pau dos Ferros e Angicos. Contratos e ordens de serviços foram assinados hoje de manhã, com participação da comunidade acadêmica.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Ufersa, R$ 14 milhões, a maior arte, serão destinados à assistência estudantil, na construção de um restaurante universitário em cada uma das três unidades (exceto Mossoró, que já dispõe), dois blocos de residência universitária em Angicos e em Pau dos Ferros.

Em Mossoró, o Campus Oeste receberá um centro de convivência, e o Centro de Exposições e Eventos Enéas Negreiro (Expocenter) será reformado e ampliado. Há ainda contrato para construção da nova rede de abastecimento de água para o campus central e outro para a perfuração de um poço tubular profundo.

Nas unidades de Caraúbas e Pau dos Ferros, serão construídos novos blocos de sala de aula, além da retomada dos serviços da biblioteca de Pau dos Ferros. A Reitoria também anunciou construção do bloco de salas de apoio à Pró-reitoria de Graduação (Prograd); estrutura para o Núcleo de Ensino a Distância (NEAD) e um bloco de salas para as monitorias em Mossoró.

Engenharias
Os recursos reservados para a estruturação dos cursos de Engenharia correspondem à segunda maior fatia de investimentos. Somente em Mossoró, serão aplicados mais de R$ 9 milhões na construção do complexo de laboratórios das engenharias.

Além desse montante, será erguida estrutura laboratorial específica para atender o curso de Engenharia Florestal. Já em cidade de Pau dos Ferros, o investimento será de quase R$ 2 milhões para edificar o bloco de laboratórios das engenharias. 

Com informações da Ufersa

Idema e Datanorte vão administrar Cajueiro de Pirangi

cajueiro_mO Idema fará o Plano de Manejo Ambiental e ficará responsável pela perfeita condição do Cajueiro. A Datanorte, por sua vez, administrará o conjunto de lojas situadas no local.

O Ministério Público Estadual, por intermédio da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Parnamirim, celebrou ontem (18), na Justiça, conciliação sobre a administração do Cajueiro de Pirangi, que terá a gestão da planta, além da manutenção e administração da bilheteria para visitação ao local sob a responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento Econômico e do Meio Ambiente (Idema) a partir de fevereiro de 2014.

Em audiência realizada na Vara da Fazenda Pública da Comarca de Parnamirim, o acordo  celebrado pelo MPRN, o Estado do Rio Grande do Norte, a Companhia de Processamento de Dados  (Datanorte) e a Associação dos Moradores de Pirangi do Norte (Amopin) foi homologado pelo Juiz de Direito Valter Antônio Silva Flor Júnior.

Na conciliação, ficou acertado ainda que o Idema fará o Plano de Manejo Ambiental e ficará responsável pela perfeita condição do Cajueiro de Pirangi. E a Datanorte, por sua vez, administrará o conjunto de lojas situadas no local, nos lotes 68 e 69 daquele loteamento, registrado no 1° Ofício de Notas de Parnamirim.

A Amopin fará a prestação de contas da bilheteria para acesso ao Cajueiro de Pirangi e das rescisões trabalhistas porventura efetuadas à Procuradoria do Estado e a transição da gestão do Cajueiro ocorrerá mediante a entrega das chaves do prédio pela presidência da Amopin ao Idema, mediante inventário de bens e com a presença da Datanorte. Transição essa, que também ficou acordado, não deverá importar em interrupção ou suspensão dos serviços oferecidos no Cajueiro de Pirangi.

Fonte: site Nominuto.com

Correios >> Déficit de carteiros chega a quase 50%

Servidores enfrentam dificuldades para desempenhar serviçosServidores enfrentam dificuldades para desempenhar serviçosAtrasos nas entregas das correspondências já viraram rotina em Mossoró. Praticamente todo cidadão mossoroense tem uma história de transtorno causado por este problema. Entretanto, se por um lado a população sofre com a morosidade das entregas dos documentos, por outro os profissionais dos Correios de Mossoró também enfrentam dificuldades para desempenhar bem o trabalho devido, principalmente, ao déficit de funcionários, que chega a quase 50%.

De acordo com o vice-presidente Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos do Rio Grande do Norte (Sintect/RN), Luiz Granjeiro, atualmente o setor de distribuição dispõe de 70 carteiros para entregar as correspondências, quando o ideal seria pelo menos mais 30.

Ele destaca que a cidade cresceu e, consequentemente, a demanda de correspondências seguiu proporcionalmente este aumento. No entanto, o número de profissionais nos Correios não acompanhou esse crescimento. "Hoje, existem várias regiões descobertas pelo serviço dos Correios, como o conjunto Abolição V e os bairros Nova Mossoró e Itapetinga", disse o sindicalista. Ele complementa que os Correios não se prepararam para o crescimento da cidade. "Setor de distribuição especial, por exemplo, tem os mesmos sete carteiros há 15 anos", ilustra.

Outro problema que agrava os serviços dos Correios em Mossoró é a implantação da padronização nacional das Diretorias Regionais (DRs). "Nós concordamos com a padronização, mas não da forma que está sendo encaminhada", diz Luiz Granjeiro, complementando que a maneira como se está sendo feita a padronização está prejudicando o trabalhador.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Convite - Reunião sobre a Lei da Meia entrada

Nesta quinta-feira às 11 horas da manhã, reunião na Câmara Municipal sobre a Meia Entrada, com a presença da Dra. Juliana Alcoforado de Lucena, Promotora de Justiça de Lajes. 

A reunião será aberta pra todos os interessados, em especial: Estudantes, organizadores de festa e proprietários de Estabelecimentos. Venha participe conosco.

Fonte: Facebook do vereador Felipe Menezes

Um imagem que traz alegria e esperança para o nosso sertão

  
O dia desta quinta feira 19, amanheceu nublado e com neblina em nossa cidade, o que traz alegria e esperança para o povo do sertão que espera para 2014 um ano com boas chuvas em nossa região para amenizar a triste situação causada pelas secas desses últimos anos.

MEC orienta atualização do piso em 8,32% >> CNTE convoca mobilização para início do ano letivo

Cnte-banner-nota-publica


 Foi publicada nesta quarta-feira (18/12), por meio da Portaria Interministerial nº 16 (DOU, pág. 24), a nova estimativa de custo aluno do Fundeb para 2013, a qual serve de referência para a correção do piso salarial do magistério em 2014. O critério utilizado pelo MEC para atualizar o piso, em 2014, compara a previsão de custo aluno anunciada em dezembro de 2012 (R$ 1.867,15) com a de dezembro de 2013 (R$ 2.022,51), sendo que o percentual de crescimento entre os valores foi de 8,32%, passando o piso à quantia de R$ 1.697,37. Até então, a previsão de atualização era de 19%.

Assim como no ano passado, a CNTE questiona o percentual de correção do piso para 2014, uma vez que dados já consolidados do Fundeb, até novembro deste ano, apontam crescimento do valor mínimo de aproximadamente 15%. E isso leva a crer que o MEC agiu na ilegalidade, a fim de contemplar reivindicações de governadores e prefeitos que dizem não ter condições de honrar o reajuste definido na Lei do Piso, mas que, em momento algum, provam a propalada incapacidade financeira.

Fátima Bezerra participa de seminário sobre VLT para Natal e Região Metropolitana


A CBTU promove nesta quinta-feira (19), em Natal, o Seminário Mobilidade Urbana: “O VLT no plano estratégico da Região Metropolitana de Natal”, no qual será apresentado o projeto de modernização do sistema de trens urbanos do Estado, elaborado pela equipe técnica da Companhia. Evento será realizado a partir das 9h.
 
“A Região Metropolitana de Natal possui uma alta densidade populacional e uma malha viária saturada. A população que usa diariamente o que chamamos carinhosamente de ´trem do grude´ precisa de um transporte mais moderno. O VLT, integrado com outros modais de transporte, é o caminho para solucionar o problema de trânsito da cidade e da região. Temos absoluta clareza que essa é a solução duradoura e permanente para o desafio da mobilidade urbana da cidade”, argumentou Fátima Bezerra.
 
Durante o Seminário, além da apresentação do projeto da CBTU, serão realizadas mesas temáticas para debater a mobilidade da RMN, considerando o VLT como agente indutor e facilitador dos deslocamentos na cidade.
 
João Maria Cavalcanti, superintendente regional da CBTU/RN, acredita que após a implantação do VLT na RMN os descolamentos diários, realizados pela população, terão uma nova conotação, uma vez que as novas estações serão implantadas em locais que permitirão a integração física do sistema ferroviário com os demais modos de transportes disponíveis.
 
Entenda
O novo sistema funcionará a partir da operação de 07 linhas de VLT, implantadas em 04 etapas diferentes. Com a operação da primeira etapa, o VLT terá a capacidade de transportar cerca de 50 mil passageiros por dia.
 
A primeira etapa, atenderá ao sistema atual, em 03 linhas, cobrindo os municípios de Natal, Parnamirim, Extremoz e Ceará-Mirim, num total de 56km, composta das seguintes linha:
 
A LINHA AMARELA ligará o município de Parnamirim a Natal, com 12 estações e 17km de extensão;
 
A LINHA VERDE  ligará o centro de Natal ao extremo da Zona Norte, com 10 estações e 15 km de extensão;
 
A LINHA AZUL ligará o extremo norte de Natal a Ceará Mirim, com 08 estações e 24 km de extensão.
Fonte: Portal da Dep. Fátima Bezerra - PT