sábado, 26 de março de 2016

Algumas reflexões sobre o "impeachment" de Dilma, poder e justiça... Torna-se necessário que todos possam fazer essa relação...






Fonte: Imagens do Facebook 

Arcebispo de São Paulo é agredido >> Talvez o símbolo maior da histeria fascista que tomou conta de parte da sociedade brasileira ensandecida pela apologia do ódio e da intolerância


Cardeal Odilo Scherer foi agredido por uma mulher no término da celebração da missa na manhã desta Quinta-feira Santa. O que parecia ser uma aproximação cordial para uma bênção transformou-se em ira. A mulher saltou sobre Dom Odilo, arrancando-lhe a mitra e ferindo-o no rosto. Ela gritava: "Comunista infiltrado!"

cardeal odilio agredido comunista sp
Mulher agride arcebispo “comunista” em São Paulo
O cardeal de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, foi atacado na manhã de hoje (24) na Catedral da Sé por uma mulher que acusou-o e à CNBB de serem comunistas infiltrados na Igreja Católica.
Aos gritos, ela dizia: “Você e a CNBB são comunistas infiltrados; não podem fazer isso com a minha Igreja”. Ela avançou sobre o cardeal e arrancou sua mitra, derrubando-o ao chão e ferindo-o no rosto.
Dom Odilo levantou-se com ajuda das pessoas em volta e seguiu caminhando e abençoando as pessoas na catedral lotada.
Tudo aconteceu durante a missa dos Santos Óleos, que abre as celebrações do Tríduo Pascal.
Veja abaixo o vídeo do ataque, obtido com exclusividade pelos Jornalistas Livres.
A Igreja tratou o assunto com discrição. Dom Odilo não falou do assunto publicamente. Segundo a cúpula da Igreja em São Paulo, a mulher não identificada apresentava evidentes sinais de desequilíbrio, mas os padres ouvidos por Jornalistas Livres estavam preocupados com a agressão no contexto da crise política nacional.
O padre Luiz Eduardo Baronto, cura da Sé, afirmou não entender a origem da agressão: “Não sei se ela agiu por orientação de alguma organização ou por conta própria.”
Atacar um representante da Igreja paramentado é considerado pecado mortal pela Igreja Católica.
Nesta semana, a CNBB afirmou que não aceitaria o oportunismo de partidos e políticos para dar um golpe no Brasil (relembre aqui).
Clik no link e assista o Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=8BW95yMv0I0

Chocolates e sua saúde >> O que é mito e o que é verdade? Já que em tempos de Páscoa o consumo desse produto aumenta bastante.

chocolate-hg
Protege o coração, impede o acúmulo de gordura nas artérias, atua no sistema nervoso central, age como antidepressivo, diminui o colesterol ruim e tem um sabor gostoso. Esse é o chocolate, que é largamente consumido pelos brasileiros nessa época da Páscoa. 
Esse alimento pode trazer diversos benefícios à saúde, mas desde que consumido com moderação, já que pode causar obesidade e levar a problemas no sistema digestivo.
O chocolate possui dois ingredientes extraídos da semente de cacau: a manteiga de cacau – rica em gordura – e a massa de cacau – que possui flavonoides, substâncias antioxidantes que trazem benefícios à saúde.
Os flavonoides, que também estão presentes no vinho, têm a capacidade de reduzir o colesterol ruim, explica o cardiologista Daniel Magnoni, nutrólogo do Hospital do Coração de São Paulo.
Além disso, essas substâncias estimulam a comunicação entre os neurônios, evitam o envelhecimento celular e protegem o sistema cardiovascular, já que impedem a deposição de gordura nas artérias.
Dessa maneira, os melhores chocolates para a saúde são aqueles que trazem mais massa de cacau e menos manteiga de cacau, diz a nutricionista Camila Ragne Torreglosa, do HCor. E como o chocolate amargo é o que mais possui a massa de cacau, ele é o mais benéfico para saúde.
- O amargo é mais rico em substâncias antioxidantes, principalmente aqueles que têm de 70% a 80% de cacau.
Já o chocolate branco, explica Camila, é feito basicamente de manteiga de cacau, leite e açúcar, e, por isso, não possui as substâncias antioxidantes.
- As pesquisas que deram resultados positivos foram com o chocolate amargo. Com relação ao chocolate ao leite, que têm menos massa de cacau, os benefícios são insignificantes.

Rio Piranhas recebe grande quantidade de água, após chuvas em suas cabeceiras

Esé a 
20160324_115133
Os ribeirinhos do Rio Piranhas estão tendo um dia de Quinta-feira Santa de muita esperança e alegria. 

Isso porque o Rio está com muita água, advinda de chuvas que ocorreram em suas cabeceiras, na região do Estado da Paraíba.

Em Jucurutu, nós podemos registrar uma quantidade de água que há muito não se via no leito do nosso Rio Piranhas. Isso só mostra que o quanto é possível vermos a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves cheia, neste ano de 2016.

Que peçamos a Deus mais chuvas, para que, não só a Armando Ribeiro, mas todos os reservatórios d’água de nossa região sangrem, acabando assim com o sofrimento das pessoas e dos animais, que há tantos anos persiste, por causa das seguidas secas.

Fonte: Blog PM Jucurutu 

PROGRESSISTAS >> Evangélicos lançam manifesto em defesa da democracia

evangélicos
Representantes de igrejas evangélicas alertam para a importância da preservação da democracia no país
Iniciativa, que aponta críticas a procedimentos adotados na Operação Lava Jato, busca romper com a visão de que os protestantes estão quase sempre associados ao retrocesso e à intolerância

Fórum – O grupo Missão na Íntegra, que reúne pastores e líderes em 25 estados brasileiros, lançou um manifesto de evangélicos em defesa do Estado democrático de direito. O documento, que aponta críticas sobre procedimentos adotados na Operação Lava Jato, deverá ser protocolado até hoje (23) no Congresso Nacional e encaminhado também para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Está previsto ainda um ato para a próxima segunda (28), em que evangélicos convidarão juristas e intelectuais para uma conversa sobre a legalidade da operação. Segundo os organizadores, a iniciativa busca romper com a visão de que os protestantes estão quase sempre associados ao retrocesso e à intolerância. A ideia é abrir espaço para o debate e alertar para a importância de preservar a democracia no país.
Leia o abaixo-assinado na íntegra, clique aqui
por Revista Fórum publicado 23/03/2016 09:47

“Qual a lista de corrupção que não tem José Agripino?”


Ver. Fernando Lucena - Foto ELPÍDIO JÚNIORO vereador Fernando Lucena (PT) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Natal para criticar o senador José Agripino (DEM), que teve seu nome vinculado à de beneficiários da empresa Odebrecht, umas das companhias investigas na Operação Lava Jato. 

Segundo Lucena, Agripino “posa de bom moço”, mas está sempre envolvido em casos de corrupção.

“Qual a lista de corrupção que não tem José Agripino?”, questionou o vereador na CMN. “É ele quem tem que renunciar. Fica posando de bom moço, mas está envolvido em corrupção com a construção da Arena das Dunas, por exemplo. Ele é do tipo faça o que eu digo mas não faça o que eu faço. Ele exige impeachment sem acusação formal”, declarou o vereador Lucena.

O vereador também não poupou críticas ao ex-deputado federal Henrique Alves, que também figura na lista de repasses da empresa. “Henrique e Agripino são farinha do mesmo saco”, disse o vereador.

Fonte Agora RN

sexta-feira, 25 de março de 2016

SOLIDARIEDADE >> Igreja Católica em Lajes realiza gesto concreto da Semana Santa com ajuda para o hospital

Nessa Sexta-Feira Santa o Pe. Zezinho, acompanhado do Seminarista Alberto Araújo, realizou uma visita ao Hospital Maternidade Aluísio Alves. Na oportunidade o Padre realizou a entrega das seringas adquiridas com o valor arrecado em forma de penitencia na celebração da última terça-feira (22) e visitou os pacientes.
A comunidade católica participou da celebração e foi solidaria com a campanha, que inclusive superou a expectativa do Padre, arrecadando cerca de R$ 1.350,00 (mil, trezentos e cinquenta reais), que foram suficientes para adquirir mais de 4.700 (quatro mil e setecentos) seringas.
Foto: Luciana Costa
Fonte: Pascom

Uma profecia concretizada...


Você que tanto critica Lula, Dilma e o PT, pode me explicar isso?




GOLPISTAS SÃO REJEITADOS PELO MUNDO AFORA >> Presidente de Portugal recusa encontro com opositores de Dilma

ReproduçãoO Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, recusou o convite para participar de um seminário organizado pela Faculdade de Direito de Lisboa que juntará no final .do mês na capital portuguesa os principais impulsionadores do ‘impeachment’ à presidente do Brasil, Dilma Rousseff no Brasil.
Segundo o CM Jornal, apesar de ser a “primeira oportunidade” de regressar à escola onde foi professor, há um “problema de agenda muito complexo”, confirmou fonte oficial de Belém para justificar a falta de Marcelo Rebelo de Sousa no encerramento do encontro que vai debater a “Constituição e Crise”. A razão poderá ser, no entanto, essencialmente diplomática.
A razão pode ter sido, no entanto, essencialmente diplomática. O seminário contará com a presença de Gilmar Mendes, o ministro do Supremo Tribunal Federal brasileiro que, na passada semana suspendeu a nomeação de Lula da Silva para a Casa Civil de Dilma. Gilmar, um crítico assumido do governo PT , não vem sozinho. O vice-presidente brasileiro, Michel Temer (PMDB), apontado como possível sucessor de Dilma também vai estar em Lisboa, assim como José Serra (PSDB), o senador paulista cujo apoio viabilizaria esse novo executivo.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Dias Toffoli, que decidiu unificar quatro ações contra Dilma Rousseff e o senador crítico do PT, Aécio Neves (PSDB), são igualmente palestrantes no encontro promovido em conjunto pela faculdade lisboeta e pelo Instituto de Direito Público de São Paulo.
Com informações do Diário da Manhã

UM DOS MOTIVOS DE TANTO ÓDIO CONTRA O PT >> Pobreza cai no Brasil e aumenta na América Latina, diz relatório


NOTA DO BLOG: Enquanto a mídia burguesa muda o tom das críticas ao governo, pois observem que o foco agora não e mais a corrupção e sim a inflação, em virtude dos nomes divulgados na lista da Odebrecht que não trouxeram nem Lula nem Dilma.

O relatório Panorama Social da América Latina 2015, divulgado nesta terça-feira, 22 de março, pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), registrou uma redução importante nas taxas de pobreza no Brasil. Segundo Laís Abramo, diretora da Divisão de Desenvolvimento Social da instituição, mais de 2 milhões e 750 mil brasileiros saíram das linhas de pobreza e extrema pobreza em 2014.

“Essa diminuição foi mais acentuada entre os indigentes, e isso mostra, justamente, a eficácia e a importância dos programas de combate à extrema pobreza que existem atualmente no Brasil. Sabemos que há uma crise importante, com diminuição do crescimento econômico, com recessão e aumento do desemprego. É muito provável que haja impactos negativos sobre os níveis de pobreza e indigência. Mas vai depender da eficiência da rede de proteção social que existe no país, dos programas de transferência de renda e de instrumentos como o seguro-desemprego”, afirmou Laís.

Alicia Bárcena, secretária-executiva da Cepal, afirmou que enviou hoje carta aberta à presidente Dilma Rousseff, em que manifesta sua preocupação com ameças à estabilidade democrática e reconhece os avanços sociais e políticos alcançados pelo Brasil na última década. “Nos violenta que hoje, sem julgamento ou evidência, usando vazamentos e uma ofensiva midiática, que tem por convicção tentar demolir sua imagem e legado, esforços são multiplicados por minar a autoridade presidencial e encerrar o mandato conferido aos cidadãos nas urnas”, disse em nota.

Em toda a América Latina, entre 2014 e 2015, o número de pessoas em situação de pobreza cresceu de 168 milhões para 175 milhões, o que representa 29,2% das pessoas. Já o número de pessoas em situação de indigência, ou extrema pobreza, passou de 70 para 75 milhões (12,4%).

De acordo com o relatório, o aumento é consequência de resultados diferentes entre os países, onde alguns tiveram aumento da pobreza e outros, a maioria, registraram diminuição. Entre 2010 e 2014, por exemplo, houve significativo crescimento da pobreza no México.

O documento ressalta que, nos próximos 15 anos, a maioria dos países da América Latina continuará no chamado bônus demográfico, onde a população em idade de trabalhar é maior que a de aposentados. Bárcena afirmou que este é um momento fundamental para o desenvolvimento de políticas de proteção social e reforçou que será necessária atenção especial à área de saúde e da previdência social, uma vez que o impacto negativo tende a crescer.

Outro dado alarmante é que, em 2013, uma em cada 3 mulheres não tinha renda própria nem autonomia econômica. Segundo Bárcena, a exclusão social afeta muito mais as mulheres do que os homens. De acordo com o documento, a renda dos homens brancos é quatro vezes maior que a das mulheres indígenas e duas vezes maior que a das negras, levando-se em consideração níveis educacionais iguais.

De acordo com a Cepal, o trabalho é a chave mestra para reduzir a pobreza e as desigualdades. No entanto, entre 2014 e 2015, a taxa de desemprego na América Latina aumentou de 6% para 6,6%. O organismo recomenda que os esforços de promoção do trabalho decente, formalização dos empregos e acesso aos mecanismos de proteção social devem persistir.

“Os gastos sociais em educação, saúde e previdência social deveriam ser independentes dos ciclos econômicos. Mas, em momentos como o atual, de crise econômica, os países devem proteger os níveis de gastos sociais. E, nos períodos de crescimento, ampliar o gasto e os investimentos, para reforçar a construção da rede de proteção social”, afirmou Bárcena.
 
Fonte: Agência Brasil

APOIO >> ONU Mulher divulga nota de apoio à democracia e à Dilma Rousseff

caminhada_pt_barra_GJ_191014 (56)

No site da ONU Mulher

A ONU Mulheres observa com preocupação o contexto político brasileiro e apela publicamente à salvaguarda do Estado Democrático e de Direito.
Aos poderes da República, a ONU Mulheres conclama a preservação da legalidade, como condição máxima das garantias estabelecidas na Constituição Federal de 1988 e nos tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil é signatário.
À sociedade brasileira, a ONU Mulheres pede serenidade nas manifestações e não-violência frente aos debates públicos necessários para a condução democrática dos rumos políticos do país. O debate saudável entre opiniões divergentes deve ser parte intrínseca da prática cidadã em uma democracia.
Nos últimos 30 anos, a democracia e a estabilidade política no Brasil tornaram reais direitos humanos, individuais e coletivos. São, sobretudo, base para políticas públicas – entre elas as de eliminação das desigualdades de gênero e raça – determinantes para a construção de uma sociedade inclusiva e equitativa.
Como defensora dos direitos de mulheres e meninas no mundo, a ONU Mulheres condena todas as formas de violência contra as mulheres, inclusive a violência política de ordem sexista contra a Presidenta da República, Dilma Rousseff. Nenhuma discordância política ou protesto pode abrir margem e/ou justificar a banalização da violência de gênero – prática patriarcal e misógina que invalida a dignidade humana.
Que o legado da democracia brasileira, considerado referência no mundo e especialmente na América Latina e Caribe, seja guia para as soluções da crise política.
Nadine Gasman - Representante da ONU Mulheres Brasil

quinta-feira, 24 de março de 2016

Ainda bem que temos as redes sociais, pois a mídia burguesa não mostra isso...

POR ISSO OS DEFENDO >> A prova do quanto os Governos Lula e Dilma oportunizaram a melhoria de vida do nosso povo!!



Resultado de imagem para Anna Muylaert, diretora do filme Que Horas Ela Volta, ao receber o prêmio Globo
"Queria dedicar esse premio as Jéssicas que estão hoje na universidade, não a do filme, mas as reais. 

E também dedicar a algumas pessoas que eu acredito que tem muito a ver com isso, e eu entendo essas pessoas como o pai e a mãe da Jéssica, não do filme, mas das vidas reais. Que são o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff."

Anna Muylaert, diretora do filme Que Horas Ela Volta, ao receber o prêmio Globo.

Confira o vídeo nesse link: https://www.facebook.com/midiaNINJA/videos/618985231592959/?pnref=story

Professores(as) dos cursos jurídicos das universidades do RN lançam manifesto contra o golpe


CONVOCAÇÃO DE PROFESSORES >> SEEC anuncia prazo para apresentação do professores convocados do concurso de 2011


Coordenadora de Recursos Humanos da SEEC, Jaqueline Germano, concede entrevista à repórter Vanessa Camilo da TV Universitária. 

A entrevista foi ao ar nesta quarta-feira (23), às 19h, no TVU noticias.

Na oportunidade, Jaqueline Germano informou sobre o prazo para apresentação dos professores convocados do concurso de 2011 que expira nesta segunda-feira (28). 

Também, está previsto para o início do mês de abril a primeira convocação dos candidatos aprovados no concurso de 2015 para professor efetivo. 

Estas chamadas visam suprir o déficit de professores na rede.



 

Não foi um vazamento; foi um rompimento de adutora >> “Listão da Odebrecht” tem mais de 200 nomes de políticos. E nenhum deles é Lula

listao

A adutora que abastece, e todo mundo sabe disso, todas as campanhas política no Brasil que, contra a vontade da mídia, de Gilmar Mendes, de Eduardo Cunha, do PSDB e de tanta gente “boa”, adiou o quanto pôde o financiamento público das eleições.
De todos – repito – TODOS os partidos.
Aécio Neves, Eduardo Cunha, Sérgio Cabral, Jaques Wagner, Romero Jucá, Humberto Costa, Eduardo Paes, José Sarney e Eduardo Campos, morto em 2014, entre centenas de outros. Centenas mesmo, mais de 200.
Não está claro na matéria o que foi legal e o que foi “caixa dois”, que nenhuma campanha política de algum porte deixa de ter.
É m… no ventilador para ninguém botar defeito, mas uma coisa salta aos olhos.
O nome de Lula não aparece uma só vez no listão, que está em poder da Lava Jato desde 22 de fevereiro.
E o documento, em tese, teria sido divulgado ontem, quando não haveria restrição partida da decisão do STF, tomada já tarde da noite por Teori Zavascki.
Eu ainda mantenho um “pé atrás”. Não é lógico que uma planilha assim vá ver guardada durante oito meses de prisão do presidente da empreiteira, Marcelo Odebrecht, sem ter sido picado, incinerado e desaparecido.
Alguns  arquivos publicados por Fernando Rodrigues estão indisponíveis, surgindo em seu lugar uma indicação de página em manutenção, como reproduzo abaixo. Outros são estranhos, contendo textos estranhos ao caso, como a reprodução da famosa avaliação do ex-secretário de comunicação do Planalto, Tomas Trauttman, sobre o cenário eleitoral, que foi amplamente publicada e não revela, por isso, absolutamente nada.
Coisas estranhas, muito estranhas. Mesmo num país em que não se estranha mais nada.

BOICOTE >> Globo pôs fim no Programa do Jô após apresentador não querer defender o GOLPE ao Governo

Meninas-do-JôOs posicionamentos de Jô Soares diante do atual cenário político brasileiro estão surpreendendo até mesmo os seus interlocutores mais próximos. É possível que, com o avançar da maturidade e a independência artística e financeira conquistadas, o apresentador esteja sentindo-se mais à vontade para fugir de roteiros programados e não caminhar sempre ao lado do que reza a cartilha editorial dos seus empregadores, o programa do apresentador global está sendo exibido após as 2h da madrugada.

Certa vez, em um debate com a jornalista Ana Maria Tahan, Jô criticou os que defendem a tese do impeachment da presidente Dilma Rousseff.

“Agora eu tenho muito medo dessa vitimização da presidente da República. Eu acho isso meio inconcebível”, disse Jô. “Em qual sentido?”, perguntou Ana Maria. “No sentido de que estão fazendo dela uma vítima de uma Eleição que foi absolutamente legítima”, respondeu o apresentador. “Me desculpa, Jô, mas ela está pagando pelos erros dela mesma”, retrucou a jornalista. “Mas isso vale o ‘Fora Dilma’?”, questionou o apresentador. “Jô, tem gente que pensa de toda forma. [O direito de] se manifestar está garantido pela Constituição”, respondeu em seguida.

Posteriormente, ela disse que “foi uma eleição também onde as pessoas perceberam que foram enganadas um mês depois no discurso. A presidente fez alhos e bugalhos. A conta de luz mais do que dobrou”. E ele rebateu novamente: “Ah, eu não acho. Todo mundo sabia o que ia acontecer. Uma jornalista tão bem informada…”.

Reincidente

Não é a primeira vez que Jô Soares defende Dilma Rousseff em um período curto de tempo. Meses atrás, a jornalista Lilian Witte Fibe citou a “roubalheira” para justificar um possível impedimento de Dilma e foi retrucada pelo apresentador. No mesmo dia, o apresentador criticou a paranoia que vê “bolivarianismo” até debaixo da cama.

Ana Maria Tahan, que também defende o impeachment da presidente, comparou os períodos Collor e Dilma e disse que o ‘Brasil sobrevive a tudo’. Jô discordou. “O Brasil vivia um outro momento [na época de Collor], era uma coisa inteiramente nova no Brasil acontecer isso, os caras pintadas na rua… isso sim teve uma repercussão positiva no mundo inteiro. Mas um impeachment, hoje, da nossa presidente, que acabou de ser reeleita, é golpe. Pra mim é golpe”.

Em outro episódio emblemático, o apresentador ficou indignado com um jovem que gritou “Viva Bolsonaro!”na plateia de seu programa. “Quem foi que gritou esse absurdo?”, questionou Jô.

Por Pragmatismo Político

quarta-feira, 23 de março de 2016

Lajes na rota olímpica


Na tarde dessa quarta-feira, dia 23 de março, às 15:00 horas, na Secretaria Municipal de Educação (SEMEC),  a equipe local responsável pela organização do revezamento da Tocha Olímpica realizará mais uma reunião para definir os planos de trabalho, para esse que será um evento histórico para o município de Lajes/RN.

Semana Santa em Lajes >> PROGRAMAÇÃO DESSA QUARTA-FEIRA



Fonte: Pascom Lajes

NA LUTA CONTRA O GOLPE >> Confira a agenda da Frente Brasil Popular entre os dias 22 e 31 de março.

20160322102216

A PERSEGUIÇÃO A LULA E AS CONTRADIÇÕES POLÍTICAS E JURÍDICAS


ESCLARECENDO A FARÇA >> ‘Se impeachment for por pedaladas, 16 governadores terão que se afastar’, diz ex-desembargador

Resultado de imagem para dilma presidente

Se a presidente Dilma Rousseff sofrer impeachment com base nas chamadas “pedaladas” fiscais, pelo menos 16 governadores também deveriam ser afastados pelo mesmo problema, disse nesta terça-feira o ex-desembargador Francisco de Queiroz Bezerra Cavalcanti, hoje professor titular de Direito na Universidade Federal de Pernambuco.
Cavalcanti é um dos juristas convidados a discursar no “Encontro de Juristas pela Legalidade e em Defesa da Democracia”, realizado no Palácio do Planalto. O evento foi organizado como espécie de contra-ataque ao que os governistas entendem como atropelos da Justiça, especialmente do juiz federal Sérgio Moro.
Segundo Cavalcanti, os atrasos nos repasses do Tesouro a bancos públicos, prática popularizada como “pedalada”, não são suficientes para o impedimento da presidente. “Se nós entendermos que é suficiente, temos que afastar pelo menos 16 governadores”, disse ele, sob calorosos aplausos da plateia presente na solenidade.
O jurista também criticou o "timing" de Moro na abertura do sigilo dos grampos feitos no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, o juiz responsável pela Lava-Jato tirou o sigilo das escutas no mesmo instante em que soube que Lula tinha sido nomeado ministro e que, por isso, não poderia mais ser investigado em Curitiba.

PROCESSO SELETIVO >> Abertas inscrições para ProITEC 2016

Abertas inscrições para ProITEC 2016
As inscrições podem ser feitas entre os dias 14 de março e 11 de abril.
A Pró-Reitoria de Ensino publicou na última sexta-feira (11) o edital 8/2016, que diz respeito ao Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC). Tal programa objetiva o aprofundamento de aprendizagem de alunos das escolas da rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Norte, contemplando as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ética e Cidadania. As inscrições podem ser feitas no período 14 de março a 11 de abril, exclusivamente, pela internet, através do site do Portal do Candidato (http://processoseletivo.ifrn.edu.br/). 
O ProITEC disponibilizará aos candidatos inscritos, que comprovarem estudar em escola pública, o material didático, contendo um livro texto, acompanhado de DVD com as teleaulas gravadas, e um livro de atividades para subsidiar os estudos. Não há limite de vagas oferecidas para o ProITEC.    
Poderão participar do ProITEC alunos que estejam regularmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental em escola da rede pública de ensino e que tenham cursado todas as “séries”, ou “anos” anteriores do Ensino Fundamental em escola da rede pública. E ainda os candidatos que tenham cursado todo o Ensino Fundamental, exclusivamente, em escola da rede pública de ensino. 
Para confirmação da inscrição no ProITEC, o candidato deverá apresentar a seguinte documentação, no período de 03 a 06 de maio de 2016, no campus do IFRN para o qual fez inscrição, para buscar o material didático oferecido pelo Programa:
a) uma foto 3x4 recente; 
b) documento de identificação, registrado no ato da inscrição (fotocópia e original); 
c) comprovante de pagamento da taxa de inscrição (fotocópia e original); 
d) a certidão/declaração escolar que comprove a escolaridade (fotocópia e original) – modelo no Anexo III deste Edital –, para a condição referida no item 3, alínea “a”; 
e) o Histórico Escolar do Ensino Fundamental (fotocópia e original), para a condição referida no item 3, alínea “b”. 

As mudanças climáticas e a produção de alimentos.

Imagem inline 1
Foto: Manuela Cavadas
Segundo as Nações Unidas, aproximadamente 44% dos sistemas cultivados do mundo situam-se em terras áridas, que sofrem processos de desertificação. 

Por isso que o debate sobre as mudanças climáticas tem ganho centralidade quando se trata da produção de alimentos.

E as sementes crioulas das famílias agricultoras do Semiárido brasileiro, pelo seu poder de germinação e adaptação a região, têm sido altamente valorizadas pela ciência, que quer estudar suas dinâmicas e características.

"De grão, elas passam a ser consideradas sementes de excelência”, ressalta Antônio Barbosa, coordenador do programa Sementes do Semiárido, da ASA.

Quer saber mais sobre as sementes crioulas do Semiárido? Clique aqui: http://migre.me/tgW0c

Política de Inclusão social >> Oportunidades aos deficientes

Nos últimos anos, as pessoas com deficiência ganharam mais oportunidades no mercado de trabalho, principalmente pela Lei de Cotas que determina a contratação por parte das empresas. Em um primeiro momento, as corporações mostraram preocupação quanto à qualificação dessa mão de obra, que, muitas vezes, não conseguiam completar os estudos devido à falta de acessibilidade e instrumentalização pedagógica própria nas escolas. Mas na prática, o que se viu foi uma turma cheia de vontade e dedicação, que demonstrou ter plenas condições de participar do mercado de trabalho.

Para resolver o problema da falta de capacitação, o CIEE, com sua experiência de 52 anos na inserção de jovens no mercado de trabalho, criou o programa CIEE para Pessoas com Deficiência, que vem, a cada ano, treinando pessoas para várias funções no mundo corporativo. Sabendo da atenção especial que o CIEE tem para com os profissionais com deficiência, empresas procuraram a instituição para formular programas especiais de formação profissional, com treinamentos específicos – como nas áreas de informática e administrativa, por exemplo. Entre as grandes empresas que possuem projetos desse porte com o CIEE, estão a TAM Linhas Aéreas, a Bauducco e a Embraer.
Em 2015, o CIEE intermediou a contratação de 1,2 mil jovens com deficiência como estagiários ou aprendizes em empresas pelo país. O número de beneficiados é 25% superior ao ano de 2014, quando foram inseridas 988 pessoas no mercado de trabalho. Além de realizar uma verdadeira ação social, dando oportunidades reais de cidadania para essas pessoas, o CIEE ainda colabora com as empresas que necessitam cumprir as cotas exigidas pela legislação.
Pelo estágio e aprendizagem, as empresas têm a oportunidades de qualificar as pessoas com deficiência para que possam adquirir habilidades adequadas às suas funções corporativas. Os participantes dos programas, por sua vez, recebem capacitação prática e a chance real de se inserir no mercado de trabalho com mais qualidade.  Importante lembrar que em alguns estados, como em São Paulo, os aprendizes fazem parte tanto das cotas de deficientes como da própria aprendizagem. O jovem que participa do estágio ou do Aprendiz Legal – programa de formação profissional numa parceria CIEE e Fundação Roberto Marinho – não perde o benefício de Prestação Continuada (BCP), um estímulo concedido pelo governo para que pessoas com deficiência busquem se preparar para o mundo laboral. O programa do CIEE é mantido há 17 anos e já inseriu mais de 15 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
*Luiz Gonzaga Bertelli é presidente do Conselho de Administração do CIEE, do Conselho Diretor do CIEE Nacional e da Academia Paulista de História (APH).