sexta-feira, 26 de junho de 2020

ATENÇÃO PROFESSORES(AS) >> "Blogueiro" que acumulou ganhos superiores a R$ 280 mil no Governo passado, acusa professores/as de ganhar sem trabalhar

O blogueiro Gustavo Negreiros, divulgou nota afirmando que os professores/as do Estado estão achando ótimo a pandemia por que estão ganhando sem trabalhar.  A afirmação é tão canalha que dispensa explicações.  

Explicações mesmo quem deve é o blogueiro.  Segundo o Portal da Transparência do RN, de dezembro de 2012 a novembro de 2018, Gustavo Negreiros embolsou exatos R$ 281.869,53 em salários do Governo do Estado.  

Os professores/as do Estado, que sempre trabalharam duro recebendo baixos salários e amargando negação de direitos e péssimas condições de trabalho, querem saber: para ser merecedor de quantia tão vultosa, quantas horas de trabalho o jornalista deu para o Estado? Quais foram e qual a relevância dos serviços prestados? Batia ponto ou só batia pernas?

Para quem não lembra, o agressor dos professores/as do RN ficou conhecido nacionalmente por disseminar fake news e discursos de ódio. Em setembro de 2019, Negreiros afirmou que a menor de idade Greta Thunberg precisava “de um homem e de sexo”, que  além de maconha, "um baseadozinho".   Essa declaração foi amplamente questionada pelos movimentos sociais e feministas, que o qualificaram de machista misogino.

O Sinte-RN entende que alguém de tão baixa estatura moral jamais conseguirá atingir os heróis e heroínas que fazem a educação do RN.  Suas   próprias atitudes e palavras são suficientes para lhe desmascarar.

NO BRASIL >> O governo federal e a negação da ciência...

A imagem pode conter: texto que diz "Começaram a desqualificar O historiador. Ninguém se importou. Depois foram OS sociólogos, filósofos e jornalistas que fazem "balbúrdia". Então, terminaram duvidando de médicos, enfermeiros e biólogos. Eu pergunto: e agora? @ADOSEDOEU"

COVID-19 EM LAJES >> Comitê de Crise apresenta dados mostrando a quantidade de casos confirmados em cada bairro do município.

Atualizando que no boletim divulgado pelo referido Comitê na noite de ontem, a quantidade de casos confirmados, já chega a 41! Em virtude desse aumento de casos confirmados, a prefeitura decidiu por adotar medidas ainda mais rígidas para conter a disseminação do coronavírus.

Nenhuma descrição de foto disponível.

quinta-feira, 25 de junho de 2020

PRIVATIZAÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO >> O que já estava ruim ainda pode piorar!

Nenhuma descrição de foto disponível.



























Senado aprovou nesta quarta-feira (24) o novo marco legal do saneamento básico com um placar de 65 votos favoráveis e 13 contrários. O Projeto de Lei (PL) 4.162/2019 facilita a privatização de estatais do setor e prorroga o prazo para o fim dos lixões e agora precisa da sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para entrar em vigor.

O relator da matéria, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE),um dos acionista da Coca-Cola no Brasil, rejeitou todas as emendas de mérito propostas para que o texto não volte à Câmara e o texto aprovado é o mesmo que foi aprovado pela Câmara.

O novo marco transforma os contratos em vigor em concessões com a empresa privada que vier a assumir a estatal. O projeto também extingue o modelo atual de contrato entre os municípios e as empresas estaduais de água e esgoto - pelas regras em vigor, as companhias precisam obedecer critérios de prestação e tarifação, mas podem atuar sem concorrência. Além disso, o texto torna obrigatória a abertura de licitação envolvendo empresas públicas e privadas.


Leia a matéria completa no site do Brasil de Fato

Finalmente foi sancionada lei que proíbe corte de serviços públicos no fim de semana


A imagem pode conter: texto que diz "AGORA É LEI! Proibição do corte de serviços publicos no fim de semana ... 0"

A lei determina que o consumidor seja comunicado previamente sobre o desligamento em virtude de inadimplemento e o dia a partir do qual será realizada a interrupção do serviço. 

Caso o usuário não receba a notificação prévia, não será cobrada taxa de religação, e a concessionária responsável pelo fornecimento será multada.

Originária do Projeto de Lei 669/2019, do senador Weverton (PDT-MA), modificado na Câmara dos Deputados, a lei sancionada se aplica aos serviços públicos prestados pelas administrações diretas e indiretas da União, estados, Distrito Federal e municípios.

Fonte: Agência Senado

AS ELITES E A SITUAÇÃO DO PAÍS >> O grande Educador Darcy Ribeiro mostrando como historicamente as elites tratam o povo e o patrimônio nacional

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

EM LAJES >> Atendendo a recomendação do MP/RN, Comitê de de Crise prorroga as medidas de isolamento até o próximo dia 1° de julho.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Atendendo recomendação do Ministério Público Estadual e Promotoria de Justiça de Lajes, e em razão do evidente crescimento de pessoas infectadas pelo covid-19 no nosso município, bem como, em todas cidades circunvizinhas, o Comitê de Crise para Prevenção do Coronavírus decide prorrogar as medidas de isolamento já em vigor e acrescenta novas regras, válidas até o próximo dia 1° de julho.
O objetivo mais uma vez é conter o avanço do vírus e promover o isolamento social na cidade, preservando a saúde e vida dos nossos munícipes.
Quanto a proibição da venda de bebidas alcoólicas, lamentavelmente, teve que ser ser adotada, haja vista que, mais de 95% das denúncias que chegam ao conhecimento das autoridades tratam-se de aglomerações e farras com bebidas alcoólicas.
O Ministério Público recomenda que, verificada ação recorrente ou reincidente de desobediência, seja lavrado o auto pela Polícia Militar e encaminhado para apuração da Polícia Civil, com implicações nos Art. 268 e 330 do Código Penal.
DECRETO 082/2020 - Íntegra no link da Bio e no portal oficial: www.lajes.gov.rn.br

quarta-feira, 24 de junho de 2020

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PAUTA >> Logo mais teremos um importante momento em que esse tema estará sendo debatido. Acompenhe pelas mídias sociais

ELEIÇÕES 2020 >> Senado adia eleições para os dias 15 e 29 de novembro; Veja o novo calendário


Relator propõe eleições em 15 e 29 de novembro. Veja a íntegra do ...

Senado aprovou nesta terça-feira (23), em primeiro turno, o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) que adia as eleições municipais deste ano em razão da pandemia do novo coronavírus. O texto, votado em sessão remota, foi aprovado por 67 votos a 8 (duas abstenções).

Pelo calendário eleitoral, o primeiro turno está marcado para 4 de outubro, e o segundo, para 25 de outubro. A PEC em votação no Senado adia o primeiro turno para 15 de novembro, e o segundo, para 29 de novembro.

Os senadores ainda precisam votar os destaques (propostas de mudança na redação) para concluir a votação da PEC em primeiro turno. Esta etapa não havia sido finalizada até a última atualização desta reportagem.

Por se tratar de emenda constitucional, o texto ainda precisa ser submetido ao segundo turno de votação, o que deve acontecer ainda nesta terça. Se aprovada em segundo turno, a PEC seguirá para a Câmara dos Deputados.

O adiamento das eleições tem sido discutido pelo Congresso Nacional, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e por especialistas nos últimos meses.

Condições sanitárias
O texto-base aprovado foi proposto pelo senador Weverton Rocha (PDT-MA), relator do tema.
Além de transferir as eleições de outubro para novembro, a PEC permite ao plenário do TSE definir novas datas para o pleito em cidades que não tiverem condições sanitárias para votação em novembro.

O texto define que a decisão pode ser de ofício, isto é, por iniciativa do TSE, ou por questionamento dos presidentes dos tribunais regionais eleitorais (TREs). As autoridades sanitárias deverão ser consultadas.

Nesses casos, a data-limite para as eleições será 27 de dezembro de 2020. O TSE deverá dar ciência do novo adiamento ao Congresso Nacional.

Caso um estado inteiro não apresente condições sanitárias, o projeto define que o novo adiamento deverá ser definido por meio de decreto legislativo do Congresso. A data-limite também será 27 de dezembro de 2020.

Outros pontos
Saiba outros pontos previstos na PEC:
Registro de candidaturas: O relator, Weverton Rocha, propôs também o adiamento da data-limite para o registro de candidaturas, atualmente prevista para 15 de agosto. Pelo texto, os partidos poderão solicitar à Justiça Eleitoral o registro dos candidatos até 26 de setembro;

- Convenções: Pelo calendário eleitoral, as convenções devem ser realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto. O TSE autorizou a realização das convenções de forma virtual, por causa da pandemia. O relatório de Weverton prevê que as convenções ocorram entre 31 de agosto e 16 de setembro. O texto também prevê a realização das convenções por meio virtual.

Prazos
Veja a seguir os prazos previstos no texto aprovado:
a partir de 11 de agosto: as emissoras ficam proibidas de transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena de cancelamento do registro do beneficiário;

- entre 31 de agosto e 16 de setembro: prazo para a realização das convenções para escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações;

- até 26 de setembro: prazo para que os partidos e coligações solicitem à Justiça Eleitoral o registro de candidatos;

- após 26 de setembro: prazo para início da propaganda eleitoral, também na internet;
- a partir de 26 de setembro: prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e representação das emissoras de rádio e TV para elaborarem plano de mídia;

- 27 de outubro: prazo para partidos políticos, coligações e candidatos divulgarem relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral), os recursos em dinheiro e os estimáveis em dinheiro recebidos, bem como os gastos realizados;

- até 15 de dezembro: para o encaminhamento à Justiça Eleitoral do conjunto das prestações de contas de campanha dos candidatos e dos partidos políticos, relativamente ao primeiro turno e, onde houver, ao segundo turno das eleições;

- a diplomação dos candidatos eleitos ocorrerá em todo país até o dia 18 de dezembro, salvo nos casos em que as eleições ainda não tiverem sido realizadas.

O texto diz ainda que os prazos fixados em leis não transcorridos na data de publicação da proposta serão computados considerando-se a nova data das eleições 2020.

A decisão da Justiça Eleitoral dos julgamentos das contas dos candidatos eleitos deverá ser publicada até o dia de 12 de fevereiro de 2021.

Os partidos e coligações poderão, até o dia 1º de março de 2021, acionar a Justiça Eleitoral, relatando fatos e indicando provas, para pedir a abertura de investigação judicial a fim de se apurar condutas irregulares nos gastos de campanha.

Pela proposta, os atos de propaganda eleitoral não poderão ser limitados pela legislação municipal ou pela Justiça Eleitoral, salvo se a decisão estiver fundamentada em prévio parecer técnico emitido por autoridade sanitária estadual ou nacional.

Outros pontos
Segundo a PEC, o TSE poderá fazer ajustes em normas relacionadas:
- aos prazos para fiscalização e acompanhamento dos programas de computador utilizados nas urnas eletrônicas para os processos de votação, apuração e totalização, bem como de todas as fases do processo de votação, apuração das eleições e processamento eletrônico da totalização dos resultados, para adequá-los ao novo calendário eleitoral;

- à recepção dos votos, justificativas, auditoria e fiscalização no dia da eleição, inclusive no tocante ao horário de funcionamento das seções eleitorais e à distribuição dos eleitores no período, de forma a propiciar a melhor segurança sanitária possível de todos os participantes do processo eleitoral.

Por G1

USO CORRETO >> A proteção só virá se a máscara estiver sendo usada corretamente

A imagem pode conter: texto que diz "drogarialouise Drogaria Louíse A máscara precisa cobrir boca e nariz"

INFELIZMENTE, ESTAMOS PERDENDO TUDO >> Com esse desgoverno estamos vendo o nosso patrimônio nacional ser entregue a inciativa privada!

A imagem pode conter: 1 pessoa

terça-feira, 23 de junho de 2020

ATENÇÃO PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO >> Vocês podem contribuir para a aprovação do Novo FUNDEB. Participem dessa campanha!

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

DECISÃO SENSATA >> MPRN, MPF/RN e MPT/RN recomendam que Governo e Prefeituras se abstenham de flexibilizar isolamento social e abertura do comércio

MPRN, MPF/RN e MPT/RN recomendam que Governo e Prefeituras se ...

Recomendação conjunta leva em consideração Boletim Epidemiológico de 20 de junho passado, que revela uma taxa de ocupação total de 97 % dos leitos de UTI públicas e 86% de UTI privadas
 
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), o Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) e o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT/RN) emitiram uma recomendação conjunta para que o Governo do Estado e s Prefeituras municipais se abstenham de adotar quaisquer medidas tendentes a flexibilizar o isolamento social da Covid-19. O documento foi assinado nesta segunda-feira (22) e leva em consideração o Boletim Epidemiológico de 20 de junho passado, que revela uma taxa de ocupação total de 97 % dos leitos de UTI públicas e 86% de UTI privadas.
 
Na recomendação, o Ministério Público diz que o Governo do Estado deve garantir que a retomada das atividades econômicas não essenciais ocorra apenas quando verificadas as condicionantes epidemiológicas e de percentual de taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI Covid. Já as Prefeituras devem se abster de praticar quaisquer atos, inclusive edição de normas, que possam flexibilizar medidas restritivas estabelecidas pelo Governo Estadual.
 
O MPRN, o MPF/RN e o MPT/RN fixaram prazo de 24 horas para a comunicação sobre o acatamento dos termos da recomendação, informando as providências adotadas, com o encaminhamento de decretos municipais ou outros atos eventualmente editados.
 
O Ministério Público reforça no documento a absoluta necessidade de adoção de medidas preventivas a fim de minimizar os efeitos da pandemia do novo coronavírus, as quais indicam o isolamento social como a medida mais adequada à prevenção do seu alastramento.
 
O MPRN, o MPF/RN e o MPT/RN destacam, também, que “a publicidade quanto ao início da fase de reabertura inevitavelmente lança sob a população a ideia de que o pico da doença já está em vias de ser ultrapassado, o que não é verdadeiro, pois há evidências científicas, produzidas no âmbito do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus - C4NE, no sentido de que diversas cidades do RN, como Natal, Parnamirim, Ceará Mirim, Areia Branca e Caiçara do Rio dos Ventos, por exemplo, continuam com elevado número de casos, o que agrega ainda mais preocupação, sobretudo, quando já se constata que o isolamento social no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte ostenta índice abaixo do necessário, conforme Boletim Epidemiológico n.93, de 20 de junho de 2020, alcançando apenas 36,7%”.
 
“Nesse cenário de planejamento de reabertura, a taxa de ocupação de leitos ganha ainda maior relevo, mostrando-se absolutamente necessário que a taxa publicada seja atualizada, desconsiderando, para fins de seu cálculo, os leitos que não estão funcionando e, portanto, que não estão efetivamente disponíveis à regulação (conforme anotações consignadas nos próprios boletins de ocupação de leitos)”, diz trecho da recomendação.
 
O MPRN, o MPF/RN e o MPT/RN frisam que a adoção de medidas de enfrentamento à emergência de saúde pública de importância internacional por Covid-19 deve estar respaldada em evidências científicas, o que evidentemente é aplicável à adoção de providências que promovem a flexibilização do isolamento social no Rio Grande do Norte, especialmente por não existir tratamento clínico atualmente eficaz para a patologia e, sobretudo, o manifesto crescimento do número de casos confirmados e de óbitos por Covid-19 no Estado.
 
Ainda na recomendação, o Ministério Público destaca que constitui crime expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente, delito que pode ser praticado pelo gestor que promover o relaxamento das regras de isolamento social sem observar as prescrições da OMS, das autoridades sanitárias estaduais e dos especialistas em epidemiologia.
 

UM CUIDADO NECESSÁRIO >> IFRN realiza levantamento sobre as condições de saúde de sua comunidade acadêmica

Nenhuma descrição de foto disponível.
O Comitê Covid-19 do IFRN, em parceria com o Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (Navi), está realizando um levantamento sobre as condições de saúde de toda comunidade acadêmica: servidores efetivos, substitutos, visitantes, vinculados a empresas terceirizadas e estudantes. 👩🏾💻


As informações vão subsidiar algumas medidas que serão adotadas no enfrentamento à pandemia do coronavírus no Instituto. 👨🏾💻

Acesse: asa.navi.ifrn.edu.br e responda a pesquisa. Para nos ajudar, compartilhe a mensagem nos seus grupos do IFRN. 




segunda-feira, 22 de junho de 2020

CULTURA IMPORTA SIM! >> Algumas considerações sobre esse assunto


Mesmo que desprezada pelo atual presidento, que não reconhece seu valor, o post acima de Filipi Gonçalves serve para nos lembrar sobre o papel imprescindível que a Cultura em seus diversos aspectos, exerce em nossa sociedade.

Mesmo com o forte apelo (por parte do presidento e do empresariado) para que a população abandone o isolamento social e se exponha ao consumo e consequentemente à pandemia, a Cultura tem atuado por outro lado, sempre oferecendo opções de lazer e até ocupação para aqueles que  conseguem vislumbrar sua importância em suas residências.

Bastaria imaginar como estaríamos passando sem as "lives" musicais que tornaram-se a febre do momento entre a juventude, sem a literatura de cordel que aperfeiçoou-se e também conquistou seu espaço no mundo virtual e tantos outras opções culturais disponíveis, sejam através do computador, celular, ou mesmo da leitura em sua forma mais tradicional, da televisão que tem ocupado boa parte de nosso tempo, com informações, entretenimento...

Mesmo o isolamento social carregando em si, aspectos que levam algumas pessoas a transtornos psicológicos  negativos, posso afirmar que, por outro lado, a Cultura é um suporte essencial para suportarmos e vencermos esse momento de  pandemia pelo qual nosso pais e o mundo vem passando.

Por Canindé Rocha - Profº da Rede Pública em Lajes/RN

REDE ESTADUAL >> Suspensão da cobrança dos consignados; saiba como é possível solicitar



A direção do SINTE/RN se reuniu virtualmente na quinta-feira (18) com a Secretaria de Administração para tratar, entre outras coisas, da Lei Estadual que dá direito ao servidor público pedir a suspensão da cobrança do seu empréstimo consignado por um determinado período.
Na ocasião, o Sindicato buscou extrair todas as informações necessárias sobre a questão para explicar aos trabalhadores em educação como é possível solicitar a suspensão, que inclusive foi solicitada pelo SINTE ao IPERN em abril. Abaixo trazemos um resumo de como você deve proceder.
COMO ACESSAR À SUSPENSÃO DE PAGAMENTO AOS CONSIGNADOS?
A Lei N° 10.733 trata da suspensão da cobrança de consignados por até 180 dias e foi aprovada na Assembleia Legislativa. O Governo do Estado está regulamentando as medidas para que todos tenham acesso.
COMO O GOVERNO PRETENDE OPERACIONALIZAR ESSA SUSPENSÃO PARA OS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO?
O trabalhador em educação deve acessar o site consig.rn.gov.br munido de seu CPF e sua senha RNCONSIG presente no contracheque bancário mais recente. Em seguida procurar o campo “Suspensão de Contratos” e selecionar o tempo que deseja manter suspensa a cobrança do consignado, que poderá ser de até, no máximo, 180 dias (6 meses). A partir da validação da suspensão no site o Estado deverá informar ao banco a solicitação feita pelo trabalhador.
O TRABALHADOR EM EDUCAÇÃO JÁ PODE SUSPENDER OS CONSIGNADOS AGORA EM JUNHO?
Não. A folha do mês de junho já fechou. A suspensão só será permitida de julho em diante. Porém, os ajustes no site ainda estão sendo feitos e o benefício só estará disponível aos servidores na semana que vem. A Secretaria de Administração está realizando testes na plataforma virtual e a operacionalização deverá estar disponível no dia 23 de junho.
QUAL O PERÍODO MÁXIMO DE SUSPENSÃO?
Até 180 dias (6 meses). Porém, o trabalhador pode optar por suspender por um período menor.
QUEM TEM MAIS DE UM EMPRÉSTIMO CONSIGNADO PODERÁ ESCOLHER QUAL SUSPENDER?
Sim. O trabalhador em educação poderá suspender apenas um ou todos os empréstimos que fez.
VAI TER COBRANÇA DE ENCARGOS FINANCEIROS?
A cobrança ou não de encargos fica a cargo dos bancos. A lei n°.    10.733 estabelece em seu artigo 3° que “O servidor interessado na suspensão, deverá formaliza-la ao órgão da administração estadual responsável pelas folhas de pagamento e pela gestão dos contratos de consignação, indicando o nome, RG, CPF, matrícula, lotação, prazo de suspensão e que é de sua responsabilidade exclusiva eventuais encargos financeiros incidentes sobre a operação decorrente da suspensão”
Portanto, o trabalhador poderá sim pagar encargos, conforme as decisões dos bancos

CULTURA AUDIOVISUAL >> Inscrições abertas para Laboratório de projetos audiovisuais da BrLab

brlab Crédito_Bela ToziniO BrLab, único laboratório internacional de desenvolvimento de projetos audiovisuais no Brasil, acaba de abrir as inscrições para a sua décima edição. Os produtores e diretores interessados podem inscrever seus projetos gratuitamente através deste site AQUI até o dia 6 de julho de 2020.
A distribuidora Vitrine Filmes, parceira do BrLab desde a primeira edição, neste ano outorgará três prêmios aos projetos participantes do evento no valor total de R$ 510 mil. Também oferecem prêmios a Globo Filmes (Prêmio Desenvolvimento Globo Filmes no valor de R$ 110 mil) e o Projeto Paradiso (Prêmio Incubadora Paradiso no valor de R$ 30 mil).
O evento recebe inscrições de projetos de longa-metragem de ficção de qualquer país da região Ibero-Americana desde que já tenham definidos diretor e produtor, pois ambos devem participar integralmente das atividades do workshop.
A décima edição do BrLab acontecerá de 05 a 27 de novembro de 2020, com sua programação majoritariamente online como medida de segurança em decorrência da pandemia de COVID-19. Dessa forma, a necessária participação de profissionais de diversos países que caracterizam a programação e atividades do evento poderá ser mantida.
Os projetos recebem consultoria de profissionais como Agustina Llambi Campbell (produtora, Argentina), Albertina Carri (cineasta, Argentina), Giancarlo Nasi (produtor, Chile), Mariana Rondón (cineasta, Venezuela), Paula Astorga (cineasta, México), Iana Paro (roteirista, Brasil), entre outros profissionais que complementam o time de tutoras e palestrantes.

Workshop para obras já filmadas

Nesta décima edição do evento, o BrLab promoverá também a terceira edição de um workshop de montagem para obras já filmadas, realizado com a plataforma internacional 3 PUERTOS CINE, e a terceira edição de um pioneiro Workshop em Estratégias de Audiência para projetos em fase de desenvolvimento da Incubadora Paradiso, atividade organizada em parceria com o Projeto Paradiso.
Já com foco no treinamento de profissionais de distribuição, programação e marketing o evento recebe novamente o São Paulo Locarno Industry Academy, organizado em parceria com o festival suíço e apoio do Programa Ibermedia.

Programação especial

Além dos workshops, o evento também promoverá, como todos os anos, uma programação especial aberta ao público que reúne com diversos debates, palestras e masterclasses (neste ano exclusivamente através de streaming), com foco maior na etapa de comercialização e distribuição, mas que busca refletir como um melhor entendimento da audiência pode impactar positivamente toda a cadeia de produção audiovisual.

domingo, 21 de junho de 2020

DICA DE ALIMENTAÇÃO & SAÚDE >> Saiba quais podem ser os problemas em nos alimentarmos rápido!

Nenhuma descrição de foto disponível.
Você se identificou? Sabe se isso é um problema ou se não tem problema? Confere 👇

Quando a gente come muito rápido, não dá tempo o estômago sinalizar ao cérebro que estamos comendo para nos saciar e nutrir nosso corpo.

Quando isso acontece, você acaba comendo muito mais, se sente cheia rápido, e daqui um tempinho tá com fome novamente. A falta de atenção na hora da refeição traz também má digestão. Sabemos que começa pela boca né? Então se você mastiga rápido, sua digestão já fica comprometida.

É a partir de hoje que você vai se comprometer em ter mais atenção na hora de comer, ok? Se fizer direitinho ainda pode auxiliar no emagrecimento 🤗

Dúvidas, orientações personalizadas e estilo de vida saudável, procura uma nutri.

Por Mariana Paiva - Nutricionista 🍒em sua página no Instagram

OS BENEFÍCIOS DO GOVERNO BOLSONARO >> Gás de cozinha sofre aumento de 5% e preço do botijão pode chegar a até R$ 76 no RN


Gás de cozinha terá aumento em Natal — Foto: Heloisa Guimarães/Inter TV Cabugi

O preço do gás de cozinha vai aumentar no Rio Grande do Norte entre R$ 2,50 e R$ 3,50. A Petrobras confirmou ao G1 que o preço médio do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) vendido nas refinarias subiu 5% a partir desta sexta-feira (19), o que vai interferir também no valor final do produto.

O Sindicato dos Revendedores Autorizados de Gás Liquefeito de Petróleo (Singás-RN) informou que ainda não foi notificado oficialmente sobre a porcentagem desse novo reajuste pela Petrobras e, dessa forma, destaca que não é possível cravar, por enquanto, de quanto será o aumento no preço final.

Apesar disso, o sindicato estima que o valor vai ser entre R$ 2,50 e R$ 3,50, fazendo o preço médio crescer para valores entre R$ 70 e R$ 76. Atualmente, o preço do gás de cozinha no Rio Grande do Norte varia entre R$ 68 e R$ 73. "Esse vai ser o terceiro aumento nos últimos 30 dias", disse o presidente do Singás-RN, Francisco Correia.

"Nós calculamos que vai ficar entre R$ 2,50 e R$ 3,50. Como não nos foi passado oficialmente, é uma especulação. Se o reajuste nos for informado no dia de hoje por exemplo, a partir de amanhã os novos botijões adquiridos já serão vendidos com o reajuste".

Francisco explicou que a recomendação do sindicato é para que o reajuste seja repassado apenas nos novos botijões. "Nossa recomendação é vender o estoque antigo com o preço anterior, sem o reajuste". Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio no estado é atualmente na faixa de R$ 68 e R$ 70.

Ao G1, a Petrobras informou que com o aumento de 5%, o preço médio em que o botijão de 13 kg sairá da refinaria é por R$ 25,29. A empresa informou que, no ano, o acumulado é de redução no preço de 9,1%, o que equivale a 2,52 R$/13kg. O valor final nos estados tem também a influência de impostos estaduais e federais, além das margens de distribuição e revenda.

"Desde novembro de 2019, a Petrobras igualou os preços de GLP para os segmentos residencial e industrial/comercial, e que o GLP é vendido pela Petrobras a granel. As distribuidoras são as responsáveis pelo envase em diferentes tipos de botijão e, junto com as revendas, são responsáveis pelos preços ao consumidor final", disse em nota a Petrobras.

De acordo com o Singás, no Rio Grande do Norte o consumo médio dos botijões de gás durante o período de isolamento social por conta do novo coronavírus tem sido o mesmo de antes. "A média ficou igual. Nós aumentamos o volume do consumo residencial, mas diminuímos o industrial, que é o de restaurantes e bares", explicou Francisco.

Ele relatou ainda que no início do período de isolamento, em março, temeu que faltasse gás de cozinha no estado, já que muitos clientes estavam comprando até 4 botijões de uma vez. "Isso dava para até cinco meses sem precisar trocar. E tinha gente que não estava conseguindo comprar. Depois de um trabalho de conscientização, perceberam que não necessário essa correria pelo botijão".


Preços de GLP
Segundo a Petrobras, os preços dos GLP "vendidos às distribuidoras tem como base o preço de paridade de importação, formado pelas cotações internacionais destes produtos mais os custos que importadores teriam, como transporte e taxas portuárias, por exemplo. A paridade é necessária porque o mercado brasileiro de combustíveis é aberto à livre concorrência, dando às distribuidoras a alternativa de importar os produtos. Além disso, o preço considera uma margem que cobre os riscos (como volatilidade do câmbio e dos preços)".

Fonte: G1

RACISMO >> Cientista político estadunidense provoca reflexão sobre direitos humanos na ilha socialista e nos EUA


"O que aconteceu com Floyd nos EUA não aconteceria em Cuba", reflete Nimtz - Naza McFarren - Reprodução

As liberdades civis e os direitos humanos são alvos frequentes dos críticos da Revolução Cubana. De fato, existem limites para as liberdades civis em Cuba. Onde eu discordo da maioria dos críticos de Cuba é na suposição de que tais limites existem contra a vontade da maioria dos cubanos.
Esse é o preço - eu argumento - que a maioria dos cubanos está disposta a pagar por defender sua soberania contra seu inimigo implacável no norte, aguardando ansiosamente o dia em que essas limitações não estejam mais em vigor.
Se os direitos humanos incluem, como os instrumentos das Nações Unidas, direitos econômicos, sociais e culturais, como os cuidados com a saúde, Cuba o faz tão bem quanto, senão melhor, do que os Estados Unidos.
Sou testemunha, e, por isso escrevo, sobre o trabalho exemplar que Cuba está fazendo no combate ao Covid-19, ao contrário de seu vizinho do norte.
No entanto, na lista dos supostos abusos dos direitos humanos na ilha, particularmente dentre o rol elaborado pelos críticos nos EUA, quase nunca aparece a brutalidade policial – especificamente, o assassinato de cidadãos cubanos, e, especialmente daqueles com raízes na África.
Mesmo os críticos mais vociferantes do “regime repressivo cubano”, para usar sua linguagem, são incapazes de produzir qualquer evidência credível de que a polícia em Cuba assassine pessoas negras como nos Estados Unidos. O silêncio deles sobre o assunto é quase ensurdecedor.
O odiado regime de Fulgencio Batista, apoiado pelos EUA, que foi derrubado em 1959, era notório por sua brutalidade. Sua polícia era particularmente sanguinária. 
Um pai indo a uma delegacia de polícia em busca de um filho desaparecido temia ouvir o detestado “se estaba...” das autoridades – “já era”. Para os afro-cubanos a situação era especialmente horrível.