sábado, 12 de outubro de 2013

Corrida presidencial >> Dilma (PT) continua favorita, contrariando a grande mídia e os partidos conservadores...

Nesse cenário, presidente seria reeleita no primeiro turno, diz levantamento.
Pesquisa foi divulgada na edição deste sábado do jornal 'Folha de S.Paulo'.



Pesquisa Datafolha para presidente (Foto: Editoria de Arte / G1)


Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (12) pelo jornal "Folha de S.Paulo" indica que a presidente Dilma Rousseff (PT) teria 42% das intenções de voto e venceria no primeiro turno se a eleição fosse hoje e ela tivesse como adversários o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

Nesse cenário, segundo informou o jornal, Aécio teria 21% e Campos, 15%. Votos em branco ou nulos seriam a opção de 16%, e outros 7% responderam que não saberiam em quem votar.

As candidaturas são prováveis – só serão oficializadas pelos partidos no ano que vem. A eleição de 2014 está marcada para 5 de outubro e, além de presidente, escolherá senadores, deputados federais, governadores e deputados estaduais.

O Datafolha entrevistou 2.517 eleitores em 154 municípios nesta sexta-feira (11), com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
 
Outros cenários
Além do cenário com Dilma, Aécio e Campos, o instituto testou outros três. Em um, Dilma teria como adversários a ex-senadora Marina Silva (PSB) e Aécio Neves; em outro, o ex-governador José Serra (PSDB) e Eduardo Campos; e, no terceiro, Marina Silva e José Serra.

12 de outubro - Dia da Criança


VOLTANDO A SER CRIANÇA...

 (Fernando Partiners)

Vivemos uma realidade tão dura que, às vezes, queremos voltar à infância,à época de fantasias,convivência com os pais,tendo nosso próprio mundo,sem as múltiplas preocupações,tantas decepções e as constantes pressões... 

Mas nem todos tiveram um lar,ou não foram felizes na infância,e nem essa volta é possível.Mas ser adulto também não é sinônimo de carrancudo e só pensar na dura realidade.Jesus disse que precisávamos nos tornar como crianças para herdar o Reino dos céus... 


Viva o momento presente da vida,mas não mate o espírito de criança que um dia houve em você.Cultive a simplicidade,o mundo de sonhos a alegria, o amor à natureza e a confiança em Deus.Com toda a certeza sua vida terá mais sentido e muito mais beleza...

 Declaração dos Direitos da Criança

1º Princípio – Todas as crianças são credoras destes direitos, sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, condição social ou nacionalidade, quer sua ou de sua família.

2º Princípio – A criança tem o direito de ser compreendida e protegida, e devem ter oportunidades para seu desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, de forma sadia e normal e em condições de liberdade e dignidade. As leis devem levar em conta os melhores interesses da criança.

IBGE: seca faz produção nacional de mel cair 19% em 2012


 


Fonte: site do Deputado Fernando Mineiro - PT
 
A produção brasileira de mel de abelha caiu 19,3%, no ano passado, em decorrência da seca que atingiu principalmente o Nordeste do país, de acordo com a pesquisa Produção da Pecuária Municipal (PPM), divulgada hoje (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa foi a maior queda observada nos produtos de origem animal analisados pelo órgão.

Confira aqui Panorama da pecuária nacional em 2012
“Com a seca, não teve muita floração. Muitas flores não vingaram, secaram, e houve mortandade de abelhas, especialmente no Nordeste. No Piauí, houve problema até de sumir enxames em alguns municípios. Faltou a floração. A produção de mel no Brasil sofreu bastante, no ano passado”, disse à Agência Brasil o gerente de Pecuária do IBGE, Otávio Oliveira, responsável pela pesquisa. A produção de casulo de bicho-da-seda também registrou retração, de 15,2%.

A pesquisa constatou que houve aumento de 9,4% na produção de ovos de codorna, além de expansão na produção de ovos de galinha (2,3%), lã (1,6%) e leite (0,6%). Em relação ao preço desses produtos, os aumentos mais significantes foram observados em ovos de codorna (27,2%), ovos de galinha (17,4%), leite (9,9%), lã (9,3%) e casulo do bicho-da-seda (2,9%). No caso do mel de abelha, a produção foi 3,6% menor.

Hoje é 12 de outubro >> Dia de Nossa Senhora Aperecida - Padroeira do Brasil

Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Com muita alegria nós, brasileiros, lembramos e celebramos solenemente o dia da Protetora da Igreja e das famílias brasileiras: Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início pelos meados de 1717, quando chegou a notícia de que o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto (MG).

Convocados pela Câmara de Guaratinguetá, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram à procura de peixes no Rio Paraíba. Desceram o rio e nada conseguiram.

Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguaçu, onde lançaram as redes e apanharam uma imagem sem a cabeça, logo após, lançaram as redes outra vez e apanharam a cabeça, em seguida lançaram novamente as redes e desta vez abundantes peixes encheram a rede.

A imagem ficou com Filipe, durante anos, até que presenteou seu filho, o qual usando de amor à Virgem fez um oratório simples, onde passou a se reunir com os familiares e vizinhos, para receber todos os sábados as graças do Senhor por Maria. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Ex-presidente relembrou seu principal compromisso quando chegou à Presidência da República: acabar com a fome no país

                “A grandeza de um país se mede pela capacidade de cuidar de suas crianças”, diz Lula em Brasília
                                                              (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

“Na infância, fui vendedor de laranja, de amendoim, engraxate e trabalhei em uma tinturaria, antes de adquirir, ainda adolescente, minha primeira qualificação profissional como torneiro mecânico”, lembrou o ex -presidente Luiz Inácio Lula da Silva no encerramento da 3ª Conferência Global sobre o Trabalho Infantil organizada pela Organização Internacional do Trabalho – OIT, nesta quinta-feira (10).


Lula contou sua história pessoal e destacou que “a pobreza e a desigualdade são as causas principais da existência de trabalho infantil”. Na Conferência, que recebeu delegações de mais de 150 países, organizada pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Trabalho e das Relações Exteriores, Lula relembrou seu principal compromisso quando chegou à Presidência da República: acabar com a fome no país. O ex-presidente afirmou que “a miséria e a fome são determinantes para a existência do trabalho infantil”.

Para baixar imagens em alta resolução, visite o Picasa do Instituto Lula.

O ex-presidente ressaltou que “a tarefa de erradicar o trabalho infantil no planeta exige articulação de governos nacionais, organismos internacionais e todos os setores da sociedade”.

Lula lembrou que nunca se dedicou tanto tempo e investimento para erradicar o trabalho infantil, como nos últimos anos no Brasil. “O fato de termos reduzido em um terço a quantidade de crianças trabalhadoras até os 14 anos de idade nos últimos 12 anos é um estímulo para enfrentar a grande tarefa que temos pela frente”.

O ex-presidente encerrou dizendo que na próxima conferência, o Brasil será um dos países que mais reduziu o trabalho infantil no mundo.



- See more at: http://www.pt.org.br/noticias/view/a_grandeza_de_um_pais_se_mede_pela_capacidade_de_cuidar_de_suas_criancas_di#sthash.1EpcFj1S.dpuf

Mandato em Ação >> Deputada Fátima Bezerra participa de seminário "Expansão da Educação Profissional Tecnológica e do Ensino Superior no RN"


Meus companheiros(as)
A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados em parceria com a UFRN, IFRN, UFERSA e UERN realiza nesta segunda-feira, 10 de dezembro, na unidade do IFRN-Natal (Campus Cidade Alta), às 8h, o . Seminário é proposição do nosso mandato e vai contar com a presença do secretário de Ensino Superior do MEC, José Amaro Lins e do secretário de Educação Profissional e Tecnológica - MEC, Marco Antônio.

É fato que ao longo desses dez anos dos governos Lula e Dilma o RN teve um avanço extraordinário no sentido de ampliar o acesso à educação através do plano de expansão e fortalecimento da educação profissional, onde passamos de duas para dezenove unidades do IFRN; e do Reuni (UFRN e UFERSA) que proporcionou ampliação de vagas e oferta de novos cursos com a reabertura e instalação de novos campus. Mas é fato que nós precisamos avançar cada vez mais, por isso é importante fazer esse debate.
 
Seminário terá a participação também da Femurn, parlamentares estaduais, Governo do Estado, professores, alunos, movimentos sociais, sindicatos e demais membros da sociedade civil. 
 
É necessário o envolvimento todos para evitar superposições, duplicidade de esforços e avançar no que diz respeito a ampliar o acesso ao ensino superior e a educação profissional, agora com foco voltado principalmente para presença no interior do Estado.

Governo Federal prorroga prazo para abastecer Estados do Nordeste com milho

Para auxiliar os produtores de aves, suínos, caprinos e ovinos situados e com atividades nos municípios amparados pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste(Sudene), o Governo Federal ampliou o prazo para as operações extraordinárias de venda de milho no balcão até o dia 28 de fevereiro de 2014.


A decisão foi anunciada por meio da Portaria Interministerial nº 985, publicada nesta semana no Diário Oficial da União (DOU).

Neste ano, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), foi autorizada a adquirir até 550 mil toneladas de milho para atender aos pequenos produtores do Nordeste, incluindo o Rio Grande do Norte, parte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

O Governo Federal também havia alterado em 2013 os limites de aquisição do cereal por meio dessas operações. O objetivo é atender a um número maior de produtores e definiu dois limites mensais de compra por beneficiário: até três toneladas (ao preço de R$ 18,12 a saca de 60kg) e, acima desse peso, até seis toneladas (R$ 21 a saca de 60kg).
Nesse último caso, o total era definido em até sete toneladas em normativa anterior, publicada em junho do ano passado. Outra mudança refere-se à exclusão da possibilidade de compras acima de sete toneladas até o limite de 14 toneladas ao valor de R$ 24,60 por saca de 60kg.

Apesar da alteração nas faixas de compra, todos os beneficiários que já estavam cadastrados na Conab continuarão a ser atendidos – mesmo os que estavam na faixa que foi excluída, mas dentro dos novos patamares.
A autorização original para as comercializações na área de atuação da Sudene foi publicada em junho de 2012, por meio da Portaria Interministerial nº 601.A medida foi adotada para amenizar os prejuízos causados aos criadores locais devido à estiagem que atingiu a região.

Com o prolongamento dos efeitos climáticos, o Governo Federal ampliou o prazo para atender aos produtores locais. A última prorrogação do prazo previa a venda do cereal até o dia 30 de setembro deste ano

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

GOVERNADORA DO RN É VAIADA NA CIDADE DE CAIÇARA DO RIO DOS VENTOS

CAIÇARA DO RIO DOS VENTOS  >> GOVERNADORA É VAIADA DURANTE ENTREGA DE CHEQUES DO PROGRAMA MÃO AMIGA

Foto: Governadora entrega 
cheques do Programa Mão Amiga em Caiçara do Rio do Vento

Rosalba e Ceiça Lisboa

A governadora Rosalba Ciarlini entrega nesta quarta-feira (9), às 11h, 
na Câmara Municipal de Caiçara do Rio do Vento, 20 cheques relativos a 
financiamentos do Programa Mão Amiga, operado pela Agência de Fomento do
 RN (AGN).
O Programa tem como objetivo apoiar o empreendedorismo potiguar através 
de ações de mobilização, capacitação, assistência técnica e apoio 
financeiro.
Ao lado da prefeita do município, Ceiça Lisboa, e do diretor presidente 
da AGN, João Augusto Melo, a governadora vai conceder quase R$ 20 mil em
 empréstimos para trabalhadores autônomos da região Central do estado.
Em Caiçara do Rio do Vento, o Programa Mão Amiga mobilizou, capacitou e 
cadastrou 34 pessoas, totalizando 20 operações de créditos contratadas. 
Para 2013, foram disponibilizados R$ 4 milhões em financiamentos em todo
 o Rio Grande do Norte.

Uma série de alunos da rede estadual de ensino da cidade de Caiçara do Rio dos Ventos vaiaram a governadora Rosalba Ciarline (DEM), durante a entrega de cheques do Programa Mão Amiga em Caiçara do Rio dos Ventos, as vaias foram relacionadas a merenda escolar que os alunos alegaram em vaia dizendo que estão tomando mais água do que suco  e principalmente os iogurtes que estão sendo aumentada a dosagem com água para os alunos merendarem, foi uma verdadeira camada de vaias e cobranças que a governadora levou em Caiçara do Rio dos Ventos.
 
Com o desgaste político e administrativo Rosalba Ciarline se obrigou a vir ao município de Caiçara pois esse tipo de político só vem aos municípios de 4 em 4 anos buscar o voto do povo, mas como o próximo ano é um ano eleitoral a governadora antecipou sua vinda ao município que também esta sendo administrado como o RN
 
FONTE: CABUGI CENTRAL

LBV - Natal promove festa especial para as crianças

DSC01409.JPG





A Legião da Boa Vontade realiza durante toda essa semana, diversas atividades lúdicas e recreativas em comemoração ao Dia das Crianças. O momento especial preparado com muito carinho pelos educadores oferece diversas brincadeiras para os meninos e meninas inseridas no programa LBV – Criança Futuro no Presente!.

A programação conta com contação de histórias infantis, interpretada pela contadora de história Daluzinha Ávlis; show de ilusionismo, feito pelos artistas Tom Oliver e Hórus; além de gincanas e passeio ao Parque das Dunas, na quinta-feira (10) nos dois períodos, na sexta-feira, o encontro descontraído com há garotado será o dia todo na LBV.

Na manhã do sábado, 12, a partir das 9h, a festividade acontece no Assentamento Monte Celeste/Planalto com variadas brincadeiras e entrega de presentes e lanches para a criançada.

O Centro Comunitário e Educacional da Legião Boa Vontade está localizado na Rua dos Caicós, 2148 – Dix-Sept Rosado. Para outras informações, ligue: (84) 3613-1655.

Hora atividade >> Pagamento da primeira parcela do 1/3 de hora atividade está previsto para hoje (10)

 
De acordo com as informações da Secretaria de Administração o pagamento referente a primeira parcela do 1/3 de hora atividade sairá nesta quinta (10).

A direção do SINTE mais uma vez orienta que quem tem direito e ainda não foi contemplado neste pagamento, a solicitar uma declaração a direção da escola e anexar o antigo horário.

“Quem trabalha em mais de uma escola deve fazer o mesmo procedimento. Nas Regionais os interessados deverão procurar os dirigentes locais e deixar as declarações, que serão enviadas para a sede do SINTE, onde daremos prosseguimento a fim de o direito ser cumprido”, orienta Fátima Cardoso.

Fonte: site do SINTE/RN

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Se não fosse trágico seria cômico >> Senadora Kátia Abreu (ganhadora do Troféu moto serra de ouro) diz não existe trabalho escravo no agronegócio, mas 'agricultores de boa-fé' que desconhecem legislação trabalhista

Numa entrevista à Folha e ao UOL, comandada pelo jornalista Fernando Rodrigues, a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) disse que há muito preconceito contra o agronegócio no Brasil. Um dos maiores, segundo ela, é aquele que diz que o agronegócio se utiliza muitas vezes de trabalho escravo.
Agora, daí a dizer que no Brasil existem escravocratas, que fazem de má-fé, não, poderá ter alguma coisa isolada, que nós não representamos, que nós não defendemos e que nós nos recusamos a estar próximo a essas pessoas. Nós defendemos pessoas de boa-fé, que ainda podem desconhecer a lei, o equívoco e, principalmente, estarem em uma fronteira do País onde se quer tem as mesmas condições de conforto e de viabilidade até para o próprio patrão. [Fonte]
Essa declaração da senadora me fez recordar de uma entrevista com um policial aqui do Rio de Janeiro, Mariel Mariscot, se não me falha a memória ao Pasquim, onde ele, perguntado sobre quantas pessoas teria matado disse: "Eu não mato ninguém. Eu só faço o furo. Quem mata é Deus".
Confira no vídeo abaixo o que esses "agricultores de boa-fé" fazem com seus trabalhadores. http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=eCvkKmNpOP0

Shoppings têm programação especial na semana das crianças em Natal

Do G1 RN

Praia Shopping terá teatro no dia 12 de outubro com entrada gratuita. Natal Shopping conta com arvorismo e estande do Peixonauta.

Estande do Peixonauta é atração no Natal Shopping (Foto: Divulgação/Assessoria Natal Shopping) 
 
Os shoppings de Natal têm uma programação especial para a semana das crianças. No Natal Shopping a criançada pode se divertir no Arvorismo Indoor que está em pleno funcionamento na praça de eventos até 30 de outubro. Já no Praia Shopping, haverá apresentação de teatro e palhaços com entrada gratuita no sábado (12).
Crianças a partir dos três anos e que pesem até 100 quilos podem experimentar uma aventura radical no circuito de arvorismo com direito a tirolesa e vários obstáculos em redes e pontes suspensas a cinco metros do chão, além de parede de escalada. Sete monitores capacitados e treinados estão à disposição para orientar os praticantes no trajeto e no uso dos equipamentos de segurança que incluem capacete e cadeira presa a cabo de aço. O arvorismo está disponível todos os dias, das 10h às 22h, na praça de eventos do Natal Shopping.

A prática de arvorismo, geralmente realizada ao ar livre, é levada para dentro do shopping com uma ornamentação especial que busca proporcionar a aventura da maneira mais fiel possível, por isso reproduz plantas e animais que dão ares de natureza à brincadeira de pais e filhos.


O Natal Shopping ainda conta com um estande do Peixonauta – personagem de uma série de TV, que fica até o próximo dia 16 no segundo piso, com atividades educativas que divertem e ensinam a meninada a respeitar o meio ambiente. O espaço tem entrada gratuita e se destina às crianças até os 12 anos. Os menores de três anos também podem brincar, desde que acompanhados de um responsável.

O Praia Shopping preparou uma programação especial para o dia das crianças. A partir das 17h a turma do HI-5 (cover) se apresenta na parte alta da Praça de Alimentação do mall. A entrada é gratuita. O quinteto apresenta aventuras musicais em que as crianças aprendem sobre os mais variados temas como: dicas de alimentação, os cinco sentidos, as estações do ano, os animais, cores, entre outros. Para completar a programação, a dupla de palhaços Olele e Olalá também farão apresentações musicais e brincadeiras com distribuição de brindes para toda a criançada.

Outra ação que ocorrerá durante o dia das crianças no Praia Shopping, é a arrecadação de brinquedos para as crianças do Motivar, projeto sócio esportivo localizado na comunidade Vila de Ponta Negra e que atende crianças até 16 anos. Para participar é simples: a pessoa pode doar um brinquedo novo ou em bom estado de uso e fazer uma criança feliz. As doações devem ser feitas no sábado (12), no horário e local do evento, a partir das 17 horas.
 

Pesquisa revela que 83% dos brasileiros fazem consulta online sobre a saúde

A Associação de Consumidores Proteste divulgou uma pesquisa com 1.812 participantes que revela que 83% dos brasileiros pesquisam sobre a saúde na internet. Para o Proteste o resultante é preocupante porque até a web pode ajudar a entender algumas doenças, mas não deve substituir a consulta médica.

Pelos números divulgados pela Proteste, 71% dos participantes da pesquisa acham que saber avaliar a qualidade da informação encontrada na internet. Os profissionais da saúde são 39% das pessoas que buscam informação sobre doenças na web. Para 29% dos brasileiros, disseram que a internet é a segunda principal fonte sobre o assunto.

62% das pessoas responderam que a informação pesquisada na internet não bate com o que disseram seus respectivos médicos. A Associação alerta dizendo que a prova de que o material encontrado na rede é genérico e que cada caso é um caso, devendo ser cuidado pelo médico.

Os dados coletados ainda informam que o brasileiro reconhece que se alimenta mal. 39% dos entrevistados revelaram ter conhecimento limitado sobre nutrição. Apenas 33% dos que responderam acertaram quantas porções de frutas e vegetais devem ser ingeridas por dia.
Já para 21% destes entrevistados, eles não souberam dizer qual tipo de gordura é prejudicial e deve ser cortado das refeições.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

MAIS DE 8 MILHÕES DE PROFESSORES SERÃO NECESSÁRIOS NO MUNDO ATÉ 2030, DIZ UNESCO

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) divulgou, nesta quarta-feira (3/10), dados que mostram que até 2030 serão necessários 8,4 milhões de professores para assegurar as necessidades educacionais de todas as crianças do ensino primário e secundário. Os dados foram apresentados para marcar o Dia Mundial dos Professores, que se comemora no sábado (5/10). 

O estudo mostra ainda que o aumento da população e o consequente crescimento da procura escolar torna necessária a existência de mais 1,6 milhão de professores primários até 2015 e de 3,3 milhões até 2030. 

O estudo mostra ainda que para assegurar o ensino secundário a todas as crianças, são necessários mais 3,5 milhões de professores até 2015 e 5,1 milhões nos 15 anos seguintes. Considerando que todas as regiões do mundo são afetadas pela falta de professores, o estudo destaca que a situação "mais preocupante" é registrada na África Subsaariana, onde se localiza um terço dos países que têm falta de profissionais. 

A Unesco prevê que para atender à procura nessa região, será necessário formar mais 2,1 milhões de professores. Os países árabes, onde nos próximos 15 anos haverá 9,5 milhões de novos alunos na escola primária, ficam em segundo lugar no ranking de carência de professores e requerem 500 mil novos profissionais para tornar a educação primária universal. No interior dessas regiões há fortes disparidades. 

Segundo as Nações Unidas, se a atual tendência for mantida, países como a Etiópia, os Camarões, a Namíbia, o Lesoto, a Mauritânia ou o Iêmen conseguirão dar resposta às necessidades educativas de todas as crianças em idade escolar primária até 2015. 

Devido ao aumento do número de alunos, estima-se que em países como a Costa do Marfim, Eritreia, o Malaui ou a Nigéria a necessidade de docentes seja maior em 2030. Segundo o estudo, apesar de os professores do ensino secundário continuarem a aumentar em todo o mundo, também são necessários professores com conhecimentos específicos sobre cada matéria. 

A África Subsaariana representa 46% das carências desses professores em todo o mundo, acrescenta a Unesco, que espera que a política de contratação iniciada em vários países há uma década comece a dar frutos. "Se a tendência se confirmar, 42% dos 148 países com carências deverão superar a falta de professores até 2015. 

Em 2030, serão 80% [dos países]", conclui a Unesco, que discutirá o assunto nesta sexta-feira (4), em sessão especial na sua sede em Paris. 

 Fonte: Último Segundo

Barragem de Pau dos Ferros está com 10,90% de sua capacidade

Pela primeira vez o nível da barragem de Pau dos Ferros ficou abaixo dos 11% de sua capacidade, que é apontado pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), como o limite para o consumo humano.
De acordo com a medição feita hoje, a barragem está com apenas 10,90% de sua capacidade. Diante da situação, a população de Pau dos Ferros e municípios da região do Alto Oeste que recebem água da barragem para o consumo diário corre sério risco de contaminação.

A reportagem do JORNAL DE FATO entrou em contato com a direção da Caern para saber como será feito o abastecimento da população, mas através da assessoria a direção da companhia afirmou que não pode se pronunciar sobre o nível da barragem, já que a sua responsabilidade é apenas distribuir a água que é administrada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH).
Fonte: Jornal de Fato