sábado, 16 de maio de 2020

LAJES TERÁ BARREIRAS SANITÁRIAS >> Atendo a solicitações a Prefeitura e o Comitê de Crise anunciam barreiras sanitárias nas entradas da cidade



Torna-se importante ressaltarmos aqui que essa necessidade de instalação de barreiras sanitárias foi objeto de uma solicitação da vereadora Suely Soares(PT), apresentado ao executivo municipal no último dia 05 de maio. Conforme nos mostra o documento abaixo:


O MUNDO PREOCUPADO COM A AMAZÔNIA >> Greta atende Arthur e vai lançar campanha pela Amazônia

image.png

Ativista sueca Greta Thunberg vai comunicar líderes mundiais sobre o pedido de ajuda à Amazônia feito pelo prefeito de Manaus, Arthur Neto A ativista ambiental sueca Greta Thunberg respondeu ao prefeito Arthur Neto (PSDB) sobre o pedido de ajuda à Amazônia durante a pandemia da covid-19, causada pelo novo coronavírus.


“Eu sabia que da Greta viria coisa boa e, agora, espero que ela possa estimular líderes mundiais a ajudarem nossa região, que precisa de toda a atenção nesse momento”, disse o prefeito, em suas redes sociais nesta terça-feira.
No início de maio, Arthur enviou um vídeo institucional à ativista sueca, enfatizando o estado de calamidade que a capital vive, solicitando a cooperação de Greta para salvar a vida do povo da floresta, como ele se referiu no material, visto que o Amazonas tem 96% da sua floresta em pé, sendo grande contribuinte para a saúde ambiental do planeta.
“Greta agiu. Tomou uma decisão madura e pensada em fazer essa comunicação aos principais líderes mundiais. Eu devo dizer ‘muito obrigado’ e reforçar que nós estamos em pé, na luta, porque é em pé que se vence uma luta”, pontuou Arthur, acrescentando que formalizará outra carta à ativista, para alinhar estratégias de combate à doença não só na capital, mas em toda a Amazônia.
Recessão
Segundo o prefeito de Manaus, o agravamento da pandemia da Covid-19 no Amazonas pode acarretar recessão da economia, gerando fome e miséria, e fazendo com que a população chegue ao extremo de avançar sobre a floresta para sobreviver.
“É tudo o que não queremos e estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para impedir isso”, frisou.
Com o cenário de crise que vive não só Manaus, mas também o Amazonas, Arthur tem promovido mobilizações globais, solicitando o reforço de países ricos no combate à Covid-19 na região amazônica, que já registra, inclusive, morte de indígenas.
Os dados dão conta de que no final desta primeira quinzena de maio houve uma migração de casos de Manaus para os demais municípios do interior, que estão apresentando crescimento de pessoas confirmadas com o vírus e, o que é mais grave, onde a escassez de leitos é ainda maior do que na capital.
“A questão amazônica começa a se tornar, efetivamente, um debate mundial. Deixa de ser uma questão local. Ou nós salvamos o principal antídoto ao aquecimento global ou nós perderemos os nossos rios e florestas”, finalizou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

16 DE MAIO >> Dia Mundial do Funcionário da Educação, profissionais pedem mais valorização e visibilidade no ambiente escolar

cnte dia do funcionario de escola noticia site

Criado em 2018 pela Internacional de Educação (IE), o Dia Mundial do Funcionário da Educação é comemorado em 16 de maio. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), afiliada da IE, enfatiza que para alcançar uma educação de qualidade é preciso buscar visibilidade; formação e valorização do trabalho dessas pessoas.

De acordo com Zezinho Prado, secretário de Funcionários da CNTE, a data faz parte de uma importante narrativa de valorização de todos os atores pertencentes ao cenário educacional, ainda que não seja no espaço físico da sala de aula. “O reconhecimento converge com a necessidade de uma educação inclusiva e integrada, com a insubstituível organização social como pilares de uma sociedade justa e libertária”.

O secretário executivo da CNTE, Edmilson Lamparina, explica que é preciso que haja no Brasil a cobrança junto ao Ministério da Educação de todas as políticas afirmativas que foram aprovadas ao longo dos anos, que se transformaram em lei, as quais tratam de formação e valorização. “Também precisamos buscar o entendimento, dentro das nossas entidades de representação unificada, que a luta de cada um tem que ser a luta de todos. Funcionários da Educação é uma categoria de profissionais partícipes da construção de uma educação de qualidade e em luta constante por visibilidade, formação e valorização”.

A categoria dos Funcionários da Educação é formada por auxiliares administrativos, merendeiros, auxiliares de serviços gerais, de apoio e vigilância, e cada um deles é fundamental para a escola. “A principal bandeira de luta desses profissionais é o reconhecimento dos governos e da sociedade de que são, de fato, Funcionários da Educação e que exercem funções essenciais no processo educacional”, ressalta Zezinho.

Para João Alexandrino de Oliveira, da secretaria para assuntos de funcionários administrativos e analistas educacionais do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE), a data é importante para dar visibilidade a esses profissionais que são essenciais, mas que vivem no anonimato. “A luta desses profissionais se baseia na identificação, profissionalização, formação e valorização da categoria. Em quase todos os Estados brasileiros, os professores não são valorizados, imagina os funcionários da educação”.

Este ano, a comemoração acontece em um momento que as sociedades em todo o mundo sofrem o impacto da pandemia do COVID-19. Apesar da maioria das instituições de ensino estar fechada, muitos Funcionários da Educação, em todo o mundo, continuam trabalhando na linha de frente para apoiar estudantes, famílias e comunidades.

“Somos os funcionários que desempenham as funções administrativas nas secretarias, cozinhas, portões, bibliotecas, manutenções, segurança nos pátios. Em tempo de pandemia, estamos na linha de frente em nossas unidades escolares no Brasil e no mundo, onde tem uma escola, tem funcionários”, lembra Idalina da Silva, da Federação dos Trabalhadores em Educação do Mato Grosso do Sul (FETEMS).

Os trabalhadores estão entregando comida para os alunos que dependem das refeições da escola; fornecendo suporte técnico para garantir que as plataformas de aprendizado on-line nas escolas e universidades funcionem corretamente; fornecendo aconselhamento à distância para os alunos; apoiando os pais que têm filhos com deficiência e, de inúmeras maneiras, eles estão indo muito além das descrições de suas funções e ajudando decisivamente a educação a avançar durante os estudantes pandêmicos e vulneráveis, a fim de obter o apoio de que precisam.

“Os funcionários são responsáveis pelo preparo do ambiente escolar, sem o qual seria impossível a escola funcionar com a qualidade necessária ao processo ensino/aprendizagem. A formação nos permite entender o papel que cada profissional da educação exerce no ambiente escolar e que nenhum setor é mais ou menos importante. Se o professor prepara o caminho, nós, funcionários, pavimentamos esse caminho para que o professor possa realizar seu trabalho de ensinar. Então, direta ou indiretamente, os funcionários estão envolvidos no ato de preparar esse cidadão”, afirma Sonia Viana, coordenadora do departamento de funcionários da Educação do Sindicato dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS).

No entanto, o fechamento generalizado de instituições de ensino fez com que muitos empregos fossem perdidos ou ameaçados. Segundo pesquisa realizada pela IE, foi revelado que muitos Funcionários da Educação, em todo o mundo, tinham más condições de emprego antes da crise do coronavírus: precariedade, ausência de contratos formais de emprego ou contratos de zero hora, falta de segurança, ausência ou escassez de benefícios, ausência de licença médica remunerada, pouca participação na tomada de decisões no local de trabalho e contratos externos com empresas privadas, o que os mantinham afastados da comunidade educacional. Essas más condições causaram a perda temporária ou permanente de empregos durante a crise.

Jorgiane Araújo, secretária de Gênero do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), explica que diante da atual conjuntura, a categoria deve buscar ações que valorizem o seu trabalho. “Eles precisam ser incluídos na gestão democrática, nos planejamentos do projeto político pedagógico da escola e também na participação do planejamento do cotidiano escolar. Além disso, o mais importante, é a formação continuada para todos os seguimentos, porque, na maioria das vezes, os funcionários não têm oportunidades para se atualizar, as coisas vão acontecendo e são colocadas para serem executadas sem ter um preparo prévio”.

Este Dia Mundial do Funcionário da Educação, em meio à crise do coronavírus, mais do que nunca, é precico apreciar o trabalho crucial que está sendo realizado pelos funcionários da educação, prestar homenagem às importantes contribuições desses profissionais, exortar governos e empregadores a respeitar os direitos trabalhistas e exigir que sua saúde e empregos sejam protegido durante e após a pandemia.

“Entendo a educação como ‘processo educativo’, que todos que estão no espaço da escola, independentemente da idade, etapa e modalidade são educadores. Esta data é um reconhecimento mundial de que este trabalhador existe, está presente em todas as escolas do mundo, seja pública ou privada, e fortalece o movimento desta categoria em busca dos seus direitos”, esclarece Guelda Cristina de Oliveira Andrade, secretária de Política Educacional do Sindicato no Ensino Público de Mato Grosso (SINTEP-MT) e Secretária Geral da CUT-MT .

sexta-feira, 15 de maio de 2020

PRESTAÇÃO DE SERVIÇO >> A Lotérica Magno em Lajes, vem informar a população sobre como se dará o atendimento nos dias 18 e 19 de maio

                          
Com o objetivo de informar a população ma evitar a grande quantidade de pessoas em filas e assim diminuir a aglomerações, a Loteria Magno em Lajes, vem comunicar como se dará a entrega das senhas para recebimento da 2ª parcela do auxílio financeiro distribuído pelo Governo Federal que está previsto para os dias 18 e 19 de maio.

Comunicamos ainda que os demais  os demais serviços serviços: pagamentos de boletos e depósitos, naquele estabelecimento financeiro ocorrem de forma normal. 

Ressaltando que essas ações tem por objetivo buscar uma melhor adequação aos Decretos Estadual e municipal no tocante as medidas de prevenção a COVID-19.

ESTUDANTES NA LUTA >> Hoje é o Dia Nacional pelo Adiamento do ENEM! Participe da mobilização nas redes sociais #AdiaEnem

Hoje, sexta-feira, 15 de maio, é o Dia Nacional pelo Adiamento do ENEM. Teremos uma grande mobilização (denominada #15M) nas redes sociais. Contamos com todos e todas vocês para fazer muito barulho amanhã! 
Às 10h: “Tsunami de comentários” nas redes sociais do MEC com a hashtag #AdiaEnem
Às 18h: “Twittaço #AdiaEnem”, no Twitter
O dia todo: poste sua foto com cartazes, ilustrações e plaquinha com a hashtag #adiaenem.
Clique nos links das redes sociais do MEC abaixo para participar da mobilização e postar o seu comentário nos horários combinados (às 10h em todas as redes e às 18h no Twitter). 
LINK DO FACEBOOK: https://bit.ly/2zGKxRa 
LINK DO TWITTER: https://bit.ly/35X6Wpk 
LINK DO INSTAGRAM: https://bit.ly/2zFH596 
Mensagem para enviar (pode copiar e colar ou escrever o que quiser):
NO FACEBOOK: @ministeriodaeducacao Milhões de alunos serão prejudicados se não adiar! Pedimos o adiamento do ENEM 2020 já! A data tem que mudar! #AdiaEnem Veja o abaixo-assinado: http://change.org/adiaenem 
NO TWITTER: @MEC_Comunicacao Milhões de alunos serão prejudicados se não adiar! Pedimos o adiamento do ENEM 2020 já! A data tem que mudar! #AdiaEnem Veja o abaixo-assinado: http://change.org/adiaenem 
NO INSTAGRAM: @mineducacao Milhões de alunos serão prejudicados se não adiar! Pedimos o adiamento do ENEM 2020 já! A data tem que mudar! #AdiaEnem 

Veja o abaixo-assinado: http://change.org/adiaenem 

quinta-feira, 14 de maio de 2020

POLITICA LAJENSE >> O Partido dos Trabalhadores se fortalecendo para as eleições municipais.

A vereadora Suely Soares esteve falando conosco sobre uma decisão tomada recentemente e que a mesma considerou muito importante para sua trajetória política, que foi sua filiação partidária, no último dia 03 de abril ao PT, Partido dos Trabalhadores em Lajes. Eleita pelo PCdoB em 2016, Suely Soares que atualmente é uma das representantes femininas na Câmara Municipal de Lajes/RN.

Segundo Suely, “O PT é um Partido que não preciso detalhar aqui, pois todos sabem a importância dos Governos Lula e Dilma para o avanço do Brasil, responsáveis por inúmeras políticas públicas que melhoraram em muito a vida do nosso povo, especialmente dos mais pobres e também de nós que vivemos aqui na Região Nordeste.

Digo isso, pois temos aqui mesmo em Lajes vários exemplos concretos dessas ações, as quais posso citar como exemplo: O nosso Instituto Federal (IFRN), um sonho histórico de várias gerações que concretizou-se através da passagem do PT por essa Casa Legislativa, na pessoa do ex-vereador Canindé Rocha e da nossa atual Governadora Fátima Bezerra, na época ainda Deputada Federal. As muitas políticas públicas tanto para as cidades como para o campo, dentre elas, o PRONAF, Crédito Fundiário, Luz Para Todos, Programa 1 Milhão de Cisternas para o Semiárido, os inúmeros avanços na Educação, FUNDEB, Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, SISU, Programa Mais Médicos, SAMU, entre tantos outros...

É importante colocar que, mesmo tendo recebido convite também de outros partidos para filiar-me, acabei optando pelo PT e deixo claro que seguirei as orientações do partido e a minha consciência perante o que julgo correto, como sempre fiz durante esse período que estou naquela casa legislativa. 

E, agora nessa nova empreitada, chego para contribuir com esse valoroso partido, onde pretendo representá-lo da melhor forma possível e quero somar-me, seja em nível estadual, juntamente a nossa Governadora Fátima Bezerra, os nossos parlamentares e também com os nossos companheiros(as) em nosso município nas lutas por uma sociedade mais justa e fraterna.”

UM MANDATO SEMPRE ATUANTE:



Buscando uma atuação parlamentar ainda mais participativa e preocupada com o avanço da COVID-19 em nosso município, a Vereadora Suely Soares (PT), encaminhou ao Executivo Municipal algumas proposições para que sejam analisadas e postas em prática. 

Uma dessas proposições apresentadas vai de encontro a um dos grandes desejos da população lajense no tocante a essa situação, tendo por objetivo a implantação de barreiras sanitárias nas entradas principais da cidade, como medida preventiva, já que o município de Lajes está localizado às margens de uma rodovia federal, a BR 304 e localiza-se na rota entre três capitais: Fortaleza, Natal e João Pessoa e com certeza esse é um fator que aumenta em muito o potencial de contaminação externa.

COMBATENDO AS FAKE NEWS >> Governo do RN emite nota desmentindo a matéria maldosa do "blogueiro" Robson Pires


IFRN CAMPUS LAJES >> As inscrições para os cursos técnicos de nível médio na modalidade subsequente continuam abertas até o dia 18 de maio.


IFRN Campus Avançado Lajes - Home | Facebook
Alertamos que as inscrições para os cursos técnicos de nível médio na modalidade subsequente continuam abertas até o dia 18 de maio. É uma ótima oportunidade para todos os que desejam complementar seus currículos com um curso técnico de curta duração. O Campus Lajes estará oferecendo 36 vagas no curso de Informática, onde poderão participar todos que já terminaram o ensino médio. A prova ocorrerá no dia 05 de julho, no próprio Campus. A inscrição pode ser feita através do link https://inscricoes.funcern.org/e/ifrn-edital-12-2020-cursos-tecnicos-subsequentes-2020-2/
O boleto (com a taxa da empresa que realiza o concurso) será gerado durante a própria inscrição deve ser pago até o dia 18 de maio, e é a única taxa que o aluno irá pagar durante todo o curso. Em nossa estrutura, da qual o curso dispõe, contamos com laboratórios de informática, de eletrônica e de manutenção de computadores, além de professores capacitados e demais setores de infraestutura do Campus (para esportes, lazer, atendimento ao estudante, etc). 

Pedimos a colaboração da comunidade acadêmica e externa para que possamos realizar uma divulgação mais abrangente e dar oportunidade a todos aqueles que ainda não ouviram falar e não se inscreveram de participar de nossa comunidade acadêmica. Grato a todos aqueles que puderem passar essa mensagem adiante.

Coordenação de Processo Seletivo do Campus Avançado Lajes

NÃO HÁ QUARENTENA PARA O DESMATAMENTO >> A floresta e os povos indígenas estão em um risco ainda maior

image.png
Mesmo em meio a pandemia de Covid-19, os grileiros e madeireiras ilegais não dão trégua à floresta. Segundo dados do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real, de agosto de 2019 a março de 2020, foram identificados 5.260km² com alertas de desmatamento, quase o dobro do que foi registrado no mesmo período entre 2018 e 2019 (98% de crescimento).
A ameaça a nossa floresta é real, e o risco para a biodiversidade amazônica segue aumentando.
O fim do desmatamento no Brasil é possível e necessário para o futuro do país. Por isso, precisamos cobrar das autoridades responsáveis politicas públicas, ações de combate a esse tipo de prática e apoiar a luta de povos indígenas e comunidades tradicionais pela conservação das florestas e de seus territórios tradicionais.

quarta-feira, 13 de maio de 2020

EM LAJES >> Secretaria Municipal de Saúde está realizando a Campanha de vacinação contra o Influenza.

APOIO DE FORMA CONCRETA >> Os Profissionais da Saúde precisam mais do que aplausos na janela. Nos ajude!




Nós, profissionais da saúde, estamos prontos para cuidar da sua família! Mas, quem cuidará da nossa? Assine!



Câmara: aprovem o aumento na insalubridade dos profissionais da saúde, 40% JÁ!
144.368 pessoas assinaram a petição. Ajude a chegar em 150.000!


Assine agora com um único clique

Me chamo Ana, sou técnica de enfermagem e estou na linha de frente da guerra contra o novo coronavírus. Hoje venho te pedir ajuda em nome de todos os trabalhadores da categoria: precisamos de aumento na nossa insalubridade!
Estamos trabalhando em cargas horárias exaustivas, tenho dificuldade até mesmo em parar para tomar um simples copo d’água. Já vi colegas se infectando e muitos estão morrendo por conta da COVID-19. Somos completamente expostos, todos os dias eu volto para casa com medo de levar o vírus para minha família!
E é pensando em mim, na minha família e em todas as famílias que possuem 1 profissional da saúde que grito socorro: precisamos de respaldo! Como ficará a minha família? Como vou cuidar da saúde se eu ficar mal?
Precisamos que a Câmara dos Deputados aprove, URGENTEMENTE, o PL 744/2020, que pede para que a insalubridade dos profissionais de saúde suba para 40%. Nossa vida está em perigo para te proteger! Você concorda que merecemos essa valorização?
Peço que assine, compartilhe e defenda essa causa comigo e com todos esses que estão esgotados, lutando nesse exato momento pela vida de brasileiros e brasileiras. Conto com você!

Assine agora com um único clique

Nós da Change.org acreditamos que qualquer pessoa tem o poder de fazer mudanças. E você, o que gostaria que fosse diferente?

terça-feira, 12 de maio de 2020

Alerta do sociólogo Jeremy Rifkin: “Estamos enfrentamos uma ameaça de extinção e as pessoas nem sequer sabem”

O silêncio da quarentena em todo o mundo está ajudando cientistas ...
“Estamos diante da ameaça de extinção. Tudo o que está acontecendo deriva da mudança climática, nos últimos anos tivemos outras pandemias e foram as atividades humanas que as geraram”. Em entrevista por telefone à revista Telos da Fundación Telefónica, o sociólogo Jeremy Rifkin explica o que está acontecendo com o nosso planeta e como, segundo ele, a emergência do coronavírus ocorreu.
Ativista e defensor de uma transição da sociedade industrial para modelos mais sustentáveis, Jeremy Rifkin escreveu mais de vinte livros para contar sua idéia de equilíbrio entre meio ambiente e ser humano. Agora, ele intervém diretamente na pandemia de Covid-19. “Tudo o que está acontecendo conosco vem das mudanças climáticas, que os pesquisadores e eu vivenciamos há muito tempo. Nos últimos anos, tivemos outras pandemias e houve vários avisos de que algo sério poderia ter acontecido “, diz o sociólogo.
“A atividade humana gerou essas pandemias porque alteramos o ciclo da água e o ecossistema que mantém o equilíbrio no planeta. Desastres naturais – pandemias, incêndios, furacões, inundações – continuarão porque a temperatura na Terra continua a subir e porque arruinamos o solo. Há um fator que não podemos deixar de considerar: as mudanças climáticas causam movimentos da população humana e de outras espécies “, diz ele.
Segundo Rifkin, a pandemia é um alerta, mas também uma ruptura com o passado, porque o conceito de normalidade mudou. “O que temos que fazer agora é construir a infraestrutura que nos permita viver de maneira diferente. Temos que assumir que estamos em uma nova era. Caso contrário, haverá mais pandemias e desastres naturais. Estamos enfrentando a ameaça de extinção. “
O sociólogo é um conselheiro de estados e governos em gestão de pandemia; sua idéia é começar a ter um relacionamento diferente com a Terra, porque cada comunidade deve assumir a responsabilidade. “Devemos iniciar a revolução em direção ao Green New Deal global, um modelo digital de emissão zero, desenvolver novos negócios, criar novos empregos, reduzir o risco de novas catástrofes. A globalização acabou, temos que pensar em termos de glocalização “, explica ele .
A mudança deve começar revolucionando o conceito de economia. “A nossa é a civilização dos combustíveis fósseis. Nos últimos 200 anos, tudo foi baseado na exploração da Terra. O solo permaneceu intacto até que começamos a cavar o solo para extrair gás, petróleo e carvão. E pensamos que a Terra sempre permaneceria lá, intacta. Criamos uma civilização inteira baseada no uso de fósseis. Usamos tantos recursos que agora estamos recorrendo ao capital fundiário, em vez de lucrar com ele. Estamos usando uma terra e meia quando só temos uma. Perdemos 60% da superfície do solo do planeta “, diz ele.
Mas não é só isso: as mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global e as emissões de CO₂ alteram o ciclo da água terrestre. “Nós somos o planeta da água, nosso ecossistema emergiu e evoluiu ao longo de milhões de anos graças à água. Esse ciclo nos permite viver e se desenvolver. E aqui está o problema: para cada grau de temperatura que aumenta devido às emissões de gases de efeito estufa, a atmosfera absorve 7% mais chuvas do solo e esse aquecimento os força a descer mais rápido, mais concentrado e causando desastres naturais relacionados água. Por exemplo, grandes neves no inverno, inundações na primavera em todo o mundo “, alerta o sociólogo.
Para Jeremy Rifkin, “estamos enfrentando a sexta extinção e as pessoas nem sabem disso. Os cientistas dizem que metade de todos os habitats e animais da Terra desaparecerá em oito décadas. Esta é a imagem em que nos encontramos, face a face com uma potencial extinção da natureza para a qual não estamos preparados “. Com isso em mente, quanto tempo temos? “Eu não sei. Faço parte desse movimento de mudança desde a década de 1970. A questão é: podemos, como espécie, ser resilientes e nos adaptar a ambientes totalmente diferentes? ”. E ele conclui:
“Se você me perguntar quanto tempo levará para mudar para uma economia limpa, nossos cientistas na cúpula europeia sobre mudança climática em 2018 disseram que teriam 12 anos restantes. Temos menos para transformar completamente a civilização e iniciar essa mudança. A segunda revolução industrial, que causou as mudanças climáticas, está morrendo “.

CAPITALISMO SELVAGEM >> De onde vem a pressão para que o relaxamento social tenha fim

Seria bom se essa postagem abaixo fosse um fake, o que infelizmente, não é! Ela representa o pensamento de uma posicionamento de uma pequena parcela da sociedade (a elite) em que o lucro é o deus  e nada mais importa. E temos visto essa pressão sobre os governadores, prefeitos e demais segmentos sociais, por parte dos empresários, do sistema S (SESSI, SENAR, FIERN...) e também de alguns pseudointelectuais que  defendem a exploração dos trabalhadores! Porém, a força dessa ideia também transcorre outras camadas sociais, que mesmo sendo as exploradas e mais expostas, inconscientemente, passam a defender o mesmo ideal dos patrões. Se contrapondo a isso, vemos todos os dias e a todos os momentos, as notícias sobre o aumento de mortes e infectados pelo COVID-19, e o sistema de saúde já esgotando os leitos para atendimento, quando atingimos números até poucos dias inimagináveis. Mas para quem vive pelo lucro, os fins sempre justificam os meios... 

segunda-feira, 11 de maio de 2020

PROFISSIONAIS AFETADOS >> Mais de 470 profissionais de saúde testaram positivo para Covid-19


O boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgado nesta sexta-feira, 8, aponta que 475 profissionais de saúde no Rio Grande do Norte testaram positivo para o novo coronavírus. Segundo a Sesap, o estudo foi realizado pelo Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST-RN).

Destes, 103 não disponibilizaram número para contato e/ou não foi possível contactar, 07 já estão aposentados, 08 não exercem a profissão de formação, 07 realizam residência em outro estado e outros 12 já estavam afastados de suas atividades laborais antes do adoecimento por motivos outros, e 01 profissional não exerce atividade médica com pessoas, tratando este, de animais.

Quando questionados acerca do uso de EPI´s nas instituições que exercem suas atividades laborais, cerca de 61% afirmam a existência desses equipamentos em quantidade e qualidade adequadas, outros 30%, discorreram sobre a falta de equipamentos para enfrentamento a pandemia nas unidades de saúde, 9% não quiseram se pronunciar.

É importante reafirmar que mais de 81% dos profissionais de saúde notificados e investigados pelo CEREST-RN, referem terem se afastado de suas atividades laborais, imediato ao aparecimento dos primeiros sintomas, e ressaltam que cumpriram sua quarentena sem problemas com os empregadores, sejam eles públicos ou privados, sendo a maioria dos profissionais afetados técnicos em enfermagem (33,9%) e médicos (14,7%), e têm entre 30 e 39 anos (43,8%), e são do sexo feminino (74,03%). É importante ainda reafirmar que cerca de 72% desenvolveram apenas sintomas leves e/ou moderados e já apresentam cura.

NO LIMITE >> Sem vagas em cemitérios públicos, prefeitura de Natal contrata Morada da Paz para enterrar e cremar mortos pela Covid-19

A Prefeitura de Natal vai contratar o Cemitério e Crematório Morada da Paz para prestação de serviços de sepultamentos e cremação de humanos, suprindo as necessidades da secretaria municipal de Saúde para o setor funerário diante da pandemia.
A dispensa de licitação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (8) e o contrato terá o valor total de de R$ 1.453.600,00 milhão, pago de acordo com o quadro de mortalidade no município. Segundo o extrato, o modelo “dispensa de licitação” se baseia no decreto estadual de calamidade pública publicado em 19 de março de 2020. Em março, a secretaria municipal de Serviços Urbanos, responsável pelos oito cemitérios públicos da capital potiguar, cogitava verticalizar os cemitérios para aumentar o número de vagas, conforme informado pela prefeitura na época.
Segundo um levantamento feito pela Tribuna do Norte, em Natal e Mossoró, os cemitérios públicos apresentam déficits de novas vagas e dependem de novos processos licitatórios para expansão. Em Natal, não há nenhuma vaga em nenhum dos oito cemitérios públicos.
Isso significa que, os óbitos decorrentes tanto da Covid-19, quanto de outros problemas de saúde que dependam de sepultamentos públicos, só poderão ser enterrados em vagas já existentes em jazigos familiares, por exemplo, ou ainda em vagas provisórias para transferência posterior.

UM SITUAÇÃO QUE SÓ PIORA >> Ultrapassamos 11 mil mortes. Quantos ainda terão que perder a vida para outros a acreditarem que não é só uma gripezinha?

O Ministério da Saúde divulgou ontem, domingo (10), o mais recente balanço dos casos do novo coronavírus no Brasil. Os principais dados são:
  • 11.123 mortes, eram 10.627 mortes no sábado (9)
  • Foram 496 mortes confirmadas em 24 horas
  • 162.699 casos confirmados, eram 155.939 no sábado (9)
  • Foram 6.760 casos incluídos no balanço em 24 horas

domingo, 10 de maio de 2020

Especialmente para você que é Mãe!














Mãe de barriga ou mãe de vida,
mãe desde sempre ou escolhida...
Os tipos mudam, mas o amor não.

Feliz Dia das Mães! 
💖💖💖