sábado, 13 de fevereiro de 2016

O TEMPO NÃO PARA >> A rapidez com que a tecnologia avança na sociedade

Fonte: imagens do Facebook
Para termos uma simples ideia da velocidade com que a sociedade evolui, principalmente quando nos referimos a questão da produção tecnológica.

Há bem pouco tempo os objetos da imagem acima, representavam tecnologia de ponta chegando a ser sonho de consumo e necessidade social para muitos... 

No entanto hoje essas coisas já são totalmente ultrapassadas, não passando de lembranças que já nem se produzem há algum tempo.

E isso me reporta uma música do grande compositor e intérprete Cazuza: O tempo não pára,  que em um certo trecho diz:  "Eu vejo um museu de grandes novidades..." que com certeza, serve não apenas para retratarmos esse momento da história, mas também para qualquer outro, o qual venhamos a fazer esse tipo de comparação.

Hoje (13) é dia nacional de mobilização contra Aedes Aegypti!

Foto de Partido dos Trabalhadores.

Hoje (13) é dia nacional de mobilização contra Aedes Aegypti! Mais de 200 mil militares estarão nas ruas de 356 cidades de todo o País orientando a população no combate ao mosquito da dengue, da chinkungunya e da zika. 

Veja como você pode ajudar e participe: http://goo.gl/qdIB6t

RECADASTRAMENTO >> Censo para servidores do interior do Estado começa no próximo dia 15 de fevereiro


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DOS RECURSOS HUMANOS


Natal (RN), 12 de fevereiro de 2015.

O Governo do Rio Grande do Norte inicia, no próximo dia 15, a terceira etapa do Censo Cadastral Previdenciário destinada aos servidores ativos, aposentados e pensionistas do interior do Estado. Ao todo, são 16 municípios-polo onde vão acontecer os atendimentos, das 8 às 17h. O recadastramento é obrigatório e realizado de forma presencial. Quem não atualizar os dados previdenciários, terá pagamento de sua remuneração ou provento bloqueado a partir do mês imediatamente posterior ao final do Censo, que se encerra no dia 11 de março.

O recadastramento é um projeto piloto do Ministério da Previdência Social (MPS), financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). No RN, os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (Searh) e pelo Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern). 

Os 16 municípios onde os servidores poderão realizar o recenseamento são: Açu, Angicos, Apodi, Caicó, Ceará-Mirim, Currais Novos, Goianinha, João Câmara, Macau, Mossoró, Nova Cruz, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São Paulo do Potengi e Umarizal. Caso o servidor não resida ou trabalhe em alguma dessas cidades, ele deve realizar o recadastramento no polo mais próximo.

A lista com os locais de atendimento e documentos necessários para o Censo está disponível no sitewww.melhorparavoce.rn.gov.br. O servidor ativo, aposentado ou pensionista que não levar a documentação completa, inclusive a de seus dependentes caso possua, não poderá realizar o recadastramento.

É importante ressaltar para os servidores que terão que se deslocar de seus municípios de origem para as cidades-polo que atentem para a documentação, a fim de não precisarem retornar outro dia para conseguirem atualizar os dados previdenciários. Isso evita a formação de filas e atrasos no atendimento.

Atendimentos na Searh

Os servidores ativos, aposentados e pensionistas de Natal e São Gonçalo do Amarante, que foram convocados na primeira e na segunda fase do Censo Previdenciário, mas que ainda não compareceram aos locais de atendimento, podem continuar a fazer o recadastramento até 11 de março, sem prejuízo para qualquer servidor. O atendimento será feito no auditório da Searh, também das 8 às 17h.

Mais informações no site www.melhorparavoce.rn.gov.br ou pelo telefone 3232-1076. 

MPF >> RN ultrapassa meta de assinaturas das Dez Medidas contra Corrupção

Resultado de imagem para MPF: RN ultrapassa meta de assinaturas das Dez Medidas contra CorrupçãoCampanha do Ministério Público Federal já alcançou 1,3 milhão de assinaturas em todo país e coleta segue no Rio Grande do Norte

Em apenas seis meses, mais de 28 mil potiguares já assinaram a lista de apoio à campanha Dez Medidas contra a Corrupção, do Ministério Público Federal, que visa enviar ao Congresso anteprojetos para modificar a legislação e tornar mais eficiente o combate aos atos de corrupção no Brasil. A meta oficial para o estado era de 23.438 assinaturas e os coordenadores locais haviam estipulado um número ainda maior, de 25 mil, contudo a quantidade no Rio Grande do Norte já atingiu 28.024 nesta semana.

Apesar dos números, os potiguares podem e devem continuar contribuindo, divulgando e assinando as listas para que a campanha atinja o quanto antes a meta nacional, de 1,5 milhão de assinaturas. O Brasil inteiro já soma 1,36 milhão e uma contagem regressiva será iniciada logo que faltar 100 mil assinaturas.

No Rio Grande do Norte, o trabalho foi coordenado inicialmente pelos procuradores da República Fernando Rocha e Victor Queiroga e ganhou o apoio de todos os membros do MPF que atuam no estado. Dezenas de instituições e empresas se somaram à campanha e ainda oferecem diversos pontos de coleta de assinaturas, além de cidadãos que por conta própria saíram recolhendo assinaturas com amigos e vizinhos.

As propostas do Ministério Público Federal para reforçar o combate à corrupção serão entregues ao Congresso Nacional em forma de projeto de lei de iniciativa popular, a exemplo do que ocorreu com a Lei da Ficha Limpa. Até o momento, 885 instituições em todo o Brasil - de diversos segmentos da sociedade civil como universidades, entidades religiosas, sindicatos, federações, associações, conselhos e entidades públicas - já manifestaram apoio às medidas.

As propostas contemplam itens como a criminalização do enriquecimento ilícito; o aumento das penas e crime hediondo para corrupção de altos valores; a celeridade nas ações de improbidade administrativa; a reforma no sistema de prescrição penal; a responsabilização dos partidos políticos; a criminalização do caixa 2; entre outros ajustes. As medidas foram inicialmente desenvolvidas pela força-tarefa da Operação Lava Jato e depois referendadas por comissão instituída pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

A íntegra das medidas, a ficha de assinatura e o assinômetro com os dados de cada estado estão disponíveis no site www.10medidas.mpf.mp.br.

ATENÇÃO TRABALHADOR >> PIS será liberado na terça-feira para nascidos em março e abril

Resultado de imagem para PIS será liberado na terça-feira para nascidos em março e abrilOs trabalhadores nascidos nos meses de março e abril poderão sacar o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) a partir de terça-feira (16). 

O saque do benefício pode ser feito nas agências da Caixa Econômica Federal ou por meio do Cartão do Cidadão nos canais de autoatendimento do banco, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.

Também serão pagos os rendimentos do saldo de quotas do PIS para os trabalhadores cadastrados no programa até 04/10/1988.

Para saber se tem direito a receber o benefício de um salário mínimo, o trabalhador pode ligar no 0800 726 0207, opção 1, ou consultar o site da Caixa. Correntistas recebem o crédito do pagamento diretamente nas suas contas.

No próximo mês, os pagamentos serão realizados a partir do dia 17 para trabalhadores nascidos maio e junho. O mês de março será o último do calendário deste exercício, mas os trabalhadores poderão retirar o recurso até 30 de junho. Os valores não retirados retornam ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

O abono do PIS é pago ao trabalhador que tem cinco anos de cadastro no PIS/PASEP, recebeu uma média mensal de dois salários mínimos e trabalhou pelo menos 30 dias no ano de 2014. Os dados do trabalhador precisam ter sido informados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho e Emprego, na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base 2014.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

LULA, O GRANDE PROBLEMA DO BRASIL

Foto de Gleisi Hoffmann.
A campanha contra Lula e o PT, que foi intensificada nos últimos dias, quer fazer crer que acabando com Lula, e por consequência com o PT, tudo se resolve a bom termo no Brasil. Com certeza os algozes sabem o mal que fazem a democracia e a justiça brasileira agindo desta forma. Falam em bem comum, moralidade, interesse público, mas o que os move são os interesses corporativos e de classe social, como mostra nossa história desde o império.
Leia o artigo abaixo:
Prender o Lula, acabar com Lula, é resolver os problemas do Brasil!
Acabar com a corrupção, afinal ele é o grande responsável por todos os desvios de recursos e de conduta ao longo da história brasileira; acabar com os desequilíbrios da economia, pois foi ele quem permitiu que muita gente, tratada como vagabunda, tivesse uma renda mínima e se recusasse ao trabalho quase de graça, encarecendo a produção; acabar com políticas públicas que aumentam gastos e desequilibram as finanças públicas, protegendo setores, raças e classes, em detrimento do
empreendedorismo, da força de vontade, do empenho de cada um. Lula não pode voltar, apesar de ninguém ter perdido com ele, mas o fato de uma parcela da população, que nunca ganhou, ter ganho mais, o faz "persona non grata".

Conheci o Lula na campanha de 1989. Fazia movimento estudantil naquela época. No primeiro turno apoiei Brizola. No segundo, fiz campanha para Lula. Não consigo esquecer o debate fatídico com Collor em que, dentre outras coisas, foi acusado de ter um aparelho de som "três em um". Como podia? Um operário?! Com certeza era fruto de algum desvio. Mas não foi só isso. Naquele segundo turno intensificaram-se as denúncias. Ele era o maior agitador do Brasil, era comunista. Tinha pacto com Cuba, com a Rússia, com a China. Fecharia as igrejas, era ateu! Ainda mais, ia dividir as terras, e também a casa das pessoas!
Afe, como o povo brasileiro poderia eleger alguém assim?! Collor era meio diferente, de um estado periférico, mas mais confiável, porque era da elite! O resto da história nós conhecemos.
Agora Lula é acusado de corrupto. Depois de oito anos no poder e de ser, após Getúlio e Kubitscheck, quem ousou ter um projeto de desenvolvimento nacional, é acusado de se relacionar com empreiteiros, beber whisky, de querer ter um apartamento na praia, no Guarujá, de tê- lo visitado, embora não comprado, de utilizar e investir num modesto sítio de amigos, de ter um bote de alumínio para pescar no pequeno lago do sítio. Não pode, um operário, um pobre, que chegou à presidência?! Quem pensa que é? É praticamente da família, mas não pode sair do quartinho dos fundos, nem comer o sorvete gourmet, tal qual o personagem de Regina Casé, em "Que horas ela volta?!".
Não estou santificando Lula, só acho que os pecados que ele cometeu ou comete não podem ter valor maior na bolsa celestial. Lembro do Evangelho de Marcos: "Aquele que estiver sem pecado atire-lhe a primeira pedra”, disse Jesus. Esta máxima é a verdade! Não há quem dela não necessite para si mesmo. Desde os monopólios financeiros, econômicos, de comunicação até o integrante da clássica classe média brasileira.
Como disse o professor Aldo Fornazieri, em artigo que usei na tribuna do Senado, Lula colocou na ordem do dia a questão da desigualdade, da fome e da exclusão. Buscou justiça e promoção do bem comum. Nenhum outro político e nenhum outro partido fizeram, de forma igual ou de maior alcance, a promoção do bem comum como Lula e seu governo o fizeram.
Nesse sentido, evocando a filosofia hegeliana, do bem comum, Lula e o PT promoveram a ética mais do que os outros políticos e mais do que os outros partidos.
Assim, se queremos discutir moralidade e ética, vamos discutir neste terreno, vamos discutir sobre os bens e feitos comuns de outros governantes. Ninguém quer que não se investigue, mas apenas que as investigações aconteçam para todos, não apenas para o PT ou para o presidente Lula. Para a história ficará claro a condição de vítima de Lula, de uma ação persecutória conduzidas por adversários, autoridades e setores de mídia.
Sem inocentar culpados, aceitar essa perseguição como um dado da realidade, sem questioná-la moral e politicamente, é uma forma de aceitar a injustiça, pois todos devem ser iguais perante a Lei.

MÚSICA E REALIDADE >> A dor transformada em arte

Foto de Alvaro Ladeia.

Djavan foi casado com Maria. Ela grávida, souberam que teriam uma filha e o nome escolhido por eles para a menina, foi 'Margarida'.
Porém, sua mulher teve um problema na hora do parto, ele teve que optar por sua esposa ou por sua filha. Perdeu as duas por obra do destino.

Assim, é possível entender a letra da música, sobre o ponto de vista de Djavan, que para o mundo, transformou sua dor em arte.

Veja o vídeo dessa música nesse link: https://youtu.be/ytoY-PSK4CE

Flor de Lis
Valei-me, Deus!
É o fim do nosso amor
Perdoa, por favor
Eu sei que o erro aconteceu
Mas não sei o que fez
Tudo mudar de vez
Onde foi que eu errei?
Eu só sei que amei,
Que amei, que amei, que amei
Será talvez
Que minha ilusão
Foi dar meu coração
Com toda força
Pra essa moça
Me fazer feliz
E o destino não quis
Me ver como raiz
De uma flor de lis
E foi assim que eu vi
Nosso amor na poeira,
Poeira
Morto na beleza fria de Maria
E o meu jardim da vida
Ressecou, morreu
Do pé que brotou Maria
Nem Margarida nasceu.
E o meu jardim da vida
Ressecou, morreu
Do pé que brotou Maria
Nem Margarida nasceu.

Aproveite cada momento da sua vida ao máximo, passe o maior tempo possível com as pessoas que você ama , torne estes momentos inesquecíveis... Aproveite a sua vida!

Problemas todos têm. E é bom saber que um dia, os de hoje, vão se resolver, e, outros surgirão.

INFRAESTRUTURA >> PAC atendeu ‘uma Inglaterra’ com saneamento básico em oito anos

Infografico - Saneamento Basico
Os repasses do governo federal para obras de saneamento básico, que inclui empreendimentos para ampliar a oferta de água potável e o tratamento de esgoto, somaram mais de R$ 104,2 bilhões entre 2007 e 2015. O montante reflete o compromisso assumido para o financiamento de 2.914 obras pela União ou órgão subordinados, como a Caixa Econômica Federal, em parceria com estados e municípios. Dessas obras, 1.058 foram concluídas após o desembolso de quase R$ 64,3 bilhões por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1 e 2). “Só em 2015 foram concluídas 261 obras, provocando um desembolso de R$ 4 bilhões”, afirma o secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Paulo Ferreira.

Segundo ele, as obras já realizadas atenderam cerca de 50 milhões de brasileiros com água e esgoto. Isso equivale a quase toda a população da Inglaterra, onde vivem 53,9 milhões de pessoas, de acordo com o órgão de estatística do país europeu. “As obras concluídas significam que o País abasteceu uma Inglaterra entre 2007 e 2015”, afirma. “Mas quanto tempo a Inglaterra levou para atender esse número de pessoas?”, questiona.
A oferta de água e esgoto tratados é um dos gargalos históricos de desenvolvimento do País. O “Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos” , publicado em 2014 pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNI), indicou que o abastecimento de água tratada no Brasil atingia 82,5% da população em 2013 e apenas 48,6% tinham acesso à coleta de esgoto.
Por isso, a União elaborou o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab). O plano completou dois anos em janeiro, tendo como principal objetivo universalizar o acesso à água portável e o tratamento de água até 2033.
O plano é uma extensão de ações desenvolvidas no âmbito do PAC e foi criado pela lei 11.445, de 2007. De lá para cá, governo federal intensificou os investimentos. Entre 2003 e 2006, a média de desembolso federal em saneamento foi de R$ 1,57 bilhão ao ano.
Esse aporte anual passou para R$ 7,14 bilhões entre 2007 e 2015, período compreendido pelo PAC 1 e 2. Em 2014, por exemplo, a União se comprometeu em financiar R$ 17,6 bilhões e desembolsou quase R$ 11,4 bilhões. “Só em 2015, que foi um ano complicado e de ajuste econômico, nós contratamos 83 operações. Esses contratos perfazem R$ 5,8 bilhões. Isso mostra que, apesar das dificuldades, nós estamos buscando implementar as metas do Plansab”, observa o secretário.
O compromisso de ofertar água portável e esgoto tratado foi reforçado pelo Brasil no ano passado, quando o País assumiu o saneamento como um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para serem cumpridos até 2030.
O secretário avalia que a meta de universalização na oferta de água de qualidade será atendida antes, por volta de 2023. Para isso, o governo federal firmou 803 contratos com obras de abastecimento em todo País.
Já a universalização da coleta e tratamento de esgoto doméstico precisará de todo o prazo previsto no Plansab, ou seja, 2033. Isto porque, o desafio de Cidades é ajudar as prefeituras e os governos estaduais a elaborar projetos para receber investimentos federais. 
"São metas ousadas num País como o nosso, com dimensões muito grandes e onde o poder concedente (do serviço de saneamento) é o município. Estamos tentando uniformizar e ajudar todo mundo a buscar as metas do Plansab”, afirma Ferreira.
Projetos
A interlocução do Ministério das Cidades com as prefeituras e as companhias de saneamento dos estados será reforçada para estimular parcerias na elaboração de projetos entre as empresas e os municípios com dificuldade técnica.
Como o ministério não apoia empreendimentos sem, por exemplo, a interligação entre a rede de coleta de esgoto e unidades de tratamento, o objetivo é fazer as empresas ajudarem as cidades independente de estarem fora das suas área de cobertura de concessão do serviço de saneamento. “Em alguns lugares isso está acontecendo, mas ainda é muito incipiente”, observa o secretário.
Os empenhos financeiros assumidos pelo Ministério das Cidades já englobam 515 contratos para realização de projetos e a tendência é esse número aumentar. Foi o que levou o prazo de entrega das propostas para financiamento via Plansab ser estendido até 2017, dois anos mais do previsto inicialmente.
O secretário afirma que somente o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) tem R$ 7,5 bilhões disponíveis para esses projetos alinhados com as regras do Plansab. “O município que preparar (os projetos) vai chegar aqui com a lição de casa e estará na frente (para obter financiamento)”, indica Ferreira.
Outros R$ 8 bilhões estão prontos para serem disponibilizados pelo Ministério das Cidades em 2016. Esse valor é o total estimado para 141 contratos em condições de serem firmados entre a União, estados e municípios.

Ideologia de gênero domina debate sobre Plano de Educação na Câmara de Natal

Câmara debate Plano Municipal da Educação (Foto: Wellington Rocha/PortalNoAr)

O projeto será votado em segunda discussão na próxima segunda-feira, a partir das 14 horas, em nova sessão extraordinária


A Câmara Municipal de Natal (CMN) aprovou, na tarde desta quinta-feira (11), em primeira discussão, o Plano Municipal da Educação, após caloroso debate entre os parlamentares, no qual predominou a discussão sobre a chamada ideologia de gênero, presente no texto enviado à Casa.
O projeto será votado em segunda discussão na próxima segunda-feira, a partir das 14 horas, em nova sessão extraordinária. Na ocasião, serão discutidas as emendas. A Comissão de Educação propôs coletivamente 22 modificações. A vereadora Amanda Gurgel (PSTU) pediu outras 20 alterações. Outras duas emendas foram apresentadas pela vereadora Eleika Bezerra (PSDC).
Debate
O vereador Júlio Protásio (PSB) foi um dos defensores da retirada do termo gênero do texto. “Eu sou a favor de que nas escolas seja coibido o preconceito contra homossexuais. Mas essa questão de gênero é diferente. Abre brechas para, por exemplo, acabar com o banheiro masculino e o feminino, deixando todos em um só”, argumentou o parlamentar.
Já o vereador Fernando Lucena (PT) defendeu a manutenção do termo. “Sou contra tudo o que a turma reacionária defende. Essa questão de gênero faz parte do avanço da sociedade, que também ocorre por meio da Educação. Por isso, vou votar contra qualquer emenda que modifique”, afirmou o petista.
Enquanto isso, a vereadora Eleika Bezerra (PSDC) considerou que o debate em torno desta questão deixa de lado a verdadeira função do Plano da Educação. “Nós temos que discutir o futuro da educação. Isso passa pela melhoria das escolas, do ensino infantil e fundamental. Essa questão de ideologia de gênero, que tomou conta do centro do debate, deveria ser um debate secundário”, opinou.

CIDADANIA >> Lei de combate ao bullyng entra em vigor

Imagem inline 1
A Lei 13.185/2015 que obriga escolas e clubes a adotarem medidas de prevenção e combate o bullying entrou em vigor nesta semana. 
O projeto determina que seja feita a capacitação de docentes e equipes pedagógicas para implementar ações de prevenção e solução do problema, assim como a orientação de pais e familiares, para identificar vítimas e agressores. 

PROTEÇÃO À VIDA >> Número de mortes no trânsito na cidade de São Paulo cai 21,4%

Exibindo
Exibindo
NOTA DO BLOG: Mesmo a mídia tendo feito uma grande campanha negativa contra o prefeito Fernando Haddad (PT), os resultados positivos estão mostrando que essa foi um política pública importante e eficiente para a capital paulista.

De acordo com CET, redução é devida a políticas públicas da atual gestão. Período analisado vai de janeiro a novembro de 2015, em comparação com 2014
Exibindo
São Paulo – O número de mortes no trânsito da cidade de São Paulo, entre janeiro e novembro do ano passado, caiu 21,4% em comparação com igual período de 2014. Os dados foram apresentados hoje (11) pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e apontam para 246 mortes evitadas. A maior redução corresponde a acidentes envolvendo ciclistas – queda de 27,4%.
No período analisado do último ano, a CET contabilizou 904 óbitos em acidentes de trânsito, enquanto em igual período de 2014 foram 1.150. O dados isolados do mês de novembro apontam para uma redução nas mortes de 23,5%, com 75 casos no ano passado, ante 98 em 2014. Entre os ciclistas, foram 31 acidentes fatais, ante 43.
Os bons resultados indicam, de acordo com a CET, que o Programa de Proteção à Vida (PPV), implementado pela gestão de Fernando Haddad (PT), estão colaborando para uma cidade mais segura. O objetivo da capital paulista é se aproximar da meta para a Década de Segurança Viária, sugerida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que propõe um teto de seis mortes a cada 100 mil habitantes por ano até 2020. Atualmente, a cidade está com média de 8,36 mortes por 100 mil habitantes, um bom número perto da média do estado de 17,40 mortes por 100 mil habitantes.
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a redução expressiva de mortes entre os ciclistas está relacionada à expansão na malha cicloviária. “A decisão da política pública voltada à bicicleta também está fomentando a conscientização de um transito mais seguro e pacífico”, afirmou o secretário Jilmar Tatto. Atualmente, a cidade conta com 381 quilômetros de ciclovias, sendo 284,4 quilômetros implementados na atual gestão.
A CET destaca outros fatores. O PPV contempla uma séria de ações para um trânsito mais seguro, especialmente para pedestres. A redução das mortes neste grupo foi de 23,9%. Iniciativas como redução de velocidade em diversas vias da capital, bem como a revitalização de 4.537 semáforos e os bolsões de parada junto aos semáforos para ciclistas e motociclistas contribuem para o atual cenário.
Também houve queda em relação às mortes envolvendo motociclistas, de 410 em 2014 para 332 no ano passado. “A maior fiscalização e implantação de sinalização específica para motociclistas tem ajudado a reduzir o índice de acidentes”, afirmou o secretário.
Por Redação RBA (Rede Brasil Atual)

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Lajes na luta contra o AEDES AEGYPTI

Foto de Reniey Cavalcante.
E os trabalhos não param, após um plantão de carnaval puxado, a equipe da Vigilância Sanitária realizou diversas vistorias e diligências voltadas ao combate ao AEDES AEGYPTI e também uma inspeção em um estabelecimento que por sua vez foi totalmente interditado. 
A equipe da vigilância alerta aos estabelecimentos sujeitos a inspeções que procurem seguir as normas mínimas exigidas ou passará a aplicar sanções mais severas. 
E ainda para finalizar os trabalhos já estar circulando pelas ruas da Cidade o a Unidade UBV (Carro Fumacê).
A Visa faz ainda um alerta aos moradores da cidade que estão jogando lixos nos terrenos baldios, pois eles passarão a responder processo por crime ambiental bem como contra a saúde pública.
Será intensificado o monitoramento destes cidadãos e posteriormente no flagrante por fotos, vídeos e denúncias intimaremos para procedimentos.
 Foto de Reniey Cavalcante.
Foto de Reniey Cavalcante. 

TRAMITAÇÃO >> Câmara aprova exame de vista obrigatório no ensino fundamental

Resultado de imagem para Câmara aprova exame de vista obrigatório no ensino fundamental
Da Agência Câmara
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 5963/01, do deputado Milton Monti (PR-SP), que torna obrigatório o exame de acuidade visual para todos os alunos matriculados no ensino fundamental, em escolas públicas e particulares. A proposta foi enviada para análise do Senado Federal.
Conforme o projeto, o exame deverá ser realizado durante o primeiro semestre do ano letivo. O texto permite que a avaliação de acuidade visual seja realizada preliminarmente por professores treinados por médicos oftalmologistas. Quando for verificado que o aluno apresenta qualquer alteração visual, ele deverá ser encaminhado ao oftalmologista.
O aluno também poderá realizar o exame com o profissional de sua escolha, de forma particular, e, nesse caso, deverá apresentá-lo na secretaria da escola até o último dia do encerramento do primeiro semestre.
Conforme o projeto, as despesas com a execução da medida correrão por conta da dotação orçamentária destinada ao programa de reabilitação visual nas escolas públicas de ensino fundamental chamado “Olho no Olho”, do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O parecer do relator, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), foi favorável à proposta, com emendas para sanear vícios de injuridicidade e de técnica legislativa.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:


MEIO AMBIENTE COMO FONTE DE RECURSOS >> Visitação aos parques nacionais sobe 238%

Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ)
Dados compilados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) mostram que a visitação às unidades de conservação federais aumentou – e muito – na última década. Se forem considerados somente os parques nacionais, o número de visitantes subiu 238%, passando de 2,99 milhões em 2007 para 7,14 milhões em 2015.
O parque nacional mais visitado continua sendo o da Tijuca, no Rio de Janeiro, que recebeu 2.945.355 de pessoas em 2015. Em seguida vem o de Iguaçu, no Paraná (1.642.093); o de Jericoacoara, no Ceará (780 mil); e o de Brasília, na capital federal (294.682).
Ao se considerar todas as Unidades de Conservação (UCs) administradas pelo ICMBio, instituto vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, a visitação aumentou 320% nos últimos dez anos, passando de 1,9 milhão de pessoas em 2006 para 8 milhões em 2015.

PARCERIAS
Embora não tenha um estudo efetivo que indique o motivo desse aumento, a diretora de Criação e Manejo do ICMBio, Lilian Hangae, lista algumas ações que, sem dúvida, contribuíram para estruturar as unidades e atrair mais visitantes.

“Temos priorizado o investimento em ações estruturantes, como a capacitação de servidores, o estabelecimento de diretrizes e normas gerais, a delegação de serviços de apoio à visitação e a atuação em conjunto com instituições parceiras”, diz Lilian Hangae.

Com orientações técnicas estabelecidas, prossegue ela, as experiências adquiridas são multiplicadas regionalmente, diminuindo os custos e levando à implantação de atividades de uso público com maior agilidade, maior ou menor grau de complexidade e em diferentes categorias de unidades de conservação.

Sobre o perfil dos visitantes, Lilian lembra que o assunto é objeto de uma constante preocupação do ICMBio, pois representa o fio condutor dos procedimentos de estruturação e ordenamento da visitação.

No geral, diz ela, esse perfil varia de acordo com os atributos ambientais e sociais das UCs. “Cada unidade de conservação tem uma abordagem em termos de atividades disponibilizadas para visitação e estas atividades, em muitos casos, estabelecem o perfil dos visitantes”.
AVANÇOS
Ainda que poucas unidades disponham de estudos específicos sobre visitação, há significativos avanços na realização de pesquisas e desenvolvimento e aplicação de metodologias que levam a esse conhecimento, tal como destaca Lilian.

Como exemplo, ela cita a Floresta Nacional do Tapajós, no Pará, e o Parque Nacional de Anavilhanas, na Amazônia, que vêm buscando este conhecimento por meio de cooperação técnica com o Serviço Florestal Americano e apoio da USAID (agência de desenvolvimento dos EUA), dentro do Programa de Parcerias para a Conservação da Biodiversidade na Amazônia, estabelecido entre os governos brasileiro e norte-americano e a Universidade West Virginia.

Por fim, para destacar a importância do turismo nas UCs, Lilian afirma que uma das premissas para o alcance da missão do ICMBio, que é proteger o patrimônio natural e promover o desenvolvimento socioambiental, é o fortalecimento e qualificação da visitação nas unidades federais.

“A visitação é uma ferramenta estratégica de sensibilização para a conservação e estímulo ao desenvolvimento do sentimento de pertencimento da sociedade em relação a estas áreas protegidas”, conclui a diretora.

Veja mais dados sobre visitação em Unidades de Conservação federais aqui.
Assessoria de Comunicação do ICMBio

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

10 de fevereiro, 36 anos do Partido dos Trabalhadores - PT

Foto de Gleisi Hoffmann.
Hoje, 10 de fevereiro, o Partido dos Trabalhadores - PT, completa 36 anos. É o maior partido de esquerda da América Latina. 

Parabéns aos petistas, filiados, militantes e simpatizantes que fazem parte do PT‬, o partido que tirou milhões de brasileiros da pobreza.
Como qualquer organização humana cometeu erros, mas seu legado, sua importância para o sistema partidário brasileiro, para a democracia, e sobretudo para o povo brasileiro, são inquestionáveis!
PARABÉNS PT!!!