sábado, 12 de novembro de 2011

O Brasil precisa do Enem

NOTA DO BLOG: O objetivo do artigo a seguir é para que os nossos leitores façam uma análise sobre o que mostrado no texto abaixo e o que nos é imposto como verdade absoluta pelos grandes meios de comunicações e seus fiéis seguidores. Boa leitura.

Artigo publicado no Blog do Janguiê

O cancelamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza (CE) foi assunto durante esta s semanas no cenário educacional do país. A decisão foi do Ministério da Educação (MEC) e levantou novamente a polêmica sobre a credibilidade dos testes. No entanto, o que está em jogo não é apenas um exame aplicado nas escolas, mas um sistema que pode melhorar, e muito, a educação básica no Brasil, além de se tornar o caminho mais curto para a democratização do acesso ao ensino superior.

Assim como o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), realizado recentemente, em 1.356 municípios do País, que contou com mais de 376 mil inscritos, concluintes de 8,8 mil cursos de graduação oferecidos por instituições de educação superior públicas e privadas, o Enem, criado pelo incansável ministro Fernando Haddad, que na nossa ótica foi o ministro que mais fez pela educação brasileira nas últimas décadas, é de importância capital para o futuro da educação brasileira. Trata-se de um teste que obriga as escolas a melhorar a qualidade de ensino e se configura como uma opção para as instituições de ensino superior adotá-lo como forma de ingresso dos alunos, substituindo o retrógrado e ultrapassado sistema do vestibular. 

Nos últimos anos, porém, foram registrados alguns problemas em sua aplicação, todos sanados tempestivamente pelo MEC. É que o Brasil é um pais de dimensão continental e a aplicação da prova envolve milhares de seres humanos suscetíveis de falhas, o que torna-se humanamente impossível evitar que pequenos problemas ocorram. Em 2009, alguns exemplares foram roubados e, com a fraude, a realização do exame foi adiada. Entretanto, todos os envolvidos no vazamento dos testes foram condenados pela Justiça Federal. No ano de 2010, houve questões embaralhadas na prova amarela, fazendo com que estudantes marcassem respostas no campo errado. Este problema também foi sanado pelo ministério. Neste ano, vários candidatos no Rio de Janeiro foram informados por telefone que o local da prova que estava indicado no cartão de inscrição estaria errado. Por terem sido avisados a tempo, tal fato não acarretou prejuízo para os referidos candidatos. 

ESPORTES RADICAIS: Quem derrubará o sexto ministro?

Por Alberto Dines - Observatório da Imprensa

Carlos Lupi, ministro do Trabalho, está a perigo. No mesmo fim de semana, A revista Veja e O Globo o escolheram como alvo preferencial. Aparentemente não estavam combinados ou, se estavam, disfarçaram muito bem.

Denúncias diferenciadas e, além disso, incomunicáveis. Os competidores não se reforçaram nem se referenciaram. O Globo de domingo (6/11) não repercutiu a denúncia de Veja que começou a circular no sábado – ao contrário dos jornalões paulistanos, que reproduziram parcialmente o material do semanário sem qualquer investigação, na base do recorta & cola. Se houvesse autorregulação essa prática deveria ser banida.

Em carta, Bono diz a Lula que vai incluí-lo em suas orações


Líder do U2 escreveu carta de Dublin e enviou por e-mail ao ex-presidente. Ao assinar, vocalista se diz fã de Lula, em tratamento contra o câncer.

O vocalista Bono, líder do U2, enviou uma carta nesta quinta-feira (10) ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desejando "pronto restabelecimento". O ex-presidente está em tratamento contra um câncer de laringe, descoberto há duas semanas.A mensagem chegou por e-mail por volta das 13h40 desta tarde e nela, Bono diz que ele e sua família irão incluir Lula em suas orações. A mensagem, enviada de Dublin (Irlanda), termina com a assinatura de Bono declarando-se fã de Lula.
Desde o dia 1º de novembro, Lula permanece em repouso no seu apartamento, em São Bernardo do Campo (SP). Na última quinta, ele recebeu a visita da presidente Dilma Rousseff.
Parte de carta enviada por Bono a Lula e divulgada pela assessoria do ex-presidente (Foto: Reprodução)
Parte de carta enviada por Bono a Lula e divulgada pela assessoria do ex-presidente (Foto: Reprodução)

Desigualdade na distribuição de renda cai 41,6 por cento

O Rio Grande do Norte é o segundo Estado do país com maior queda de desigualdade na distribuição de renda, com 41,6%, nos últimos 30 anos, segundo o estudo "Evolução da desigualdade no rendimento domiciliar per capita nos municípios brasileiros", divulgado na quinta-feira, dia 10, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

 Estudo aponta queda nas desigualdades sociais, mas RN ainda possui vários bolsões de pobreza 
Estudo aponta queda nas desigualdades sociais, mas RN ainda possui vários bolsões de pobreza.
À frente do Rio Grande do Norte, apenas o vizinho estado da Paraíba, que reduziu em 47,9% a  desigualdade de renda domiciliar, levando em conta o Índice Gini, que varia de zero a 1 (quanto mais próximo de 1, maior a desigualdade).

De acordo com o Ipea, O índice de Gini do rendimento domiciliar per capita médio dos municípios é  menor que o do rendimento per capita domiciliar dos indivíduos porque há maior variação entre a renda das pessoas que entre a renda dos municípios.

 Os dados do Ipea apontam que a diminuição da desigualdade de renda domiciliar no conjunto dos 167 municípios do Rio Grande do Norte superou, inclusive, os índices da região Nordeste e do Brasil, que tiveram uma redução de 22,8%  e 39,3% entre os anos de 1980 e 2010.

Os estados brasileiros com os mais baixos graus de desigualdade no rendimento domiciliar per capita médio dos municípios são Paraíba, Ceará, Rondônia, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e Goiás, todos com 0,11 em 2010. O Estado de São Paulo reduziu o índice de 0,18 em 1980 para, 12 em 2010.