sábado, 30 de junho de 2012

IDEMA ISENTA PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Recebido por e-mail
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN - IDEMA publicou nesta quarta-feira (20) a portaria Nº 134/2012 em que estabelece a isenção de licenciamento ambiental à atividades e procedimentos de pequenas propriedades rurais e áreas urbanas, desde que inseridas no âmbito dos municípios abrangidos pela decretação de situação de emergência em função da seca no RN.

De acordo com a publicação, ficam isentos de licença ambiental as obras e serviços de correção do solo, a aquisição de máquinas e equipamentos agropecuários, a construção de cercas, currais e barracão de máquinas, a aquisição de animais com certificados sanitários emitidos pelos órgãos responsáveis, o custeio agrícola e pecuário, dentre outros procedimentos.

Antiga reivindicação dos pequenos produtores rurais, a utilização de cactáceas nativas e outras xerófilas para manejo e arraçoamento do rebanho próprio também fica isenta de qualquer procedimento de licenciamento ambiental. O uso do sodoro para a alimentação dos animais é muito comum nessa época do ano, em que a seca castiga vários municípios potiguares.

"A iniciativa do IDEMA denota o comprometimento do Governo do Estado no enfrentamento aos efeitos da seca e visa dar celeridade às ações propostas pelo Comitê de Combate à Seca, tendo em vista que o atraso na adoção destas medidas pode ocasionar perdas irreversíveis para a população atingida e para as atividades agropecuárias desenvolvidas nas áreas afetadas pela seca", analisa Jamir Fernandes, diretor técnico do órgão ambiental.

Além das medidas de isenção de licenças aos pequenos produtores, a portaria também disciplina o procedimento para o Licenciamento Ambiental Simplificado dos empreendimentos e das atividades que se configurem como necessárias à mitigação dos efeitos da seca, estabelecendo um prazo máximo de cinco dias úteis para a expedição destas licenças. Este procedimento não se aplica aos empreendimentos e às atividades consideradas efetiva ou potencialmente causadoras de significativa degradação do meio ambiente.

CNI/Ibope: Avaliação positiva do governo atinge maior índice, aponta pesquisa


Indice de pessoas que consideram a gestão ótima ou boa subiu para 59% em junho é o maior percentual registrado desde o início do governo

Aumenta novamente a avaliação positiva do governo Dilma Rousseff, de acordo com pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao Ibope, divulgada hoje (29). O índice de pessoas que consideram a gestão ótima ou boa subiu de 56%, em março, para 59% em junho. É o maior percentual registrado desde o início do governo.

Os índices de brasileiros que aprovam a maneira como Dilma governa e que confiam na presidenta ficaram estáveis em 77% e 72%, respectivamente, em relação a março. Sobre a expectativa em relação ao restante do mandato de Dilma, 61% consideram ótimo ou bom e 25%, regular. O percentual dos que acham esse quesito ruim ou péssimo se manteve em 10% desde dezembro de 2011

De acordo com a pesquisa, a melhora na avaliação do governo foi puxada pelas medidas econômicas adotadas. Prova disso, afirma a CNI, é o fato de, entre as nove áreas avaliadas, as três que apresentaram melhora terem sido a de taxa de juros (cujo índice de aprovação subiu de 33% em março para 49% em junho), a de combate à inflação (passou de 42% para 46%) e impostos, que aumentou de 28% para 31%.

As áreas mais bem avaliadas foram combate à fome e à pobreza, com 57% de aprovação, meio ambiente (55%) e combate a desemprego (53%). A pesquisa da CNI registrou que as áreas que tiveram suas avaliações pioradas foram as de saúde e educação, com índices de reprovação de 66% e de 54%, respectivamente.

A pesquisa CNI/Ibope ouviu 2002 pessoas em 141 municípios entre os dias 16 e 19 de junho. A margem de erro é 2 pontos percentuais.

(Informações são da Agência Brasil)

Proerd festeja hoje 10 anos de trabalho


O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD da Polícia Militar realiza hoje a celebração de seus 10 anos de atuação no Rio Grande do Norte e a Solenidade de Formatura dos alunos atendidos neste primeiro semestre. O evento ocorrerá às 17h, no estádio Maria Lamas Farache (Frasqueirão).

Em sua 20ª edição, os eventos do PROERD tem se tornado referência no País de mobilização e compromisso com a construção de uma juventude mais consciente de suas responsabilidades e de uma sociedade mais participativa.

Em seus 10 anos de história, contando com um efetivo de 116 Policiais Militares e atuando em 46 municípios do RN, o PROERD alcançou a marca de 300 mil crianças atendidas, sendo neste semestre 12 mil crianças da Região Metropolitana de Natal e mais oito mil em outras regiões do estado, totalizando 20 mil atendimentos.

Atualmente, as ações do PROERD são complementadas com o trabalho do Ronda Escolar que atua dentro e no entorno das unidades educacionais.
 
Fonte: Jornal Tribuna do Norte

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Até que enfim!!! Definido o fim da greve na Universidade do Estado

As aulas deverão ser retomadas à próxima semama, logo na segunda-feira (2).

Mesmo considerando que o governo não atendeu plenamente aos pleitos de professores e pessoal administrativo, os participantes da assembleia majoritariamente acataram a proposta.

A proposta é de aumento salarial em três parcelas, no curso de três anos consecutivos, a partir deste 2012. O aumento é de 8,5% para 2012, com 3,5% em junho e 5% em setembro.
Já em 2013, passará a 9% no mês de maio. Quanto a 2014, o acertado ficará em 10%.

O presidente da Associação dos Docentes (ADUERN), professor Flaubert Torquato, avaliou que foi aceitável o compromisso, mas as negociações por outros ítens reivindicados vão continuar.

A paralisação já dura quase 60 dias. Em decisões judiciais, os grevistas tiveram amparo que consideraram a greve como “legítima”.

No ano passado, a paralisação durou 106 dias, um recorde no serviço público do Rio Grande do Norte.

Fonte: Blog do Carlos Santos

Futebol >> 8ª rodada da Série B terá 2 jogos nesta 6ª feira


   
A 8ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B terá dois jogos nesta sexta-feira, às 21 horas:

América RN x Guarani

ASA x ABC

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Governo do Estado decreta ponto facultativo para esta sexta-feira 29

A governadora Rosalba Ciarlini decretou ponto facultativo nos Órgãos e Entidades da Administração Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional do Estado do Rio Grande do Norte para esta sexta-feira, 29 de junho.  

O decreto de número 22.793 foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 26.  

Clique aqui e tenha acesso ao documento na íntegra.



Esse será um final de semana com várias atividades políticas, religiosas e culturais que movimentarão nossa cidade, confira:

SEXTA-FEIRA, 29 DE JUNHO:
Convenções partidárias - PMDB, PSB, PDT, PHS, PP, PR, PRB, PC do B  

Show com o cantor evangélico: Welington Camargo (irmão de Zezé di Camargo e Luciano);
Promoção: Igreja de Cristo em Lajes
Local: Escola Monsenhor Vicente                           Horário: 19:30 h 
Senha: 5,00 Reais

SÁBADO, 30 DE JUNHO:
Convenções partidárias - PT, PTB, PMN, PSDB, PSDC, PSD

Arraiá dos Idosos
LocaL: Centro de Convivência - Gov. Geraldo Melo      Horário: 22:00 h

DOMINGO, 01 DE JULHO:
Arraiá das Pastorais - animação: Trio Forasteiros do Forró
Local: Centro Pastoral                                  Horário: 20:00 h
Senha: 3,00 Reais (balaio junino)

Nessa sexta, dia 29

O governo dos Demos e a destruição das instituições do RN


 
O Governo do Estado finalmente resolveu reabrir negociação direta com os grevistas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A segunda paralisação na atual gestão estadual passa dos 50 dias.

Governo marcou reunião com Uern para hoje (quinta-feira, 28) às 10h - comunicou o deputado federal Henrique Alves (PMDB), aliado governista que faz parte do Conselho Político do governo.

Espíritos desarmados em busca da digna solução. Agora tem que haver o entendimento. Urgente! - complementa.

 Audiência pública que discutiu a situação da UERN

A greve de professores e funcionários da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte-UERN é justa e legítima. Essa foi a conclusão a que chegou a audiência pública realizada na tarde da quinta feira, 21, na Assembleia Legislativa, de acordo com depoimentos de representantes do governo do Estado, professores, dirigentes e estudantes da instituição.

Na audiência, realizada por proposição do deputado Fernando Mineiro-PT foram apresentados dados que indicam que do ano passado para cá já são 155 dias de greve contra apenas 134 de aulas.

Prazo para registro de condicionalidades do Bolsa Família termina sexta-feira

Os gestores municipais têm até sexta-feira (29) para informar ao governo federal as contrapartidas nas áreas de educação e saúde dos beneficiários do Programa Bolsa Família. Até 15 de junho, 52% das 10,6 milhões de famílias que têm acompanhamento de saúde tiveram os dados registrados no sistema do Ministério da Saúde. Na educação, são 17,8 milhões de alunos que precisam ser acompanhados pelas prefeituras, sendo que 60% já tiveram as informações cadastradas no aplicativo do Ministério da Educação (MEC). As prefeituras que não encaminham as informações deixam de receber os recursos destinados à gestão do programa.

O monitoramento adequado das famílias pelas prefeituras envolve a atualização dos cadastros, fortalecendo as parcerias entre os órgãos locais de educação, saúde e assistência social. Os beneficiários que não conseguem cumprir as condições do programa devem ser incluídos nos serviços de acompanhamento familiar pela área de assistência social dos municípios.

A agenda de saúde se refere ao calendário de vacinação e acompanhamento pré-natal no primeiro semestre de 2012. Já a presença de crianças e adolescentes na escola é registrada bimestralmente pelos diretores das escolas no sistema informatizado do MEC. As informações que devem ser cadastradas agora são referentes a abril e maio.
Mais informações em www.mds.gov.br

Fonte: secom.gov.br

OPORTUNIDADE » Correios vão chamar aprovados para preencher mais de 9 mil vagas até 2013


A abertura de 9.904 vagas para a ampliação do quadro de pessoal dos Correios foi autorizada ontem (27), pelo Ministério do Planejamento. Segundo a empresa, deverão ser contratados primeiramente os aprovados do atual concurso que estão em cadastro reserva. Eles serão lotados nas agências de localidades em que haja necessidade de pessoal. Para os cargos que não tenham cadastro disponível, os Correios farão novo concurso ainda este ano.

A portaria com as novas vagas deve ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União. A maioria das vagas aprovadas será para a área operacional da empresa, que inclui carteiros e operadores de triagem e transbordo. Atualmente, o quadro da empresa conta com 115 mil funcionários, sendo 57 mil carteiros.

Para o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect), José Rivaldo da Silva, a autorização de novas vagas é positiva, mas não o suficiente para acabar com o problema de falta de pessoal na empresa. “Não resolve, mas ameniza. É importante para melhorar a prestação de serviços para a população, que é o que a gente defende, um serviço com qualidade e sem atrasos”. A federação estima a necessidade de mais 30 mil novas vagas para acabar com a contratação temporária e melhorar a prestação de serviços da empresa.

Segundo os Correios, o preenchimento das vagas será de forma escalonada, sendo 3.302 para contratação imediata (a partir de 1º de julho), 3.301, a partir de 1º de janeiro de 2013, e mais 3.301 a partir de 1º de abril. No ano passado, os Correios fez concurso para todas as áreas da empresa e 10.381 aprovados já foram contratados.

Agência Brasil

CUT e entidades pressionam e Câmara aprova PNE com destinação do 10% do PIB para a Educação



A Comissão Especial da Câmara responsável pela análise do Plano Nacional de Educação (PNE) aprovou por unanimidade na terça-feira (26) o Projeto de Lei 8035/10 com a inclusão da meta de investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação brasileira. Esta conquista é resultado direto da pressão e da intensa mobilização da CUT, de suas entidades filiadas e de entidades parceiras durante os 18 meses de tramitação do PNE no Congresso Nacional.

De acordo com o texto aprovado, os recursos para educação serão ampliados dos atuais 5% para 7% no prazo de cinco anos, até atingir os 10% do PIB ao fim de vigência do plano.

“A proposta anterior de 8% não atendia as metas, diretrizes e estratégias compostas no PNE e isso foi comprovado durante este um ano e três meses de discussões na Comissão Especial. Temos uma dívida histórica com a sociedade brasileira ao negar educação de qualidade para grande parcela da população. Precisamos consolidar uma educação referencialmente qualificada para todos e todas, desde a creche até o ensino superior”, afirma José Celestino Lourenço, o Tino, secretário de Formação da CUT.


quarta-feira, 27 de junho de 2012

Política >> Acabando o prazo para a realização das convenções partidárias e ainda muita indefinição

 
Os partidos políticos só têm até o dia 30 de junho, ou seja, próximo sábado para realizarem as convenções e homologarem suas candidaturas.

E como se observa, a maioria ou quase todos os partidos políticos aqui em Lajes deixaram para os últimos dias a realização da convenção partidária, em virtude dos vários acertos ainda a serem feitos na composição de seus quadros de candidatos e também de alianças partidárias.


RN É O PRIMEIRO ESTADO A ADERIR À COMPENSAÇÃO DE EMISSÃO DE CARBONO DURANTE EVENTO


Foto: DIZ AI.COM

O estado do Rio Grande do Norte foi a primeira delegação do país a compensar as emissões de gases do efeito estufa emitidas durante o deslocamento aéreo para a Rio+20. A adesão à Estratégia Nacional de Compensação de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Conferência é voluntária.

A estratégia nasceu de uma parceria do Governo Federal com a Caixa Econômica Federal e o Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), que desenvolveram uma ferramenta online onde os participantes podem ter acesso ao número das emissões de carbono liberadas por suas viagens à Conferência. As delegações podem compensar as emissões através de doações correspondentes às RCEs (Reduções Certificadas de Emissão) provenientes de projetos brasileiros do MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo), estabelecido pelo Protocolo de Kyoto.


Consumidor pode rejeitar mensagens publicitárias


 

Os usuários de telefonia celular poderão optar por não receber mais mensagens publicitárias de suas operadoras. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entre os dias 20 de julho e 20 de setembro, todas as operadoras deverão enviar uma mensagem aos consumidores com o seguinte texto: "Por determinação da Anatel, caso não queira receber mensagem publicitária desta Prestadora, envie SMS gratuito com a palavra SAIR para XXXXX". O cliente receberá novo SMS: "Mensagem recebida com sucesso. A partir de agora, você não receberá mais mensagens publicitárias desta Prestadora".

Segundo a Anatel, a mensagem publicitária só poderá ser enviada aos usuários que optarem previamente por recebê-la. Cláusulas que antes obrigavam o recebimento desse tipo de mensagem pelo usuário, nos contratos e regulamentos de promoção, a partir de agora, serão opcionais.

O tema foi tratado entre a Anatel e as prestadoras, em março. As empresas alegaram que as mensagens geralmente servem para a divulgação de benefícios ao usuário. A Anatel reconheceu isso, mas ressaltou que é preciso respeitar a vontade e a privacidade dos clientes.
Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Estados e municípios podem participar de seleção de projetos de pavimentação

Para essa segunda etapa do PAC2 Pavimentação e Qualificação de Vias Urbanas serão disponibilizados R$ 5,8 bi


Estados, municípios e Distrito Federal podem apresentar propostas para receber verbas do Programa PAC2 Pavimentação e Qualificação de Vias Urbanas até 31 de julho. A seleção é feita pela Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SNMU), do Ministério das Cidades. Estão disponíveis R$ 5,8 bilhões. Para participar, os projetos devem estar orçados em, no mínimo, R$ 3 milhões. Desse total, 40% poderão ser aplicados, também, em obras complementares necessárias à plena funcionalidade das obras de pavimentação.

“É importante que os municípios encaminhem suas propostas, porque essa será a única possibilidade de seleção. Não haverá entrega de documentos via e-mail, pessoalmente ou por carta. Ela será, exclusivamente, por meio da carta-consulta eletrônica”, afirmou a diretora do Departamento de Mobilidade Urbana do ministério, Luiza Gomide.

Pronatec vai oferecer 40 mil vagas em cursos na área de turismo

A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira (25) que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vai oferecer 40 mil vagas em cursos para áreas ligadas ao turismo.

Até a Copa do Mundo de 2014, o governo federal terá oferecido 240 mil cursos em 30 áreas como agentes de viagem, camareira, garçom, recepcionista de eventos. Em entrevista ao programa de rádio Café com a Presidenta, Dilma disse que o governo promete abrir também 32 mil vagas em cursos de línguas estrangeiras.

Os cursos serão gratuitos e terão oferta em 116 cidades, entre elas, as 12 que sediarão jogos da Copa do Mundo, os municípios em torno dessas cidades e outras localidades que são destinos turísticos reconhecidos internacionalmente. “Quem tiver interesse em um desses cursos deve fazer sua inscrição na página do Ministério do Turismo na internet, desta sexta-feira [29/6] até o dia 16 de julho”, orientou a presidenta durante programa.

Segundo Dilma Rousseff, o setor de turismo no Brasil cresceu 6% em 2011, o dobro da média mundial; e hoje o setor emprega formalmente 2,8 milhões de trabalhadores em todo o país.

A presidenta atribui esse crescimento não só ao aumento de estrangeiros visitando o Brasil, mas também ao turismo interno. “Em 2011, desembarcaram no Brasil 5,43 milhões de estrangeiros. Já os desembarques domésticos, de avião, aqui dentro do país somaram 79 milhões no ano”, contabilizou Dilma. “Isso é o resultado do grande número de visitantes estrangeiros no Brasil, mas principalmente é graças ao grande número de brasileiros que estão viajando, alguns pela primeira vez, e descobrindo as belezas do nosso país”, ponderou.

De acordo com o Dilma, além da capacitação de pessoal, há investimentos em infraestrutura (rodovias, portos e aeroportos ) por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “O governo está fazendo obras para que a gente possa receber melhor o turista em todo o nosso país. E que também beneficiam a população no dia a dia, porque a cidade, para ser boa para o turista, tem que ser boa para quem vive nela.”

(Agência Brasil)

terça-feira, 26 de junho de 2012

Seguro DPVAT pode ser requisitado pelos Correios em mais quatro estados

 

As vítimas de trânsito da Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul já podem solicitar o seguro DPVAT gratuitamente nas agências dos Correios. O DPVAT é um seguro que pode ser acionado por vítimas de acidentes de trânsito resultantes em invalidez permanente, morte e para reembolso de despesas médicas. O prazo para o pedido da indenização é de até três anos, a contar da data do acidente. 

 

Os funcionários dos Correios receberam treinamento para atender às vítimas de acidentes de trânsito, informando sobre os casos que são indenizados e reembolsados pelo seguro, documentos necessários, valores, prazos e coberturas. Ao dar entrada no pedido do seguro DPVAT, as vítimas ou seus beneficiários recebem um comprovante da respectiva solicitação, enviada à Seguradora Líder DPVAT, responsável pela administração e pagamento do seguro. 

 

 A solicitação de seguro DPVAT já é aceita nas agências de Correios do Ceará, Maranhão e Piauí desde 2011. 

 

Para fazer a solicitação, basta ir até uma agência dos Correios com a documentação necessária. A relação dos documentos e outras informações pelo telefone 0800 022 12 04 ou em www.dpvatsegurodotransito.com.br


Fonte: secom.gov.br

Campanha motiva jovens para trabalhar no setor de óleo e gás

Para divulgar, especialmente junto ao público jovem, seus programas de incentivo à capacitação profissional para o setor de óleo e gás, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) lançou a campanha publicitária "Vamos Nessa. O Brasil precisa de você".

A campanha, que vai até 4 de agosto, será veiculada em TV aberta, cinemas e mídia impressa e digital. O conceito criativo é o de lançamento de um filme de ação e aventura. O enredo se desenvolve na transmissão de informações por meios eletrônicos e digitais entre atores em plataforma, sala de controle e laboratório do setor e outros fora dessas instalações. 

A ideia é motivar os jovens para as profissões do petróleo, associadas a atividades que dependem de ação e tecnologia.

Na internet, o hotsite da campanha complementa a ação publicitária com a relação completa das 274 profissões básicas, técnicas e universitárias que compõem o universo da indústria petrolífera, as características e possibilidades de cada ofício, além de depoimentos de profissionais já empregados no setor.
A indústria de óleo e gás, incluída a cadeia de fornecedores, demanda número crescente de profissionais. Apenas no nível técnico, estima-se que até 2015 vão surgir mais de 50 mil vagas por ano.

Fonte: secom.gov.br

Reconhecimento: Resultado da eleição do SINTE/RN em Lajes


 
A eleição estadual do SINTE ocorrida no último dia 21 serviu para demonstrar o reconhecimento e a credibilidade que a categoria da Educação em Lajes teve com o grande trabalho realizado pelo Companheiro Canindé Silva em nossa cidade.

O resultado da votação demonstra isso: 102 votantes
Chapa 1: 101 votos;  
Chapa 2:  apenas 01 voto.

Estudo aponta condição boa em 75% das águas no Brasil


 
O “Panorama da Qualidade das Águas Superficiais - 2012”, estudo conduzido pela Agência Nacional de Águas (ANA) com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e dos órgãos gestores estaduais de recursos hídricos, revela que dos 1.988 pontos monitorados em 2010, em áreas urbanas e rurais, 75% têm condição boa de IQA (Índice de Qualidade de Água); 6%, excelente; 11%, regular e 7%, ruim ou péssima. Em relação à análise de tendência dos valores de IQA entre 2001 e 2010, dos 658 pontos com série histórica, 47 revelaram tendência de melhora da qualidade da água, inclusive em rios de grande densidade urbana, como o Tietê na cidade de São Paulo e o rio das Velhas, em Belo Horizonte. 


No mesmo período, foram destinados recursos para programas de saneamento e despoluição de recursos hídricos da União, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Programa Despoluição e Bacias Hidrográficas (Pordes), o Projeto Tietê, entre outros, que totalizam cerca de $ 52 bilhões, sendo 76% provenientes do PAC. 

Programa - Para melhorar o monitoramento da qualidade das águas superficiais do País, a ANA vem desenvolvendo com os estados o Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas, que tem como objetivo apoiar os estados na avaliação, assim como na divulgação das informações para toda a sociedade.

Fonte: secom.gov.br 

PT realizou uma grande convenção em Angicos no último domingo, 24



Na tarde deste domingo 24, estive enquanto Coordenador do Polo do PT na Região Central na cidade de Angicos participando da Convenção Municipal do Partido dos Trabalhadores que homologou as candidaturas dos companheiros Edinaldo de Lima, o Nanau (candidato a prefeito pelo PT), e José dos Navegantes, mais conhecido por Pequeno (candidato a vice-prefeito pelo PRB).



Em Angicos a chapa é composta pelo PT e pelo PRB e terá oito candidatos a vereador.

Além dos vários populares presentes no evento, quem também fez questão de participar da referida convenção, foi o até então vereador eleito pela cidade de Campinas (SP), Eliel de Lima (PDT-SP). Eliel é irmão de Nanau e já confirmou total apoio a candidatura do seu mesmo.

Com imagens e informações do Blog Angicos Notícias

Mudanças climáticas fazem aumentar em até 20% casos de doenças respiratórias

doencas_respiratoriasFonte: Jornal O Mossoroense
 
A alternância entre dias quentes e frios em decorrência das chuvas esporádicas tem trazido problemas para diversos setores da sociedade, tais como comerciantes e a população, de modo geral. De acordo com o enfermeiro Alexandre Benígno, devido à variação climática o número de pessoas com problemas respiratórios tem crescido nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), representando assim um aumento de 10% a 20% em relação a outras épocas do ano.
 
O enfermeiro informa que entre os casos mais recorrentes estão os de rinite, sinusite, asma e gripe. "Devido à mudança do tempo, muitas pessoas começam a sentir na pele os efeitos. O número de pessoas com problemas respiratórios aumenta significativamente, principalmente aquelas que possuem asma", declara.
 
O médico Nazareno Gurgel disse que em apenas um plantão cerca de 50 pessoas foram atendidas com sintomas de virose e gripe. "Muitas pessoas têm aparecido com tosse, dores de garganta, febre e dor de ouvido. O indicado para as pessoas que apresentam esses sintomas é repouso e aumentar a ingestão de líquidos", recomenda o médico.
 
De acordo com especialistas, os que mais sofrem com as mudanças de temperatura são as crianças e os idosos. Isso acontece porque na criança o sistema imunológico ainda é imaturo para se defender de todos os tipos de vírus. Já no idoso, o corpo não possui a mesma capacidade de defesa por conta da idade avançada.
 

Fortes chuvas castigam Natal


 

 A chuva voltou a alterar a rotina da população natalense durante o dia de ontem. Uma precipitação de maior intensidade foi registrada durante o período da manhã e, de acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a previsão é que a ocorrência de chuvas permaneça. "Acreditamos que irá permanecer dessa forma, com pancadas de chuvas principalmente durante a madrugada e o período da manhã", informou o meteorologista Gilmar Bristot. Até as 17h de ontem, os pluviômetros registraram 75 milímetros de chuva.

Bristot declarou que as chuvas registradas ontem foram de intensidade moderada e normais para o período do ano. "No acumulado do mês de junho ainda está abaixo do esperado: 200 milímetros até agora", disse o meteorologista enquanto acrescentava que o esperado é 260 milímetros. Durante o final de semana, a capital do Rio Grande do Norte foi a cidade que registrou a maior quantidade de precipitação: 86,4 milímetros.

A Emparn informou que o céu deve continuar parcialmente nublado em todas as regiões do Estado, com ocorrência de chuvas ao longo da faixa litorânea leste e agreste devido a influência da umidade vinda do Oceano Atlântico em direção ao Estado, oriundo do fenômeno conhecido como brisa.
 
Fonte: Jornal Tribuna do Norte

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Posse da diretoria do SINTE/RN


Nesta segunda-feira, 25 o Professor e vereador Canindé Rocha - PT, juntamente com a Professora Gorete Santos e Pililinha, coordenador do Núcleo do SINTE/Lajes, estarão indo a Natal para participar da posse da diretoria do SINTE/RN eleita no pleito realizado último dia 21.

Com o término do mandato do Professor Canindé Rocha na composição da diretoria do Sinte Estadual, a professora Gorete Santos representará Lajes nessa nova diretoria assumindo a função de Diretora de Relação de Gênero. 

O evento terá início a partir das 11:00 h na sede do SINTE/RN.

PT oficializa a candidatura de Fernando Mineiro e Carlos Alberto

O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou neste domingo (24) a candidatura de Fernando Mineiro e Carlos Alberto para prefeito e vice-prefeito de Natal. O partido preferiu não fazer alianças - diferentemente do PDT e PSB, que lançaram ontem seus candidatos - e segue voo solo. Segundo Hugo Manso, candidato a vereador, o partido tentou se aliar, "mas a maioria dos partidos decidiu apoiar Carlos Eduardo (PDT)". "Mas do que firmar uma aliança, é importante pensar num projeto", acrescenta Mineiro.

A homologação do PT contou com a presença de Fátima Bezerra, vice-presidente do diretório nacional e articuladora da campanha de Mineiro em Natal. Fátima se mostra otimista e evita falar em segundo turno, embora Mineiro não esteja entre os favoritos. Para Fátima, a alta aprovação do governo Lula e Dilma pesará na escolha do eleitor. Os outros gestores municipais, relembra a deputada federal, não fizeram um bom trabalho. "Micarla nem teve condições de se reeleger", ressalta. Mineiro acredita que não enfrentará problemas e que o seu nome pode sim ser aceito por boa parte da população. Mais modesto, acredita que o pleito será difícil e que espera, ao menos, ir para o segundo turno.

Hugo Manso adianta que se Mineiro não for eleito nem seguir para o segundo turno, o partido retomará as negociações e poderá apoiar Carlos Eduardo, ex-prefeito de Natal e candidato novamente. A campanha dele será apoiada em quatro eixos: uso do solo; política social voltada para o direito do cidadão;  desenvolvimento econômico, sustentável e solidário e a modernização administrativa. O PT lançou 28 candidatos a vereador e tenta aumentar a bancada petista na Câmara Municipal. Mineiro já foi vereador por quatro mandatos e deputado estadual por três mandatos.
Fonte: Jornal Tribuna do Nort

Resultado do Governo dos Demos no RN

RN: INVESTIMENTOS DO ESTADO EM 2012 – O MENOR DO NORDESTE E O SEGUNDO MAIS BAIXO DO PAÍS
 
O jornal Valor Econômico revelou na última sexta feira que em matéria de insvestimento público dos governos estaduais o RN começou 2012 na rabeira da fila. (Veja matériaaqui).
 
Para uma receita corrente de R$ 2,79 bilhões no primeiro quadrimestre do ano o governo do RN investiu somente R$ 22 milhões, ou seja, o equivalente a 0,79%  do que foi arrecadado.
 
Os números do RN são baixos tanto em termos absolutos quanto relativos. Na região Nordeste o estado ficou em último lugar. O estado que investiu menos depois do RN na região investiu o dobro do que foi feito aqui. Em termos absolutos Pernambuco foi a Unidade da Federação do Nordeste que mais investiu (R$ 470 milhões), seguido da Bahia (R$ 220 milhões) e do Piauí (R$ 145,7 milhões).
 
Em termos relativos os maiores percentuais foram do Piauí (7,49%), Pernambuco (6,36%) e Alagoas (5,17%).
 
Outras duas informações que me chamaram a atenção foram: 1) no Brasil inteiro o RN só investiu mais que o estado de Goiás, cujos investimentos foram de apenas R$ 10 milhões; 2) quando comparado ao primeiro quadrimestre de 2011 os R$ 22 milhões que o RN investiu em 2012 representam um aumento de 100%. Isso significa dizer que no ano passado nesse mesmo período o investimento havia sido de apenas R$ 10 milhões.
 
Parte expressiva da má avaliação do governo do estado vem justamente desse baixíssimo nível de investimentos públicos.
 
 
PS.: Ainda não estavam disponíveis as informações para os estados do  Amapá, Ceará e Roraima.
 
Fonte: site Carta Potiguar

domingo, 24 de junho de 2012

Internacional >> Dilma condena rito sumário no Paraguai

Foto: AVN = Alexander Gómez
Por Altamiro Borges

Em reunião realizada ontem (23) no Palácio da Alvorada, com as presenças dos ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores), Celso Amorim (Defesa) e Edison Lobão (Minas e Energia), a presidenta Dilma Rousseff deu mais uma prova de rejeição ao golpe no Paraguai. Ao final do encontro, o governo brasileiro divulgou nota oficial repudiando o "rito sumário" no impeachment do presidente Fernando Lugo. 

O Itamaraty também convocou o embaixador brasileiro no Paraguai para consultas em Brasília. A iniciativa reforça o isolamento dos golpistas. Outros governantes da América do Sul têm adotado posições contrárias ao golpe. Leia a íntegra da nota, nº 155 , 23/06/2012, do governo brasileiro:

O Governo brasileiro condena o rito sumário de destituição do mandatário do Paraguai, decidido em 22 de junho último, em que não foi adequadamente assegurado o amplo direito de defesa. O Brasil considera que o procedimento adotado compromete pilar fundamental da democracia, condição essencial para a integração regional.

Medidas a serem aplicadas em decorrência da ruptura da ordem democrática no Paraguai estão sendo avaliadas com os parceiros do Mercosul e da Unasul, à luz de compromissos no âmbito regional com a democracia.

O Governo brasileiro ressalta que não tomará medidas que prejudiquem o povo irmão do Paraguai.

O Brasil reafirma que a democracia foi conquistada com esforço e sacrifício pelos países da região e deve ser defendida sem hesitação.

O Embaixador do Brasil em Assunção está sendo chamado a Brasília para consultas.

Grupos juninos e arraiás recebem Prêmio RN Junino 2012

Colorido nos trajes e alegria no rosto. É festa de São João no RN

A entrega do Prêmio RN Junino 2012, promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria Extraordinária de Cultura do RN e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), aconteceu na manhã desta sexta-feira (22) e contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini. Este ano, dos 476 projetos inscritos de todo o RN, foram beneficiados 187 que receberam apoio financeiro, totalizando R$ 474.500,00.

"Esse Prêmio é fruto do nosso Fundo Estadual de Cultura, dos editais lançados pela Secretaria de Cultura e Fundação José Augusto. Esses grupos foram selecionados para ter um apoio para que possamos manter viva a tradição folclórica, a tradição junina em todo Estado", disse a Governadora, lembrando que esse é um compromisso que o Governo tinha com a população. "Isso é apenas o começo do muito que nós queremos fazer. Tenho certeza que unidos poderemos preservar e valorizar a tradição. Tudo isso faz parte da vida cultural do Estado, da nossa história, nossas raízes juninas", concluiu.

Redes sociais aproximam candidatos dos eleitores

 Fonte: Jornal Tribuna do Norte

A partir de 6 de julho os candidatos da eleição municipal deste ano estão liberados para utilizarem, com fins de campanha, as chamadas redes sociais, como twitter, facebook, sites personalizados, entre outros. Mais que um plus no pleito, essas ferramentas servirão para aproximar sem ressalvas os protagonistas da disputa e a população - a dona do voto e responsável pela escolha dos eleitos. Mas também para impingir um termômetro que expõe em tempo real indignações e satisfações e põe em xeque posturas e discursos que a população considera indesejáveis. Em Natal - como em todo o mundo, e isso não é bem uma novidade - não há candidato a prefeito ou vereador que dispense uma conta nas principais ferramentas de socialização da internet. E é o twitter o principal carro-chefe dessa mobilização midiática porque é o meio que mais aproxima interlocutores, tudo em tempo real.

Usuários de redes, como o twitter, poderão mostrar aos candidatos como avaliam cada iniciativa de campanha e proposta apresentada 
Usuários de redes, como o twitter, poderão mostrar aos candidatos como avaliam cada iniciativa de campanha e proposta apresentada

Os quatro candidatos a prefeito de Natal com maior viabilidade eleitoral, segundo as últimas pesquisas de intenção de votos têm, cada um, suas respectivas contas no microblog mais acessado do mundo. A capacidade de interação de cada um pode ser medida, entre outras coisas, pelo número de seguidores, que são os internautas com perfis entrelaçados e que acompanham as movimentações um do outro. O interessante neste caso é que a viabilidade eleitoral apresentada pelas pesquisas de intenção de votos tem sido inversamente proporcional à popularidade de cada um no twitter.

Carlos Eduardo (PDT), o líder nas análises de preferência do eleitorado, tem o menor número de seguires - 3.489 - entre os candidatos com melhor desempenho nas pesquisas. Fernando Mineiro (PT), o quarto colocado, tem o maior número de perfis ligados ao seu - 7.330. Já Rogério Marinho (PSDB) e Hermano Morais (PMDB) apontam, respectivamente, 5.946 e 5.186 seguidores. Esse cenário é justificado pela interação cotidiana desses personagens. Fernando Mineiro é talvez o político potiguar que mais se relaciona nas redes sociais, principalmente no twitter. Enquanto isso, Carlos Eduardo tem uma atuação mais tímida no microblog.