sábado, 25 de setembro de 2021

RECONHECIMENTO NACIONAL >> Senador Jean Paul Prates (PT/RN) recebe prêmio por sua atuação no setor de tecnologias

O Senador Jean Paul Prates (PT/RN) recebe nesta sexta-feira (24) o Prêmio Eletromobilidade e Visão de Futuro, concedido pelos representantes do setor de veículos elétricos.

A entrega ocorreu no encerramento do Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos realizado em São Paulo.
No evento foram discutidos os avanços tecnológicos do setor, os desafios para a criação de uma infraestrutura adequada para a eletromobilidade e as normas que regem a área.

DO BLOG: Bastante merecido mais esse reconhecimento na trajetória do Senador Jean Paul, pois sabemos que o mesmo tem uma importância imensa nesse processo de avanço das energias alternativas em nosso estado, pois é dos pioneiros na luta pela implantação dos parques eólicos que tem gerado uma grande quantidade de empregos e assim dinamizado a economia do RN. Torna-se necessário sabermos também que ele é o Senador potiguar que tem chegado a todos os 167 munícios do estado com a destinação de emendas e várias outras ações que resultam em melhorias sociais e econômicas para a população potiguar. Aqui mesmo em Lajes, esse ano o Senador Jean já destinou recursos na ordem de 150 mil reais para a saúde do município e também está buscando a implantação do Curso de Energias Renováveis para o nosso Campus do IFRN, ação essa, que beneficiará toda a Região Central.

Parabéns por sua atuação Senador Jean Paul, o RN agradece!

Por Canindé Rocha - Presidente do D.M. PT/Lajes

VIVA A BALBÚRDIA >> UFRN tem 22 cientistas entre os mais influentes dos Brics

Significado de balbúrdia:
  1. 1.
    desordem barulhenta; vozearia, algazarra, tumulto; 
    2. situação confusa; trapalhada, complicação.

  2. Infelizmente foi assim que um dos sinistros da educação de Bolsonaro classificou a atuação de nossas universidades públicas!

Como resposta a essa "titulação" dada pelo MEC, segue o resultado, atingido por essas instituições: 👇

O AD Scientific acaba de publicar o ranking dos 10 mil principais cientistas do grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Desses, 22 são da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que ocupa a posição 94 entre as 1.033 Instituições de Ensino Superior (IES) pesquisadas nos cinco países do grupo e em 15ª no Brasil. Os pesquisadores indicados estão espalhados por diversas áreas, sendo cinco do Instituto do Cérebro (ICe), cinco do Centro de Biologia (CB), cinco do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), três do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e os outros quatro, Instituto de Química (IQ), Instituto Metrópole Digital (IMD), Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) e Centro de Educação (CE).

De acordo com o realizador, o AD Scientific Index é um sistema de classificação e análise com base no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica dos cientistas. Além disso, fornece classificações de instituições com base nas características científicas dos cientistas afiliados. O novo índice usa o total e os valores dos últimos cinco anos do índice i10 (número de publicações com, no mínimo, 10 citações), índice h (resultado do equilíbrio entre o número de publicações e o número de citações) e pontuações de citação no Google Scholar. Além disso, a proporção do valor dos últimos cinco anos corresponde ao valor total dos índices acima mencionados.

“É importante e deve-se comemorar as colocações da UFRN nesta lista, ainda mais, quando enfrentamos um cenário de desinvestimento nas universidades e negacionismo dos estudos científicos. Por outro lado, também devemos lamentar a pouca quantidade de brasileiros nessa classificação. Somos um país grande, com excelentes pesquisadores e poderíamos ter uma maior representatividade”, afirma o professor e pesquisador do Departamento de Física Teórica e Experimental, José Dias do Nascimento.

Usando um total de nove parâmetros, o Índice Científico AD mostra a classificação de um cientista individual por 12 assuntos (Agricultura e Silvicultura, Artes, Design e Arquitetura, Negócios e Gestão, Economia e Econometria, Educação, Engenharia e Tecnologia, História, Filosofia, Teologia, Direito, Direito e Estudos Jurídicos, Medicina e Ciências da Saúde, Ciências Naturais, Ciências Sociais e Outros). Assim, cientistas e universidades podem obter suas classificações acadêmicas e monitorar a evolução da classificação ao longo do tempo.

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/ufrn-tem-22-cientistas-entre-os-mais-influentes-dos-brics/

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

AÇÃO AMBIENTAL >> Conjunto Eólico Santo Agostinho celebra Dia da Árvore com ações na Comunidade 03 de Agosto e na Escola Fco. de Oliveira Cabral

Ação desenvolvida pelo empreendimento em celebração ao Dia da Árvore na comunidade 03 de Agosto e na Escola Estadual Francisco de Oliveira Cabral, ambas em Lajes/RN.  

A ação ocorreu na sede da associação dos moradores com distribuição de mudas de árvores frutíferas e ornamentais, como Mangaba, Umbu, Ipê Roxo e Pau Brasil. A equipe de implantação do Conjunto Eólico Santo Agostinho, da ENGIE Brasil Energia, celebrou o Dia da Árvore, nesta terça-feira (21), com a distribuição de cerca de 100 mudas de árvores nativas da região para a comunidade rural 03 de Agosto, em Lajes (RN). A ação ocorreu na sede da associação dos moradores, reunindo 20 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, que representaram, de forma simbólica devido a pandemia da covid-19, a comunidade que é composta por quase 90 famílias. Ainda durante a ação foi realizada uma roda de conversa sobre as espécies nativas da região tratando sobre a importância do tema.

Por essência, a ENGIE tem a missão de estimular o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente, associada à promoção da educação ambiental nas comunidades localizadas no entorno dos seus empreendimentos em implantação e operação. Segundo o gerente de projetos da ENGIE, Giuliano Pasquali, a ação realizada na comunidade 03 de Agosto reforça o comprometimento da empresa com o meio ambiente e a comunidade. ‘‘Nosso objetivo, ao realizar essas iniciativas, é fortalecer e incentivar a conscientização da população local para a preservação e valorização ambiental. É importante lembrar que o plantio de árvores é uma das alternativas mais simples e eficazes para reverter os impactos ambientais causados pelo homem à natureza.”, afirmou Pasquali. 

A presidente da Associação do Projeto de Reforma Agrária 03 de Agosto, Zuelda Figueiredo, parabenizou as equipes de implantação do Conjunto Eólico Santo Agostinho pelo zelo e compromisso com a comunidade ao realizar a ação. “É uma iniciativa muito boa e válida para nossa comunidade. Tínhamos essa necessidade de estar orientando os moradores e os jovens. Acho que a comunidade conseguiu aproveitar bem esse momento. Nós só temos a agradecer por esse tipo de iniciativa.”, destacou Zuelda. A moradora da comunidade Vanúzia Katiane reconheceu que a ação realizada pela ENGIE contribui positivamente com à comunidade. Ela aproveitou a ação para levar uma muda de umbuzeiro para sua casa, porque é uma planta que ela gostaria de ter em seu quintal. “Estou levando um umbuzeiro pois ainda não tenho no meu quintal e acho uma fruta essencial para o nosso dia a dia. Essa ação incentiva a nossa comunidade a continuar usufruindo da plantação de árvores, porque é um meio pela qual a gente consegue o nosso sustento e a diminuição da poluição do ar.”, afirmou a moradora. Além da ação na comunidade 03 de Agosto, também foi realizada uma palestra de educação ambiental na Escola Estadual Francisco de Oliveira Cabral, em Lajes. Na ocasião, o coordenador de Meio Ambiente do Conjunto Eólico Santo Agostinho, Jocelim Costa Lotario, falou sobre a importância do plantio de mudas e tirou dúvidas das crianças.

Sobre o Conjunto Eólico Santo Agostinho 

O Conjunto Eólico Santo Agostinho (SA), localizado nos municípios de Lajes e Pedro Avelino, no Rio Grande do Norte, é um projeto da ENGIE que contempla a instalação de 70 aerogeradores, com 200 metros de altura cada um. Com investimento de R$ 2,3 bilhões, o projeto amplia o portfólio da Companhia em energias renováveis no Brasil. Composto por 14 parques eólicos, quando concluído o empreendimento terá capacidade instalada total de aproximadamente 434 MW, aumentando a oferta desta fonte no Mercado Livre de Energia. O início das obras civis está previsto para o segundo semestre de 2021 e o prazo para entrada em operação é março de 2023.

Sobre a ENGIE 

A ENGIE é referência mundial em energia e serviços de baixo carbono. Com nossos 170 mil colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, estamos comprometidos em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirados em nosso propósito, nós conciliamos performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta nos apoiando nas nossas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos nossos clientes. No Brasil, a ENGIE é a maior empresa privada de energia do País, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de 10.798MW em72 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade nacional, a empresa possui quase 90% de sua capacidade instalada proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.

A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da TAG, concluída em 2020. 

Além disso, a ENGIE está entre as maiores empresas em geração fotovoltaica distribuída e possui um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos e melhorar infraestruturas para empresas e cidades, como eficiência energética, iluminação pública, monitoramento e gestão de energia. Contando com 3 mil colaboradores, a ENGIE teve no país em 2020 um faturamento de R$ 13,3 bilhões.

A ENGIE está presente na B3 por meio de sua empresa de geração e comercialização de energia cujo ticker é o EGIE3. Na B3, a ENGIE integra o Novo Mercado, além de ser uma das únicas companhias listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial desde o início do ISE, em 2005. Em 2021, a B3 incluiu os papeis da ENGIE no Índice Carbono Eficiente (ICO2), composto pelas ações das empresas participantes do IBrX 100 que possuem maior transparência em relação ao reporte das emissões dos GEE e de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono. 

Já o Grupo teve em 2020 uma receita de 55,8 bilhões de Euros e é negociado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI), sendo representado nos principais índices financeiros ((CAC 40, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe) e índices não financeiros (DJSI World, DJSI Europe, Euronext Vigeo Eiris – Eurozone 120/Europe 120/France 20, MSCI EMU ESG, MSCI Europe ESG, Euro Stoxx 50 ESG, Stoxx Europe 600 ESG, e Stoxx Global 1800 ESG).

CONHEÇA O CONJNTO EÓLICO SANTO AGOSTINHO  

O Conjunto Eólico Santo Agostinho (SA), localizado nos municípios de Lajes e Pedro Avelino, no Rio Grande do Norte, é um projeto da ENGIE que contempla a instalação de 70 aerogeradores, com 200 metros de altura cada um. Com investimento de R$ 2,3 bilhões, o projeto amplia o portfólio da Companhia em energias renováveis no Brasil. Composto por 14 parques eólicos, quando concluído o empreendimento terá capacidade instalada total de aproximadamente 434 MW, aumentando a oferta desta fonte no Mercado Livre de Energia. O início das obras civis está previsto para o segundo semestre de 2021 e o prazo para entrada em operação é março de 2023. 

Fonte: Jocifran MOURA  - Assessoria de Imprensa - Conjunto Eólico Santo Agostinho - ENGIE Brasil Energia

RESPEITO E PROTEÇÃO À VIDA >> Sancionada lei do Francisco do PT que obriga espaços públicos a adotarem medidas de proteção à mulher

Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (23), a sanção da governadora Fátima Bezerra ao Projeto de Lei 10.986, de 21 de setembro de 2021, de autoria do deputado estadual Francisco do PT, que determina a bares, restaurantes e casas noturnas adotarem medidas de auxílio e segurança à mulher que se sinta em situação de risco em suas dependências. 

"Essa lei de nossa autoria, que acaba de entrar em vigor, objetiva garantir a integridade física, moral e psicológica das mulheres que se sintam vulneráveis diante de determinada situação de constrangimento e ou assédio provocado por terceiros nas dependências destes empreendimentos”, justificou o parlamentar. 

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2019, a cada dois minutos uma mulher realiza registro policial por violência doméstica no país. "Parabenizo a governadora pela sensibilidade em sancionar a nossa iniciativa, o que mostra o seu compromisso de luta em defesa das mulheres”, completou Francisco do PT. 

De acordo com o projeto, o auxílio à mulher será prestado pelo empreendimento mediante a oferta de acompanhamento até o carro, outro meio de transporte ou comunicação à polícia. Além disso, a lei prevê afixação de cartazes informativos nas dependências dos estabelecimentos, bem como treinamento dos funcionários para agirem conforme a Lei.

Fonte: Assessoria do Mandato do Deputado Francisco do PT

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

EDUCAÇÃO MUNICIPAL >> SINTE Lajes realizou assembleia para deliberar sobre a questão da hora relógio

NOTA PÚBLICA 

Em assembleia ocorrida na noite de ontem, 22 de setembro, conforme convocação do Núcleo Municipal do SINTE, que além da presença dos professores(as) da rede municipal, contou também com a presença do Coordenador Geral do SINTE/RN, o Profº Bruno Vital e do Assessor Jurídico da entidade, o Dr. Odilon (que participou de forma virtual), e na oportunidade realizou diversos esclarecimentos aos presentes sobre a ilegalidade da implementação da hora relógio.

Essa assembleia teve como principal ponto de pauta a tirada de um posicionamento da categoria sobre essa questão da hora relógio, a qual a SEMEC - Secretaria Municipal de Educação - tem buscado implementar isso na rede municipal de ensino, mesmo sem a concordância da categoria. Como resultado, os professores(as) presentes, DELIBERARAM por unanimidade que a categoria NÃO CONCORDA com o que está sendo proposto pela SEMEC, uma vez que essa questão atualmente encontra-se judicializada, já tendo o SINTE/RN, através de sua assessoria jurídica apresentado uma liminar contestando essa implementação. 

Ficou ainda definido que a entidade divulgaria essa nota pública, como forma de publicitar os encaminhamentos definidos durante a assembleia.

Atenciosamente,

Núcleo do SINTE Lajes/RN

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

HOJE EM LAJES >> Núcleo Municipal do SINTE convoca categoria para assembleia !

COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO >> Presidente da Frente em defesa dos institutos federais, Francisco do PT homenageia os 112 anos do IFRN

 

NOTA DO BLOG: Aqui em Lajes, podemos nos dizer privilegiados por termos em nossa cidade um desse Campus que foi trazido durante os Governos Lula/Dilma, por intermédio da nossa atual Governadora, na época Deputada Federal, que atendeu a uma solicitação apresentada pelo então vereador Canindé Rocha e tornou realidade esse sonho para a Região Central.

Fica aqui a nossa gratidão, a essa que é a nossa maior conquista no âmbito do desenvolvimento educacional e social!

O deputado estadual Francisco do PT prestigiou, nesta terça-feira (21), a solenidade alusiva aos 112 anos do IFRN, realizada no Campus Central da instituição.

“O IFRN tem patrocinado um legado importantíssimo para a vida do povo potiguar. São milhares de homens e mulheres que por aqui passaram ou que aqui estão tendo suas vidas transformadas a partir dos ensinamentos que adquirem neste ambiente escolar de tamanha relevância”, ressaltou o parlamentar. 

Presidente da Frente em Defesa das Universidades Públicas e Institutos Federais, Francisco do PT prestou contas da sua atuação no parlamento e nas ruas em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. “Temos acompanhado de perto todas as pautas da educação e seguimos na luta, resistindo aos ataques patrocinados pelo Governo Federal aos institutos federais”, destacou Francisco do PT que também é membro da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Por fim, parabenizou: “Por todo o seu legado deixo a minha mensagem de gratidão. Contem sempre comigo. Vida longa ao IFRN”.

terça-feira, 21 de setembro de 2021

EM LAJES >> Escola Municipal Profª Marta Bezerra completa 29 anos de contribuições a Educação lajense. Parabéns !

Hoje a Escola Marta completa mais um ano de sua existência 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽 são 29 anos contribuindo com a formação dos nossos munícipes.

Parabéns as famílias...Parabéns, crianças 🥰😍

Parabéns à  toda equipe da escola 👏🏽👏🏽👏🏽

Marta forte, imorte e serena do meu peito jamais sairá 🎶

#QuemFazMartafazAdiferença!

21 DE SETEMBRO DIA DA ÁRVORE >> Uma data que deveria ser bastante celebrada em virtude de sua importância para a vida no planeta!

Falar na importância das árvores para a vida no planeta parece algo repetitivo, porém mediante o que vemos acontecer atualmente na política ambiental brasileira, com os grandiosos aumento na devastação das florestas, queima das, invasões de áreas protegidas e os órgão ambientais federais sem poder de atuação nenhuma, mostra o tipo de "visão ambiental" que tem o desgoverno Bolsonaro e que coloca o Brasil hoje como inimigo mundial da natureza.

Lamentavelmente nesse data também está acontecendo nos EUA, a Cúpula do Clima, evento mundial em que são discutidas, avaliadas e planejadas várias situações referentes as questões ambientais junto as chefes das nações participantes. E mais uma vez o nosso país será motivo de piada mundial com a presença de Bolsonaro e sua política genocida!

Uma árvore símbolo em nossa cidade! Nossa contribuição local 


Reconhecendo a importância ambiental e por termos no centro de nossa cidade uma árvore que também é referência histórica para o nosso município, consegui aprovar, ainda enquanto vereador (no período de 2019/2012), a Lei Municipal 516/2010, que transforma em Espaço de Proteção Ambiental a tamarineira centenária localizada na Praça Manoel Januário Cabral. Tornando assim, aquela tamarineira centenária como o primeiro patrimônio ambiental de nosso município.

Fico feliz em ter contribuído para que hoje esse espaço e essa tamarineira centenária permaneça preservada e servindo como espaço para atividades diversas atividades de cunho artístico, cultural e político!  





Por Canindé Rocha - Profº da Rede Pública de Ensino em Lajes/RN

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

CELEBRAR PAULO FREIRE É SEMPRE NECESSÁRIO! >> Lei do Deputado Francisco do PT torna 2021, ano Paulo Freire na Educação Potiguar!

Por entender a dimensão de Paulo Freire para a Educação, não apenas para o RN, mas também para o Brasil e para o mundo e por acreditar e lutar para que a Educação seja fonte de conscientização e libertação, o Professor e atualmente Deputado Estadual Francisco do PT, mais uma vez mostra sua sintonia com as grandes causas populares e apresentou uma lei que transformou o ano de 2021 como o ano Paulo Freire da Educação Potiguar!

E ontem, 19 de setembro, data do centenário desse que é a referência para todos aqueles(as) que lutam por uma educação libertadora, estivemos no sertão do Cabugi onde juntos com a nossa Governadora Fátima Bezerra (PT) e inúmeros companheiros(as) de caminhada, celebramos essa  importante data, como prenúncio de que novos tempos de paz, justiça social e  solidariedade estão por vir.

Viva a Paulo Freire! ✊✊✊

domingo, 19 de setembro de 2021

CENTENÁRIO DE PAULO FREIRE >> Aqui no RN, no município de Angicos, a Governadora estará inaugurando uma estátua desse grande brasileiro!

 Viva a Paulo Freira e todos aqueles que verdadeiramente defendem seu legado educacional!





19/09/2021 Centenário Paulo Freire - Ato político, cultural e pedagógico! VIVA A PAULO FREIRE!

Por sua importância como Educador, Paulo Freire recebeu o título de Patrono da Educação Brasileira. Está entre os escritores brasileiros no mundo e é referência para todo(as)s aqueles(as) que acreditam no poder da Educação como meio de transformação social.


O centenário do educador pernambucano Paulo Freire, que em 19 de setembro de 2021 completaria 100 anos, será celebrado virtualmente com muita alegria e cultura popular.

Uma dezena de instituições do movimento educacional brasileiro e internacional promovem a LIVE comemorativa, nos dias 19 e 20 de setembro. Veja a programação do evento: https://bit.ly/programacao_centenario