sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Chuvas em Natal e região agreste permanecem até início de setembro



As chuvas vão persistir na capital potiguar e região Agreste do Estado até a entrada de setembro. A informação é da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). Como nesta quinta-feira (29), a previsão em Natal é de máxima de 26º e mínima de 20,5º.

A condição de instabilidade devido a atuação da brisa juntamente com a umidade vinda da região oceânica favorecem a condição de céu parcialmente nublado  com ocorrência de pancadas de chuvas sobre a faixa litorânea leste do Estado.

Nas demais regiões predominará a condição de céu parcialmente nublado a claro, podendo ocorrer pancadas de chuvas isoladas no a Agreste, Baixa Verde e Vale do Assú.
 
Fonte: Jornal de Fato

Rio Grande do Norte promove ações para o Dia Nacional de Combate ao Fumo

 A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual de Controle do Tabagismo e parceiros, promove ações de conscientização acerca dos perigos e danos que o tabaco provoca na saúde física e social do ser humano.
As atividades marcam o Dia Nacional de Combate ao Fumo, que este ano tem como tema "Proibição de Publicidade, Promoção e Patrocínio do Tabaco".
 
A iniciativa busca reduzir ainda mais o índice de norte-rio-grandenses que são fumantes, uma vez que, segundo dados do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, no período de 2006 a 2011 a prevalência em maiores de 18 anos caiu de 13,5% para 11,4%
 
Na manhã de ontem, a Sesap e o Hospital João Machado realizaram uma caminhada no Parque das Dunas, das 7h30 às 8h30. Logo em seguida os participantes foram à unidade hospitalar onde participaram de um café da manhã saudável e uma palestra educativa sobre a prevenção ao tabagismo.
 
Às 16h o Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Tabagismo, Alcoolismo e outras Drogadições (APTAD), localizado na avenida São Miguel dos Caribes, s/n, em Pirangi/RN, sediou palestras, lanche e ações educativas para os pacientes e seus familiares.
 
Amanhã a Sesap e a Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim realizam um passeio ciclístico para chamar a atenção da população da necessidade de prevenção ao tabagismo e os benefícios da atividade física. A concentração acontece às 8h no Centro de Parnamirim.

Confira as opções de lazer para o fim de semana em Natal



Sexta(30)

 
25 anos de Munganga

A comédia leva para o palco as alegrias e desavenças do casal Mateus e Catirina.

Local: Teatro Alberto Maranhão 
Hora: 20h
Informações: (84) 3232 5366 / 3222 3669

Patinação no gelo

A pista de patinação Fun on Ice é uma das opções de lazer do Natal Shopping.

Local: Natal Shopping
Hora: 10h às 22h
Preço: R$30 (45 minutos)
Informações: (84) 3209 8189 | www.natalshopping.com.br

 
Demônios da Garoa

O quinteto paulistano apresenta as canções do DVD “Vem Cantar Comigo”.

Local: Teatro Riachuelo
Hora: 21h
Informações: (84) 4008 3700 | www.teatroriachuelo.com.br

 
Do Barroco ao Contemporâneo

Mostra reúne 40 pinturas naif do pintor potiguar Mocó, radicado nos Estados Unidos.

Local: Pinacoteca do Estado
Hora: 8h às 18h
Preço: Gratuito
Informações: (84) 3201 3498

 
Tenda Music Club

As bandas Forró dos 3 e Sertanejo Mix e o DJ Juninho são as atrações da noite.

Local: Tenda Music Club
Hora: 22h
Informações: www.tendamusicclub.com.br


quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Artigo >> A rede e o lixo: Uma análise sobre o que estamos fazendo na internet

A rede e o lixo
Fonte: Site Carta Potiguar

Todos os dias, bilhões de pessoas acessam a rede mundial de computadores. Seja para ler emails, seja para estudar, falar com os amigos ou parentes, a informação é jogada no fluxo da internet. Quem utiliza as ferramentas web, principalmente o Facebook aqui no Brasil, sabe que nem sempre essas informações tem a relevância pretendida pelo emissor quando seus destinatários a consomem. Isso mesmo! Eu to falando do “lixo informacional” que estamos criando na internet, desde a imagem da criança com câncer, passando pela “se gosta curte, se não compartilha”, até o “Xau, gente”. Indo dormir!. Pode parecer simples, mas isso é muito mais sério do que a gente pensa. Que vivemos na sociedade da informação todos já sabem. Mas seria essa informação relevante mesmo para ter todo o volume e circulação que tem?

Conhecido como o fundador da cibernética, o matemático americano, Norbert Wiener, publicou em 1948 – seis décadas atrás – o livro Cybernetics or Control and Communications in the Animal and Machine. Na obra, ele, visionário que sempre foi, previa uma sociedade baseada no fluxo de dados onde o tratamento da informação gerada era o grande “pulo” para o desenvolvimento humano e, conseqüentemente, social. Hoje, com o advento de diversas ferramentas digitais, principalmente os sites promotores das redes sociais, isso se torna cada vez mais claro. O planejamento e gerenciamento do chamado “Big data”, ou seja, o volume intenso de informação presente na grande rede, é um dos grandes desafios para empresas e pesquisadores no século XXI.  No livro, Norbert descreve a sociedade da informação como uma organização que, como qualquer outra, está sujeita a falhas e desvios, até de conduta. Isso explica muita coisa que vemos na internet atualmente.

Vamos fazer uma analogia. Você já tentou montar um castelo de cartas? Percebe que ao construir toda a pirâmide – que não é a do Telexfree – você tem um controle até certo ponto da construção? Quando mais cartas você colocar, mais frágil será o seu castelo. Esse falta de controle na construção da pirâmide também acontece na internet. Ela gera o chamado “lixo informacional” e é descrito na Teoria da Entropia da Informação. Apesar do nome difícil, é tudo muito simples. Na prática, podemos pensar em um jogo de futebol. Se o seu time tem onze jogadores, o que aconteceria se você acrescentasse mais 10 no time e, desses 21 que se formaram apenas 11 pudessem tocar na bola? Seria uma bagunça sem tamanho não é? Isso é a entropia.

Segundo Norbert, “a soma de informação em um sistema é a medida de seu grau de organização; a entropia é a medida de seu grau de desorganização; um é o negativo do outro”. Assim, ele classifica como principais características da sociedade da informação a troca constante, a exclusão de fronteiras territoriais e a condição de acesso como necessidade básica para promover os laços sociais. Pensamentos bem ousados para quem pensou nisso há 60 anos, não é?

Diante de todo esse cenário, as empresas já começaram a traçar estratégias no tratamento desse conteúdo. Como recicladores de lixo, tratam e reutilizam a informação jogada na internet em benefício do seu negócio, como no desenvolvimento de produtos e linha de comunicação estabelecida, por exemplo. Quanto a nós, pensemos em tudo que estamos jogando na rede. Seja a imagem estranha do cara dançando na Nova Zelândia, seja a necessidade sem tamanho de expor uma atividade banal e cotidiana ou até mesmo o “Oi, galera” postado todos os dias no Facebook. O que não tem utilidade é para ser colocado nos locais feitos para isso. Na rua, são as lixeiras. Na internet, você tem várias opções: Jogar para a namorada(o), para os pais, para o amigo, para o psicólogo ou deixar pra você mesmo.

Mineiro critica cancelamento da Conferência Estadual de Igualdade Racial pelo governo

O deputado Fernando Mineiro (PT) lamentou o cancelamento, pelo governo do RN, da III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que seria realizada em Natal nos dias 29 e 30. O evento foi cancelado via decreto.

A justificativa foi a publicação de um outro decreto (n.º 23.627, de 2 de agosto de 2013) que estabeleceu medidas de "contenção de despesas públicas no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta Estadual".

Com o tema ‘Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: por um Brasil afirmativo’, pela Secretaria de Justiça e Cidadania, a conferência tinha, entre outros objetivos, analisar e reafirmar os princípios e diretrizes aprovados na II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial e avaliar a implementação de política pública estadual e nacional de promoção da igualdade racial.

“O governo publica hoje, um dia antes da realização do evento, esse decreto, com consequências e prejuízos para o estado e sociedade no sentido de formular as políticas para esta área. E o argumento é a situação financeira do Rio Grande do Norte”, disse.

O parlamentar criticou a falta de empenho para o que seria um debate nacional. “Era um debate nacional para esta área que trata exatamente das políticas públicas. Quero lamentar que as coisas aconteçam desta maneira”.
 
Fonte: Assessoria AL

CUT faz 30 anos nesta quarta-feira

cut
São três décadas de uma trajetória dedicada às lutas e conquistas dos trabalhadores do campo e da cidade, do serviço público e da iniciativa privada. Aliás, “a Central Única dos Trabalhadores (CUT) já nasceu incomodando e continua sendo uma pedra no sapato de setores conservadores, especificamente daqueles cujo coração não bate o desejo verdadeiro de um Brasil independente, onde todas as pessoas tenham emprego, renda, educação, cultura e saúde, a despeito da cor da pele ou das origens social e geográfica”, como tão bem definiu Artur Henrique, ex-presidente da entidade. Para ele, nestes 30 anos, ainda falta muito, mas falta menos.

Estruturalmente falando, a CUT se organiza em dois níveis. Há a organização horizontal via Direção Nacional e CUTs Estaduais em todos os 26 estados e no Distrito Federal, como também a organização vertical, com estruturas de base e entidades sindicais por ramo de atividade econômica: sindicatos, federações e confederações. A CUT conta ainda com organismos para o desenvolvimento de políticas específicas e assessoria: Agência de Desenvolvimento Solidário (ADS), Instituto Observatório Social (IOS) e Instituto Nacional de Saúde do Trabalho (INST), além de sete Escolas Sindicais e uma Escola de Turismo e Hotelaria.

Foi na luta, com garra e energia coletivas, que a CUT chegou ao patamar que ostenta nestes 30 anos. E será na luta pela liberdade e autonomia sindical, sempre ao lado dos trabalhadores, que a maior central sindical do país e a quinta maior do mundo continuará fazendo história e construindo um Brasil, cada vez mais, para todos os brasileiros.

Leia aqui o artigo do atual presidente da CUT, Wagner Freitas, sobre os 30 anos da CUT.

Com informações da APCEF/SP

Lamentável! >> Jornalista do RN ridiculariza médicas cubanas na Net

Do Portal G1

A declaração de uma jornalista do Rio Grande do Norte sobre a aparência das médicas cubanas que chegaram ao Brasil para trabalhar no Programa Mais Médicos gerou polêmica nas redes sociais nesta terça-feira (27). A jornalista Micheline Borges publicou que as médicas têm cara de “empregada doméstica” e questiona se as mulheres são mesmo profissionais da saúde. “Será que são médicas mesmo?”, contesta. Ela excluiu a conta na rede social após a repercussão da mensagem, que gerou mais de cinco mil compartilhamentos até as 16h desta terça.


“Me perdoem se for preconceito, mas essas médicas cubanas tem uma Cara de empregada doméstica. Será que São médicas Mesmo? Afe que terrível. Médico, geralmente, tem postura, tem cara de médico, se impõe a partir da aparência…Coitada da nossa população. Será que eles entendem de dengue? Febre amarela? Deus proteja O nosso povo! (sic)”, diz a mensagem postada durante a manhã.

Ao G1, a jornalista pediu desculpas aos que se sentiram ofendidos e afirmou ter sido mal interpretada. “Foi um comentário infeliz, só gostaria de pedir desculpas, fiquei muito angustiada. Ganhou uma proporção muito grande nas redes sociais, onde as pessoas interpretam do jeito que querem. Não tenho preconceito com ninguém, não quis atingir ninguém, nem ferir a imagem nem a profissão de ninguém”, declarou.

Justiça
O diretor do Sindicato das Empregadas Domésticas do Rio Grande do Norte, Israel Fernandes, informou que vai analisar a possibilidade de entrar na Justiça contra a jornalista.

“Isso é um absurdo. Em pleno século 21 uma pessoa ainda ter esse tipo de pensamento. Não acredito que essa moça seja jornalista mesmo. É racismo, discriminação, é crime. Vou me reunir com os demais membros do sindicato para analisar a possibilidade de entrar na Justiça. Ela vai responder por esses crimes”.

Vem aí o 3º concurso Goroto(a) da Academia em Lajes RN!

Dia 31 de agosto #Lajesvaitremer 3º concurso Goroto(a) da Academia, cobertura de vários sites como #macauemfotos #Tônoflash que irá fazer entrega de copos adesivagem de carros e motos a partir das 18:00 horas na praça central, estarão presentes mais de 200 motoqueiros do 13º Off Road Extremoz-Lajes, apresentação de profissionais do Fitness, no melhor espaço da cidade #Recantodaprosa e as melhoras atrações: DJ Netinho Silva Vandinho do Acordeon Forró Pancada E Forró da Rapaziada. VAMO ou BORA?
O Tô No Flash este mês vai para cidade de Lajes, vamos fazer a festa junto com a galera da Rappaziada co entrega de copos e adesivagem de carros e motos!

Acessem: http://tonoflash.com.br/evento2.php?evento=335

Curtam: www.facebook.com/sitetonoflash
Inscrevam-se: http://www.youtube.com/tonoflash
Sigam: www.twitter.com/_ToNoFLash
Instagram: http://instagram.com/_tonoflash
 
O Tô No Flash este mês vai para cidade de Lajes, vamos fazer a festa junto com a galera da Rappaziada co entrega de copos e adesivagem de carros e motos!
Acessem: http://tonoflash.com.br/evento2.php?evento=335

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Final de ano deve ter vendas 4% mais altas e seis mil vagas temporárias no RN

Números devem ficar bem abaixo dos que foram registrados em 2012, segundo projeções da Fecomércio e da CNC.

A Confederação Nacional do Comércio (CNC), divulgou nesta segunda-feira (26) uma projeção para o incremento de vendas do varejo brasileiro e para a criação de vagas temporárias no Natal deste ano. Segundo a entidade, o volume de vendas deverá crescer aproximadamente 4,5%. Apesar da expectativa de alta, o aumento do faturamento será menor do que os 8,1% apurados no mesmo período do ano passado.

Ainda de acordo com a CNC, a desaceleração das vendas deverá refletir também na criação de postos de trabalho temporários. As vagas voltadas para o período natalino, que em 2012 cresceram 3,1%, este ano deverão avançar menos (+1,8%) com a geração de 122,9 mil empregos sazonais em todo o Brasil.

Com base nos números, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte projetou os dados estimados para o estado. De acordo com o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, a estimativa de crescimento para as vendas potiguares é de 4% em dezembro, pouco mais da metade dos 7,5% de incremento registrados em 2012, sobre 2011. 

Comitiva de Lajes vai participar da Conferência Estadual de Educação do RN


 


O Fórum Estadual de Educação do Rio Grande do Norte (FEE-RN), com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Ministério da Educação (MEC), realiza, nos dias 27 e 28 de agosto, no Hotel Pirâmide, a Conferência Estadual de Educação do RN (COEED/RN).
Com o objetivo de realizar uma ampla mobilização com a sociedade civil para construção coletiva das políticas educacionais, a Conferência Estadual é uma preparação para a Conferência Nacional de Educação (CONAE 2014), que ocorrerá em fevereiro de 2014, em Brasília.
O evento contará com a presença de estudantes, de professores,de pais, de entidades sindicais, de movimentos sociais e conselhos de educação envolvidos com a Educação Básica, Profissional e Superior. Além de delegados indicados pelas entidades nacionais de educação, movimentos da diversidade e do Ministério Público.

Comissão da CNBB divulga mensagem pelo Dia do Catequista



O Dia do Catequista é celebrado no dia 25 de agosto em todo Brasil. O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética, Dom Jacinto Bergmann, divulgou uma mensagem a esses importantes atores da caminhada da comunidade eclesial.

Leia a mensagem:

Mensagem aos/às catequistas do Brasil

Um grande grito de louvor e ação de graças brota do nosso coração, por ocasião, mais uma vez, do Dia do/a Catequista. Nele celebramos o ministério bíblico-catequético de todos nós, tão essencial na vida da Igreja! O que seria da Igreja no Brasil, sem a plêiade de catequistas espalhados por todas as “periferias existenciais” do seu imenso território?

Neste ano de 2013, ainda em pleno Ano da Fé, fazemos a memória sagrada do documento “Catequese Renovada”. Desejo que cada um/uma de vocês sinta profunda alegria, não somente pelo documento escrito, mas por causa de toda a vida que ele gerou e impulsionou em nossa caminhada eclesial. Muitos de vocês, os/as mais vividos/as, guardam na mente e no coração o grande mutirão – um verdadeiro “vendaval” provocado pelo Espírito Santo - que trazia um dinamismo novo à nossa prática bíblico-catequética. Todos nós vimos ou ouvimos falar do imenso esforço feito por pessoas que gastaram o melhor de suas vidas para divulgar e tornar vivo em nossas comunidades este espírito novo. Quero destacar, de modo muito especial, o Frei Bernardo Cansi, que já está na casa do Pai, de onde continua a nos inspirar. Este homem fez da “Catequese Renovada” sua grande missão para servir Jesus Cristo de forma incansável: uma verdadeira paixão que contagiou milhares de catequistas por todo o Brasil. Na pessoa dele agradecemos a Deus toda a nuvem de catequetas e biblistas a serviço da renovação bíblico-catequética. E também agradecemos a Deus por cada um de vocês que até hoje lutam e, sem esmorecer, continuam a lutar para tornar realidade o processo de Iniciação à Vida Cristã e de Animação Bíblica da Vida e da Pastoral, que são os frutos atuais desse esforço de renovação.

Neste Dia do/a Catequista também não podemos deixar de lembrar o que aconteceu entre nós há um mês atrás . O profundo processo bíblico-catequético desencadeado pela JMJ, envolvendo grande número de bispos, presbíteros, religiosos e leigos – especialmente jovens -, mas tendo o papa Francisco como catequista principal. Ele apareceu diante de nossos olhos maravilhados de uma maneira muito simples mas profundamente tocante de evangelizar. Uma catequese, feita por ele, de gestos, de atitudes, de simbologias e de palavras cheias de afeto e unção dirigidas ao coração dos jovens e de todas as pessoas, provocando ânimo, coragem, esperança e intensa alegria. Uma perfeita experiência de catequese “comunitária, vivencial e bíblica”, como o próprio documento “Catequese Renovada” propõe.

Por fim recordamos, agradecidos, o papel de Nossa Senhora Aparecida, grande catequista que sustenta a fé, a esperança e o amor do nosso povo brasileiro. Que ela esteja sempre ao nosso lado e nos alcance a bênção da Trindade Santa!

PARABÉNS, queridos/as catequistas da nossa Igreja no Brasil!

Dom Jacinto Bergmann
Arcebispo de Pelotas/RS
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética

Procon/RN alerta sobre compra de ingressos para Copa de 2014




Os ingressos para a Copa do Mundo de 2014 começaram a ser vendidos no último dia 20 de agosto. Esta primeira fase segue até o dia 10 de outubro de 2013, e para evitar eventuais transtornos, a Associação Brasileira de PROCONs, que representa os PROCONs de todo o país, alerta os torcedores sobre a forma de venda dos referidos ingressos e quais os direitos do consumidor nestas situações.

Segundo as regras estabelecidas pela FIFA, existem quatro tipos de ingressos, sendo a categoria 4 aquela com preços mais baratos, mas com cadeiras localizadas atrás do gol ou nos lugares mais altos do estádio. A meia-entrada somente pode ser comprada por estudantes, maiores de 60 anos e beneficiários do programa Bolsa Família. Demais situações, como professores da rede pública ou privada, doadores de sangue, dentre outros, conforme leis existentes em alguns Estados, não estão contemplados.

Para as demais categorias de ingresso, podem comprar meia-entrada somente os maiores de 60 anos.

As regras da venda não prevêem ainda o direito de arrependimento por parte do consumidor, bem como é proibida a revenda, repasse ou doação do ingresso sem autorização expressa da FIFA. A única alternativa do consumidor é utilizar a plataforma de revenda criada pela organizadora do evento, caso desista de assistir a partida. Havendo a revenda do ingresso, o que não é garantido pela FIFA, haverá a cobrança de uma taxa de 10% sobre o valor do ingresso.

De acordo com Gisela Simona Viana de Souza, presidente da Associação PROCONSBRASIL, o consumidor deve ficar atento às condições de compra e utilização dos ingressos, especialmente no que diz respeito à falta de garantia de que poderá assistir à partida ao lado de seus amigos ou familiares, fato que pode se tornar um transtorno.

O coordenador geral do Procon do Rio Grande do Norte, Araken Farias, alerta para questões ligadas aos cambistas e destaca que é importante que o torcedor compre o ingresso através do site oficial da FIFA para evitar a comercialização de ingressos piratas.

“O consumidor precisa estar atento à venda indevida dessas entradas, bem como a sua comercialização casada com pacotes turísticos”, ressalta Araken Farias.

Outro alerta de Araken é no que se refere às tarifas e disponibilidade de leitos nos hotéis, necessidade de cardápios trilíngues em restaurantes, dentre outras exigências.

Se o consumidor tiver alguma dúvida pode entrar em contato com o Procon RN no telefone 3232-6778.

Fonte: Jornal de Fato

Dez informações sobre a saúde e a medicina em Cuba

OMS01A

Marco Weissheimer, via Sul21
 
Um dos principais argumentos da reação irada de entidades médicas brasileiras contra a vinda de médicos cubanos para o País consiste em questionar a qualidade e a competência dos profissionais cubanos. O presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto D’Ávila, chegou a dizer que “os cubanos poderão causar um genocídio” no Brasil. Os primeiros 400 médicos cubanos chegaram ao Brasil no fim de semana, em um convênio com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Uma das maneiras de aferir essa qualidade é levar em conta a realidade da saúde e da medicina em Cuba. Eis aqui dez indicadores e informações sobre a saúde cubana para a população brasileira avaliar (os dados são do governo cubano e da Organização Mundial da Saúde):
 
(1) Em Cuba, há 25 faculdades de medicina (todas públicas) e uma Escola Latino-Americana de Medicina, na qual estudam estrangeiros de 113 países, inclusive do Brasil. Estudaram em Cuba e lá se formaram, entre outros, dois filhos de Paulo de Argollo Mendes, presidente há 15 anos do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul e crítico ferrenho do Programa Mais Médicos).
 
(2) Em 2012, Cuba formou 11 mil novos médicos. Deste total, 5.315 são cubanos e 5.694 vêm de 59 países principalmente da América Latina, África e Ásia. Desde a Revolução Cubana em 1959, foram formados cerca de 109 mil médicos no país. A Ilha tem 161 hospitais e 452 clínicas para pouco mais de 11,2 milhões de habitantes.
 

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Mais de 500 estudantes são inseridos no mercado de trabalho através de estágio

IEL oferece em média 20 vagas de estágio por diaIEL oferece em média 20 vagas de estágio por diaMais de 500 estudantes de nível superior e médio foram inseridos no mercado de trabalho de Mossoró este ano através do programa de estágio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Eles foram encaminhados a setores da indústria, comércio e serviços. Em todo o Estado, três mil estudantes estão tendo esse primeiro contato com as empresas.
 
Para a superintendente regional do IEL, Roseane Albuquerque, o estágio é uma ferramenta que proporciona ganhos para o estudante, empresa e instituição de ensino. "Para o estudante é uma oportunidade de entrar no mercado de trabalho. Para a empresa, é uma forma de descobrir novos talentos. Enquanto a instituição de ensino atualiza o seu currículo", explica.
 
O IEL possui um banco de cerca de 30 mil currículos de estudantes em todo o Estado. A estimativa da instituição é que são oferecidas 20 vagas de estágio por dia. "Nosso trabalho é reunir esses currículos e, de acordo com o que é solicitado pelas empresas, encaminhamos três estudantes para seleção. A escolha sempre é feita pela própria empresa", afirma Roseane Albuquerque.
 
Além do banco de currículos e encaminhamento de estudantes de nível médio e superior para as empresas, o IEL também promove a orientação e acompanhamento dos estágios. "Nós mostramos como é o estágio, orientamos com relação à legislação e também fazemos o acompanhamento. Outra atuação é a capacitação dos coordenadores de estágio", elenca a superintendente regional.
 
Atualmente, o IEL de Mossoró oferece 19 vagas de estágio sendo: Administração (8), Ciências Contábeis (1), Educação Física (3), Enfermagem (2), Letras - Inglês (1), Marketing (1), Pedagogia (3). Os interessados devem cursar do 3º ao 7º período e ter conhecimento em Informática e estar cadastrado no sítio do IEL. O valor da bolsa varia de R$ 339 a R$ 450.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Atletas potiguares se destacam no Campeonato Norte e Nordeste de Ciclismo no CE


Nos últimos dias 23,24 e 25 o estado do Ceará sediou a XXXVI Copa Norte e Nordeste de Ciclismo. Atletas de Mossoró se destacaram na competição.
 
O evento foi realizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo e reuniu representantes de 16 estados em um percurso de 8 km. No primeiro dia prova, na de contra relógio individual, o potiguar João Paulo Freitas se destacou na categoria elite principal; e Fernando Benevides, na master, e Otávio Anselmo na master; totalizando duas medalhas de ouro e uma de prata.
 
No segundo dia de competição, o RN terminou na terceira posição, atrás da Bahia e Ceará, com uma pequena diferença de pontos. No terceiro e último dia de competição, o estao potiguar faturou mais medalhas de ouro.
 
Ao final da competição, o RN ficou em segundo lugar geral, atrás do Ceará. A seleção potiguar que participou do evento foi composta por atletas de Natal, Mossoró, Pau dos Ferros, e Baraúnas; totalizando 11 atletas.
 
Da Assesoria de Imprensa.