sábado, 4 de dezembro de 2010

Lula é aplaudido de pé por chefes de estados ibero-americanos


sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Mandato em Ação: Vereador Canindé Rocha - PT

Apresentação do Coral Som da Águas

Dentre as várias comemorações realizadas em virtude do aniversário de nossa cidade, o Vereador Canindé Rocha - PT, viabilizou a vinda do "Coral Som das Águas",  para se apresentar na Igreja Matriz logo após a missa desse dia 03, mas em virtude da incompatibilidade da agenda, o referido coral só realizará sua apresentação em nossa cidade no dia 06 (segunda-feira), após a missa.

Notícias do dia.

CÂMARA MUNICIPAL REALIZA ENTREGA DE TÍTULOS DE CIDADÃOS LAJENSES.

        Aconteceu na noite desta quinta-feira (02), no salão da União Caixeiral apela Câmara Municipal de Lajes, a Sessão Solene para entrega deTítulos de Cidadãos Lajesenses, como forma de homenagear várias pessoas que têm serviços prestados  em nosso município. Ao todo foram entregues 24 Títulos de cidadãos.
       O vereador Canindé Rocha realizou a entrega dos referidos títulos a onze homenageados, que durante muito tempo têm atuação e convivência em nossa cidade, que foram: a professora Juraci Soares, o Sr. Arnaud Moreira, O Sr. Edilson Viltal, a professoara Irene  Martins, o Professor Dimas Manoel, O Sr. José Audi Moreira (zé Negão), o Sr. Aldérico Cruz (in memoriam), o Sr. Cícero Eleutério, a Srtª Monallisa Lima, o Srª Maria da Neves Alves e o Sr. Juvenal Laureano (in memoriam).
        A sessão foi abrilhantada ainda com a presença do Sr. prefeito Benes Leocádio, do vice prefeito Mário Madruga, secretários municipais e familiares dos homenageados.

LAJES 87 ANOS, PARABÉNS!!!

Intrépida cidade sertaneja,
Ó madre nobre de um povo varonil,
Labutas contra secas e estiagens,
Engrandecendo o sertão do meu Brasil.

Moldando com ternura tuas paisagens,
O Criador deu-te imagens belas mil,
Contemplando num momento de louvor,
Onde outrora foi um solo bravo e hostil.

Tens agora esperança pro futuro,
Com amor, confiança e união
Encorajado pela mão do Onipotente,
Ó povo forte de vigor e tradição.

Serra do Feiticeiro,
Lajes do Cabugi
Fauna inigualável
Flora temos aqui.

         Essa é uma simples, homenagem que faço à nossa querida cidade, neste dia 03 de dezembro, data em que comemoramos 87 anos de emancipação política.
       Terra acolhedora, de gente boa, sincera e companheira, qualidades como a riqueza natural  e também  como a força e a coragem de nosso povo, são traduzidas de forma poética nessa grande obra que é o hino de Lajes, de autoria do professor João Batista Martins.


DEBATE:DESAFIOS POLÍTICOS PÓS ELEIÇÕES 2010.

          No próximo sábado, 4, o diretório do PT de Natal promove o debate "Desafios Políticos Pós-Eleições 2010". A atividade tem início às 14h, no plenarinho da Assembleia Legislativa. O professor do departamento de Direito da UFRN e ex-vereador, Juliano Siqueira, e o professor do departamento de Ciências Sociais da UFRN, Geraldo Magela serão os debatedores convidados. Após o debate, à 16h, ocorre reunião ampliada do PT Natal.


BRASILEIRO ESTÁ OTIMISTA COM DILMA E VÊ INFLUÊNCIA DE LULA

     “Pesquisa Vox Populi encomendada pelo iG mostra o que os brasileiros esperam do governo da presidenta eleita.
Por Matheus Pichonelli, iG

“O brasileiro chega ao final do ano otimista em relação ao governo Dilma Rousseff, que assumirá o comando do Palácio do Planalto no próximo dia 1º de janeiro. Pesquisa encomendada pelo iG ao instituto Vox Populi mostra que, para a maioria dos entrevistados, a presidenta eleita terá condições de manter as conquistas do atual governo, contará com um quadro econômico favorável e será capaz de dar ao País uma projeção internacional maior que a obtida nos últimos oito anos. Os entrevistados, no entanto, ainda associam essa expectativa de sucesso à influência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no governo. A partir desta quinta até domingo o iG publica reportagens com os resultados da pesquisa.

Segundo o levantamento, 57% dos brasileiros acreditam que Lula terá forte influência sobre o futuro governo – e não apenas apoiará Dilma caso ela necessite, como prega o discurso oficial, e como afirmam que deve acontecer 38% dos entrevistados. Lula, que chega ao final do mandato com índices recordes de popularidade, foi o maior fiador da campanha de Dilma à Presidência.

Entre os atributos que os entrevistados associam à futura presidenta estão a sinceridade (citada por 59% dos participantes), liderança e capacidade de comando (67%), preparo para administrar o País (65%), preocupação com os pobres (65%) e melhores propostas (67%). No Nordeste, todos esses atributos são citados por mais de 70% dos entrevistados. Após a eleição da petista, 81% das pessoas dizem que o Brasil caminha hoje na direção certa – contra 8% que dizem o contrário. O índice chega a 88% no Nordeste.”

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Educação terá 50% do Fundo Social do pré-sal

Do Blog da Fátima

A educação será uma das áreas sociais beneficiadas com o Fundo Social do pré-sal previsto no projeto de lei (PL 5940/09) aprovado na madrugada dessa quinta-feira, 2, pela Câmara dos Deputados. O projeto prevê a reserva de metade do dinheiro do Fundo para programas de educação. Desse total, 80% dos recursos deverão ser direcionados à educação básica e infantil.

O texto do relator, deputado Antonio Palocci (PT-SP) especifica que a verba virá a partir dos ganhos com investimentos. Em contrapartida, depois de garantida a sustentabilidade econômica e financeira do Fundo, o governo poderá propor o uso de parte dos recursos do valor principal. Isso poderá ocorrer na etapa inicial de formação de poupança do Fundo.

Para a deputada Fátima Bezerra (PT-RN), a aprovação do Fundo é mais uma conquista da educação brasileira. A deputada destacou, sobretudo, a mobilização feita por entidades representativas de estudantes na aprovação dessa proposta. “Foi uma conquista histórica de toda a educação brasileira que contou com a importante mobilização dos estudantes através da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), entre outras.”, ressaltou.

Notícias do dia


Como o brasileiro esquece fácil. 
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta segunda-feira (29) os resultados de uma pesquisa sobre a campanha de esclarecimento feita para as eleições de 2010.
O estudo aponta que 20,6% do eleitorado já não lembram mais em quem votaram para senador. O índice sobe para 21,7% quando a pergunta é sobre o voto para deputado federal e para 23% em relação ao voto para deputado estadual.
Também foi perguntado aos entrevistados qual o meio de comunicação que eles mais utilizaram para se informar sobre política e eleições. O resultado mostrou que 56,6% se informam principalmente pela televisão e 18,4%, por meio de conversa com amigos e parentes. Em seguida aparece a internet, com 9,9%, ficando à frente de jornais impressos, rádio e de revistas.


De 10 a 12 de dezembro, forrozeiros e fãs de Luiz Gonzaga de todo o Nordeste estarão em Exu, terra natal do Rei do Baião, no Sertão do Araripe, celebrando aniversário de nascimento do artista que completaria 98 anos se estivesse vivo, no dia 13 de dezembro. O evento marca a última etapa do Festival Pernambuco Nação Cultural, realizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com o projeto Viva Gonzagão. Neste período, o município recebe uma verdadeira maratona de shows com grandes nomes do forró, no Parque Aza Branca, como Dominguinhos, Flávio Leandro e Joquinha Gonzaga.
No dia 12, às 10h, cidade também celebra uma missa especial em homenagem a Luiz Gonzaga, no Parque Aza Branca, com a participação de forrozeiros da região. O Rei do Baião nasceu no dia 13 de dezembro. Aprendeu a tocar sanfona e levou a cultura do Sertão para todo o Brasil, cantando as maravilhas e as adversidades do Nordeste. É considerado um dos maiores ícones da cultura brasileira, reconhecido internacionalmente.


Beber água é a maneira mais eficiente e econômica para garantir o bom funcionamento do organismo. E não estamos falando de líquidos em geral: é água mesmo, insípida, inodora, incolor e importantíssima para a sua saúde! Conheça seus benefícios:
1- Melhora a digestão
A água ajuda na formação das enzimas, as substâncias que facilitam as reações químicas no organismo. Além disso, ela é necessária para a produção da saliva e do suco gástrico, que atuam na digestão.
2- Reduz o inchaço
Quando estamos bem hidratados, o volume de sangue no organismo aumenta. Com isso, as vitaminas e sais minerais chegam rapidamente às células, deixando a pele macia, o cabelo sedoso e as unhas fortes. Com mais água em circulação, o organismo não retém sódio – responsável pelo inchaço.
3- Regula a temperatura do corpohidratação
Para manter a temperatura do corpo estável, transpiramos, eliminando principalmente água, entre outras substâncias.
4- Desintoxica e evita a celulite
A maioria das toxinas do corpo é eliminada através da urina e do suor. Mas se não houver hidratação suficiente, esse processo fica comprometido e as toxinas acumulam-se no organismo. Uma de suas decorrências mais comuns é a formação de celulite. Para evitar o problema, beba dois litros de água por dia, e promova uma verdadeira faxina no seu organismo. Mas atenção: para prevenir os indesejáveis furinhos, siga também uma dieta balanceada e pratique exercícios.5- Protege de infecções
A água presente no sangue favorece o transporte dos nutrientes, como o ferro, importante para fortalecer as defesas do organismo. Também promove a diluição dos sais e ácidos da urina e a lavagem da uretra (pelo aumento das micções), evitando, assim, a estase de urina que acarreta infecções do trato urinário.
6- Diminui a fome
As fibras solúveis presentes, por exemplo, nas frutas e na aveia, incham em contato com a água – como se fossem esponjas – e causam a sensação de saciedade.
7- Melhora a absorção dos nutrientes
A hidratação correta garante o volume ideal de sangue, responsável por levar energia para nossas células. Se a ingestão de água é baixa, as células absorvem menos nutrientes e trabalham mal.


Vai à sanção presidencial o cadastro do bom pagador

O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (1º), projeto do ex-senador Rodolfo Tourinho que cria nos sistemas de proteção ao crédito um cadastro para registro dos consumidores e tomadores de empréstimos que pagam corretamente suas dívidas. Chamado tecnicamente de cadastro positivo, o arquivo também recebeu o apelido de cadastro do bom pagador, e tem como objetivo estimular a adimplência e a pontualidade.
Já aprovada pela Câmara dos Deputados, a matéria altera o Código de Defesa do Consumidor e vai agora à sanção do Presidente da República. De acordo com o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), o governo federal deverá editar ainda este ano medida provisória com mudanças que não puderam ser feitas no projeto, sem prejudicar sua aprovação.
O objetivo da criação do cadastro positivo é permitir aos agentes financeiros monitorar o grau de endividamento dos consumidores, possibilitando a diminuição do risco das operações e a consequente redução das taxas de juros para os bons pagadores.
Atualmente os órgãos de proteção de crédito no país trabalham apenas com um cadastro negativo do tipo "nada consta", que não permite aos emprestadores conhecer suficientemente o histórico financeiro dos consumidores.

Revista elege Celso Amorim o 6º pensador global mais importante de 2010

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, foi apontado pela revista norte-americana “Foreign Policy” como o sexto “pensador global” mais importante do ano, em uma lista com 100 nomes, com o mérito de “transformar o Brasil em um ator global”.
Nem se opondo reflexivamente aos EUA no estilo da velha esquerda latino-americana nem servilmente seguindo sua liderança, Amorim marcou um curso independente”, elogia a publicação.
Ele criticou países desenvolvidos e advogou que os países em desenvolvimento tivessem um papel de liderança no combate às mudanças climáticas. Este ano, juntou-se a um parceiro improvável, o chanceler turco, Ahmet Davutoglu, para negociar um acordo aos 45 minutos do segundo tempo para diminuir a tensão internacional a respeito do programa nuclear do Irã. Embora a principal conquista da iniciativa tenha sido o ranger de dentes em capitais ocidentais, também colocou o Brasil no mapa”, justifica a “FP”.
O ranking é liderado pelos milionários Warren Buffett e Bill Gates, seguidos pela dupla Dominique Strauss-Kahn, diretor do FMI, e Robert Zoellick, presidente do Banco Mundial.
O presidente dos EUA, Barack Obama, vem em terceiro lugar, seguido pelo chefe do banco central chinês, Zhou Xiaochuan, e pelo presidente do FED, Ben Bernanke.
Amorim é o chanceler mais bem colocado no ranking, à frente do turco Ahmet Davutoglu (7º) e da a norte-americana Hillary Clinton (13ª). Ele também recebe mais destaque do que nomes como a chefe de governo alemã, Angela Merkel (10º), o empresário Steve Jobs (17º).
Além de Amorim, a ex-candidata presidencial Marina Silva é mencionada no ranking, em 32º lugar, junto com as líderes “verde” Cécile Duflot (França), Monica Frassoni (Bélgica) e Renate Künast (Alemanha). O conjunto de ambientalistas tem o mérito de ter colocado o tema na agenda mundial, segundo a revista.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Lajes se prepara para comemorar 87 anos de emancipação polícita.



O Prefeito Benes Leocádio divulgou hoje a programação de comemoração pelos 87 anos de emancipação polícita do nosso Município.


PROGRAMAÇÃO

02/12/2010

16:00 – Inauguração e bênção dos Postos de Saúde: Luiz Lopes e COHAB

19:00 – Grande Show Gospel com o Ministério de Louvor – Diante do Rei Jesus.“Lajes é do Senhor Jesus” SL 33,12  Resp. Igrejas Evangélicas.
 87 anos de Emancipação Política do Município Celebrando o Senhor:
Local: Ao lado da Prefeitura.

03/12/2010

5:00 – Queima de fogos nos pontos da cidade (Centro, Antonio de Melo, COHAB, Alto da Beleza, São Judas, Boa Esperança)

Alvorada Festiva – Banda Marcial de Lajes. Resp. Maestro Iran Cruz.
5:30 – Caminhada Penitencial da Igreja para a Prefeitura. Resp. Funcionários Públicos Municipais.

6:00 – Caminhada comemorativa – Profissionais da Saúde e Educação e Comunidade em geral: Resp. Professor Laureano.

7:00 – Desfile “Cultura da Comunidade” Resp. Programa AABB COMUNIDADE.
Exposição de Fotos “Lajes ontem e hoje” Local: Casa da Cultura.

7:30 – Festival Esportivo – Praça Manoel Januário Cabral.
Participação das Escolas: Marta Bezerra, Monsenhor Vicente, Olímpio Procópio, EEFOC e Pio X.
Resp. PELC (Programa Esporte e Lazer da Cidade)

15:00 – Torneio de Futsal envolvendo as equipes da 1ª divisão do município, inclusive Zona Rural.
Premiação:
1º lugar R$ 100,00 e um terno completo;
2º Lugar R$ 50,00.

16:30 – Mini maratona pelas ruas de Lajes com a participação de atletas da Zona Urbana e Rural
Premiação:
1º Lugar R$ 100,00;
2º Lugar R$ 50,00.
Entrega de material esportivo.
Local da largada e chegada: Praça Manoel Januário Cabral.
Resp. Secretaria Municipal da Juventude Turismo e Lazer – Prof. Laureano. 

17:30 – Cortejo motorizado da nova frota municipal pelas ruas da cidade até a igreja para bênção dos veículos. (Entrega de equipamentos para recuperação de estrada).

19:30 – Missa em Ação de Graça na Igreja Matriz.

23:00 – Show Comemorativo com as Bandas Lengo Tengo e Feras de Parelhas.
Local: Praça Monsenhor Vicente.


Fonte: Blog de Lajes

Ecoenergias consegue licença ambiental e retoma atividades

Idema concedeu documento no início da tarde desta terça-feira (30) para a Usina de Ceará-Mirim.
Nominuto.com

O Idema concedeu no início da tarde desta terça-feira (30) uma nova licença ambiental para a Usina Ecoenergias, em Ceará-Mirim. Com isso, a empresa já retomou suas atividades, paralisadas desde a manhã de ontem, o que causou prejuízos financeiros a companhia devido à proibição da venda dos caminhões abastecidos de álcool.
A usina estava sem a documentação do órgão ambiental desde o mês de fevereiro, quando a licença teve seu prazo de validade vencido. Na época, a administração da empresa estava sob a responsabilidade de Manoel Dias Branco Neto, que não tomou nenhuma providência para evitar o transtorno de ontem.
Segundo o interventor da empresa, Valdécio Cavalcanti, só foi possível a retirada do documento em pouco mais de 24 horas porque tudo já havia sido encaminhado desde outubro, quando tomou conhecimento do problema.
Na opinião de Valdécio, “Manoel Dias não cumpriu com suas obrigações quando esteve na gerência da empresa e, por negligência e falta de responsabilidade, deixou a usina funcionar sem o licenciamento ambiental”.


NOTA DO BLOG:

O objetivo dessa notícia é informar aos nossos leitores que o Licenciamento Ambiental  é um documento obrigatório exigido tanto pelo IDEMA, quanto pelo IBAMA,  para toda e qualquer ação que utilize recursos naturais, e isso em qualquer uma das instâncias (Municipal, Estadual ou Federal), ou seja,  o que inclui nossa cidade. Mas infelizmente alguns desinformados por não  terem conhecimento disso, saem dizendo que é a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente que está multando ou mesmo suspendendo as atividades que não têm o devido licenciamento.

Patrimônio cultural

Acordo busca preservar a Araruna e outras danças folclóricas

por Equipe Na Boca do Mundo
 
Ao verificar a carência de infra-estrutura da Araruna, associação civil sem fins lucrativos, criada em Natal para promover e divulgar a dança Araruna e outras danças populares, o Promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, João Batista Machado Barbosa, constatou a necessidade de se promover o tombamento e o registro no Livro das Formas de Expressão dessa manifestação cultural como forma de proteger o patrimônio material e imaterial.

Com a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado no dia 29, pelo Presidente da Fundação Capitania das Artes (Funcarte), Francisco Rodrigues de Carvalho Neto, fica garantida a preservação da Araruna. Pelo TAC o município tem o prazo de um ano para promover o tombamento do prédio onde hoje funciona a Associação Araruna (Rua Miramar 173, Rocas), em razão de seu relevante valor cultural para o Município de Natal. Além disso, ficou acertado que todos os anos durante os meses de janeiro e fevereiro, bem como em agosto (mês do folclore popular), a Funcarte deve promover uma vez por semana, no pátio em frente ao Museu de Cultural Popular Djalma Maranhão, na Ribeira (e em outros locais de igual visibilidade), um ensaio da dança Araruna e outras danças antigas, através da Associação Araruna, fornecendo todos os meios e infra-estrutura.

O continuismo de quem eleita para continuar

Do blog do Nassif
Sigo acompanhando os desbravadores dos documentos expostos pelo Wikeleaks. Mas o meu "fora de pauta" vai para as indicaçôes ministerias.
Há, sim, um erro de comunicação. Afinal, Dilma garantiu que divulgaria a equipe econômica num primeiro momento. E, em blocos, os outros integrantes do primeiro escalaão. De oficial, temos a equipe econômica. Mas a chamada "cozinha" do Planalto (Casa Civil, Secretaria Geral, Relações Institucionais, Gabinete de Segurança Institucional e Itamaraty) ainda seguem na indicação de assessores. Os ministérios fins (Saúde, Educação, MDS, MDA, Integração, MDic, Cultura, Esportes - e suas secretarias especias, com status ministeriais) seguem o esquema de sempre: balão de ensaio.
Mas o governo Dilma, segundo a Imprensa, já está marcado pelo selo imposto do continuismo. Ora, que mal há nisto?
Afinal, Dilma recebeu + de 56 milhões de votos pregrando a continuidade do governo Lula. Então, mudar todo o ministério séria dizer aos seu eleitores que, aqueles que lá estavam, não deveriam continuar.
O segundo ponto seria a intromissão do Presidente Lula na composição do ministério da Presidente Dilma. Ora, basta verificar a agenda da Ministra-chefe da Casa Civil, para saber que ela conhece cada um dos ministros de Lula melhor do que ele. Então, Dilma sabe onde por ponto final e é capaz de convenver Lula disto.
Dilma, entretanto, ñao é neófita em política governamental e no respeito à composição de forças político-partidárias. E, num governo de continuidade, mas que agrega novas forças políticas, há que se ter a devida prudência do "levantar o tapete".
Dilma Roussef tomará posse em 1º de janeiro de 2011. Entrará para a História do Brasil como a primeira mulher a alcancar este feito. O restante de sua história será escrito ao final de seu mandato. A foto oficial, tirada no calorento Salão Oeste do Palácio do Planalto, será apenas uma foto histórica: o primeiro ministério nomeado por uma mulher presidente. Ela terá, ainda, 4 anos para provar que mereceu os votos e, ainda, a chance de reconquistá-los, por mais 4 anos.
O primeiro Ministério indicado por Dilma é dela. E é de reconhecimento aos seus companheiros  no governo Lula que contribuiram para que ela pudesse nomeá-los, novamente. Nada mais justo. E democrático.

Comissão especial de senadores aprova relatório do novo CPP, com emendas

Da Agência Senado

A comissão especial de senadores que analisa o projeto do novo Código de Processo Penal (PLS 156/09) aprovou, no início da noite desta terça-feira (30), o relatório do senador Renato Casagrande (PSB-ES) sobre as 214 emendas apresentadas para votação em segundo turno. Foram aprovadas 65 emendas, enquanto outras 32 foram parcialmente aproveitadas como subemendas de relator. A matéria - que tem como autor o presidente do Senado, José Sarney - ainda terá de ser votada no Plenário e, se aprovada, seguirá para análise da Câmara dos Deputados.

1º de dezembro Dia Mundial da Luta Contra a AIDS

O dia 1º de dezembro é celebrado mundialmente como o Dia de Luta Contra a AIDS e, durante o Carnatal, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), através do Programa Estadual DST/Aids, irá promover mais edição da campanha  “Fique Sabendo”. A ação visará a prevenção e a conscientização da população contra o preconceito. 

O “Fique Sabendo” é uma mobilização de incentivo ao teste de Aids, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de conhecer sua sorologia e provocar mudança de atitudes com foco na prevenção à Aids. Vários artistas e formadores de opinião têm apoiado o Ministério da Saúde nesta mobilização, inclusive realizando o teste, para incentivar a população não só a também fazê-lo, mas diminuir cada vez mais o preconceito em relação ao HIV/AIDS.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Câmara Municipal realiza sessão solene para entrega de título de Cidadão Lajense.

A Câmara Municipal de Lajes, vai realizar uma sessão solene no próximo dia 02.12.2010, para homenagear cidadãos que tem relevantes serviços prestados ao nosso Município, a solenidade será no Clube União Caixeiral de Lajes, na praça Manoel Januário Cabral.

A solenidade terá início às 19:00 horas e contará com a presença do Prefeito Benes, Vice-Prefeito Mário Madruga, Secretários Municipais e empresários locais.

A expectativa do presidente Isailson Leocádio, é que teremos uma grande presença de autoridades, "Este é um momento histórico para o Poder Legislativo do Nosso Município, que faz o reconhecimento público pelo trabalho de pessoas que estiveram e que estão prestando serviços relevantes para os nossos Munícipes, com esta sessão estaremos encerrando o ano legislativo de 2010, com a certeza do dever cumprido", disse Luquinha.

Veja a relação dos homenageados:


AUTOR
HOMENAGEADO
OZIK PEREIRA
WILMA DE FARIAS
CESAR MARTINS
ROGÉRIO SIMONETTI MARINHO
CESAR MARTINS
WOBER LOPES PINHEIRO JÚNIOR
CESAR MARTINS
VICENTE PEDRO NETO
CANINDÉ ROCHA
CÍCERO BATISTA ELEUTÉRIO DA SILVA
CANINDÉ ROCHA
JURACI SOARES DA SILVA MELO
CANINDÉ ROCHA
ALDÉRICO CRUZ DE MEDEIROS
CANINDÉ ROCHA
JOSÉ AUDI MOREIRA
CANINDÉ ROCHA
MARIA DAS NEVES DOS SANTOS ALVES
CANINDÉ ROCHA
JUVENAL LAUREANO ALVES
CANINDÉ ROCHA
FRANCISCA IRENE MARTINS GOMES
CANINDÉ ROCHA
DIMAS MANOEL DA COSTA
CANINDÉ ROCHA
FRANCISCO EDILSON VITAL
CANINDÉ ROCHA
ARNAUD MOREIRA DA SILVA
CANINDÉ ROCHA
MONALISSA LIMA
ISAILSON
DR. GABRIEL
ISAILSON
DRA. ANA SANTOS
ISAILSON
DR. THIAGO
ISAILSON
JOSÉ GERALDO
ISAILSON
MARCOS CEZAR MATOS (CONTADOR)
CLOVIS VALE E CESAR MARTINS
PE. ZEZINHO

Fonte: Blog de Lajes

Fundador do MST, João Pedro Stédile participa de evento na UFRN

BLOG/iPad

Membro da coordenação nacional e um dos fundadores do Movimento Sem Terra, João Pedro Stédile estará em Natal nesta terça-feira, para participar, às 19 horas, no Centro de Convivência da UFRN, do evento "Se o Campo Não Planta, a Cidade Não Janta! Diálogos sobre Justiça Social, Saúde e Meio Ambiente". Evento promovido pelo Programa de Educação Popular em Direitos Humanos "Lições de Cidadania" e o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, MST, em parceria com o Coletivo UFRN de apoio aos Movimentos Sociais e a Assembléia Popular. Na pauta de discussões, a questão agrária brasileira. 

Telecentros em funcionamento

A Câmara Municipal de Lajes reabriu na última semana as instalações do Telecentro que funciona em uma das salas da Biblioteca Pública Municipal. No momento os computadores estão disponíveis para todos os cidadãos terem acesso a internet e demais serviços até o final de dezembro. O presidente da casa legislativa, Isailson Leocádio, afirmou a nossa reportagem que a partir de fevereiro serão iniciados os cursos de informática nos horários da manhã, tarde e noite.
“Ainda não iniciamos os cursos porque este período de fim de ano não é o suficiente para a conclusão das aulas, por isso o telecentro está aberto nos horários da manhã e tarde para quem quiser acessar internet, fazer trabalhos escolares e outros”, nos informa Isailson.
Telecentro Municipal
No mesmo local, Biblioteca Pública, tem outra sala também com computadores disponíveis a comunidade para acesso a internet e trabalhos. Trata-se do Telecentro Municipal, um projeto da prefeitura de Lajes em parceria com o Ministério das Comunicações que disponibiliza computadores com a finalidade de oferecer a comunidade acesso a internet. O Telecentro Municipal funciona também pela manhã e tarde.

Fonte: Robsoncabugi.com

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Brasil tem 190.732.694 habitantes, revela resultado definitivo do Censo

A população brasileira atingiu 190.732.694 pessoas em 2010. Os dados são do Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cujo resultado foi divulgado nesta segunda-feira. Em 4 de novembro, dados preliminares indicavam a existência de 185.712.713 habitantes.
O número divulgado hoje supera em 12,33% o do Censo 2000, quando foram encontradas 169,8 milhões de pessoas. Ficou abaixo, porém, da projeção populacional de 2009, que estimava a existência de 191,5 milhões de habitantes.
Do total da população, 48,96% são homens e 51,04%, mulheres. Isso representa a existência de 3,9 milhões de mulheres a mais do que homens.
Os dados também mostraram o aumento da parcela da população que vive em áreas urbanas. Em 2010, elas representam 84,35% do total. Em 2000, eram 81,25%, e em 1970, apenas 55,94%.
A maior cidade do país continua sendo São Paulo, com 11.244.369 de habitantes. Em seguida vêm Rio de Janeiro (6.323.037), Salvador (2.676.606), Brasília (2.562.963), Fortaleza (2.447.409), Belo Horizonte (2.375.444), Manaus (1.802.525), Curitiba (1.746.896), Recife (1.536.934) e Porto Alegre (1.409.939).
Já o menor município é Borá, em São Paulo, com 805 habitantes --apenas 10 a mais do que no ano 2000. 

Fonte: Folha.com

Fátima Bezerra diz que Henrique só deverá presidir a Câmara Federal no segundo biênio do Governo de Dilma.


A deputada federal Fátima Bezerra (PT) disse, na entrevista concedida hoje ao Diário de Natal, que o PT não abre mão de governar a Câmara dos Deputados no primeiro biênio do Governo de Dilma Rousseff (PT).

Segundo Fátima, não haverá confronto entre PT e PMDB. “Olha, eu tenho participado desse debate junto com a bancada do meu partido. As coisas estão tomando o rumo do entendimento. Não haverá briga do PT com o PMDB. O próprio PMDB já admite claramente que respeita a prerrogativa do PT apresentar candidatura à presidência da Casa no primeiro biênio”, afirmou Fátima.

A líder petista disse também que o deputado federal Henrique Alves deverá presidir a Câmara no segundo biênio. “Isso também é mais do que legítimo. Há 40 anos na Casa, aliado nosso, parceiro, Henrique tem tudo para ser o presidente no segundo biênio”, enfatizou Fátima Bezerra.

Escolas públicas do RN são contempladas pelo projeto "Um computador por aluno

O lançamento do projeto Um Computador Por Aluno (Prouca) será feito nesta segunda-feira (29), às 9h, no auditório da Secretaria de Educação à Distância, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O projeto tem por objetivo criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas brasileiras, para ampliar o processo de inclusão digital escolar e promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação.

Estão sendo contempladas com os equipamentos de informática as escolas estaduais general João Varela (Ceará Mirim); Manoel Carneiro da Cunha (Extremoz); Antônio Azevedo (Jardim do Seridó), Josefa Sampaio (Natal) e Maria Cristina (Parnamirim) e as escolas municipais Maria Rizomar de Figueiredo Barbosa (Ipanguaçu); professor Herly Parente (Natal); Unidade Escolar VII João de Oliveira Confessor (Santa Cruz) e Francisca Azevedo (São Paulo do Potengi).

O Prouca teve início em 2007, com um projeto piloto quando foram iniciados experimentos em cinco escolas públicas brasileiras. Hoje, o projeto Prouca conta com a participação de 300 escolas públicas distribuídas por todas as unidades da Federação. No Rio Grande do Norte, o projeto é coordenado pela SEDIS/UFRN.
                                                                                                                                 Fonte: Agência RN

Começam a valer as novas regras para a venda de antibióticos nas farmácias e drogarias de todo o país.

A partir do último domingo (28), começaram a valer as novas regras para a venda de antibióticos nas farmácias e drogarias de todo o país. Os medicamentos só podem ser vendidos com a apresentação de duas vias da receita médica, sendo que uma delas ficará com o estabelecimento e outra com o consumidor. Essa norma já vale para remédios psicotrópicos, conhecidos como de tarja preta, usados no tratamento de depressão e ansiedade.
As receitas terão validade por dez dias a partir da prescrição do médico. Os médicos e profissionais habilitados devem prescrever o remédio com letra legível e sem rasuras.
A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) solicitou adiamento do início da vigência da medida para esclarecer a sociedade. Procurada pela Agência Brasil, a Anvisa informou que a data estipulada estava mantida. As farmácias e drogarias tiveram prazo de 30 dias para adequação.
A resolução da Anvisa, editada em outubro, determina mudanças também nas embalagens e bulas, que deverão ter a seguinte frase: Venda Sob Prescrição Médica - Só Pode Ser Vendido Com Retenção da Receita. As empresas farmacêuticas têm mais cinco meses para se adequar.
                                                                                                      Fonte: Agência Brasil

Mandato em Ação: Vereador Canindé Rocha - PT

  • O vereador Canindé Rocha - PT, apresentou à Câmara Municipal na última sexta-feira, dia 26/11,  o Requerimento nº 045/10, que  foi aprovado por todos os vereadores presentes fazendo referência a atleta Poliana Caroline que foi eleita Atleta Ouro nos JERN’s 2010;
  • No uso da tribuna abordou sobre o assunto da revitalização do largo da Estação Ferroviária, já que o município conseguiu via Ministério das Cidades, um recurso no valor de 300 mil reais.  Canindé Rocha falou sobre a importância dessa obra e solicitou que quando esse trabalho vier a ser iniciado seja observada a Lei Municipal de sua autoria que trata da Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico e Cultural de nosso município.
  • O vereador Canindé Rocha, também falou sobre alguns comentários infundados surgidos acerca da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente - SEMAGMA, dizendo que a Professora Gorete Santos teria deixado a referida Secretaria,  o que não é verdade. Esses comentários surgiram em virtude da mesma ter solicitado ao Executivo Municipal apenas um afastamento temporário. 
UM RECADO: É impotante que antes de serem publicadas "notícias desse tipo",   as      pessoas sobre quem estão falando possam ser procuradas e ouvidas para dizerem o que de fato aconteceu. Dessa forma a notícia sairá de forma coerente e verdadeira.