terça-feira, 10 de setembro de 2019

IMAGENS QUE VALEM MAIS QUE MIL PALAVRAS! >> Um puco da política hídrica dos Governos Lula e Dilma para o Nordeste

Quando as necessidades históricas do povo nordestino estiveram realmente no orçamento do Governo Federal. 


INCENTIVO A FORMAÇÃO DE LEITORES >> Por mais leitores e bibliotecas, Frente Parlamentar começará suas atividades no Congresso


A Frente Parlamentar Mista do Livro, da Leitura e da Escrita, é uma iniciativa dos mandatos da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL/RS) e do Senador Jean Paul Prates (PT/RN) que conta com apoio de mais de 200 parlamentares das duas casas legislativas. A vice-presidência fica ao cargo do Deputado Waldenor Pereira (PT /BA) e da Senadora Leila Barros (PSB-DF).
“Precisamos buscar formas de incentivar nossas crianças, jovens e adultos à leitura. Hoje, o gosto pela leitura vem 11% dos pais e 7% dos professores. Além disso, precisamos fortalecer toda cadeia nacional do livro”, destaca o senador Jean Paul Prates.
Fonte: Página do Senador Jean Paul Prates no Facebook

A Governadora Fátima Bezerra lançou na tarde de ontem, o Edital do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite) executado pela Emater-RN.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, pessoas em pé e ternoOs agricultores familiares portadores da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) interessados em participar da seleção podem se dirigir aos escritórios locais ou regionais da Emater-RN, a partir de amanhã, dia 10, até o dia 27 de setembro, das 8h às 12h, para realizar o cadastro no programa.
O PAA - Leite é fruto de convênio celebrado entre o Governo do Estado, por meio da instituição, com o Governo Federal, através do Ministério da Cidadania, na modalidade Incentivo ao Consumo e à Produção de Leite.
A Emater-RN também está lançando o Edital de Credenciamento e Seleção Pública de Entidades Socioassistenciais, que visa cadastrar entidades socioassistenciais, sem fins lucrativos e congêneres de natureza pública/privada para acesso à distribuição gratuita de leite integral bovino pasteurizado, através do Programa de Aquisição de Alimentos, modalidade Incentivo à Produção e ao Consumo de Leite – PAA/Leite.
Para as entidades, as inscrições serão realizadas exclusivamente de modo presencial, via formulários disponibilizados nos anexos do edital com envelope lacrado, nos municípios que sediam os escritórios regionais e locais da Emater-RN. A partir do dia 10 ao dia 27 de setembro, das 8h às 12h. 

LAZER, CULTURA E HISTÓRIA >> Vem aí mais uma Caminhada Histórica de Natal

image.png

Você sabia que natal ja foi independente por 28 dias? Não?
Essas e outras histórias você poderá conhecer na nossa caminhada pela história de Natal!

Saindo do Largo da Ribeira e subindo o corredor cultural da cidade, vamos passar por museus, igrejas e muito mais.

Ah, mas quanto isso vai custar? Nada! Você colabora se quiser!

Seu único gasto será para chegar ao local e para a entrada no Instituto Ludovicus, a casa de Câmara Cascudo. R$ 5,00 inteira e R$ 2,50 meia.

Não fique fora dessa!

Praça Augusto Severo - Largo da Ribeira,  Natal. Sexta-feira, 27 de setembro de 2019 de 15:00 ás 17:30 h

FISCALIZAÇÃO >> Idema intensifica fiscalização em áreas protegidas no Rio Grande do Norte


Crédito da foto: Reprodução Dunas do Rosado

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), por meio do setor de Fiscalização e do Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação (NUC), esteve neste final de semana em vistoria nas áreas de proteção ambiental. Na oportunidade, a equipe do Idema inspecionou atividades irregulares na praia de Tibau do Norte, em Tibau, na Área de Proteção Ambiental (APA) Dunas do Rosado, em Areia Branca e Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guaraíras. A medida visa coibir irregularidades e infrações ambientais praticados nas áreas.

De acordo com a coordenadora de Fiscalização do Idema, Kelly Cristina Dantas, a fiscalização sistemática se dá pela observância de maior número de ocorrências de infrações na área, como o aumento das construções irregulares, desmatamento e incêndios criminosos.

“O nosso objetivo é fiscalizar as infrações ambientais e aplicar as medidas cabíveis. Na APA Dunas do Rosado, a principal infração constatada é a construção de casas irregulares, muitas delas a beira-mar, sem licenciamento e em cima das dunas e falésias”, explica Dantas.

Além da ação do setor de Fiscalização, o Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação (NUC) do Idema, realiza o acompanhamento das APAs a fim de assegurar proteção da natureza e qualidade de vida das gerações presentes e futuras. Segundo a gestora da APA Dunas do Rosado, Kaline Mendonça, as construções irregulares causam danos ao meio ambiente, à desestabilização do solo, poluição paisagística e poluição nos aquíferos. “Além desses, prejudica também a vegetação que apresenta características peculiares, destrói cenários e torna a comunidade local vulnerável, haja vista, que a população tem uma preocupação com o espaço e o meio ambiente da Dunas do Rosado”, ressalta.

Durante a vistoria na APA Dunas do Rosado, foram detectadas a retirada irregular de areia e a construção de casas. “Na praia de Pedra Grande, vimos uma retirada de areia, mas não encontramos ninguém no local, pegamos o ponto para mapear. Outra localidade vistoriada foi a praia de São Cristóvão, onde identificamos também construções irregulares, principalmente residências de veraneio”, complementou Lissandra Gomes Cavalcanti.

Também no fim de semana, as fiscais de plantão identificaram na praia de Tibau do Norte, um condomínio à beira-mar que não tinha sinalização da licença ambiental para edificação. “Notificamos o empreendimento, e solicitamos que o responsável possa comparecer ao Idema, em Mossoró, para apresentar a licença da construção”, explica a fiscal do Idema, Lissandra Gomes Cavalcanti.

Na APA Bonfim-Guaraíras, a fiscalização, após denúncia recebida através do “Alô Idema”, averiguou a utilização inadequada de quadriciclos nas proximidades da Lagoa do Carcará, Nísia Floresta.

Identificação de atividade infratora consiste em paralisação imediata

Durante as rotinas de fiscalização, quando constatadas irregularidades, os fiscais ordenam a paralisação imediata da atividade infratora e aplicam uma notificação acautelatória contra o transgressor. Diante disso, deve o mesmo comparecer ao órgão, em um prazo de 48 horas, para prestar esclarecimentos. O infrator fica responsável, obrigatoriamente, por recuperar e reparar o dano causado ao meio ambiente. “A maior dificuldade é encontrar no local o responsável, geralmente não encontramos, tendo de retornar várias vezes. Quando paralisamos a obra, por causar riscos, temos que monitorar para que não haja desobediência e não seja construída e ocupada, evitando assim um problema social de desocupação de morador”, observa a fiscal Maria da Silveira Câmara.

A fiscalização nas áreas de proteção ambiental é realizada sistematicamente por uma equipe formada por dois fiscais do órgão ambiental, acompanhados pela Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CIPAM), responsável por garantir a integridade física dos técnicos do Idema. As vistorias obedecem um cronograma previamente estabelecido pelo setor e são realizadas, inclusive, aos finais de semana.

Mesmo sendo responsável pela aplicação de medidas legais contra os infratores, a coordenadora de fiscalização faz questão de ressaltar que o trabalho não é propriamente punitivo, possuindo também um forte caráter educativo. "A nossa ação é instrutiva, orientada através das notificações. A repreensão só acontece diante do flagrante de desrespeito à lei", analisa Kelly Cristina Dantas.

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

EDUCAÇÃO >> Em audiência com Pres. do IPERN, SINTE cobra desburocratização nos processos de aposentadoria

O SINTE/RN cobrou do Presidente do IPERN (Instituto de Previdência Dos Servidores Estaduais) medidas para desburocratizar os processos de aposentadoria dos servidores. A cobrança foi feita em audiência com Nereu Linhares na manhã desta quarta-feira (04). Na ocasião, o Sindicato pautou outras questões relativas à aposentadoria. Veja abaixo um resumo do diálogo travado entre o SINTE e o governo.
Aposentadorias
O SINTE/RN pediu agilidade na publicação dos processos de aposentadorias, principalmente os solicitados em 2018. A entidade entregou espelhos de pedidos realizados no ano passado. Por sua vez, o Presidente do IPERN solicitou que as pessoas que estão à espera informem a sua situação, para que seja dada prioridade na resolução destas publicações.
Quanto as aposentadorias de 2019, o Nereu Linhares afirmou que todos os sábados são publicadas aposentadorias.
Suspensão do pagamento dos aposentados que não fizeram prova de vida
O SINTE pediu ao Presidente do IPERN que não sejam suspensos os salários dos aposentados que ainda não fizeram a sua prova de vida junto ao banco. Em resposta Nereu disse estar negociando com o Banco do Brasil para que, na medida do possível, seja realizada a prova de vida e o pagamento liberado. O Sindicato ficou encarregado de, assim que for informado acerca do término desta negociação do governo com o banco, comunicar a categoria.
Comprovação de tempo no serviço público para obter a aposentadoria especial
O SINTE pediu que sejam dispensadas as várias declarações solicitadas pelo IPERN para se comprovar o direito a aposentadoria especial. O presidente do IPERN respondeu que para isso a SEEC terá que informar os dados durante a abertura do processo de aposentadoria. Assim, a direção do Sindicato vai procurar o Secretário de Educação e a assessoria jurídica da Secretaria, para dialogar sobre.
Aposentadoria especial para quem foi readaptado
Se chegou ao entendimento de que terá direito a aposentadoria especial o professor readaptado que antes atuava em sala de aula e que tenha assumido as funções de: diretor, vice-diretor, coordenador ou assessoramento pedagógico.  O SINTE/RN cobrou do IPERN que a função de coordenador administrativo financeiro seja incluída no direito de obter a aposentadoria especial. Isso com base na lei, que não descrimina qual o tipo de coordenação tem este direito. Esta questão também será tratada com a SEEC.

PLANEJAMENTO URBANO >> Plano Diretor de Natal disponibiliza cartilha digital com dados informativos


A revisão do Plano Diretor de Natal (PDN) agora conta com uma cartilha digital que contém todas as informações necessárias sobre processo participativo. A publicação em versão flip e para download em PDF foi divulgada para população na primeira oficina regional, que aconteceu na Zona Leste, no último dia 30 de agosto, no auditório na Faculdade Estácio do Alecrim.
A cartilha é apresentada pela mascote do PDN, Natália. Nela, é esclarecido sobre o que é o plano diretor, como funciona, quem pode participar, o que acontece em uma cidade que não tem o plano e muito mais. Tudo isso com uma linguagem de fácil entendimento para toda população, de uma maneira dinâmica.
De acordo com o secretário adjunto de planejamento da Semurb, Thiago Mesquita, o objetivo da publicação  é ajudar à população a contribuir ainda mais  com o processo de revisão.
Além disso, o livreto digital  traz também a temática sobre a importância de se discutir o planejamento da nossa cidade, suas potencialidades e seus problemas, em diversos setores tais como meio ambiente, moradia, saúde, educação, lazer e mobilidade.
Para visualizar ou baixar a cartilha, basta acessar o site do PDN https://natal.rn.gov.br/semurb/planodiretor e clicar na aba Biblioteca> Publicações.

GESTÃO HÍDRICA >> O II Encontro Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas do RN será realizado de 10 a 12 de setembro



O evento será realizado no auditório da na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e conta também com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) e o do Instituto de Gestão das Águas (IGARN), estará presente o Comitê da Bacia do Rio São Francisco, Agência Nacional de Águas (ANA), autoridades de vários estados da federação que discutiram gestão das águas, ressaltando  o Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), desertificação e os cuidados com o Caatinga, rompimento da barragem de Brumadinho e Mariana nos aspectos cronológicos da tragédia, ações judiciais para reparação  de danos, o papel do Mistério Público Federal do RN na qualidade da água e zona costeira com seus manguezais.

Confira a programação no site: https://forumpotiguarbh.wixsite.com/cbhrn 

PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL E SOCIAL >> Áreas suscetíveis à desertificação no Semiárido ocupam 13% da região



Em 2006, havia áreas suscetíveis à desertificação no Semiárido, divulgados no Plano Nacional sobre Mudança do Clima, o PAN da Desertificação. Eram 6 núcleos - Cabrobó (PE), Gilbués (PI), Inhamus (CE), Irauçuba (CE), Jaguaribe (CE) e Seridó (PB e RN). Hoje, esses núcleos agravaram em muito a situação de degradação e se tornaram o epicentro das áreas quase desérticas do Semiárido que passaram a existir em pouco mais de uma década. No total, o Semiárido tem hoje 13% do seu território classificada como quase desértica.
É o que apontou o Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélite (Lapis), ligado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal). "O total que a gente chegou de áreas de todo o Semiárido brasileiro, incluindo o Norte de Minas Gerais, está em torno de 13% de áreas quase desérticas, que estão em níveis de degradação muito alto. Mas existem outros níveis intermediários que estão acelerando em função do uso da terra, das secas, em função da ocupação do solo", assegura Humberto Barbosa, coordenador do Lapis.
Ele coordena um sistema de recepção de dados em tempo real e tem a capacidade de gerar informações da cobertura vegetal na frequência diária. O monitoramento da cobertura vegetal é o principal indicador de degradação ambiental utilizado pela Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD).
Em julho passado, o Lapis divulgou este dado alarmante, mas houve pouca repercussão nos veículos de comunicação. Talvez, esse fato seja só mais uma prova da pouca importância que a região semiárida, o bioma Caatinga e as famílias que vivem nele têm para o Brasil. Um ecossistema que, em tempos de alterações climáticas mundiais, tem muito a ensinar no quesito produção de alimentos em condições de pouca água e alta temperatura. Mais informações estão na entrevista que pode ser acessada no link abaixo.

Fonte: https://www.seapac.org.br/post/%C3%A1reas-suscet%C3%ADveis-%C3%A0-desertifica%C3%A7%C3%A3o-no-semi%C3%A1rido-ocupam-13-da-regi%C3%A3o

domingo, 8 de setembro de 2019

DEMOCRACIA >> O Parido dos Trabalhadores - PT realiza hoje mais um PED (Processo de Eleições Diretas) para a escolha de seus dirigentes municipais

Resultado de imagem para ped pt

Neste domingo, 08 de setembro, o Partido dos Trabalhadores - PT em todo país realizará mais uma eleição das direções municipais e também dos delegados e delegadas às etapas estaduais e nacional para o 7º Congresso que será realizada em todo o país em votação direta pelos filiados e filiadas.
O PED é também um momento de intensificar as nossas lutas por Lula Livre, pela garantia de nossos direitos e contra todos os retrocessos implementados pelo governo bolsonaro.
Em Lajes, o PED acontecerá na Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, localizado na Rua Aristóteles Lima, 71 Centro, no horário das 08:00 ás 17:00 horas.
Com relação à eleição do Diretório Nacional será feita, excepcionalmente, na etapa nacional do 7º Congresso pelos delegados e delegadas eleitos(as) nos municípios em 8 de setembro de 2019.
Resultado de imagem para pt é o partido preferido dos brasileiros

Mesmo contra todo um sistema (econômico, político e jurídico) que tem usado de todas as artimanhas para destruir nosso partido, o PT tem mostrado em cada eleição ou em cada pesquisa de preferência popular que é um partido criado para ser a voz das massas do campo e da cidade e que hoje ainda mais está consolidado pelas experiências sociais positivas que suas gestões (seja dos pequenos municípios até a presidência da República) vem trazendo para para o nosso país.
Confira a lista de cidades aptas a participarem das eleições: https://bit.ly/2XvySKZ

CONHECIMENTO HISTÓRICO >> Os 10 maiores revolucionários de todos os tempos!

None


Especialistas elegem os homens que mudaram os rumos da humanidade, oferecendo novos modelos em dez campos do conhecimento

Algumas pessoas vêm ao mundo para tirar tudo do lugar. Gente como Albert Einstein, que deitou por terra as bases mais sólidas da ciência por quase 200 anos – e que, sem querer, mudou a geopolítica mundial. Ou Ernesto Che Guevara, o argentino que falou nas Nações Unidas apontando o dedo aos EUA, um Davi latino-americano enfrentando o Golias que faz sombra ao continente.
Alguns deixam em seu rastro a beleza e precisão: Leonardo da Vinci, um dos maiores gênios da História, que aplicou ciência à pintura para fazer do quadro uma janela cristalina, por vezes mais real que a realidade. Outros são adeptos da destruição: Napoleão Bonaparte, que empurrou com canhões as reformas do liberalismo exaltado da Revolução Francesa, princípios que ele mesmo havia traído.
A AH pediu ajuda a um time de mais de 50 especialistas para escolher os maiores revolucionários de todos os tempos, em suas áreas de atuação. Surgiram surpresas, como Alberto Santos Dumont. O brasileiro tido por muitos como o Pai da Aviação foi eleito na categoria inventor.
Outros nomes gigantescos, antes escolhidos por historiadores, voltam a estas páginas por serem inevitáveis: Jesus Cristo e o próprio Einstein, para ficar em dois exemplos. A seguir, aqueles que mudaram o mundo – ou, ao menos, a parte dele ao qual se dedicaram – decisivamente.

1. Religião | Jesus Cristo


Não faltavam candidatos a revolucionário na Judeia do século 1. A palavra Messias tinha um sentido diferente da conotação mística que os cristãos aprenderam a associar a ela. O messias seria quem, por métodos certamente violentos, expulsaria os romanos e restituiria a independência a Israel. Nesse sentido, Jesus não podia ser contado entre eles. Toda a tragédia de origem do cristianismo depende do fato de Jesus não ser revolucionário, mas um inocente condenado à morte na cruz.
Jesus nasceu num mundo dominado por uma potência escravocrata, guiada por ideias de glória expansionista. Na Judeia, onde se cultuava o Deus único, predominavam sentimentos de profundo rancor e vingança contra os romanos, e um ódio fratricida aos judeus que se aproximavam dos dominadores.
Foi nesse contexto que surgiu um homem dizendo aos judeus que deveriam oferecer a outra face quando agredidos por um centurião. Ou para dar a César o que é de César. Ou que seu reino não era deste mundo. O prometido messias não vinha trazer mudança política. Era uma mensagem de paz radical e subversiva aos valores da época, tanto dos judeus quanto dos romanos. Ele também era um profeta dos pobres, que afirmava ser mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha que um rico entrar no reino dos céus.
Não há registro de Jesus enquanto viveu. Ainda hoje, fontes sobre sua vida são os Evangelhos. Então não se sabe se ele foi morto porque alguém que percebeu o potencial subversivo de suas palavras. O fato é que, após sua morte, a religião foi perseguida e manteve-se nas camadas mais baixas da população, seguida por escravos e soldados de baixa patente, por quase três séculos. Até que, no que é considerado um milagre pela Igreja Católica, o imperador Constantino se converteu, em 312, durante uma batalha. Em uma geração, o cristianismo saltou de minoria perseguida para maioria, logo sendo transformado no perseguidor.
Mesmo com o cristianismo oficializado, o espírito subversivo se manteve latente. A abolição da escravidão, a liberação feminina, a assistência aos necessitados, o voto universal: ideias alienígenas ao pensamento da Antiguidade Clássica. E que, de certa forma, podem ter sua certidão de nascimento atestada na Judeia do século 1, com um humilde profeta que tratava prostitutas e leprosos da mesma forma que seus mais fiéis discípulos.
O escritor Frei Betto nota essa contradição. Afirma que seu voto em Jesus foi “não por ter fundado uma religião, e sim por ter proposto um modelo civilizatório baseado na relação amorosa e na partilha dos bens”.

2. Invenção: Santos Dumont



Numa lista com Alexander Graham Bell, James Watt e Thomas Edison, pode parecer patriota que o maior revolucionário entre os inventores tenha sido o mineiro Alberto Santos Dumont. Vale lembrar que Dumont personifica a imagem ideal que o Brasil quer para si: um país civilizado, que oferece contribuições cruciais para o mundo com extrema generosidade.
O artista plástico Guto Lacaz menciona Dumont como aquele que “conquistou o voo controlado com os mais leves e com os mais pesados que o ar”. E o engenheiro Luiz Rocha fala dele como o “inventor do melhor meio de transporte do mundo, o avião”. Dumont, no Brasil, simplesmente inventou o avião. Sem fugir da polêmica, a história é um pouco mais complicada que isso. A relevância do brasileiro não está na primazia. Ele não foi o primeiro a apresentar um avião funcional, o que é a razão por que os norte-americanos irmãos Wright são considerados os inventores no resto do mundo.
Em agosto de 1908, os Wright se apresentaram em Le Mans, na França. Os franceses ficaram boquiabertos. O Flyer era o primeiro avião prático do mundo, capaz de voo controlado, dando voltas, subindo e descendo. Não era um protótipo que andava em linha reta: a distância era medida em quilômetros, não metros, e o voo em minutos, até horas, não segundos. O avião já era uma realidade.
A razão do segredo dos norte-americanos é o medo que tinham que alguém roubasse seu invento. Eles haviam passado dois anos sem voar para assegurar suas patentes. Tudo no Flyer era patenteado. A ideia era ter o monopólio da indústria de aviação. Quem quisesse um avião, teria de comprar deles.
É aí que entra a contribuição de Dumont – e a sua generosidade. Ele, que não foi ver as apresentações dos irmãos Wright, continuou a trabalhar no Demoiselle, que se tornaria o segundo avião funcional, mais rápido que o Flyer, e primeiro a ser produzido em série. Diferente do modelo norte-americano, tudo no Demoiselle era aberto – o inventor brasileiro não apenas não patenteava nada, mas incentivava as pessoas a copiarem livremente.
Mais de cem deles foram produzidos, e neles pioneiros da aviação, como o francês Roland Garros, fizeram seus primeiros voos. Certos conceitos do Demoiselle, como o trem de pouso em triciclo e a cauda (controles aerodinâmicos em posição traseira) se tornariam universais.

3. Medicina | Alexander Fleming



A revolução de Alexander Fleming afeta o dia a dia de todos. Fleming é o pai dos antibióticos, remédios capazes de destruir bactérias e que salvaram um número incontável de vidas. Boa parte delas de crianças, particularmente suscetíveis às bactérias. Até os anos 40, mesmo países ricos tinham altas taxas de mortalidade infantil, com uma a cada 20 pessoas não chegando à idade adulta.
E ele tornou-se revolucionário por acidente. “A sorte desempenhou um grande papel na vida de Fleming”, afirma Kevin Brown, historiador e arquivista do Museu do Laboratório Alexander Fleming, em Londres. Em 1928, o biólogo escocês, já beirando os 50 anos, estudava uma cultura de estafilococos, bactérias inofensivas, em seu bagunçado laboratório no Hospital St. Mary, da Universidade de Londres.
Era, de acordo com Brown, um cientista do século 19 em pleno século 20, trabalhando sozinho e livre para estudar como quisesse: “Seu laboratório era extremamente primitivo”. Em vez de arrumar tudo para evitar contaminações, Fleming empilhava as placas numa bancada em um canto do laboratório, e notou que uma delas apareceu mofada. “Engraçado”, comentou. Ao invés de jogar fora o exemplar contaminado, como se faria em um laboratório profissional, ele resolveu estudá-lo mais atentamente. Notou que o mofo estava matando as bactérias.
O mofo era o Penicillium chrysogenum, que aparece em comida estragada. É parente de fungos usados há séculos para fazer salames e queijos azuis – a ação bactericida também serve para preservar comida. Fleming descobriu que o truque funcionava com bactérias perigosas, isolou a substância com a qual o fungo estava liquidando os microrganismos e a chamou de penicilina. Mas não acreditou que ela pudesse ter utilidade prática, porque não pensou em sua criação a nível industrial.
Foi apenas no início dos anos 1940, com o trabalho de outros cientistas – em laboratórios organizados –, que a droga tornou-se viável. Sua estreia foi na Segunda Guerra, quando salvou a vida de soldados e civis atingidos por armas inimigas, que poderiam ter sucumbido a infecções. Desde o surgimento dos antibióticos, vários horrores que assombravam a humanidade ficaram para os livros de História.
Lepra e tuberculose, cujo tratamento era isolar o paciente em sanatórios, passaram a ter cura. Pneumonia deixou de ser o caminho do hospital ao necrotério. Coqueluche, difteria e meningite pararam de matar crianças. E doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia, sífilis e cancro, passaram a ser assunto de piada em mesas de bar.

4. Filosofia | Platão

MARGINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS >> DESPEJO NÃO! CUT - RN repudia a ação do INCRA autorizado pelo juiz federal da 24º vara federal de Caruaru/PE

A imagem pode conter: 31 pessoas, pessoas sorrindo


O Centro de Formação Paulo Freire, localizado no Assentamento Normandia, na cidade de Caruaru/PE sofreu uma ordem de despejo impulsionada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que foi aceita pelo juiz federal da 24º Vara Federal de Caruaru que determinou imediata reintegração de posse.
O Centro de formação pertence ao assentamento Normandia, criado em 1988, onde, técnicos do incra orientou que a sede fosse utilizada para a capacitação e formação dos assentados de todo o estado de Pernambuco, orientação esta, que o MST cumpriu em comum acordo com o Incra fazendo com que em 1999 fosse oficializado a criação do Centro de Formação Paulo Freire.
Com o passar do tempo, o Centro se tornou referência no que se diz a respeito à formação política, deixando de ser apenas um espaço formativo a assentados de Pernambuco e se tornando a nível nordeste, um dos polos mais importantes para formação política da classe trabalhadora. Sem contar as diversas parcerias com instituições importantes da sociedade como universidades e fundações que ao utilizar a estrutura, aproxima os assentados ao ensino superior.
O Papel do Centro de Formação Paulo Freire perante a sociedade é bastante nítido e todo esse trabalho está sendo ameaçado por um simples viés ideológico e perseguição política ao Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra. Nesse sentido, nós, da CUT - RN em nome de toda a diretoria estadual e executiva repudiamos veemente a tentativa de despejo e nos solidarizamos com todo os trabalhadores, estudantes e professores que vive o dia-a-dia desse importante pólo político e educacional para a regional Nordeste, Pernambuco e do Brasil.
Central Única dos Trabalhadores - Rio Grande do Norte