sábado, 23 de agosto de 2014

Fátima e sua luta pela expansão dos IFRN's, contemplando todas a s regiões do estado


Você sabia que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso do PSDB criou uma Lei que proibia o governo federal de investir em Escolas Técnicas Federais? Que se não fosse o ex-presidente Lula do PT só teríamos duas ETF - uma em Natal e outra em Mossoró? Que se não fosse a presidenta Dilma dar continuidade ao projeto de Lula, a cidade de Lajes não estaria prestes a inaugurar um IFRN? Você quer continuar mudando o País ou quer retroceder?

A unidade em Lajes vai atender também os municípios Afonso Bezerra, Angicos, Caiçara do Rio dos Ventos, Fernando Pedroza, Jardim de Angicos, Pedra Preta, Pedro Avelino, e região.

Em tempo
A expansão da educação profissional é uma luta antiga da deputada Fátima que vem desde o governo do presidente Lula. Vale lembrar que antes de 2003 o RN contava com apenas duas unidades, o Campus Central em Natal e outra em Mossoró. Agora, com mais essas duas novas unidades o RN chegará à marca de 21 unidades do IFRN, tornando-se um dos estados mais bem contemplado no plano de expansão da educação profissional, iniciado no governo Lula e que tem continuidade no governo da presidenta Dilma.

Com base em estudos de viabilidade técnica realizados pela reitoria do IFRN, a deputada Fátima apresentou projeto de indicação propondo a ampliação do instituto com mais oito unidades. Além de Parelhas e Lajes, cidades que estavam incluídas no projeto, foram solicitadas unidades também para Mossoró, Umarizal, Alexandria, São Miguel, Touros e Jucurutu. “Fico muito feliz em ter contribuído junto ao governo Dilma para a realização do sonho de Parelhas e Lajes que é ter a sua escola técnica. A luta continua para que a expansão da educação profissional possa chegar a todo o Rio Grande do Norte”, reforça Fátima.

Comprovando >> Natal comprova seu viés de independência

Nestas eleições para governo, Henrique tenta mais uma vez passar na prova de uma eleição majoritária, concorrendo ao governo do estado. Após costurar o maior acordão da nossa história política, reunindo em seu palanque todos os ex governadores e mais de 100 prefeitos, retirando do páreo todos aqueles que poderiam frustrar seu objetivo, como a vice prefeita Wilma de Faria e a atual governadora, Rosalba Ciarline, Henrique se depara com o velho fantasma da sua rejeição pelo eleitor da capital do estado.

Natal parece que não muda sua opinião sobre o filho de Aluízio e isso foi comprovado mais uma vez na recente pesquisa da Seta/Nominuto onde os dois principais concorrentes ao governo, Robinson e Henrique aparecem empatados, com a ressalva de que Robinson figura com viés de crescimento, enquanto Henrique tem caído nas intenções de voto do eleitor. É, parece que Natal comprova mais uma vez a sua marca de ser de oposição, mas principalmente, de rejeitar Henrique Alves.

A conferir nas urnas!
 

Edição 2014-2015 do programa Garantia Safra pautará encontro dia 26

Programa Garantia Safra dá suporte ao homem do campoPrograma Garantia Safra dá suporte ao homem do campoASSÚ – Com a presença de membros da coordenação estadual do programa acontecerá na próxima terça-feira, 26, a partir das 8h30, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Assú, uma reunião sobre o Garantia Safra 2014-2015. O anúncio foi feito pelo diretor regional do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater/RN), Evilásio Dantas.

Na oportunidade, serão convidados os secretários de Agricultura e similares de todos os 18 municípios sob a área de jurisdição do escritório regional da Emater/RN, presidentes de sindicatos de trabalhadores rurais, dirigentes de associações comunitárias e demais parceiros do programa que, no Estado, é gerenciado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape).

A reunião em Assú faz parte de um calendário que abrange todos os dez escritórios regionais da Emater/RN no Estado. “Os encontros têm o caráter de repassar todas as informações acerca da próxima edição do programa”, completa Evilásio Dantas. Criado pela Lei nº 10.420 de 10 de abril de 2002, o Fundo Garantia Safra está vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e institui o benefício Garantia Safra.

PLANEJAMENTO
O dirigente adiantou que, no mesmo dia, só que a partir das 14h na sede do escritório regional, ocorrerá uma reunião técnica dirigida aos representantes da Emater/RN das 18 cidades pertencentes à jurisdição administrativa. Para esta ocasião, disse Evilásio Dantas, são aguardados membros da direção-geral da empresa, oriundos de Natal. O encontro versará sobre as ações que a Emater executará por todo o restante deste segundo semestre.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Dilma e Fátima lideram a preferência dos eleitores, aponta Seta.

Na pesquisa do Seta Instituto, a presidente apresenta 39,9% das intenções de voto.


 
A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, obteve 39,9% das intenções de voto na espontânea.
Dilma Rousseff lidera a corrida presidencial entre os eleitores de Natal, registrou a mais nova pesquisa do Nominuto/Seta divulgada nesta sexta-feira (22). A presidente, candidata à reeleição, obteve 39,9% das intenções de voto na espontânea - por causa da morte de Eduardo Campos, o instituto optou por fazer apenas a pergunta espontânea.

Aécio Neves (PSDB) foi citado por 9,5% dos eleitores; Marina Silva (PSB) por 3,8%; Pastor Everaldo (PSC) por 3,6%; Eduardo Campos (PSB) por 1,9%; Levi Fidélix (PRTB) 1,8%; Zé Maria (PSTU) por 1,5%; Luciana Genro (PSOL) por 1,4%; Eymael (PSDC) 1%; e Rui Costa Pimenta (PCO) 1%.

Eduardo Jorge (PV) e Mauro Iasi (PCB) foram citados por apenas 0,8% dos entrevistados do Seta. Brancos, nulos e nenhum somaram 19,7%; e 13,3% não responderam.

Aprovação dos governantes
A presidente Dilma Rousseff é aprovada por 54,2% dos entrevistados. O percentual de desaprovação é de 35,3%. Segundo o Seta Instituto, 6,8% dos eleitores se mostraram indiferentes; e 3,7% não responderam.

PARA O SENADO
Fátima aparece com 29,1% das preferências na pesquisa estimulada do Seta Instituto. Wilma vem logo em seguida com 25,8% 
 
Por uma pequena margem na intenção de votos, a candidata Fátima Bezerra (PT) lidera a corrida pela única vaga do Senado entre os eleitores de Natal. A petista aparece com 29,1% das preferências na pesquisa estimulada do Seta Instituto. Wilma de Faria (PSB) vem logo em seguida com 25,8% das intenções de voto. As duas estão empatadas dentro da margem de erro, que é de 3% para mais ou para menos, na mais nova pesquisa Nominuto/Seta divulgada nesta sexta-feira (22).

A professora Ana Célia (PSTU) aparece em terceiro lugar com 3,9%; seguida de Roberto Ronconi (PSL) com 3,2%; e de Lailson de Almeida (PSOL) com 2,6% das citações. Brancos, nulos e nenhum somaram 18,4%; e não responderam ou não sabem 17%.

Espontânea
Na pergunta espontânea para o Senado, Fátima Bezerra também lidera com 24,2% das citações; seguida de Wilma de Faria com 20,9%; Ana Célia com 3,4%; Roberto Ronconi com 2,8%; e o professor Lailson de Almeida com 2,1%.


Política Estadual >> Henrique e Robinson estão empatados em Natal, aponta pesquisa do Seta

Cenário de empate técnico ocorre tanto na estimulada como na espontânea; é alto o número de indecisos.


A corrida eleitoral para o governo segue acirrada e aberta em Natal. É o que aponta a mais nova pesquisa do Seta Instituto divulgada hoje (22) em parceria com o portal Nominuto.com. Na estimulada, Henrique Alves (PMDB) obteve 29,4% das intenções de voto na capital, seguido de perto por Robinson Faria (PSD) com 27,5%, numa clara situação de empate técnico.

Simone Dutra (PSTU) aparece em terceiro com 4,6% das preferências; Robério Paulino (PSOL) tem 3,8%; e Araken Farias (PSL) registra 2,9%. Brancos, nulos e nenhum somaram 16,6%; e não sabe ou não respondeu 15,2%.

O Seta Instituto ouviu 800 eleitores entre os dias 16 e 17 de agosto nas quatro zonas administrativas da capital. A margem de erro é de 3%, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa Nominuto/Seta foi registrada no TRE-RN com o número 00014/2014.

Espontânea
Na pergunta espontânea para o governo, Henrique Alves obteve 24,2% das preferências. Robinson Faria vem logo em seguida com 21,8% das intenções de voto, mantendo o empate técnico em relação ao candidato do PMDB.
Natal_seta_gov_espon_7701
Simone Dutra registrou 4,2% das citações; Robério Paulino 2,9%; e Araken Farias 2,2%. Brancos, nulos e nenhum somaram 23,3%; e não sabem ou não responderam 21,4%.

Rejeição
Henrique Alves registrou maior rejeição, com 22,2% das citações. Robinson Faria é o segundo maior rejeitado, com 19,4%.

Robério Paulino é rejeitado por 12,7% dos entrevistados do Seta Instituto; Simone Dutra por 4,8%; e Araken Farias por 4,9%. Brancos, nulos e nenhum somaram 20,2%; não sabe ou não responderam 15,8%.
Natal_seta_gov_rejei_7701
* Tabelas do Seta Instituto/Reprodução.

Destaque >> Engenharia Ambiental da UFRN recebe conceito máximo do MEC

Criado apenas em 2011 pela UFRN, curso de Engenharia Ambiental recebe 80 novos alunos a cada nova temporada. Foto: Wellington Rocha Avaliação foi realizada com corpo docente e analisou estrutura
 
Criado apenas em 2011 pela UFRN, curso de Engenharia Ambiental recebe 80 novos alunos a cada nova temporada. Foto: Wellington Rocha

O Curso de Engenharia Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), acaba de ser reconhecido pelo Ministério da Educação e obteve o conceito “5”, nota máxima atribuída às graduações.

A avaliação in loco aconteceu entre 10 a 13 deste mês e analisou o corpo docente, instalações e infraestrutura, biblioteca e a organização didática pedagógica. O relatório enviado à instituição destaca a titulação, produção acadêmica e regime de trabalho do corpo docente, assim como “a excelente atuação do Coordenador”.

Os avaliadores constatam “que o projeto do Curso Bacharelado em Engenharia Ambiental atende aos objetivos e as condições de oferta previstos no PPC e PDI, bem como as possibilidades de inserção do profissional egresso no mercado de trabalho da região e do país”.

No documento, a equipe responsável pela avaliação ressalta “a excelente experiência vivenciada pela IES, no que refere à formação dos cursos de engenharias Ambiental, Biomédica, Redes e Comunicação, Petróleo, Mecatrônica, Materiais, Mecânica e de Computação”. Por fim, o MEC respalda o modelo de dois ciclos adotados pelo curso para essa formação do profissional de engenharia, “o qual visa a melhoria do ensino e qualidade profissional”.

Ao parabenizar a equipe docente e técnica, pelo reconhecimento do curso, a reitora Ângela Maria Paiva Cruz agradeceu aos professores de Engenharia Ambiental e do Bacharelado em Ciências e Tecnologia, formadores de competências exigidas para o primeiro ciclo.

Sobre a importância da conquista, a reitora lembrou que é “resultado dos projetos pedagógicos bem elaborados, sustentados e executados pelos que fazem a Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) e Centro de Tecnologia (CT) e as unidades administrativas que dão suporte às ações da instituição”.

“Acolhemos esse reconhecimento de curso”, disse a reitora, “seguros de estarmos seguindo as diretrizes previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRN, o PDI, e, por isso, alcançando as metas estabelecidas em nosso Plano de Gestão”.

Para Ângela Paiva, o conceito “excelente” atribuído pelo MEC “é um avanço, no sentido da aprimorar a qualidade do ensino, pesquisa e extensão na maior e mais antiga universidade pública do Rio Grande do Norte”.

Histórico
Considerado de “qualidade excelente” pela avaliação do MEC, o Curso de Engenharia Ambiental foi implantado na UFRN em 2011, num período da reestruturação das universidades federais.

Coordenado pelo professor Helio Rodrigues dos Santos, a graduação de Engenharia Ambiental está vinculada ao Centro de Tecnologia (CT/UFRN) e tem capacidade para receber 80 alunos por ano, divididos em entradas semestrais de 40 alunos.

A primeira turma ingressou no segundo semestre de 2012. Quem cursa o primeiro ciclo pode obter o grau de Bacharel em Ciência e Tecnologia (BC&T), enquanto os concluintes que integralizam os dois ciclos recebem o diploma de Bacharel em Engenharia Ambiental.

Fonte: 

Postos de combustíveis têm de se adequar à legislação ambiental

A Coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Meio Ambiente, Fernanda Bezerra Guerreiro Lobo, e a  Promotora de Justiça da Comarca de São Gonçalo do Amarante, Cristina Pessoa Moreno, discutiram na manhã desta quinta-feira (21)  os procedimentos de adequação dos postos de combustíveis à legislação ambiental e os danos que podem ser causados por seu descumprimento.

Durante a reunião, realizada no Plenário William Ubirajara Pinheiro da Procuradoria-Geral de Justiça, em Candelária, o professor da UFRN e perito da Funpec, Francisco de Oliveira Fontes, alertou para as consequências que o contato da gasolina, álcool, diesel ou qualquer outro tipo de combustível podem causar ao subsolo.

“São consequências desastrosas”, alertou o professor tendo em vista a proporção de água que pode ser inutilizada diante de um pequeno vazamento, sendo o bastante, inclusive, para comprometer diretamente o abastimento de água de uma cidade como São Gonçalo do Amarante.

Na reunião constatou-se que a maioria dos postos do município já iniciou o processo de licenciamento ambiental, o que facilita o encaminhamento da atuação do Ministério Público Estadual.

A Promotora de Justiça de São Gonçalo do Amarante, Cristina Pessoa Moreno esclarece que a reunião não tinha caráter investigatório, já que o processo de adequação é de médio a longo prazo. Segundo a representante do Ministério Público Estadual, a proposta é acompanhar todo o processo para garantir a adequação dos estabelecimentos, mas a intenção, primeiro, realmente é orientar, esclarecer.

Compareceram à reunião representantes do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Rio Grande do Norte (SindiPostos), do Corpo de Bombeiros Militar, Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), além dos proprietários de postos de combustíveis.

Foto: Assecom

Exposição >> Brasil Mostra Brasil" terá 250 expositores com milhares de produtos diretos para venda ao público

 Começa nesta sexta-feira, no Centro de Convenções a 20º edição da multifeira “Brasil Mostra Brasil”, que este promete levar 250 expositores, apresentando produtos como móveis, roupas, artigos de decoração, utilidades domésticas, valendo um destaque maior para o artesanato internacional que fica à disposição do público durante oito dias.

São expositores vindos da Indonésia, Índia, Filipinas, Espanha, Egito, Costa do Marfim e República Tcheca. Somente do continente africano serão 12 países participantes.

Inúmeros segmentos estarão representados na feira dentro dos 10 mil metros quadrados de área ocupada no Centro de Convenções.

O público poderá contar com o estacionamento rotativo de 1.200 vagas com capacidade de fluxo para 3 mil carros por dia. Em 2014, entre montagem da feira, bilheteria, praça de alimentação, estacionamento e expositores, a Brasil Mostra Brasil deve empregar 500 pessoas.  A expectativa de público que vai passar pela multifeira gira em torno de 100 mil pessoas. 

"A feira, além de atingir o consumidor direto, também é uma oportunidade para os empresários ampliares sua rede de negócios", enfatiza o diretor geral do evento, Wilson Martinez. Inúmeros segmentos estarão representados na feira dentro dos 10 mil metros quadrados de área ocupada no Centro de Convenções

SERVIÇO
20ª BRASIL MOSTRA BRASIL
Data da realização da Multifeira: 22 a 31 de Agosto de 2014
Horário: 15h às 23h
Local: Centro de Convenções de Natal 
Entrada: R$ 5
Estacionamento: R$ 4

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Administração pública >> PEC disciplina nomeação de aprovados em concurso

21
Está pronta para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 48/2004, que assegura a nomeação de todos os aprovados em concursos públicos dentro do número de vagas previsto no edital do certame.
 
A PEC foi apresentada há dez anos por Paulo Paim (PT-RS). Portanto, é anterior à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em recurso extraordinário julgado em 2011, que reconheceu direito subjetivo à nomeação aos candidatos aprovados dentro do número de vagas previstas no edital.

Além de garantir a nomeação dos aprovados, a PEC propõe outras mudanças na Constituição, entre elas a obrigatoriedade de publicação de edital do concurso na imprensa oficial e em jornal diário de grande circulação. O objetivo é assegurar o princípio da publicidade.

Em voto favorável à aprovação, Jorge Viana (PT-AC), relator da matéria na CCJ, sugere algumas mudanças. O senador retoma, por exemplo, a regra atual de validade dos concursos — de até dois anos, prorrogável por igual período —, em vez de dois anos exatos, também prorrogáveis, como consta da proposta original.

Viana também sugere a retirada da exigência de aproveitamento dos aprovados em um concurso dentro do prazo de validade em novas vagas que venham a surgir além das previstas no edital. Nesse caso, ficaria proibida a realização de novo concurso.

O texto do relator apenas garante o preenchimento de todas as vagas previstas no edital dentro do prazo do concurso.

“A proposta é oportuna, uma vez que incorpora ao Texto Magno importantes regras de moralização dos concursos públicos”, avalia Viana em parecer pela aprovação da PEC.

Fonte: Jornal do Senado

Curiosidades >> 10 Truques Que o Seu Corpo Pode fazer

Estes 10 truques feitos com o corpo ajudarão você a reduzir dor, desconfortos, evitar dor de cabeça e azia, e alguns problemas físicos com os quais lidamos diariamente.
 
 
1. Se você estiver com coceira na garganta, coce sua orelha
 
Você pode tentar limpar sua garganta, mas isso não vai fazer aquela sensação de coceirinha ir embora. Aqui está uma forma melhor de lidar com o assunto: "quando os nervos no ouvido são ativados,  provocam uma reação reflexa na garganta que pode provocar um espasmo muscular", diz o Dr. Scott Shefer, chefe do departamento de Otorrinolaringologia do Hospital de Nova Jersey. "Estes espasmos são os causadores da sensação de coceira." Você ouviu - apenas coce sua orelha!
 
2. Super Audição?
 
Se você encontrar um velho amigo em um local barulhento e cmeçare a conversar, é melhor você virar seu ouvido direito em direção à pessoa , pois este é melhor para captar o som da fala, de acordo com pesquisadores da Universidade de Medicina da Califórnia. Por outro lado, se você quiser identificar qual música está tocando, melhor usar o ouvido esquerdo. Isso ocorre porque os diferentes hemisférios do cérebro possuem diferentes habilidades.
 
 
 
3. Pensar em sexo pode diminuir a vontade de urinar?
 
Quando você realmente precisa fazer xixi e não pode, o Dr. Larry Lipsholtz recomenda a pensar sobre sexo. De acordo com ele, pensar sobre sexo mantém mente e corpo ocupados e darao uma pausa no seu desconforto de ter que urinar.
 
 
4. Diminuir dores temporárias
 
Cientistas alemães descobriram que tossir enquanto  toma uma injeção diminui a dor. Eles dizem que o ato de  tossir causa um aumento temporário de pressão no peito e na espinha, que deprime os condutores de dor da espinha dorsal. Em outras palavras: ao tossir, o seu cérebro recebe menos sinais de dor, e, portanto, você a sente menos.
 
 
5. Aliviar congestão nasal
 
Deixe de lado suas pílulas e gotas. Uma forma mais fácil e mais barata de aliviar a pressão sobre os seios nasais é empurrar a língua contra o céu da boca, e dar pancadinhas com o dedo na área entre as suas sobrancelhas. Ainda que pareça estranho, estes movimentos fazem com que o osso do nariz, conectado com as passagens nasais até a boca, balance para frente e para trás. Esta ação libera  que está obstruindo o seu nariz e, após uns 20 segundos, você começará a sentir seus seios nasais se descongestionando.
 
 
6. Combata o fogo no seu estômago sem usar água
 
Você está preocupado porque as asinhas de frango que está comendo agora lhe darão azia à noite? "Durma do lado esquerdo", diz o Dr. Anthony A. Starpoli, professor de Gastroenterologia. Pesquisas demonstraram que pessoas que dormen do seu lado esquerdo sofrem menos de acidez estomacal. O esôfago e o estômago estão unidos em um ângulo. Quando você deita sobre seu lado direito, o estômago fica mais alto do que o esôfago, permitindo que o ácido do estômago vá até a garganta. Ao deitar-se sobre o lado esquerdo, o estômago  fica mais baixo fazendo com que a gravidade venha em seu auxílio.
 
 
7. Cure dor de dente sem abrir a boca
Esfregue gelo nas costas da sua mão, na área entre seu polegar e seu indicador. Pesquisa conduzida no canadá demonstrou que esta técnica reduz dor de dente em até 50%. O feixe de nervos situado no centro daquele "V" desperta uma área no cérebro que bloqueia a dor na face.
 
 
8. Apagar marcas de queimaduras
 
Quando você queimar seus dedos no fogão, ao invés de usar gelo, limpe a pele e aplique uma pressão leve usando a gema dos dedos da mão não queimada. "O gelo aumentará a sua dor mais rapidamente", diz o Dr. Destefano, "mas este método natural retorna a pele queimada à temperatura normal, reduzindo também o risco de bolhas.".
 
9. Descongele o seu cérebro
 
Você bebeu alguma coisa bem gelada muito depressa, e agora parece que seu cérebro está congelado? Você poderá sentir dor de cabeça mais tarde, ou você pode empurrar sua língua contra o céu da boca. Como os nervos do céu da boca repentinamente gelaram, seu cérebro pensa que seu corpo está congelando e, para compensar, ele superaquece, provocando uma forte dor de cabeça. Quanto mais forte você empurrar sua língua contra o céu da sua boca, mais rápido passará a dor.
 
10. Fazer seu coração retornar ao seu batimento normal
 
Tentando fazer seu coração palpitante relaxar? Sopre o seu polegar! "O nervo solto que regula as batidas cardíacas pode ser controlado pela respiração", diz Ben Abu, um especialista em medicina de emergência. Esta é uma forma de fazer seu coração voltar ao seu ritmo normal.
 
Fonte: http://www.tudoporemail.com.br/Content.aspx?emailid=687&memberid=1702#.U_UQjqNHAo8

Organização lança campanha “não vote em ruralista”

Crédito: Imagens da página http://naovoteemruralista.org/
 A organização 350.org lançou nesta semana a campanha “não vote em ruralista“, que pretende chamar a atenção o papel que parlamentares da Frente Parlamentar da Agropecuária, a chamada Bancada Ruralista, têm desempenhado no Congresso Nacional. 

Com uma apresentação bastante didática, mas ao mesmo tempo bem fundamentada, organização apresenta iniciativas recentes de políticos ligados ao agronegócio, como a ofensiva recente contra direitos indígenas, e procura desconstruir argumentos utilizados pelos representantes do setor.  

O grupo lembra, por exemplo, que apesar de latifúndios para produção industrial de produtos para exportação ocuparem a maior parte das terras brasileiras, 70% dos alimentos consumidos no Brasil são produzidos pela agricultura familiar.

A página traz informações bastante úteis para eleitores, como a lista organizada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) nominando quem são os ruralistas no Congresso Nacional, a relação dos políticos que votaram pela diminuição da proteção de florestas com a flexibilização do Código Florestal, e a  ferramenta de consultas sobre a “lista suja” da escravidão desenvolvida pela Repórter Brasil, que ajuda quem quer conferir se um candidato está envolvido com exploração de pessoas. Clique aqui ou nas imagens para acessar a página da campanha.

Ficha Limpa >> MPE impugnou mais de 80 registros de candidaturas no RN

Dados parciais do Ministério Público Eleitoral (MPE) informa que no Rio Grande do Norte foram impugnados os registros de 86 candidatos às eleições de outubro. Do total, 7 foram com base na Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de condenados em segunda instância pela Justiça.

Este número coloca o estado com o quarto maior índice de candidaturas impugnadas para o pleito deste ano. O RN fica somente atrás dos estados de São Paulo, com 2.058, Minas Gerais, com 1.308, e Mato Grosso do Sul, com 93 impugnações de registros.

Em todo o país foi registrado a impugnação de 4.115 registros. De acordo com o levantamento, a principal causa de impugnação foi a rejeição de contas, também prevista na Lei da Ficha Limpa.

O prazo para que todos os registros de candidaturas sejam julgados pelos juízes eleitorais termina nesta quinta-feira, 21. A Justiça Eleitoral recebeu mais de 25 mil pedidos de candidaturas aos cargos de deputado estadual, federal, senador, governador e presidente da República.

Para estar apto a concorrer às eleições de outubro e ter o registro deferido pela Justiça Eleitoral, os candidatos devem apresentar declarações de bens, certidões criminais emitidas pela Justiça, certidão de quitação eleitoral que comprove inexistência de débito de multas aplicadas de forma definitiva, entre outros documentos previstos na Lei das Eleições.

O MPE alerta que estes números podem sofrer alterações. Os dados foram extraídos do formulário preenchidos por todas as Procuradorias Regionais Eleitorais dos estados.

Em Natal >> Casa Do Cordel apresenta: Catita, a menina que conta histórias.

Bom dia!!!! Paz saúde e alegria. "Catita" convida a todos para sua apresentação oficial como contadora de histórias. Como estamos no mês do folclore todos os poetas, cordelistas, contadores e escritores estão convidados para fazermos uma comemoração especial  valorizando a cultura e nossas raízes.Folclore significa o conjunto de tradições, conhecimentos ou crenças de um povo, expressos em suas lendas, canções e costumes. Todos sejam bem vindos. (Poetisa Rita Cruz)

Catita" convida a todos para sua apresentação oficial como contadora de histórias. Como estamos no mês do folclore todos os poetas, cordelistas, contadores e escritores estão convidados para fazermos uma comemoração especial valorizando a cultura e nossas raízes.

Folclore significa o conjunto de tradições, conhecimentos ou crenças de um povo, expressos em suas lendas, canções e costumes. 

Todos sejam bem vindos. (Poetisa Rita Cruz)

Fonte:  Casa Do Cordel

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Cidadania >> Projeto acende debate sobre custo dos cartões

12 Um projeto de decreto legislativo do Senado abriu um debate nacional sobre os cartões de crédito e débito, formas de pagamento cada vez mais presentes no dia a dia dos brasileiros. Aprovado pelos senadores no início deste mês, o PDS 31/2013 chega à Câmara em meio a polêmica.
 
A proposta, do senador Roberto Requião (PMDB-PR), torna sem efeito a Resolução 34/1989, do extinto Conselho Nacional de Defesa do Consumidor, que proíbe aos comerciantes estabelecer preço diferenciado de venda para pagamentos em cartão de crédito. O objetivo, afirma o senador, é permitir que o comércio dê desconto nas compras à vista, pagas em dinheiro ou outros meios, como cheque.

Requião argumenta que o custo de operação dos cartões — a chamada taxa de desconto, que no crédito fica em torno de 2,5% a 5% do valor da compra e é paga pelo comerciante às credenciadoras, como Cielo e Redecard — é embutido no preço dos produtos de maneira uniforme, sem diferenciar forma de pagamento. Assim, todos os consumidores pagam mais, mesmo aqueles que não usam cartão. O desconto, que corrigiria essa distorção, tem apoio da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e de outras organizações do setor varejista.Discordâncias

A ideia, porém, foi entendida de outra forma por entidades de defesa do consumidor. Manifesto assinado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e pela Associação Brasileira de Procons, entre outros órgãos, sustenta que a proposta é um retrocesso, pois compra em cartão é considerada como à vista e a diferenciação de preços é abusiva. Afirma também que o texto pode abrir brecha para aumentos, no caso de pagamento no cartão.
Requião discorda:

— É exatamente o contrário, pois eu autorizo a cobrar menos. Mas isso é jogo de interesses, é o jogo dos cartões: eles proíbem que se dê desconto.

RN pode perder R$ 22 mi se não apresentar projetos >> 43 municípios do Alto Oeste, incluindo Apodi, estão entre os que poderão perder aterro sanitário.

O procurador-geral de justiça Rinaldo Reis alertou o secretário estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Luciano Cavalcanti Xavier, sobre a necessidade de R$ 22 milhões na construção de aterros sanitários nas regiões do Seridó e Alto Oeste do Estado. O procurador externou preocupação pelo fato de que os recursos podem ser devolvidos à Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) até o dia 30 de dezembro próximo se os projetos relacionados aos aterros e as suas respectivas licenças ambientais não sejam apresentados. A licença ambiental de instalação será expedida mediante Estudo de Impacto/Relatório de Impacto Ambiental.

Segundo informações divulgadas pela assessoria de imprensa do Ministério Público do Rio Grande do Norte, o Governo teria de dispor em torno de R$ 500 mil e mais R$ 2.200.000 para a realização desse estudo, na contrapartida para receber os R$ 22 milhões do convênio com a Funasa.
 
Ainda segundo a assessoria de comunicação, o secretário da Semarh,  Luciano Cavalcanti Xavier disse que os estudos podem não se viabilizar por conta da situação financeira em que o Estado se encontra. Ele disse que conversaria com a governadora Rosalba Ciarlini para tentar uma saída que evite a devolução dos recursos.
 
A promotora de justiça Fernanda Bezerra, que acompanhou o procurador-geral de justiça na audiência com o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, disse que os R$ 22 milhões do convênio com a Funasa serão destinados à construção dos aterros sanitários e estações de transbordo que beneficiarão 68 municípios do Rio Grande do Norte. Desses, 43 estão no Alto Oeste e 23 no Seridó.
 
A erradicação dos lixões é uma exigência da lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei 12.305/2010).   A lei determina que todas as cidades brasileiras fechem seus lixões e deem destinação final ambientalmente adequada dos rejeitos.
 
No último dia 12, prefeitos da região Agreste/Trairi, convocados pela  Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar, se reuniram  com Rinaldo Reis e com a coordenadora do Caop Meio Ambiente, promotora Fernanda Bezerra Guerreiro Lobo, para discutir o cumprimento da lei da política nacional de resíduos sólidos.
 
A audiência foi solicitada pela Amlap, que agrega 32 municípios. A Associação formou um consórcio desses municípios que irão destinar os seus resíduos para o aterro sanitário da região metropolitana de Natal, localizado em Ceará-Mirim, através das cinco estações de transbordo que funcionarão como pontos físicos em comum de recolhimento do lixo gerado.

(Com informações do MPRN).

Conab faz mais três leilões de frete para remoção de milho

Milho será utilizado para alimentação de animais Milho será utilizado para alimentação de animais A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai realizar três operações de leilão de frete para a remoção de mais de 93 mil toneladas de milho em grãos, a granel, vinculado ao estoque de Contrato de Opção e PGPM.

Duas irão ocorrer nesta terça-feira (19) e uma terceira no dia 28. O objetivo é abastecer de milho os municípios que se deparam com a falta do produto em razão de condições climáticas adversas nas regiões onde estão localizados.

Os primeiros lotes começarão a ser entregues a partir de setembro e serão utilizados para a alimentação de pequenos rebanhos em áreas atingidas pela estiagem na região Nordeste e para outras regiões do país.
Segundo a Conab, os estados e respectivos municípios de destino do milho são: Alagoas (Santana do Ipanema), Ceará (Brejo Santo, Jaguaribe, Maracanaú, Quixadá, Quixeramobim, Santa Quitéria, Tauá), Goiás (Goiânia, Palmeiras de Goiás), Maranhão (São Luís), Paraíba (Itaporanga, Monteiro, Princesa Isabel), Piauí (Campo Maior, Parnaíba).

No Rio Grande do Norte, serão contemplados os municípios de João Câmara e Mossoró. No Rio Grande do Sul (Estrela, Erechim, Garibaldi, Palmeira das Missões, Santa Rosa), Santa Catarina (Braço do Norte, Campos Novos, Irineópolis, Mafra, Maracajá, Pinhalzinho), Sergipe (Itabaiana). (Assessoria de Imprensa/Conab).

Destaque >> Alunos mossoroenses são destaques na Olimpíada Nacional em História do Brasil

Alunos e professores do Colégio Diocesano comemoram resultados alcançados (Foto: Cacau)Alunos e professores do Colégio Diocesano comemoram resultados alcançados (Foto: Cacau)Em sua 6ª edição, a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), promovida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), premiou no último domingo, 17, as equipes de melhor desempenho durante toda a competição, realizada ao longo de cinco fases. Entre os destaques estão alunos mossoroenses, tanto da rede pública quanto da rede privada de ensino.

Entre quase 1,5 mil participantes, distribuídos em 305 equipes de todo o Brasil, o campus Mossoró do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) foi premiado em todas as modalidades na categoria escola pública: duas equipes conquistaram medalhas de bronze, duas conquistaram medalhas de prata e uma equipe se destacou ao máximo, ganhando medalha de ouro.

Já entre as instituições de ensino da rede particular, duas escolas de Mossoró também alcançaram resultados positivos: O Ceamo, cujos alunos do 2º ano do ensino médio alcançaram o terceiro lugar na disputa e o Colégio Diocesano, que alcançou o segundo lugar com uma de suas equipes e ainda foi contemplado com uma medalha de honra ao mérito.

“Mossoró já é nacionalmente reconhecida na Olimpíada. A cidade é referência, e conquistou mais medalhas nessa edição do que todo o estado da Paraíba. Isso mostra que existe compromisso com a educação em nosso município”, destacou o professor de história Rafael Magno, durante coletiva promovida na manhã de hoje no Colégio Diocesano.

Fonte:  jornal O Mossoroense