sábado, 31 de maio de 2014

PT/RN realiza neste sábado, 31 seu Encontro Estadual


Convocamos toda militância petista, dirigentes partidários e delegados eleitos para o “Encontro de Definição de Candidaturas do PT/RN”, a ser realizado dia 31 de maio (sábado), às 09 horas, no Centro Pastoral  Dom Heitor Sales (Rua da Conceição, 615, Cidade Alta – Natal).

Publicado por

“Expectativa é boa”, garante presidente da Fecomércio sobre a Copa

Faltando 13 dias para o início da Copa do Mundo, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio), Marcelo Queiroz, falou sobre as expectativas e funcionamento do comércio durante o Mundial, reeleição e muito mais na edição desta sexta-feira (30) do RN Acontece da Band.

“Expectativa é muito boa. Ela [Copa] foi uma das responsáveis pelos 8,8% de crescimento nas vendas no ano passado. Crescimento que se deve ao número de empregos gerados pelas obras na cidade. É dinheiro que retorna para o comércio”, disse Marcelo.

O presidente foi reeleito no último dia 16 para o período 2014/2018 à frente do Sistema Fecomércio. “É o reconhecimento da diretoria”, destacou.



De acordo com Marcelo Queiroz, o funcionamento do comércio nos dias de jogos em Natal não será alterado, a única mudança acontece nas partidas da seleção. “Jogos em Natal expediente normal. Jogos do Brasil o comércio de rua fechará 2h antes e não abrirá mais. Os shopping fecham 2h antes e abrirá 1h depois e supermercados fecham 1h e retornam 1h depois”, explicou.

O dia dos namorados – uma das melhores datas para o comércio – esse ano cai na mesma data da estreia do Brasil na Copa, dia 12 em São Paulo. Marcelo comentou. “Estamos convidado as pessoas para antecipar essa comemoração para o dia 11, falou.”

A qualificação dos profissionais do setor também foi abordada. “Através do Senac capacitamos milhares de pessoas desde o ano passado e esse ano demos continuidade em vários segmentos, inclusive na área de idiomas”.

Marcelo comentou sobre as possíveis manifestações marcadas para acontecer durante o mundial. “Eu acho que toda sociedade tem o direito de se manifestar, mas as pessoas tem o direito de ir e vir. Estou torcendo e apelando para que não haja grandes movimentos para que manchem o nome da cidade de Natal e do Brasil”.

Fonte: http://nominuto.com/noticias/rn-acontece/expectativa-e-boa-garante-presidente-da-fecomercio-sobre-a-copa/111062/

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Política Estadual >> A tese do acordão pegou



images
O eleitor não vem deglutindo bem a chapa produzida entre Henrique (governador), João Maia (vice) e Wilma de Faria (Senado).

Alguns pontos:

Para quem vem acompanhando as pesquisas internas, que circulam nos bastidores, sabe que a rejeição de Henrique Alves está alta.

Wilma de Faria, por sua vez, é enxergada como desfigurada. O eleitor estava acostumado como a “guerreira que luta contra os poderosos”. A que vai para cima e enfrenta. Agora, passa a imagem de quem se encontra insegura, de que procura um porto seguro.
João Maia, por sua vez, tem o voto proporcional de estrutura. Por um lado é positivo, dado que “agrega valor ao camarote”. Por outro, reforça a tese do acordão.

ESQUERDA E PESQUISA I
Entendo Henrique não querer publicar números neste momento. Apesar de toda a movimentação, não consegue sobrepujar Robinson. Mas não é compreensível Robinson e Fátima não veicularem nada. Os dados são bons: principalmente no quesito rejeição dos oponentes (Henrique, Wilma e o “acordão”).

ESQUERDA E CAMPANHA II
O sentimento a ser expresso é de firmeza, não de dúvida ou de medo.

LOROTEIRO
É bom ficar atento com o que vem sendo ofertado e mostrado como supostas realizações. Ontem, por exemplo, um blog publicou a promessa de um candidato, que dizia conseguir mais uma cadeira de deputado federal para aumentar a representação do RN. Um embuste. Este pleito já foi reprovado o ano passado na redistribuição de vagas na Câmara Federal para os Estados.

LOCAL
A presidente Dilma recebeu uma penca de candidatos aos governos estaduais do PMDB. Durante o encontro, fez uma declaração trivial para afagar os pemedebistas e sacramentar aliança nacional. A fala que ela fez sobre Henrique tem amplificação local.

PELA CULATRA
O interessante é que toda a divulgação de que Henrique reuniu dezenas de partidos em torno dele não está descendo redondo, para quem vem acompanhando. Fica a impressão de que ele teme a disputa, de que tenta levar sem eleição. Mais partidos é algo que incrementa tempo de Tv, hipertrofia lideranças. Porém, este sentimento ajudaria, ao menos em parte, a neutralizar a força da coalizão liderada pelo PMDB.

Nossa homenagem a esses importantes profissionais

Deputada Fátima Bezerra participa da Audiência Pública em Lajes sobre os cursos a serem oferecidos pelo IFRN


Em Lajes, Fátima participa de audiência que trata dos cursos que serão ofertados pela unidade do   "Nós estamos aqui celebrando a maior conquista da história da educação de Lajes e da região", afirma Fátima http://t.co/170Y2vhcA6

Link permanente da imagem incorporada


Professor Canindé Rocha agradece o empenho da deputada Fátima em prol da conquista do para Lajes.

Link permanente da imagem incorporada


Em sintonia com os anseios da juventude, Deputada Fátima Bezerra comemora junto aos estudantes lajenses a conquista do IFRN para Lajes

 



Deputada ressalta a importância da aprovação do PNE, ontem, na , p/ o futuro da educação no país  

Link permanente da imagem incorporada 



Estruturação: A unidade do IFRN  em Lajes contará com 30 professores e 23 técnicos-administrativos

Link permanente da imagem incorporada



Prefeito Benes agradece empenho da dep Fátima p/ que o sonho de Lajes de ter a sua unidade do se tornasse realidade 

MP abrirá inscrições para VII Concurso de Estagiários (Administrativa)

Foto: Assessoria de Imprensa
por Diretoria de Comunicação

O Ministério Público do Rio Grande do Norte publicou o Edital n° 045/2014-PGJ, dando conhecimento a todos os interessados, que irá abrir inscrição na próxima segunda-feira, dia 02/06, para o VII Concurso para Credenciamento de Estagiários para a Área Administrativa da Instituição. As inscrições podem ser realizadas, exclusivamente via Internet (www.mprn.mp.br), até o dia 30/06/2014, sendo o processo seletivo destinado ao preenchimento de cinco vagas mais as que vierem surgir durante a validade do concurso, bem como para a formação de cadastro de reserva, abrangendo as Comarcas de Natal e de Mossoró.
 

O cadastro de reserva visa o provimento de futuras vagas, que venham a ocorrer após a expiração das atuais seleções ainda em vigor, para os estágios remunerados nas áreas de Administração; Agronomia, Arquitetura e Urbanismo; Biblioteconomia; Ciências Contábeis; Ciências da Computação/Engenharia da Computação/Sistemas de Informação/Informática; Comunicação Social – Jornalismo; Comunicação Social – Publicidade; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Pedagogia; Serviço Social; e Psicologia.
 

Para a inscrição, o candidato deve ler o Edital do Concurso, Aceitar o Requerimento de Inscrição, preencher o Formulário de Inscrição e transmitir os dados pela Internet providenciando a impressão do comprovante de inscrição finalizada. Deve também efetuar depósito bancário no valor de R$ 12,00 no Banco do Brasil, agência nº 3795-8, conta-corrente nº 30.683-5 (MPE RN RECURSOS FONTE 150), observando o prazo de inscrição do concurso e a data limite para depósito. O candidato deverá fazer o depósito na conta descrita, enviando comprovante para o e-mail: mprnconcurso@yahoo.com.br. As inscrições efetuadas somente serão confirmadas após o depósito do valor da inscrição.
 

O estagiário cumprirá jornada de 20 horas semanais, devendo o horário do estágio corresponder ao expediente da Procuradoria-Geral de Justiça e se compatibilizar com o horário do curso de graduação em que esteja matriculado. E receberá, obedecida à jornada máxima indicada, a título de bolsa, a importância mensal correspondente a um salário-mínimo por mês, além de auxílio-transporte, a ser pago em pecúnia, no valor equivalente a duas passagens do transporte coletivo de passageiros praticado no Município de Natal, por dia, proporcionalmente aos dias efetivamente estagiados.
 

O estagiário terá direito a período de recesso de 30 dias, a ser gozado, preferencialmente, durante suas férias escolares, sempre que o período de duração do estágio for igual ou superior a um ano, podendo o período de recesso ser fracionado, em até três períodos, não inferiores a 10 dias consecutivos, quando houver interesse do estagiário e do Ministério Público.
 

O candidato deve estar matriculado em curso de graduação nas áreas para as quais se destina a seleção, de escola oficial ou reconhecida, conveniada com a Procuradoria-Geral de Justiça, cursando, no mínimo, a metade do período total do curso e, no máximo, o penúltimo semestre.
 

A prova será aplicada pela Comissão de Concurso nas cidades de Natal e Mossoró, no mesmo horário e em locais previamente designados, cuja divulgação deverá ocorrer através do Diário Oficial do Estado com antecedência mínima de 72 horas.

A seleção terá validade de um ano, a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogável por igual período. A classificação gera para o candidato, apenas, a expectativa de direito à convocação para a vaga de estágio, reservando-se à Procuradoria-Geral de Justiça o direito de chamar os estudantes na medida de suas necessidades, obedecida rigorosamente à ordem de classificação.
 
Confira aqui o Edital com o quadro de vagas.

Emparn registra chuva forte no Oeste e prevê mais precipitações no RN

Chuvas no Rio Grande do Norte tendem a continuar, segundo a Emparn (Acervo O Mossoroense)Chuvas no Rio Grande do Norte tendem a continuar, segundo a Emparn (Acervo O Mossoroense)A Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou fortes chuvas em todas as regiões do Estado nas últimas 24 horas (7h de ontem às 7h de hoje). As maiores ocorreram no Oeste, enquanto no Litoral/Agreste choveu em praticamente todos os municípios. Dos 197 postos de monitoramento, a Emparn registrou chuvas em 106, segundo a Assessoria de Imprensa da Emparn.

Na região Oeste, choveu forte em Coronel João Pessoa (154 milímetros); São Miguel (130 mm); Água Nova (78 mm); Venha Ver (75 mm); Dr. Severiano (74,7 mm); Riacho de Santana (72 mm); Rafael Fernandes (61,1 mm) e José da Penha (52 mm); Gov. Dix-sept Rosado (50 mm) e Serrinha dos Pintos (47 mm). Choveu também em Martins, Pau dos Ferros, Paraná e Francisco Dantas, entre outros municípios.

Na região Central, foram registradas boas chuvas em São Fernando (50 milímetros); Cruzeta (47,5 mm); Timbaúba dos Batistas (44 mm); Caicó (40 mm); São José do Seridó (35 mm); Caicó (29,1 mm); Jardim de Piranhas (24 mm) e Acari (21,9mm). Choveu ainda em Jardim do Seridó, Jardim de Angicos e São Vicente.

No Agreste, choveu em Jaçanã (75 milímetros); São Bento do Trairi (70,1 mm); Santo Antônio (59,4 mm); Campo Redondo (48,6 mm); Serra de São Bento (47,7 mm); Serrinha (40,7 mm); Nova Cruz (38 mm); Lajes Pintadas (37,6 mm); Passa e Fica (36,2 mm); Campo Redondo (33,5 mm), além de Boa Saúde, Monte Alegre, Sitio Novo, Vera Cruz e Jundiá.

Previsão
Apesar do período chuvoso do semiárido estar praticamente chegando ao fim, de acordo com os meteorologistas do Nordeste, há previsão de chuvas de junho a agosto, mais concentradas no Rio Grande do Norte mais nas regiões Agreste e Leste, conforme conclusão da reunião dos meteorologistas ocorrida na semana passada, em Aracaju (SE).

A meteorologia da Emparn mantém a previsão de pancadas de chuvas no Litoral/Agreste até o próximo sábado, diante da atuação da Zona de Convergência Intertropical, informando que especificamente para esta quinta-feira as “Áreas de instabilidades ocasionadas pela Zona de Convergência Intertropical deixarão o céu com predominância de parcialmente nublado e ocorrência de chuvas, tanto no interior como ao longo da faixa litorânea leste”.

 Fonte: jornal o Mossoroense

quinta-feira, 29 de maio de 2014

IFRN >> Lajes e a concretização de um sonho...

  Por Canindé Rocha Professor da Rede Pública


Hoje, 29 de maio de 2014, uma data importante para nosso município e toda Região Central, pois estamos tendo a oportunidade de presenciarmos mais um passo na concretização de um sonho que se transforma em realidade, com a chegada do IFRN em Lajes. 

 

Lajes e demais municípios da Região estarão juntos participando de uma Audiência Pública em que estaremos discutindo os cursos a serem instituídos no IFRN. Isso tem relevância em virtude de alguns aspectos que merecem destaque, e não apenas com relação a vinda do IF, mas, sobretudo, a forma democrática como esse avanço chega, pois quando (senão em um governo do PT) teríamos a oportunidade de termos uma regionalização dessa instituição e ainda mais a condição de estarmos sentando todos (comunidade acadêmica, classe política, e a comunidade em geral) para discutirmos sobre a definição dos cursos a serem implantados? 


Eu há bastante tempo acompanho várias questões relacionadas a política, educação e demais questões sociais, porém tenho dito e repetido que o nosso pais, em particular os municípios vivem desde os Governos do Presidente Lula um momento de avanços, pois mesmo ainda com várias questões que não se conseguiu resolver, temos, por outro lado, uma gama de ações positivas que JAMAIS os pequenos municípios tiveram, e se eu for aqui descrevê-las me estenderia bastante. Para justificar o que estou afirmando, cabe um questionamento: Será que ainda fôssemos governados pelo PSDB/DEM estaríamos hoje em Lajes comemorando a chegada de um IFRN e ainda mais, discutindo os cursos a serem implantados como iremos fazer logo mais à tarde? Para responder essa questão basta recorrer a um simples fato: Nos governos do presidente Fernando Henrique Cardoso o Brasil passou por uma crise no ensino técnico e superior, tendo Lula recebido como “herança” um dispositivo constitucional que proibia a União de investir na construção e ampliação de escolas de nível técnico e superior o que levou o governo Lula a perder um ano (2003) para que viesse a conseguir derrubar essa “Lei” que representava um grande atraso para o país.

Eu, seja na condição de professor, de filho dessa terra e também por ter sido um dos que busquei, enquanto vereador junto a Deputada Federal Fátima Bezerra a  vinda dessa grande obra para nosso município fico bastante feliz em ver a concretização desse sonho... Por tudo isso percebe-se que nossa luta valeu muito a pena!!!!