sábado, 12 de maio de 2018

EM NATAL >> Praia Shopping comemora Dia das Mães com ação promocional e shows especiais


O Dia das Mães já está chegando. Já pensou no que vai comprar para presentear a sua mamãe ou no passeio diferente que pode fazer com ela nesta data única? O Praia Shopping preparou uma programação de shows gratuitos para a família toda se divertir junto além de uma promoção especial para que a mamãe possa aumentar o número de presentes que vale a pena conferir.

“Esta é uma data especial e merece ser comemorada com ações diferenciadas. Por isso planejamos shows cheios de amor e idealizamos essa promoção que será mais um presente para o filho que ama cuidar e presentear sua mãe”, afirma gerente de marketing do Praia Shopping, Danielle Leal. De acordo com Danielle, a promoção “Mãe por natureza”, traz esta opção de brindar e homenagear as mamães e clientes do Praia com produtos da Natura que inspiram o cuidado com o corpo e o bem estar e entregam benefícios cientificamente comprovados para consumidoras cada vez mais conectadas com a natureza e o modo sustentável de viver.

A promoção funciona assim: o cliente que fizer compras acima de R$200, em qualquer uma das lojas do Praia Shopping, no período de 30 de abril a 13 de maio, poderá resgatar um cupom e trocá-lo por um creme hidratante para mãos Natura Ekos, disponível nas quatro opções de aromas (Maracujá, Açaí, Castanha e Uccuba). O estande de troca já está funcionando no meio do mall, no horário de funcionamento do shopping e a ação promocional segue até dia 13 de maio ou até quando durar o estoque.

Já com relação aos shows musicais, na véspera do dia das mães, no sábado (12), haverá o Super Show das Mães com cantores potiguares mirins que participaram do programa The Voice Kids. O evento terá ainda a apresentação de Jhennifer Cunha e promete fortes emoções. O repertório foi especialmente escolhido para homenagear todas as mães e os artistas potiguares: Elizaudo Alves, Mila Marinho, Alane Freitas, além do ator pernambucano Maycon Douglas, estarão no palco de eventos do Praia, a partir das 18h, para cantar em nome de todos os filhos para as suas mamães.

Para finalizar, no domingo(13), é a vez do Almoço Musical das Mães, que será comandando pela cantora Vivi Sagres, das 13 às 15h, com muitas canções da música popular brasileira que vão emocionar mães e filhos. A entrada em todos os eventos é gratuita.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa do Praia Shopping

EM LAJES >> Nossos parabéns ao IFRN Campus Avançado Lajes que está comemorando mais um aniversário.

A imagem pode conter: céu, atividades ao ar livre e texto

Neste mês de Maio o Campus Lajes comemora três anos de atividades. Ao longo desse tempo, muitos desafios, grandes conquistas, entusiasmo e crescimento. E você faz parte dessa história! 

LAJES E O IFRN: UM POUCO DESSA HISTÓRIA...

Isso sim é acreditar na Educação como ação transformadora de uma nação forte e de verdadeiros e conscientes cidadãos. Lembro-me de quando a Senadora Fátima Bezerra esteve conosco participando da aula inaugural do IFRN de Lajes, em maio de 2015.



Quero aqui registar a minha alegria enquanto lajense, professor e alguém que, enquanto parlamentar no período de 2009 a 2012 sempre acreditei e busquei a concretização dessa que deve ser considerada por todos como a maior obra de nosso município, a construção de uma unidade presencial de uma Campus do IFRN em Lajes.

Tive a certeza de ver esse sonho concretizado em virtude de termos tido em nosso país os Governos (Lula e Dilma) que revolucionaram a política educacional, principalmente com relação a Educação Profissional e Superior e que essa seria uma grande oportunidade para Lajes em virtude de termos também a Senadora Fátima Bezerra - PT/RN, na época Deputada Federal, como a principal parceira de meu mandato de vereador, a qual sempre me incentivava: "Canindé, lute pelo IFRN em Lajes que eu lutarei por ele em Brasília!" Assim foi feito. E hoje o temos e já comemorando o seu 3º aniversário. 

Nossos Parabéns a todos que fazem essa importante instituição educacional.

QUEM É QUEM NO CONGRESSO NACIONAL >> Mais da metade do Senado é acusada de vários crimes

Na bancada do RN, Garibaldi Filho e José Agripino aparecem na lista; Fátima Bezerra não tem citação
Do Congresso em Foco
Principais protagonistas da política brasileira nas últimas décadas, MDB, PSDB e PT também lideram a relação dos partidos no Senado com mais problemas na Justiça. O PSDB é a legenda com mais senadores investigados em proporção ao tamanho da bancada (69%). Dos 13 tucanos com assento no Senado, incluindo-se o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes (SP), 9 são alvos de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF).
O número representa mais da metade dos 81 integrantes da Casa. Até a semana passada, antes de o tribunal rever o foro privilegiado, havia em tramitação na corte 136 processos, entre inquéritos (investigações preliminares que podem resultar em processo) e ações penais (processos que podem resultar em condenação), contra senadores.
Senadores do RN
Entre os três senadores que representam o Estado do RN, Garibaldi Filho (MDB) e José Agripino (DEM) enfrentam inquéritos. Garibaldi tem um – Veja AQUI e Agripino tem quatro – Veja AQUI.
Em relação à Fátima Bezerra (PT) não há nada contra ela.
Os dados são de levantamento exclusivo do Congresso em Foco.
Saiba mais detalhes clicando AQUI.
Extraído do Blog de Carlos Santos: http://blogcarlossantos.com.br/ 

QUE A VERDADE POSSA NOS LIBERTAR >> Documento revela que o General Geisel autorizou execuções de opositores durante ditadura, diz CIA


Documento tornado público pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos mostra que o ex-presidente Ernesto Geisel (1974-1979) autorizou que o Centro de Inteligência do Exército (CIE) continuasse a política de execuções sumárias contra opositores da ditadura militar no Brasil adotadas durante o governo de Emílio Garrastazu Médici, mas que limitasse as execuções aos mais “perigosos subversivos”.
O memorando de 11 de abril de 1974, assinado pelo então diretor da CIA (serviço de inteligência dos EUA) Willian Colby e endereçado ao então secretário de Estado Henry Kissinger, afirma que o presidente Geisel disse ao chefe do Serviço Nacional de Informações (SNI) à época, João Baptista Figueiredo, que se tornou presidente entre 1979 e 1985, que as execuções deveriam continuar.
Segundo o documento, Geisel e Figueiredo concordaram que quando o CIE detivesse alguém que poderia cair na categoria de subversivo perigoso, o chefe do Centro de Inteligência do Exército deveria consultar o general Figueiredo que, por sua vez, deveria dar sua aprovação antes da execução. De acordo com o texto, Figueiredo insistiu na continuidade das execuções e Geisel fez comentários sobre os aspectos potencialmente prejudiciais da questão e pediu para refletir sobre o assunto no final de semana, antes de tomar uma decisão.
A publicação perdeu o sigilo em dezembro de 2015, mas o documento ganhou publicidade nesta quinta-feira por meio do professor Matias Spektor, coordenador do Centro de Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV). Nas redes sociais, onde divulgou o documento, o professor disse que "este é o documento mais perturbador que já li em 20 anos de pesquisa: Recém-empossado, Geisel autoriza a continuação da política de assassinatos do regime, mas exige ao Centro de Informações do Exército a autorização prévia do próprio Palácio do Planalto".
O memorando relata que o encontro teria ocorrido em 30 de março de 1974 entre Geisel, Figueiredo e os generais do CIE Milton Tavares de Souza (então comandante do centro) e Confúcio Danton de Paula Avelino (que assumiria o comando do CIE posteriormente). Ainda segundo o documento, o general Milton Tavares de Souza afirmou, na reunião, que cerca de 104 pessoas que entraram na categoria de subversivos foram sumariamente executadas pelo CIE no ano anterior.
O texto revela que, no dia 1º de abril, Geisel informou ao general Figueiredo que a política deveria continuar, mas que era preciso assegurar-se de que apenas “subversivos perigosos” fossem executados. Os militares acertaram também que o CIE deveria dedicar quase todos os esforços ao combate da “subversão interna”.
Para Spektor, o memorando “é a evidência mais direta do envolvimento da cúpula do regime (Médici, Geisel e Figueiredo) com a política de assassinatos”.
O memorando de número 99 faz parte de uma série intitulada Foreign Relations of the United States (Relações Exteriores dos Estados Unidos) e documenta a história das relações dos Estados Unidos com a América do Sul entre 1973 e 1976.

OS PERIGOS DO FUMO >> Um assunto que precisa ser bem mais debatido em virtude dos males que nos causa!

A imagem pode conter: texto
Anualmente são consumidos no mundo mais de 6 trilhões de cigarros. Quase metade deles na China, o país mais fumante do mundo. 

O Brasil, contudo, está entre os dez países com mais fumantes no planeta. 

O impacto desse consumo e o resultado nem sempre positivo das campanhas educativas, principalmente para os jovens, são temas que o Salto para o Futuro vai debater. 

Envie sua pergunta, dúvida ou comentário. 


Fonte: TV Escola

É HOJE >> Dia D de vacinação contra a gripe acontece neste sábado em todo o país

Postos de saúde em todo o país funcionarão no sábado (12) para o chamado Dia D de mobilização contra a gripe. Devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem ser imunizadas. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos em que estão registrados para receber a dose, sem necessidade de prescrição médica.
A imunização começou no dia 23 de abril e vai até 1º de junho. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 54,4 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários. Durante a campanha, serão distribuídas cerca de 60 milhões de doses que, este ano, protegem contra três vírus do tipo influenza, incluindo o H1N1 e o H3N2.

sexta-feira, 11 de maio de 2018

COMUNICADO >> Missa de 7º dia de Socorro e Silva



Vimos comunicar que a missa de 7° dia falecimento de Maria do Socorro e Silva (Corro), será neste domingo dia 13/05/18, às 19:30 h na Capela de Nossa Senhora de Fátima, no Alto da Beleza.

Desde já agradecemos a presença de todos!

NOTA A SOCIEDADE >> O PT e as Eleições de 2018


A prisão do ex-presidente Lula, maior líder político do país, é mais uma etapa do golpe de 2016. Trata-se de uma prisão arbitrária e injusta. Lula está preso sem que nenhuma prova tenha sido apresentada contra ele, é um preso político. Está preso por uma exigência do consórcio golpista que até o momento não foi capaz de forjar uma candidatura que dispute com Lula nas urnas, por meio de eleições livres e limpas, garantindo a soberania do voto popular.
É nesse contexto que o PT enfrentará as eleições de 2018, resistindo e denunciando o golpe de Estado que segue em curso no país, lutando pela libertação do maior líder popular da história, ao tempo em que fará não apenas a disputa de votos, mas de projetos e de opinião com a sociedade.
O PT não revisará nenhum dos seus propósitos políticos e eleitorais para as eleições de 2018 em virtude da prisão arbitrária e inconstitucional do ex-presidente Lula. Ao contrário, reafirmamos a pré-candidatura de Lula à Presidência da República, bem como a pré-candidatura da Senadora Fátima Bezerra ao Governo do Estado.
O PT do RN dará seguimento às discussões do Programa de Governo que apresentará à população do Estado, juntamente com a formação das nossas chapas a governo, senado, deputados federais e estaduais, no momento oportuno e dentro das regras da legislação eleitoral.
A Comissão Político-Eleitoral do PT seguirá em conversas com outros partidos, orientada pelo forte desejo de mudança e pelo apoio popular que tem sido expresso nas pesquisas de intenção de voto em nosso Estado, que colocam a aliança Lula, Fátima e Zenaide como alternativa vislumbrada pela população para o enfrentamento da grave crise que vivemos.
O Brasil, em especial o Nordeste, reconhece o que representou o governo Lula e o seu legado e nós não recuaremos um milímetro na luta para barrar o golpe e devolver o Brasil à maioria dos brasileiros e brasileiras. Lula livre é uma bandeira a ser erguida bem alto, por todas as forças democráticas. Para além das eleições, é o futuro do Brasil que está em jogo!
Natal, 10 de abril de 2018.
Comissão Executiva Estadual do PT RN

DESTAQUE >> Cientista potiguar torna-se imortal da Academia Brasileira de Ciências


O cientista potiguar José Renan de Medeiros, graduado em física (1976) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestre em astronomia (1980) pelo Observatório Nacional, e doutor em ciências (1990) pela Universidade de Genebra, na Suíça - entre diversas outras titulações e estudos em espectroscopia, fotometria estelar, rotação, magnetismo, nucleossíntese e multiplicidade estelar e exoplanetologia, sendo atualmente professor no Departamento de Física Teórica e Experimental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tomou posse como acadêmico titular da Academia Brasileira de Ciências, em sessão magna no Museu do Amanhã, na cidade do Rio de Janeiro.

O professor Renan, como é carinhosamente conhecido por seus milhares de ex-alunos dos Colégios Winston Churchill, Marista e da UFRN, é o primeiro Norte-rio-grandense, e o primeiro professor da UFRN, a entrar na ABC. Sua eleição ocorreu em dezembro último, com aprovação dos membros titulares da Academia de todas as áreas da ciência.

Fundada em 3 de maio de 1916, a Academia Brasileira de Ciências tem como missão reconhecer e estimular o ingresso em seus quadros dos mais importantes pesquisadores brasileiros que, pela liderança que exercem no avanço das atividades científicas e tecnológicas do País, podem ser considerados os representantes mais legítimos da comunidade científica nacional, além de identificar e estimular jovens com grande potencial para Ciência, e representar a comunidade científica brasileira, nacional e internacionalmente, visando a implementação de uma política de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), que promova o desenvolvimento da Ciência em benefício da sociedade. A ABC promove ainda a mobilização da comunidade científica para atuar junto aos poderes constituídos, visando o avanço científico e tecnológico nacional e o incentivo à inovação.

Além de ser um cientista de grande destaque internacional, conduzindo a construção de instrumentos científicos para a busca de planetas habitáveis fora do Sistema Solar - junto com colaboradores de diversos países, o Prof. José Renan de Medeiros é também membro de comissões da CAPES e do CNPq. No cenário internacional, nosso imortal mantém colaborações com cientistas de Universidades e Institutos de pesquisas de 10 países, da América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África.

Sobre a sensação de tornar-se imortal da Academia Brasileira de Ciências, o Prof. Renan Medeiros responde que, “enxergo nessa conquista sobretudo uma vitória institucional e uma quebra de paradigma por abrir as portas para que outros cientistas potiguares também possam chegar ao panteão da ciência brasileira. ”

Medeiros, diz ainda que, “sinto nessa conquista o reconhecimento da comunidade científica do país ao meu trabalho como pesquisador e educador ao longo de quase quatro décadas de vida dedicadas à Universidade.

quinta-feira, 10 de maio de 2018

EM LAJES >> Despedida da Professora Irene Martins, que durante vários anos esteve a frente da Secretaria Municipal de Educação


DO BLOG: A você minha amiga Irene, Um agrande abraço e o meu MUITO OBRIGADO por sua atuação como secretária e também pelas inúmeras parcerias que realizamos durante todos esses anos. 

A Professora Francisca Irene Martins Gomes agradece as mensagens de carinho e homenagens a ela proferidas:

Passando para agradecer a todos pelo carinho, reconhecimento nas homenagens a mim direcionada no dia 08/05. 

Aprendi muito com todos vocês. Espero ser compreendida. Entendam que para todos, chega aquele dia que você diz "basta, cumpri minha batalha.”  Para mim esse dia chegou. 

Quero apenas dizer que não me acho melhor que ninguém, apenas fiz o meu papel enquanto gestora e principalmente servidora, tentei servir ao público da melhor forma, dando o melhor de mim, não é um favor, é uma obrigação, honrar o  salário recebido.

Quero agradecer a confiança a mim depositada pelos amigos Marcão e Marcio Nunes, não esquecendo o grande líder Luiz Benes, com quem aprendi muito.
Meu muito, muito obrigada por tudo.

E assim Irene Martins se despede da Gestão de Secretária de Educação do município, mais deixando claro que sempre estará disposta ajudar no que for preciso. Em seguida deu as boas vindas a nova Secretária da Educação Maria Leda Fernandes Paulo.

Nosso muito obrigado por todos ensinamentos deixado por você Irene.

Proposta da Senadora Fátima Bezerra PT/RN sobre Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE) é aprovada na Câmara



A imagem pode conter: 4 pessoas, área interna
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 09, o projeto de lei que cria a Política Nacional de Leitura e Escrita - PNLE. O projeto de lei, de autoria da senadora Fátima Bezerra e relatado naquela comissão pela deputada Maria do Rosário, visa instituir uma política permanente de promoção e de universalização do direito ao acesso ao livro, à leitura, à escrita, à literatura e às bibliotecas, em todo o país.
De acordo a senadora Fátima Bezerra, autora da proposta, a aprovação do projeto de lei é um marco no país. “ Vitória! Hoje é um dia muito especial. A partir de agora, o Brasil terá o primeiro marco legal em prol da leitura, da biblioteca e da escrita. Ela será uma ferramenta de incentivo para expansão das bibliotecas e contribuirá para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e cidadã”, disse. “ Dedico a aprovação do projeto de lei aos meus colegas professores, aos agentes e mediadores de leitura e a todos aqueles que lutam por um Brasil de leitores”, completou.

A imagem pode conter: 14 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área internaJá a deputada Maria do Rosário, relatora da matéria, disse que a proposta tem o objetivo exclusivo de diminuir as desigualdades no acesso à leitura.
A Política Nacional de Leitura e Escrita respeitará os princípios e as diretrizes do Plano Nacional da Educação; do Plano Nacional de Cultura; e do Plano Plurianual da União – PPA. Para a implementação de seus objetivos será elaborado, a cada dez anos, o Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL, pelos ministérios da Cultura e da Educação, além de gestores e representantes da sociedade civil e do setor privado.
A proposta foi uma sugestão do conselho diretivo do Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL, presidido, na época, por José Castilho Marques Neto. A proposta também se destina a fortalecer o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, no âmbito do Sistema Nacional de Cultura, promovendo ainda as demais políticas de estímulo à leitura, ao conhecimento, às tecnologias e ao desenvolvimento educacional, cultural e social do País, entre outros objetivos. “A PNLE, além de ser o primeiro marco legal para uma política pública que une toda a cadeia da leitura e escrita, impõe uma meta permanente, um desafio de formação da cidadania do povo brasileiro, um passo importante para o direito à leitura”, afirmou José Castilho.
Para a atual secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura, Renata Costa, após a sanção presidencial, os próximos passos são o fomento aos planos municipais e estaduais, para construção de uma rede do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas no país. A proposta aprovada na CCJ segue, agora, para a sanção presidencial.

LUTA E RESISTÊNCIA >> Indígenas do RN lutam para que seus sues territórios, sua cultura e suas conquistas sejam respeitadas


A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Luiz Katu, pessoas sentadas
Audiências públicas para debater a educação escolar indígena estão sendo reivindicadas pelo movimento indígena nos municípios onde estão localizados os territórios indígenas, pois a legislação pertinente a temática está sendo descumprida em todo o estado do Rio Grande do Norte. Com o debate público, o movimento busca chamar atenção das casas legislativas, das prefeituras e da sociedade em geral para essa questão tão importante para os povos indígenas.

Aconteceu na terça (08) na Câmara Municipal de Macaíba a audiência pública sobre educação escolar indígena. Participaram do debate as lideranças indígenas do Rio Grande do Norte, a Articulação dos Povos e Organizações indígenas do NE, MG e ES (APOINME), a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), o Fórum Indígena do RN, a Secretaria de Educação de Macaíba, indígenas das comunidades Catu, Amarelão e Lagoa do Tapará, além dos vereadores e do público presente. 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadasNa ocasião, os Tapuias da Lagoa do Tapará apresentaram suas reinvindicações: Regulamentação de sua escola Luiz Curcio Marinho, vinculada ao município de Macaíba, como escola indígena; Prioridade na contratação de profissionais indígenas para todos os cargos da escola; gestão democrática com participação das lideranças em todas as decisões, inclusive na construção do Plano Pedagógico e na escolha de profissionais não indígenas; o respeito e a valorização da cultura e da tradição indígena na educação escolar; e a substituição do nome da escola para João José de Azevedo, em homenagem ao educador que contribuiu com o processo de auto reconhecimento dos Tapuias da Lagoa do Tapará e que representa parte da história desse povo. 

Além disso, foi denunciada perseguição a professora Francisca Bezerra – liderança indígena e educadora – que dava aula na escola de sua comunidade e, além de sofrer vários constrangimentos e assédio moral, tendo tido sua qualidade para dar aulas questionada na frente dos alunos, foi transferida para outro povoado. Os indígenas exigem seu retorno imediato para a escola da Lagoa do Tapará. 
A imagem pode conter: 1 pessoa, área interna
Durante a audiência, as lideranças lembraram ainda da dívida histórica do Rio Grande do Norte com os povos indígenas, seus territórios expropriados, idiomas e religiosidade proibidos, o silenciamento a que foram submetidos e a invisibilidade indígena que, por muito tempo, marcou a historiografia tradicional potiguar. Citaram a convenção nº 169 da OIT, sobre o autoreconhecimento e a autodeterminação dos povos; a Constituição Federal e o Estatuto do Índio no que diz respeito a pluralidade étnica e aos direitos dos povos indígenas, bem como as legislações especificas sobre educação escolar indígena.

Os índios do Rio Grande do Norte afirmaram que não arredam o pé até verem todas as escolas indígenas regulamentadas e em devido funcionamento. Dançaram o Toré e deram seu recado: quem não pode com a formiga, não assanha o formigueiro!!

Texto e fotos: Allyne Macedo - Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte -PPGAS/UFRN. 


ARTE, CIDADANIA E ASSISTÊNCIA >> LBV promove sessão fotográfica e pintura em ventre de gestantes do programa Cidadão-Bebê da LBV

Nesta quinta-feira, 10 de maio, às 14h, acontece na sede da LBV no Bairro de Dix-Sept Rosado, uma sessão fotográfica e pintura em ventre de vinte gestantes assistidas pelo programa Cidadão-Bebê da LBV.

Como forma de celebrar a gravidez, as futuras mamães serão clicadas pelo renomado fotógrafo, Marcos Antônio Produções, que presenteará cada mamãe com um book coletivo. Além das fotos, haverá a pintura corporal no ventre com desenho que representa todo o amor de uma mamãe pelo seu querido bebê, sob os pincéis do educador social, Sanderson Carvalho.

A sessão fotográfica e pintura em ventre de gestantes, acontece no Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição, localizado na Rua dos Caicós, 2148 – Dix-Sept Rosado. Informações: (84) 3613-1655. 

O programa
O programa Cidadão Bebê da LBV em Natal, beneficia dezenas de mães oriundas dos bairros, Dix-Sept Rosado, Nazaré, Bom Pastor, Planalto e possui caráter proativo e preventivo, com ações pautadas na garantia dos direitos da gestante e da criança. 

Todas as ações têm o acompanhamento de especialistas e quando necessário são realizados encaminhamentos à rede de saúde do município.

Por Assessoria de Comunicação da LBV Natal/RN

quarta-feira, 9 de maio de 2018

NOTA DE AGRADECIMENTO >> Ficou a saudade, a tristeza, a dor...


Venho nesse momento, agradecer em nome da família, a todos(as) que compareceram e também aqueles que não puderam se fazer presentes, mas de alguma forma expressaram seus sentimentos através das inúmeras mensagens de solidariedade e carinho, pela perda de minha tia/mãe, Socorro Amásio, ocorrido na última segunda-feira, dia 07.

Sabemos o quanto a dor de qualquer perda é grande e quando essa perda é de alguém assim tão especial, ela multiplica-se várias vezes. 

Mas sei que precisamos ser fortes e seguir em frente, pois a vida tem que continuar. Porém, com a certeza que a partir de agora nossa vida seguirá com uma grande lacuna... 


QUANDO TEMPO É O MELHOR JUIZ >> Correios vão fechar 513 agências e demitir 5,3 mil funcionários


Uma imagem que durante o período do impeachment da Presidenta Dilma foi bastante utilizada pela propaganda golpista, no intuito de simbolizar a rejeição dos funcionários públicos aos Governos Lula e Dilma. 

O tempo passou, o golpe se consolidou e agora fica comprovando quem realmente está acabando com o funcionalismo! PARABÉNS A ESSES INTELIGENTES DA FOTO. 

ELEIÇÕES 2018 >> Pesquisa FIERN/Certus: Fátima lidera para o Governo e abre 11 pontos de vantagem

A senadora Fátima Bezerra (PT) ampliou a vantagem para os concorrentes e consolidou a liderança isolada na disputa para o Governo do Estado.

Em pesquisa divulgada na manhã do último domingo (6) pelo Instituto Certus/Fiern, Fátima aparece com 25,6% das intenções de voto, mais de dez pontos percentuais de diferença em relação ao ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT), o segundo colocado, com 14,4%.
Em terceiro lugar, ainda mais distante, está o ex-governador Geraldo Melo (PSDB), com 7,44%. O percentual dos demais concorrentes, incluindo o governador Robinson Faria (PSD), não foi divulgado. Ainda pela pesquisa, 31,49% não votaria em nenhum dos candidatos citados.
Se as eleições fossem hoje, nas simulações de 2º turno, Fátima Bezerra seria eleita em todos os cenários. Já o governador Robinson Farias (PSD) foi citado por 5,04% dos entrevistados.
Num comparativo com a última pesquisa divulgada pela FIERN, mas utilizando a metodologia do Instituto Consult, a senadora Fátima Bezerra cresceu 5%. Em dezembro de 2017, a petista tinha 20,29% das intenções de voto e agora foi citada por 25,6%. O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) também cresceu, mas de forma mais tímida. O pedetista tinha 11,41% no final do ano passado e agora aparece com 14,73%.
Já numa comparação com a última pesquisa realizado pelo Instituto Certus, em novembro de 2017, Fátima Bezerra e Carlos Eduardo Alves se mantém com os mesmos percentuais de intenção de voto. A petista já liderava com 25,82%, enquanto Alves tinha os mesmos 14,73%, uma diferença de 11%

ERRADICAÇÃO DA FEBRE AFTOSA >> IDIARN sedia Reunião do Bloco III sobre o Plano Estratégico da Febre Aftosa

Durante o encontro serão apresentadas as ações realizadas pensadas por cada estado no combate à doença
O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn) sediará a reunião do Bloco III sobre o Plano Estratégico da Febre Aftosa. O encontro acontecerá dos dias 8 a 10 de maio, no auditório da Escola de Governo, localizada no Centro Administrativo. Durante os três dias será discutido o processo de retirada da vacinação de Febre Aftosa. Representantes do bloco III, que corresponde aos estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Por Norte participarão da reunião técnica.
A reunião é com base no Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) e tem como estratégia principal a implantação progressiva e manutenção de zonas livres da doença, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
O diretor geral do Idiarn, Camillo Collier, destacou a importância da participação do Rio Grande do Norte no evento. “A escolha do Rio Grande do Norte pelo Ministério da Agricultura para sediar esse encontro mostra a credibilidade do estado e nós do Idiarn ficamos felizes em abrir as portas para um evento dessa magnitude”.
A execução do PNEFA é compartilhada entre os diferentes níveis de hierarquia do serviço veterinário oficial com participação do setor privado. Os governos estaduais, representados pelas secretarias estaduais de agricultura e instituições vinculadas, responsabilizam-se pela execução do PNEFA no âmbito estadual.
No encontro, os representantes de cada estado apresentarão o que está sendo feito para o combate à Febre Aftosa. Na programação serão expostos painéis sobre a situação atual de serviços veterinários oficiais e apresentados os planos estratégicos elaborados por cada estado.
“Atualmente, apenas o estado de Santa Catarina é livre da Febre Aftosa sem a aplicação da vacina. Queremos fazer com que essa seja também uma realidade no Rio Grande do Norte, e em todo país. Através desse encontro, traçaremos estratégias para que os estados do Brasil estejam livres da doença sem a necessidade da vacina”, declarou o diretor de Inspeção e Defesa Animal, Renato Dias.
Por Assessoria de Imprensa Instituto de Inspeção e Defesa Agropecuária

REABERTURA >> Centro de Referência em Direitos Humanos da UFRN acontecerá amanhã, dia 10.

Reabrindo suas atividades à população, o Centro de Referência em Direitos Humanos Marcos Dionísio da UFRN realizará uma palestra sobre "Os Direitos Humanos em tempos de Golpe".
O evento ocorrerá no dia 10/05 (quinta-feira) às 18h no Auditório do Instituto Ágora - ao lado do setor II da UFRN - e contará com a presença da Reitora Ângela Paiva Cruz, da Senadora Fátima Bezerra (PT), de diversos movimentos sociais e parceiros institucionais do Centro.
Contaremos também com o "Espaço Ciranda" para que as mães e pais deixem as crianças e possam participar do evento.
O CRDHMD/UFRN tem o objetivo de promover os Direitos Humanos no Rio Grande do Norte, através de trabalhos interdisciplinares de educação em Direitos Humanos, atendimentos individuais e coletivos com profissionais nas áreas de Direito, Psicologia e Serviço Social.

segunda-feira, 7 de maio de 2018

UMA TRISTE NOTÍCIA >> Faleceu na manhã de hoje Socorro Amásio...

A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Maria Socorro Silva, pessoas sorrindo, pessoas em pé e noite

Faleceu aos 72 anos, vítima de um câncer de pulmão, detectado recentemente, Socorro Amásio. Professora aposentada e integrante do Grupo Viva Feliz, ela era uma pessoa que irradiava uma alegria contagiante por onde passava. 

O velório está acontecendo em sua residência, às 17:00 horas acontecerá a missa de corpo presente e logo em seguida o sepultamento no cemitério público de Lajes.

Muito querida por todos, pelo bem que sempre praticava, ela deixará muitas saudades, naquelas que tiveram o prazer de conhecê-la e partilhar de sua amizade.

domingo, 6 de maio de 2018

A IMAGEM DO DIA >> Para aqueles pobres e/ou classe média que gritaram fora Dilma e não sabem porque sua vida depois o golpe só veio a piorar!

SERVIÇOS TECNOLÓGICOS >> Transações financeiras por aplicativos cresceram 70% em 2017



A participação do mobile no total das transações bancárias cresceu 3,5 vezes em relação a 2011, confirmando como a opção preferida para realizar operações bancárias.O cliente bancário está cada vez mais migrando para os serviços de mobile banking (aplicativos de celular). Pesquisa de Tecnologia Bancária 2018, da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), divulgada nesta quinta-feira (3), apontou um crescimento de 70% nas transações financeiras por aplicativos de celular no ano passado, impulsionado pelo pagamento de contas (85%), transferências/DOC/TED (45%), contratação de crédito (141%) e investimentos/aplicações (42%).
Os clientes bancários realizaram 25,6 bilhões de transações por mobile no último ano, uma alta de 38% em relação a 2016. A modalidade equivale a 35% do total de 71,8 bilhões de operações bancárias no ano passado.
A participação do mobile no total das transações bancárias cresceu 3,5 vezes em relação a 2011, confirmando como a opção preferida para realizar operações bancárias. A internet banking, por exemplo, não apresentou o mesmo crescimento significativo das operações por celular. Foram realizadas 15,8 bilhões de transações (2%) por esse meio. O número de transações com movimentação financeira aumentou 6%, de 3,4 bilhões de operações em 2016 para 3,6 bilhões em 2017.
Juntos, mobile e internet banking contabilizam 5,3 bilhões de operações com movimentação financeira em 2017. No geral, os dois canais representam 58% de participação no total das operações (com ou sem movimentação financeira).
De acordo com a Febraban, os investimentos e despesas em tecnologia feitos pelo setor financeiro somaram R$ 19,5 bilhões em 2017, um aumento de 5% em relação ao ano anterior. O setor financeiro divide a liderança dos investimentos em tecnologia com o governo, que, historicamente, lidera os investimentos no segmento.
As transações bancárias em 2017 somaram 71,8 bilhões, com alta de 10% para os 65,4 bilhões de 2016. Os investimentos com software, que avançaram 15% em relação a 2016, representam metade do orçamento dos bancos em tecnologia. Hardware consumiu 32% dos investimentos, e telecom, 18%.
Redução de agências
Em 2017, o número de agências tradicionais teve uma ligeira queda. A pesquisa Febraban apontou que a redução ocorre pelas recentes aquisições, com as consequentes eliminações de agências por conta das sobreposições existentes na rede. O número de postos especializados de atendimento bancário (PABs) teve um aumento de 3% em 2017, enquanto o número de postos de atendimento eletrônico (PAEs) teve um movimento oposto, com uma queda de 6%.
A pesquisa é realizada há 26 anos e contou com a participação de 24 bancos.
Por Agência Brasil

AGRICULTURA FAMILIAR >> É esse o agro que carrega Brasil nas costas

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, texto e atividades ao ar livre
Segundo o relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) "Estado da Alimentação e da Agricultura", a agricultura familiar tem capacidade para colaborar na erradicação da fome mundial e alcançar a segurança alimentar sustentável.

Quando se consideram alimentos consumidos no país, 70% vêm da agricultura familiar, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São pequenos agricultores que plantam para abastecer a família e vendem o que sobra da colheita – como mandioca, feijão, arroz, milho, leite, batata.



A agricultura familiar, no Brasil, é responsável pela maioria dos alimentos que chegam à mesa da população, além de preservar os recursos agrícolas do planeta.

Para saber mais, clique no link da matéria que postamos abaixo nos comentários.