sábado, 3 de abril de 2021

PRECISAMOS ESTAR ATENTOS >> Retorno presencial da educação: um erro que muitos não têm dimensão

Reproduzo aqui uma matéria publicada no Blog do Profº Renier Luiz (http://professorrenierluiz.blogspot.com/2021/03/retorno-presencial-da-educacao-um-erro.htmlque traz uma boa reflexão sobre a questão do retorno as aulas presenciais defendida por alguns nesse momento. 

Segue a matéria:

Por Pedro Peixe

Nesses tempos tão difíceis, uma das maiores lendas que se escuta é que o professor está em casa sem fazer nada. Grande engano, afinal de contas ele está trabalhando muito mais que no ensino presencial e gastando seus próprios recursos. Duvida? Vamos aos fatos.

Antes de mais nada é preciso deixar claro que desde que as aulas presenciais foram suspensas os professores de todas as esferas estão em serviço remoto. O que significa isso? Que eles estão fazendo todo o serviço de casa sem parar nenhum segundo.

Estão sendo produzidos cadernos de atividades, aulas em formas de lives, gravação de vídeo-aulas, envio de exercícios por e-mail, plataforma própria e, até mesmo WhatsApp como o caso da rede básica estadual.

O mais revoltante é pensar que tudo isso está sendo feito sem as escolas gastarem nem um centavo a mais, afinal quem paga a conta de luz, a internet, o computador, o microfone entre outros é quem? Claro, o professor.

Para uma categoria que é majoritariamente feminina, o desgaste é ainda maior, pois as educadoras precisam ser ao mesmo tempo mães, cuidadoras, lavadoras de roupa, cozinheiras, limpadoras de casa, etc.

Portanto, não bastasse tudo isso que os profissionais da educação estão passando ao mesmo tempo, temos agora a ideia genial, tirada em reuniões remotas, de pressionar para o ensino presencial retornar.

Ora bolas, qual profissional fica em média de 5 a 6 horas dentro de uma sala de aula com mais 40 crianças ou jovens? Só os professores mesmo, será que não tem nenhum risco, logo agora que a pandemia está avançando levar todo esse pessoal para a sala de aula? Claro que tem!

Mais do que isso, é importante perguntar: as escolas estão preparadas para receber os estudantes? Existe espaço físico para distanciamento social, álcool gel, água em garrafa ou copo descartável, ventilação e, principalmente, VACINA para um retorno seguro? Óbvio que a resposta é não, então por que insistir em colocar em risco essa gama de pessoas por puro capricho?

Nem computador direito tem na maior parte das escolas, como vai exigir presença dos profissionais da educação? Se eles não usassem seu próprio equipamento nem ensino remoto teríamos!

E o caso daqueles que são grupos de risco? Como vai ser feito? Vão ter que colocar a vida em risco? Ou vão voltar só alguns para adoecerem e ficar faltando funcionário no quadro de servidores?

Evidentemente que o ensino remoto não é o melhor dos mundos, mas beira a irresponsabilidade colocar uma gama tão grande de pessoas, sendo a maioria crianças, em risco.

Estamos lidando com vidas e tanto as escolas particulares como públicas precisam lembrar que o ano letivo se repõe, mas e as vidas? Elas são muito mais importantes que qualquer outra coisa.

Para concluir, repito: sem ampla vacinação da população não existe como se cogitar o retorno presencial das escolas, quem defende isso ou não possui filho pequeno ou não tem o mínimo de empatia pelo outro, em especial pelos profissionais que formam todas as outras profissões.

É hora de ficar em casa, se cuidar e pressionar o poder público pela ampla e urgente vacinação, isso sim é imediato!

ECONOMIA >> Governo do RN adota medidas econômicas de auxílio aos setores produtivos

O Governo do Rio Grande do Norte, através de um trabalho de articulação, conseguiu a aprovação nacional de mais uma medida para diminuir os impactos negativos da pandemia da Covid-19 para o setor produtivo. Os contribuintes que estão inseridos no Simples Nacional terão um alívio pelos próximos 90 dias no que se refere à carga tributária. 

Isso porque o Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) decidiu adiar os vencimentos dos oito impostos que são recolhidos na guia única do período entre os meses de março e maio para somente o segundo semestre. A medida foi autorizada pela Resolução 154 do comitê e foi publicada no Diário Oficial da União. 

Os tributos relativos a março, por exemplo, poderão ser quitados em duas parcelas, sendo a primeira apenas em julho e a outra em agosto, e assim com as demais subseqüentes. A prorrogação vai beneficiar 208.373 mil empresas optantes pelo Simples Nacional no estado segundo a Receita Federal, sendo 119,4 mil contribuintes de ICMS, que é o tributo do Simples recolhido para o estado. 

A medida atende a um pedido dos empresários, que pleitearam ainda na fase do toque de recolher a prorrogação dos vencimentos junto ao Governo do Estado, que, em uma articulação no Comitê de Secretários de Fazenda e Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), conseguiu que a pauta fosse levada ao CGSN, aprovada nacionalmente e publicada. 

De acordo com o texto publicado pelo CGSN, a partir do vencimento de cada período de apuração, o pagamento poderá ocorrer em até duas quotas mensais, iguais e sucessivas, sendo que a primeira quota deverá ser paga até a data de vencimento do período de apuração respectivo e a segunda deverá ser paga até o dia 20 do mês subsequente. 

Calendário 

• Período de apuração de março de 2021, com vencimento original em 20 de abril de 2021, poderá ser pago em duas parcelas iguais, sendo a 1ª em 20 de julho e a 2ª em 20 de agosto de 2021 • Período de apuração de abril de 2021, com vencimento original em 20 de maio de 2020, poderá ser pago em duas parcelas iguais, em 20 de setembro e 20 de outubro de 2021 • Período de apuração de maio de 2021, com vencimento original em 20 de junho de 2020, poderá ser pago em duas parcelas iguais, sendo a primeira com vencimento em 22 de novembro e a segunda vencendo em 20 de dezembro de 2021. 

Mais medidas estaduais 

sexta-feira, 2 de abril de 2021

O NOVO DECRETO DO GOVERNO DO ESTADO >> Com essa flexibilização os cuidados deverão ser redobrados...

Após grande pressão de setores econômicos, políticos, algumas igrejas e também o MP, o Governo do Estado foi obrigado a "flexibilizar" as medidas contidas no Decreto Estadual nº 30.419/2021que em sua vigência contribuiu significativamente para chegarmos a uma situação um pouco melhor, no tocante a pandemia em nosso Estado. 

Especialistas da área da saúde e também o comitê científico que orienta as ações relacionadas a COVID-19 mostraram-se preocupados com o que poderá resultar dessa flexibilização, pois daqui a alguns dias poderemos vir a ter uma outra explosão de casos e até mortes.

Vemos a todo momento a reclamação do setor produtivo e daqueles que também tem uma posição conservadora, alegando prejuízos financeiros e como sempre, usam a classe trabalhadora como bucha de canhão para continuarem enchendo seus cofres, sem nenhuma preocupação com a vida das pessoas.

COM RELAÇÃO A VLTA DAS AULAS PRESENCIAIS

Um ponto nesse novo Decreto decreto 30.458/2021 que precisa ser bastante explicado é que o retorno às aulas presenciais, acontecerá APENAS no contexto das ESCOLAS PRIVADAS! Segue abaixo o trecho do referido Decreto, publicado no Diário Oficial do Estado, de 1º/04/2021:

"Art. 14. Em razão da essencialidade das atividades educacionais, poderão funcionar em sistema híbrido (presencial e remotamente) as escolas e instituições de ensino até o 5º ano do fundamental I, da rede privada de ensino, conforme a escolha dos gestores educacionais e dos pais ou responsáveis legais, desde que atendidas as regras estabelecidas nos protocolos sanitários vigentes.

§ 1º Permanecem suspensas as aulas presenciais, para os níveis, etapas e modalidades educacionais não contemplados no caput, das unidades das redes pública e privada de ensino, incluindo instituições de ensino superior, técnico e especializante, devendo, quando possível, manter o ensino remoto.

§ 2º Não se sujeita à previsão do §1º as atividades de educação em que o ensino remoto seja inviável, exclusivamente, para treinamento de profissionais de saúde, bem como aulas práticas e laboratoriais para concluintes do ensino superior.

§3º A natureza de essencialidade da atividade educacional não afasta a incidência sobre esse setor de normas restritivas com vistas a coibir a disseminação do novo coronavírus."

EM LAJES >> Escola Estadual Pedro II comunica que está aberto o período para as pré matrículas abertas!

Atenção Estudiantes que pretendem ingressar no Ensino Médio Regular e no Ensino Médio Técnico, a pré matrícula está aberta. Reserve sua vaga. Inscrição totalmente on-line, de 31/03 a 05/04. 

Não fique de fora. Entre no portal publico do SIGEDUC, siga as instruções do vídeo, simples e fácil.

Não podemos aglomerar.

A UNIÃO DO FASCISMO COM A ALIENAÇÃO >> A disputa política entre quem defende a vida e quem incentiva a transmissão do vírus continua.

Torço pela saúde de cada um e cada uma que participa desse ato, para que não aumentem as tragédias familiares com mais perdas de vidas.

(Acreditem!: ato em Natal contra as medidas de enfrentamento à transmissão do coronavírus)

Imagem e texto: Instagram de Fernando Mineiro

quinta-feira, 1 de abril de 2021

LAJES E A VACINAÇÃO >> Informações relacionadas a vacinação contra a COVID-19 em nosso município

Atendendo a necessidade de transparência no tocante a vacinação em nosso município, estamos trazendo alguns dados colhidos do site RN + Vacina. 

No entanto, para que a população possa a ter acesso ao quantitativo de vacinação por faixa-etária e que público está sendo atendido neste momento, o município através dos órgãos responsáveis deveria alimentar o sistema de informações ao público e disponibilizar tais dados em seus canais de informação. 

Para se ter acesso a e esses e a outros dados relacionados a vacinação contra a COVID-19 no RN, acesse: https://rnmaisvacina.lais.ufrn.br/cidadao/#infor-gerais


quarta-feira, 31 de março de 2021

A FALTA TRANSPARÊNCIA EM LAJES >> Em tempos de pandemia a verdade deveria ser meta de todos!

Percebe-se facilmente que a atual gestão municipal tenta esconder a participação do Governo da Professora Fátima Bezerra das ações que tem chegado a nosso município, digo isso em virtude de várias situações já mostradas em outras matérias aqui nesse blog. Dessa vez a coisa foi pior, pois o recebimento desses equipamentos que AFIRMO são muito bem vindos. No entanto, não foi como está  na "narrativa mostrada nas redes sociais oficiais do município".

Existe um antigo ditado popular que diz: A VERDADE SEMPRE APARECE e, ao buscar informações sobre a distribuição desses CONCENTRADORES DE OXIGÊNIO aqui no RN, tomei conhecimento de que a entrega tais equipamentos foram realizadas em uma parceria firmada com a SESAP (Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte), inclusive com várias cláusulas a serem seguidas, conforme nos mostra o documento abaixo, que está devidamente datado e assinado pela autoridade municipal. A FEMURN não teve nenhuma intervenção nesse processo.

Mediante isso fica a questão: Qual seria motivo da atual gestão TENTAR ESCONDER a  participação do Governo do Estado nas ações que chegam a Lajes? 




Por Canindé Rocha - Presidente do Diretório Municipal do PT Lajes/RN.

terça-feira, 30 de março de 2021

LAJES E A PANDEMIA >> O resultado do Decreto Estadual em nosso município

Esses dias os canais de comunicação da gestão municipal estavam a celebrar o "avanço" no trabalho de combate a COVID-19, o que é algo POSITIVO, pois saímos da Zona de Risco para a Zona Neutra. Porém, se observarmos ainda mais ATENTAMENTE o mapa ao lado, poderemos verificar alguns pontos que precisam ser melhor compreendidos, tais como:

1. Se compararmos a quantidade de municípios que antes estavam na Zona Risco ou na Zona de Perigo e conseguiram avançar para a Zona Segura (verde) e Lajes apenas avançou da Zona de Risco para a Zona Neutra (amarela), fato que mostra que ficamos atrás de muitos outros municípios,  ou seja, melhor estaríamos verdadeiramente, se Lajes estivesse na Zona Segura (verde).

2. E que o resultado desse avanço deve ser, em sua maior parte, CREDITADO como o resultado de uma atitude NECESSÁRIA, CORAJOSA e OUSADA, assumida pela Governadora do Estado e que o prefeito de Lajes sempre MOSTROU-SE TOTALMENTE CONTRÁRIO a essas medidas. Para confirmar isso, basta lembrarmos do discurso do mesmo através do carro de som e nas redes sociais, afirmando que "tais medidas só seriam implementadas aqui porque estava sendo OBRIGADO" (termo usado por ele próprio);

3. Então nesse caso, o resultado alcançado por todos esses municípios, apenas evidencia que as MEDIDAS RESTIRITIVAS adotadas pelo Governo do Estado estavam CORRETAS e assim deveriam ser reconhecidas!

E como lição, devemos aprender que, realismo não pode e não deve ser confundido com o pessimismo!

Por Canindé Rocha - Profº da Rede Pública

segunda-feira, 29 de março de 2021

O TAMANHO DE CADA UM >> Bastou Lula entrar em cena, que o Desgoverno Bolsonaro, mesmo contrariado, tenta "mudar sua atuação"...


Lula mostra que ainda é a maior referência política do Brasil aqui e no exterior!

RECONHECMENTO ARQUITETÔNICO, HISTORICO E RELIGIOSO >> Igreja no Seridó Potiguar recebe título de Basílica Menor dado pelo Papa Francisco

Na noite desta quinta-feira (25), Dom Antônio Carlos Cruz, bispo diocesano de Caicó, dedicou uma celebração em comemoração ao decreto emitido pela Santa Sé que torna a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia, na cidade de Acari, região do Seridó Potiguar, uma Basílica Menor. 

De acordo com a Arquidiocese de Natal, o título foi concedido em virtude da história e da arquitetura da Igreja. E esta é a primeira Igreja do RN a receber o títuloHá cem anos, o Cardeal Eugênio de Araújo Sales recebeu o batismo nela. Dom Eugênio foi sacerdote, bispo auxiliar e administrador apostólico da Arquidiocese de Natal, e faleceu no ano de 2012, no Rio de Janeiro, onde residia como arcebispo emérito.

Segundo a Igreja Católica, as basílicas são igrejas dotadas de “especial importância para a vida litúrgica e pastoral de uma diocese e, por isso, possuem ‘um particular vínculo com a Igreja de Roma e com o Sumo Pontífice'”. A titulação é dada as igrejas com alta veneração devotada por fiéis, transcendência histórica e beleza artística, entre outros motivos.


Fonte: https://www.omossoroense.com.br/igreja-no-serido-potiguar-recebe-titulo-de-basilica-menor-dado-pelo-papa-francisco/