Durante grandes eventos, como a Copa das Confederações, demanda por transfusão aumenta 15%
A nova campanha de incentivo a doação de sangue do Ministério da 
Saúde começou na última sexta-feira (14), data que marca o Dia Mundial 
do Doador de Sangue. Neste ano, a mobilização é direcionada aos jovens 
entre 16 e 29 anos, principalmente os que vivem nas capitais onde serão 
realizados os jogos da Copa das Confederações – Brasília, Rio de 
Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Fortaleza. 
Durante grandes 
eventos e feriados prolongados, a demanda por transfusão aumenta, em 
média, 15%.
Com o slogan “Seja para quem for, seja doador”, a campanha visa 
aumentar os estoques de sangue dos hemocentros durante os jogos da Copa,
 além de antecipar a possibilidade de baixa de doações no período de 
férias escolares no mês de julho. Os materiais incluem vídeo 
publicitário, spot de rádio, 30 mil cartazes e um milhão de folders, 
além de mobiliário urbano e peças de internet. Nas redes sociais, a 
mobilização será feita pela #doesangue.
“Doar sangue é um ato de solidariedade. Nesta campanha, estamos 
exatamente reforçando isso, que você não precisa conhecer ou ser próximo
 de alguém que precisa de sangue para se sensibilizar com a causa. Com 
essa mensagem, queremos estimular que mais jovens procurem os 
hemocentros e doem sangue regularmente, de três em três meses”, disse o 
secretário de Atenção a Saúde, Helvécio Magalhães.
Atualmente, 2% da população brasileira (3,6 milhões de pessoas) tem o
 hábito de doar sangue. Com isso, a coleta chega a 3,6 milhões de bolsas
 por ano no Brasil. Embora esteja dentro dos parâmetros da Organização 
Mundial de Saúde (OMS), o governo federal trabalha para chegar ao índice
 de 3% da população (5,8 milhões de pessoas). A expectativa é, até 2014,
 ampliar em 2 milhões o número de doadores de sangue no período de um 
ano.
Parceria - A maior 
parte (64,2%) das doações no Brasil ocorre de forma espontânea. Do total
 de pessoas que procuram os hemocentros, 64,8% são doadores do sexo 
masculino e 35,1% são do sexo feminino. A faixa etária que mais realiza 
doações vai de 18 a 29 anos (41,3%). As demais faixas, acima dos 29 
anos, respondem por 58,6% das doações.
O Ministério da Saúde tem usado o futebol como mote para atrair mais 
doadores jovens desde o início do ano. Em abril, foi firmada uma 
parceria com times de futebol para incentivar a doação de sangue entre 
os torcedores. Os times entraram em campo com faixas de estímulo à 
doação e vídeos com jogadores e técnicos foram divulgados na internet. 
Cerca de 30 times brasileiros aderiram à mobilização.
Rede - O Sistema 
Único de Saúde (SUS) conta com 32 hemocentros coordenadores e 368 
regionais, além dos núcleos de hemoterapia distribuídos em todo o país. O
 investimento do Ministério da Saúde na rede de sangue em hemoderivados 
chegou a aproximadamente R$ 600 milhões no ano passado, o que representa
 114% de aumento em relação a 2008. Os recursos foram aplicados no 
custeio do serviço, na qualidade da coleta e na modernização das 
unidades, inclusive com a implantação de tecnologias mais seguras.
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