sábado, 5 de dezembro de 2020

VIDA E SAÚDE >> Pesquisa IBGE: especialista explica por que 40% dos brasileiros são considerados sedentários

O IBGE divulgou, na última quarta (18/11), a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019 com um índice preocupante: 40,3% dos adultos brasileiros foram classificados como insuficientemente ativos, ou seja, com comportamento sedentário.
No recorte de gênero, o número é ainda maior entre as mulheres, chegando a 47,5%.

De acordo com o consultor da academia Pulse Leônidas Oliveira, que é professor da UFRN, os dados são alarmantes porque aumentam anualmente.

O comportamento sedentário é cada vez mais presente na população brasileira”, analisa. “Precisamos entender estas pessoas e saber quais as barreiras para a prática de exercícios físicos”. Leônidas ressalta que, por muito tempo, pensou-se que falar sobre a necessidade das atividades físicas seria suficiente.

Mas muitas pessoas já sabem que são importantes e determinantes para o quadro de melhora de saúde, então por que, mesmo assim, não praticam?”, questiona.

Para o consultor, a principal questão são os fatores relacionados à evasão. “Por que as pessoas começam e desistem?”, pergunta. Para ele, a melhor atividade é aquela feita com prazer, com significado associado. “Não é só o profissional indicar por indicar um exercício nem focar apenas em resultado, porque cada vez mais as pessoas se sentem pressionadas por esta perspectiva”.

Recorte de gênero
De acordo com a pesquisa, as atividades físicas associadas às mulheres, em boa parte dos casos, são domésticas. “Precisamos rever a forma como encaramos os exercícios físicos para o público feminino, o tempo disponível para a prática”, alerta Leônidas.

“Sabemos que 21% das mulheres praticam atividade doméstica e somente 9% dos homens, então isto reflete na disponibilidade para uma rotina saudável”, destaca o professor. “Elas precisam ter mais tempo para o exercício físico, e nós precisamos quebrar o tabu e discutir este preconceito velado abertamente, mostrando que o sedentarismo também tem raízes culturais”.

DECISÕES DA ASSEMBLEIA DO SINTE/RN >> Aulas presenciais em 2021 na Rede Estadual só acontecerão após vacinação

As aulas presenciais em 2021 na Rede Estadual só vão acontecer após a vacinação contra a Covid-19. A decisão foi tirada coletivamente pelos trabalhadores em educação em assembleia virtual nessa quinta-feira (03) conduzida pelo SINTE/RN. A deliberação tem em vista os atuais números de infectados e mortos no Brasil, que apontam para uma segunda onda da pandemia. Assim, o próximo ano letivo poderá iniciar remotamente se até 1º de fevereiro o Governo Federal não começar a vacinar a população.

Por isso, a categoria reivindica que a Secretaria Estadual de Educação (SEEC) realize uma formação com os professores acerca do uso das tecnologias e dispositivos voltados a oferta de aulas à distância. A ideia é capacitar os profissionais, que neste ano tiveram que aprender repentinamente e sem estrutura como dar aulas virtuais. Além disso, a assembleia decidiu exigir que a SEEC disponibilize nas escolas os insumos necessários para proteger professores, funcionários e alunos quando ocorrer o retorno presencial, mesmo após o início da imunização.

Na ocasião, também deliberou exigir do Executivo Estadual rediscutir a portaria 438/2020 e retirar a burocracia existente. Os profissionais apontaram que quem não ministrou aulas remotas de abril até novembro não terá condição de cumprir os 75% das 800 horas exigidas até 18 de dezembro deste ano. Pedem ainda para as instituições terem autonomia para decidir o quanto devem informar à SEEC sobre o calendário escolar 2020. Os trabalhadores defendem que quem não realizou nenhuma atividade escolar deve ter autonomia para decidir como cumprir a carga.

Outra questão apresentada foi o retorno dos dirigentes, equipes pedagógicas e terceirizados para as escolas, conforme estabelecido pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo Governo em 23 de novembro. Na avaliação dos trabalhadores, o momento não oferece condições para isso. Assim, o SINTE/RN deverá solicitar uma audiência ao Ministério Público do RN para tratar do TAC.

A reposição dos 10 dias relativos à greve deste ano também foi pautada. Na ocasião, foi decidido apresentar ao secretário de educação, professor Getúlio Marques, um plano de reposição levando em consideração que em 2020 não foi estabelecido dias letivos, mas sim horas. No caso, 800. A categoria propõe que os profissionais que aderiram ao movimento grevista e realizaram aulas e atividades remotas devem computar como reposição e quando não for possível pagar todos os dias em falta devem apontar o calendário restante a escola. Também defende que os que não realizaram nenhuma atividade virtual deverão cria-las em 2021 juntamente com sua escola e propor uma reposição.

Por fim, os trabalhadores decidiram pela realização de uma nova assembleia tão logo o Sindicato se reúna em audiência com Secretário de Educação.

Fonte: http://sintern.org.br/aulas-presenciais-em-2021-na-rede-estadual-so-acontecerao-apos-vacinacao-decide-assembleia-virtual/

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

MANIFESTO JUSTIÇA PARA MINEIRO >> Movimento nas redes sociais exige que a vontade do povo seja respeitada!

 

Nós somos 98.070 eleitores e eleitoras, cidadãos e cidadãs potiguares e entidades da sociedade civil organizada que querem justiça para Mineiro.

O povo potiguar, em uma demonstração de reconhecimento pelas quase quatro décadas de luta em defesa dos interesses da população, elegeu o ex-deputado estadual Fernando Mineiro (PT) para o cargo de deputado federal nas eleições de 2018, fazendo dele o terceiro mais votado daquele pleito no Rio Grande do Norte. Apesar disso, o direito democrático de representação nos tem sido  negado desde que, por entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Beto Rosado (PP) assumiu sua vaga na Câmara dos Deputados.

O TRE-RN, de forma coerente, indeferiu o pedido de registro de candidatura a deputado federal de Kericlis Alves Ribeiro (Kerinho). O TSE reverteu essa decisão, induzido ao erro pelo então candidato, determinando a contabilização dos seus votos antes da verificação da presença das condições de elegibilidade, fato este que alterou a composição do RN na Câmara Federal, beneficiando assim a Coligação 100% RN. Desde então, reclamamos o direito ao mandato de Mineiro, conhecedores de que Kerinho não atendeu aos requisitos estabelecidos pela legislação eleitoral e jurisprudência vigentes.

Com o retorno do processo de registro de candidatura de Kerinho ao TRE-RN, temos acompanhado notícias em diversos veículos de comunicação que atestam que o candidato se utilizou de métodos ilegais para garantir a manutenção de sua candidatura e, consequentemente, a viabilização da eleição de Beto Rosado, em detrimento do mandato legítimo de Fernando Mineiro.

A iniciativa de 51 advogados independentes, em conjunto com a atuação dos advogados de Mineiro e da coligação “Do Lado Certo” (PT, PCdoB e PHS), provou de forma incontestável a inelegibilidade de Kerinho, que permaneceu ocupando cargo em comissão durante todo o ano de 2018. Na prática, isso significa dizer que há quase dois anos a representação do RN na Câmara Federal não reflete a vontade soberana do voto popular. Tais fatos tornam urgente uma tomada de decisão pela Justiça Eleitoral, que interrompa essa mácula à democracia e restabeleça a justiça.

Reconhecemos a seriedade com que o TRE-RN tem tratado o julgamento do processo, tomando decisões atendo-se ao que preceituam a legislação e jurisprudência eleitorais. Por outro lado, entendemos que a relevância do caso exige que seja pautado com prioridade e celeridade.

Desse modo, a sociedade potiguar clama pelo reconhecimento da eleição de Fernando Mineiro a deputado federal, assegurada pela expressiva votação a ele conferida, bem como pela correção imediata do prejuízo acumulado durante todo esse período em que a vontade popular foi usurpada. Pela devolução do mandato e posse do deputado federal eleito, fazer justiça a Mineiro é fazer justiça ao povo do Rio Grande do Norte.


TELECOMUNICAÇÕES >> TIM anuncia expansão de 4G para 35 cidades do RN; veja lista

A companhia TIM Brasil anunciou a expansão de seus serviços de internet 4G para 35 municípios potiguares até o ano que vem. De acordo com o diretor de Relações Institucionais da empresa, Leandro Guerra, essa ampliação da rede começa ainda em 2020.

O anúncio foi feito em reunião online nesta quinta-feira 3 com o senador Jean Paul Prates. O parlamentar levou à diretoria da TIM demandas que chegaram de representantes municipais do interior do estado relacionadas ao sinal de internet e telefonia. A intenção, de acordo com o parlamentar, é se reunir também com as outras operadoras para tratar do tema.

Durante a conversa, Leandro Guerra anunciou que a TIM vai aumentar a atuação no Rio Grande do Norte. A expansão é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado com a Anatel, que vai resultar em investimentos de infraestrutura a partir dos valores arrecadados pela agência reguladora através de multas resultantes de ações administrativas. Antes esse dinheiro ia para os cofres da União.

A ampliação da cobertura da operadora, ainda de acordo com Guerra, levará o sinal 4G da TIM a cidades que sequer dispunham do serviço. “É uma ação que acaba beneficiando a população de baixa renda que vive em uma área que não está conectada”, afirmou o diretor.

O projeto está sendo executado em duas fases. Leandro Guerra disse que, primeiro, 18 cidades vão receber o serviço, e depois as outras 17.
As 18 primeiras estão dependendo somente da licença de operação para ter o 4G disponível.

O diretor do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), Leon Aguiar, também participou da videoconferência. De acordo com ele, as licenças estão bem encaminhadas e a expectativa é de que o projeto de expansão comece antes do Natal.

“Nosso mandato está sempre disponível para ajudar no que for preciso para colocar em prática iniciativas que sejam boas para o povo potiguar. Levantamos a bandeira da conectividade e precisamos levar o sinal de internet e telefonia a cada vez mais gente”, declarou o Senador Jean.

Ainda em 2020

Bento Fernandes
Coronel João Pessoa
Espírito Santo
Jandaíra
Japi
Jundiá 2020
Lagoa d’Anta
Lagoa de Pedras
Lagoa Salgada
Major Sales
Parazinho
Passagem
Pedro Avelino
Poço Branco
Ruy Barbosa
Serra de São Bento
Várzea
Vila Flor

No ano que vem

Afonso Bezerra
Barcelona
Bom Jesus
Campo Redondo
Carnaúba dos Dantas
Cruzeta
Doutor Severiano
Januário Cicco
Monte das Gameleiras
Ouro Branco
Passa e Fica
Porto do Mangue
Presidente Juscelino
São Pedro
São Rafael
Serrinha
Venha-Ver

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/tim-anuncia-expansao-de-4g-para-35-cidades-do-rn-veja-lista/

A IMPORTÂNCIA DO INVESTIMENTO NA CIÊNCIA >> Projeto da Ufersa é finalista na 6º edição do Edital Fundação Cargill: Alimentação em Foco

O projeto de pesquisa e extensão “Dessalinização da água salobra e agricultura familiar”, coordenado pelo professor Nildo Dias, foi classificado para a última etapa do Edital Fundação Cargill 6ª Edição, iniciativa da Fundação Cargill, que busca incentivar, reconhecer e apoiar projetos inovadores que tenham potencial de promover uma alimentação segura, sustentável e acessível.

Segundo o professor, o seu projeto foi selecionado entre outros 500 projetos concorrentes pelo comitê de avaliação. Nesta etapa – Validação do Portfólio, os projetos classificados na fase anterior passam a ser considerados finalistas e são apresentados aos integrantes da Diretoria da Fundação Cargill, que, baseados nos critérios de avaliação, indicam os projetos selecionados, que receberão o apoio financeiro e de gestão da Fundação Cargill a partir de 2021, e assinarão os contratos.

A Fundação disponibilizará recurso de R$ 200.000,00 para execução e ampliação do projeto que podem ser usados como custeio, capital e bolsas para estudantes de graduação. Esta etapa, conforme cronograma, estava prevista para ser finalizada ainda em novembro, mas levando em consideração a pandemia e o alto número de projetos inscritos. Desta forma, a etapa deve ser finalizada até o final da primeira quinzena de dezembro de 2020.

Na etapa anterior, o professor Nildo Dias e Luana Clementino, agricultura beneficiária do projeto, reuniram-se com a equipe da Fundação Cargill e, receberão instruções para alinhar a proposta e construir o Canvas e o vídeo do projeto com o apoio da Assecom/Ufersa.

“A equipe da Fundação Cargill tem experiência grandiosa em projetos desta natureza e, nós tivemos a oportunidade de diálogos sobre projetos socioambiental sob a ótica de uma das maiores empresas multinacionais do mundo. Ganhamos muito com isso e, uma vez contemplado, a universidade, os estudantes e, principalmente, a agricultura familiar local será fortalecida e beneficiada com um projeto que dialoga saberes acadêmico e popular”, ressaltou o professor Nildo.

Fonte: https://assecom.ufersa.edu.br/2020/12/02/projeto-da-ufersa-e-finalista-na-6o-edicao-do-edital-fundacao-cargill-alimentacao-em-foco/

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

CONJUNTURA POLÍTICA >> Presidente do PT no RN defende frente ampla de esquerda para 2022

Presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no Rio Grande do Norte, o ex-deputado estadual Júnior Souto acredita que a composição de uma frente ampla composta por partidos de esquerda é o caminho para vencer a disputa presidencial de 2022 e derrotar o que classificou como “governo neoliberal e de aspiração fascistas” – em referência ao presidente Jair Bolsonaro.

Apesar da redução no número de prefeituras conquistadas pela esquerda em todo o País em 2020, Souto defende o protagonismo da sigla que integra e acredita que o legado construído nos governos dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff pode aumentar a projeção do partido.

Para tanto, o ex-deputado reconhece que é necessário investir em comunicação assertiva para combater o que, segundo ele, é o maior ataque a um partido de esquerda no mundo ocidental.

Na avaliação de Júnior, o PT apresentou crescimento no Rio Grande do Norte nas eleições de 2020. Foram três prefeitos eleitos, ante dois em 2016, muito embora agora o partido tenha o controle do Governo do Estado, com Fátima Bezerra. O número de vereadores também aumentou, passando de 36 para 47 filiados (+30%).

Nesta entrevista exclusiva ao Agora RN, Júnior Souto afirma que o PT tem passado por um processo de renovação, e que os eleitos no RN comprovam esse comportamento.

Além disso, ele avalia a atuação do senador Jean Paul na corrida pela Prefeitura do Natal, comenta sobre a reeleição de Fátima Bezerra e analisa o comportamento bolsonarista no Brasil.

Confira a entrevista:

AGORA RN – Como o senhor avalia o resultado do PT nas eleições de 2020?

JUNIOR SOUTO – Nossas expectativas eram maiores que os resultados alcançados, especialmente quando consideramos as dimensões que o PT tem. Nós tínhamos a expectativa de realizar um grande debate em torno de um projeto alternativo para crise que o Brasil vive desde a instalação do governo neoliberal e de aspiração fascistas.

Mesmo não elegendo prefeitos em capitais, tivemos crescimento nas 70 maiores cidades em número de eleitores do Brasil. Isso tem valor e nos permite fazer projeções, além de refletir e reorganizar a nossa estrutura para continuarmos nos colocando como uma opção para os trabalhadores.

Essa é o caminho que temos para superar o fascismo e reconquistar o desenvolvimento de políticas públicas, garantia de direitos sociais, valorização do salário, direito ao trabalho e retomada do protagonismo brasileiro no plano internacional.

Tudo isso continua no centro de nossas preocupações. Vamos continuar a fazer o esforço de recolocar o partido no debate funcional, até porque em nenhum outro país do ocidente se teve tanto ataque a um partido de esquerda, como aconteceu com o PT. Precisamos mudar isso.

AGORA RN – Como recuperar, então, a imagem do partido?

JUNIOR SOUTO – Temos várias direções, mas eu vou destacar duas. Primeiro, precisamos voltar a discutir a melhor forma de comunicar e de continuar a lembrar a sociedade de todos os benefícios e avanços sociais que conquistamos no Brasil durante os governos de Lula e Dilma. Temos que discutir cada vez mais, e melhor, como a gente torna isso conhecido. Temos que insistir contra toda onda de articulação que busca apagar todos os ganhos que tivemos, como amplo emprego, protagonismo internacional, crescimento industrial, diminuição das contas públicas e distribuição de renda. Temos que lembrar desse legado popular.

O outro, por sua vez, é a necessidade de reconstruir os laços que o partido sempre teve com os movimentos populares e lideranças sindicais. É preciso discutir de que modo fazer isso, e essa tarefa temos que realizar a curto prazo.

AGORA RN – Como avalia o desempenho do senador Jean Paul na disputa pela Prefeitura do Natal?

JUNIOR SOUTO – Queríamos ter ido para o segundo turno. Entendemos que é um desejo político que não alcançamos. Mas há um reconhecimento do grande trabalho de Jean Paul, principalmente por causas dos desafios que a pandemia impõe, como fazer campanha de máscara e não ter uma interação mais aberta com a população. Isso limitou bastante, mas ao mesmo tempo mostrou a qualificação que ele tem para fazer os debates nacionais e locais, além da propriedade e conhecimento técnico.

AGORA RN – Associa o resultado de Jean à resistência que Natal tem ao PT?

JUNIOR SOUTO – Natal, há muitos anos, tem tido uma resposta muito dura ao PT. Eu fui candidato em 1992, Fátima foi candidata outras vezes. Temos feito esse esforço, nos questionando e nos desafiando a entendermos melhor esse comportamento. Mas isso se deve a formação política e cultural da nossa cidade.

AGORA RN – Como avalia a expressiva votação de Divaneide e a chegada de Brisa para a Câmara Municipal de Natal?

JUNIOR SOUTO – É um resultado extremamente animador para todos nós. É um processo que está em curso. Elas são representativas e apresentam uma nova forma de fazer política. Vamos apostar nesse elemento. Inclusive, as eleições municipais em todo RN reforçam o processo de renovação do PT.

AGORA RN – Analisando o cenário nacional, o resultado do partido em 2020 preocupa para 2022?

JUNIOR SOUTO – As eleições são muito conjunturais. Nós temos um problema seríssimo de desemprego no Brasil, que cresceu nos últimos anos. Além disso, há o desapontamento de parcela da sociedade com a política, que ficou evidente com a derrota das candidaturas com projetos bolsonaristas. O discurso de ódio, fala monocromática de corrupção e uso da religião voraz não foram capazes de mobilizar a população, porque ficaram evidente que esses compromissos são falsos. As razões por trás desse “discurso moral” são defesas do interesse do capital, a exemplo das reformas trabalhistas e previdenciária.

Os direitos sociais, por outro lado, terão força nas eleições de 2022. A experiência dessas forças autodenominadas como Centrão, que saíram dessas eleições com resultado mais expressivo de eleitos, é resultado das fugas aos debates e omissão das reais pretensões.

Por isso, acreditamos que o próximo pleito terá alguns efeitos do que aconteceu agora, mas não será uma relação direta, pois teremos muitas negociações, retomada da economia, reflexo mundial da pandemia, por exemplo. Isso, somado às situações de penúria que as pessoas estão vivendo, vai favorecer um grande debate nacional. Aí, as velhas forças que se julgaram vitoriosa vão ter que apresentar proposições sem fugir dos debates.

AGORA RN – Mas o número de eleitos em 2020, de modo específico, prejudica a base do partido para próxima eleição?

JUNIOR SOUTO – A conjuntura define muito esses alinhamentos. Traduzindo isso para o RN, Wilma de Faria ganhou uma eleição para o governo estadual em que um iniciou a campanha com o apoio de sete prefeitos. Desde então, os candidatos de partidos que têm maior quantidade de prefeitos sofrem derrota.

As eleições municipais não estão, necessariamente, alinhadas com as federais. A realidade das pessoas do interior, por exemplo, permite um voto mais livre para as campanhas majoritárias. Não podemos fazer projeções mecânicas de que essa eleição vai se repetir daqui a dois anos. O resultado inverso, inclusive, pode acontecer. Quem tiver maior base, pode ter um resultado adverso. No RN tem acontecido assim.

Além disso, temos um conjunto de indicadores que nos apresenta boas condições. Temos presença expressiva em número proporcional nas Câmaras, no Senado e nas pesquisas com eleitores sobre preferência e confiança em partidos políticos no Brasil. Resultados que não desaparecem em razão dos resultados municipais. Em 2020 teve uma atualização do quadro, mas ela não é determinante. Temos muitos elementos a considerar e o PT continua sendo fundamental.

AGORA RN – Dessa forma, é possível garantir que haverá uma frente ampla da esquerda em 2022?

JUNIOR SOUTO – Não tenho dúvidas que precisamos construir uma frente capaz de varrer o fascismo do Brasil. Ao olhar para trás e ver que fizeram o impeachment de Dilma, colocando o país em um aventura que gerou uma crise profunda, somente para emergir um discurso de ódio, que curiosamente apresenta apelo à violência e aos valores religiosos, é lamentável. O Brasil precisa superar essa experiência. E nós queremos trabalhar para superar por meio de programas que garantam direitos sociais, ao contrário do que tem feito o atual governo federal, e como fez Temer, com o apoio fundamental do Centrão. Precisamos debater para que as forças de esquerda e democráticas consigam construir um bloco capaz de derrotar o fascismo e a agenda neoliberal perversa.

AGORA RN – Os resultados deste ano ajudarão Fátima em 2022?

JUNIOR SOUTO – Nós tivemos uma base significativa de prefeitos aliados do governo que venceram este ano. O que resta é a habilidade de manter um grande bloco, e isso a governadora Fátima já mostrou que tem. O RN foi o último estado nordestino a romper com a tradição de perfil oligarca. Fizemos isso em um momento bastante delicado, de crise econômica. O estado se viu diante de uma gravíssima crise orçamentária, herança de governos passados, que praticavam patrimonialismo.

A governadora Fátima faz um grande esforço para retomar a competitividade do estado que foi perdida, especialmente nessa agenda tributária. O governo tem dado mais garantia e segurança jurídica nessa área viabilizando orçamento, valorizando servidores com pagamento e tentado recuperar a capacidade de investimento.

Essa é a governadora que tem trabalhado tanto, incansavelmente, e que atravessou esse período de pandemia, talvez comentando o pecado de não fazer uma boa comunicação sobre o grande legado que está deixando para o RN da estrutura que foi implantada na saúde. Coloco o estado potiguar em destaque em implantação de leitos no país.

AGORA RN – Quais os desafios para campanha de 2022?

JUNIOR SOUTO – Estamos de acordo para enfrentar 2022, mas, por enquanto, a governadora tem que olhar para o momento em que os casos de Covid-19 retomam com frequência, desafiando novamente a capacidade do estado de responder. O desafio é maior quando não se conta com a presença efetiva do governo federal em um momento delicado.

Mas adianto que crescemos proporcionalmente, o que permite ao PT construir um conjunto de alianças que coloca de forma muito expressiva a atual governadora na política estadual.

AGORA RN – Como avalia o governo de Bolsonaro?

JUNIOR SOUTO – O bolsonarismo é reflexo de uma cultura presente no Brasil. Inclusive, vamos ter longos anos de enfrentamento com essa coisa que emergiu, de forma odiosa. O presidente defende valores fundamentalistas, discurso moralista, negação de debate político e apresenta soluções para os conflitos sociais pela via da violência, utilizando expressões como bandido bom é bandido morto. Esse discurso de violência, na verdade, compõe elementos dos discursos do fundamentalismo religioso que estão a serviço do grande capital.

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/presidente-do-pt-no-rn-defende-frente-ampla-esquerda-para-2022/

COMUNICADO >> IFRN e Funcern devolvem taxas de inscrições de seleções canceladas (ProITEC e ao Subsequente e Proeja 2020.2.)

A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal do Rio Grande do Norte lançou nesta quarta-feira, 2 de dezembro, o Edital nº 29/2020-PROEN/IFRN, que trata do Processo de Ressarcimento das Taxas de Inscrição em Processos Seletivos Discentes: ProITEC (Edital nº 10/2020), Processo Seletivo para os Cursos Técnicos de Nível Médio na Forma Subsequente (Edital nº 12/2020) e Processo Seletivo para os Cursos Técnicos de Nível Médio na Forma Integrada na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Edital nº 13/2020). 

O Edital nº 29/2020 dá as diretrizes para que estudantes que tenham interesse em receber de volta o valor pago formalizem o pedido de ressarcimento – exclusivamente via internet – na Área do Candidato do Portal da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern), responsável pela devolução dos referidos valores

Requerimento:

Ao realizar o pedido, deverão ser informados os dados bancários próprios ou dos pais (no caso de discente sem essa informação), indicando banco, agência, operação (quando houver), conta bancária e CPF do titular da conta. Para o caso de ressarcimento em conta bancária de titularidade de um dos pais, deverá ser anexado ao requerimento documento oficial probatório de filiação (por exemplo, certidão de nascimento, cédula de identidade, etc.)

Acesse:

Para mais informações e demais esclarecimentos, segue abaixo link para o Edital na íntegra. Em complemento, a Funcern disponibilizou o e-mail inscricoesifrn@funcern.br e os telefones (84) 4005-9999 ou (84) 99839-9770, que também funciona pelo WhatsApp.

Formulário para solicitação de ressarcimento

Edital nº 29/2020 - Processo de Ressarcimento das Taxas de Inscrição

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

02 de Dezembro - Dia Nacional do Samba

O samba é brasileiro ou o brasileiro é o próprio samba? Ambas afirmações têm o sentido de tanto faz. O samba tem a cara do Brasil. O ritmo, que saiu das periferias tomou conta do País, e tem seu dia comemorado nesta quarta-feira (2), acabou se tornando mais que um gênero musical, transformando-se em um fenômeno social. 

A data, apesar de não oficial, é celebrada em muitos estados, principalmente no Rio de Janeiro e na Bahia, onde projetos de lei foram aprovados, desde a década de 1960, perpetuando, assim, um dia exclusivo para este artefato cultural tradicional, que representa a nação perante o mundo. 

Surgido no século XIX, a partir dos antigos batuques trazidos pelos africanos que vieram escravizados para o Brasil, o ritmo consolidou-se no Rio de Janeiro, embora tenha sido na Bahia, segundo relatos históricos, que o samba tenha sido criado. Com raízes negras e, geralmente, associado a elementos religiosos, um tipo de ritual era feito através dessa música e sua dança. 

Democrático até na hora de ser reproduzido, o samba pode ser acompanhado ao som das palmas. Tradicionalmente, é tocado por instrumentos de corda e percussão, como cavaquinho, violão, pandeiro, surdo e tamborim. Com sua popularização pelo Brasil, outros sons foram introduzidos e novos segmentos a partir dele foram criados.  

O samba-enredo e as marchinhas engrandecem as escolas de samba e os blocos carnavalescos. O de gafieira enfeita e anima os salões de dança. O partido alto mistura improviso e a dança, e se aproxima do samba raiz. Entre suas muitas vertentes, o pagode, com um tom mais eletrônico, ganhou força e tornou-se destaque entre os filhos 'mais novos' do gênero. Apesar das particularidades, cada desdobramento tem características fiéis ao gigante que os gerou. 

Nomes como Cartola, Noel Rosa e Pixinguinha foram alguns dos responsáveis por dar voz ao som que prolifera até os dias atuais. Sucessos como “Vou festejar”, na voz de Beth Carvalho, e “Não deixe o samba morrer”, na de Alcione, estão marcados na memória de qualquer brasileiro. Dividir a mesma época com estrelas como Arlindo Cruz, Jorge Aragão e Fundo de Quintal é um privilégio, assim como também acompanhar os novos nomes que surgem e mantêm a hegemonia do samba no patamar que sua trajetória merece, como Xande de Pilares, Diogo Nogueira, Maria Rita, entre outros.  

O AGRONEGÓCIO E A DESTRUIÇÃO DA VIDA >> Um modelo de agricultura que em nome do lucro vem matando todas as forma de vida

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

TRE-RN indefere falsidade ideológica em documento de “Kerinho” e caso complica ainda mais situação de Beto Rosado na Câmara

O juiz eleitoral do TRE-RN, Ricardo Tinoco indeferiu o pedido do então candidato a deputado federal nas eleições de 2018, Kericlis Alves, que alega o incidente de falsidade ideológica em processo que tramita no Tribunal com denúncia de inelegibilidade por desincompatibilização de cargo público. O documento em questão aponta que “Kerinho” permaneceu em cargo comissionado na Prefeitura de Monte Alegre durante todo período de 2018, o que impediria sua candidatura. O caso pode gerar anulação de votos e mudança de cadeiras na Câmara dos Deputados, com a saída de Beto Rosado (PP) e a entrada de Fernando Mineiro (PT), em razão de uma possível retotalização de votos.

Na decisão, o magistrado salientou que “ admitir arguição de falsidade em tal contexto, isto é, quando há possibilidade da questão ser dirimida por outros elementos probatórios, implicaria malferimento aos princípios da economia processual e duração razoável do processo, trazendo sérios prejuízos ao regular trâmite do feito, circunstância que só corrobora o afastamento do instrumento processual promovido pelo suscitante”.

Por fim, Tinoco determinou que, “à Prefeitura Municipal de Monte Alegre/RN para que, no prazo de 5 (cinco) dias, informe se KERICLIS ALVES RIBEIRO exerceu cargo comissionado vinculado ao Poder Executivo do referido município, com a especificação do período exercido e a disponibilização dos contracheques respectivos, em caso de resposta positiva; 2) ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para que, no prazo de 5 (cinco) dias, informe se há registro de obrigações previdenciárias decorrentes de vínculo funcional de KERICLIS ALVES RIBEIRO com o Município de Monte Alegre/RN, especificando o período, se for caso”.

Confira decisão: https://justicapotiguar.com.br/wp-content/uploads/2020/11/Decisa%CC%83o-5.pdf

Fonte: https://justicapotiguar.com.br/index.php/2020/11/30/tre-rn-indefere-falsidade-ideologica-em-documento-de-kerinho-e-caso-complica-ainda-mais-situacao-de-beto-rosado-na-camara/

MAIS PRAZO >> IDIARN prorroga o período para vacinação contra febre aftosa até o próximo dia 15 de dezembro

 

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

ANÁLISE RACIONAL >> Esquerda e centro-esquerda elegem 11 prefeitos no 2º turno

Partidos de esquerda e centro-esquerda elegeram prefeitos em 11 cidades de nove estados diferentes neste domingo (29). Ao todo, 57 cidades foram às urnas em 2º turno, e 25 delas com candidatos do campo democrático na disputa. Considerando todos os espectros políticos, os três partidos mais vitoriosos do dia foram PSDB (9), MDB (8) e Podemos (7).

O PT, que hoje não tem nenhum prefeito entre as cem maiores cidades do país, saltará para quatro a partir de 2021: José de Filippi Jr., em Diadema (SP); Marília Campos, em Contagem (MG); Margarida Salomão, em Juiz de Fora (MG); e Marcelo Oliveira, em Mauá (SP).

Também no 2º turno, o PSOL elegeu Edmilson Rodrigues em Belém (PA) e foi derrotado com Guilherme Boulos em São Paulo (SP).

O PDT venceu três das quatro prefeituras que disputou neste domingo. José Sarto triunfou em Fortaleza (CE); Edvaldo Nogueira, em Aracaju (SE); Sergio Vidigal, em Serra (ES). Em Campos dos Goytacazes (RJ), Caio Vianna foi derrotado por Wladimir Garotinho (PSD), que está com a chapa sob judice.

O PSB elegeu João Campos no Recife (PE); João Henrique Caldas, em Maceió (AL), e Rubens Bomtempo, em Petrópolis (RJ). O PCdoB foi derrotado com Manuela D'Ávila em Porto Alegre (RS).

Para a cientista política da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Maria do Socorro Sousa Braga, a eleição 2020 marcou a reorganização do sistema partidário dois anos após a vitória de Jair Bolsonaro (sem partido).

"Os partidos da direita neoliberal, PSDB, PP e DEM, tiveram um avanço significativo, enquanto a esquerda teve certa divisão, especialmente no 1º turno, apesar da unidade em algumas cidades”, analisa.

"O PT continua como partido mais importante do campo da esquerda, embora sem a mesma hegemonia de antes. O PSOL emerge com lideranças importantes, como o Boulos, mas o PT ainda tem uma capilaridade muito maior. Então, a tendência é uma oxigenação maior do campo da esquerda", finaliza.

Fonte: https://www.brasildefato.com.br/2020/11/29/esquerda-e-centro-esquerda-elegem-12-prefeitos-no-2-turno-veja-lista-de-cidades