sábado, 10 de setembro de 2016

O FLILAJES ROMPENDO BARREIRAS >> O FLILAJES despertando o interesse de escritores

Resultado de imagem para flilajes  2016
Apresento aqui um texto que nos foi enviado pelo amigo e escritor Marcius Cortez, que conhece nossa cidade e suas belezas. Tive a oportunidade e o prazer de conhecê-lo em uma breve visita que o mesmo fez a Biblioteca da Escola Estadual Pedro II em 2015. A partir daí estreitamos os laços de amizade e sempre nos mantemos em contato via internet.

Ao ter conhecimento da realização do FLILAJES, através de um de uma de nossas conversas, Marcius Cortez nos enviou uma crônica para que fosse lida durante o evento, como forma de prestigiar e participar  desse importante momento literário, já que o mesmo encontra-se em São Paulo. Segue abaixo o texto:

"Eu me chamo Marcius Cortez. Escrevi uma crônica que penso que vai interessar a todos aqui presentes, pois o assunto é Cabugi, isso mesmo e então vamos lá.
Cabuji. Cabuji já foi escrito com jota. Os índios chamavam o Cabugi de peito da moça, devido a seu formato. Segundo estudiosos, esse vulcão inativo tem apenas vinte milhões de aninhos. Vulcão é um acidente geológico e geográfico que dorme à sombra do mistério. O seu irmão, o Vesúvio, quando destruiu Pompeia e Herculano no ano de 79 a.C. produziu um enigma insólito. Herculano ficou soterrada pela larva a uma profundidade de trezentos e tantos metros e vários manuscritos da biblioteca da cidade, embora carbonizados, foram preservados. Entre eles, há escritos de Epicuro. Milagre? Não, não se trata de milagre, pois qual deus se interessaria em preservar Epicuro? O desmantelado herege, o chegado na bagaceira sem fim. Para esse filósofo grego, cada indivíduo é Deus. Cada um é escolhido pelo Todo-Poderoso para pregar o amor entre as pessoas. Ele defendia a ideia de que não importa qual seja o tipo de prazer, pois prazer não tem cor, religião, ideologia, endereço, antecedentes, currículo, ora, ora, prazer é felicidade e ponto final.
Admiro a veneração que a população do Rio Grande do Norte sente por um vulcão que não explodiu, que tem humildes quinhentos e noventa metros de altitude e que foi classificado pelos estudiosos como neck (pescoço vulcânico). A título de sugestão, estaciones o carro no acostamento e fites o pico sem pressa. Aposto que tua mente ficará ocupada por dias seguidos pela beleza do peito da moça. Ou se quiseres, faça melhor, junte-se aos trilheirosdacaatinga@gmail.com e em companhia deles subas o vulcão. Em menos de três horas, estarás no bico do seio da virgem. Na carapinha do Cabugi avistam-se dunas e mar. É o momento de abrires os braços e de acompanhares a sombra de teu corpo surgir na rocha. No cume, uma estranha força faz brotar água fresca da pedra quente. Água com urânio formando cachoeiras potentes como uma bomba. Logo a região será só uma mancha branca de algodão que, por sua vez, resultará em fole, zabumba e festança de pés no ritmo do forró. Adeus pobreza, bye, bye miséria, a vida vai parar de doer.
No dia seguinte, visitei Angicos, onde encontrei uma mulher setentona que disse que era para eu mirar o Cabugi, pontualmente, ao meio-dia. Ela me garantiu que todo dia a essa hora, o pico ganha a forma de uma grande cisterna. “Como se fosse uma cacimba e a água transbordasse aos borbotões”, arrematou a íntegra senhora. Voltei para o hotel. A noite foi de muita chuva. Ao amanhecer, o temporal havia dado uma trégua. Vem dia bonito aí. Levantei a vista e enxerguei no topo do morro, a senhora que construíra e espalhara as cisternas. Ela acenou para mim. Lembrei-me do que havia me dito: “Essas cisternas operaram o milagre de extinguir a fotografia das revistas. Estou me referindo ao retrato dos retirantes fugindo da seca, vagando em busca de um lugar para morar”. Adeus Fabiano, adeus Sinhá Vitória, bye bye miúdos, bye bye Baleia. Congeladas no tempo, as vidas secas de Graciliano Ramos amarelaram como o papel do livro. Novos ventos sopram na paisagem. O homem do sertão fica no sertão. O Cabugi piscou para nós, uma página, entre outras tantas páginas da história, acabara de ser virada.

A literatura, meus amigos, também ajuda a virar as páginas da história. Literatura é conhecimento e o conhecimento liberta. Então nesses dias em que Lajes vai tratar de literatura, desejo que vocês aproveitem ao máximo, cada conversa, cada palestra, cada oficina literária. Dessa vez não deu, mas quero vir participar dessa festa com vocês. Vivo numa metrópole gigante como é São Paulo e toda vez que passo alguns dias numa cidade pequena e aprazível como é Lajes, volto revigorado para a tão chamada “paulicéia desvairada”. Não percam sua humanidade, mantenham vivo seu jeito de viver. Vocês não jogaram fora uma certa sabedoria de saber passar o tempo e aproveitar as melhores coisas da vida que são as coisas simples.
A escritora Clarice Lispector dizia que criar é correr o grande risco de se chegar na realidade. Eu, pessoalmente não saberia viver se não existissem livros. A literatura, a poesia, a arte, moldam o espírito, lavam a alma e nos abastecem de ideias novas, o oxigênio vital para o sopro transformador. Sim, queridos amigos, poesia melhora as pessoas e por consequência melhora a sociedade. Mais do que nunca, estamos precisando de brasileiros como Paulo Freire e de poetas como João Cabral de Melo que nos servem de exemplo nas horas difíceis. Faz escuro, mas eu canto. Certamente não podemos perder de vista que o legado dos artistas e dos revolucionários é a luz que nos ilumina na noite das turbulências. Vamos unir o Brasil. Vamos para a luta. Fora Temer. Fora Rede Globo. (O Golpe nasce todos os dias no Jornal Nacional). Eleições diretas já. E uma feliz FliLajes para todos nós".

Fica aqui o nosso agradecimento especial e o desejo de que em futuras edições de nosso Festival Literário, possamos contar com a presença desse amigo, que mesmo distante buscou se fazer presente conosco.

Apresento aqui um link que traz algumas obras do escritor Marcius Cortez: https://www.estantevirtual.com.br/autor/marcius-cortez .

GOVERNO SEM RECONHECIMENTO >> Ministro de Temer passa “vergonha” em evento da UNESCO


O ministro da Educação, Mendonça Filho, passou por um constrangimento na terça-feira (6), durante lançamento mundial do Relatório de Monitoramento Global de Educação 2016 da Unesco, na sede da instituição em Brasília (DF).

Durante a cerimônia de abertura, com transmissão ao vivo na página do órgão, ligado à Organização das Nações Unidades, um participante da mesa pediu a saída do governo Temer, chamado por ele de “golpista”.
O secretário de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Gomes, iniciou seu discurso de abertura com essas palavras: “primeiramente, fora governo golpista”.
Em junho, Mendonça Filho revogou a nomeação da professora Bebel Noronha, indicada pela CNTE, para o Conselho Nacional de Educação. Também estava na mesa de abertura a secretária-executiva do MEC, Maria Helena Guimarães Castro, indicada do PSDB.

Brasil CNBB aponta "momento triste" para o país e risco de perda de direitos

Resultado de imagem para cnbbEm mensagem divulgada neste 7 de setembro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) avalia que o país passa por "um triste momento da história", reforçando, assim, declaração do próprio papa Francisco. Os bispos, no entanto, vão além e alertam para a possibilidade de desconstrução de políticas públicas e perda de direitos. Sem citar os planos do atual governo de desconstruir o pacto social firmado em 1988, o texto diz que é preciso defender "arduamente" a Constituição.


"A ausência de valores éticos e morais provocou a profunda crise política, econômica e social que estamos atravessando. A histórica desigualdade social não foi superada. Corremos o risco de vê-la agravada pela desconstrução de políticas públicas, que resultam em perda de direitos", dizem os bispos.

Eles chamam atenção ainda para a proximidade das eleições, que consideram uma oportunidade de a população se expressar. "Não percamos a chance de ter uma participação ativa e consciente que resgate a política e eduque para cidadania."

Confira a íntegra:

MENSAGEM POR OCASIÃO DA COMEMORAÇÃO DO DIA DA INDEPENDÊNCIA
“A esperança não decepciona” (Rm 5,5)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, por ocasião das comemorações de 7 de setembro, dia da Independência, reafirma que o Brasil é um país livre, soberano e religioso. É uma das dez maiores economias do mundo, território vasto e diverso, mais de 200 milhões de brasileiras e brasileiros. Testemunhas de uma história construída na diversidade, na tolerância e na convivência pacífica.

Contudo, vivemos um triste momento de nossa história. A ausência de valores éticos e morais provocou a profunda crise política, econômica e social que estamos atravessando. A histórica desigualdade social não foi superada. Corremos o risco de vê-la agravada pela desconstrução de políticas públicas, que resultam em perda de direitos.

Constatamos as dificuldades do momento, mas acreditamos na capacidade do povo brasileiro de superar adversidades, sempre através de manifestações pacíficas. Cada instituição é chamada a cumprir seus respectivos deveres, no Estado Democrático de Direito, atuando no que lhe é específico, em favor do povo brasileiro, nunca por interesses particulares ou corporativos. A Carta Magna de 1988, fruto de um processo de participação popular, guardiã da democracia brasileira, deve ser arduamente defendida.

Menos de um mês nos separam das eleições municipais. É uma oportunidade para nossa população falar através das urnas. Não percamos a chance de ter uma participação ativa e consciente que resgate a política e eduque para cidadania. Recordemos que se trata de uma eleição sem o financiamento empresarial e regida pela lei da Ficha Limpa, relevantes conquistas da sociedade brasileira.

“Gigante pela própria natureza... teu futuro espelha essa grandeza”.

O dia da pátria seja uma ocasião para reafirmar o compromisso de todo o povo brasileiro com a democracia, por meio do diálogo e da busca incansável pela paz, para construirmos juntos um Brasil fraterno e justo. A “esperança não decepciona” (Rm 5,5).

Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, interceda por nós!

Brasília-DF, 07 de setembro de 2016

Dom Sergio da Rocha
Arcebispo de Brasília-DF
Presidente da CNBB

Dom Murilo S. R. Krieger
Arcebispo de S. Salvador da Bahia-BA
Vice-Presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília-DF
Secretário-Geral da CNBB

BEM-ESTAR E SAÚDE >> Ciência prova que abraços criam a mesma resposta que medicamentos

Resultado de imagem para Ciência prova que abraços criam a mesma resposta que medicamentosUm simples abraço pode ter efeitos psicológicos profundos como:

1. Reduzir o medo da mortalidade

O que é muito interessante! Pesquisa publicada na revista Psychological Science mostra que abraços e simplesmente tocar em alguém reduz seu medo de mortalidade, acalmando os temores existenciais. “Toque interpessoal é um mecanismo tão poderoso que até mesmo objetos que simulam toque pode ajudar a incutir nas pessoas um sentido de significado existencial”, escreveu o pesquisador-chefe Sander Koole no estudo.

2. Abraçar diminui o seu ritmo cardíaco

Em um experimento realizado na Universidade da Carolina do Norte, Chapel Hill descobriu que os participantes que não tiveram qualquer contato com os seus parceiros, desenvolveram uma taxa de 10 batimentos mais rápida por minuto. Comparativamente, as batidas do coração daqueles que fizeram contato com os seus parceiros não foram tão rápidas.

3. Os bebês que são abraçados, experimentam menos estresse quando adultos

Se você quer ajudar o futuro, abrace um bebê! Um estudo da Universidade de Emory descobriu que, em ratos, toque e alívio de estresse estão conectados, especialmente no início da vida. O estudo descobriu que o mesmo vale para os seres humanos, notando que os bebês lidaram melhor com o estresse quando adultos quando mais abraçados.

4. Melhoria da função imunológica

Nova pesquisa mostra que os hormônios do abraço são o que chamam de imunorreguladora. Basicamente, esses hormônios têm um impacto profundo na forma como nosso sistema imunológico funciona. Isto está de acordo com a natureza relaxante de abraços. Se você quiser um sistema imunológico mais forte, abrace!
Muito interessante, não é? Talvez seja o momento de abrir um os abraços e abraçar alguém !
Traduzido pela equipe de O Segredo

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

OPORTUNIDADE DE EMPREGO >> Hospital Promater abre vagas para Enfermeiros em Natal

Hospital promater natal rn vagas
Hospital e Maternidade Promater está com vagas de emprego para Enfermeiros em Natal RN. A instituição de saúde que fica localizada no bairro de Lagoa Nova está oferecendo oportunidades em diversos setores como Clínica Médica, UTI NEO, Urgência, Enfermarias e Maternidade.
Ao todo, são ofertadas cinco vagas que estão disponíveis para profissionais com graduação em Enfermagem e registro atualizado no COREN. O salário oferecido é de R$2.305,00 para todas as vagas.
Para candidatar-se, basta conferir os requisitos de cada oportunidade abaixo:

LITERATURA EM LAJES >> Logo mais, a partir das 16:00 horas, teremos o 2º dia do FLILAJES. Venha prestigiar e se encantar!!!

Resultado de imagem para flilajes


















A partir das 16:00 horas estaremos retomando as atividades desse 2º dia do FLILAJES para que a comunidade possa visitar e interagir com as exposições, feira de livros, apresentações artísticas, e muito mais.

Lembrando que esse ano o evento acontece em dois lugares simultaneamente, na tamarineira centenária da praça, onde a Escola Estadual Pedro II está expondo seus trabalhos e também temos uma feira de livros e também em frente a Casa de cultura Popular, onde estão as demais escolas.

FLILAJES 2016 >> Esses dias Lajes respira literatura

Com o início do 2º FLILAJES (Festival Literário de Lajes), na tarde de ontem, 08 de setembro, nossa cidade mais uma vez dá um show na realização desse evento, seja através da participação das escolas que expõem seus projetos e atividades relacionadas a prática da leitura e da escrita, seja com a realização das várias oficinas e também com a valorização dos espaços públicos como a nossa tamarineira centenária (tombada como patrimônio ambiental do município), que se transforma em um espaço cultural.

Tudo isso sem falar nas mesas literárias que acontecem a noite em frente a Casa de Cultura Popular e nos propiciam a oportunidade de termos um rico debate a cerca temas de interesse cultural, histórico, sociológico e antropológico, sempre com a participação de personalidades locais. O resgate cultural propiciado por esse momento é algo simplesmente maravilhoso, seja pela exposição dos integrantes das mesas ou mesmo pelas apresentações culturais realizadas por nossos jovens que abrilhantam ainda mais o evento. 

Na noite de ontem, tivemos duas mesas literárias, sendo a primeira sobre o homenageado e ícone da cultura lajense, o Sr. Antônio Cruz, que teve a participação dos professores João Cortez, Múcio Procópio e Kleber França e a segunda mesa que foi sobre as belezas e a riqueza de nosso sertão, com os cordelistas Cícero Eleutério e o Lino Sapo. Tivemos ainda uma apresentação musical do professor Fábio Fernandes e também uma apresentação homenageando as marchinhas carnavalescas do bloco Velhos Foliões, que tinha o Sr. Antônio Cruz como organizador e compositor.

Imagens retiradas dos Blogs: Cícero Lajes e Foco Sertanejo:






quinta-feira, 8 de setembro de 2016

LITERTURA >> Hoje terá início a 2ª edição FLILAJES

Resultado de imagem para flilajes

Mais uma vez nossa cidade realizará o seu Festival literário, que teve sua primeira edição no ano passado e foi um grande sucesso. 

Esse ano, o 2º FLILAJES fará uma homenagem ao nosso grande poeta Antônio Cruz, que a poucos dias veio a falecer.

Com oficinas, mesas literárias, exposições, apresentações culturais, nossa cidade irá respirar literatura nesses dias, organizadas por nossas escolas, escritores lajenses, agentes culturais e por nossas instituições que nessa oportunidade estarão mostrando um pouco do trabalho que realizam em seu cotidiano.

Convidamos a toda a comunidade a prestigiar esse importante evento que mostra um pouco de nosso potencial cultural.

As atividades a partir as 16:00 horas, acontecerão tanto na Tamarineira da Praça como também no corredor cultural em frente a Casa de Cultura Popular, onde acontecerão exposições, exposições culturais e a noite as mesas literárias.

PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS LITERÁRIAS (com participantes previamente inscritos):
Local: Escola municipal Monsenhor Vicente, a  partir das 9:00 horas.
DATA
HORÁRIO
OFICINA
PÚBLICO ALVO
RESPONSAVEL
08/09/2016
9 ás 11hs
Teatro do Oprimido
ADOLESCENTE
NUCA
08/09/2016
9 às 10hsS
Quintal da Aprendizagem
Crianças de 40 e 05 anos CAI
Aldenoura Camilo
08/09/2016
10 ás 11hs
Quintal da Aprendizagem
Crianças de 40 e 05 anos CEMEI
Aldenoura Camilo
08/09/2016
7 ÀS 11hs
Versi... Ficando Antenado
Professor fund.II e médio
Lídia Monteiro/Tractebel
09/09/2016
9 às 11hs
Literatura de Cordel
Aberto
Cícero Eleotério
08/09/2016
13 às 17hs
Agora É Com. Vc
professor
Lídia monteiro/Tractebel





09/09/2016
9 às 11hs
Percussão- "Quem toca seus males espanta!"
Adolescente
NUCA
09/09/2016
9: ÀS 11hs
Letramento Litterário e leitura sócio interativa
professor
Meyre/IFRN
09/09/2016
9 às 11hs
Laboratório de Leitura e performance criativa
Alunos do Fund. II
Alunos do IFRN
09/09/2016
9 às 11hs
Contação de Esstoria
Professor Ed. Infantil ao 3° anos
Aldenoura, Vanessa, Aracely e Ana Paula
09/09/2016
9 às 11hs
Xilografia
Aberto
João Batista Martins

EM NATAL >> Feira de Flores e Plantas do RN abre a primavera no Partage Norte Shopping


bulhoes-m2A partir desta quinta e até domingo o Partage Norte Shopping promove uma exposição interessante: 3ª Feira de Flores e Plantas do Rio Grande do Norte  na sua Praça de Eventos.
Será uma oportunidade de conhecermos o que o Estado produz de flores e suas plantas nativas. Os visitantes poderão conhecer na mostra como utilizar a flora local na ornamentação de espaços, além de expor para comercialização espécies cultivadas na grande Natal.
Será mostrada variedade de antúrios, gerânios, bonsai, cactos, plantas suculentas, bastões e plantas envasadas, é o que aguarda quem visitar o empreendimento nesse período.
Tudo isso com a realização de oficinas com demonstração de arte floral com flores tropicais às 18h.  Participam do evento, os expositores Biosphera Cactos Ornamentais, Bonsai Nordeste, Folhas e Flores e Encanto do Gerânio.
VEJA AS OFICINAS
08/09 - Demonstração de arte floral com flores tropicais, às 18h;
09/09 – “Como cultivar um bonsai”, José Martins - Bonsai Nordeste, às 17h;
10/09 – “Como cultivar cactos e suculentas em casa”, Sidcley Alvea - Biosphera Cactos Ornamentais, às 18h.
SAIBA MAIS
3ª Feira   de Flores e Plantas do RN
Data: 08 a 11 de setembro de 2016;
Entrada: Gratuita;
Local: Praça de Eventos do Partage Norte Shopping Natal
Endereço: Av. Doutor João Medeiros Filho, 2395 – Potengi;
Horário: Abertura e fechamento do shopping;
Telefone: (84) 3674-8200.
Facebook: partagenatal | Twitter e Instagram: @partagenatal

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

07 DE SETEMBRO EM TEMPOS DE GOLPE >> Povo nas ruas, vaias e muita resistência popular...

A imagem pode conter: 29 pessoas


Temer chega para o desfile de Sete de Setembro em Brasília e ouve o grito das arquibancadas: "Fora Temer", Ele rompeu protocolos da ocasião: não chegou de carro aberto, nem usou a faixa presidencial; e não fez discurso. A segurança da Presidência confiscou cartazes e ameaçou manifestantes. 

PROTESTOS REÚNEM MILHARES
Milhares de pessoas em todas as capitais, dezenas de cidades do interior e litoral e no exterior protestam contra o governo Temer neste 7 de setembro. Manifestações são impulsionadas pelo Grito dos Excluídos, iniciativa da Igreja Católica que se repete desde 1995 em todo Dia da Independência. Ao longo dos anos, a mobilização passou a ser organizada por outras igrejas e movimentos sociais. 

Nesta 22ª edição, o tema é "Este sistema é insuportável. Exclui, degrada, mata!" e incorpora a oposição ao governo Temer. Nas fotos, as manifestações em São Paulo, Goiânia e Brasília. Houve manifestações também em Londres, Berlim, Frankfurt, Colônia, Dublin, Madri, Buenos Aires e Montreal.

SEM TRÉGUA >> O povo aproveitará esse dia 07 de setembro para também protestar contra esse governo golpista


Contra as tentativas de repressão aos protestos, as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo realizam nesta quarta-feira 7 mais uma manifestação na Avenida Paulista; em texto divulgado para a imprensa, as frentes lamentam os ataques da polícia aos manifestantes que participaram do protesto do último domingo; para Raimundo Bonfim, coordenador da Central de Movimentos Populares e integrante da Frente Brasil Popular, "este ataque de PM de São Paulo faz parte da tentativa de inibir as crescentes manifestações contra o governo Temer, que têm sido diárias desde o dia 31 de agosto"; "Não adianta. Não vão nos intimidar. 


Vamos intensificar os protestos pelo Fora Temer", frisa; Grito dos Excluídos neste feriado da Independência terá 'Fora Temer' e 'Diretas Já' em cidades de todo o País

A FARSA GOLPISTA >> Tribunal reconhece que Lauro Jardim mentiu sobre filho de Lula, mas não admite queixa-crime

Jornal GGN - O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro reconheceu que o colunista de O GLOBO Lauro Jardim publicou uma "mentira" a respeito de Fábio Luis Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, mas entendeu que uma nota reparando a notícia, quase um mês depois, elimina a possibilidade do jornalista ser alvo de uma queixa-crime por difamação e injúria.
O jornalista global escreveu que, em delação premiada, Fernando Baiano teria dito que pagou despesas pessoais de Fábio Luis. Segundo o escritório de advogados que também fazem a defesa de Lula, dois desembargadores do TJRJ decidiram que Lauro Jardim reconheceu a mentira numa errata publicada 28 dias depois.
Um terceiro desembargador, no entanto, votou para que a conduta de Lauro Jardim seja apurada em ação penal. Por isso, a defesa do filho de Lula promete recorrer da decisão do TJRJ.
Abaixo, a nota da defesa de Lula na íntegra.
Embora tenha reconhecido que Lauro Jardim faltou com a verdade ao publicar a nota “Delação Explosiva” (O Globo 11/10/2015), atribuindo a Fábio Luis Lula da Silva o recebimento de cerca de R$ 2 milhões do Sr. Fernando Soares (Fernando Baiano), o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, por maioria de votos, rejeitou hoje (06/09/2916) o recurso de apelação interposto por seus advogados, que pretendiam o processamento de queixa-crime protocolada em 27/10/2015. A queixa aponta a ocorrência de difamação e injúria.

Dois Desembargadores da 4ª. Câmara Criminal do TJRJ - os Drs. Antonio Eduardo Ferreira Duarte e Gizelda Leitão Teixeira - decidiram que o fato de o jornalista ter reconhecido a mentira (errata publicada em 8/11/2015), mesmo que cerca de um mês depois, o isentaria de responder ação penal, uma vez, que na visão deles, estaria ausente a intenção de difamar e injuriar. O terceiro vogal, Desembargador Francisco José de Azevedo, por outro lado, proferiu voto acolhendo o recurso para processar a queixa, por entender que a intenção ou não do jornalista de ofender a honra de Fábio deve ser apurada no curso da ação penal.

Na qualidade de advogados de Fábio Luis, entendemos que a veiculação de uma mentira, em linguajar tendencioso e sensacionalista, com chamada de capa, desmentida apenas após 28 dias, deve autorizar o processamento da queixa-crime, razão pela qual iremos  recorrer da decisão do TJRJ.

A nota de Lauro Jardim contra o filho de Lula:
Em delação, Fernando Baiano diz que pagou despesas pessoais de filho de Lula
Por Lauro Jardim
Em O Globo
Está destinada a causar um estrondoso tumulto a delação premiada de Fernando Baiano, cuja homologação foi feita pelo ministro Teori Zavascki na sexta-feira.
O operador (de parte) do PMDB na Petrobras pôs no olho do furacão nada menos do que Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha.
Baiano contou que pagou despesas pessoais do primogênito de Lula no valor de cerca de R$ 2 milhões. Ao contrário dos demais delatores, que foram soltos logo após a homologação das delações, Baiano ainda fica preso até 18 de novembro, quando completa um ano encarcerado. Voltará a morar em sua cobertura de 800 metros quadrados na Barra da Tijuca.
A propósito, quem teve acesso ao conteúdo da delação conta que Eduardo Cunha é, sim, citado por Baiano, que reconhece suas relações com o presidente da Câmara. Mas não entrega nada arrasador contra Cunha.