sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

BOA AÇÃO >> Coordenadoria de Bibliotecas da UEPB lança campanha que converte multas em doação de alimentos

Para incentivar a regularização acadêmica de alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que estão com pendências no Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), a Coordenadoria de Bibliotecas da Instituição lançou uma campanha que tem como objetivo beneficiar os usuários que estão em situação irregular, ao mesmo tempo que visa ajudar uma instituição de caridade. Entre os dias 18 e 22 de dezembro, os alunos poderão reverter a multa por atraso na devolução dos livros entregando pacotes de leite em pó ou alimentos não perecíveis.
Essa iniciativa foi tomada uma vez que o SIB possui um grande número de inadimplência entre seus usuários, de forma que a grande maioria possui dificuldades financeiras para quitar seus débitos. A regularização no sistema é fundamental, já que todos os usuários que apresentam pendências com o Sistema Integrado de Bibliotecas ficam impedidos de utilizar os serviços de empréstimo nas 16 bibliotecas da UEPB e ainda não podem solicitar a declaração de Nada Consta pelo período em que a pendência perdurar.
Para regularizar sua situação, o estudante deve se dirigir à biblioteca onde realizou o empréstimo do livro, entregá-lo com a quantidade respectiva de alimentos e assim promover a quitação do débito. Essa iniciativa tem como objetivo restituir o acesso total aos serviços oferecidos pelas bibliotecas aos seus usuários, bem possui cunho social e solidário. A instituição que receberá os alimentos arrecadados durante a campanha será conhecida nos próximos dias.
Confira abaixo a tabela de reversão de valores da multa solidária:

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

VITÓRIA DA EDUCAÇÃO >> Paulo Freire permanece merecidamente como Patrono da Educação Brasileira.


Resultado de imagem para paulo freire

Paulo Freire é respeitado e permanece merecidamente como Patrono da Educação Brasileira.
As educadoras e os educadores brasileiros venceram.
Paulo Freire é mantido como Patrono da Educação Brasileira.

A deliberação ocorreu hoje, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal.

Senadora Fátima Bezerra PT/RN encerrou a tramitação da sugestão legislativa proposta pelo MBL.

Mais uma vitória nossa contra o Escola sem Partido e o obscurantismo!
Daniel Cara, coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e membro do Coletivo Paulo Freire por uma Educação Democrática!

POLÍTICA ESTADUAL...

Julianne Faria entrega presidência do PSD Mulher no RN e pede desfiliação do partido

Resultado de imagem para juliane farias
A ex-secretária de Assistência Social, Julianne Faria, entregou a Presidência do PSD Mulher no Rio Grande do Norte e ainda pediu desfiliação do partido presidido no Estado pelo governador Robinson Faria.

Na semana passada, Julianne já tinha entregado o cargo de Secretária durante a madrugada da quinta-feira (07), provocando a reforma no secretariado do Governo Robinson.

Vagner Araújo foi o substituto de Julianne na Secretaria.



O CÚMULO DO ABSURDO! >> José Adécio homenageia Luiz Almir com o Mérito Cultural “Câmara Cascudo”

Luiz Almir homenageado pelo Mérito Cultural “Câmara Cascudo”. Parece piada, mas é pura realidade!
É tudo igual, aqui, lá e acolar... Quem faz cultura de verdade e que se nega ao apadrinhamento político fica esquecido...




PT confirma candidatura própria ao Governo do Estado do RN

Resultado de imagem para partido dos trabalhadores
O Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu que terá candidatura própria ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte nas eleições 2018. O nome da senadora Fátima Bezerra, poderá ser escolhido pelo diretório para disputar o governo. No encontro do Diretório Estadual, no ultimo sábado (9), foi extraído um documento à população, em que critica o governo Robinson Faria (PSD), defende mudanças e confirma candidatura própria.
Leia:
“O RN atravessa uma grave crise, aprofundada pelo modelo de gestão praticado pelo atual Governador e sentida principalmente pela sua população pobre, pelos jovens e negros/as, além de setores representativos do Estado, como os servidores públicos. Em resposta à atual conjuntura, o Governo se exime da sua responsabilidade relacionada a esses segmentos e impõe medidas que beneficiam exclusivamente pequenos grupos já privilegiados;

LIÇÃO DE VIDA >> Pena que aqueles que tem o dinheiro como centro do mundo não entenderão ou simplesmente discordarão...

EFEITOS DAS REFORMAS DE TEMER >>Sobre a atual onda de demissões em massa de profissionais de educação superior na Estácio e na UnP


Fonte: http://www.cartapotiguar.com.br/
Penso que dois raciocínios dos mais toscos acionados para defender determinadas posições são os do tipo naturalista “sempre foi assim” e do tipo mais subjetivista “comigo foi assim”. No exemplo das demissões em massa de profissionais de educação, não faltou entendidos a defender a violência da precariedade com a justificativa economicista rasteira da “sazonalidade” das práticas de demissão. Argumento naturalista este que não resiste a dois dados empíricos nada negligenciáveis: a demissão de professores e professoras com mais de 10 anos de casa e a proposta de recontratação dentro do novo regime trabalhista em vigor. Contra essas generalizações mais rasteiras do senso comum, é sempre bem vindo um pouco do choque de realismo objetivo.
Não foi por falta de avisos de estudiosos no tema das relações de trabalho. Com a crescente flexibilização das relações contratuais, logo seriam também as classes médias letradas a sentirem a “erosão” de seus padrões de vida. Não se tratavam de discursos especulativos ou apocalípticos sobre as mudanças no mundo do trabalho, mas conhecimentos científicos embasados em pesquisas comparativas com outros países que também vivenciaram no passado experiências de flexibilização das leis trabalhistas (em especial, Espanha, França e Inglaterra). Nesses países, as condições materiais de vida não tornaram-se melhores para as classes médias, muito menos para as classes trabalhadoras. E as taxas de emprego não retornaram aos índices anteriores ao processo de flexibilização. O que houve objetivamente foi uma pauperização crescente das classes médias e o aumento dos indicadores de desigualdade. Paralelo a essa pauperização e desigualdade, também aumentaram as demandas pelos serviços de assistência social, assim como também uma explosão nos indicadores de “anomia” (desestruturação familiar, aumento de suicídio, delinquência juvenil e adoecimento no trabalho).
Conforme reportagem do EL PAÍS (1) publicada no início deste mês de dezembro de 2017,  a Espanha, país que serviu de modelo para a reforma trabalhista implementada no Brasil, vive hoje um sério problema de empobrecimento crescente de sua classe média. Pior, com desdobramentos dramáticos e perversos na vida cotidiana de muitas de suas famílias. Por causa da crescente precarização do trabalho e da escassez de empregos estáveis, mães e pais de família encontram dificuldades de conciliar carreiras profissionais e a gestão da vida familiar doméstica. Aliás, para muitas e muitos, a noção de “carreira profissional” é cada vez mais uma experiência rara, diante do predomínio dos contratos temporários. Sem encontrar condições objetivas de conservação material da família, é possível que a opção de constituir uma família sem filhos torne-se um horizonte mais desejável para muitos casais.

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

PARABÉNS TÁRCIO ARAÚJO >> Mais um prêmio comprovando o grande trabalho


Vale aqui o  registro de mais esse prêmio como reconhecimento pelo belíssimo trabalho que esse amigo lajense vem tendo por seu na área do jornalismo. Dessa vez foi prêmio de jornalismo do Ministério Público do RN 2017. Reportagem vencedora aborda o Estatuto do Idoso. 

Tárcio Araújo que, quem o conheceu quando o mesmo morava aqui em Lajes, sempre trouxe consigo esse sonho de atuar no campo do jornalismo.

Foi atrás de seu sonho,  lutou e conseguiu concretizá-lo, e ainda de forma mais brilhante, vem se destacando a cada ano nesse segmento da comunicação que sabemos ser bastante concorrido e só conseguem destaque realmente aqueles que realmente são bons.

Parabéns amigo Tárcio que suas conquistas sejam exemplos a serem seguidos por nossa juventude.

SAÚDE >> Confira os mitos e verdades sobre diabetes


diabetes-mitos-verdades

O diabetes tipo 1 é mais grave que o tipo 2.

Não. A gravidade não depende do tipo. A diferença é que o uso da insulina começa mais cedo para controlar a diabetes do tipo 1.  

Diabetes tipo 2: saiba como lidar: 
 
A disfunção erétil em diabéticos está ligada ao uso de insulina.
Não, ao contrário. A insulina, quando necessária, controla o diabetes, evitando complicações. Em geral, a impotência está ligada ao descontrole da doença.
 
Comer muito açúcar causa diabetes.
Não. O tipo 1 é causado por fatores genéticos e desconhecidos e o tipo 2, por fatores genéticos e estilo de vida. Porém, uma dieta rica em açúcar e em gordura leva ao aumento de peso, que pode conduzir ao diabetes.
 
Diabéticos não podem ingerir açúcar.
Não. Ter diabetes não significa que você tem que parar de comer açúcar. Pessoas com diabetes devem seguir uma dieta saudável e equilibrada, que seja baixa em gordura, sal e açúcar.
 
Pessoas com diabetes devem comer “alimentos para diabéticos”.
Não. Muitos alimentos voltados para diabéticos são geralmente ricos em gordura. Por isso, não devem ser consumidos em excesso. O melhor é manter uma dieta saudável e equilibrada.
 
Diabéticos não podem comer uvas, mangas e bananas.
Não. Há quem pense que, por essas frutas serem muito doces, não são apropriadas para quem tem diabetes. Na verdade, todas as frutas são escolhas saudáveis para os diabéticos, dentro de uma dieta equilibrada.
 
Pessoas com diabetes tipo 2 que precisam começar a tomar insulina não estavam cuidando da doença direito.
Não. O diabetes tipo 2 é uma doença progressiva. Com o passar do tempo, o organismo produz gradualmente menos da sua própria insulina e os medicamentos orais podem se tornar insuficientes para manter os níveis de glicose no sangue normais.
 
O diabetes tipo 2 afeta apenas as pessoas obesas.
Não. Embora esteja associado ao excesso de peso, há muitas pessoas magras e com diabetes.
 
Pessoas com diabetes ficam cegas.
Não. Diabéticos que controlam a pressão arterial, o peso e a glicemia e que param de fumar diminuem bastante suas chances de desenvolver complicações.

FAO alerta para aumento da degradação dos solos a nível mundial


Dia Mundial do Solo comemora-se nesta terça-feira; degradação do solo já obrigou migração de 10 milhões de pessoas no mundo; agricultores devem produzir 49% de alimentos a mais até 2050 para resolver o problema.
A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, alerta para o aumento da degradação dos solos, a nível mundial, devido às práticas inadequadas de manuseamento da terra. Segundo a FAO, aproximadamente 33% dos solos globais são degradados.
O alerta foi lançado por ocasião do Dia Mundial do Solo, que se comemora esta terça-feira, sob lema “Cuidar do planeta começa a partir do solo”.

Papel essencial

Em nota, a FAO e a Parceria Global Soil lembram que as práticas inapropriadas e a pressão do ser humano estão a intensificar a degradação dos solos, apesar do papel essencial que o solo desempenha nos meios de subsistência humana.
Segundo estimavas da organização, mais de 10 milhões de pessoas já abandonaram os seus países de origem devido a questões ambientais como a seca, erosão do solo, desertificação e desmatamento.
Até 2050, a população mundial deverá atingir os 9 mil milhões, o que obrigará os agricultores a produzirem pelo menos 49% de alimentos sob um clima cada vez mais variável e difícil de prever.
O Dia Mundial do Solo é comemorado anualmente a 5 de dezembro como forma de chamar  atenção para a importância de se defender o manuseamento sustentável dos recursos do solo.

LUTA POR RECONHECIMENTO >> II Encontro das Comunidades Quilombolas do Sertão Cabugi

No dia 09 de dezembro de 2017, sábado, foi realizado o II ENCONTRO DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO SERTÃO CABUGI, na comunidade de Aroeira, em Pedro Avelino. Estiveram presentes, representantes de mais duas comunidades quilombolas (O Curralinho e Cabeço dos Mendes, de Afonso Bezerra), os antropólogos Geraldo Barboza (articulador do Evento) e André Garcia (INCRA), Andreia Silva (Representante da Coordenação Nacional de Comunidades), Raimundo Costa (SEARA), Raimundo Melo e Sérgio (RPTV), Mery Regina (COEPPIR), Juliane Ribeiro (Conselho Estadual de políticas de Promoção da Igualdade Racial do RN) e autoridades locais.

Como ocorreu no I Encontro foi sugerido pela representante da Coeppir-RN a necessária criação de um órgão municipal responsável pela Igualdade Racial e o Conselho Municipal de Igualdade Racial. Isto cria condições para o Município aderir ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial e ter acesso aos Programa Brasil Quilombola. Na sequência de informes, a fala do representante da SEARA confirmou a entrega dos títulos de terra; que, proporcionam condições legais para acesso às políticas públicas que exigem certificação sobre propriedade.

Foi anunciada a data do III ENCONTRO, na comunidade de CURRALINHO, em Afonso Bezerra, no dia 20 de janeiro de 2018. E o IV ENCONTRO, na comunidade do Livramento, em Angicos.

O Objetivo final destes quatro eventos é fomentar um consenso e articulação comum entre as quatro comunidades. Como resultados, a médio e longo prazo se espera a articulação destas comunidades com redes locais e políticas públicas pertinentes à sua condição de COMUNIDADE TRADICIONAL. Até 2016 era somente uma comunidade certificada. Agora, são duas certificadas e uma em processo final de certificação. Resta, somente uma delas para organizarmos as comunidades quilombolas do território Cabugi.

Atenciosamente,
Geraldo Barboza de Oliveira Junior. - Antropólogo

Vejam abaixo mais algumas imagens desse evento:

SOMOS TODOS UERN >> Solidariedade à luta contra o sucateamento da UERN!


domingo, 10 de dezembro de 2017

REFLITAMOS >> O retrocesso que essa dita "reforma da previdência" se realmente vier a ser aprovada nos trará...

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Exposição destaca cotidiano de jovem periférico de Natal

Marginalizados, caricaturados e vítimas de preconceito, os chamados “pintas” é o tema de um dos 22 projetos que compõe a exposição “Multiverso Fotógráfico”. Denominada de “O pinta natalense”, a produção foi idealizada pela fotógrafa Meysa Medeiros e serviu como trabalho de conclusão de curso da universidade.
De acordo com Meysa,  as vestes peculiares, os gestos, gírias e gosto musicais são abordados no ensaio humanista de uma maneira sem esteriótipos. “De forma preconceituosa tendem a defini-los como bandidos”, afirma. Porém, seu trabalho apresenta os “pintas” como um estilo de vida, uma visão de mundo, assim como os são os punks, góticos, emos, veganos etc. 

COIMPE POLO ASSÚ >> Nesta segunda, 11/12 acontecerá mais uma Conferência Intermunicipal Popular de Educação


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto
Em virtude do governo golpista através do MEC não querer realizar a CONAE (Conferência Nacional de Educação), que deveria acontecer em 2018 e que junto a isso ainda esse ano, deveriam já ter acontecido as conferências regionais e estadual de Educação como etapas preparatórias para a CONAE - 2018. Esse foi mais um retrocesso que mostra a forma antidemocrática como o governo Temer vem agindo, a ponto de ter destituído de forma autoritária o Fórum e também o Conselho Nacional de Educação, que eram instâncias essenciais nos debates e nas representações da sociedade civil junto ao MEC.

Mediante mais esse descaso com a Educação, os movimentos sindicais e sociais ligados à Educação estão promovendo em 2018 a Conferência Nacional Popular de Educação como forma de resistir e lutar para garantir as conquistas que foram aprovadas no PNE e que são essências para o desenvolvimento da Educação em todos os seus níveis.

Dessa vez acontecerá uma dessas conferências, a COIMPE (Conferência Intermunicipal Popular de Educação), que em nível regional (Pólo Assú) tem a função de discutir os desafios  que os municípios vem enfrentando para a efetivação de seus PME's.