sábado, 21 de agosto de 2021

EM LAJES >> Uma grande necessidade: menos propaganda e mais ação!

Tenho ouvido diversas reclamações de populares de que a saúde, como também outros segmentos aqui em Lajes tem passado várias dificuldades com relação ao que é de plena responsabilidade da gestão municipal. Por outro lado nas redes sociais, vemos uma frágil tentativa de marketing institucional que visa mostrar uma grande transformação que até o momento ainda está bem longe do que é propagado diariamente.

Por outro lado, é notório que nunca a prefeitura de Lajes recebeu uma quantidade tão grande de dinheiro, como nesse período atual, isso graças ao potencial eólico da nossa região, que está resultando na geração de empregos, aluguéis de imóveis, aumento da circulação de dinheiro no comércio local, etc.

E devemos saber que quem está recebendo a maior fatia desses recursos financeiros aqui investidos é a prefeitura municipal, através do recebimento de impostos que esses empreendimentos eólios estão deixando nos cofres da prefeitura. Mas infelizmente, percebe-se claramente que isso não tem se refletido verdadeiramente nas ações de competência da gestão municipal. 

Mas voltando as reclamações da população, são as seguintes:

  • Falta de médicos nas UBS do município (postos de saúde);
  • Falta de remédios que deveriam ser distribuídos gratuitamente para a população;
  • Residências de idosos que ainda não dispõem de esgotamento sanitário, com as fossas cheias.
Essas 👆 são apenas algumas dentre muitas ...

PARLAMENTARES POTIGUARES >> Deputados e Senadores do RN que estão concorrendo como os melhores do ano

Quem tem acompanhado o Potiguara Online já deve ter percebido que evitamos postar assuntos políticos por aqui, embora postamos algumas iniciativas de políticos que acreditamos que trazem benefícios para a sociedade.

Mas também deve ter percebido que sempre que podemos, compartilhamos informações sobre potiguares que se destacam no Brasil e Mundo ou que fazem algo interessante que merece ser divulgado. Seguindo nessa linha, segue esse material:

O Congresso em Foco divulgou, nesta sexta-feira (20), a lista de parlamentares que estão concorrendo como melhores do ano nas categorias "Melhores no Senado" e "Melhores na Câmara".

Podem disputar nas categorias de "Melhores no Senado" e "Melhores na Câmara" senadores e deputados que exerceram o mandato por ao menos 60 dias neste ano e não são investigados por suspeita de práticas criminosas, nem respondem a ações penais ou de improbidade administrativa.

O regulamento também permite a exclusão “parlamentar que, por atos e declarações, fizer a apologia da tortura, da violência e de outras práticas em flagrante confronto com o exercício dos direitos humanos fundamentais”.

A votação na internet começa no próximo dia 1º e vai até 30 de setembro. Os vencedores serão conhecidos em cerimônia no dia 21 de outubro. O prêmio tem como principais objetivos fortalecer a democracia, estimular a cidadania a avaliar o desempenho de deputados e senadores e valorizar aqueles que, no entendimento da sociedade, melhor a representa.

Confira a lista dos representantes do Rio Grande do Norte na disputa:

Senado Federal:

@senadorjean (PT)
@capitaostyvensonsenador (Podemos)
@senadorazenaidemaia (PROS)

Câmara Federal:
@beto.rosado (PP)
@carladicksonoficial (PROS)
@joaodasilvamaia (PL)
@nataliabonavides (PT)
@rafaelmottarn (PSB)

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

LAJES EM DESTAQUE >> Mais uma vez a Escola Municipal Profª Marta Bezerra ganhou destaque nacional. Parabéns!

Pela 2ª vez, tendo sido a 1ª vez no ano de 2019, a Escola Municipal Profª Marta Bezerra de Medeiros - Ensino Fundamental I, destacou-se nacionalmente, no concurso Arte com Energia, realizado pela EDP Renováveis, através do Programa EDP nas Escolas, que na edição desse ano de 2021 teve como tema: "Mudanças Climáticas: Nossa energia para fazer a diferença".

Foram trabalhadas pelas escolas participantes, através de conteúdos que abordaram as práticas ambientais sustentáveis, a adoção de várias medidas que podemos fazerem nosso meio que podem minimizar os efeitos desse grave problema ambiental pelo qual  nosso planeta já sente seus efeitos.

Ainda na noite de ontem, 18 de agosto, a gestão da Escola Municipal Profª Marta Bezerra emitiu uma nota de agradecimento a todos que estiveram envolvidos em mais essa ação educacional exitosa. Segue a nota da Escola:

"Hoje saiu o resultado do Concurso EDP nas escolas: Arte com energia!

Fizemos um excelente trabalho, parabéns as crianças, parabéns aos pais por terem aceitado este desafio escolar, e em especial parabéns aos professores que orientaram muito bem os nossos alunos.

Infelizmente nenhuma das fotografias dos nossos alunos foram escolhidas, mas a Escola Municipal Professora Marta Bezerra de Medeiros, foi eleita uma escola vencedora, uma escola destaque.

E isto foi mérito dos alunos, dos pais, que já são vencedores por toparem mais uma vez o desafio da EDP nas escolas. 

Obrigado a todos, vocês fazem a diferença sempre! 

Att: Gestão escolar Marta Bezerra!"

#SOUMARTAFAÇOADIFERENÇA!

#QUEMFAZMARTAFAZADIFERENÇA!

✏️📚🎒🏫🌱🌳🌎👨‍👨‍👧‍👦💚

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

EM LAJES >> Entidades emitem notas públicas relacionada às questões nacionais e também locais nesse dia 18 de agosto!

Em nota Pública, os Trabalhadores(as) da saúde, vinculados ao SINTASE/Assú, manifestam-se através de uma nota pública emita pela entidade com relação aos inúmeros atos públicos que estão ocorrendo hoje, 18 de agosto em todo país, contra a PEC 32 que tem como objetivo acabar com o funcionalismo público.

Na nota, a entidade mostra-se em consonância tanto com as questões nacionais, como também com as várias questões municipais que precisam serem levadas em conta pela atual gestão para que venhamos a ter  a saúde pública que tanto desejamos e sobretudo, merecemos!

terça-feira, 17 de agosto de 2021

CENSO 2021 >> Mesmo contra vontade de Bolsonaro, entidades se unem para viabilizar a realização do Censo!

Com o objetivo de criar condições para realizar a pesquisa de censo demográfico no país, a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e entes locais começaram a trabalhar em cooperação. O pensamento comum entre todos os envolvidos é de que o levantamento dessas informações e a atualização da estimativa populacional são fundamentais para os municípios, pois impactam diretamente nos coeficientes utilizados na distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de receita das prefeituras.

Durante reunião, feita por meio de videoconferência na última quarta-feira (04), os presidentes do IBGE e da CNM abordaram questões relacionadas a logística, planejamento de ações e desenvolvimento regional baseado nos dados colhidos pela pesquisa. A proposta é que o IBGE receba colaboração da CNM para atuar junto aos gestores na organização do Censo demográfico. Entre as ações, deverá haver apoio em logística e de conscientização da população para responder os questionários. Desta forma, o resultado do Censo pode ser apresentado no segundo semestre de 2022.

Por lei, o Censo deve ser realizado a cada dez anos, sendo que o último ocorreu em 2010. Com o adiamento da pesquisa de 2020 devido à pandemia de Covid-19, o dinheiro foi usado no combate ao coronavírus. Mas no início deste ano, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Orçamento não teria recursos para o Censo e que a pesquisa não poderia ser realizada neste ano.

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

CULTURA EM FOCO >> Casa de Cultura Popular e Ponto de Cultura avançando nas ações

                  
 

Na manhã deste sábado, 14/08, parte da Diretoria do Ponto de Cultura de Lajes e a Coordenadora da Casa de Cultura Popular, reuniram-se no Mercado Público Marcelo Montoril com o Diretor Geral da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto. Cidadão lajense sempre presente na cultura de nossa cidade, o encontro teve como pauta as parcerias institucionais em prol das atividades a serem desenvolvidas pelo Ponto de Cultura da cidade, Casa de Cultura e a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição com a realização do espetáculo teatral e musical: Cem anos de devoção, Viva Nossa Senhora da Conceição. 

Durante o encontro, os presentes discutiram os trabalhos já realizados em conjunto com a Fundação José Augusto há mais de 10 anos no município de Lajes.

Crispiniano, ressaltou a importância da articulação entre a Associação Comunitária Cultural Amigos da Casa de Cultura e os fazedores de Cultura em um período atípico após longos prazos de distanciamento social causado pela pandemia da COVID 19, ainda enfatizou a preocupação para que haja adequações na estrutura da Casa de Cultura Popular. Com isso, haverá uma melhor qualidade da prestação do serviço, com aumento da valorização da cultura regional e a diminuição das vulnerabilidades sociais onde diversos jovens são expostos.

#EuFaçoCULTURA # FJA #CasaDeCulturaPopular #SomosPontoDeCultura

Mais para a Cultura lajense! 👇

Ainda na última 5ª feira, 12 de agosto, estive em Natal, onde tratei com integrantes do Governo da Professora Fátima Bezerra (PT) de algumas situações referentes a melhorias para nosso município e dentre os pontos conversados, um deles foi sobre a nossa Casa de Cultura. 

Nesse aspecto torna-se importante ressaltar também que recentemente conseguimos junto ao Mandato da Deputada Federal Natália Bonavides (PT/RN) um recurso financeiro no valor de 50 mil reais que será destinado para reformas estruturais em nossa Casa de Cultura Popular.

domingo, 15 de agosto de 2021

LULA NO RN >> No próximo dia 24 de agosto o nosso estado receberá a visita de Lula!


No próximo dia 24  de agosto nosso estado receberá mais  uma vez a visita do maior presidente que esse país já teve e também do maior líder político da América Latina, Luiz Inácio Lula da Silva. 

Essa vinda a Natal faz parte das várias visitas que Lula está realizando nesse período aos Estados do Nordeste brasileiro, região essa que sempre tem demonstrado reconhecimento pelas inúmeras políticas públicas aqui desenvolvidas durante os governos do PT.

Com certeza esse momento será uma grande festa popular!