sexta-feira, 23 de março de 2012

BBB: A decadência do sucesso

 

Fonte: Blog do Miro

Não faz muito tempo, ter sucesso na vida para um homem era ter escolhido uma profissão padrão tipo médico, engenheiro, advogado, chegar ao final da faculdade com louvor, formar-se e seguir carreira com consultório ou escritório montado e clientela de prestígio.

Pronto! Isso seria mais do que suficiente para o homem se realizar , tornando-se um bom partido e aí entraria na marca do sucesso também , um casamento com uma “possível” pessoa certa, filhos e casa própria.


Para a mulher, o sucesso sempre foi discutível, pois em tempos passados isso não dependia só dela e de seus feitos e sim de sua aceitação dentro da sociedade. Mais à frente, com a emancipação feminina, a mulher começou a disputar o mercado de trabalho com o homem chegando a ganhar terreno na ocupação de alguns cargos.

Mas isso faz tempo, o sucesso a que me refiro, é hoje muito mais fácil e banal. Tanto para o homem quanto para a mulher é só participar de algum reality-show, criar uns escândalos e desfilar corpos sarados para serem descobertos nas praias da moda como ícones de beleza moderna. Dai para o “sucesso” é um pulo.

O pior é que com o troca-troca de celebridades numa rapidez estonteante, homens e mulheres não conseguem se manter num lugar ao sol por muito tempo, a menos que acordem a tempo de não deixar o tempo apagar sua imagem, e para isso é preciso muito mais do que apenas botar a cara pra bater na TV aceitando ser marionete nas mãos de diretores que só visam o ibope de seus programas.

Chega a doer assistir a tantos fracassados que se acham bem sucedidos protagonizando papéis ridículos nesses programas que só visam achincalhar o ser humano, tentando mostrar que todo mundo tem seu lado de anjo e demônio, de burro e inteligente, de chato e agradável.

Humor brasileiro de luto

Humorista Chico Anysio morre aos 80 anos

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações do G1

Morreu nesta sexta-feira (23), aos 80 anos, o humorista Chico Anysio. Ele estava internado no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio. Ao longo de seus 65 anos de carreira, Chico Anysio criou mais de 200 personagens e foi um dos maiores humoristas do Brasil com destaque no rádio, na TV, no cinema e no teatro.

Anysio apresentou uma piora nas funções respiratórias e renal na quarta-feira (21) e voltou a respirar com ajuda de aparelhos durante todo o dia. Ele estava no CTI do hospital carioca desde dezembro do ano passado por conta de um sangramento. O comediante chegou a ter o problema controlado, mas apresentou uma infecção pulmonar e retornou à internação. Ele seguia em sessões de fisioterapia respiratória e motora diariamente, somadas a antibióticos.

Artigo: Água e desenvolvimento

PAULO RODRIGUES VIEIRA, DIRETOR DA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS (ANA)

Fonte: site do Dep. Fernando Mineiro

Em virtude das comemorações do Dia Mundial da Água, ocorrido ontem, 22 de março, aproveitamos  a  oportunidade para refletir sobre esse recurso essencial para a vida e o desenvolvimento.

Embora o Brasil tenha uma situação privilegiada no cenário mundial, contando com cerca de 12% das reservas globais de água doce, sua distribuição não é homogênea no território, apresentando enorme variação espacial e temporal, o que exige diferentes abordagens para o seu aproveitamento.

Do ponto de vista da geração de energia elétrica de origem hidráulica, o país se destaca pelo alto percentual da modalidade em sua matriz energética, valendo- se da extensa rede de transmissão que se estende por todo o país, que interliga os diferentes empreendimentos hidrelétricos e permite a operação integrada dos reservatórios existentes, num processo de alta complexidade e de grande eficiência, possibilitando ganhos significativos decorrentes do aproveitamento das diferenças sazonais e geográficas.

Líder do Democratas no Senado pediu dinheiro a Carlinhos Cachoeira

A bomba está na edição de hoje do jornal O Globo.

Fonte: Nominuto.com

Gravações da Polícia Federal revelam que o senador Demóstenes Torres (GO), líder do DEM no Senado, pediu dinheiro e vazou informações de reuniões oficiais a Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, acusado de chefiar a exploração ilegal de jogos em Goiás. Relatório com as gravações e outros graves indícios foi enviado à Procuradoria Geral da República em 2009, mas o chefe da instituição, Roberto Gurgel, não tomou qualquer providência para esclarecer o caso. O documento aponta ainda ligações comprometedoras entre os deputados Carlos Leréia (PSDB-GO) e João Sandes Júnior (PP-GO) com Cachoeira.

O relatório, produzido três anos antes da deflagração da Operação Monte Carlo, escancara os vínculos entre Demóstenes e Cachoeira. Numa das gravações, feitas com autorização judicial, Demóstenes pede para Cachoeira “pagar uma despesa dele com táxi-aéreo no valor de R$ 3 mil”. Em outro trecho do relatório, elaborado com base nas gravações, os investigadores informam que o senador fez “confidências” a Cachoeira sobre reuniões reservadas que teve no Executivo, no Legislativo e no Judiciário. Parlamentar influente, Demóstenes costuma participar de importantes discussões, sobretudo aquelas relacionadas a assuntos de segurança pública.

Mais apoio ao homem do campo

Construção de 31 mil cisternas de placas no Semiárido

Com o objetivo de garantir o acesso à água para famílias pobres que vivem na área rural do Semiárido nordestino, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) publicou edital de convocação de entidades privadas sem fins lucrativos interessadas na construção de cisternas de placas para a população de baixa renda. 

O MDS repassará R$ 68,750 milhões para a construção de cerca de 31 mil cisternas de placas. Podem participar da seleção entidades privadas sem fins lucrativos que tenham cadastradas suas propostas no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Elas devem atender as exigências do edital e ter finalidades compatíveis com o objeto da seleção. 

As entidades têm até o dia 27 de março para inserir no Siconv as propostas da documentação necessária para o credenciamento.

Fonte: secom.gov.br

terça-feira, 20 de março de 2012

Revista científica americana publica trabalho de pesquisadores do RN

Um trabalho sobre Plantas da Caatinga, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi publicado pela revista científica mensal do museu de ciências naturais, The Field Museum of Chicago.

Trata-se de um Guia de Plantas da Caatinga que tem por objetivo ajudar estudantes de Ciências Biológicas, Engenharia Florestal, Ecologia e áreas afins a obter uma identificação rápida de espécies vegetais por foto e nome científico.

Publicado em agosto de 2010, o guia foi produzido pelo geógrafo Alan de Araújo Roque, mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente e funcionário do Herbário UFRN, em parceria com seus professores Jomar Jardim e Maria Iracema Bezerra Loiola.

Depois de submetido à seleção, o guia foi escolhido para publicação na revista científica do museu de Chicago, que divulga mensalmente guias de animais e plantas de todo o mundo. A revista objetiva tornar públicas as pesquisas em ciências naturais e descobertas científicas de âmbito mundial.

“É muito gratificante ver o resultado de alguns anos de trabalho ser publicado de forma tão bonita e prática, ficando acessível a qualquer pessoa. Além disso, eles divulgam os guias publicados em congressos no mundo todo”, conta Alan Araújo.

O Guia foi feito com o apoio da Reserva Particular do Patrimônio Natural Stoessel de Britto assim como do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBIO) no Semiárido.
 
Texto distribuído pela AGECOM.

Nobéis de Física virão a Natal

Composto por 20 pesquisadores de vários países, comitê do Instituto Internacional de Física se reunirá em abril

Fonte: Jornal Diaŕio de Natal
É em nome da ciência a Universidade Federal do Rio Grande do Norte abriga uma entidade que é referência mundial na área da Física. Trata-se do Instituto Internacional de Física (IIF), cujo comitê de 20 professores e doutores dessa ciência é composto por três prêmios Nobel da Física. David Gross, Claude Cohen-Tannoudji e Gerard't Hooft são os nomes fortes que aparecem no quadro do comitê e que estarão em Natal no próximo dia 4 de abril para discutir o planejamento de eventos, workshops e congressos para os anos de 2013 e 2014.

"Para a nossa universidade, abrigar um órgão de pesquisa desse volume, com vocação internacional, é algo de extrema responsabilidade e valor. Os nossos alunos do curso de Física e das áreas que estudam essa ciência de perto, a intensidade de informações apreendidas é muito maior. É, de fato, um privilégio para nós termos as descobertas científicas mais modernas à nossa frente", explica o vice-diretor do IIF, o professor Silvio Quezado.

O Instituto Internacional de Física é uma entidade de pesquisa de caráter internacional com sede em Natal, sendo uma entidade associada ao Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Inaugurada em janeiro de 2010, desde 2009 que o Instituto havia sido criado e toda a comissão havia sido organizada. Para os universitários potiguares, a chance de estudar, conhecer e aprender com os maiores ícones do conhecimento em astronomia, matéria condensada, mecânica estatística e outros assuntos, é de extrema importância para a formação acadêmica e profissional.


Palestras e filmes marcam Semana de Música Potiguar

Emanuel AmaralCiclo de cinema musical exibirá documentário sobre Carlos Zens
 

Fonte: Jornal Tribuna do Norte
 
Modos diferentes de fazer, vender, entender e pensar música estarão em discussão até o próximo dia 23 (sexta-feira) durante a programação da Semana da Música Potiguar, no Sebrae da avenida Lima e Silva, em Lagoa Nova. Através de palestras temáticas, cursos e exibições de filmes, o encontro visa fortalecer a cadeia produtiva de música no Estado. O evento é uma realização da Rede Potiguar de Música (RPM) com patrocínio do Sebrae-RN. O lema é "Tocando pessoas através da música".
 
Começou segunda e vai até sexta o curso "Como transformar sua banda em microempresa", das 8 às 12h. Preço: R$40. Há também discussões temáticas com acesso livre, como "A música potiguar e as razões de uma política cultural para o setor", terça, das 14 às 17h; na quarta, "Sindicalismo musical na atualidade", com Paulo Sarkis e Ricardo Antão, das 14 às 17h; na quinta, "A música e o cooperativismo - Interseções possíveis", com Esso Alencar, 14 às 17h; para a sexta, "Direitos autorais no RN", com Carlos Eduardo Gomes (advogado) e André Wlodarczyk, das 14 às 17h.

O "Ciclo de Cinema Musical" traz documentários e shows diversos em vídeo. Para a terça, o curta "O estado da arte da fuleiragem", de Luiz Sérgio Ramos e Josemar Martins, das 18 às 21h; e "O milagre de Santa Luzia", longa-metragem com Dominguinhos. Na quarta, o curta "O tocador de flauta", sobre Carlos Zens, com direção de Eduardo Colin, Ana Carmen Nascimento e Washington Ribeiro, seguido pelo longa "Samba Riachão", sobre o sambista baiano Riachão, direção de Jorge Alfredo. Na quinta, das 18 às 21h, será apresentado o curta "O que é...? Retrato de uma canção", sobre o Clube da Melhor Idade de Pium, e o longa "Daquele instante em diante", sobre o compositor e cantor vanguardista Itamar Assumpção, com direção de Rogério Velloso.

Campanha visando alertar sobre o que passa na TV

Classificação indicativa ganha nova campanha

Classificação indicativa ganha nova campanha

Nova campanha sobre classificação indicativa foi lançada nessa segunda-feira (19) pelo Ministério da Justiça. Com o slogan “Não se engane”, a campanha alerta os pais sobre a influência que as obras audiovisuais podem ter na formação de crianças, além de reforçar que  a classificação indicativa pode ser uma forma de selecionar os programas aos quais os filhos assistem. Dois filmes de animação serão veiculados por emissoras de TV públicas, privadas e em salas de cinema, além da circulação na internet. Com os temas drogas e violência, os filmes mostram como as crianças tendem a repetir o que veem na televisão. 

O Guia Prático da Classificação Indicativa foi atualizado. Com as mudanças, fica ainda mais claro o processo de classificação indicativa. O objetivo é que qualquer pessoa que utilize o novo guia possa chegar a um resultado igual ao que chegariam os analistas do Ministério da Justiça.

Vídeos disponíveis em: www.youtube.com/user/BlogdaJustica

Fonte: secom.gov.br

domingo, 18 de março de 2012

Política mossoroense e as posições contraditórias de Josivan Barbosa

Josivan Barbosa (Mossoró) e a revolta contra os partidos

Fonte: Blog do Carlos Santos

Em entrevista a uma rádio de propriedade do secretário do governo do DEM, Betinho Rosado (DEM), Josivan Barbosa diz que “o Brasil precisa avançar” na legislação eleitoral e permitir que qualquer pessoa possa ser candidata sem precisar ser filiada a algum partido político.

Após negociar com mais de 5 partidos e cair no PT, o reitor da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) mostra as claras o que pensa da política.

Na contramão do Partido dos Trabalhadores (PT), que luta no Congresso Nacional para fortalecer os partidos políticos com leis como da fidelidade partidária, financiamento público de campanha, candidaturas paritárias entre mulheres e homens e voto em lista fechada.

A postura de Josivan só realça que não é a alternativa para o PT de Mossoró e que tende a ser mais uma andorinha a passar um verão no partido.

Íbero Hipólito é filiado ao PT.