sábado, 28 de dezembro de 2013

Jornal O Mossoroense >> Alzira Soriano dá nome à sede do Executivo municipal de Lajes

Foto: Prefeitura de Lajes iluminada nesta noite de Natal
Foto: Robson Oliveira
LAJES - A sede do Poder Executivo municipal da cidade de Lajes, região Central do Estado, está sendo oficialmente batizada. Através da Lei nº 594/2013, a estrutura onde a administração municipal está instalada passou a se chamar Palácio Alzira Soriano.

A homenageada foi a primeira prefeita eleita de toda a América Latina. Ela conquistou o mandato de prefeita de Lajes em 1928 com 60% dos votos válidos e foi tema de reportagem especial pelo jornal The New York Times, dos Estados Unidos. O periódico atribuiu a eleição da primeira mulher na América Latina à influência do movimento sufragista americano no Brasil. Seu nome completo era Luíza Alzira Soriano Teixeira.


Ela nasceu em 29 de abril de 1897, na cidade de Jardim de Angicos, falecendo nesta mesma cidade em 28 de maio de 1963. De acordo com registro do Wikipédia, Alzira Soriano disputou e venceu, em 1928, aos 32 anos, as eleições para prefeito de Lajes, pelo Partido Republicano.

Retrospecto mostra crescimento da mulher na política
O retrospecto mostra a eleição de mulheres para a ocupação de importantes cargos na recente história política do país. A primeira prefeita eleita para uma capital, Maria Luíza Fontenele, de Fortaleza, que tomou posse 57 anos depois de Alzira, em 1986.

Na época em que se candidatou, a prefeita passou por preconceitos e diversos tipos de insultos. De acordo com o livro "Dicionário das Mulheres do Brasil", ela ouviu ser prostituta quem entrava na política, pois mulher de família não poderia ser votada.

A administração da primeira prefeita do Brasil foi tida como competente e íntegra, resultando em construções de novas estradas: uma delas é a ligação entre Cachoeira do Sapo e Jardim de Angicos. Ela também fez escolas e cuidou da iluminação pública a motor.

RENÚNCIA
Alzira Soriano ficou apenas um ano no cargo, pelo então Partido Republicano. Em 1930, descontente com a eleição de Getúlio Vargas para a Presidência da República, ela deixou a função. Apenas dois anos depois disso, em 1932, mulheres conquistariam o direito de votar. Em 1947, voltou a exercer um mandato de vereadora do município de Jardim de Angicos, cargo para o qual foi eleita três vezes.

Alerta >> PROTESTE aciona MP, Procons e Anvisa contra fraude em protetor solar

     

Importadores e distribuidores alteraram prazo de validade do produto original e há no mercado produto comprazo vencido.


Foi fraudada a data de validade do produto original ao sobrepor a embalagem em português nos lotes são 00601 e 01288 à venda. Foram encontrados no mercado em São Paulo, produtos com validade vencida embora as rotulagens em português informem que venceria apenas em 04/2016. Também foi encontrado o produto a venda com validade original de 03/2014 que foi estendida na rotulagem brasileira até 04/2016.

A PROTESTE Associação de Consumidores pediu, no dia 9/12, providências ao Ministério Público do Espírito Santo e de São Paulo, Procons dos dois Estados e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)  após constatar crime nas relações de consumo, com relação ao protetor solar Plus Gel Spray Australian Gold, fator 30, importado dos Estados unidos, e distribuído no Brasil pela Frajo Internacional de Cosméticos Ltda.

“Trata-se de prejuízo direto à saúde dos consumidores que depositaram confiança na marca e em sua procedência. Um protetor solar vencido perde sua eficácia na proteção contra a radiação solar, expondo o usuário, que se acreditava protegido, a uma série de danos, como queimaduras ou eritemas, manchas e envelhecimento prematuro da pele, câncer de pele”, observa Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE. Configuram-se risco imediato à saúde do consumidor e violação ao Código de Defesa do Consumidor, à Constituição Federal, e à legislação sanitária vigente. 

Além de ineficaz na proteção solar, a utilização do produto vencido causa risco à saúde, porque deixa de ser estável, e não é mais possível garantir a eficiência do conservante que evita o crescimento de microrganismos. A adulteração ou venda com prazo de validade expirado representa um risco à saúde pública, e os responsáveis estão sujeitos às penas previstas em lei.

A PROTESTE notificou a empresa pedindo a promoção de recall de todos os protetores Australian Gold cuja data de validade tenha sido alterada, com a entrega de filtros solares com correta indicação da data de expiração ou a devolução do valor pago, monetariamente corrigido, conforme a escolha de cada consumidor. E ao MP foi pedido para investigar o problema e responsabilizar civil ou penalmente a empresa.

O problema foi detectado após a realização de teste comparativo em 10 marcas de protetores e bloqueadores solares da linha “Família” com FPS 30, dentre os quais o Plus Gel Spray Australian Gold. Os resultados das análises já repassados aos fornecedores foram publicados na revista ProTeste Saúde nº 26 (dez/13).


No dia 9/12, a PROTESTE foi novamente ao mercado para adquirir novas amostras e verificar se a adulteração continua. Mais uma vez localizou o produto na rede de drogarias Onofre, na unidade da Av. Paulista, nº 2408. Constatou que o protetor recém adquirido também apresenta a fraude denunciada e também pertence ao lote 00601, demonstrando que o consumidor continua exposto a risco de dano à saúde e assim permanecerá se nada for imediatamente feito.

Abaixo seguem  fotos da três contraprovas, duas já estão vencidas (06/2013), embora as rotulagens em português informem validade até 04/2016, e na terceira a validade original de 03/2014 é estendida na rotulagem brasileira até 04/2016:

 
                                                        Amostra - Adquirida em 09/12/13
  
O Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90), elencou, entre os direitos básicos do consumidor, a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos. Além disso, o direito básico à informação clara, adequada e verdadeira é um dos pontos altos dessa lei, que estimula o respeito à boa fé e o equilíbrio entre as partes nas relações de consumo.

Um exemplo positivo >> Assentamento Milagres: território da agricultura familiar camponesa

Caravana AgroecológicaLogo na entrada da cidade de Apodi há um outdoor que registra: "a Chapada do Apodi é território da agricultura familiar camponesa".



Apodi (RN) - O assentamento de Milagres não é um projeto de resistência armada. Muito pelo contrário, é totalmente pacífico. Na verdade, é o primeiro assentamento do país totalmente saneado, que usa a água das casas e da fossa, depois de tratada para irrigar vários tipos de plantio: mamão, milho, pimenta, forrageiras para os animais. Talvez seja o único no mundo. Não tem muriçoca, mosquito, barata, não tem água empoçada no inverno, foi implantado totalmente pela comunidade, que construiu desde as valas para os canos até a estação de tratamento. Um projeto desenvolvido pelo professor Miguel Ferreira, da Universidade Federal Rural do Semiárido (Unifersa), antiga Escola Superior de Agronomia de Mossoró.
 
A Chapada do Apodi conta com 15 assentamentos do INCRA e pelo menos maisimplantados pelo governo do Estado, através do crédito fundiário. Certamente é a região com o maior número de assentamentos do país. Ao mesmo tempo, ainda apresenta aquele quadro deprimente de barracos na beira da estrada, com centenas de famílias aguardando pela posse da terra. Possui o maior acampamento do Movimento dos Sem Terra (MST) no país, o Edivan Pinto, com mais de mil famílias. No dia 25, todas as rotas da Caravana Agroecológica lá se encontraram para um ato de solidariedade. Na ocasião também participou João Pedro Stédile, da coordenação nacional do Movimento dos Sem Terra.
 
Quintal verde
A solidariedade é por conta das desapropriações e despejos iniciados pelo Departamento de Obras Contra a Seca (Dnocs) no chamado Projeto da Morte: um novo perímetro irrigado na bacia do rio Apodi, tendo a Barragem Santa Cruz como fornecedora de água.

Primeiro vou seguir com o trabalho realizado no Projeto Assentamento Milagres, a 18 km de Apodi, estrada de chão batido, caatinga totalmente seca. Milagres tem fartura de água, um poço profundo com três caixas que abastece as 28 casas, de 26 famílias e seus agregados – os filhos que já casaram. Movimentam 60 mil litros por dia nas casas, esta é uma das razões para o aproveitamento e reutilização da água doméstica.

Bombeiros registraram mais de 1.100 incêndios na Região Metropolitana de Natal em 2013

Bombeiros-INT-P

No total, foram 12.248 atendimentos entre ações operacionais, preventivas e sociais, isso sem incluir as ações educativas contra afogamentos e acidentes de trânsito.

De acordo com os dados da Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal (SEAC) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), o Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) realizou entre janeiro e novembro de 2013, somente na região metropolitana de Natal e cidades vizinhas, um total de 12.248 atendimentos entre ações operacionais, preventivas e sociais, isso sem incluir as ações educativas contra afogamentos e acidentes de trânsito, realizadas durante a Campanha Praia Seguras, em janeiro deste ano, em que foram orientadas mais de 46 mil pessoas durante o verão.

Dentre as ações que mais exigiram do trabalho da corporação estão: 5.634 análises de projetos e vistorias realizadas pelo Serviço Técnico de Engenharia e as 1.897 ações de coletas de leite materno, feitas através do Programa Bombeiro Amigo do Peito, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), para o abastecimento dos bancos de leite do estado e diminuição dos índices de mortalidade infantil.

Entre os atendimentos operacionais que lideraram as estatísticas neste período estão: Enxame de Insetos (1420), Incêndios e Princípios de Incêndios (1149), Árvores oferecendo perigo de queda (492), Animais em risco ou oferecendo risco (228) e Vazamento gás de cozinha (134).

Com relação as ocorrências e incêndios registradas, no 1º semestre, 420 tiveram relação com áreas de matas (terrenos baldios e áreas de preservação ambiental), 212 em edificações residenciais uni-familiar (casas), 110 em veículos, 100 (lixões e entulhos em via pública), 86 em comércios, 14 em apartamentos, entre outros.

Fonte: Nominuto.com

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Ótima entrevista >> Fátima Bezerra - PT fala sobre Educação, conjuntura política e atuação na Câmara Federal

PROJETO DE INTEGRAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO AVANÇA

PROJETO DE INTEGRAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO A TODO VAPOR

Maior obra de infraestrutura hídrica realizada no nosso país, o Projeto de Integração do São Francisco avança em ritmo acelerado, transformando a paisagem do semiárido brasileiro. Projeto conta com mais de 7 mil trabalhadores empregados e beneficiará mais de 12 milhões de pessoas em 390 municípios do Agreste e do Sertão dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. 

http://www.integracao.gov.br/pt/web/guest/o-que-e-o-projeto 
Maior obra de infraestrutura hídrica realizada no nosso país, o Projeto de Integração do São Francisco avança em ritmo acelerado, transformando a paisagem do semiárido brasileiro. 

Projeto conta com mais de 7 mil trabalhadores empregados e beneficiará mais de 12 milhões de pessoas em 390 municípios do Agreste e do Sertão dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Confira: http://www.integracao.gov.br/pt/web/guest/o-que-e-o-projeto

NOTA DO BLOG:   

É interessante lembrarmos que essa obra que só agora está acontecendo (embora que com muito atraso), foi promessa política desde quando o Brasil foi governado pelo imperador D. Pedro II, e apenas os Governos dos presidentes Lula e Dilma tiveram coragem e sensibilidade para realizar a sua concretização.

Qualificação >> Senac abre inscrições para 382 vagas em cursos gratuitos no RN


 


Informática, gestão e negócios, beleza e gastronomia estão contemplados. Em 2014 o Senac irá oferecer 10.098 bolsas de estudos.

O Senac do Rio Grande do Norte está com inscrições abertas para cursos gratuitos nas áreas de informática, gestão e negócios, beleza e gastronomia. Nesta primeira etapa são ofertadas 382 vagas nas cidades de Natal, Mossoró, Macaíba e Assú. As inscrições podem ser feitas até 7 de janeiro de 2014, exclusivamente por meio do site www.rn.senac.br/psg.

A seleção dos candidatos ocorrerá de acordo com a ordem da inscrição efetuada no site do Senac. De acordo com a política do PSG, obrigatoriamente, os candidatos devem possuir renda familiar mensal per capita de até dois salários mínimos federais e atender aos requisitos exigidos pelo curso escolhido que variam de acordo com a modalidade.

Após a realização da inscrição, os candidatos selecionados serão convocados para apresentação dos documentos comprobatórios de renda e requisitos do curso pelo qual optou. Até novembro de 2014, a instituição lançará mensalmente novos processos seletivos para cursos inseridos no Programa Senac Gratuidade.

Em 2014 o Senac irá oferecer 10.098 bolsas de estudos para qualificar a população norte-rio-grandense de baixa renda por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Serão investidos mais de R$ 13 milhões com a iniciativa, que contemplará os municípios de Natal, Mossoró, Assú, Caicó, Macaíba e Parnamirim, podendo ainda beneficiar outras cidades, através das carretas-escolas da instituição.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Sesc e Senac, Marcelo Fernandes de Queiroz, explica que o PSG tem o objetivo de promover a inclusão social através da oferta de vagas gratuitas para a população de baixa renda em cursos de Formação Inicial e Nível Técnico. “Desde a criação do Programa, no ano de 2009, investimos cerca de R$ 44 milhões. Essa é uma ação que se reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados pelos estabelecimentos dos segmentos de comércio, serviços e turismo no estado, bem como propicia maiores possibilidades de empregabilidade para a população”, afirma.

Segundo Diretor Regional do Senac, em 2014, serão ofertados 93 cursos através do PSG, em todos os segmentos de atuação da entidade. “São oportunidades de capacitação em diversificados setores, com o intuito de abranger o maior número possível de interessados em buscar capacitação profissional. Nos últimos cinco anos, mais de 18 mil pessoas já foram beneficiadas, o que é uma prova dos resultados positivos do Programa”, destaca.

Vida saudável >> Número de academias aumenta 133% em cinco anos

Academia de musculação: filão de negócio crescenteAcademia de musculação: filão de negócio crescenteA busca por um corpo perfeito ou por uma vida mais saudável tem promovido um verdadeiro boom na quantidade de academias no Brasil. Em apenas cinco anos, o setor teve um crescimento de 133%. Em 2007, eram 9,3 mil micro e pequenas empresas atuando nesse ramo, em 2012, esse número pulou para 21,7 mil.

“Há dois fatores para esse aumento no volume de academias. O primeiro deles é a busca por uma melhor qualidade de vida, mais saudável. E o segundo é o aumento de renda. Essa união gerou muitas oportunidades”, destaca Luiz Barretto, presidente do Sebrae.

A depender dos empreendedores brasileiros, a atividade tem tudo para continuar impulsionando os pequenos negócios no país. É o que mostram os acessos contabilizados em setembro no portal do Sebrae, que reúne uma seleção de ideias de negócios e ramos nos quais o potencial empreendedor pode investir. Academia de Ginástica foi a ideia mais procurada pelos usuários, com 2.380 visualizações, seguida de Empresa de Alimentos Congelados – 1.637 acessos.

Dicas para montar uma academia:
- Para se tornar mais competitivo, é importante dimensionar o conjunto de serviços que serão agregados e avaliar o custo-benefício desses serviços.

- Investir na qualidade do serviço e tornar o ambiente agradável. Contratar  profissionais atenciosos, respeitosos e interessados pelo cliente e oferecer comodidades adicionais, a exemplo de estacionamento.

Modificação >> UERN definirá nova data do vestibular 2014

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) irá alterar o calendário de provas do Processo Seletivo Vocacionado (PSV/2014)


A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) irá alterar o calendário de provas do Processo Seletivo Vocacionado (PSV/2014). A decisão foi tomada na manhã desta quinta-feira (26), em uma reunião do Reitor, Pedro Fernandes, e do vice-reitor, Aldo Gondim, com todos os pró-reitores e coordenador da Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE).

A mudança foi definida com a resposta oficial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), à consulta sobre as eleições suplementares municipais em Mossoró que coincidem com o vestibular da UERN, dia 2 de fevereiro de 2014.

O presidente do TRE, desembargador Amilcar Maia, informa que muito embora a Presidência e a Corte se mostrem sensíveis às razões indicadas na solicitação da UERN, o pedido foi indeferido por razões de ordem jurídica, oriundas do Tribunal Superior Eleitoral-TSE, que exige a realização do novo pleito no primeiro domingo de cada mês. “Portanto, o inarredável atendimento aos comandos normativos impede que o Tribunal regional altere a data das novas eleições”, destaca, ressaltando que o próprio TSE tem concedido efeito suspensivo a diversas eleições já aprazadas, o que pode vir a ocorrer em relação ao pleito de Mossoró. “Essa medida foge inteiramente da competência deste Tribunal regional, competindo apenas àquele Tribunal Superior conferir dita sustação”.

O desembargador Amilcar Maia disse, ainda, que, em caso de eventual suspensão do novo pleito de Mossoró pelo TSE, o TRE fará as devidas comunicações e a divulgação necessária com a brevidade exigida.

Mesmo com a indefinição das eleições admitidas pelo TRE, o reitor Pedro Fernandes afirmou que a UERN mudará a data do PSV. “A UERN acata, respeita e compreende a posição do TRE, mas, por precaução e pensando no candidato do PSV, decidiu marcar nova data”, assegurou, adiantando que já deteminou à Pro-Reitora de Ensino de Graduação (PROEG) e à Comperve pressa na definição da nova data do vestibular. 

 Fonte: Novo Jornal

Eleições 2014 >> Pesquisas ser registradas na Justiça Eleitoral a partir de 1º de janeiro


 

Tribunal Superior Eleitoral devem ser registradas apenas as pesquisas de candidatos à Presidência da República.
 
partir da próxima quarta-feira (1º), o registro das pesquisas eleitorais será obrigatório, de acordo com o calendário eleitoral de 2014. No Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devem ser registradas apenas as pesquisas de candidatos à Presidência da República. Os levantamentos referentes aos cargos de governador, senador, deputado federal, deputado estadual e distrital são registrados nos tribunais regionais eleitorais.
Para o registro de pesquisas, é obrigatório o uso do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle). As informações e os dados registrados no sistema ficarão à disposição de qualquer interessado por 30 dias nos sites dos tribunais eleitorais. A finalidade do registro é dar publicidade às informações prestadas e permitir a fiscalização pelos partidos e pelo Ministério Público Eleitoral.

Para a divulgação dos resultados de pesquisas no horário eleitoral gratuito, devem ser informados o período em que a pesquisa ocorreu e a margem de erro. Não é obrigatória menção aos candidatos concorrentes, desde que o modo de apresentação dos resultados não induza o eleitor a equívoco quanto ao desempenho do candidato em relação aos demais.

O veículo de comunicação social que publicar pesquisa não registrada deve arcar com as consequências da veiculação, mesmo que esteja reproduzindo matéria divulgada em outro órgão de imprensa. A divulgação de pesquisa sem o prévio registro das informações exigidas sujeita os responsáveis à multa no valor de cerca de R$ 53 mil a R$ 106 mil.

Fonte: Nominuto.com

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Ótima entrevista >> Fátima Bezerra - PT fala sobre Educação, conjuntura política e atuação na Câmara Federal

Hora-atividade >> Ação do Sinte-RN poderá beneficiar mais de três mil educadores no contracheque deste mês

 O contracheque de dezembro virá mais gordo para aproximadamente três mil educadores da rede estadual de ensino. Pelo menos é o que anuncia a Secretaria Estadual de Educação. Segundo o assessor jurídico do Sinte-RN, Carlos Gondim, a promessa é de que o Governo regularize as horas-extras dos que continuam em sala de aula no terço da jornada destinada às atividades extra classe.

“A justiça obrigou o Governo a pagar o terço de hora/atividade retroativo ao início da vigência da Lei do Piso. Foi feita a readequação, mas em muitas escolas não foi possível reduzir a carga horária e os professores continuaram fazendo as horas extras sem receber por isso. Nós pressionamos e o montante acumulado de agosto para cá deverá ser pago integralmente no contracheque deste mês”, explica Carlos Gondim.

Como faz parte da ação judicial, haverá desconto dos honorários advocatícios, no entanto haverá uma inversão: ao contrário do pagamento anterior, no qual os valores relativos aos advogados foram descontado integralmente antes do pagamento do direito, agora os beneficiados com a Ação receberão o valor total e o desconto dos honorários será feito apenas no contracheque de janeiro. A coordenadora geral do Sinte-RN, Fátima Cardoso comemora: "É um presente de Natal, conquistado pela nossa luta e dessa vez a prioridade está de acordo com a visão do Sinte-RN: em primeiro lugar o filiado".

Os advogados estão tentando conseguir a lista dos que serão beneficiados para que possa ser publicada no site. 

Fonte: site do SINTE/RN

Economia >> Correção da tabela do Imposto de Renda reduz a mordida do Leão em até 10%


  • Faixas terão reajuste de 4,5% e isenção valerá para salários a partir de R$ 1.787,77
  • É a última correção automática garantida por lei

Os trabalhadores vão ter um pequeno aumento nos salários a partir do próximo dia 1º. Isso porque a correção de 4,5% da tabela do Imposto de Renda elevará a faixa de isenção, ou seja, aquela sobre a qual não há cobrança de imposto, de R$ 1.710,78 para R$ 1.787,77. Todas as faixas de cálculo do IR também mudarão. A alíquota máxima, de 27,5%, que hoje incide sobre a parcela de salário superior a R$ 4.271,59, passará a ser aplicada nos ganhos superiores a R$ 4.463,81. Este será o oitavo e último ano de correção automática da tabela do Imposto de Renda.

Assim, um trabalhador com renda de R$ 3.500 e sem dependentes, que hoje paga R$ 146,65 por mês de IR na fonte, passará a descontar R$ 132,22, uma diferença de R$ 14,43 ou 9,8%. Um outro, com que ganhe R$ 6 mil e tenha um dependente, hoje sofre uma retenção mensal de R$ 686,60 e terá esse valor reduzido para R$ 642,96, um queda de R$ 43,36 ou 6,2% no IR. Já para um salário de R$ 8 mil e dois dependentes o imposto mensal será R$ 1.143,54 ou R$ 45 a menos do que os R$ 1.189,03 atuais.

- É um ganho pequeno, mas é um aumento. Quanto maior o salário da pessoa, maior a diferença em valor nominal, mas em percentual diferente. Quem recebe parte do salário em dezembro, como as empresas que antecipam uma parcela no dia 20, só vão ter a incidência da tabela nova sobre os valores efetivamente pagos em janeiro – explica o tributarista, Antônio Teixeira Bacalhau, da IOB Folhamatic EBS.

Esperando 2014 >> Natalenses e turistas curtirão reveillon nas praias e centro histórico na virada do ano

Foto: Canindé Soares
O reveillon organizado pela Prefeitura de Natal, através  da Funcarte terá como novidade  shows no centro histórico (Centro). A tradicional queima de fogos em Ponta Negra e na ponte Newton Navarro e fechando o firo, shows com a prata da casa no Ponte 7 (Ponta Negra). 

Foi descartado o show no calçadão em Ponta Negra devido as obras de reforma do calçadão e urbanização da praia.

A programação do Centro Histórico está bastante diversificada e eclética. Os shows musicais terão inicio as 23h horas com Romildo Soares e Banda. Das 23h50 às 0h15 vários DJ’s animarão a virada do ano. O grupo “Coisa de Samba” assume a festa a 0h15, levando o melhor do samba para o público até 01h10. Um novo DJ assume as pick-ups e entrega o palco para a apresentação da “Balalaika Brega Band” das 01h20 até 02h30. Das 02h30 até as 02h50 a música eletrônica tomar conta do Beco da Lama, pois Simona Talma sobe ao palco para fazer um grande show até as 04h30. Para completar a festa, uma animada orquestra de frevo vai tocar até as 05h30 da manhã.
 
Na Redinha, a praça do Cruzeiro ferver com o desfile dos cantores e orquestra de frevo. Os festejos iniciam também as 23h com Kelly Wange, depois as 00h30 tem muito frevo para a população com uma Orquestra de Metais, as 00h30 Leão Neto comanda a festa até as 02h quando a Orquestra de Frevo reassume seu posto, entregando para o cantor Isaque Galvão encerrar a programação com um show até as 04h.
   
Em Ponta Negra, os shows serão no Ponto 7, por conta das obras de reforma do calçadão e reurbanização da orla que estão em execução no local. Nesse polo, os shows terão inicio as 22h com Antonio de Pádua. As 23h é a vez da Orquestra de Frevo brindar a chegada de 2014 no local. Logo após a virada do ano, Lane Cardoso sobe ao palco e se apresenta até 01h. Depois tem mais frevo com a orquestra que vai esquentar o público para o show de Camila Masiso que terá inicio as 01h20 e vai até as 02h30. O grande encerramento do réveillon de Ponta Negra ficará a cargo de Khrystal que vai cantar os seus maiores sucessos das 02h45 até as 4h da manhã.

Fonte: site Nominuto.com

Boa notícia para o sertão >> A esperança que vem do céu


Previsão dos meteorologistas é de chuva normal no interior do estado, durante o primeiro trimestre de 2014, e pode representar um índice três vezes maior do que o que foi registrado este ano

Após uma longa estiagem no sertão potiguar, os meteorologistas esperam que chova no primeiro trimestre de 2014 três vezes mais que a quantidade precipitada durante o mesmo período desse ano. A previsão indica que no interior do estado – entre as mesorregiões do oeste, central e leste potiguar - deve chover normalmente no próximo ano, atingindo uma média de 450 milímetros. Em 2013, a média nos três primeiros meses foi de 145 milímetros.

A previsão foi formulada após a 1ª Reunião de Órgãos Meteorológicos do Nordeste, realizada em Campina Grande, reunindo meteorologistas de estados como Pernambuco, Ceará e Rio de Grande do Norte nos últimos dias 19 e 20 de dezembro.

Segundo Gilmar Bristot, meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), as chuvas esperadas são importantes para os cidadãos do interior. “Esta quantidade de chuvas tem um valor considerável, principalmente no semiárido nordestino, que passou esse ano pela seca”, avalia. Gilmar foi um dos participantes da reunião e disse que a previsão feita não é conclusiva, mas representa a experiência de profissionais de todo o país.