sexta-feira, 8 de novembro de 2019

LULA LIVRE! >> STF decide contra prisão após 2ª instância e Lula pode ser libertado


O ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), desempatou o julgamento e votou contra a execução de prisão após condenação em 2ª instância, em sessão nesta quinta-feira 7. O placar ficou em 6 a 5.


Desse modo, o STF desiste do entendimento adotado em 2016, que autorizou a possibilidade de cumprimento de pena após condenação em 2ª instância. Foi com este entendimento que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pôde ser preso em Curitiba, em abril de 2018, após condenação em 2ª instância no processo do tríplex do Guarujá (SP). A prisão em 2ª instância também se tornou um dos pilares da Operação Lava Jato. Às vésperas da abertura do julgamento, em meados de outubro, o ministro da Justiça, Sergio Moro, defendeu a possibilidade de execução da pena em 2º grau e disse que o entendimento que o STF havia adotado em 2016 tinha sido uma conquista do poder judiciário.

O presidente Dias Toffoli se somou aos votos dos ministros Celso de Mello, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber e Marco Aurélio Mello, contrários à prisão em 2ª instância. Votaram a favor os ministros Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia.

Toffoli relembrou a discussão sobre o debate do princípio da presunção de inocência e do cumprimento da pena após o trânsito em julgado durante a tramitação da Lei da Ficha Limpa no Congresso Nacional. Ele citou que o próprio parlamento já adotou o entendimento que admite prisão apenas após o esgotamento de todos os recursos possíveis.
O ministro também dedicou longo espaço da leitura de seu voto para relatar omissão da Justiça no caso da boate Kiss, que provocou 242 mortes na cidade de Santa Maria (RS). “É uma disfunção do sistema, não é problema de primeira, segunda instância, execução imediata ou com trânsito em julgado”, argumentou. Segundo ele, a solução é um aprimoramento geral do sistema judicial.
Ele lembrou ainda que, durante a condução dos processos do mensalão pelo STF, todos os presos tiveram o direito ao trânsito em julgado.
“Não é a prisão após condenação em 2ª instância que resolve problemas, ou que será a panaceia a resolver problemas de impunidade, de evitar práticas de crimes ou de atingir o cumprimento da lei penal. Relembremos o Mensalão: todos foram presos”, afirmou Dias Toffoli.
A Corte julgou três Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs) movidas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelos partidos PCdoB e Patriota. As ações questionam a legalidade da prisão após 2ª instância em relação ao princípio de presunção de inocência. No entendimento do STF adotado em 2016, o réu que fosse condenado em 2ª instância poderia ser preso e esperar, na cadeia, o desenrolar de novos recursos.
Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a desistência do STF sobre a jurisprudência incorporada em 2016, podem ser beneficiadas 4.895 mil pessoas que hoje são alvo de mandado de prisão por condenação em 2ª instância. O caso mais notório é o de Lula.
Com o novo entendimento do STF, a defesa de Lula afirmou que pedirá à Justiça a soltura imediata do petista nesta sexta-feira 8.

SOLIDARIEDADE A CUBA >> Esse atual governo brasileiro só tem envergonhar nosso pais perante o mundo

· 
Desgoverno brasileiro dá vexame internacional e se torna colônia dos Estados Unidos e Israel.Votaram a favor do criminoso Bloqueio Econômico a Cuba. Seguindo as ordens de Eua e Israel.

Um voto contra o Brasil que historicamente votou contra o bloqueio econômico e um voto contra a América-Latina.

Repudiamos o Ministério das Relações Exteriores do Brasil por tal atitude submissa e vergonhosa.
Abaixo o Desgoverno de Traição Nacional de Bolsonaro e da extrema-direita !

Vitória de Cuba na ONU:
-187 a favor de Resolução cubana para colocar fim ao bloqueio
-3 votos contra (Estados Unidos, Israel e Brasil)
-2 abstenções (Colombia y Ucrania)

NOVEMBRO AZUL >> Palestra na LBV reforça importância de exames preventivos ao câncer de próstata


Resultado de imagem para Palestra na LBV reforça importância de exames preventivos ao câncer de próstata"

Uma doença silenciosa, é o câncer de próstata. Pesquisa de 2016, revela que nesse último ano foram diagnosticados mais de 60 mil homens no Brasil, com a doença, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Este é o segundo tipo de câncer mais comum para o sexo masculino, atrás apenas do de pele não-melanoma. 

Diante desses dados preocupantes, a Legião da Boa Vontade – LBV, em parceria com a Clínica Uros, especializada no assunto, promove nesta quinta-feira, 07 de novembro, das 14h às 16h, a palestra intitulada, "A importância de exames preventivos ao câncer de próstata”, direcionada aos responsáveis e pais das crianças e adolescentes assistidas no serviço de convivência Criança: Futuro no Presente!, mantido pela Instituição na capital potiguar.  A ação educativa é em alusão a campanha Novembro Azul, visa sensibilizar os usuários quanto a prevenção possibilitando o diagnóstico precoce. O encontro será conduzido pela dra. Karla Cristiane Rocha Avelino. 

A palestra acontece nesta quinta-feira, 07 de novembro, das 15h às 16h, no Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição, localizado a Rua dos Caicós, 2148 – Dix-Sept Rosado. Informações: (84) 3613-1655.

FAZENDO HISTÓRIA >> Banda Grafith completa 31 anos de um trajetória de sucesso!

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, textoEm 4 de novembro de 1988, os irmãos Kaká, Carlinhos, Joãozinho e Júnior se juntaram e formaram a Banda Grafith. 
Trinta e um anos mais tarde e com todas as mudanças ocorridas durante este longo percurso, a banda é uma das mais conceituadas do Rio Grande do Norte, com média elevada de shows por mês durante o ano (no verão, o número de apresentações dobra) e constantes solicitações para carnavais, formaturas, confraternizações e eventos. 
Sua história é sempre lembrada e comemorada no mês de novembro, com uma grande festa que agita a noite potiguar, com várias horas de show e uma viagem no mundo da música.
Parabéns a todos que fazem a maior banda do nosso estado!!!

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

INCOMPETÊNCIA >> Vereadores de Natal aprovam título de cidadania para Eduardo Bolsonaro


Resultado de imagem para Eduardo Bolsonaro"
DO BLOG: É muita incompetência e estupidez desse vereador, dentre tantas personalidades que são merecedoras dessa horaria, ele via escolher alguém tão insignificante e asqueroso e que nunca  contribuiu em nada para Natal.  Será bem oportuno para a população e os movimentos sociais estejam presentes no momento para mostrar o repúdio popular a esse cidadão!
Segue abaixo a matéria: 
O vereador Cícero Martins (PSL) conseguiu convencer os vereadores da Câmara Municipal de Natal a aprovar a concessão de título de cidadania ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), filho do presidente Jair Bolsonaro. O debate, como era de se esperar, gerou polêmica na sessão ordinária desta quarta-feira (6) e polarizou a discussão entre os vereadores de esquerda, como ocorre em nível nacional. A polêmica em torno da fala de Eduardo Bolsonaro sobre um possível retorno do AI-5, que foi instituído no período da ditadura militar, foi trazida para a Câmara de Natal tornando as discussões mais acaloradas.
Cícero argumentou que vários títulos de cidadania já foram concedidos à pessoas que não têm relação com Natal e criticou duramente os líderes petistas e ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff e garantiu que o filho do presidente poderá direcionar recursos para Natal. “Estou bajulando Eduardo Bolsonaro porque eu preciso dele para Natal. O vereador que subir aqui pra dizer que título só serve para quem fez algo por Natal está mentindo. Estou calmamente pedindo o título que já era para eu ter entregue quando Eduardo veio aqui. Ficar trazendo o AI-5 para persuadir os colegas a votarem contra não passa de um jogo pobre”, disse o propositor ao defender a comenda.
Em resposta, a vereadora Divaneide Basílio (PT), reagiu às críticas contra os líderes petistas e foi uma das principais defensoras contra a concessão do título ao filho de Bolsonaro. “É muito fácil abrir a boca e desrespeitar o maior líder da América Latina. Lave a boca para falar o nome do presidente lula que tem serviços prestados ao mundo inteiro, fez com que o Brasil saísse da miséria”, disse.
Já o bispo Francisco de Assis (PRB) tentou moderar o debate. “O Eduardo errou em falar no AI-5, mas já pediu desculpas. Eu mesmo nem sabia o que era o AI-5. Não conheço esse rapaz, não sei quem é, mas nunca neguei título de cidadania a ninguém, então voto favorável”, disse o vereador.

EXPOSIÇÃO >> "Dinossauros da Bacia Potiguar"


Nenhuma descrição de foto disponível.

Que tal conhecer de pertinho os primeiros fósseis de dinossauros descobertos na Bacia Potiguar? É isso que traz a nova exposição "Dinossauros da Bacia Potiguar", que entra em cartaz no Museu Câmara Cascudo no dia 20 de novembro. 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A exposição inclui ossos e dentes de grandes dinossauros carnívoros e herbívoros, com amostras que vieram diretamente do Departamento de Geologia/UFRN para o acervo paleontológico do MCC e que são de grande importância para o registro da Paleontologia de vertebrados na Bacia Potiguar.

"Dinossauros da Bacia Potiguar" tem entrada gratuita e classificação livre.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
SERVIÇO
Quando: A partir do dia 20 de novembro
Onde: Museu Câmara Cascudo da UFRN, Av. Hermes da Fonseca, 1398 - Tirol, Natal - RN.
Entrada: Gratuita

A POLÊMICA DO REAJUSTE >> O cumprimento da lei e o posição de picaretagem de Nelter Queiroz


A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, óculos de sol e atividades ao ar livre

Nelter Queiroz ganha toda eleição para deputado porque é craque em fazer média com o eleitorado menos esclarecido. Parlamentar experiente, ele sabe de cor e salteado que reajustes salariais para os servidores do Estado é prerrogativa do Executivo. Essa emenda que estende o aumento dos procuradores para todos os servidores estaduais não passa de uma jogada eleitoreira. O que está errado, no caso, não é a governadora Fátima Bezerra negar a ampliação do reajuste, mas as leis as quais ela é submetida, é obrigada a cumprir. 

O reajuste dos procuradores é obrigação constitucional, e contra a Constituição não há poder que o derrube. Ela tem que cumprir a lei, e pronto. De repente, criou-se aquele alvoroço pelo fato do deputado Francisco do PT ter votado contra a emenda de Nelter. O rombo deixado pelo ex-governador Fábio Faria, a quem Nelter apoiou, ainda está sendo tapado com muito sacrifício pela equipe econômica de Fátima. Um aumento para todos os servidores agora traria como consequência atraso no pagamento dos salários num futuro próximo. 

Francisco não traiu os servidores, ele apenas agiu com responsabilidade. Nelter, tu não me engana. Numa única consulta ao Google, no G1, pesquei um pouco do seu passado. Do seu e de uma funcionária fantasma que você tinha na Assembléia: "Segundo o que apurou o MP, os dois desviaram recursos dos cofres da AL através de “cheque salário” e transferências bancárias destinados a servidores inseridos fraudulentamente na folha de pagamento, de 2005 até esta data. Os atos, ainda de acordo com o Ministério Público, caracterizam improbidade administrativa. “O objetivo era obter vantagem de cunho patrimonial em benefício próprio e de terceiros”, afirma o MP".

Por Remo De Macedo Macedo em sua página no Facebook

SUSTENTABILIDADE >> Lixo zero: marcas de beleza pensam em soluções para diminuir impacto ambiental

Resultado de imagem para Lixo zero: marcas de beleza pensam em soluções para diminuir impacto ambiental

Ao todo, cada brasileiro gera mais de um quilo de lixo por dia. Somando toda a população do país, são cerca de 214 toneladas diárias. Nessa conta, muitos dos itens citados acima fazem um grande volume. 
Até agora. Isso porque, segundo um estudo recente da consultoria de tendências WGSN, o mindset dos consumidores do mercado de beleza está mudando a forma como as marcas encaram o desafio de embalar e produzir seus produtos. A geração alpha, por exemplo, que são os filhos dos millenials, não consumirão produtos que agridem o meio ambiente, segundo a previsão.
Soluções ecológicas
“As pessoas começaram a procurar soluções ecológicas para minimizar sua pegada de carbono. Sendo assim, novas alternativas de embalagens ecológicas estão surgindo”, explica Bruna Ortega, Beauty and Fashion Expert do bureau de tendências. “O desperdício zero vai além da embalagem externa: produtos recicláveis e reutilizáveis, embalagem zero e cosméticos compostáveis continuarão sendo importantes, mas as empresas também devem pensar em todo o processo de produção, desde a fabricação até a entrega dos produtos”, completa.
Nessa onda, o movimento do zero waste (ou desperdício zero), criado há quase 20 anos, retomou fôlego por causa do aumento do impacto do plástico no meio ambiente. Parte dele, a influenciadora Cristal Muniz, criadora do site e do Instagram Um Ano Sem Lixo, se propôs a parar de produzir lixo em 2015. “Pareceu uma saída óbvia e simples. Lembro de mesmo pequena me preocupar, mas foi só quando fui morar sozinha que isso virou uma questão, porque eu não fazia nada ‘demais’ e gerava uma porção absurda de descartes por semana”, diz.
Novos hábitos
Hábitos como levar seu próprio kit lixo zero na bolsa, transformar o orgânico em adubo e utilizar alternativas para produtos do dia a dia são algumas das dicas de Cristal para quem quer começar nessa jornada. No entanto, não é preciso muito para aderir ao movimento. “A maioria das mudanças não são muito difíceis quando colocadas em prática. O que se transforma, de verdade, é a postura com que a gente encara o desafio e como vai fazer isso. Sempre sugiro que as pessoas façam uma alteração de cada vez, para ser mais tranquilo. O importante é começar.”
Ainda segundo o WGSN, as marcas de beleza passaram recentemente a fazer um esforço para melhorar a quantidade de descartes. Embalagens compostáveis, de vidro ou papel e produtos com refil são algumas dessas iniciativas. “O setor de beleza gerou mais de 142 bilhões de unidades de embalagem no ano passado no mundo, com a maioria terminando em aterros sanitários. As soluções ecologicamente corretas serão fundamentais, com alternativas como os bio-glitters e lenços umedecidos biodegradáveis, que viraram mainstream, e papelão reciclado e compostável utilizado como alternativa ao plástico”, explica Bruna Ortega.
Marcas de beleza
Dior, por exemplo, oferece uma abordagem ecorresponsável na linha LIFE – pensada especialmente para a geração millennial – com impressões em tintas predominantemente naturais e embalagens produzidas com manejo florestal sustentável. A L’Oréal está lançando uma nova marca, a Seeds, que terá todas as embalagens feitas de sementes. A Neutrox está usando o Plástico Verde I’m Green, da Braskem, que é produzidoque usa cana-de-açúcar como matéria-prima, e a Biossance se certifica de que não tenha alvejantes, corantes químicos ou colas em seus pacotes, para que seja possível reciclá-los.
Aqui no Brasil, marcas como a Simple Organic também acompanham o movimento mundial. “Nossas embalagens são saquinhos de tecidos reutilizáveis, que podem se tornar um nécessaire, por exemplo”, conta Patrícia Lima, fundadora da marca. O movimento de tornar o mundo da beleza mais sustentável já é uma realidade, mas até chegarmos em um ambiente de lixo zero é preciso repensar diariamente os descartes e o que consumimos. Vale a reflexão.
Beleza sem sujeira
A seguir, confira 5 dicas para diminuir a geração de lixo a partir dos seu sprodutos de beleza:
1. LIMPE BEM: Quando um produto acabar, lave a embalagem antes de colocar para reciclagem. “Sabão e água quente já remove praticamente todo o resíduo”, ensina Cristal Muniz. Outra alternativa é usar os potinhos para guardar coisinhas, como pincéis ou grampos de cabelo. A seguir, confira 5 dicas para diminuir a geração de lixo a partir dos seu sprodutos de beleza:
2. EVITE PLÁSTICO: “A maioria das embalagens de cosméticos não são recicladas. Isso acontece por vários motivos: mistura de materiais, descarte incorreto e até uma impossibilidade do sistema de reciclagem atual no Brasil de dar conta de pedacinhos tão pequenos de materiais”, explica Cristal. Enquanto não surge uma solução efetiva, evite sempre que puder.
3. REFIL JÁ: Priorize produtos que têm refil. A linha Sou, da Natura, é uma boa alternativa. Outra inciativa é a Back to M.A.C, da M.A.C, que presenteia com um batom quem levar seis embalagens vazias de qualquer produto. 
4. BUSQUE CONHECIMENTO: Vá atrás das histórias das marcas que você consome para entender o que estão fazendo para o meio ambiente. As empresas Environment World Groud e Cruelty Free International dão selos para as comprometidas com a causa ambiental.
5. TROCA-TROCA: Dá para diminuir o descarte de algodão: compre ou produza seus próprios disquinhos de crochê reutilizáveis. Na bolsa, Cristal Muniz sugere que você leve sempre seu kit lixo zero com talheres, hashi, canudo e guardanapo de pano.

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Meus parabéns aos políticos e a população dessas ex-cidades, que trabalharam pela vitória desse coiso!

Resultado de imagem para Rio Grande do Norte. e a estinção de pequenos municpipios"



























Proposta de fusão de municípios com menos de cinco mil habitantes pode acabar com quase cinquenta cidades do Rio Grande do Norte. A proposta de emenda à Constituição foi feita pelo presidento Bolsonaro.
No entanto, não poderia deixar de lembrar-lhes da célebre frase: EU AVISEI ! 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 ...

Municípios do RN que correm risco de deixar de existir depois dessa proposta :
Coronel João Pessoa
Ouro Branco
Serrinha dos Pintos
Almino Afonso
Lajes Pintadas
São José do Seridó
Messias Targino
Rodolfo Fernandes
São Bento do Trairi
Senador Georgino Avelino
Olho-d'Água do Borges
Paraná
Riacho do Santana
São Francisco do Oeste
Venha-Ver
Frutuoso Gomes
Tibau
Barcelona
Major Sales
Lucrécia
Jundiá
Pilões
Paraú
Caiçara do Rio do Vento
Ruy Barbosa
São Fernando
Riacho da Cruz
Pedra Grande
Triunfo Potiguar
Água Nova
Rafael Godeiro
Vila Flor
Passagem
Fernando Pedroza
Francisco Dantas
Severiano Melo
São Bento do Norte
Lagoa de Velhos
Galinhos
Santana do Seridó
João Dias
Jardim de Angicos
Taboleiro Grande
Pedra Preta
Timbaúba dos Batistas Bodó
Ipueira
Monte das Gameleiras
Viçosa

EM ANGICOS >> Modesto Neto representa no Ministério Público e cobra Gestão Democrática nas escolas municipais do prefeito Deusdete Gomes



Na manhã da terça (22/10) o professor e ex-candidato a Prefeito pelo PSOL, Modesto Neto, protocolou representação junto ao Ministério Público, cobrando da gestão Deusdete Gomes (PSDB) a implantação da gestão democrática na rede municipal de educação como medida prevista no Plano Municipal de Educação (PME), instituída pela Lei Nº. 1.024/2015.

A estratégia 19 do PME, sancionada em 17 de junho de 2015, estabelecia o prazo de dois anos para que a Prefeitura Municipal de Angicos implantasse a gestão democrática nas escolas com eleições diretas para diretor e vice-diretor nos estabelecimentos de ensino do município. Desde 2017 que a medida deveria ter sido institucionalizada, mas até outubro de 2019 a gestão do prefeito Deusdete Gomes não apresentou projeto de lei para institui-la.

“Na cidade que Paulo Freire teve uma experiência educacional extraordinária, as escolas não podem ser depósitos de crianças, mas um espaço para o exercício da cidadania ativa e da democracia direta. 

A gestão Deusdete Gomes não tem compromisso com a educação democrática, nós lutaremos pela gestão democrática e cobraremos o cumprimento do PME em todos os espaços”, criticou Modesto Neto.

Fonte: https://www.angicosverdade.com.br/2019/10/angicos-modesto-neto-representa-no.html 

RESULTADO DE UM GOVERNO ENTREGUISTA >> Com leilão das áreas mais ricas do pré-sal, Brasil entrega soberania por migalhas

image.pngEngenheiros, geólogos, ex-diretores da Petrobras e professores universitários representados no Clube de Engenharia, na Associação dos Engenheiros da estatal e no Instituto de Energia e Ambiente da USP intensificaram esforços para esclarecer a população e barrar na Justiça o leilão marcado para esta quarta-feira 6 das áreas mais ricas do pré-sal, os campos gigantes e supergigantes do chamado excedente da cessão onerosa. Caso a venda se realize, provocará prejuízo de até 1,2 trilhão de dólares e um rastro de destruição na economia, calcula o Instituto de Energia e Ambiente da USP, em nota técnica assinada pelos ex-diretores da Petrobras Ildo Sauer e Guilherme Estrella.
A desistência das gigantes estrangeiras BP e Total, notícias sobre efeitos negativos do desaparelhamento da Pré-Sal Petróleo SA (PPSA) para o gerenciamento dos contratos complexos originados a partir da licitação e questionamentos de participantes sobre o modelo geraram dúvidas no próprio governo sobre o êxito da operação.
“Precisamos entender o que acontece no Brasil e em especial, o Brasil precisa se informar sobre a gravidade do crime contra o povo brasileiro que se comete com o desmonte da Petrobras e a entrega do nosso petróleo para as empresas estrangeiras”, chama atenção o Clube de Engenharia em editorial do jornal da entidade. “O que não é dito para a população é que, caso esse leilão se concretize, o País estará dando mais um passo para jogar no lixo da história a sua posição de detentor da maior jazida petrolífera do planeta, conquistada com a descoberta, em 2008, do pré-sal.” Posicionado entre os maiores produtores de petróleo do mundo, diz a entidade, o País comemorou naquela ocasião a “perspectiva de um acelerado crescimento econômico, soberano, com justiça social e garantia de vida digna para a população brasileira.”
A Petrobras planejou extrair da exploração pré-sal o máximo benefício para a sociedade brasileira mas, para isso, precisava fortalecer-se e capitalizar-se para investir pesadamente na sua extração, refino e distribuição. A forma engenhosa encontrada para arrebanhar o maior montante possível de recursos foi aumentar o capital integralizando a parte da empresa com a cessão de blocos do próprio pré-sal, pois se entrasse com sua parte em dinheiro, reduziria o montante para investir, detalha o Clube de Engenharia:
“Para maximizar os benefícios, para o Brasil e para os brasileiros, obtidos com a exploração do pré-sal, foi aprovado no final de 2010 o Regime de Partilha (Lei nº 12.351 de 22/12/2010) para a produção nessas reservas. Visando fortalecer a Petrobras para liderar a exploração do pré-sal, a União, sua maior acionista, promoveu o aumento de seu capital social. Isso ocorreu subscrevendo a parcela que lhe cabia com a cessão de blocos do pré-sal com reservas estimadas em 5 bilhões de barris equivalentes de Petróleo. Essa operação, denominada cessão onerosa, propiciou à Petrobras aumentar seu capital social também com um aporte significativo dos acionistas minoritários, resultando na maior oferta que se conhece, cerca de 70 bilhões de dólares ao câmbio da época.”
A boa surpresa foi que o investimento da Petrobras em exploração durante décadas, ao contrário das multinacionais detentoras de concessões, que não fizeram desembolsos para não correr riscos, premiou a empresa brasileira com a descoberta do triplo do que havia sido projetado e em vez de 5 bilhões de barris de petróleo, constatou-se um total de 15 bilhões e é o excedente daquela estimativa que, em vez de ser incorporado ao patrimônio da companhia, o governo, seu acionista majoritário, resolveu oferecer para as concorrentes estrangeiras, como detalha o Clube de Engenharia:
“As pesquisas realizadas nestes blocos resultaram em uma reserva comprovada cerca de três vezes maior. Ao invés de tomar as providências societárias para manter esse excedente no patrimônio da Petrobras, o governo atual resolveu vender esse excedente em um leilão do pré-sal. Além disso, foram feitas durante o governo Temer mudanças na legislação que retiram da Petrobras, dentre outros direitos, o de atuar como operadora única na exploração do pré-sal. Com o megaleilão previsto para vender o excedente da cessão onerosa, o governo estima arrecadar cerca de 106,6 bilhões de reais. Consuma-se portanto uma perda extraordinária para o Brasil e os brasileiros”, dispara a entidade.
É preciso buscar todos os caminhos, prossegue, inclusive o judicial “no sentido de alertar a sociedade brasileira, alertar o País, para o crime que está se cometendo vendendo a nossa soberania por migalhas.”
O Clube de Engenharia e a Associação dos Engenheiros da Petrobras consideram o pedido de falência da Odebrecht, a maior construtora brasileira e uma das maiores do mundo, integrante da cadeia produtiva de óleo e gás, “um fato dramático para a engenharia brasileira. A nossa engenharia estava presente em 41 países, nos Estados Unidos, em toda a Europa, na África, no Oriente Médio”.
“É de uma ignorância absurda”, sublinham os engenheiros, “criticar a exportação de serviços para Angola, uma imensa província petrolífera. Se nós lá não estivermos, estará a China. Quando entramos na Venezuela não havia o bloqueio que estrangula a sua economia e por isso ela deixou de pagar. Isso não se fala.”
“Cuba é um colosso comercial na cara da costa leste americana. Isto estava em mãos brasileiras, no canal de Panamá que foi recém-duplicado. Será o principal entreposto para comercialização de produtos da Ásia para a costa leste americana. Isso não era só engenharia brasileira, era equipamento brasileiro. E está sendo destruído.”
Cabe acrescentar que, em consequência da ação destrutiva do governo, da diretoria da Petrobras e da Operação Lava Jato, o País saiu do ranking das empresas de engenharia da América do Sul. O Clube de Engenharia lamenta: “Perdemos para o Chile. Há cinco anos éramos o primeiro na América Latina, com mais faturamento que os demais países do continente. Hoje ficamos abaixo do Chile, o maior faturamento de engenharia da América do Sul, que tem população menor que São Paulo. A sociedade brasileira não está vendo isto! Estávamos em 41 países e agora vamos precisar de engenharia estrangeira, porque a nossa está destruída. Destruída e calada. É preciso reagir à venda de nossas riquezas e à destruição da nação brasileira.”