A Prefeitura do Natal tornou público nesta terça-feira (17) um conjunto de medidas para a prevenção contra o novo Coronavírus no transporte público da capital potiguar.
A Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano (STTU) declarou estar acompanhando, estudando e adotando medidas de prevenção e deve reforçar a limpeza nas estações de transferência. A Secretaria recomendou ainda que as operadoras reforcem as limpezas dos veículos da frota e dos terminais, táxis, veículos escolares e de aplicativos também estão orientados a reforçar a higiene.
Entretanto a STTU recomendou que os usuários que estejam em qualquer grupo de risco evitem deslocamentos desnecessários. “Recomenda-se que os usuários idosos e com baixa imunidade evitem deslocamentos desnecessários e, quando precisar fazê-los, evite utilizar o transporte público. Contudo, se não possuir outra opção de deslocamentos, recomenda-se que seja realizado nos horários de entre pico, como forma de evitar a lotação existente no horário de pico”, comunica a pasta.
A recomendação é impossível de ser seguida por trabalhadores e trabalhadoras que ainda não tem liberação de seus expedientes e só possuem o transporte público como meio de deslocamento. Na margem do grupo de risco, a diarista Rosa Nascimento, de 59 anos, é um dos exemplos que ficam esquecidos pelas recomendações de reclusão causados pela pandemia do Coronavírus.
“Estão falando tanto em limpeza e quem limpa é a gente empregada, depois de passar um bom tempo no ônibus lotado e no engarrafamento, porque é isso que a gente tem que fazer pra chegar no serviço. Pior é que se eles – os patrões – dispensam a gente, não pagam nada e eu e muitas outras ficamos sem renda”, relata Rosa.
Sem comentários:
Enviar um comentário