terça-feira, 20 de março de 2012

Nobéis de Física virão a Natal

Composto por 20 pesquisadores de vários países, comitê do Instituto Internacional de Física se reunirá em abril

Fonte: Jornal Diaŕio de Natal
É em nome da ciência a Universidade Federal do Rio Grande do Norte abriga uma entidade que é referência mundial na área da Física. Trata-se do Instituto Internacional de Física (IIF), cujo comitê de 20 professores e doutores dessa ciência é composto por três prêmios Nobel da Física. David Gross, Claude Cohen-Tannoudji e Gerard't Hooft são os nomes fortes que aparecem no quadro do comitê e que estarão em Natal no próximo dia 4 de abril para discutir o planejamento de eventos, workshops e congressos para os anos de 2013 e 2014.

"Para a nossa universidade, abrigar um órgão de pesquisa desse volume, com vocação internacional, é algo de extrema responsabilidade e valor. Os nossos alunos do curso de Física e das áreas que estudam essa ciência de perto, a intensidade de informações apreendidas é muito maior. É, de fato, um privilégio para nós termos as descobertas científicas mais modernas à nossa frente", explica o vice-diretor do IIF, o professor Silvio Quezado.

O Instituto Internacional de Física é uma entidade de pesquisa de caráter internacional com sede em Natal, sendo uma entidade associada ao Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Inaugurada em janeiro de 2010, desde 2009 que o Instituto havia sido criado e toda a comissão havia sido organizada. Para os universitários potiguares, a chance de estudar, conhecer e aprender com os maiores ícones do conhecimento em astronomia, matéria condensada, mecânica estatística e outros assuntos, é de extrema importância para a formação acadêmica e profissional.


"O Instituto é um berço de novos cientistas. Sem contar que traz visibilidade internacional para o Nordeste brasileiro, em especial para a nossa universidade", frisa Quezado. Por enquanto, o IIF realiza eventos científicos com duração de no máximo duas semanas. Os temas desses encontros não são somente limitados aos temas tradicionais da Física: reuniões sobre temas interdisciplinares são alvos determinados pela Comissão.


De acordo com Quezado, a missão do IIF é intensificar o intercâmbio do conhecimento científico com a comunidade internacional e em particular com a comunidade latino-americana, sendo um pólo unificador nacional nas áreas estratégicas da física teórica. "O IIF deve exercer uma liderança nacional e agir decisivamente em favor do desenvolvimento científico no Norte e Nordeste com objetivos permanentes, como desenvolver e realizar pesquisas científicas sobre a física teórica de fronteira e agir de forma decisiva para o desenvolvimento científico do país", acrescenta Quezado.

A estratégia principal do Instituto Internacional da Física no RN é de estabelecer parcerias internacionais, a fim de fortalecer a participação brasileira e latino-americana em rede internacional de pesquisa, bem como criar programas de intercâmbio envolvendo pesquisadores do exterior e de todas as regiões do Brasil, através do desenvolvimento de projetos de cooperação científica de curto, médio e longo prazo.

Workshop

Desde a última segunda-feira, 12, que um evento sobre Multiferróicos e Materiais Multifuncionais está ocorrendo no Instituto Internacional da Física. O objetivo deste workshop é de reunir especialistas mundiais, tanto provenientes de universidades quanto da indústria, que busquem soluções para os problemas dos multiferróicos e materiais relacionados, bem como sua aplicação na indústria. A oficina incentiva a colaboração "inter-domínio", e no compartilhamento de experiências de campos de pesquisa diferentes entre si. O intercâmbio de ideias e métodos para destacar o aparente e o oculto, bem como novas cooperações para além das fronteiras do assunto, são os objetivos da programação. O workshop continua até hoje, 20 de março.

Sem comentários:

Enviar um comentário