segunda-feira, 25 de novembro de 2019

DESENVOLVIMENTO REGIONAL >> Semiárido Show debate inovações e desenvolvimento regional


A 8ª edição da Feira Semiárido Show, realizada em Petrolina/PE desde segunda-feira passada (18), traz como tema "Inovações e Dinâmicas de Desenvolvimento Regional", Na programação, uma diversidade de experimentações, palestras, seminários e minicursos para um público de agricultores/as, pesquisadores/as, estudantes, representantes de governos e organizações sociais. Exposição e comercialização de insumos e equipamentos, vitrines tecnológicas, estandes de instituições parceiras e a já tradicional Feira da Economia Solidária também compõem o evento. Este ano, uma novidade é o Espaço Sabores do Sertão, que apresenta pratos feitos com ingredientes regionais.

Durante a solenidade de abertura, Pedro Gama, chefe geral da Embrapa Semiárido, destacou a importância desta edição. "O evento busca conhecer e discutir políticas voltadas para o meio rural". Na oportunidade o Superintendente da Agricultura Familiar do Estado da Bahia, Ademilson da Rocha (Tiziu), reafirmou a importância da agricultura familiar na garantia da segurança alimentar do país. "É a agricultura familiar que coloca alimento na mesa dos brasileiros e brasileiras”. O representante do governo baiano também fez menção aos 20 anos de caminhada da Articulação do Semiárido Brasileiro (Asa): "são vinte anos de muita mudança da qualidade de vida de muitas pessoas, com muitas políticas [públicas] para nosso Semiárido, para nossa agricultora familiar e assim também é a caminhada da Embrapa".

A proposta da Convivência com o Semiárido está presente no evento a partir de aspectos que vão desde o debate político a ambientes educativos e espaços de demonstração, troca e comercialização de produtos. Temas como a preservação da Caatinga, captação e armazenamento da água da chuva, reuso de água, terra e território, valorização de sementes crioulas, educação contextualizada ao Semiárido, cultura e comunicação popular, economia solidária, turismo rural, foram trabalhados durante os quatro dias de evento.

Fonte: www.asabrasil.org.br

Sem comentários:

Enviar um comentário