segunda-feira, 26 de outubro de 2020

JUSTO RECONHECIMENTO À LUTA DOS POVOS INDÍGENAS POR SUA PELA PRESEVAÇÃO DA FLORESTA!

O Prêmio Darcy Ribeiro será entregue em 2020 ao Cacique Raoni Metuktire, um símbolo da luta pela preservação do meio ambiente e dos direitos dos povos indígenas. Respeitado por grandes personalidades do cenário político e artístico mundial, Raoni já defendeu a Amazônia na ONU e levou a chefes de estado, reis, rainhas e até ao Papa sua mensagem de respeito à natureza e de boa convivência e paz entre os povos.

Reconhecer a importância de Raoni neste contexto é reconhecer e apoiar a luta de todos que querem preservar o planeta.

A decisão da Fundação Darcy Ribeiro (FUNDAR) de premiar o Cacique Raoni deve-se à sua destacada atuação nos últimos 50 anos e a sua histórica defesa dos direitos indígenas e firme oposição à crescente pressão e ameaças sobre terras indígenas e unidades de conservação da floresta.

A premiação não é anual: acontece apenas quando o Conselho Curador da FUNDAR avalia alguém merecedor da homenagem. O Cacique Raoni é a quinta personalidade a receber a homenagem. O troféu, criado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, amigo de Darcy, foi concedido anteriormente ao ex-governador Leonel Brizola, ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, à antropóloga Carmem Junqueira e ao cantor e compositor, e também ex-ministro da cultura Gilberto Gil, ele também um ativista das causas ambientais.

Viva Raoni!
Viva Darcy Ribeiro!
Viva o Povo Brasileiro!!

Sem comentários:

Enviar um comentário