quinta-feira, 10 de março de 2011

ALERTA: A escalada da dengue no RN

Boletim da Sesap indica 802 notificações de suspeita da doença em 15 dias. Secretário admite epidemia

Fonte: Jornal Diário de Natal

O Rio Grande do Norte vive uma epidemia de dengue. A confirmação é do secretário Estadual de Saúde Pública, Domício Arruda. Segundo ele, a definição de epidemia se dá quando o número de casos previstos para uma doença em determinado local é superado. Em janeiro e fevereiro do ano passado, foram notificados 322 casos, enquanto que este ano o número já atingiu os 2.700. Um aumento de quase 700%.

Esse crescimento da doença nos dois primeiros meses do ano foi perceptível no último balanço dos casos de dengue no Rio Grande do Norte divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) que apontou um crescimento nos casos notificados, em comparação ao mesmo período do ano de 2010. Os números da dengue, até o dia 4 deste mês, no RN chegaram a 2.562 casos notificados, sendo 25 confirmados e dois casos de óbito suspeitos, ainda não confirmados.

Segundo a secretaria, até o dia 19 de fevereiro, 1.760 casos foram notificados em todo o estado, o que mostra o registro de 802 notificações de casos de dengue em pouco mais de 15 dias. Porém, no período entre 19 de fevereiro e 4 de março, não registrou-se nenhuma morte que tenha sido causada pela doença em todo o solo potiguar. Os municípios que registram mais casos da doença são: Natal, Extremoz, Macaíba, Pau dos Ferros e Mossoró.


Para o secretário estadual de saúde Domício Arruda, as previsões do Ministério da Saúde, feitas no início do ano e que apontavam o Rio Grande do Norte como área de alto risco, estão se confirmando. "Em comparação com os meses de janeiro e fevereiro de 2010, tivemos um aumento de cerca de 520% nos casos de dengue no RN" apontou.


Para o secretário estadual de saúde Domício Arruda, as previsões do Ministério da Saúde, feitas no início do ano e que apontavam o Rio Grande do Norte como área de alto risco, estão se confirmando. "Em comparação com os meses de janeiro e fevereiro de 2010, tivemos um aumento de cerca de 520% nos casos de dengue no RN" apontou.


A proximidade da época das chuvas no RN, comumente entre abril e maio, preocupa ainda mais o secretário Domício Arruda. "Infelizmente a situação deve piorar. Certamente há o risco de ocorrer uma epidemia", explicou. Ele ainda salienta que o aumento é esperado, devido ao 'ciclo da dengue', que registra surtos a cada dois anos, completar-se em 2011.


Equipes da secretaria de saúde já estiveram em cinco das seis Unidades Regionais de Saúde (São José de Mipibu, Mossoró, João Câmara, Caicó, Santa Cruz e Pau dos Ferros) para fiscalizar as ações realizadas nos municípios do interior do Rio Grande do Norte e planejar o combate à dengue. A única região que ainda não foi vistoriada, mas tem visita programada para próxima semana, é a 2ª Unidade Regional de Saúde, localizada em Mossoró. Na região metropolitana, foram visitados os municípios de Natal, Macaíba, Extremoz.


A utilização dos carros-fumacê no combate à dengue já está em curso pelo interior. Segundo a coordenadora estadual do Programa de Combate à Dengue, nove municípios já passam por esta medida, dentre eles Pau dos Ferros, Equador e Doutor Severiano, que ocupavam, até o fim de fevereiro, os três primeiros lugares no ranking de incidência alta da doença no RN.


Para o natalense que deseja agendar uma visita de agentes de saúde e/ou avisar sobre focos de criadouros do mosquito da dengue o telefone indicado pela Sesap é 0800 281 4031. Quem mora no interior do Rio Grande do Norte deve procurar as secretarias municipais de saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário