sexta-feira, 22 de julho de 2011

Cresce número de centros de assistência social no País

Cresce número de centros de assistência social no País

Unidades têm garantido proteção social à família, maternidade, infância, adolescência e velhice


O número de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) aumentou de 4.195 unidades em 2007 para 6.801 em 2010. No mesmo período, a quantidade de municípios que contam com pelo menos um Cras – que funciona como porta de entrada da população no Sistema Único de Assistência Social (Suas) subiu de 3.159 para 4.720. Os Cras são estruturas destinadas a articular os diversos serviços da assistência social, prevenir situações de vulnerabilidade e risco e fazer o encaminhamento para outros serviços da rede e para outras políticas públicas. Os números do Censo do Suas referente a 2010 foram apresentados nesta quinta-feira (21), pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O maior crescimento, de 76%, foi nos municípios com até 20 mil habitantes. As grandes metrópoles registraram aumento de 24% na quantidade desses equipamentos públicos. Somente entre 2009 e 2010, mais de mil novas unidades do Cras foram implantadas no País. 

Censo - O monitoramento é realizado anualmente desde 2007 para mapear as unidades públicas de atendimento e monitorar os serviços ofertados nos Cras e nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Os resultados trazem informações sobre as secretarias estaduais e municipais de Assistência Social, a formação e o vínculo empregatício dos trabalhadores e estrutura e funcionamento dos conselhos e das entidades conveniadas.  O Censo 2010 foi respondido por mais de 4,7 mil municípios entre agosto e dezembro. Os dados subsidiarão o aperfeiçoamento da política de assistência social e contribuem para que governos e sociedade conheçam a realidade dos serviços do setor. 

Creas - Os Creas, por sua vez, responde pela proteção social de média complexidade. Oferece serviços de atenção especializada de apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos ou famílias com um ou mais de seus membros envolvidos em situação de ameaça ou violação de direitos.

Os Creas tiveram aumento de 32% entre 2009 e 2010. Passaram de 1.200 unidades em 1.099 municípios, em 2009, para 1.590 Creas em 1.463 municípios até agosto de 2010. As regiões Nordeste e Sudeste concentram o maior número de unidades.

Suas - O Suas completou seis anos de funcionamento no último dia 15 e se tornou lei em 6 de julho. O sistema tem garantido proteção social à família, maternidade, infância, adolescência e velhice, por meio de uma rede descentralizada que envolve gestores de 99,5% dos municípios brasileiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário