segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Escola Estadual Pedro II em Lajes dá show com a realização de projeto educacional

Do Blog: Nossos parabéns a toda equipe da Escola Estadual Pedro II, como também aos alunos e ao Grupo Trilheiros da Caatinga que se envolveram e fizeram essa atividade acontecer de forma tão brilhante.


Projeto Serra do Feiticeiro

Com informações e imagens do blog do Cícero Lajes

Projeto Serra do Feiticeiro já deveria ter sido executado desde o dia 03 de maio (Dia da Divina Santa Cruz), mas em virtude das chuvas no período não foi possível acontecer, depois tivemos o longo período da greve da rede estadual de ensino que tam bém atrasou sua execução, mas finalmente aconteceu no último sábado, 20 de agosto.

Como era de se esperar eu não podia deixar de estar presente neste evento de suma importância para a divulgação do turismo local, atividade diferenciada de aula, manifestação religiosa e, aula ambiental.

Na saída para a trilha, os Trilheiros da Caatinga fizeram alguns comunicados importantes quanto ao comportamento dos grupos na trilha. Cada grupo foi liderado por um trilheiro: Leandro, Eudes João Augusto e mais um integrante da própria comunidade de Boa Vista (fico devendo o nome do jovem). Na foto, os trilheiros recebem os termos de compromisso.

 
Trajeto que passa ao lado do açude da comunidade, mais afrente, passa pelo leito do rio que abastece o açude.
Durante o percurso, os alunos foram tendo algumas explicações sobre a fauna e a flora da caatinga. Na foto acima, Leandro fala sobre a Favela.
Alguns alunos subiram mais e foram até o local onde segundo os populares: "o menino mártir da Serra foi encontrado morto. Abaixo temos a visão por trás da capela que serve como ponto de peregrinação.
Este é o local por onde sobem e descem os aventureiros e as pessoas religiosas.

Apresentações Culturais na Comunidade de Boa Vista

O Projeto Pau e lata esteve representado por dois alunos da escola: Rafael e Netinho. Na ocasião cantei um música ao som do tambor e da lata falando sobre o meio ambiente, reciclagem, redução de consumo... A letra foi feita por mim quando eu era aluno da escola em 2003.


O coral da escola mandou uma mensagem empolgante sobre o tema do meio ambiente. A música foi bem trabalhada pelos integrantes do coral. Tanto a interpretação cênica como a voz dos cantores estava maravilhosa.

O grupo GTCA também empolgou o público interpretando um cordel feito pelo professor Batista. Me chamou a atenção o nível profissional à que chegaram os garotos e garotas do grupo, assim como a liderança exercida pelo meu amigo Alan Cardek.
  
O fantoche também teve vez nas apresentações culturais. O alunos fizeram uma junção de comédia e drama também inspirada no cordel do professor Batista Martins. Lembro que alguns senhores já haviam me falado que Lajes já teve bons brincadores de "João redondos".

Sem comentários:

Enviar um comentário