sábado, 7 de setembro de 2013

Desfiles pelo país marcam o dia da Independência do Brasil

Além de festividades, entidades e grupos organizam manifestações para a data cívica


Milhares se reunirão na manhã deste sábado em todo o Brasil para os festejos do Dia da Independência.

Em Porto Alegre, o desfile ocorrerá a partir das 10h na Avenida Loureiro da Silva, onde são esperadas 4,7 mil pessoas, entre civis e militares. Estão previstos o sobrevoo de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e a participação dos novos blindados Guarani e Gepard, adquiridos este ano pelo Exército.

Em Santa Maria, a comissão organizadora do desfile se reuniu à tarde para definir se ele seria mantido. Em função da morte da vereadora Maria de Lourdes Castro (PMDB), haveria a possibilidade de a prefeitura não participar do evento. Já, pelo Exército, a programação está mantida. Se ocorrer, o desfile será realizado na Avenida Medianeira, a partir das 8h30min.
Na Serra, em Caxias do Sul, os festejos cívicos serão na Rua Sinimbu, a partir das 9h.
 
Em Brasília, Marinha, Exército, Aeronáutica e organizações de segurança pública levarão 1.850 militares e civis para a Esplanada dos Ministérios. As Forças Armadas desfilarão com 105 viaturas.

A tradicional Esquadrilha da Fumaça não estará nos festejos por causa do processo de substituição dos aviões T-27 (Tucano) pelos A-29 (Super Tucano). Os pilotos do grupamento estão em treinamento e somente em 2014 poderão voltar a participar do evento. O desfile deve começar às 9h10min e durar uma hora e 10 minutos.


Confira o que abre e o que fecha neste sábado
Muitos aproveitarão a comemoração do Grito do Ipiranga para sair às ruas novamente e protestar. Não se sabe o número de pessoas que deve aderir ao ato em Porto Alegre, mas, pelos comentários na internet, serão grupos distintos, reunidos em pontos diferentes da Capital.

No Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, por volta das 8h30min, deverá começar a reunião do Grito dos Excluídos, coordenada pelo setor das pastorais sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A tradicional passeata católica se unirá a outras manifestações. A principal bandeira da passeata da CNBB será a garantia do direito à livre expressão.

— A mídia não é democrática — afirma Waldir Bohn Gass, um dos coordenadores do evento no Rio Grande do Sul.

Outro grupo deve se reunir na Praça Argentina, próximo à UFRGS. O evento criado no Facebook pelo movimento Bloco de Luta pelo Transporte Público reivindica a desmilitarização da Brigada Militar e a descriminalização das manifestações.

— A nossa intenção, é no final da manhã, sair em passeata — confirma Lucas Fogaça, da Assembleia Nacional dos Estudantes Livres (Anel), sem informar o roteiro previsto.

Um terceiro movimento, batizado de Operação Sete de Setembro — O maior protesto da história do Brasil, convoca pela internet os manifestantes a se reunirem em frente à prefeitura de Porto Alegre. Na pauta, “a prisão imediata dos mensaleiros”, o fim do voto obrigatório, a aprovação e o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE) e a reforma tributária.

O coronel Silanus Mello, subcomandante-geral da BM, afirma que alguns prédios, como o Palácio Piratini e a prefeitura, terão reforço no policiamento. Neste ano, a tradicional participação da polícia militar deve ser reduzida no desfile de 7 de Setembro.

— Apenas os integrantes da Academia de Polícia integrarão o desfile da Independência. O efetivo ostensivo irá para as ruas para permitir que o evento seja feito com segurança e que os manifestantes possam protestar pacificamente — declarou Mello.

Sem comentários:

Enviar um comentário