segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Tecnologia >> Empreendedores usam redes sociais como aliados para aumentar vendas

Ambiente virtual possibilita facilidade de interação com o público - Cacau
Ambiente virtual possibilita facilidade de interação com o público 
Com a expansão do número de pessoas com acesso à internet no país, o ambiente virtual tornou-se uma verdadeira vitrine onde se expõem os mais diversos produtos e modos de ser. De olho nesta vitrine, muitos empreendedores têm recorrido à web para divulgar seus negócios, mesmo que de forma amadora, a fim de aumentar o volume de vendas e presença da marca no mercado.

"Já trabalho no ramo da estética há muitos anos, mas, depois que inaugurei o salão aqui no conjunto Vingt Rosado, no ano passado, comecei a divulgar na internet. Vale muito a pena, consigo aumentar em até 70% a procura por alguns procedimentos após postagens no meu perfil pessoal, na página do salão no Facebook e, mais recentemente, no Whatsapp", disse a dona de um salão de estética, Ellen Araújo dos Santos.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 28 milhões de domicílios no país contavam com acesso à internet no ano de 2013, o que representa 43,1% do total de domicílios em todo o país. Nos últimos anos, o percentual de residências conectadas à internet passou de 23,8%, em 2008, para 40,3%, em 2012, chegando a mais de 43% em 2013.

Frente ao potencial econômico e de comunicação da internet, surgem também novas modalidades de publicidade e propaganda, como, por exemplo, agências de publicidade especializadas na divulgação de marcas e clientes na ambiente virtual. A equipe de reportagem do jornal O Mossoroense conversou com membros da única agência do gênero na cidade sobre como é feito o trabalho, além de como está o mercado de divulgação virtual.

"Hoje as empresas estão bastante abertas à participação na internet. Como conseguimos segmentar nosso ramo de atividade, contamos com clientes que já têm contrato com uma outra agência, mas acabam nos procurando em busca desse know how que nós temos, e acabam ficando com as duas agências. Este é um mercado que está em expansão no mundo todo e tende a continuar crescendo", explica a sócia diretora da Fuá Digital, Maria Izabel Dias.

DESAFIOS REAIS AO TRABALHO NO VIRTUAL
Maria Izabel Dias conta que o trabalho de publicidade virtual apresenta desafios e características específicas como a possibilidade de interação com o público e exigência de maior atualização, tanto das campanhas quanto dos profissionais da área. Entretanto, ela reafirma que é preciso combinar as ações virtuais com o bom atendimento e qualidade do serviço/produto oferecido, pois, caso contrário, pode acarretar problemas.

"Como a internet possibilita esta interação entre os clientes e a marca, eles podem tanto curtir, compartilhar e acabar ajudando na divulgação, quanto também aproveitar o espaço para 'detonar' com a empresa, caso esteja insatisfeito. É preciso não descuidar da qualidade e aprender a gerenciar crises e um bom relacionamento com o público", informa a empresária.

DO HOBBY AO EMPREENDIMENTO
Sem formação em Comunicação e morador de uma cidade com cerca de 40 mil habitantes, Gildomar Pinheiro Gomes tem conseguido lucrar com o trabalho de divulgação de eventos nas redes sociais. Ele conta que começou a divulgar festas por hobby em seu próprio perfil do Facebook e após o convite de um amigo, fez da comunicação virtual seu negócio.

"Trabalho com divulgação há dois anos e meio. Eu sempre gostei de música, festas e depois que trabalhei divulgando um evento em Pau dos Ferros vi que poderia trabalhar com isso. Criei um grupo no Facebook exclusivamente para divulgação, que hoje está com mais de seis mil pessoas, além de quatro perfis onde também divulgo eventos", conta o social mídia.

Ao todo, Gildomar Pinheiro conta com público de quase 20 mil pessoas e consegue até 700 curtidas em postagens. Ele cobra o total de R$ 200 pela divulgação de cada evento, chegando a trabalhar com até sete eventos por mês. O social média diz que pretende expandir o negócio para outras cidades e abrir um escritório especializado em divulgação. 
"Fiz um experimento no Facebook propondo criar um grupo no Whatsapp para a divulgação e, rapidamente, consegui 730 contatos para formação deste grupo. Ainda estou experimentando e pretendo ampliar os trabalhos para outras mídias, gosto muito deste trabalho", conclui Gildomar Pinheiro.

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