sábado, 16 de maio de 2015

Incentivo a literatura >> Ler para crianças ajuda a ativar regiões do cérebro, diz estudo

A Fundação Itaú Social incentiva a mediação de leitura para as crianças e acredita nos benefícios dessa experiência para o desenvolvimento integral das pessoas. Estes benefícios foram comprovados por um recente estudo norte-americano. 

Um estudo norte-americano comprovou, no campo da neurociência, o que muitos já imaginavam: ler para crianças pode ajudar a torná-las mais inteligentes e perceptivas em relação à linguagem.

19 crianças de 3 a 5 anos foram acompanhadas pela pesquisa através de ressonâncias magnéticas, que identificam a atividade nas diferentes regiões do cérebro.
As crianças que ouviam histórias de seus pais mostravam maior ativação das áreas relacionadas à formação de imagens e compreensão da linguagem.
Crianças durante curso de férias em escola de São PauloJohn S. Hutton, um dos autores do estudo, disse à revista "Time" que a pesquisa ajuda a comprovar o que já havia sido demonstrado sem leituras magnéticas, que é que a leitura para as crianças as ajuda a entender as regras da sintaxe e ter um vocabulário melhor, além de formar vínculos afetivos com os pais.
O estudo foi apresentado em uma convenção de pediatria em San Diego, na Califórnia.



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