domingo, 26 de julho de 2015

Preocupação ambiental desde cedo >> Lançado o livro vermelho de espécies ameaçadas para crianças

peixe
Peixe-boi-da-amazônia (Trichechus inunguis). Ilustração: Jesus Emanuel Sousa Sobrinho.

O Canal Ciência lançou o livro infantil sobre espécies ameaçadas de extinção. 
Voltado para as crianças, o livro foi feito para familiarizar os pequenos com a temática que envolve a proteção da fauna brasileira ameaçada de extinção. 
Apresenta como é feita e porque é importante existir uma lista vermelha de espécies ameaçadas, quais as principais ameaças à fauna silvestre e o que é uma espécie bandeira e uma espécie guarda-chuva.
Após a apresentação dos conceitos, os leitores são brindados com 50 histórias envolvendo bichos ameaçados de extinção no Brasil. Histórias como do peixe-boi-da-amazônia e do cágado Mesoclemmys, o discurso preocupado do rato Juscelinomys, a indignação de Justino, o tubarão-baleia, e os planos de Clodoaldo, a perereca-pintada, para conquistar uma namorada, além de curiosidades sobre a fauna brasileira e citações de autores consagrados como Guimarães Rosa, Helmunt Sick, João Simões Lopes Neto, Marcelo Carneiro da Cunha, Manoel de Barros, Monteiro Lobato, Orlando e Cláudio Villas Bôas e Patativa do Assaré.
A maioria das 76 ilustrações foram feitas por crianças de diversas regiões do Brasil participantes do Concurso de Desenhos Infantojuvenis Animais em Perigo, realizado ano passado. Um desenho especial colore a página 9 do livro: trata-se de um dos desenhos dos filhos de Darwin, provavelmente Francis, feito no verso de uma das folhas do manuscrito original 'A origem das espécies' (1859).
Para Otávio Maia, autor e coordenador editorial, “produzir o livro foi tão desafiador e exaustivo quanto escrever ou adequar os textos lúdicos à luz da zoologia, da biologia da conservação e da divulgação científica". A capa e o projeto gráfico são de Ricardo Campos, da Zoo Designer.
A publicação está disponível de graça, em PDF. O livro terá a impressão de mil exemplares, que serão distribuídos gratuitamente entre os participantes do Concurso de Desenhos Animais em Perigo. Instituições interessadas em utilizar ou distribuir, gratuitamente, o Livro Vermelho das Crianças, deverão solicitar ao Ibict autorização de reprodução da obra original e arcar com os custos de impressão e distribuição.

Sem comentários:

Enviar um comentário