terça-feira, 27 de dezembro de 2016

TECNOLOGIA A FAVOR DA INCLUSÃO >> App transforma voz em linguagem de sinais e promove inclusão social

App transforma voz em linguagem de sinais e promove inclusão socialUm aplicativo capaz de transformar a fala em linguagem de sinais e vice-versa tem um poder de inclusão social enorme. Por esses e outros benefícios que a ferramenta oferece, que o renomado Instituto de Tecnologia de Massachussetts, o MIT, escolheu o brasileiro Ronaldo Tenório, como uma das 35 pessoas com menos de 35 anos mais inovadoras do mundo.
O aplicativo desenvolvido por ele chama-se Hand Talk e funciona de maneira extremamente eficiente. Disponível para celulares e tablets, a plataforma consegue facilitar a comunicação entre deficientes auditivos e pessoas que não dominam Libras, a linguagem brasileira de sinais.
Apesar de ter uma lógica bastante complexa, o aplicativo funciona de maneira muito simples. Basta a pessoa falar uma frase, que Hugo, o personagem que dá vida à ferramenta, transforma o que foi dito em sinais. No caminho inverso, basta usar a câmera para reconhecer os sinais, que o app transforma a informação em uma mensagem de voz ou texto.
Ao receber a honra pelo MIT, uma das maiores referências em desenvolvimento tecnológico e pesquisa no mundo, Tenório e sua equipe foram elogiados pela eficiência e criatividade usados no aplicativo. O grande trunfo foi conseguir simplificar algo tão complexo: “Traduzir um áudio para gestos animados requer uma programação trabalhosa, porque tudo precisa estar correto, até mesmo as expressões faciais de Hugo, pois isso também faz parte da linguagem de sinais”.
O aplicativo está disponível gratuitamente para sistema Android e iOS. Clique aqui para baixar.

Sem comentários:

Enviar um comentário