Para que o posto de combustíveis opere de forma eficiente e segura é importante que alguns procedimentos de operação, que incluem a manutenção dos equipamentos, sejam realizados. Como em todos os segmentos ligados à produção, dotados de máquinas e equipamentos variados, é a realização de manutenção cotidiana nos postos de combustíveis que garante, além de segurança, uma produção eficaz, sem perdas e vazamentos permitindo o fornecimento e garantia da qualidade do produto e do atendimento.
Sabemos inclusive que realizar manutenção nos postos de combustíveis requer conhecimento e habilidades especificas, isso porque são vários tipos de manutenção que devem ser realizadas regularmente, já que o sistema de distribuição de combustíveis de um posto de abastecimento tem o seu funcionamento intimamente ligado a questões como vazamentos, rompimentos, aferições e desgastes na própria estrutura. Assim, qualquer sistema de implantação de manutenção do empreendimento não pode limitar-se somente ao sistema de distribuição de combustíveis, uma vez que essa é parte de uma estrutura maior, a qual compreende a distribuição, armazenagem, respiros de tanque, retentores de vapores e demais mecanismos de prevenção e contenção de danos ambientais. Atenção especial deve ser dada aos reservatórios de contenção que fazem parte do sistema subterrâneo. É importante sempre mantê-los limpos e garantir que não existam combustíveis em seu interior por longos períodos.
Assim, listamos alguns pontos fundamentais para se atentar na manutenção do posto:
- Limpeza dos reservatórios de contenção
- Limpeza do sistema separador de água e óleo
- Eventuais manutenções na Bomba de Abastecimento.
- Manutenção dos Bicos de Abastecimento
- Limpeza do piso. -
Além das questões ambientais e de segurança, ainda devemos pensar na manutenção enquanto elemento propulsor da lucratividade do negócio. Assim, sabemos que o funcionamento interrupto dos equipamentos dos postos de combustíveis é fundamental para garantir o resultado da atividade. Uma bomba fora de serviço ou um sistema de monitoramento defeituoso significa prejuízos relevantes no fechamento das contas e temos hoje a certeza que a única forma comprovada de evitar este problema é a manutenção.
Assim, podemos concluir que a manutenção em postos de combustíveis é uma forma de garantir que a atividade ficará livre de acidentes e imprevistos que podem fazer com que seus clientes e colaboradores tenham riscos operacionais e de segurança.
Para essas situações existem ditados antigos que podem ser aplicados “Prevenir é melhor do que remediar”.
Além dos fatores estruturais existem outras demandas mais simples, mas igualmente importantes: por exemplo, certificar-se de que todos os colaboradores estão devidamente treinados e aptos para as funções que exercerão.
Manter o universo do posto sempre limpo, executando periodicamente um serviços de limpeza das bombas de combustível, que é um dos equipamentos mais utilizados em um posto, manter sua limpeza e higienização é importante para prolongar sua duração e deixar um aspecto agradável para os clientes.
Lâmpadas e quadros de distribuição de energia elétrica devem ser verificados constantemente, bem como todos os equipamentos existentes na instalação.
Limpeza da área em geral, do chão, do ambiente interno e externo do posto também são medidas extremamente importantes, bem como a manutenção das mangueiras, correias, densímetros, bicos e também dos lacres dos tanques é uma maneira eficiente de prevenir acidentes e surpresas desagradáveis no futuro, além de colaborar com a segurança dos clientes e funcionários.
Manutenção preventiva e corretiva adequada são elementos fundamentais para o sucesso do empreendimento na área de combustível.
Por José Fernandes - Administrador, presidente da Dover Corporation na América Latina e presidente da CSMEPS – Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos para Postos de Serviços e Soluções de Abastecimento
Justo o que eu procurava sobre Programa de Garantia de Qualidade Radiologia. Obrigado!
ResponderEliminar